A Prefeitura de Santa Cruz do Sul confirmou apoio à realização de uma corrida e caminhada de conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos, prevista para ocorrer durante o Setembro Verde, campanha dedicada à sensibilização da população sobre o tema. A iniciativa foi apresentada ao prefeito Sérgio Moraes (PL) pela transplantada renal Rafaela Santana, que recebeu um rim doado em vida por uma prima em 2021, durante a pandemia de Covid-19. O evento busca ampliar o debate sobre a importância da doação de órgãos e esclarecer informações sobre o processo de transplantes.
Durante a reunião, Rafaela Santana relatou que a proposta surgiu da necessidade de ampliar o conhecimento da população sobre a doação de órgãos e tecidos. Segundo ela, ainda há desconhecimento sobre aspectos como a possibilidade de transplante renal com doador vivo, o potencial de um único doador salvar até oito vidas e a importância de comunicar à família o desejo de ser doador. “Espero realmente que sejamos hexa nesta Copa do Mundo, mas com certeza nós já somos campeões”, afirmou Rafaela, ao relembrar que o Brasil é campeão mundial em doação de órgãos e tecidos.
Mobilização contará com apoio do município
A administração municipal informou que dará suporte à organização do evento. Entre as ações previstas estão a disponibilização de infraestrutura, ambulância, vacinação contra a gripe e outras atividades durante a programação.
Também foi sugerida a iluminação de prédios públicos na cor verde durante a semana de conscientização, que culmina com o Dia Nacional do Doador de Órgãos, celebrado em 27 de setembro.
Participação de secretarias
Além do prefeito Sérgio Moraes e de Rafaela Santana, participaram da reunião a diretora de Atenção Básica, Clauceane Venzke Zell, e o secretário municipal de Esporte e Lazer, Daiton Mergen. O planejamento da corrida e caminhada segue em andamento e integra as ações previstas para o Setembro Verde no município.


