Mais vistas
Especialista avalia a chegada do El Niño no sul brasileiro...
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Jornalista e escritor Romar Beling recebe título de Cidadão Santa-Cruzense
Marca com origem em Novo Hamburgo é a maior rede...
Canto Alegretense completa 45 anos e motiva início de turnê...
CIEE-RS abre a semana com mais de 2,8 mil vagas...
Emanuela, Gabriele e Fernanda são coroadas Soberanas da 41ª Oktoberfest...
Visac-RS inicia testes no transporte público com ônibus movido a...
Dia dos Namorados: restaurantes de Novo Hamburgo apostam em menus...
Espaço Sicredi Cristo Rei amplia opções gratuitas para eventos, reuniões...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

santa cruz do sul

Cidades

UBS de Santa Cruz do Sul passa a levar nome do médico Paulo Juarez Martins de Almeida

Por Jonathan da Silva 12/06/2026
Por Jonathan da Silva

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Aliança, em Santa Cruz do Sul, passou a se chamar oficialmente UBS Dr. Paulo Juarez Martins de Almeida. A cerimônia de nomeação foi realizada na tarde desta quinta-feira (11), na sede da unidade, localizada na Rua Rudolfo Eifler, nº 155, esquina com a Rua Edmundo Hoppe, reunindo autoridades municipais, familiares, servidores da saúde e membros da comunidade. A homenagem reconhece a trajetória profissional do médico, que atuou por 43 anos na medicina e também contribuiu com a gestão pública municipal.

Durante a solenidade, o prefeito Sérgio Moraes (PL) destacou a atuação do médico e sua relação com a comunidade ao longo da carreira. “O doutor Paulo era uma pessoa muito fácil de chegar, sempre acessível, alegre e de boa convivência, sempre que precisei dele, fui muito bem recebido. Foi alguém que marcou a vida de muitas pessoas pela forma como exercia a medicina e também pelo modo como se relacionava com todos ao seu redor”, afirmou o chefe do executivo santa-cruzense.

Quem foi Paulo Juarez Martins de Almeida

Nascido em Santa Cruz do Sul em 10 de janeiro de 1950, Paulo Juarez Martins de Almeida se formou em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e realizou especialização em Otorrinolaringologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Após concluir sua formação, retornou à cidade natal, onde desenvolveu sua carreira médica, com atuação na área de otorrinolaringologia. Também integrou a gestão pública municipal, exercendo a função de diretor médico da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) entre janeiro de 2013 e abril de 2014.

Proposta de homenagem

O projeto que resultou na denominação da unidade de saúde foi proposto pelo vereador Gerson Vargas (PP). Durante a cerimônia, o parlamentar destacou a relação de amizade e aprendizado que manteve com o médico ao longo dos anos.

Segundo o vereador, a homenagem representa uma forma de agradecimento por sua convivência com o profissional e constitui um dos principais legados de sua atuação no Legislativo Municipal.

Reconhecimento da Secretaria de Saúde

A secretária municipal de Saúde de Santa Cruz do Sul, Denise Graebner, afirmou que a nomeação simboliza um momento de reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo médico tanto na assistência à população quanto na administração pública. “Seu legado permanece vivo na memória de pacientes, colegas, amigos e familiares”, destacou.

Descerramento da placa

Durante a solenidade, o prefeito Sérgio Moraes, a secretária municipal de Saúde, Denise Graebner, e o vereador Gerson Vargas entregaram uma orquídea à esposa do médico, Margaret Knack de Almeida, como forma de reconhecimento.

O ato foi encerrado com o descerramento da placa que oficializa a nova denominação da unidade de saúde, agora denominada UBS Dr. Paulo Juarez Martins de Almeida.

Foto: Ana Souza/Divulgação | Fonte: Assessoria
12/06/2026 0 Comentários 47 Visualizações
Política

Baixo Vale define propostas para a assembleia regional da Consulta Popular

Por Jonathan da Silva 11/06/2026
Por Jonathan da Silva

Representantes dos municípios do Baixo Vale escolheram, nesta quarta-feira (10), cinco propostas que seguirão para a assembleia geral da Consulta Popular 2026. A definição ocorreu durante micro-assembleia realizada na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), em Santa Cruz do Sul, promovida pelo Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede VRP). O encontro reuniu mais de 90 participantes para selecionar projetos prioritários entre 38 propostas cadastradas, que poderão integrar a cédula de votação da Consulta Popular, prevista para ocorrer entre os dias 20 e 26 de julho.

Além da escolha das propostas, os participantes definiram os delegados que representarão a microrregião do Baixo Vale na assembleia regional. Foram eleitos Ivan Marx, Ricardo Bringmann, Ana Carolina de Andrade, Alex Zanatta, Rogério Berlt, Nathália Ellwanger, Marcelo Timm, Elias Vitalis e Ritieli Bilhar.

Escolha das prioridades

As cinco propostas selecionadas foram definidas por votação entre os participantes da micro-assembleia. O projeto mais votado foi “Fortalecer e fomentar a produção e agroindustrialização de alimentos da agricultura familiar do Vale do Rio Pardo”, de Santa Cruz do Sul, proposto por Carlos Corrêa da Rosa, com 71 votos.

Na sequência ficaram o projeto “Raízes do Futuro”, de Sinimbu, proposto por Talita Andressa Wagner, com 62 votos; o programa “Água na Fonte”, de Encruzilhada do Sul, proposto por Marcelo Timm Silveira, com 45 votos; o projeto de mutirão para castração de cães e gatos fêmeas, de Rio Pardo, proposto por Cícero Garcia, com 43 votos; e o projeto turístico Parque do Imigrante – Immigranten’Park, de Santa Cruz do Sul, proposto por Salete dos Passos Faber, com 38 votos.

O presidente do Corede Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry, destacou a participação dos representantes municipais durante o processo de escolha. “E melhor ainda foi ver o entusiasmo de cada proponente defender a sua proposta a fim de convencer os presentes a votar em sua ideia para constar na cédula da Consulta Popular. É uma forma democrática de se definir estas prioridades”, observou Petry.

Próxima etapa no Centro Serra

A próxima micro-assembleia será realizada nesta quinta-feira, dia 11, às 13h30min, na Prefeitura de Estrela Velha. O encontro reunirá representantes dos municípios de Arroio do Tigre, Estrela Velha, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Passa Sete, Segredo, Sobradinho e Tunas.

Na ocasião, serão avaliadas 12 propostas cadastradas para a microrregião Centro Serra. Assim como ocorreu no Baixo Vale, cinco projetos serão escolhidos para seguir à assembleia geral.

R$ 60 milhões

O montante destinado pelo governo estadual à Consulta Popular é de R$ 60 milhões. Para a região do Vale do Rio Pardo, o valor disponível é de R$ 2.228.571,43.

Conforme definição realizada em assembleia regional no mês de abril, um terço dos recursos será destinado à microrregião Centro Serra, totalizando R$ 742.857,00. Os outros dois terços ficarão com o Baixo Vale, somando R$ 1.485.714,00.

A cédula final da Consulta Popular contará com cinco projetos, dos quais três serão contemplados por meio da votação popular. O processo ocorrerá de forma totalmente digital, entre os dias 20 e 26 de julho, por meio do portal da Consulta Popular, utilizando login gov.br.

Propostas escolhidas pelo Baixo Vale

  1. Desenvolvimento Rural – Fortalecer e fomentar a produção e agroindustrialização de alimentos da agricultura familiar do Vale do Rio Pardo (Santa Cruz do Sul), proposta por Carlos Corrêa da Rosa – 71 votos.
  2. Desenvolvimento Rural – Projeto Raízes do Futuro (Sinimbu), proposta por Talita Andressa Wagner – 62 votos.
  3. Agricultura – Programa Água na Fonte: recuperar e proteger nascentes rurais, promovendo segurança hídrica (Encruzilhada do Sul), proposta por Marcelo Timm Silveira – 45 votos.
  4. Meio Ambiente – Projeto mutirão para castrações de cães e gatos fêmeas (Rio Pardo), proposta por Cícero Garcia – 43 votos.
  5. Turismo – Parque do Imigrante – Immigranten’Park (Santa Cruz do Sul), proposta por Salete dos Passos Faber – 38 votos.
Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
11/06/2026 0 Comentários 28 Visualizações
Política

ACIs do Vale do Rio Pardo iniciam articulação regional para defender pautas comuns

Por Jonathan da Silva 11/06/2026
Por Jonathan da Silva

Representantes de associações comerciais e industriais de nove municípios do Vale do Rio Pardo participaram, na tarde desta terça-feira (9), de um encontro em Santa Cruz do Sul para iniciar uma articulação regional voltada à defesa de pautas comuns de desenvolvimento. A iniciativa é liderada pela Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul e busca integrar as entidades da região para construir uma agenda coletiva de demandas e ampliar a representatividade junto aos agentes políticos.

A reunião ocorreu na sede da ACI de Santa Cruz do Sul e reuniu presidentes e lideranças de associações comerciais de diferentes municípios do Vale do Rio Pardo. A proposta é promover a troca de experiências, identificar desafios comuns e consolidar reivindicações regionais em um documento unificado.

Integração regional

De acordo com o presidente da ACI de Santa Cruz do Sul, Marco Antonio Borba, a mobilização pretende fortalecer as entidades por meio da cooperação regional. “O Vale do Rio Pardo possui demandas urgentes e históricas. Através dessa união de forças, vamos consolidar um diagnóstico real das dificuldades enfrentadas por cada entidade e município, criando uma voz única e forte para apresentar diretamente às nossas forças políticas”, destaca Borba.

Segundo o dirigente, o grupo pretende compartilhar experiências entre as associações, identificar boas práticas e discutir soluções para problemas que afetam diferentes municípios da região.

Pautas para os parlamentares

Como encaminhamento inicial, as entidades planejam convidar deputados com atuação na região para uma reunião conjunta. O objetivo é apresentar aos parlamentares um conjunto de demandas consideradas prioritárias para o desenvolvimento regional.

A proposta prevê que cada associação contribua com informações sobre os principais entraves enfrentados em seu município. Posteriormente, essas pautas serão reunidas em um documento único para demonstrar os impactos regionais dos problemas identificados.

Entre os temas citados estão melhorias na infraestrutura e na logística de estradas, além da necessidade de ampliar a captação de recursos e emendas parlamentares para hospitais e para a estrutura de saúde da região.

Fortalecimento dos municípios menores

De acordo com os participantes, a atuação conjunta também pretende ampliar a visibilidade das demandas de municípios de menor porte, que muitas vezes encontram dificuldades para levar suas reivindicações às esferas estadual e federal.

A expectativa é que a construção de uma pauta regional fortaleça o poder de articulação das entidades junto aos representantes políticos e aos órgãos governamentais.

Próximos encontros

As lideranças definiram que as reuniões ocorrerão a cada três meses e de forma itinerante, passando pelas diferentes cidades participantes do grupo.

Segundo Marco Antonio Borba, a articulação regional surge da necessidade de acelerar o encaminhamento de pautas consideradas específicas do Vale do Rio Pardo. “Tradicionalmente, as demandas regionais são canalizadas via Federasul, em Porto Alegre. Contudo, pela amplitude da entidade estadual, as lideranças locais identificaram a necessidade de uma articulação direta e imediata. O Vale do Rio Pardo tem suas pendências e demandas específicas. Queremos cortar caminho e ter a nossa própria voz”, destacou o dirigente.

Participantes

Além do presidente da ACI de Santa Cruz do Sul, Marco Antonio Borba, participaram do encontro o presidente da Cacis de Sinimbu, Adair Mueller; o presidente da ACI de Pantano Grande, Mauri Vili Kuhn; os representantes da Acis de Rio Pardo, Regis Pivetta e Diego Dressler; a representante da Caciva de Venâncio Aires, Lisete Stertz; os representantes da Acic de Candelária, Fernando Lersch e Clairton Kleinert; o representante da Acisa de Vera Cruz, Marcos Machado; e o representante da Acevale de Vale do Sol, Arthur Hein.

Foto: Rodrigo Assmann/Divulgação | Fonte: Assessoria
11/06/2026 0 Comentários 39 Visualizações
Cidades

Arcos da Borges transformarão trecho central de Santa Cruz em espaço de convivência

Por Jonathan da Silva 11/06/2026
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul apresentou nesta quarta-feira (10) o projeto Arcos da Borges, que prevê a transformação de um trecho da Rua Borges de Medeiros em um novo espaço de convivência, cultura, lazer e contemplação no centro da cidade. A iniciativa foi anunciada em cerimônia realizada no Salão Nobre do Palacinho e será desenvolvida por meio de uma parceria entre o município e a empresa JTI Brasil. A proposta contempla a instalação de estruturas metálicas inspiradas na folha de tabaco, entre as ruas Marechal Floriano Peixoto e Tenente-Coronel Brito, ao lado da Praça da Bandeira, com o objetivo de qualificar o espaço urbano, valorizar a identidade local e ampliar as áreas de uso público.

Segundo a secretária municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade de Santa Cruz do Sul, Prissila Bordignon, a ideia surgiu durante discussões sobre as tipuanas localizadas na região central da cidade. “É uma ideia que tive quando da ocasião do debate sobre as tipuanas no Centro e, a partir disso, procurei a JTI para ser parceira”, comentou a titular da pasta.

Como será o espaço

Durante a solenidade, o arquiteto Milton Keller apresentou os detalhes da proposta. O projeto prevê a instalação de sete estruturas metálicas ao longo da Rua Borges de Medeiros, formando um corredor verde que será gradualmente coberto por plantas trepadeiras.

Inspirados na forma da folha de tabaco, os arcos foram concebidos para remeter à história e à atividade econômica que marcaram o desenvolvimento de Santa Cruz do Sul. Além do aspecto arquitetônico, as estruturas terão a função de ampliar áreas sombreadas e oferecer maior conforto aos frequentadores da região.

O projeto também prevê a instalação de iluminação integrada às estruturas. A proposta busca ampliar o uso do local durante o período noturno e fortalecer a realização de eventos, feiras, exposições e atividades culturais.

Após a assinatura do termo de parceria, a expectativa é de que a implantação dos arcos seja concluída em aproximadamente 90 dias.

O trecho já abriga eventos como o Bailinho da Borges e, com a intervenção, deverá ampliar sua capacidade de receber atividades voltadas à comunidade.

Parceria com a JTI

O líder da Operação de Tabaco em Folha da JTI Brasil, Roberto Macedo, afirmou que a empresa considera a iniciativa alinhada às ações de desenvolvimento urbano e sustentabilidade realizadas no município. “Ficamos muito honrados em fazer parte deste projeto, que nasce da visão da Prefeitura de qualificar os espaços urbanos e tornar Santa Cruz do Sul uma cidade cada vez mais verde, acolhedora e conectada com as pessoas. Para a JTI, é uma oportunidade de reforçar nosso compromisso com a sustentabilidade, com o desenvolvimento local e com as comunidades onde atuamos”, afirmou Macedo.

O dirigente destacou ainda a relação entre o projeto e a história do município. “É uma iniciativa que une tradição, inovação e qualidade de vida. A parceria também reforça a conexão histórica da JTI com Santa Cruz do Sul, cidade que abriga nossa maior operação de tabaco no mundo, nosso Centro de Pesquisa Agronômica ADET e a primeira fábrica de cigarros da JTI na América Latina. Temos orgulho de fazer parte da história, do desenvolvimento e do futuro desta comunidade”, enfatizou Macedo.

Valorização da identidade local

Para o prefeito Sérgio Moraes (PL), a proposta busca unir preservação histórica e qualificação urbana em uma das áreas mais tradicionais da cidade. “Estamos construindo um espaço que valoriza a nossa história, respeita o patrimônio da cidade e projeta Santa Cruz do Sul para o futuro. É uma iniciativa que embeleza o centro, fortalece o turismo, incentiva a ocupação dos espaços públicos e cria novas oportunidades para a cultura, o comércio e a convivência das pessoas”, destacou o chefe do executivo santa-cruzense.

Fotos: Évelin Nyland/Divulgação | Fonte: Assessoria
11/06/2026 0 Comentários 42 Visualizações
Variedades

Festa das Orquídeas já tem data e novo local definidos em Santa Cruz do Sul

Por Jonathan da Silva 10/06/2026
Por Jonathan da Silva

A próxima edição da Festa das Orquídeas já tem data e local confirmados em Santa Cruz do Sul. O evento será realizado nos dias 19 e 20 de setembro, no Pavilhão da Catedral São João Batista, localizado na Rua Marechal Deodoro, nº 670. A mudança de endereço ocorre em razão dos preparativos para a Oktoberfest, que utilizam a estrutura do Centro de Eventos, tradicional palco da festividade. A definição foi apresentada nesta terça-feira (9), durante encontro entre representantes da Associação Santa-Cruzense de Orquidófilos e a administração municipal.

A Festa das Orquídeas reúne produtores, colecionadores e apreciadores da flor, atraindo visitantes ao município e promovendo a exposição e comercialização de exemplares cultivados por orquidófilos da região.

Encontro com o executivo

Na manhã desta terça-feira, representantes da Associação Santa-Cruzense de Orquidófilos visitaram o prefeito Sérgio Moraes (PL) para tratar da realização da próxima edição do evento.

Durante a reunião, os integrantes da entidade agradeceram o apoio prestado pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, na realização da Festa das Orquídeas ocorrida no final de março. O grupo também apresentou novas demandas relacionadas aos futuros eventos promovidos pela associação.

A secretária municipal de Turismo, Jaqueline Marques de Souza, participou do encontro e manifestou apoio às iniciativas que contribuem para a movimentação turística do município.

Foto: Évelin Nyland/Divulgação | Fonte: Assessoria
10/06/2026 0 Comentários 59 Visualizações
Projetos especiais

Campanha busca ampliar adesão à coleta seletiva em Santa Cruz do Sul

Por Jonathan da Silva 10/06/2026
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul lançou oficialmente nesta terça-feira (8) a campanha “Separou. Reciclou.”, iniciativa que pretende ampliar a adesão da população à coleta seletiva e incentivar a destinação correta dos resíduos recicláveis. A ação foi apresentada no Salão Nobre do Palacinho pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass), com patrocínio do Ministério Público do Rio Grande do Sul. A campanha será desenvolvida nos próximos meses por meio de ações de comunicação, educação ambiental e orientação à comunidade, com o objetivo de aumentar a quantidade de materiais encaminhados para reciclagem no município.

Embora a coleta seletiva já atenda toda a área urbana de Santa Cruz do Sul, o volume de materiais recicláveis recolhidos ainda está abaixo do potencial estimado. Por isso, a campanha também pretende reforçar informações sobre os dias e horários de recolhimento em cada bairro, facilitando a participação dos moradores.

Lançamento da campanha

Durante o evento de lançamento, a secretária municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Prissila Bordignon, apresentou os objetivos e as estratégias da iniciativa. “A campanha estará na divulgação, na orientação, na conscientização e, principalmente, na prática. Queremos transformar informação em atitude e atitude em resultados concretos para a nossa cidade”, afirmou a titular da pasta.

O prefeito Sérgio Moraes (PL) destacou a importância do trabalho de educação ambiental e o papel das crianças na mudança de hábitos relacionados ao descarte de resíduos. “A nossa esperança está nas crianças, elas vão ensinar os pais. Ainda vemos adultos jogando lixo pela janela dos carros e isso é muito triste. Precisamos de um trabalho forte nas escolas, porque as crianças vão cobrar atitudes corretas dentro de casa”, ressaltou o chefe do executivo santa-cruzense.

Representando o Ministério Público do Rio Grande do Sul, o promotor Érico Barin ressaltou a necessidade de ampliar a separação e a destinação correta dos resíduos no município. “É inconcebível que uma cidade que é referência em tantas áreas apresente números tão tímidos na separação e destinação correta dos resíduos”, observou Barin.

O promotor agradeceu ao município pela parceria e destacou três impactos associados à separação adequada dos resíduos: a prevenção de catástrofes ambientais, a geração de riqueza por meio da reciclagem e a redução de gastos públicos com o transporte e a destinação de resíduos para aterros sanitários.

Ações de comunicação e educação ambiental

A campanha prevê uma série de ações voltadas à conscientização da população. Um dos focos será o trabalho junto às escolas das redes pública e privada, por meio de atividades de educação ambiental destinadas aos estudantes.

A proposta é incentivar desde cedo a reflexão sobre a destinação correta dos resíduos e a responsabilidade individual na preservação ambiental.

Também já começou a instalação de faixas nos arcos da Rua Marechal Floriano com informações sobre os dias e horários da coleta seletiva em cada bairro. Além disso, placas informativas serão colocadas nas entradas dos bairros para orientar os moradores sobre o cronograma do serviço.

Durante a apresentação da campanha, a secretária municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Prissila Bordignon, mostrou os materiais que serão utilizados na divulgação da iniciativa.

Entre eles está um vídeo institucional de 30 segundos que será veiculado em emissoras de televisão pelos próximos três meses. Um segundo vídeo, com caráter educativo, será destinado às escolas do município.

A campanha também contará com spots de rádio, outdoors, busdoors, distribuição de flyers e ímãs informativos para ampliar o alcance das orientações sobre a coleta seletiva.

Mascote oficial

Outra ação anunciada foi a criação de uma mascote oficial para integrar as atividades educativas e de conscientização realizadas junto à comunidade escolar. O nome da personagem será definido por meio de uma enquete aberta à população.

Participação da comunidade

Como forma de incentivar a participação dos moradores, serão distribuídas sacolas biodegradáveis na cor laranja para o acondicionamento de materiais recicláveis, além de sacolas retornáveis para utilização no dia a dia.

A mobilização também prevê jogos educativos, ações de conscientização e outras atividades voltadas à promoção de hábitos sustentáveis e à ampliação da participação da população na coleta seletiva.

Foto: Claudine Friedrich/Divulgação | Fonte: Assessoria
10/06/2026 0 Comentários 54 Visualizações
Esporte

Gaúchos classificados para a Copa América de Eisstocksport são definidos em Santa Cruz

Por Jonathan da Silva 09/06/2026
Por Jonathan da Silva

A etapa classificatória para a fase eliminatória da 10ª Copa América de Eisstocksport definiu, neste fim de semana, os atletas e equipes que representarão o Brasil na competição internacional marcada para o final de julho, em Santa Cruz do Sul. As disputas ocorreram nas quadras do Centro Cultural 25 de Julho e reuniram os melhores colocados das etapas iniciais do Campeonato Gaúcho. Ao término das provas, foram definidos os quatro classificados de cada categoria individual, masculina e feminina, além das duas equipes classificadas em cada naipe.

A Copa América reunirá atletas do Brasil, Paraguai, Argentina e Canadá em Santa Cruz do Sul. A competição contará com os representantes definidos a partir dos resultados obtidos na fase classificatória realizada neste fim de semana.

Classificação individual

Na disputa individual, participaram os 12 melhores atletas das duas primeiras rodadas do Campeonato Gaúcho, tanto no masculino quanto no feminino. Os quatro melhores colocados de cada categoria garantiram vaga para a Copa América.

No feminino, a primeira colocação ficou com Rejane Böhm, do 25 de Julho, que somou 547 pontos. Em segundo lugar ficou Laura Pretzel, também do 25 de Julho, com 543 pontos. A terceira colocação foi conquistada pela presidente da Federação Gaúcha de Eisstocksport, Marcia Reis, atleta do 25 de Julho, com 519 pontos. Caroline Rebelatto, do CC Alemã, de Lajeado, terminou em quarto lugar com 433 pontos.

No masculino, Eduardo Schuster, do 25 de Julho, conquistou a primeira colocação com 657 pontos. Augusto Böhm, também do 25 de Julho, ficou em segundo lugar com 640 pontos. Lucas Dalmolin, da Alt Pikade, terminou em terceiro com 517 pontos. A quarta vaga ficou com João Back, da AE 15 de Agosto, que somou 463 pontos.

Disputa por equipes

No torneio feminino por equipes participaram os times Auf Gehts, Já Wohl, Die Lilien e Prosit. As duas equipes mais bem colocadas avançaram para a Copa América.

A primeira vaga ficou com o Auf Gehts, formado por Rejane Böhm, Marcia Reis, Suzi Waechter, Laura Pretzel e Sheron Mees. A segunda vaga foi conquistada pelo Prosit, equipe composta por Tarcila Frohlich, Noeli Paulus, Anelize Neumann, Helena Bertran e Nair Weiss.

No masculino, participaram as equipes Bayer, Innsbruck 2014, Bierkrieger, Bavária e Amstetten. O Amstetten garantiu a primeira colocação, com Edison Gassen, Augusto Böhm, Victor Paz da Silva e Felipe Staub. O Bayer terminou em segundo lugar, classificando-se com Marcos Waechter, Jackson Waechter, Ingo Reis, Anderson da Costa e Eduardo Schuster.

Projeção da Copa América

A presidente da Federação Gaúcha de Eisstocksport, Marcia Reis, destacou o equilíbrio das disputas realizadas durante a etapa classificatória e projetou o torneio continental. “A Copa América será bastante acirrada e já agora, nas eliminatórias, tivemos algumas surpresas,, tanto no individual, como por equipes. São os melhores que agora terão a incumbência de representar nosso país da melhor maneira possível”, comentou Marcia.

A Copa América de Eisstocksport será realizada no final de julho, em Santa Cruz do Sul, reunindo atletas do Brasil, Paraguai, Argentina e Canadá.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
09/06/2026 0 Comentários 61 Visualizações
Cidades

Corede/VRP realiza assembleias microrregionais da Consulta Popular nesta semana

Por Jonathan da Silva 09/06/2026
Por Jonathan da Silva

As assembleias públicas microrregionais da Consulta Popular promovidas pelo Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP) serão realizadas nesta semana em Santa Cruz do Sul e Estrela Velha. Os encontros ocorrerão nos dias 10 e 11 de junho, reunindo representantes dos municípios das microrregiões do Baixo Vale do Rio Pardo e Centro Serra para discutir, defender e escolher propostas que integrarão a etapa regional da Consulta Popular. As reuniões são abertas à participação da comunidade e têm como objetivo definir as prioridades que disputarão recursos destinados pelo Governo do Estado.

A primeira assembleia acontece na quarta-feira, dia 10, às 13h30min, na sala 101 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), reunindo os 15 municípios que compõem a microrregião do Baixo Vale do Rio Pardo. Já a segunda será realizada na quinta-feira, dia 11, às 13h30min, na Prefeitura de Estrela Velha, envolvendo os oito municípios da microrregião Centro Serra.

Definição das propostas

Nesta etapa da Consulta Popular serão analisadas e defendidas as propostas inscritas no Caderno de Demandas Elegíveis. Neste ano, a região contabilizou 38 propostas cadastradas em dez áreas distintas.

Além da apresentação e defesa das demandas, os participantes deverão votar e escolher até cinco propostas entre aquelas disponíveis no caderno de cada microrregião. Também será realizada a escolha de delegados, na proporção de um representante para cada dez participantes presentes.

O presidente do Corede/VRP, Heitor Álvaro Petry, destacou a importância da participação da comunidade no processo. Segundo o dirigente, apenas as propostas previamente cadastradas poderão ser analisadas durante as assembleias. Ele também ressaltou que os participantes devem estar presentes para defender e escolher os projetos.

O presidente explicou ainda que, na Assembleia Ampliada, todos poderão participar com direito à manifestação, mas apenas os delegados eleitos e os membros do Corede terão direito a voto.

Distribuição dos recursos

O valor disponibilizado pelo Governo do Estado para a Consulta Popular deste ano é de R$ 60 milhões. Desse total, a região do Vale do Rio Pardo receberá R$ 2.228.571,43.

Conforme definição aprovada em assembleia realizada no mês de abril, um terço do recurso será destinado à microrregião Centro Serra, totalizando R$ 742.857,00. Os dois terços restantes ficarão com a microrregião do Baixo Vale do Rio Pardo, que receberá R$ 1.485.714,00.

A cédula de votação deste ano será composta por cinco projetos, dos quais serão eleitos os três mais votados.

Consulta Popular será realizada em julho

A votação da Consulta Popular ocorrerá entre os dias 20 e 26 de julho. O processo será realizado exclusivamente de forma digital, por meio do portal da Consulta Popular, utilizando login na plataforma Gov.br.

Onde serão as assembleias

A assembleia do Baixo Vale do Rio Pardo será realizada no dia 10 de junho, às 13h30min, na sala 101 da Unisc, em Santa Cruz do Sul. Participam os municípios de Boqueirão do Leão, Candelária, Encruzilhada do Sul, General Câmara, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz.

Já a assembleia da microrregião Centro Serra ocorrerá no dia 11 de junho, às 13h30min, na Prefeitura Municipal de Estrela Velha, localizada na Avenida João Luiz Billig, 27. Participam os municípios de Arroio do Tigre, Estrela Velha, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Passa Sete, Segredo, Sobradinho e Tunas.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
09/06/2026 0 Comentários 56 Visualizações
Variedades

Comandante-geral da Brigada Militar participará no próximo Tá na Hora da ACI Santa Cruz

Por Jonathan da Silva 09/06/2026
Por Jonathan da Silva

O comandante-geral da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, coronel Luigi Gustavo Soares Pereira, será atração da edição de junho do Tá na Hora, reunião-almoço da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul marcada para o dia 24, às 12h, no Hotel Águas Claras. O evento terá como tema a relação entre segurança pública e desenvolvimento econômico, com a proposta de discutir os resultados do Programa RS Seguro e seus reflexos no ambiente empresarial, atendendo a uma demanda de empresários interessados em compreender os impactos da redução dos índices de criminalidade na atividade econômica.

Com o tema “Brigada Militar: sucesso do Programa RS Seguro e o impacto nas empresas”, a palestra abordará como as estratégias de policiamento e os indicadores de segurança pública influenciam a estabilidade econômica, a atração de investimentos e a rotina dos setores produtivos.

Impacto nos negócios

De acordo com a organização, a pauta busca aproximar empresários e gestores públicos para debater a conexão entre ordem pública e desenvolvimento econômico. Durante o encontro, o comandante-geral da Brigada Militar apresentará informações relacionadas às ações implementadas pelo Programa RS Seguro e aos resultados obtidos no estado.

Quem é Luigi Gustavo Soares Pereira

O comandante-geral da Brigada Militar, coronel Luigi Gustavo Soares Pereira, ingressou na corporação em 1993 e atuou em diferentes áreas da segurança pública ao longo da carreira. Entre suas experiências estão passagens por unidades operacionais como o Gate/RS, pela chefia da Agência Central de Inteligência (PM2) da Brigada Militar, pelo comando do Gabinete de Segurança Institucional da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e pela direção do Departamento de Ensino da corporação.

Entre 2023 e 2025, exerceu a função de chefe do Estado-Maior da Brigada Militar. Em âmbito nacional, também atuou como coordenador-geral de operações e diretor substituto da Força Nacional de Segurança Pública, vinculada à Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça.

O oficial é bacharel em Ciências Militares e em Direito, possui pós-graduações em Administração Policial Militar e Gestão em Segurança Pública, além de formação internacional junto à polícia da Alemanha e participação no programa executivo Leeds, da Academia Nacional do FBI, nos Estados Unidos.

Evento chega ao nono ano

O Tá na Hora da ACI Santa Cruz está em seu nono ano consecutivo e se consolidou como um espaço de networking, relacionamento empresarial e debate de temas ligados ao desenvolvimento regional.

O evento conta com patrocínio de Sicredi, BRDE, BAT, Philip Morris, Banrisul/Vero, Unimed VTRP, Gazeta, Unisc, JTI e Universal Leaf.

Serviço

  • O quê: Tá na Hora – Edição de Junho
  • Tema: “Brigada Militar: sucesso do Programa RS Seguro e o impacto nas empresas”
  • Palestrante: comandante-geral da Brigada Militar do RS, coronel Luigi Gustavo Soares Pereira
  • Quando: 24 de junho, às 12h
  • Onde: Hotel Águas Claras, em Santa Cruz do Sul
  • Quanto: R$ 100 para associados da ACI Santa Cruz e R$ 140 para não associados
Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
09/06/2026 0 Comentários 66 Visualizações
Cidades

Famílias pintam rua com as cores do Brasil em Santa Cruz do Sul

Por Jonathan da Silva 08/06/2026
Por Jonathan da Silva

A poucos dias do início da Copa do Mundo de futebol, a Rua Galvão Costa, em Santa Cruz do Sul, recebeu uma ação de pintura temática com as cores do Brasil na manhã deste domingo (7). Crianças, familiares e moradores participaram da atividade “Vem pra rua pintar com a gente”, realizada na quadra da Praça da Cultura José Paulo Rauber Filho.

A iniciativa foi promovida por meio da lei de doações, mecanismo que permite que empresas e entidades desenvolvam projetos em espaços públicos. A ação foi idealizada pela empresa Contel Telecom, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, com o objetivo de mobilizar a comunidade em torno do clima da Copa do Mundo.

Participação da comunidade

Desde as primeiras horas da manhã, crianças e adultos ocuparam a via para pintar o asfalto com elementos e cores alusivos à Seleção Brasileira. A atividade reuniu moradores da cidade e contou com a presença de representantes do poder público municipal.

O vice-prefeito Alex Knak acompanhou a ação e destacou o envolvimento das famílias. “É um momento marcante, alusivo à Copa, e é lindo de se ver a forma como as crianças e suas famílias se envolvem”, comentou Knak.

Parceria entre iniciativa privada e poder público

O secretário municipal de Cultura e Economia Criativa de Santa Cruz do Sul, Douglas Albers, ressaltou a importância da parceria para a realização da atividade. “É muito bom quando se consegue realizar algo diferente com a participação da comunidade. Aqui está sendo o lugar ideal para pintar com as cores verde e amarelo, já que nossa praça é toda colorida, com o trabalho em grafite nas paredes”, afirmou o titular da pasta.

A ação foi organizada pelo artista Guto Hoppe, que atua profissionalmente há oito anos nas áreas de grafite, pintura em tela e tatuagem.

Participação das crianças

Entre os participantes estavam os irmãos Antônio Schuster, de 5 anos, e Mariah Schuster, de 3 anos, que compareceram ao local acompanhados dos tios. “To adorando pintar. E ‘tá’ ficando bonito”, relatou o pequeno Antônio.

Foto: Elemir Polese/Divulgação | Fonte: Assessoria
08/06/2026 0 Comentários 100 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Especialista avalia a chegada do El Niño no sul brasileiro e quais podem ser os riscos para négocios da região

  • 2

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 3

    Jornalista e escritor Romar Beling recebe título de Cidadão Santa-Cruzense

  • 4

    Marca com origem em Novo Hamburgo é a maior rede de aluguel de trajes do país

  • 5

    Canto Alegretense completa 45 anos e motiva início de turnê nacional em Porto Alegre na sexta

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO