Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

santa cruz do sul

Esporte

Santa Cruz do Sul sediará a 10ª Copa América de Eisstocksport em julho

Por Jonathan da Silva 19/06/2026
Por Jonathan da Silva

Santa Cruz do Sul receberá, em julho, a 10ª Copa América de Eisstocksport, competição internacional que reunirá atletas de quatro países. A abertura oficial está marcada para o dia 22 de julho, às 19h, na sede do Centro Cultural 25 de Julho. Nesta sexta-feira (19), foi entregue um convite oficial do torneio ao prefeito Sérgio Moraes (PL), das mãos da presidente da Federação Gaúcha de Eisstocksport, Márcia Reis. O evento contará com representantes do Brasil, Paraguai, Argentina e Canadá.

Durante o encontro, que também teve a participação do secretário municipal de Esportes e Lazer, Daiton Mergen, a presidente da Federação Gaúcha de Eisstocksport destacou a dimensão do torneio e a presença de delegações estrangeiras já confirmadas para a disputa. Segundo Márcia, o prefeito foi o primeiro a receber oficialmente o convite para a cerimônia de abertura. “Estamos entregando o primeiro convite oficial ao prefeito, justamente por estar fazendo muito por nós”, afirmou a presidente da federação, que também estendeu o convite à secretária municipal de Turismo, Jaqueline Marques de Souza.

Convite à administração municipal

Ao receber o convite, o prefeito Sérgio Moraes agradeceu o reconhecimento e comentou sua relação com a modalidade e com os praticantes do esporte. “Gosto muito da turma do Eisstocksport e, com certeza, estarei presente”, afirmou o chefe do executivo santa-cruzense.

Foto: Claudine Friedrich/Divulgação | Fonte: Assessoria
19/06/2026 0 Comentários 53 Visualizações
Projetos especiais

Alunos de escola de Santa Cruz do Sul vendem hortaliças produzidas na horta escolar

Por Jonathan da Silva 19/06/2026
Por Jonathan da Silva

Uma feirinha com hortaliças cultivadas na horta da escola foi realizada nesta quinta-feira (18) por estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Emanuel, localizada no Distrito de São José da Reserva, em Santa Cruz do Sul. A comercialização ocorreu no saguão do Centro Administrativo e contou com a participação de servidores da Secretaria Municipal de Educação. A iniciativa faz parte do projeto Escola Sustentável e o Programa Diversidade Rural, com o objetivo de incentivar a educação ambiental, promover hábitos alimentares saudáveis e valorizar o meio rural.

Os produtos ofertados foram produzidos sem o uso de agrotóxicos e são resultado do trabalho desenvolvido por 21 estudantes, acompanhados pela equipe escolar. Ao longo do projeto, os alunos participaram de todas as etapas do cultivo, desde o preparo da terra e o plantio até a colheita e a comercialização das hortaliças.

Aprendizado na prática

As atividades são conduzidas pelo técnico agrícola e instrutor da oficina, Alex Finkler, responsável por orientar os estudantes durante o desenvolvimento das práticas de cultivo. A proposta busca aproximar os alunos dos processos de produção de alimentos e ampliar o conhecimento sobre sustentabilidade e agricultura.

Além dos conteúdos relacionados à educação ambiental, o projeto também trabalha competências voltadas à formação pessoal e social dos estudantes, por meio de experiências práticas ligadas à organização e ao planejamento.

Educação financeira

Segundo o vice-diretor da EMEF Emanuel, César Zinn, a feirinha representa uma oportunidade para que os estudantes compreendam diferentes aspectos envolvidos no trabalho e na gestão dos recursos obtidos com a venda dos produtos.

Para ele, além de ensinar sobre sustentabilidade e produção de alimentos, a ação também aborda conceitos de educação financeira. Por meio da comercialização das hortaliças, os estudantes têm a oportunidade de compreender o valor do trabalho, aprender sobre organização e planejamento financeiro e desenvolver habilidades importantes para a vida adulta, especialmente para aqueles que vivem no meio rural.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
19/06/2026 0 Comentários 58 Visualizações
Business

Convenções definem horários do comércio para o fim de ano no Vale do Rio Pardo

Por Jonathan da Silva 18/06/2026
Por Jonathan da Silva

As Convenções Coletivas de Trabalho 2026/2027 firmadas entre o Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul e Região (Sindilojas-VRP) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Santa Cruz do Sul estabeleceram, com antecedência, os horários especiais de funcionamento do comércio durante a Oktoberfest e o período de Natal e Ano Novo. Registrados junto ao Ministério do Trabalho, os acordos abrangem os municípios de Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Venâncio Aires, Mato Leitão, Sinimbu, Vale do Sol e Gramado Xavier, definindo regras sobre jornadas, trabalho aos domingos, compensações, remuneração e reajustes salariais para garantir previsibilidade a empregadores, trabalhadores e consumidores.

Em Santa Cruz do Sul, a convenção prevê a abertura do comércio nos domingos 11, 18 e 25 de outubro, das 9h às 14h, durante a realização da 41ª Oktoberfest. Também ficou estabelecido o funcionamento no domingo, 20 de dezembro, das 16h às 21h.

Nos municípios de Sinimbu, Vale do Sol e Gramado Xavier, o comércio poderá funcionar em 20 de dezembro, das 16h às 21h. Já em Vera Cruz, o horário será o mesmo. Em Venâncio Aires e Mato Leitão, a abertura no domingo, 20 de dezembro, ocorrerá das 17h às 21h.

Para todos os municípios abrangidos, os dias 21, 22 e 23 de dezembro terão funcionamento até as 21h. Em Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol, Gramado Xavier e Vera Cruz, o comércio poderá abrir até as 16h nos dias 24 e 31 de dezembro. Em Venâncio Aires e Mato Leitão, o encerramento nesses dias será às 17h.

Avaliação da entidade

O presidente do Sindilojas-VRP, Mauro Spode, destacou que a definição antecipada das regras representa um avanço para o setor varejista. “Estamos falando dos dois momentos mais relevantes do calendário comercial da região. Ter essas definições estabelecidas com essa antecedência oferece segurança para todos os envolvidos, permitindo que as empresas se organizem com tranquilidade e que os trabalhadores tenham conhecimento prévio das condições negociadas”, afirmou Spode.

Segundo ele, o diálogo entre as entidades foi fundamental para a construção dos acordos. “Quando conseguimos construir consensos e estabelecer regras claras com antecedência, todos ganham. Ganha o empresário, que pode planejar sua operação; ganha o trabalhador, que conhece previamente as condições negociadas; e ganha o consumidor, que encontra um comércio organizado e preparado para atender à demanda dos períodos de maior movimento”, complementou o dirigente.

A assessora jurídica do Sindilojas-VRP, Dra. Adriane Borba Karsburg, ressaltou a importância da formalização das condições negociadas. “As convenções coletivas conferem segurança jurídica tanto para as empresas quanto para os trabalhadores. A formalização antecipada dessas regras reduz dúvidas, evita interpretações divergentes e permite que as atividades comerciais sejam desenvolvidas dentro de parâmetros previamente definidos e amplamente conhecidos pelas partes”, observou Adriane.

Conforme a especialista, a negociação coletiva continua sendo uma ferramenta importante para adequar as relações de trabalho às necessidades locais, especialmente em períodos de maior atividade econômica.

Reajustes e pisos salariais

As convenções também definiram os reajustes salariais e os pisos normativos da categoria. Em Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol e Gramado Xavier, o reajuste foi fixado em 5,73%, com piso normativo de R$ 1.926,55 a partir de março de 2026. Com a antecipação salarial de 1%, o valor passará para R$ 1.945,82 em agosto.

Em Vera Cruz, Venâncio Aires e Mato Leitão, o reajuste acordado foi de 3,36%, com piso normativo de R$ 1.902,12. Após a antecipação salarial de 1%, o piso será elevado para R$ 1.921,15 a partir de setembro de 2026.

Trabalho aos domingos e horas extras

Os trabalhadores escalados para atuar no domingo, 20 de dezembro, terão direito ao pagamento de prêmio indenizatório e à concessão de uma folga compensatória de um dia completo, a ser usufruída até 31 de março de 2027, conforme as condições previstas em cada convenção.

Em Santa Cruz do Sul, o mesmo regramento será aplicado aos domingos 11, 18 e 25 de outubro. O prêmio pelo trabalho nesses dias será de R$ 130,00. Em Vera Cruz, Venâncio Aires e Mato Leitão, o valor do prêmio será de R$ 127,25.

As convenções estabelecem ainda que os empregados que tiverem a jornada prorrogada nos dias 21, 22 e 23 de dezembro receberão auxílio-alimentação custeado pelo empregador. O benefício será de R$ 27,70 por dia em Santa Cruz do Sul e de R$ 27,50 por dia em Vera Cruz, Venâncio Aires e Mato Leitão.

Em relação às horas extraordinárias realizadas em dezembro, as convenções de Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol, Gramado Xavier, Venâncio Aires e Mato Leitão determinam que 50% das horas extras sejam pagas com adicional de 75%, enquanto os outros 50% poderão ser compensados por folgas, na proporção de uma hora trabalhada para duas horas de descanso, até 31 de março de 2027. Em Vera Cruz, a sistemática é a mesma, mas com adicional de 80% sobre as horas extras pagas.

Foto: Bruno Pedry/Nascimento MKT/Divulgação | Fonte: Assessoria
18/06/2026 0 Comentários 79 Visualizações
Projetos especiais

Homens na Cozinha divulga cozinhas e entidades beneficiadas da 5ª edição

Por Jonathan da Silva 18/06/2026
Por Jonathan da Silva

A 5ª edição do Homens na Cozinha já tem definidas as cozinhas participantes e as entidades sociais que serão beneficiadas com os recursos arrecadados pelo evento beneficente, que ocorrerá em 14 de agosto, no Centro de Eventos, em Santa Cruz do Sul. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (17), durante lançamento promovido na sede da CDL Santa Cruz. A iniciativa reúne empresas, lideranças e voluntários em torno da gastronomia para arrecadar recursos destinados a projetos sociais da comunidade.

Organizado pela CDL de Santa Cruz do Sul, o evento chega à quinta edição com a proposta de unir a preparação de pratos elaborados à mobilização em prol de entidades que atuam em diferentes frentes sociais no município.

Cozinhas participantes

Nesta edição, estarão à frente das cozinhas as empresas Contel e Dama Sushi; Excelsior Alimentos; Grupo Prato Feito; Fecomércio (Sesc e Senac); Construtora Zagonel; Imobel; Construmac, Gaúcha Plast e Quinto Restaurante e Lounge; Supermercados Delize Redefort e Gessinger e Soares Advogados; 1Cel e Bel; Imogroup; Federação Varejista do Rio Grande do Sul; Supermercado Stertz e Lojas Certel Santa Cruz do Sul; Bela Casa Materiais de Construção; e O Agenciador.

O presidente da CDL Santa Cruz, Gilberto Eidt, destacou a trajetória do projeto. “O Homens na Cozinha consolidou-se ao longo dos anos como um dos eventos mais relevantes da região, chegando à sua quinta edição com a expectativa de ser ainda mais grandioso. A iniciativa, que mobiliza empresas, lideranças e voluntários, tem como propósito principal cozinhar por uma causa maior, transformando a solidariedade em ações concretas para a comunidade”, observou Eidt.

Entidades beneficiadas

Após seleção realizada pela organização, os recursos arrecadados nesta edição serão destinados à Liga Feminina de Combate ao Câncer, Apae, Futebol Clube Rio Pardinho, Abecan, Ajusc, Copame, Roxinhas, Asan, Aprovi, Hospital Monte Alverne, Lions Clube Centro e Rotary Clube Cidade Alta.

Ao destacar o impacto social da iniciativa, o presidente Gilberto Eidt afirmou que o apoio da comunidade é fundamental para ampliar os resultados do projeto. “É a prova de que, quando empresas, lideranças, voluntários e a comunidade caminham juntos, é possível transformar solidariedade em ação concreta. Patrocinar, apoiar e participar deste projeto é investir em pessoas, em oportunidades e em esperança. A todos, desde já, nosso muito obrigado”, expressou o dirigente.

Atrações e apoiadores

Além da experiência gastronômica, o evento contará com apresentações de Beatriz Albers e Thiago Wlach, além de show de Marcel Knak e Banda.

A edição tem promoção da CDL Santa Cruz e patrocínio de Betiolo, Afubra, Cindapa, Sicredi, Bitencourt Corretora Seguros, Gartensul, Dupont Distribuidora Nestlé, 1Cel e Centro Madalena. Também apoiam a iniciativa Alencar da Rosa Fotógrafo, Sou Mídia, Fanatex Uniformes, Garra Serviços, MV Painéis de Led, Prime Eventos e Restaurante Thomas.

Serviço

  • O quê: 5ª edição do Homens na Cozinha
  • Quando: 14 de agosto
  • Onde: Centro de Eventos (Rua Galvão Costa, 755 – Centro, Santa Cruz do Sul)
  • Quanto: Ingressos a R$ 200, com venda diretamente junto às cozinhas participantes
Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
18/06/2026 0 Comentários 66 Visualizações
Cidades

Projeto + Esporte + Saúde inicia atividades com foco em hábitos saudáveis

Por Jonathan da Silva 18/06/2026
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul realizou o primeiro encontro do projeto + Esporte + Saúde na manhã desta quarta-feira (17), iniciativa voltada ao acompanhamento de pessoas com sobrepeso e obesidade interessadas em adotar hábitos mais saudáveis. Desenvolvido pelas secretarias municipais de Esporte e Lazer e de Saúde, o programa começou no Centro de Promoção da Saúde da Pessoa Idosa e reúne participantes que receberão suporte multiprofissional nas áreas física, nutricional e emocional. As atividades práticas devem começar no início de julho e terão duração de seis meses.

A abertura do projeto ocorreu com uma roda de conversa conduzida pelo psicólogo do esporte Flávio Ramon, pela educadora física Luciane Maffini e pela nutricionista Daniele Peixoto. Durante a atividade, os participantes compartilharam histórias pessoais, expectativas, dificuldades relacionadas ao processo de perda de peso e os desafios enfrentados na busca por mudanças na rotina.

O grupo é formado majoritariamente por mulheres e reúne pessoas com diferentes perfis. Entre os relatos, os participantes destacaram a importância de conviver com indivíduos que vivenciam situações semelhantes, apontando a motivação coletiva como um fator relevante para a manutenção de hábitos saudáveis.

Acompanhamento multiprofissional

Outro aspecto mencionado durante o encontro foi a atuação integrada dos profissionais envolvidos no projeto. A proposta é oferecer acompanhamento que contemple diferentes dimensões do cuidado, com orientações relacionadas à prática de atividades físicas, à alimentação e ao bem-estar emocional.

Ao final da atividade, os participantes receberam um livro de receitas baseado no conceito de comida de verdade, com preparações elaboradas a partir de ingredientes naturais.

Próximas etapas

Nas próximas semanas, a equipe responsável pelo projeto realizará entrevistas individuais para avaliar cada participante e definir os planos de acompanhamento. A etapa servirá para identificar necessidades específicas e orientar as ações desenvolvidas ao longo dos seis meses de duração da iniciativa.

Mais detalhes sobre o projeto podem ser obtidos pelo telefone da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, pelo número (51) 3120-4064.

Foto: Ana Souza/Divulgação | Fonte: Assessoria
18/06/2026 0 Comentários 66 Visualizações
Cultura

Começa o 9º Festival Santa Cruz de Cinema

Por Jonathan da Silva 17/06/2026
Por Jonathan da Silva

O 9º Festival Santa Cruz de Cinema teve início nesta segunda-feira (16), em Santa Cruz do Sul, reunindo cineastas, realizadores e profissionais do audiovisual de diferentes regiões do país. Com programação gratuita até quinta-feira, 19 de junho, o evento promove exibições de curtas-metragens, oficinas, debates, atividades de mercado e homenagens. Considerado o maior festival de curtas-metragens do Rio Grande do Sul, o encontro busca incentivar a produção audiovisual, aproximar realizadores e fomentar oportunidades de formação e negócios no setor.

Ao longo dos três primeiros dias do festival, o Auditório Central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) recebe a exibição de 21 produções selecionadas para a Mostra Nacional e para a Mostra Olhares Daqui. As sessões iniciam às 19h e têm acesso gratuito ao público.

A programação diária começa com a apresentação de um curta da Mostra Olhares Daqui, destinada exclusivamente a produções santa-cruzenses. Na sequência, são exibidos seis curtas-metragens que disputam a Mostra Nacional.

Premiação e homenagens

A cerimônia de encerramento, marcada para o dia 19 de junho, será dedicada à entrega do Troféu Tipuana, concedido em 14 categorias. Os vencedores serão escolhidos por um júri formado pela roteirista e coordenadora de cinema da Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, Juliana Botelho; pelo jornalista, escritor, produtor, diretor e roteirista Renato Dornelles; e pela professora e pesquisadora de Cinema Brasileiro Miriam de Souza Rossini.

Nesta edição, o ator e diretor Reginaldo Faria será homenageado pelo conjunto de sua trajetória, que soma mais de 70 anos de atuação profissional. O Prêmio Tuio Becker será entregue à atriz Pilly Calvin, que acumula trabalhos no cinema, teatro e televisão e atualmente reside em Santa Cruz do Sul.

Atividades de formação e mercado

Além das exibições noturnas, o festival oferece atividades voltadas à qualificação profissional e à geração de oportunidades no audiovisual.

No dia 17 de junho, a Sala de Conferências do Hotel Aquarius recebe a Oficina Cinematográfica. Às 10h, foi realizado o encontro “Carreiras na Cinematografia e Tendências Mercado Imagem”. Às 14h, ocorre a atividade prática “Ótica Cinematográfica: A Construção da Imagem pela Lente”.

Nos dias 18 e 19 de junho, o mesmo espaço sediará o 2º Evento de Mercado, promovido em parceria entre o Festival Santa Cruz de Cinema e o Santa Cruz Polo Audiovisual. A programação contará com a participação de representantes do setor cinematográfico nacional para discutir temas relacionados à produção independente.

O evento também prevê a apresentação, em formato de pitching, de oito projetos previamente selecionados. Os trabalhos com melhor avaliação participarão de rodadas de negócios com potenciais parceiros e investidores do setor audiovisual.

Serviço

  • O quê: 9º Festival Santa Cruz de Cinema
  • Quando: De 16 a 19 de junho
  • Onde: Auditório Central da Unisc e Sala de Conferências do Hotel Aquarius, em Santa Cruz do Sul
  • Quanto: Entrada gratuita
Foto: Alencar da Rosa/Divulgação | Fonte: Assessoria
17/06/2026 0 Comentários 82 Visualizações
Projetos especiais

Oficina produz casaquinhos para bebês atendidos por programas sociais em Santa Cruz

Por Jonathan da Silva 17/06/2026
Por Jonathan da Silva

A oficina Casaquinhos com Amor chegou ao quarto encontro em Santa Cruz do Sul reunindo mulheres voluntárias na confecção de peças destinadas a recém-nascidos atendidos por programas sociais do município. Coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedesi), por meio da Coordenadoria da Mulher e do Escritório do Idoso, em parceria com a Associação de Proteção à Vida (Aprovi), a iniciativa ocorre semanalmente no Ginásio Poliesportivo. O objetivo é produzir casaquinhos, calças e mantinhas para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade durante o inverno.

Todas as terças-feiras, das 14h às 16h, donas de casa, aposentadas e outras voluntárias se reúnem para compartilhar conhecimentos em tricô e crochê e confeccionar peças que serão destinadas às famílias acompanhadas pelos programas sociais do município.

Até o momento, a oficina já produziu dezenas de itens feitos à mão, entre eles casaquinhos de crochê e calças de tricô. A expectativa é ampliar a produção com a confecção de mantinhas para os bebês beneficiados.

Como surgiu o projeto

A iniciativa teve início a partir das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em 2024. Na ocasião, um grupo solidário de Curitiba mobilizou ações para auxiliar comunidades afetadas. Foi nesse contexto que a artesã Rosani Azevedo aprendeu a confeccionar casaquinhos para bebês.

Após adquirir a técnica, Rosani produziu mais de 30 peças, que foram encaminhadas ao município de Sinimbu. A experiência motivou a criação de uma ação semelhante em Santa Cruz do Sul.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social e primeira-dama de Santa Cruz do Sul, Fátima Alves da Silva, convidou Rosani Azevedo para confeccionar peças destinadas ao Programa Família Gaúcha e, ao mesmo tempo, ensinar outras mulheres interessadas em aprender tricô e crochê. Em parceria com o Grupo Arte de Viver, foi disponibilizado um espaço para os encontros em uma sala do Ginásio Poliesportivo.

Doações ampliam a produção

Os materiais utilizados nas peças são obtidos por meio de doações feitas pela comunidade e pelas próprias participantes. Segundo a organização, a Aprovi irá disponibilizar uma máquina de costura para ampliar a produção e possibilitar a confecção de mantinhas.

Além disso, caixas coletoras para arrecadação de lã serão instaladas em lojas de aviamentos do município. A população pode contribuir com novelos novos ou sobras de lã que estejam guardadas em casa. As doações também podem ser entregues diretamente na Sedesi, localizada no Ginásio Poliesportivo.

Foto: Ana Souza/Divulgação | Fonte: Assessoria
17/06/2026 0 Comentários 69 Visualizações
Cidades

Junho Violeta mobiliza Santa Cruz do Sul com ações de combate à violência contra idosos

Por Jonathan da Silva 16/06/2026
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul lançou oficialmente a campanha Junho Violeta 2026 na manhã desta segunda-feira (15), no Palacinho, voltada à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a pessoa idosa. Promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Inclusão (Sedesi), em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa, a iniciativa reúne uma série de atividades até o dia 20 de junho para ampliar o debate sobre o tema, fortalecer a rede de proteção e orientar a comunidade sobre os direitos da população idosa. A programação inclui formações técnicas, palestras, rodas de conversa, mutirão de orientação jurídica e ações de saúde e bem-estar.

O lançamento contou com a apresentação do coral Vozes Em Canto, da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, sob a regência de Everton Trindade, e reuniu autoridades municipais, representantes da rede de proteção, conselhos de direitos, instituições parceiras e integrantes da comunidade. Também participaram a promotora de Justiça Catiuce Ribas Barin e a delegada de Polícia Raquel Schneiders.

A presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Priscila Froemming, afirmou que a campanha busca mobilizar a sociedade em torno da proteção da população idosa. Como símbolo da iniciativa, o Palacinho passou a receber iluminação na cor violeta a partir da noite desta segunda-feira, permanecendo assim durante todo o período da campanha.

Conscientização coletiva

Ao apresentar a programação da semana, a presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Priscila Froemming, ressaltou a necessidade do envolvimento coletivo no combate às diferentes formas de violência. “Precisamos conscientizar a sociedade para que toda forma de violência seja identificada, denunciada e combatida. O respeito à pessoa idosa começa no reconhecimento de seus direitos e na valorização de sua trajetória de vida. A campanha é um chamado para que todos assumam esse compromisso”, afirmou Priscila.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social e Inclusão, Fátima Alves da Silva, repassou a palavra à subsecretária Núbia Bruch, que destacou a atuação integrada da rede de atendimento e a importância das políticas públicas voltadas à população idosa.

A promotora de justiça Catiuce Ribas Barin destacou que o Junho Violeta contribui para ampliar a conscientização sobre o tema e lembrou que o dia 15 de junho é reconhecido mundialmente pela mobilização em defesa dos direitos das pessoas idosas. “Como promotora, escuto muitas histórias de idosos e muitas delas me preocupam. São situações que não se limitam à violência física, mas também à psicológica, negligência, maus-tratos, abandono e exploração econômica. São esses os tipos de violência que queremos combater”, expressou Catiuce.

Neste mês violeta, convidamos toda a comunidade de Santa Cruz do Sul a refletir sobre a violência contra a pessoa idosa. Temos uma rede de proteção com várias instituições e órgãos engajados nesta luta”, destacou Catiuce Ribas Barin.

Programação do Junho Violeta

Terça-feira, 16 de junho
  • Fortalecimento da rede de proteção
  • Horários: das 9h às 11h e das 13h30min às 16h
  • Local: Auditório da Procuradoria-Geral do Município (PGM)
    • Formação técnica destinada aos profissionais da rede de proteção à pessoa idosa;
    • Oficina com profissionais das áreas da saúde, assistência social e segurança pública;
    • Identificação de sinais de violência contra a pessoa idosa;
    • Fluxos de atendimento e encaminhamento;
    • Estratégias de prevenção e atuação integrada da rede;
    • Roda de conversa com Anelise Aprato, assistente social; representante do NAT; Renadi, presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa; e a promotora de Justiça Catiuce Ribas Barin;
    • Público-alvo: servidores e profissionais que integram a rede de proteção à pessoa idosa.
Quarta-feira, 17 de junho
  • Educação e comunidade
  • Tema: “Prevenção começa na Informação”
    • Rodas de conversa nos Cras, Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e Estratégias de Saúde da Família (ESFs);
    • Palestras em escolas com foco na educação intergeracional;
    • Distribuição de materiais informativos sobre direitos da pessoa idosa, prevenção à violência e canais de denúncia.
Quinta-feira, 18 de junho
  • Fórum da Pessoa Idosa
  • Horário: das 13h30min às 16h30min
  • Local: Câmara de Vereadores
    • Encontro voltado ao debate e fortalecimento das políticas públicas destinadas à população idosa;
    • Participação da promotora de Justiça Catiuce Ribas Barin, da delegada de Polícia Raquel Schneiders e de representantes dos órgãos que compõem a rede de proteção à pessoa idosa;
    • Painéis e debates;
    • Compartilhamento de experiências e boas práticas;
    • Discussões sobre direitos, proteção e enfrentamento à violência;
    • Apresentações culturais de dança, coral e poesia.
Sexta-feira, 19 de junho
  • Cidadania e acesso a direitos
  • Horários: das 9h às 12h e das 13h30min às 16h30min
  • Local: Auditório do Ciasc
    • Mutirão de orientação e atendimento à população idosa;
    • Orientação jurídica com Defensoria Pública, advogados voluntários e GAJ/Unisc;
    • Informações sobre direitos e benefícios sociais;
    • Orientações sobre BPC, aposentadoria, INSS e Previdência Social;
    • Orientações do Procon sobre prevenção a golpes e fraudes;
    • Plantão para denúncias e orientações com o Escritório de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.
Sábado, 20 de junho
  • Saúde, bem-estar e qualidade de vida
  • Horário: das 9h às 12h
  • Local: Praça Getúlio Vargas
    • Ações do Centro de Promoção da Saúde da Pessoa Idosa;
    • Atividades físicas e dança;
    • Orientação nutricional;
    • Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics);
    • Medição de pressão arterial;
    • Vacinação;
    • Apresentações culturais com o Cema.

Instituições parceiras

  • Sesc;
  • Sonora Centro Auditivo;
  • Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo;
  • Mercadão dos Óculos;
  • Ervateira Ki-Mate.
Foto: Évelin Nyland/Divulgação | Fonte: Assessoria
16/06/2026 0 Comentários 85 Visualizações
Cultura

Dia da Maturidade Ativa da Oktoberfest de Santa Cruz será realizado em 22 de outubro

Por Jonathan da Silva 15/06/2026
Por Jonathan da Silva

A 41ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul terá, no dia 22 de outubro, mais uma edição do Dia da Maturidade Ativa, programação voltada especialmente para pessoas com 55 anos ou mais. O encontro reunirá grupos da terceira idade de diferentes regiões em atividades de convivência, integração e cultura. A programação começará às 10h, com uma caminhada festiva pelo Centro da cidade, e seguirá ao longo do dia no Parque da Oktoberfest.

A concentração para a caminhada ocorrerá em frente à Catedral São João Batista. De lá, os participantes percorrerão a Rua Marechal Floriano em direção ao Parque da Oktoberfest, em um trajeto que simboliza a chegada dos grupos ao evento e marca a abertura oficial das atividades do dia.

Programação voltada à integração

Ao longo da quinta-feira, os participantes poderão acompanhar uma série de atrações distribuídas pelos diferentes espaços do parque. A programação prevê bailes, apresentações de grupos de dança, shows de bandinhas típicas, oficinas gastronômicas e atividades de integração.

Parceria com o Sesc

O Dia da Maturidade Ativa é realizado em parceria com o Sesc/RS, por meio da Unidade Sesc Santa Cruz do Sul. A programação também mobiliza excursões organizadas por grupos de diferentes cidades do Rio Grande do Sul e de outros estados.

Os interessados em participar por meio de excursões podem realizar o agendamento diretamente com o Sesc pelo telefone (51) 98493-0578.

Tradição na programação da festa

Ao longo dos anos, o Dia da Maturidade Ativa passou a integrar a programação tradicional da Oktoberfest, reunindo participantes em atividades voltadas ao convívio social e à valorização da cultura.

A coordenadora da Maturidade Ativa da Oktoberfest, Lisiane Camargo, destacou a participação dos grupos na programação do evento. “Entre bailes, encontros, apresentações culturais e momentos de confraternização, os grupos da melhor idade ajudam a construir um dos cenários mais característicos e um dos dias mais alegres da festa”, afirmou Lisiane.

A 41ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul será realizada de 8 a 12, de 15 a 18 e de 21 a 25 de outubro de 2026, com atrações ligadas às tradições germânicas, gastronomia típica, música, dança, jogos, desfiles e atividades culturais.

Serviço

  • O quê: Dia da Maturidade Ativa da 41ª Oktoberfest
  • Quando: 22 de outubro, a partir das 10h
  • Onde: Concentração em frente à Catedral São João Batista e programação no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul
  • Quanto: Gratuito para pessoas com 55 anos ou mais
Foto: Rodrigo Assmann/Divulgação | Fonte: Assessoria
15/06/2026 0 Comentários 72 Visualizações
Cidades

Primeira Festa de São João Batista reúne a comunidade em Santa Cruz do Sul

Por Jonathan da Silva 15/06/2026
Por Jonathan da Silva

A primeira edição da Festa de São João Batista foi realizada neste sábado (13) na Praça Getúlio Vargas, em Santa Cruz do Sul. Promovido pela Catedral São João Batista com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, o evento reuniu famílias e moradores em uma programação voltada à valorização das tradições juninas, da cultura popular e da religiosidade ligada ao padroeiro da cidade.

A festividade ocorreu ao longo do dia e contou com atividades inspiradas nas tradicionais festas juninas. A programação incluiu barraquinhas de comidas e bebidas típicas, comercialização de artesanato temático, apresentações musicais com repertório junino, carreata do padroeiro e o acendimento de uma fogueira simbólica.

Programação reuniu cultura e fé

Segundo a organização, a proposta da festa foi promover a integração das famílias e aproximar a comunidade por meio de atividades que unissem elementos culturais e religiosos. A Praça Getúlio Vargas recebeu decoração temática para sediar a primeira edição do evento.

A solenidade de abertura contou com a presença do prefeito Sérgio Moraes (PL), da primeira-dama e secretária municipal de Desenvolvimento Social e Inclusão, Fátima Alves da Silva, e da secretária municipal de Turismo, Jaqueline Marques de Souza.

Importância para a cidade

O acendimento da fogueira simbólica foi realizado pelo prefeito, pela primeira-dama e por outras autoridades presentes. Durante a cerimônia, o prefeito Sérgio Moraes destacou a importância da iniciativa para a cidade. “Agradeço à comunidade e ao pároco da Catedral por nos dar esta oportunidade de começar uma festa que logo ali se tornará um grande evento. Esta praça é um lugar especial em Santa Cruz do Sul. Nossa cidade é uma das mais lindas do Brasil e com grande hospitalidade, tendo uma igreja como cartão postal. Os antepassados nos presentearam e temos que zelar por tudo isso”, comentou o chefe do executivo santa-cruzense.

A primeira edição da Festa de São João Batista foi promovida pela Catedral São João Batista com apoio da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Turismo.

Foto: Ana Souza/Divulgação | Fonte: Assessoria
15/06/2026 0 Comentários 111 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 307 | Jun 2026

Entrevista | Eduardo Ogawa mostra que a IA precisa de aplicação estratégica para gerar resultado

Pets | Medicação promete aumentar expectativa de vida dos cães em até um ano

Gastronomia | Grupo Gastromundi: um ecossistema gastronômico em Novo Hamburgo

Cultura | Nova Petrópolis lança o 53º Festival Internacional do Folclore

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO