A Prefeitura de Dois Irmãos lançará, no dia 1º de julho, uma nova plataforma digital para serviços da Secretaria de Planejamento e Sustentabilidade, voltada à aprovação de projetos, emissão de alvarás e demais processos relacionados à construção civil e ao desenvolvimento urbano. Desenvolvida em parceria com a empresa Aprova, a ferramenta permitirá que profissionais e moradores realizem solicitações e acompanhem a tramitação dos processos de forma online. O lançamento oficial ocorrerá às 16h, em transmissão aberta ao público, e os serviços estarão disponíveis a partir de 15 de julho.
Segundo a administração municipal, a plataforma foi criada para ampliar a eficiência dos serviços públicos, reduzir deslocamentos presenciais, oferecer maior transparência no acompanhamento dos processos e facilitar o acesso às informações relacionadas aos licenciamentos urbanos.
Serviços disponíveis
Nesta primeira etapa, a plataforma disponibilizará os serviços de Aprovação de Projetos, Aprovação de Projetos e Alvará, Alvará de Construção, Cancelamento de Projeto, Projeto Simplificado para Regularização de Residência Unifamiliar, Projeto Simplificado Especial para Regularização de Imóveis de Interesse Histórico, Cultural e/ou Tombados, Vistoria do Sistema Hidrossanitário, Habite-se e Demolição.
Com a digitalização, os usuários poderão protocolar documentos eletronicamente, acompanhar em tempo real o andamento das solicitações e acessar informações centralizadas sobre cada processo.
Modernização da gestão urbana
O secretário de Planejamento e Sustentabilidade de Dois Irmãos, João Jordan, afirmou que a iniciativa está alinhada às diretrizes do Plano Diretor Municipal e busca qualificar os processos administrativos ligados ao desenvolvimento urbano. “Esta plataforma representa muito mais do que a digitalização de serviços. Ela materializa diretrizes previstas no Plano Diretor Municipal relacionadas à desburocratização administrativa e à qualificação dos processos de licenciamento e fiscalização. Nosso objetivo é oferecer mais agilidade, transparência, previsibilidade e segurança jurídica aos profissionais e cidadãos que interagem com a Prefeitura”, destacou o titular da pasta.
A administração municipal informa que a ferramenta também contempla serviços relacionados à regularização de imóveis e à preservação do patrimônio cultural e natural do município, ampliando o acesso da população aos serviços públicos.
Benefícios da plataforma
Entre os benefícios apontados pela Prefeitura estão o atendimento digital, permitindo a realização de solicitações sem a necessidade de deslocamentos em todas as etapas; a transparência por meio do acompanhamento em tempo real; a agilidade nos fluxos administrativos; a rastreabilidade das movimentações e documentos; e a redução do uso de papel.
O prefeito Jerri Meneghetti (PP) ressaltou que a medida integra as ações de modernização da gestão municipal. “Investir em tecnologia é investir em uma cidade mais eficiente e preparada para o futuro. A digitalização dos serviços de obras reduz burocracias, facilita o acesso da população aos serviços públicos e fortalece a capacidade de gestão do município. É uma iniciativa que beneficia tanto os profissionais que atuam no setor quanto os cidadãos que dependem de uma prefeitura ágil, transparente e alinhada ao crescimento organizado da cidade”, ponderou o chefe do executivo dois-irmonense.
O CEO da Aprova, Marco Antonio Zanatta, ressaltou os impactos da digitalização para a gestão pública e para os usuários dos serviços. “Quando os processos são organizados em um ambiente digital, a gestão ganha mais controle e rastreabilidade, enquanto profissionais e cidadãos passam a ter mais transparência e autonomia para acompanhar suas solicitações. O resultado é uma prefeitura mais eficiente e uma experiência melhor para quem utiliza os serviços públicos”, reiterou Zanatta.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
A iniciativa também está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas, especialmente aqueles relacionados à inovação e infraestrutura, cidades sustentáveis, consumo responsável e fortalecimento de instituições transparentes.
Lançamento oficial
O lançamento oficial da plataforma ocorrerá no dia 1º de julho, às 16h, em transmissão online aberta ao público. Os serviços poderão ser acessados a partir de 15 de julho por meio da plataforma digital da Prefeitura de Dois Irmãos. A administração municipal informa que os usuários contarão com suporte técnico em horário comercial diretamente no sistema.


