Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Marca com origem em Novo Hamburgo é a maior rede...
Porto Alegre recebe Semana do Centro Histórico, com programação cultural...
Dia dos Namorados: restaurantes de Novo Hamburgo apostam em menus...
Especialista orienta noivas sobre cuidados estéticos antes do casamento
Fórum de Vitivinicultura encerra com debate sobre precisão e avaliação...
Construarte 2026 supera expectativas e movimenta mais de R$ 52...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Nova fase da NR-1 amplia exigências sobre riscos psicossociais nas...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

trânsito

Cidades

BR-116 terá bloqueio parcial em São Leopoldo neste fim de semana

Por Jonathan da Silva 24/10/2024
Por Jonathan da Silva

Um bloqueio parcial na BR-116, em São Leopoldo, será realizado neste fim de semana, no sábado e domingo, dias 26 e 27 de outubro. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que a interdição ocorrerá no trecho entre o km 240 e o km 242, no Viaduto da Scharlau, das 10h às 16h. Durante o período, o tráfego será interrompido em meia pista, com tempo máximo de espera de 15 minutos.

O bloqueio será necessário para a realização de serviços de sinalização aérea e a instalação de painéis em estruturas de semi-pórtico. O DNIT destacou que o local estará devidamente sinalizado para alertar os motoristas sobre a execução das obras. Em caso de chuva, os serviços serão adiados, com uma nova data a ser definida.

Foto: Ricardo Stuckert/Agência Brasil/Divulgação | Fonte: Assessoria
24/10/2024 0 Comentários 603 Visualizações
Cidades

Ruas do bairro Santo Afonso de Novo Hamburgo passam a ter sentido único

Por Jonathan da Silva 10/10/2024
Por Jonathan da Silva

A partir da próxima segunda-feira, 14 de outubro, a Rua Valparaíso, no bairro Santo Afonso, passará a ter sentido único de circulação, conforme informou a Diretoria de Trânsito (Ditran). O tráfego de veículos será permitido apenas no sentido da Avenida Montevidéo para a Avenida Pedro Adams Filho. A sinalização será instalada no local para orientar os motoristas. Além disso, a Rua La Paz também passará a ser de mão única, mas no sentido inverso, da Avenida Pedro Adams Filho para a Avenida Montevidéo.

As mudanças fazem parte da implementação de um sistema binário, cujo objetivo é melhorar a mobilidade urbana e aumentar a segurança de condutores e pedestres na região. Segundo a Ditran, os investimentos fazem parte de uma contrapartida de um empreendimento imobiliário no bairro.

Alteração no transporte coletivo

Devido às alterações nas vias, o itinerário da linha S61 – Vila Marte (bairro-Centro) sofrerá mudanças. As duas paradas na Rua Valparaíso serão desativadas, e o novo ponto de embarque será na Avenida Montevidéo, esquina com a Rua Valparaíso. O itinerário no sentido Centro-bairro permanecerá inalterado.

Foto: Freepik/Divulgação | Fonte: Assessoria
10/10/2024 1 Comentário 452 Visualizações
Cidades

Liberação das novas pontes na BR-116 alivia trânsito em São Leopoldo

Por Jonathan da Silva 27/09/2024
Por Jonathan da Silva

A mobilidade em São Leopoldo teve um importante avanço com a liberação das quatro novas pontes sobre o Rio dos Sinos, na BR-116, e das vias laterais que conectam a Avenida Adão Hoefel ao bairro Santos Dumont. Na manhã desta quinta-feira, 26 de setembro, a abertura das estruturas promete não apenas desafogar o trânsito, mas também trazer mais leveza e segurança para quem circula pela região.

Agora, motoristas que seguem em direção ao interior contam com três faixas, incluindo a nova faixa à esquerda da ponte recém-inaugurada. Após a travessia, há a possibilidade de continuar pela BR-116 ou optar por acessar as ruas laterais do bairro Santos Dumont, o que distribui melhor o fluxo de veículos e facilita a vida de quem se desloca diariamente.

Para quem faz o caminho de volta, em direção à capital, as mudanças também são significativas. A nova ponte agora oferece uma terceira faixa, o que deve aliviar os congestionamentos, principalmente nos horários de pico. Motoristas que precisam acessar o centro da cidade têm à disposição uma faixa dedicada na ponte, tornando o trajeto mais ágil e direto. O projeto, que demandou um investimento de R$42 milhões, faz parte de um esforço da Prefeitura Municipal para reorganizar o trânsito na região.

Foto: Romeu Finato/Divulgação | Fonte: Assessoria
27/09/2024 0 Comentários 444 Visualizações
Cidades

Prefeitura de Dois Irmãos realiza reunião com DNIT após bloqueio no acesso à BR-116

Por Jonathan da Silva 16/09/2024
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Dois Irmãos promoveu uma reunião com engenheiros do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) na quinta-feira (12) ara discutir alternativas de acesso após a recente instalação de um guard-rail que bloqueou o acesso da Rua Pedro Alfredo Johann à BR-116, no bairro Travessão. A instalação do bloqueio, ocorreu na terça-feira (10) e foi considerada uma surpresa para moradores, motoristas e Administração Municipal. A Rua Pedro Alfredo Johann, que há mais de 40 anos serve como um dos acessos ao bairro, fica localizada a menos de 200 metros da entrada principal do Bairro Travessão.

Durante a reunião, foi acordado que o município encaminhará uma solicitação de desbloqueio mediante instalação de sinalização de trânsito e conscientização de moradores. A medida, caso autorizada pelo DNIT, permitirá que os moradores utilizem o acesso para ingressar na BR-116 apenas no sentido Capital/Dois Irmãos.

A Prefeitura de Dois Irmãos também anunciou planos para a criação de uma nova rua que conectará a área afetada ao loteamento adjacente, visando mitigar o impacto da mudança no tráfego local.

A administração dois-irmonense procurou reafirmar seu compromisso em buscar soluções que atendam às necessidades da comunidade e afirmou que continuará dialogando com o DNIT para ajustar as intervenções de acordo com as demandas dos moradores. A mudança já gerou discussões entre os residentes, que expressaram preocupações sobre o impacto na mobilidade e na acessibilidade da região.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
16/09/2024 0 Comentários 472 Visualizações
Cidades

Presidente Lula inaugura complexo da Scharlau em São Leopoldo

Por Jonathan da Silva 16/08/2024
Por Jonathan da Silva

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou da inauguração oficial do complexo viário da Scharlau, na BR-116, em São Leopoldo, nesta sexta-feira (16). O ato ocorreu na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), na Rua Barão do Rio Branco, lateral da BR-116. O projeto inaugurado traz duas novas alças ao viaduto, uma ligando à RS-240 e a outra na intersecção da BR-116, e o alargamento das pistas de acesso, que passam de duas para três faixas em cada sentido.

A obra iniciada há 15 meses tem foco em resolver um dos maiores gargalos logísticos e de mobilidade urbana, ligando municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre, Vale do Caí e Serra. Nesta sexta também foi entregue simbolicamente um trecho da duplicação da BR-290. O evento em São Leopoldo também contou com as presenças do prefeito do município, Ary Vanazzi (PT), dos ministros Renan Filho (Transportes), Paulo Pimenta (Reconstrução) e Nísia Trindade Lima (Saúde), do vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza (MDB), deputados federais e estaduais e lideranças políticas.

Na inauguração, o presidente Lula exaltou o prefeito Vanazzi, antes de falar sobre a reconstrução do estado e dos investimentos realizados pelo Governo Federal na recuperação pós-enchente de maio. “O prefeito Ary Vanazzi é um herói. Durante as enchentes do Sul, o prefeito não se preocupou com a própria casa, que foi inundada. Ele estava mais preocupado em salvar vidas e com as casas da população”, destacou Lula, ao chamar Vanazzi para perto dele.

O povo gaúcho pode ficar certo de que nós vamos recuperar a dignidade desse povo, porque esse povo merece o respeito do Brasil inteiro e vamos garantir a casa de quem perdeu nas enchentes. Já garantimos o dinheiro para as pessoas recomeçar sua vida. Quase 380 mil pessoas já receberam o Auxílio Reconstrução e já foram mais de R$ 100 bilhões de Fundo de Garantia liberados e quase R$ 23 bilhões liberados ao estado para se reconstruir”, afirmou o presidente Lula.

O prefeito Vanazzi destacou o complexo viário da Scharlau como uma obra de extrema importância, que demorou muitos anos para ser conquistada. “É uma obra de longo tempo e já tínhamos perdido a esperança de ser executada. Em 2022, quando prefeito em segundo mandato, tínhamos no orçamento R$ 22 milhões do governo anterior para a obra da BR-116 no próximo período. Em janeiro de 2023, o senhor (Lula) colocou no orçamento R$ 120 milhões e depois foi a mais R$ 90 milhões. Nós temos mais de R$ 200 milhões investidos nessa obra […]. Aqueles que precisam transportar, precisam viajar, sabem a importância que tem essa obra, porque nós vamos entregar o viaduto de Esteio, as pontes da 116 e os viadutos de Novo Hamburgo logo ali na frente”, declarou Vanazzi, agradecendo ao presidente da República.

Lula e Vanazzi na inauguração do complexo da Scharlau

Complexo da Scharlau na BR-116

O projeto do Complexo da Scharlau na BR-116 abrange sete cidades e se estende por 38,5 km, além de sete quilômetros de revitalização das Avenidas Guilherme Schell e Ernesto Neugebauer. Cerca de 140 mil veículos transitam diariamente pelo complexo e a estimativa é de que três milhões de pessoas sejam diretamente beneficiadas. A obra teve R$ 80 milhões investidos pelo Governo Federal por meio do Ministério dos Transportes.

Fotos: Thales Ferreira/Divulgação | Fonte: Assessoria
16/08/2024 0 Comentários 563 Visualizações
Cidades

Em Santa Cruz, construção do viaduto do Arroio Grande segue normalmente

Por Jonathan da Silva 29/07/2024
Por Jonathan da Silva

Seguem em andamento as obras de construção do viaduto do Arroio Grande, em Santa Cruz do Sul. O tempo firme dos dias recentes tem acelerado o ritmo das obras. O projeto da Prefeitura do município, no entroncamento das avenidas Euclydes Kliemann e Castelo Branco, tem como objetivo diminuir congestionamentos em horários de pico e facilitar os deslocamentos da comunidade e o transporte de produtos e cargas no trecho. O viaduto terá uma extensão de 264,83 metros.

A obra está sendo executada por consórcio formado pelas empresas Giovanella e Porto Beton, vencedoras da licitação. No atual estágio, já foram concluídos 60% do muro de contenção da cabeceira do pilar 6. O muro no pilar 1 começou a ser erguido nesta semana.

Durante a semana passada também começou a construção das travessas dos pilares 2 e 3, para que elas possam ser concretadas até a primeira semana de agosto. Após o tempo de cura do concreto, acontecerá o içamento das vigas sobre os pilares do viaduto.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
29/07/2024 0 Comentários 764 Visualizações
Cidades

Por causa da chuva, obra no sentido Canela/Gramado da RS-235 é transferida para quinta

Por Jonathan da Silva 26/06/2024
Por Jonathan da Silva

Foi adiada para a quinta-feira, 27 de junho, a obra de recuperação da encosta do km 36 da RS-235, no sentido Canela/Gramado, nas proximidades do Parque Knorr. Os trabalhos estavam previstos para acontecer na madrugada de quarta-feira (26) para quinta. No entanto, foi transferida para o dia seguinte em função das condições climáticas, já que uma chuva atinge Gramado, gerando instabilidade no solo e colocando em risco a presença de trabalhadores no local.

Com a alteração no cronograma, os trabalhos terão início às 8h30min da quinta, evitando o impacto no horário de pico do trânsito na rodovia durante as primeiras horas da manhã. A previsão é de que os serviços sigam até as 23 horas do mesmo dia. Neste período, os motoristas que transitarem pelo trecho deverão ter atenção redobrada na sinalização, próximo a rótula da Concessionária Fiat, seguindo em meia pista até o Centro de Gramado.

Uma alternativa para o deslocamento entre Canela e Gramado é a utilização da Rua Emílio Leobet (Estrada Velha), que segue liberada para o fluxo de veículos das 7h às 19h. A projeção é de que o trânsito esteja normalizado na RS-235 já na sexta-feira, 28 de junho, sem necessidade de novos bloqueios para continuidade das obras, que estão sendo realizadas por meio de uma parceria público-privada entre a Administração Municipal e a entidade Planta Gramado.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
26/06/2024 0 Comentários 457 Visualizações
Cidades

RS-235 terá trânsito em meia pista no sentido Canela/Gramado da noite de quarta à manhã de quinta

Por Jonathan da Silva 25/06/2024
Por Jonathan da Silva

A RS-235 terá trânsito em meia pista no km 36, no sentido Canela/Gramado, na proximidades do Parque Knorr, em função das obras de recuperação na encosta da via. Os trabalhos começam às 19h30min da próxima quarta-feira, 26 de junho, e devem terminar por volta das 6h da quinta-feira, dia 27. A forma acontece por meio de uma parceria público-privada entre a administração de Gramado e a entidade Planta Gramado.

Com as alterações na rodovia, os motoristas que transitarem pelo trecho no horário deverão ter atenção redobrada na sinalização, próximo a rótula da Concessionária Fiat, seguindo em meia pista até o Centro de Gramado.

Trecho afetado

Fotos: Divulgação | Fonte: Assessoria
25/06/2024 0 Comentários 580 Visualizações
Cidades

Inmetro realiza teste anual dos radares de trânsito de Novo Hamburgo

Por Jonathan da Silva 07/06/2024
Por Jonathan da Silva

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) realizará a aferição anual dos controladores eletrônicos de trânsito (radares) de Novo Hamburgo na próxima segunda-feira, 10 de maio, e na terça, dia 11. Cada um dos equipamentos receberá cinco testes, que consistem em passar com um veículo e retornar de ré por cinco vezes. O trânsito será parcialmente bloqueado de forma momentânea durante a inspeção, marcada para ocorrer entre os horários das 9h30min às 15h30min.

Na segunda-feira, serão aferidos os equipamentos instalados nos cruzamentos da Avenida Nações Unidas com a Rua José do Patrocínio e no entorno da rótula do Pio XII (Praça João XXIII), dois na Avenida Nicolau Becker, dois na Avenida Nações Unidas e um na Rua José do Patrocínio.

Na terça, serão inspecionados os equipamentos utilizados no cruzamento da Avenida Nações Unidas com a Rua Tapes e na Rua Guia Lopes, próximo a rótula com a Estrada da Integração.

Além do bloqueio parcial, a Guarda Municipal (GM) estará no local para orientar o trânsito. O tempo estimado para a aferição em cada equipamento é de aproximadamente uma hora. Será bloqueado somente o trânsito relacionado ao respectivo equipamento durante a aferição. A ação poderá ter o cronograma alterado conforme as condições climáticas e técnicas.

Foto: Lu Freitas/PMNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
07/06/2024 0 Comentários 505 Visualizações
Cidades

Trecho da Avenida Victor Hugo Kunz é liberado em Novo Hamburgo

Por Jonathan da Silva 06/06/2024
Por Jonathan da Silva

O trânsito de veículos na Avenida Victor Hugo Kunz, em Novo Hamburgo, foi liberado nesta quarta-feira (5) no sentido do Centro para o bairro, entre a Rua Frederico Mentz e a Rua General Daltro Filho, no bairro Hamburgo Velho. A área estava fechada para o tráfego após um deslizamento de terra na encosta da via. Com o fim das chuvas e a chegada do tempo seco, os serviços de poda e corte de dez grandes árvores foram realizados pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBM).

Além da liberação, a Secretaria de Obras Públicas, Serviços Urbanos e Viários (Semopsu) de Novo Hamburgo está providenciando a abertura de sulcos (valos) para que a água da chuva escorra para outra direção, evitando o contato com o talude.

Victor Hugo Kunz liberada

O sentido do bairro para o Centro também registrou um episódio de deslizamento na Avenida Victor Hugo Kunz, mas de menor proporção, tendo sido liberado no mesmo dia após a atuação da Secretaria de Obras.

Fotos: Divulgação | Fonte: Assessoria
06/06/2024 0 Comentários 875 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Marca com origem em Novo Hamburgo é a maior rede de aluguel de trajes do país

  • 3

    Porto Alegre recebe Semana do Centro Histórico, com programação cultural gratuita

  • 4

    Dia dos Namorados: restaurantes de Novo Hamburgo apostam em menus exclusivos e experiências românticas

  • 5

    Especialista orienta noivas sobre cuidados estéticos antes do casamento

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO