Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

trânsito

Cidades

Terceiro corredor humanitário de Porto Alegre é liberado ao trânsito

Por Jonathan da Silva 28/05/2024
Por Jonathan da Silva

O terceiro corredor humanitário de acesso alternativo a Porto Alegre teve suas obras concluídas na madrugada desta terça-feira (28). O novo trecho já foi liberado para o trânsito de veículos. O corredor tem aproximadamente 300 metros e está localizado na avenida Assis Brasil, entre a Fiergs e a Freeway, no bairro Sarandi, na zona norte da capital gaúcha.

Porto Alegre já contava com dois corredores humanitários no Centro Histórico. “A prefeitura está empenhando todo o seu esforço para diminuir os impactos desse grave evento climático que assola nosso estado, e nesse contexto, estamos trabalhando para melhorar a mobilidade e os acessos da cidade”, ressalta o secretário de Obras e Infraestrutura, André Flores.

De acordo com o presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto, o novo corredor humanitário é mais uma solução para dar agilidade ao suprimento da cidade e para a fluidez viária. “Essa é mais uma medida para melhorar o trânsito de Porto Alegre, já que possibilita que caminhões que saem da zona norte possam usar a Assis Brasil para deixar a cidade, não precisando deslocar-se até o centro para seguir para o litoral e outros estados”, destaca Bisch Neto.

Trânsito na Assis Brasil

A avenida Assis Brasil será aberta a partir da Av. Bernardino Silveira Amorim, no sentido capital-interior. Para os motoristas acessarem a Freeway, foi criado o corredor próximo ao número 8.703 da Assis Brasil, à altura do posto Garoupa. A partir do acesso, a Assis Brasil continua bloqueada em direção a Cachoeirinha. O uso do caminho é preferencial para veículos de emergência, mas poderá ser trafegado por carros de passeio.

 Fotos: Cesar Lopes/PMPA/Divulgação | Fonte: Assessoria
28/05/2024 0 Comentários 456 Visualizações
Cidades

Boletim informativo de trânsito em São Leopoldo

Por Marina Klein Telles 24/05/2024
Por Marina Klein Telles

Segundo a Guarda Civil Municipal (GCM) de São Leopoldo, o trânsito na BR-116 está lento no sentido capital/interior. O congestionamento chega a 3 Km. As três Pontes do município estão liberadas para o fluxo de veículos em ambos os sentidos.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
24/05/2024 1 Comentário 738 Visualizações
Cidades

Estrada Sapiranga-Dois Irmãos é liberada

Por Jonathan da Silva 22/05/2024
Por Jonathan da Silva

A Estrada Sapiranga-Dois Irmãos (Kraemer-Eck) teve o trânsito liberado nesta terça-feira (21). A via é o principal acesso entre os dois municípios. Um trecho da estrada sofreu um deslizamento de terras no dia 2 de maio em função das chuvas. Foram quase três semanas de bloqueio, pois havia risco da encosta ceder, o que causou uma rachadura na pavimentação do lado leste da pista.

Na segunda-feira (20) as equipes da Secretaria de Obras de Sapiranga trabalharam reforçando a encosta com mais de 20 cargas de pedra-rachão. O trabalho tem como objetivo evitar novos deslizamentos, mas é uma estrutura provisória. Em função disso, o trânsito está liberado em meia pista. A Guarda de Trânsito sinalizou o local e também orienta para que apenas veículos leves, como motos e carros de passeio, transitem no trecho. Caminhões, ônibus e outros veículos pesados devem ainda usar o acesso alternativo via Campo Bom.

Foto: Felipe Silva/Prefeitura de Sapiranga/Divulgação | Fonte: Assessoria
22/05/2024 0 Comentários 491 Visualizações
Cidades

BR-116 volta a operar nos dois sentidos na divisa de Ivoti e Estância Velha

Por Jonathan da Silva 22/05/2024
Por Jonathan da Silva

O tráfego no km 232 da BR-116, na divisa de Ivoti e Estância Velha, voltou a operar nos dois sentidos na manhã desta quarta-feira (22). O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) liberou totalmente o trecho após a pavimentação de aproximadamente 150 metros no acostamento da rodovia. Parte da via havia sido bloqueada por causa das obras de reparo necessárias em função do deslizamento ocorrido no dia 2 de maio.

O trecho da rodovia federal entre Ivoti e Estância Velha vinha operando em sistema de “Pare e Siga”. Ainda assim, mesmo com a liberação da área reformada da pista, as autoridades alertam para que os motoristas tenham extremo cuidado ao passar pelo local.

Foto: DNIT/Divulgação | Fonte: Assessoria
22/05/2024 0 Comentários 569 Visualizações
Cidades

Porto Alegre libera novo acesso após passagem de 100 mil veículos no corredor humanitário

Por Jonathan da Silva 22/05/2024
Por Jonathan da Silva

Uma nova passagem para veículos nas imediações da Estação Rodoviária de Porto Alegre foi liberada nesta terça-feira (21). O novo acesso possibilita a retomada do Túnel da Conceição nos dois sentidos. Até a liberação da nova via, apenas o corredor humanitário estava em operação e a estimativa é de 100 mil veículos tenham trafegado pelo local desde que entrou em funcionamento. Com o novo caminho, o corredor segue com uso preferencial para veículos de emergência, mas pode ser utilizado por carros de passeio sem restrição de horário.

Desde o começo dos bloqueios na área central, o sentido capital-litoral do Túnel da Conceição estava inacessível. “Esta ampliação é muito importante para dar mais fluidez na entrada e saída da cidade. Seguimos com a orientação de que sejam priorizados os serviços essenciais no fluxo de veículos da região”, destaca o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Pedro Bisch Neto.

Trânsito

Os motoristas que vêm no sentido bairro-centro, pelo Túnel da Conceição, poderão acessar o Largo Vespasiano Julio Veppo na contramão, junto à Rodoviária, e entrar na Castelo Branco. No sentido oposto, o condutor virá pela Castelo Branco e acessará o Túnel via corredor humanitário, com tráfego ampliado a partir da terça.

Foto: Giulian Serafim/PMPA/Divulgação | Fonte: Assessoria
22/05/2024 0 Comentários 814 Visualizações
Cidades

Em São Leopoldo, Ponte 25 de Julho é liberada para veículos

Por Jonathan da Silva 13/05/2024
Por Jonathan da Silva

O trânsito de veículos na Ponte 25 de Julho, em São Leopoldo, foi liberado na manhã desta segunda-feira (13). As pontes da Avenida Mauá e do Ginásio sobre o Rio dos Sinos seguem fechadas. Na avenida Caxias do Sul, para os veículos chegarem à BR-116, o deslocamento está ocorrendo na contramão da via, já que a pista da direita está obstruída pela água e não há possibilidade de tráfego dos veículos.

O trânsito na BR-116 segue lento no sentido capital-interior, chegando a 40 minutos de espera na fila. No sentido interior-capital, o tráfego flui normalmente até a alça de entrada do viaduto de São Leopoldo, onde já há acúmulo de água. Se a situação prosseguir dessa forma, o tráfego de veículos de passeio será interrompido no local.

Foto: Digue Cardoso/Divulgação | Fonte: Assessoria
13/05/2024 0 Comentários 908 Visualizações
Cidades

Lideranças da Serra Gaúcha se unem por soluções para a BR-116

Por Jonathan da Silva 05/03/2024
Por Jonathan da Silva

Líderes de Nova Petrópolis, Gramado, Canela, São Francisco de Paula e Caxias do Sul se encontraram para debater alternativas aos persistentes problemas na BR-116 em reunião organizada de forma conjunta entre a Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (Acinp) e a Prefeitura e a Câmara de Vereadores do município.. O encontro aconteceu na manhã desta segunda-feira (4) no Plenarinho da Acinp.

Entre os encaminhamentos, está a criação de um grupo de trabalho que será coordenado pela Acinp, composto por empresários e lideranças políticas. O objetivo é garantir a execução das combinações realizadas no encontro, inclusive organizando agendas com órgãos competentes – como Ministério dos Transportes e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) – demandando um estudo técnico para uma resolução final dos problemas sofridos com a BR-116. A região tem cerca de 1 milhão de pessoas que utilizam a rodovia, que têm sido afetadas com os deslizamentos e interdições frequentes nos pontos mais críticos, entre os quilômetros 177 e 181.

Durante o encontro, o presidente da Acinp, Neander Port, destacou a importância da união de todos e a urgência em encontrar soluções com relação à situação da rodovia. “Precisamos seguir em frente com determinação e buscar as alternativas viáveis, considerando o que já debatemos no Nova2050. A Serra Gaúcha merece uma infraestrutura que proporcione segurança e desenvolvimento a todos os seus habitantes”, afirmou Port.

O prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf (PSDB), afirmou que a prefeitura tem buscado alternativas desde junho de 2023, através de agendas com parlamentares gaúchos, apresentando o estudo sobre a rota alternativa do Arroio Paixão. “A situação não é apenas uma questão de infraestrutura, é uma questão que afeta diretamente o sustento de nossas comunidades, de nossos empresários e de todos que dependem dessa rodovia para o desenvolvimento de suas atividades”, destacou Wolf.

O prefeito Nestor Tissot (PP), de Gramado, ressaltou as dificuldades enfrentadas por toda a região, nas rodovias 116 e 115. Vamos encaminhar novamente os projetos à bancada e buscar apoio. Estou à disposição para participar das agendas que forem necessárias para garantir o progresso da nossa região”, afirmou Tissot.

Paula Ioris, vice-prefeita de Caxias do Sul, insistiu na importância de buscar recursos com o poder público e com a iniciativa privada. “Precisamos considerar novos caminhos. O diálogo com empresas pode ser crucial para a viabilização de projetos que beneficiarão toda a região”, destacou Paula.

Também foi destacado no encontro que, recentemente, prefeitos da região assinaram um documento entregue ao DNIT, em Brasília, que apresenta um projeto de alternativas de duplicação da BR-116, tanto de Nova Petrópolis a Caxias do Sul quanto de Nova Petrópolis a Novo Hamburgo.

Rodrigo Postiglione, presidente do Mobi Caxias, afirmou que a entidade estará junto com o grupo nas próximas atividades, pois a resolução do problema é primordial para a região. “Estamos prontos para agir, mobilizando recursos e esforços para garantir uma resolução efetiva desse problema que afeta a todos nós”, destacou Postiglione.

Neander Port encerrou o encontro ressaltando a importância da presença massiva de prefeitos, deputados, representantes de entidades e lideranças da região, e anunciou a formação de um grupo de trabalho como próximo passo para a logística da região. “A união das lideranças e a continuidade das ações são essenciais para superar os desafios enfrentados e garantir o desenvolvimento econômico e social da Serra Gaúcha”, finalizou Port.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
05/03/2024 0 Comentários 585 Visualizações
Cidades

Perimetral de Gramado está liberada para passagem de veículos

Por Jonathan da Silva 16/02/2024
Por Jonathan da Silva

Após acompanhamento da gestão municipal e reorganização da via, a Perimetral de Gramado está liberada para a passagem de veículos. Como parte da rua ainda está bloqueada por conta do talude instalado junto ao muro de contenção em novembro, um trecho da Perimetral agora tem pista simples ao invés de pista dupla.

A Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana trabalhou na nova pintura e sinalização da via para garantir o fácil entendimento dos condutores. Com as mudanças, os motoristas devem ficar atentos ao passar pelo local.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
16/02/2024 0 Comentários 725 Visualizações
Cidades

Novo Hamburgo apresenta Balanço de Segurança Pública de 2023

Por Marina Klein Telles 31/01/2024
Por Marina Klein Telles

Os indicadores de criminalidade em Novo Hamburgo tiveram uma diminuição significativa desde 2017, caindo de 26,36% para 10,98% em 2023. Essa foi uma das pautas abordadas no Balanço de 2023, apresentado pelo secretário de segurança do município, General Roberto Jungthon. O balanço inclui indicadores de criminalidade, de trânsito e de resultados a partir de ações realizadas pela área de segurança da cidade, que demonstram uma tendência de queda. Os dados foram divulgados em coletiva realizada em 31 de janeiro no auditório do Centro Administrativo Leopoldo Petry.

Comparando aos contextos vivenciados em outras cidades com mais de 100 mil habitantes, Novo Hamburgo desponta na 6ª posição, entre os municípios gaúchos com menores taxas de homicídio. “A taxa estadual chega a 15%, isso significa que estamos abaixo da média estadual”, trouxe Jungthon. Outro destaque abordado pelo secretário foi em relação a crimes contra o patrimônio. “Tivemos uma linha em queda bem acentuada nos roubos de veículos, cerca de 26% de 2017 para 2023”, apontou.

Os indicadores de criminalidade nas redes de ensino também chamam a atenção, visto que de 2022 para 2023 tiveram uma queda expressiva de 86%. “Isso se deu devido a uma tragédia de âmbito nacional que fez com que Novo Hamburgo, e diversas cidades no País olhassem para a segurança das escolas. Aí está um indicativo de como reduzir os focos criminais: olhar mais atentamente para as áreas vulneráveis”, explicou o general, referindo-se ao massacre que ocorreu em uma creche em Blumenau/SC em abril de 2023.

General Roberto Jungthon

Trecho da morte

Uma das temáticas mais polêmicas abordadas foi o aumento no número de vítimas fatais no trânsito. “Não temos ainda dados quanto a erros de engenharia ou falha mecânica que expliquem o aumento de mortes nas rodovias. O que sabemos é que, se as mortes estão sendo causadas por falha humana, ou em decorrência do excesso de velocidade, esses acidentes poderiam ter sido evitados. Nosso trabalho, em relação à segurança no trânsito, acaba sendo de prevenção, mas falta consciência dos motoristas”, colocou.

Ao longo do ano passado, foram registradas 23 mortes no trânsito, sendo que 13 dessas aconteceram na BR-116 no trecho da morte, como ficou conhecida a estrada entre Ivoti e Novo Hamburgo. Jungthon acrescentou ainda que “é difícil não termos vítimas fatais no trânsito quando em um trecho que se deveria dirigir a 60km/h, as velocidades medidas chegam a 123km/h”.

Estavam presentes para acompanhar o balanço o vice-prefeito Márcio Lüders, o delegado Eduardo Hartz, titular da 3ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (DPRM); os delegados Alexandre Quintão, Marina Goltz e Lucas de Britto; a capitã da Brigada Militar Francine Terres; o diretor da Guarda Municipal de Novo Hamburgo, Ricardo Carvalho; o capitão Luciano Franco, comandante do Corpo de Bombeiros em Novo Hamburgo; representantes de secretarias e departamentos da Prefeitura e a imprensa.

Texto e foto: Marina Klein Telles/Expansão
31/01/2024 0 Comentários 1,4K Visualizações
Cidades

Prefeitura de Montenegro investe mais de R$ 100 mil em sinaleiras com temporizadores

Por Jonathan da Silva 29/01/2024
Por Jonathan da Silva

Pelo menos dez dos cruzamentos mais movimentados e perigosos do perímetro urbano de Montenegro receberão novos semáforos. Os modelos, adquiridos mediante licitação, possuem temporizador digital regressivo, que permitem ao motorista e ao pedestre saberem quanto tempo resta para a troca de sinal. O investimento é de R$ 104.980,00 e a empresa responsável pela implantação é a Contransin Indústria e Comércio Ltda.

A instalação começou hoje, na Rua Santos Dumont, e requer atenção especial dos usuários da via. Durante a substituição, o local ficará sem a sinalização por algum tempo. Os equipamentos antigos serão avaliados para possível reaproveitamento.
Segundo o diretor municipal de Transporte e Trânsito, Paulo Reinaldo Tempass Junior, os locais para a implantação foram escolhidos com base no fluxo de veículos e pedestres. O objetivo da ação é reduzir o número de acidentes, melhorando a segurança e a circulação. “Com menos congestionamentos, há uma diminuição dos tempos de deslocamento e uma melhoria na fluidez do trânsito”, ressalta Tempass Junior.

O prefeito Gustavo Zanatta explica que a troca das sinaleiras é um investimento em tecnologia e segurança viária. Os resultados devem ser maior eficiência do tráfego, economia de combustível, redução de emissões, acessibilidade para pedestres e modernização da infraestrutura urbana. “Esses aspectos contribuem para uma cidade mais segura, sustentável, acessível e tecnologicamente avançada”, afirma o prefeito.

Cruzamentos que receberão novas sinaleiras

– Rua Buarque de Macedo x Artur Renner
– Rua Santos Dumont x Capitão Cruz
– Rua Santos Dumont x Ramiro Barcelos
– Rua Santos Dumont x João Pessoa
– Rua Santos Dumont x Coronel Antonio Inácio
– Rua Osvaldo Aranha x João Pessoa
– Rua Osvaldo Aranha x Ramiro Barcelos
– Rua Osvaldo Aranha x Capitão Cruz
– Rua Osvaldo Aranha x Capitão Porfírio
– Rua José Luiz x Ramiro Barcelos
– Rua Fernando Ferrari x João Pessoa
– Rua Fernando Ferrari x Ramiro Barcelos
– Rua Dr. Bruno de Andrade x Torbjorn Weibull

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
29/01/2024 0 Comentários 587 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 5

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO