Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

serra gaúcha

Variedades

ADCE de Caxias do Sul cria núcleo jovem

Por Jonathan da Silva 23/04/2026
Por Jonathan da Silva

A Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE) de Caxias do Sul anunciou, neste mês de abril, a criação da ADCE Jovem, um projeto voltado à formação de novas lideranças. A iniciativa foi oficializada durante uma reunião com jovens integrantes da entidade, com o objetivo de ampliar a participação das novas gerações e promover o desenvolvimento alinhado aos valores da chamada Doutrina Social Cristã.

A nova estrutura já tem coordenação. A jovem Manoela Carneiro assume como coordenadora da ADCE Jovem, tendo Emanuele Campeol como vice-coordenadora. Também integram o núcleo Franco Luiz Buniatti, Paola Menegat Delazzeri e Lucas Martini.

Formação de lideranças

O projeto surge com a proposta de fortalecer a formação ética e incentivar o protagonismo dos jovens nas áreas empresarial e social. A entidade afirma que pretende, com a ação, ampliar o número de participantes e criar um ambiente voltado à troca de experiências, aprendizado e desenvolvimento de lideranças.

A criação da ADCE Jovem já estava prevista entre os objetivos estratégicos da gestão atual da entidade. A presidente da ADCE Caxias do Sul, Lisandra De Bona, destacou o papel da iniciativa no fortalecimento institucional. “A criação da ADCE Jovem representa um passo muito importante para o futuro da nossa entidade. Acreditamos que os mais jovens trazem novas ideias, energia e um olhar renovado, contribuindo para dar um novo fôlego à nossa atuação. Nosso compromisso é formar lideranças que sejam luz onde estiverem, unindo experiência e inovação em uma caminhada com propósito”, afirmou Lisandra.

O que é a ADCE

A ADCE de Caxias do Sul tem como missão a formação de lideranças éticas inspiradas na Doutrina Social Cristã. A entidade incentiva a atuação de seus membros em diferentes esferas, como ambiente de trabalho, sociedade, família e instituições religiosas, com foco em impacto social e atuação responsável.

Foto: ADCE Caxias do Sul/Divulgação | Fonte: Assessoria
23/04/2026 0 Comentários 119 Visualizações
Variedades

Geronto Fair 2026 será realizada em setembro em Gramado

Por Jonathan da Silva 22/04/2026
Por Jonathan da Silva

A terceira edição da Geronto Fair será realizada entre os dias 9 e 11 de setembro, em Gramado, reunindo especialistas, empresas e investidores para discutir oportunidades da chamada economia prateada, segmento voltado à população com mais de 50 anos. O evento ocorrerá no Centro de Eventos do Serra Park e tem como objetivo fomentar negócios, apresentar tendências e promover conexões em um setor que movimenta cerca de R$ 2 trilhões por ano no Brasil.

Promovida pela Merkator Feiras e Eventos, a feira contará com área de exposições, espaços de networking e palcos dedicados à apresentação de conteúdos técnicos. A programação inclui seis eventos simultâneos: Fórum Nacional das ILPIs, Meeting da Economia Prateada, Conacare Internacional, Rodada de Negócios, Senior Living Meeting e a programação geral da feira.

A diretora da Merkator Feiras e Eventos, Roberta Pletsch, destacou a proposta do encontro. “Nosso compromisso é trazer o novo, o contemporâneo para a economia prateada a fim de agilizar negócios neste segmento e também proporcionar conhecimento e relacionamentos”, afirmou Roberta.

Debates sobre envelhecimento e mercado

Entre os destaques da programação está o Senior Living Meeting, que abordará o crescimento de residenciais voltados à população idosa, segmento que integra moradia, saúde e serviços.

O sócio fundador do Grupo São Pietro Hospitais e Clínicas e da São Pietro Sênior, Luciano Zuffo, comentou o cenário desse mercado. “Estes novos residenciais trata-se de um modelo que acompanha a principal transformação demográfica do nosso tempo — o envelhecimento populacional — e, por isso, tende a se consolidar como uma das principais verticais de investimento nos próximos anos. Em mercados mais maduros, como Estados Unidos e Europa, o Sênior Living já é um ativo institucional relevante. No Brasil, ainda estamos no início desse ciclo, o que cria uma oportunidade única: alta demanda, baixa oferta qualificada e grande potencial de escala”, afirmou Zuffo.

Impactos na qualidade de vida

O sócio fundador do Grupo São Pietro, Daniel Giaccheri, destacou aspectos relacionados à qualidade de vida da população idosa. “A principal dor que estes residenciais resolvem é a combinação entre solidão e perda de autonomia — dois dos maiores desafios do envelhecimento moderno. O modelo tradicional de moradia não foi desenhado para essa fase da vida. Ele tende a isolar, fragilizar e transferir a responsabilidade do cuidado para a família. O sênior living muda essa lógica ao oferecer um ambiente onde o idoso mantém sua independência, mas com suporte disponível, segurança e convivência”, ressaltou Giaccheri.

Mais do que moradia, trata-se de qualidade de vida. O maior risco do envelhecimento hoje não é a doença — é a solidão”, enfatizou Daniel Giaccheri.

Credenciamento aberto

O credenciamento para participação na Geronto Fair está disponível no site oficial do evento.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
22/04/2026 0 Comentários 121 Visualizações
Cidades

Rústica de Canela reúne 550 atletas e arrecada três toneladas de alimentos

Por Jonathan da Silva 22/04/2026
Por Jonathan da Silva

A 1ª Rústica de Canela reuniu mais de 550 atletas na manhã deste domingo (19), no centro do município, em um evento promovido pela Prefeitura por meio do Departamento Municipal de Esporte e Lazer (Dmel). A corrida percorreu as principais ruas da cidade e teve caráter esportivo e solidário, resultando na arrecadação de cerca de três toneladas de alimentos, que serão destinados à população em situação de vulnerabilidade.

Com condições de tempo favoráveis, os participantes percorreram trajetos pelas vias centrais de Canela, mobilizando a comunidade local e incentivando a prática esportiva. A iniciativa marcou a primeira edição da rústica no município, reunindo atletas e público ao longo do percurso.

Autoridades presentes

A abertura do evento contou com a presença do prefeito de Canela, Gilberto Cezar (PSD), que destacou a importância da iniciativa. “Este evento tem grande importância, pois estimula a prática esportiva na cidade e deve ser ampliado nas próximas edições. Outro ponto de destaque é o caráter solidário, com a arrecadação de três toneladas de alimentos que serão destinados à população em situação de vulnerabilidade”, ressaltou o chefe do executivo canelense.

Também participaram das solenidades de abertura e premiação o vice-prefeito e secretário de Educação, Esporte e Lazer, Gilberto Tegner, o secretário de Turismo e Cultura, Athos Cunha, e o diretor do Departamento de Esporte, Marcelo Savi.

Destino das doações

Os alimentos arrecadados durante o evento serão encaminhados à Secretaria Municipal de Assistência, Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação, responsável pela distribuição às famílias em situação de vulnerabilidade no município.

Quem foram os vencedores

Feminino

Categoria de 16 a 25 anos
  • 1º lugar: Giovana Cruz
  • 2º lugar: Milena Cavichioni
  • 3º lugar: Suelen Galle
Categoria de 26 a 35 anos
  • 1º lugar: Bárbara Albasani
  • 2º lugar: Luana Moraes
  • 3º lugar: Carol Farias
Categoria de 36 a 45 anos
  • 1º lugar: Suzane Wolp
  • 2º lugar: Flaviana Cioqueta
  • 3º lugar: Fernanda Andrade
Categoria de 46 a 55 anos
  • 1º lugar: Martina Corrêa
  • 2º lugar: Catiuce Lodea
  • 3º lugar: Daniela Carpinteiro
Categoria 55+
  • 1º lugar: Lisiane Diehl
  • 2º lugar: Esmeria Viana
  • 3º lugar: Iara Ferreira

Masculino

Categoria de 16 a 25 anos
  • 1º lugar: Vicente Vicentini
  • 2º lugar: Kauã Souza
  • 3º lugar: Vitor Hugo Cardoso
Categoria de 26 a 35 anos
  • 1º lugar: Luiz Gustavo Lodea
  • 2º lugar: Willian Kirch
  • 3º lugar: Pablo Farias
Categoria de 36 a 45 anos
  • 1º lugar: Maurício Vargas
  • 2º lugar: Paulo Borges
  • 3º lugar: Leocir Adão Macedo
Categoria de 46 a 55 anos
  • 1º lugar: Jocelino Ariso
  • 2º lugar: José Flávio Paim
  • 3º lugar: Ismael Schneider
Categoria 55+
  • 1º lugar: Altemir Fonseca
  • 2º lugar: Jorge Moreira
  • 3º lugar: Cláudio Damascena
Foto: Júlio Dias/Prefeitura de Canela/Divulgação | Fonte: Assessoria
22/04/2026 0 Comentários 134 Visualizações
Cidades

Gramado promove turismo local na WTM Latin America em São Paulo

Por Jonathan da Silva 20/04/2026
Por Jonathan da Silva

Gramado participou da WTM Latin America, evento do setor de turismo B2B realizado de 14 a 16 de abril em São Paulo, com o objetivo de fortalecer a promoção do destino e ampliar relações comerciais com operadoras, plataformas digitais e agentes de viagens. A ação foi conduzida pela Secretaria de Turismo, que apresentou estratégias de divulgação e comercialização, além de negociar parcerias e promover atrativos turísticos, incluindo a venda antecipada de ingressos do Natal Luz.

Durante a feira, a equipe trabalhou na divulgação dos principais produtos turísticos de Gramado e realizou reuniões com operadoras, OTAs e outros players do mercado. Um dos focos foi a comercialização antecipada do Natal Luz para o público B2B, estratégia voltada a consolidar o evento como um dos principais atrativos turísticos do país.

A agenda também incluiu contato direto com agentes de viagens, considerados canais relevantes para a distribuição do destino, além da participação de empresas do trade turístico local, que contribuíram na apresentação de experiências e serviços.

Parcerias estratégicas

Entre os destaques da participação esteve a aproximação com a empresa Booking.com, plataforma global de viagens, com a abertura de diálogo para futuras parcerias voltadas à ampliação da visibilidade internacional de Gramado.

O secretário de Turismo de Gramado, Ricardo Bertolucci, destacou os objetivos da presença no evento. “Estar na WTM Latin America é fundamental para fortalecer nossa presença no mercado, ampliar conexões e gerar oportunidades de negócios. Trabalhamos a divulgação de Gramado, mas também avançamos em estratégias comerciais, como a venda antecipada do Natal Luz, além de abrir portas com grandes players globais, como a Booking, o que pode trazer ainda mais visibilidade internacional ao destino”, afirmou o titular da pasta.

Participação institucional

A participação integra o calendário de promoção turística do município, que inclui presença em eventos do setor e ações voltadas à ampliação de mercados. Também participaram da feira a coordenadora de Marketing e Promoção Turística, Sabrina Santos, e o supervisor de Receptivo Turístico, Gabriel Garcia.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
20/04/2026 0 Comentários 115 Visualizações
Cidades

Gramado recebe Selo Ouro por acolhimento familiar a crianças e adolescentes

Por Jonathan da Silva 20/04/2026
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Gramado foi contemplada pelo Governo do Estado com o Selo Ouro na premiação Município Amigo do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, o que resultou em R$ 60 mil para da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social. O anúncio ocorreu durante o 3º Seminário de Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul, realizado em março, na cidade de Restinga Sêca, com a presença da equipe de Gramado e do secretário de Desenvolvimento Social (Sedes) do RS, Beto Fantinel. A iniciativa integra o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, que visa oferecer um ambiente de afeto e individualizado para crianças e adolescentes que precisam ser afastados temporariamente de suas famílias de origem.

Gramado foi vencedora na categoria Pequeno Porte II, destinada a cidades com 20 a 50 mil habitantes. O prêmio recebido foi de R$ 60 mil.

Entrega simbólica do cheque

A entrega simbólica do cheque ocorreu nesta semana. Participaram da entrega o secretário de Cidadania, Ilton Gomes, a coordenadora da Alta Complexidade, Abigail Sena, a psicóloga Camila Webster, a assistente social Ana Claudia Tozzi Piassa, e o vice-prefeito Luia Barbacovi.

Essa premiação demonstra que estamos no caminho certo ao priorizar políticas públicas que humanizam o atendimento a crianças e adolescentes. Mérito de uma equipe técnica extremamente dedicada, liderada pelo secretário Ilton Gomes, que trabalha incansavelmente para transformar a realidade social do nosso município”, comentou Luia Barbacovi.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
20/04/2026 0 Comentários 100 Visualizações
Cidades

Nova Petrópolis reforça promoção turística na WTM Latin America em São Paulo

Por Jonathan da Silva 20/04/2026
Por Jonathan da Silva

Nova Petrópolis participou da WTM Latin America, uma das maiores feiras de turismo da América Latina, realizada em São Paulo de 14 a 16 de abril, para prospectar visitantes para a temporada de inverno. O evento contou com a presença da secretária adjunta de Turismo e Cultura, Mayara Senna dos Reis, que integrou o espaço do estado do Rio Grande do Sul ao lado de outros municípios gaúchos. A presença na feira teve como foco apresentar o destino ao principal mercado emissor de turistas do Brasil.

A cidade levou ao mercado nacional os atrativos, experiências e o calendário da temporada de inverno, período em que Nova Petrópolis se transforma em um dos destinos mais procurados da Serra Gaúcha. A participação no evento busca fortalecer a imagem do município e gerar oportunidades de negócios.

Ampliando a competitividade

O secretário de Turismo e Cultura de Nova Petrópolis, Rodrigo Barbieri Sangali, destacou a importância da presença no evento para ampliar a competitividade do município no mercado nacional. “Precisamos ser vistos e apresentados ao mercado. Nossa participação em grandes feiras como a WTM é estratégica para posicionar Nova Petrópolis, fortalecer nossa temporada de inverno e ampliar nossa presença junto aos principais canais de comercialização do turismo brasileiro”, comentou o titular da pasta.

Vitrine do turismo latino-americano

Reconhecida como uma das principais vitrines do turismo latino-americano, a WTM reuniu operadores, agências, companhias aéreas, destinos e profissionais do setor, criando oportunidades estratégicas para geração de negócios e fortalecimento da imagem dos destinos participantes.

Foto: Turismo PMNP/Divulgação | Fonte: Assessoria
20/04/2026 0 Comentários 130 Visualizações
Política

Emenda parlamentar de R$ 500 mil reforçará saúde de Gramado

Por Jonathan da Silva 17/04/2026
Por Jonathan da Silva

Uma articulação de vereadores de Gramado junto a parlamentares em Brasília resultou na destinação de uma emenda de R$ 500 mil para a área da saúde do município. O recurso, confirmado nesta semana, é oriundo do gabinete do senador Luís Carlos Heinze (PP) e será utilizado para ampliar os serviços ofertados à população.

A mobilização foi conduzida pelos vereadores Rafael Ronsoni (PP), Professora Denise (PP), Fernanda Pereira Dias (PP), Vivi Cardoso (PP) e Pedro Lazaretti (PP), que estiveram na capital federal com o objetivo de buscar recursos por meio de emendas parlamentares. A iniciativa teve como foco fortalecer investimentos em áreas consideradas prioritárias para o município.

O gabinete do vereador Rafael Ronsoni recebeu a confirmação da liberação do recurso, que será destinado especificamente à área da saúde. “Ficamos muito felizes com a notícia. Essa verba vem para fortalecer os serviços, sempre priorizando o bem-estar da comunidade. Agradeço o empenho do senador, que mais uma vez lembrou de Gramado e contribuirá para o fortalecimento da nossa saúde”, destacou o parlamentar gramadense.

Destino do recurso

Segundo a Câmara Municipal, o valor será aplicado na ampliação dos serviços de saúde, com o objetivo de qualificar o atendimento prestado à população. A destinação integra o conjunto de emendas parlamentares encaminhadas por representantes federais a partir de demandas apresentadas por lideranças locais.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
17/04/2026 0 Comentários 93 Visualizações
Cidades

Gramado é finalista em prêmio internacional de turismo

Por Jonathan da Silva 17/04/2026
Por Jonathan da Silva

Gramado foi selecionada como finalista da 3ª edição do Prêmio Ibero-Americano Destinos Turísticos Inteligentes, com o programa Gramado do Amanhã. A premiação ocorrerá no dia 27 de abril, no Rio de Janeiro, durante a Feira Internacional de Destinos Inteligentes (FIDI). A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria de Turismo, concorre na categoria Governança Turística e busca orientar o planejamento do setor no município com base em participação coletiva e estratégias de desenvolvimento.

O prêmio reconhece iniciativas voltadas à inovação e sustentabilidade no turismo. Na edição anterior, Gramado conquistou o primeiro lugar com um projeto voltado à resposta aos impactos dos eventos climáticos de 2024, resultado de ações conjuntas entre o poder público e a iniciativa privada.

Programa Gramado do Amanhã

O programa Gramado do Amanhã foi elaborado com o objetivo de estruturar a identidade turística do município e definir diretrizes para o futuro. Durante o processo, foram promovidos encontros, oficinas e diálogos com moradores, entidades, representantes do setor turístico e visitantes, reunindo diferentes perspectivas sobre o destino.

A partir dessas contribuições, foi organizado um plano com ações práticas voltadas não apenas ao turismo, mas também ao desenvolvimento da cidade. Entre as medidas previstas está a criação de um comitê gestor, com participação do poder público e da sociedade civil, responsável por acompanhar a implementação das ações.

Longo prazo

De acordo com o secretário de Turismo de Gramado, Ricardo Bertolucci, o programa estabelece metas de longo prazo para o município. “Este programa projeta a cidade para os próximos 15 anos, com mais de 40 ações baseadas em economia criativa, turismo e economia verde, entendendo que a inspiração é o eixo central disso tudo. Estamos criando um novo posicionamento para Gramado a partir da sua própria singularidade, construindo com nossa comunidade e nossos visitantes o horizonte de onde queremos chegar”, afirmou o titular da pasta.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
17/04/2026 0 Comentários 170 Visualizações
Cidades

Canela participa da WTM Latin America

Por Jonathan da Silva 16/04/2026
Por Jonathan da Silva

O trade turístico de Canela participou da WTM Latin America, realizada entre os dias 14 e 16 de abril, em São Paulo, com o objetivo de promover o destino e ampliar oportunidades de negócios no setor. A feira é considerada um dos principais eventos B2B de turismo da América Latina, reunindo profissionais da indústria para networking, rodadas de negócios e apresentação de destinos a compradores e influenciadores estratégicos.

A comitiva de Canela reuniu empresas e atrativos turísticos do município, como Brocker Turismo, Vinícola Jolimont, Skyglass Canela, Parque do Caracol, Laghetto Hotéis, Alpen Park, Turistur, Grupo Dreams e Bondinhos Aéreos. A participação conjunta evidenciou a atuação integrada entre iniciativa privada e poder público na divulgação do destino.

Representando o município, estiveram presentes o prefeito Gilberto Cezar (PSD), o secretário adjunto de Turismo e Cultura, Jaison Remonti, e o diretor de Marketing da pasta, Alexandre Tori.

Como foi a participação

Durante a feira, os representantes participaram de rodadas de negócios, reuniões estratégicas e ações de promoção, apresentando os diferenciais de Canela ao mercado. Entre os pontos destacados estão a diversidade de atrativos, a infraestrutura turística e a oferta de experiências ao longo do ano.

Importância do evento

O prefeito Gilberto Cezar destacou a relevância da participação em eventos do setor. “Estar presente na WTM Latin America é estratégico para Canela. É nesses espaços que ampliamos nossa visibilidade, fortalecemos parcerias e mostramos ao mercado que o nosso destino está preparado para receber cada vez mais visitantes, com qualidade, inovação e experiências diferenciadas”, afirmou o chefe do executivo canelense.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
16/04/2026 0 Comentários 112 Visualizações
Esporte

NBA Park Gramado celebra três anos e projeta expansão

Por Jonathan da Silva 16/04/2026
Por Jonathan da Silva

O NBA Park Gramado celebra seu terceiro aniversário no domingo, 19 de abril, com uma programação especial a partir das 14h, na quadra principal do parque, em Gramado, na Serra Gaúcha. A celebração reunirá visitantes e equipe em um momento de integração. Ao mesmo tempo, o parque projeta crescimento, com expectativa de ultrapassar 200 mil visitantes em 2026 e lançar novas atrações.

Desde a abertura, o parque já recebeu visitantes de mais de 5 mil municípios brasileiros, além de turistas do Mercosul, especialmente da Argentina e do Uruguai. Com estrutura climatizada de 4 mil metros quadrados e 15 atrações, o espaço reúne experiências ligadas ao basquete e à cultura da liga norte-americana.

Hub de eventos e marcas

O empreendimento também passou a sediar eventos corporativos e ativações de marcas. Empresas como Hellmann’s, Grendene, Icatu Seguros, CVC e KTO já utilizaram o espaço para ações de relacionamento e marketing, aproveitando a estrutura e o apelo da marca NBA.

O CEO do NBA Park Gramado, Jonas Ortiz, destacou a trajetória do empreendimento. “Chegar aos três anos com milhares de sorrisos compartilhados é a prova de que conseguimos trazer a atmosfera da NBA para o coração da Serra Gaúcha. Nosso foco sempre foi proporcionar uma experiência onde a família possa aproveitar junta, unindo o esporte e o entretenimento de forma inédita no Brasil”, comentou Ortiz.

Expansão em pauta

Para 2026, o parque prevê a ampliação das experiências oferecidas. Entre as novidades estão um flashmob no museu e um novo show artístico com a equipe de entretenimento, formada por mascotes e dançarinos.

Outra aposta é a realização de um evento noturno durante as Finais da NBA, com formato que coloca o público como parte central da experiência. A proposta busca diferenciar a participação dos visitantes em relação ao modelo tradicional de transmissão esportiva.

Serviço

  • O quê: comemoração de 3 anos do NBA Park Gramado
  • Quando: domingo, 19 de abril, a partir das 14h
  • Onde: Avenida das Hortênsias, 4795, Gramado
  • Quanto: ingressos disponíveis em nbaparkgramado.com.br
Foto: NBA Park/Divulgação | Fonte: Assessoria
16/04/2026 0 Comentários 114 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 5

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO