Mais vistas
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

medicina

Saúde

No Dia Mundial de Combate ao Câncer, tratamento menos invasivo recebe destaque

Por Jonathan da Silva 08/04/2025
Por Jonathan da Silva

No Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado nesta terça-feira, dia 8 de abril, especialistas têm destacado a crioablação como uma alternativa minimamente invasiva para o tratamento de tumores sólidos. O procedimento, que utiliza o congelamento a temperaturas extremamente baixas para destruir células cancerígenas, tem sido aplicado em casos de câncer de rim, mama, pulmão, fígado e ossos, especialmente em tumores detectados precocemente. No Brasil, a tecnologia israelense IceCure está disponível por meio da KTR Medical.

A técnica consiste na inserção de uma sonda no tumor, guiada por imagem. O congelamento provoca a destruição celular, preservando os tecidos saudáveis ao redor. Segundo o radiologista intervencionista Dr. Felipe Roth, a crioablação oferece benefícios como rápida recuperação e redução de complicações. “A crioablação é uma das terapias minimamente invasivas mais seguras e eficazes que temos hoje para tumores pequenos. O paciente tem alta precoce e, muitas vezes, evita uma cirurgia de grande porte com internação e risco maior”, afirma o médico.

Casos de pacientes

Uma paciente identificada como FG, de 33 anos, descobriu tumores sincrônicos no pulmão e no rim durante exames de rotina. Após passar por uma cirurgia pulmonar, optou pela crioablação para tratar o tumor renal. “Fiquei um único dia internada. No dia seguinte, saí andando. Em uma semana, já estava na praia jogando beach tennis. Nenhuma dor, nenhum efeito colateral, e até hoje, nove meses depois, os exames seguem perfeitos”, relata FG.

Outro paciente, Danilo Santos, de 64 anos, convive com a síndrome de Von Hippel-Lindau, condição genética rara que causa tumores em várias partes do corpo. Após múltiplas cirurgias, os tumores atingiram seu único rim restante, comprometendo sua função renal. “A técnica congelou e destruiu os tumores com precisão. A função renal melhorou e pude evitar a hemodiálise. No dia seguinte à cirurgia, fui para casa”, relata Santos. Após obter autorização judicial para o procedimento, o paciente avalia que a crioablação lhe proporcionou qualidade de vida. “Estou vivo, ativo, com dignidade e esperança renovada”, enfatizou Danilo Santos.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
08/04/2025 0 Comentários 355 Visualizações
Saúde

Médicos debatem Exame Nacional de Proficiência em Medicina em fórum da Amrigs

Por Jonathan da Silva 01/04/2025
Por Jonathan da Silva

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs) promoverá nesta quarta-feira, dia 2 de abril, às 19h, um fórum interativo para debater a implementação do Exame Nacional de Proficiência em Medicina, atualmente em tramitação no Senado Federal. O evento, que ocorrerá de forma híbrida, terá participação presencial no auditório da entidade e transmissão ao vivo pelo Zoom. A iniciativa busca reunir médicos e estudantes de Medicina do Rio Grande do Sul para discutir o tema e registrar suas opiniões.

O exame em discussão propõe avaliar os profissionais da área em conhecimentos teóricos, competências práticas e éticas, além de habilidades clínicas. As provas seriam aplicadas pelo menos duas vezes ao ano e o resultado seria um critério obrigatório para o registro nos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) e para o exercício da Medicina no Brasil.

O presidente da Amrigs, Gerson Junqueira Jr., destacou a importância da discussão. “O Exame Nacional de Proficiência em Medicina é uma proposta relevante para o futuro da nossa profissão. Queremos entender o que os médicos da nossa região pensam sobre essa medida e gerar um documento com suas contribuições, que será levado ao Senado”, afirmou Junqueira.

Dinâmica do evento

Durante o fórum, uma mesa composta por seis médicos de destaque acadêmico debaterá o tema. Os participantes responderão a um questionário com alternativas pré-definidas, cujos resultados serão exibidos em tempo real. A cada resposta, os debatedores discutirão a questão apresentada.

Ao final do questionário, o público poderá interagir com a mesa. Os interessados em participar devem se inscrever gratuitamente pelo link bit.ly/ForumMedicoInterativoAMRIGS.

A mediação do evento ficará a cargo do presidente da Amrigs, Gerson Junqueira Jr. A partir do debate, será elaborada uma carta de intenções representando a posição da categoria sobre o exame, a ser apresentada ao Senado pela direção do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
01/04/2025 0 Comentários 448 Visualizações
Saúde

Amrigs alerta que médicos devem emitir recibos pelo sistema Receita Saúde

Por Jonathan da Silva 18/03/2025
Por Jonathan da Silva

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs) tem orientado os profissionais de saúde sobre a obrigatoriedade de emissão do Recibo Eletrônico de Serviços de Saúde pelo sistema “Receita Saúde”, da Receita Federal. A exigência, que entrou em vigor em 1º de janeiro de 2025, foi estabelecida pela Instrução Normativa RFB nº 2.240/2024 e tem como objetivo garantir mais transparência na prestação de serviços médicos e no preenchimento das declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF).

A entidade destaca que os médicos devem se familiarizar com a nova plataforma, acessível por meio do aplicativo “Receita Federal” para dispositivos móveis. O acesso exige uma conta gov.br com nível de autenticação prata ou ouro. O sistema permite a emissão de recibos retroativos dentro do prazo da declaração do IRPF, além da possibilidade de geração por representantes legais cadastrados no Portal e-CAC.

Impactos da digitalização fiscal

De acordo com a Receita Federal, a digitalização dos processos fiscais tem o objetivo de aumentar a segurança e eficiência, reduzindo retenções indevidas na malha fina e combatendo fraudes. A Amrigs afirma que acompanha o tema e recomenda que seus associados se adequem à nova exigência para garantir conformidade com as normas vigentes.

Serviço de assessoria contábil

Os associados da Amrigs podem contar com assessoria contábil para orientação sobre a nova obrigatoriedade. O contato pode ser feito pelo e-mail [email protected]. Mais detalhes também estão disponíveis no site da Receita Federal, em gov.br/receitafederal/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/manuais/orientacao-tributaria/receita-saude-publicado-12-12-24.pdf.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
18/03/2025 0 Comentários 492 Visualizações
Saúde

Sant Saúde expande atuação no RS e projeta 10 mil atendimentos mensais

Por Jonathan da Silva 17/03/2025
Por Jonathan da Silva

A rede de clínicas Sant Saúde, com mais de 35 anos de atuação no Vale do Sinos, está ampliando sua presença no Rio Grande do Sul. A instituição, que realiza cerca de 5 mil atendimentos por mês, planeja dobrar esse volume para 10 mil nos próximos meses. Para isso, está investindo na modernização de sua estrutura, com revitalização de unidade em Novo Hamburgo, e prevê novas clínicas em Porto Alegre e São Leopoldo.

Em Novo Hamburgo, a Sant Saúde está investindo R$ 500 mil para revitalizar o complexo de saúde. As melhorias estruturais, previstas para conclusão até março, incluem qualificação da infraestrutura, reforço na segurança e aprimoramento do ambiente para pacientes e profissionais da saúde.

Além da unidade de Novo Hamburgo e de outra localizada em Portão, a rede prevê a abertura de mais duas unidades nos próximos dois anos. Os novos centros de atendimento serão instalados em Porto Alegre e São Leopoldo, ampliando a oferta de serviços na região metropolitana.

Ampliação do atendimento

O diretor da Sant Saúde, Arthur Awad, destaca que a expansão busca atender a crescente demanda por serviços médicos acessíveis. “O crescimento da Sant Saúde acompanha a necessidade da população por um atendimento médico acessível, ágil e de qualidade. Estamos investindo para oferecer uma estrutura moderna e ampliar nossa capacidade de atendimento, garantindo um serviço cada vez mais completo para nossos pacientes”, afirma Awad.

Atualmente, a Sant Saúde opera como um hub de medicina, oferecendo serviços que incluem exames laboratoriais, diagnósticos por imagem, atendimento em mais de 20 especialidades, telemedicina e medicina do trabalho. “A cada nova etapa, vamos ampliando a gama de serviços para dar ao paciente a segurança de ser bem atendido em um só lugar”, complementa Awad.

Trajetória da Sant Saúde

A Sant Saúde foi fundada há 36 anos pelo médico Bader Awad, com o objetivo de oferecer atendimento médico à comunidade do Vale do Rio dos Sinos. Em 1999, ampliou sua atuação ao ingressar no setor de planos de saúde. Cinco anos depois, inaugurou uma segunda unidade na cidade de Portão.

Em 2023, Arthur Awad assumiu a gestão da rede, implementando um plano de expansão e modernização. Desde então, a instituição passou por um reposicionamento de mercado e intensificou investimentos em infraestrutura. Com novas unidades em desenvolvimento, a Sant Saúde segue sua estratégia de crescimento, ampliando sua presença no setor de saúde do estado.

Foto: Lucas Boratto/Divulgação | Fonte: Assessoria
17/03/2025 0 Comentários 509 Visualizações
Saúde

“Pai da cardiologia moderna” participa de aula magna do Hospital Moinhos de Vento

Por Jonathan da Silva 10/03/2025
Por Jonathan da Silva

O médico Eugene Braunwald, professor da Harvard Medical School e fundador do TIMI Study Group, será o palestrante da Aula Magna Inaugural da Unidade de Ensaios Clínicos do Hospital Moinhos de Vento. O evento com a participação do chamado “pai da cardiologia moderna” acontece nesta sexta-feira, dia 14 de março, às 12h30min, com transmissão online e presencial no auditório do hospital, em Porto Alegre.

Braunwald, de 95 anos, falará sobre a criação e atuação do TIMI Study Group, unidade de ensaios clínicos que conduz pesquisas em mais de 50 países sobre doenças cardiovasculares. Fundado em 1984, o instituto é referência na área e contribui para avanços no tratamento de pacientes com problemas cardíacos.

Atuação na cardiologia

Reconhecido internacionalmente, Braunwald é um dos mais citados autores da cardiologia, com mais de mil artigos publicados desde 1954. Entre suas obras, destaca-se “Braunwald – Tratado de Doenças Cardiovasculares”, considerado um dos principais livros-texto da especialidade, atualmente na 12ª edição.

Ao longo de sua carreira, Braunwald treinou várias gerações de médicos e pesquisadores. Em uma votação entre vencedores do Prêmio Nobel de Medicina, foi apontado como “a pessoa que mais contribuiu para a cardiologia nos últimos anos”.

Trajetória profissional

Nascido em Viena, Áustria, em 1929, Braunwald fugiu do regime nazista para a Inglaterra em 1938 e, posteriormente, migrou para os Estados Unidos. Formou-se na Escola de Medicina da Universidade de Nova York e realizou residência no Hospital Mount Sinai e no Hospital Johns Hopkins. Também recebeu treinamento em cardiologia com Andre Cournand, vencedor do Prêmio Nobel.

Entre as diversas honrarias que recebeu ao longo da carreira, estão o Distinguished Scientist Award da European Society of Cardiology, da American Heart Association e do American College of Cardiology, além do Lifetime Achievement Award da World Heart Federation. Ele foi o primeiro cardiologista a integrar a Academia Nacional de Ciências dos EUA.

Programação da aula magna

A aula magna contará com a abertura do superintendente médico do Hospital Moinhos de Vento, Luiz Antonio Nasi, e a apresentação da Unidade de Ensaios Clínicos pelo cardiologista André Zimerman, head da unidade.

O evento é gratuito e os interessados podem se inscrever pelo site links.hmv.org.br/aulamagna. A transmissão será feita pelo YouTube e presencialmente no Auditório Moinhos, na Rua Tiradentes, 333, Térreo, Bloco B.

Serviço

  • O quê: Aula Magna Inaugural da Unidade de Ensaios Clínicos do Hospital Moinhos de Vento, com Eugene Braunwald
  • Quando: Sexta-feira, 14 de março, às 12h30min
  • Onde: Auditório Moinhos (Rua Tiradentes, 333, Térreo, Bloco B) e YouTube
  • Quanto: Inscrições gratuitas pelo site links.hmv.org.br/aulamagna

Programação

  • 12h às 12h15min: Credenciamento
  • 12h15min às 12h30min: Abertura com Luiz Antonio Nasi, superintendente médico do Hospital Moinhos de Vento
  • 12h30min às 13h20min: Palestra “The Birth of TIMI”, com Eugene Braunwald
  • 13h20min às 13h30min: Apresentação da Unidade de Ensaios Clínicos do Hospital Moinhos de Vento com André Zimerman
  • 13h30min: Encerramento
Foto: Freepik/Reprodução | Fonte: Assessoria
10/03/2025 0 Comentários 377 Visualizações
Saúde

4ª Jornada Latino-Americana de Emergências Pediátricas ocorre em março

Por Jonathan da Silva 05/03/2025
Por Jonathan da Silva

A 4ª Jornada Latino-Americana de Emergências Pediátricas e o 1º Encontro de Ex-Residentes de Emergências Pediátricas do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) serão realizados nos dias 21 e 22 de março de 2025. O evento tem como objetivo atualizar e aprofundar as abordagens clínicas, diagnósticas e terapêuticas relacionadas a urgências e doenças críticas no atendimento pediátrico.

Durante a jornada, especialistas discutirão temas como sepse, analgesia e sedação, insuficiência respiratória, oxigenoterapia e suporte ventilatório. O evento é voltado para profissionais da saúde, médicos residentes e estudantes, consolidando-se como um espaço de troca de experiências e atualização na área de emergências pediátricas.

Coordenação e inscrições

O evento é coordenado pelo professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e chefe da Unidade de Emergência Pediátrica do HCPA, João Carlos Batista Santana, e pela professora da UFRGS e chefe do Serviço de Medicina e Emergência Pediátrica do HCPA, Patricia Lago.

As inscrições podem ser realizadas pelo site oficial do evento, em sites.google.com/hcpa.edu.br/4-jornada-latino-americana-de-/in%C3%ADcio ou pelo e-mail [email protected]. Também é possível efetuar a inscrição e o pagamento pelo e-mail [email protected].

Foto: Freepik/Reprodução | Fonte: Assessoria
05/03/2025 1 Comentário 453 Visualizações
Saúde

Simers manifesta preocupação com novas vagas em cursos de Medicina no RS

Por Jonathan da Silva 18/11/2024
Por Jonathan da Silva

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) expressou preocupação com a qualidade do ensino de Medicina no estado, após o anúncio da abertura de 60 novas vagas em cursos de Medicina, autorizado pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC). A autorização foi publicada nesta quinta-feira (14) no Diário Oficial da União e decorre do fim da moratória dos cursos de Medicina, encerrada em abril de 2024.

A moratória anterior, estabelecida pela Portaria nº 328/2018, buscava controlar e planejar a criação de novas vagas e escolas de Medicina no Brasil. Com o seu término, diversas universidades e centros universitários intensificaram esforços para ofertar novas vagas, sendo que mais de 200 cursos aguardam autorização para operar, dos quais 10 estão no Rio Grande do Sul.

O vice-presidente do Simers, Fernando Uberti, destacou a necessidade de regulamentação criteriosa para garantir a qualidade do ensino médico. “O ensino da Medicina demanda investimentos contínuos em infraestrutura, recursos humanos, educação continuada, e boas condições de trabalho. As escolas que não atenderem aos padrões mínimos devem sofrer sanções, inclusive com o fechamento dos cursos”, afirmou Uberti.

O Simers alerta que a expansão de vagas sem a devida fiscalização pode resultar na proliferação de cursos de qualidade questionável, o que traria riscos para a saúde pública. A entidade defende que o foco deve ser na qualificação da formação médica e não na ampliação irrestrita de vagas.

Além disso, Uberti ressaltou que problemas como más condições de trabalho, insegurança nos contratos e baixa remuneração contribuem para a falta de médicos no interior. “Somar profissionais a um contexto de precariedade não resulta numa população atendida de forma digna. O problema no Brasil não será resolvido apenas com mais médicos, mas com a reestruturação do sistema, incluindo a criação de um plano de carreira para atrair e fixar esses profissionais, garantindo segurança e remuneração adequada”, concluiu o vice-presidente da entidade.

O Simers defende que antes de expandir o número de vagas, o MEC deveria reforçar a fiscalização e o cumprimento das normas vigentes para assegurar a excelência no ensino médico.

Foto: Freepik/Divulgação | Fonte: Assessoria
18/11/2024 0 Comentários 514 Visualizações
Saúde

Amrigs apresentará centro de simulação no Health Meeting em Porto Alegre

Por Jonathan da Silva 04/11/2024
Por Jonathan da Silva

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs) participará do Health Meeting – Business & Innovation, primeira feira internacional da área de saúde no sul do Brasil, que ocorre entre 11 e 13 de novembro de 2024 no Prédio 40 da PUCRS, em Porto Alegre. No evento, a Amrigs exibirá o funcionamento do seu Centro de Simulação e Treinamento, que conta com tecnologias e equipamentos voltados à capacitação médica.

O Health Meeting visa fortalecer o setor da saúde no estado, promovendo parcerias e compartilhamento de conhecimentos entre profissionais como gestores hospitalares, médicos e enfermeiros. O evento reunirá líderes da área para debater avanços e tendências, além de impulsionar o desenvolvimento de novas soluções no setor.

O presidente da Amrigs, Dr. Gerson Junqueira Jr., afirma que a presença da associação no evento internacional reforça o papel da entidade no avanço da saúde no país. “Levar o Centro de Simulação e Treinamento para este evento de porte global é uma oportunidade de mostrar o que temos de mais moderno na capacitação de profissionais de Medicina. Esse tipo de encontro é fundamental para estreitar laços com outros departamentos e compartilhar conhecimento, sempre com o propósito de promover melhorias contínuas no atendimento”, destacou Junqueira.

Com expectativa de superar o público da edição anterior, que contou com mais de 6 mil participantes e 140 expositores de 12 estados, o Health Meeting pode se consolidar como um evento de referência no desenvolvimento e integração de soluções tecnológicas para a saúde no Brasil.

Foto: Marcelo Matusiak/Divulgação | Fonte: Assessoria
04/11/2024 0 Comentários 856 Visualizações
Ensino

Vestibular de Medicina da Feevale atrai centenas de candidatos de diversas regiões

Por Jonathan da Silva 28/10/2024
Por Jonathan da Silva

639 candidatos participaram do processo seletivo do curso de Medicina da Universidade Feevale neste domingo (27), em Novo Hamburgo. O vestibular ofereceu 41 vagas para ingresso no primeiro semestre de 2025, resultando em uma concorrência de cerca de 15 candidatos por vaga. Os inscritos puderam optar por realizar a Redação Feevale e a Prova Objetiva Feevale ou utilizar a nota do Enem para ambas as etapas.

As provas foram aplicadas no Câmpus II da universidade, das 12h às 17h. A redação trouxe como tema as adversidades enfrentadas pelas pessoas devido a deslocamentos internos causados por desastres ambientais. A prova objetiva contou com 60 questões de áreas como Língua Portuguesa, Ciências Exatas, Ciências Humanas e Língua Estrangeira. Antes do exame, os candidatos e seus acompanhantes visitaram laboratórios e o Centro Integrado de Especialidades em Saúde (Cies) da Feevale, onde estudantes realizam atendimentos especializados à comunidade.

O reitor da Feevale, José Paulo da Rosa, ressaltou a importância de oferecer um curso de alta qualidade. “Nós temos laboratórios de ponta, profissionais diferenciados e uma série de parcerias com hospitais e laboratórios, o que permite o aprendizado do estudante e o nosso compromisso com a Medicina e com o futuro do Rio Grande do Sul e do Brasil”, afirmou da Rosa.

A diversidade de candidatos incluiu jovens de várias partes do Rio Grande do Sul e de outros estados. Emile Gabrieli Kickow Sommer, de 17 anos, veio de Nova Petrópolis e compartilhou sua motivação para cursar Medicina. “Fiquei internada por um mês e meio, e pelo carinho que os médicos tiveram comigo, descobri que queria estar no lugar deles”, disse a candidata. Mariana Laflor Heckler, de 18 anos, viajou de São Gabriel, na campanha gaúcha, acompanhada pela mãe. “Meu sonho é cuidar das pessoas. Desde pequena me apego pela Medicina”, relembrou Mariana. Para Luan Germany Apolo Lauck, de 20 anos, de Tramandaí, o curso na Feevale representa também uma oportunidade de estar próximo à família. “Escolhi a Feevale por ser uma faculdade muito boa e por ter uma base familiar em Novo Hamburgo”, pontuou o jovem.

Dhyulia Simon Puntel, de 18 anos, viajou 550 quilômetros de São João do Oeste, Santa Catarina, para realizar o vestibular e afirmou que seu desejo de ser médica surgiu ainda na infância. “E nada tirou isso da minha cabeça até hoje”, declarou a candidata. Ela comentou que optou pela Feevale por indicação de parentes que residem na região e pela estrutura da universidade, após o tour pelos laboratórios.

O gabarito da prova estará disponível no site da Feevale,em feevale.br/ingressomedicina. O resultado será divulgado até o dia 30 de outubro, e as matrículas ocorrerão em 4 de novembro. A chamada de suplentes será realizada a partir do dia 5. Os aprovados iniciarão as aulas em 17 de fevereiro e participarão de atividades práticas, incluindo atendimentos à comunidade, desde o primeiro semestre.

Foto: Laura Schommer/Universidade Feevale/Divulgação | Fonte: Assessoria
28/10/2024 0 Comentários 650 Visualizações
Ensino

Vestibular de Medicina da Feevale acontece neste domingo com 639 candidatos

Por Jonathan da Silva 24/10/2024
Por Jonathan da Silva

O vestibular do curso de Medicina da Universidade Feevale será realizado neste domingo, 27 de outubro, no Câmpus II da instituição, em Novo Hamburgo. Ao todo, 639 candidatos disputarão 41 vagas para ingresso no primeiro semestre de 2025. Os portões da faculdade serão abertos às 8h e as provas terão início às 12h.

O processo seletivo contará com duas etapas: a Redação Feevale e a Prova Objetiva Feevale. Na redação, os candidatos deverão apresentar um comentário crítico sobre um tema proposto. Na prova objetiva, serão 60 questões abordando áreas como Língua Portuguesa e Literatura, Língua Estrangeira, Ciências Exatas e da Terra, além de conhecimentos sócio-históricos. Alternativamente, os candidatos também podem utilizar a nota da Redação Enem e da Prova Objetiva Enem, referentes aos anos de 2021, 2022 ou 2023.

O resultado do vestibular será divulgado no dia 30 de outubro no site da universidade. As aulas terão início no dia 17 de fevereiro de 2025, também no Câmpus II da Feevale. Os estudantes selecionados terão atividades práticas desde o primeiro semestre, com atendimentos à comunidade na rede de atenção básica dos municípios conveniados, além de hospitais e no Centro Integrado de Especialidades em Saúde (Cies).

Programação do vestibular

  • 8h – abertura dos portões da instituição
  • 9h40min às 10h – identificação e localização do prédio e da sala de prova
  • 10h às 11h50min – acesso às salas, conforme os horários de intervalo informados para cada candidato
  • 12h às 17h – realização da prova de Redação Feevale e da Prova Objetiva Feevale
Foto: Andrieli Siqueira/Universidade Feevale/Divulgação | Fonte: Assessoria
24/10/2024 0 Comentários 598 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 2

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 3

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO