Mais vistas
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Rissul inaugura nova unidade em Esteio no dia 2 de...
CIEE-RS inaugura nova unidade em Caxias do Sul
Com investimento de R$ 50 milhões, Marzoli Inc. aposta no...
Carne de búfalo identificada chega a açougues da Grande Porto...
Palestra orienta idosos sobre prevenção de quedas em São Leopoldo
Novo parque da Corsan deve ampliar cobertura de saneamento de...
Semicondutores impulsionam nova agenda de pesquisa, inovação e formação de...
Livro sobre culturas indígenas do Vale do Sinos é lançado...
OAB Novo Hamburgo fortalece educação para a cidadania com expansão...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

Casa da Cultura Dalilla Clementina Sperb

Cultura

Prefeitura de Novo Hamburgo e MP assinam convênio para restaurar Casa da Lomba

Por Amanda Krohn 21/07/2022
Por Amanda Krohn

Um ato para consolidar a luta pela preservação do patrimônio histórico e a cultura de Novo Hamburgo foi celebrado nesta quinta-feira, dia 21, na Casa da Cultura Dalilla Clementina Sperb, no Centro Histórico de Hamburgo Velho: a prefeita Fátima Daudt assinou convênio com o Ministério Público (MP) do Estado para viabilizar a restauração da Casa da Lomba. Representando o MP, assinaram o convênio o procurador-geral de Justiça Marcelo Lemos Dornelles e o presidente do Fundo de Reconstituição de Bens Lesados (FRBL), Fabiano Dallazen.

A prefeita destacou o trabalho conjunto de todas as secretarias envolvidas na elaboração do projeto de restauro e agradeceu a parceria com o MP. “Como arquiteta não consigo admitir que o patrimônio vire ruínas, pois nosso patrimônio é nossa história. Quem não conhece sua história está negando sua existência. Com a ajuda do Ministério Público, vamos entregar a Casa da Lomba restaurada”, enfatizou.

Dallazen elogiou o projeto de restauro apresentado por Novo Hamburgo. Ele lembrou que, ao todo, foram 149 projetos apresentado no edital, dos quais e apenas dez foram selecionados. “Foi um projeto muito bem feito, muito bem apresentado. Além disso, a Prefeitura mostrou sua vontade em realizar o projeto, complementando os recursos necessários”, explicou o presidente do fundo.

Para o procurador-geral Dornelles, “é uma satisfação ver o quanto esta cidade está crescendo com estas iniciativas. Uma prefeita com teu perfil, que avança, que inova, principalmente na área cultural, nos deixa muito felizes”, disse, elogiando a atuação de Fátima. O promotor Sandro enfatizou que escolheu Novo Hamburgo para morar e construir sua carreira. “A preservação do patrimônio histórico é essencial e é sempre uma vitória da sociedade”, falou.

Foi um projeto muito bem feito, muito bem apresentado. Além disso, a Prefeitura mostrou sua vontade em realizar o projeto, complementando os recursos necessários  – presidente do FRBL, Fabiano Dallazen

O projeto de restauro da Casa da Lomba foi inscrito no Edital nº 01/2021 do FRBL, que é executado pelo Ministério Público, e foi contemplado em R$ 1.074.700,00 (teto máximo). A contrapartida do Município é de R$ 597.366,17, totalizando um investimento de R$ 1.672.066,17 nas obras de restauração. A assinatura do convênio só foi possível após a homologação do Regime de Recuperação Fiscal do Estado em razão de regras do próprio MP.

Construída em 1860 por iniciativa de moradores e da comunidade religiosa, a Casa da Lomba é um ponto de grande relevância histórica para Novo Hamburgo. O espaço era utilizado como salão paroquial e escola, sendo um dos primeiros colégios do Estado. O imóvel foi adquirido pela Prefeitura em 2011 e era utilizado como espaço multicultural.

Localizada na Rua João Aloysio Algayer, a Casa foi tombada em 2007. Por causa de seu avançado estado de deterioração, o município decidiu intervir no prédio e retomar as ações de resgate desta parte da história hamburguense. “Este é o momento de comemorar a conquista deste importante recurso. Vamos colocar este espaço histórico novamente à disposição da comunidade”, enfatizou o secretário Ralfe Cardoso, que também participou do ato.

Foto: Lu Freitas/PMNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
21/07/2022 0 Comentários 523 Visualizações

Edição 307 | Jun 2026

Entrevista | Eduardo Ogawa mostra que a IA precisa de aplicação estratégica para gerar resultado

Pets | Medicação promete aumentar expectativa de vida dos cães em até um ano

Gastronomia | Grupo Gastromundi: um ecossistema gastronômico em Novo Hamburgo

Cultura | Nova Petrópolis lança o 53º Festival Internacional do Folclore

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 2

    Rissul inaugura nova unidade em Esteio no dia 2 de julho

  • 3

    CIEE-RS inaugura nova unidade em Caxias do Sul

  • 4

    Com investimento de R$ 50 milhões, Marzoli Inc. aposta no mercado residencial de alto padrão da Serra Gaúcha

  • 5

    Carne de búfalo identificada chega a açougues da Grande Porto Alegre

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO