Mais vistas
Rissul inaugura nova unidade em Esteio no dia 2 de...
Palestra orienta idosos sobre prevenção de quedas em São Leopoldo
Novo parque da Corsan deve ampliar cobertura de saneamento de...
Semicondutores impulsionam nova agenda de pesquisa, inovação e formação de...
Livro sobre culturas indígenas do Vale do Sinos é lançado...
OAB Novo Hamburgo fortalece educação para a cidadania com expansão...
Declaração de Porto Alegre cria bloco regional para setor de...
Novo Hamburgo disponibiliza abrigo emergencial para pessoas em situação de...
Uruguai define mais oito conjuntos para a Grande Final do...
Projeto de contação de histórias da Escola Santa Joana inicia...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

canela

Cidades

Canela recebe Fogo Simbólico da Pátria na próxima segunda-feira

Por Jonathan da Silva 13/08/2025
Por Jonathan da Silva

Canela receberá o Fogo Simbólico da Pátria na próxima segunda-feira, 18 de agosto. A chama será entregue às 16h25min, em frente à Prefeitura, pela Liga da Defesa Nacional, durante a 88ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria. O ato, que neste ano tem como tema nacional “Bicentenário do Aniversário de D. Pedro II” e tema regional “Grêmio Náutico União”, marcará o início das atividades da Semana da Pátria no município serrano.

A cerimônia de recebimento contará com a presença de autoridades e dará início à programação cívica que acontecerá entre os dias 1º e 7 de setembro, com hasteamento e arriamento diário das bandeiras em frente à Prefeitura.

Programação da Semana da Pátria

A abertura oficial será no dia 1º de setembro, às 9h, em frente à sede do executivo canelense. O desfile cívico do município está marcado para o dia 7 de setembro, a partir das 13h45min, na Rua Felisberto Soares e Avenida Osvaldo Aranha.

Foto: André Fernandes/Prefeitura de Canela/Divulgação | Fonte: Assessoria
13/08/2025 0 Comentários 302 Visualizações
Cidades

Mais de 60 veículos participam de blitz educativa contra a dengue em Canela

Por Jonathan da Silva 12/08/2025
Por Jonathan da Silva

Uma blitz educativa de prevenção à dengue mobilizou 68 veículos na manhã desta segunda-feira (11) em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Leodoro de Azevedo, em Canela. A ação foi promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Fiscalização.

Agentes de saúde e de endemias distribuíram material informativo com dicas para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, e orientações sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, como hepatite e sífilis. Durante a atividade, também foram realizados testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e medição de pressão arterial.

Trabalho de campo

Segundo o agente de saúde Luiz Gustavo Freitas Camargo, um dos coordenadores da ação, a partir da tarde de segunda-feira teve início um trabalho de campo com visitas domiciliares no Bairro Leodoro de Azevedo para reduzir criadouros de larvas do mosquito da dengue. As visitas devem se estender até sexta-feira, 15 de agosto, em outros bairros canelenses, como Eugênio Ferreira e Sesi.

Foto: Arthur Dias/Prefeitura de Canela/Divulgação | Fonte: Assessoria
12/08/2025 0 Comentários 288 Visualizações
Cidades

Sicredi Pioneira doa veículo e equipamentos à Defesa Civil de Canela

Por Jonathan da Silva 12/08/2025
Por Jonathan da Silva

A Defesa Civil de Canela recebeu a doação de um veículo e equipamentos por parte da Sicredi Pioneira nesta sexta-feira (8), no Espaço Sicredi da Avenida João Pessoa. O material, composto por uniformes, motosserra, drone, rádio comunicador e um Fiat Strada, será utilizado nas ações de prevenção e no suporte a incidentes no município.

O prefeito de Canela, Gilberto Cezar (PSDB), afirmou que investir na Defesa Civil é investir na segurança da comunidade, na capacidade de resposta e na prevenção. “Agradecemos por essa parceria que valoriza a vida e fortalece a rede de proteção em Canela. Cada equipamento entregue aqui representa cuidado com as pessoas e compromisso com um futuro mais seguro para todos”, destacou o chefe do executivo canelense.

O vice-prefeito, Gilberto Tegner, ressaltou que o órgão precisa estar estruturado também para a prevenção, e não apenas para o socorro. “A Prefeitura não tem recursos suficientes para tudo, mas poder contar com este apoio é fundamental, e cada recurso que vier será aplicado no seu destino”, comentou Tegner.

Cooperativa reforça compromisso com a comunidade

A gerente do Espaço Sicredi, Queli Hansen, afirmou que a entrega representa o compromisso da instituição com o bem-estar coletivo e a segurança da população. “Acreditamos que cooperar é agir juntos por um futuro melhor e é exatamente isso que estamos fazendo aqui, somando forças com esta instituição essencial”, pontuou Queli.

Foto: André Fernandes/Prefeitura de Canela/Divulgação | Fonte: Assessoria
12/08/2025 0 Comentários 339 Visualizações
Cidades

Prefeitura de Canela envia à Câmara projeto para criar Conselho e Fundo da Causa Animal

Por Jonathan da Silva 11/08/2025
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Canela encaminhou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei que cria o Conselho Municipal da Causa Animal e o Fundo Municipal da Causa Animal. A proposta, apresentada pelo prefeito Gilberto Cezar (PSDB), tem origem em um anteprojeto da vereadora Grazi Hoffmann (PDT) e no programa de governo da atual gestão, a partir de diálogo com a comunidade e entidades de proteção animal. O Conselho será um órgão consultivo e deliberativo, com participação de representantes do poder público, sociedade civil e organizações protetoras, responsável por acompanhar, sugerir e fiscalizar ações municipais na área.

O Fundo Municipal da Causa Animal destinará recursos exclusivamente a programas de castração, atendimento veterinário, resgate e acolhimento de animais, além de campanhas educativas. Segundo o prefeito Gilberto Cezar, a medida garantirá organização, participação social e recursos para ações efetivas. “Este é um passo importante para garantir que a causa animal tenha espaço permanente nas políticas públicas de Canela. O Conselho e o Fundo vão permitir mais organização, participação social e recursos para ações efetivas, beneficiando diretamente os animais e toda a comunidade. Este é um dos compromissos do nosso Governo que em 7 meses já estamos dando retorno, nestes meses já fizemos mais de 950 castrações, acolhemos 111 animais abandonados e, destes, conseguimos que fossem adotados 103, fizemos também 11 eventos de adoção e conscientização”, afirmou o chefe do executivo canelense.

Apoio legislativo

Para a vereadora Grazi Hoffmann, a proposta representa cooperação entre legislativo e executivo. “A proteção e o bem-estar dos animais fazem parte da construção de uma cidade mais humana e responsável. Este projeto é fruto da cooperação entre legislativo e executivo, agradeço o prefeito por acolher este tema e agora torná-lo uma lei com ações concretas para a cidade”, destacou a parlamentar.

O Projeto de Lei segue para apreciação e votação na Câmara de Vereadores e, se aprovado, passará a integrar as políticas públicas permanentes voltadas à causa animal no município.

Foto: André Fernandes/Prefeitura de Canela/Divulgação | Fonte: Assessoria
11/08/2025 0 Comentários 314 Visualizações
Política

Prefeito de Canela se reúne com a secretária estadual de Relações Institucionais

Por Jonathan da Silva 08/08/2025
Por Jonathan da Silva

O prefeito de Canela, Gilberto Cezar (PSDB), recebeu nesta quinta-feira (7) a secretária de Relações Institucionais do Governo do Estado, Paula Mascarenhas, em reunião no Paço Municipal canelense. O encontro teve como pauta a articulação de projetos protocolados pelo município junto ao governo estadual, com foco na captação de recursos para melhorias estruturais e execução de iniciativas locais.

Durante a reunião, o prefeito destacou o esforço da administração municipal em buscar apoio do Governo do Estado para viabilizar propostas que atendam à população de Canela. “Temos buscado incansavelmente o apoio do governo estadual para viabilizar projetos que impactam diretamente na qualidade de vida da nossa população. A visita da secretária Paula reforça esse canal de diálogo e nos dá confiança de que nossas pautas serão analisadas com responsabilidade e atenção”, afirmou Gilberto Cezar.

Foto: André Fernandes/Prefeitura de Canela/Divulgação | Fonte: Assessoria
08/08/2025 0 Comentários 278 Visualizações
Cidades

Canela registra alta de 20% na geração de empregos formais em junho

Por Jonathan da Silva 07/08/2025
Por Jonathan da Silva

Canela encerrou o primeiro semestre de 2025 com saldo positivo na geração de empregos formais, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta segunda-feira (4) pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Entre janeiro e junho, foram registradas 4.785 admissões e 4.437 demissões, resultando em um saldo de 348 vagas mantidas. Apenas entre maio e junho, o número de postos de trabalho preenchidos subiu de 65 para 78, o que representa um crescimento de 20%.

O setor de serviços segue como principal responsável pela movimentação no mercado de trabalho do município. Nos seis primeiros meses do ano, o segmento somou 2.989 admissões e 2.742 demissões, com saldo de 247 novos empregos. Na sequência, aparecem as áreas de comércio e construção civil.

Mais de 10 mil empregos formais ativos

No total, Canela possui atualmente 10.475 empregos formais ativos, considerando o estoque de vagas ocupadas nos últimos 12 meses.

Avaliação do executivo

Para o prefeito Gilberto Cezar (PSDB), os dados expõem esforços da administração municipal para estimular o crescimento econômico. “Os números mostram que estamos no caminho certo. Trabalhamos todos os dias para criar um ambiente favorável aos investimentos, fortalecer o setor de serviços e ampliar as oportunidades para quem vive em Canela. Cada nova vaga de emprego representa dignidade, renda e futuro para as famílias canelenses”, afirmou o chefe do executivo canelense.

Foto: Izaque Santos/Prefeitura de Canela/Divulgação | Fonte: Assessoria
07/08/2025 0 Comentários 268 Visualizações
Variedades

Em Canela, próximo Cidica Talks abordará saúde mental no trabalho

Por Jonathan da Silva 06/08/2025
Por Jonathan da Silva

O Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação de Canela (Cidica) realizará mais uma edição do Cidica Talks no próximo dia 19 de agosto, uma terça-feira, das 8h às 10h30min. O encontro terá como tema “O Futuro é Humano: Inovação e Tendências em Saúde Mental no Trabalho” e discutirá como as empresas estão lidando com o bem-estar dos profissionais nos espaços corporativos. A participação é gratuita e aberta à comunidade.

O evento contará com dois painéis ministrados por especialistas do Sesi-RS. O cientista comportamental Gabriel Freitas abordará o tema “Tomada de decisão, comportamento e saúde: o que nos move (ou nos adoece)”, destacando os impactos das decisões individuais, do estilo de vida e da cultura organizacional na saúde mental e nas doenças crônicas. Na sequência, o coordenador de Inovação Fernando da Rosa apresentará “Reflexões para um mundo em mudança: tendências em saúde mental no trabalho”, trazendo resultados do mapeamento de mais de 80 tendências que já afetam e ainda vão impactar o ambiente corporativo.

A gerente de Operações do Sesi na Encosta da Serra, Viviane Paloschi, será a mediadora do momento de diálogo com o público, que encerrará a programação.

Programação

  • 8h – Recepção com coffee break
  • 8h25min – Abertura oficial com apresentação institucional do Sesi-RS, por Viviane Paloschi
  • 8h30min – Painel 1: Gabriel Freitas – “Tomada de decisão, comportamento e saúde: o que nos move (ou nos adoece)”
  • 9h – Painel 2: Fernando da Rosa – “Reflexões para um mundo em mudança: tendências em saúde mental no trabalho”
  • 10h – Mediação e diálogo com Viviane Paloschi
  • 10h30min – Encerramento

Serviço

  • O quê: Cidica Talks – “O Futuro é Humano: Inovação e Tendências em Saúde Mental no Trabalho”
  • Quando: 19 de agosto, terça-feira, das 8h às 10h30min
  • Onde: Cidica – Rua São Francisco, 199, bairro Boeira, Canela
  • Quanto: Participação gratuita, mediante inscrição online

Fotos: Divulgação | Fonte: Assessoria
06/08/2025 0 Comentários 255 Visualizações
Cidades

Programa estadual Terra Forte é apresentado a agricultores de Canela

Por Jonathan da Silva 05/08/2025
Por Jonathan da Silva

Agricultores das localidades de Morro Calçado e Linha São Paulo, em Canela, participaram nos dias 30 e 31 de julho de reuniões promovidas pela Prefeitura para conhecer o funcionamento do programa estadual Operação Terra Forte, voltado à recuperação de unidades de produção familiar. Os encontros foram organizados pelo Departamento de Agricultura da Secretaria de Obras do município, com apoio da Emater.

O Terra Forte tem como objetivo melhorar as condições ambientais e produtivas nas propriedades familiares, com foco no solo, por meio de práticas conservacionistas e tecnologias sustentáveis. O programa prevê a liberação de até R$ 30 mil para famílias que atendam aos requisitos estabelecidos.

Durante as reuniões, os agricultores foram informados sobre critérios para participação, como a inscrição no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e a comprovação de que pelo menos 50% da renda familiar é proveniente da atividade agrícola, ou a apresentação da Declaração de Pecuarista Familiar (DPF).

Ações previstas

O recurso poderá ser utilizado em diferentes práticas nas propriedades, entre elas o manejo conservacionista para recuperação e renovação de pastagens degradadas ou irrigadas, ações de saneamento básico, manejo de resíduos animais e outras intervenções alinhadas às linhas tecnológicas do programa. “Nosso objetivo é sempre proporcionar mais recursos e ferramentas, para que a agricultura familiar se desenvolva cada vez mais no nosso município”, destacou o diretor do Departamento de Agricultura de Canela, Guilherme Lohmann.

A apresentação contou também com a participação do técnico da Emater, Alexandre Meneguzzo.

Foto: Vanessa Ozório/Prefeitura de Canela/Divulgação | Fonte: Assessoria
05/08/2025 0 Comentários 321 Visualizações
Cidades

Catedral de Pedra de Canela aparece em top 10 de atrações turísticas do Brasil

Por Jonathan da Silva 05/08/2025
Por Jonathan da Silva

A Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes, conhecida como Catedral de Pedra, localizada em Canela, foi eleita uma das dez principais atrações turísticas do Brasil no Prêmio Travellers’ Choice 2025, na categoria “Os melhores dos melhores – Atrações”. A lista é elaborada com base em avaliações e opiniões positivas publicadas por usuários da plataforma Tripadvisor ao longo de um período de 12 meses.

O prefeito de Canela, Gilberto Cezar (PSDB), destacou a importância da Catedral de Pedra para a cidade. “É, hoje, o nosso principal cartão-postal, além de ser um espaço importantíssimo da fé católica, construído em estilo gótico, com pedras basálticas, em uma arquitetura rica e cheia de história”, afirmou o chefe do executivo canelense.

Com 65 metros de altura, a igreja foi erguida em homenagem a Nossa Senhora de Lourdes, padroeira do município, e está localizada na Praça da Matriz, no Centro da cidade. A Catedral é um dos pontos de maior concentração de visitantes durante o dia e a noite.

Destaque no Tripadvisor

Na descrição do Tripadvisor, a Catedral é mencionada como um local com vitrais que proporcionam belas fotografias. A plataforma destaca ainda o espetáculo de luzes que ilumina a igreja ao entardecer, criando uma atmosfera considerada serena pelos viajantes. Segundo o site, “a história da igreja e sua construção sólida fazem dela uma visita notável”.

Foto: Jaison Remonti/Prefeitura de Canela/Divulgação | Fonte: Assessoria
05/08/2025 0 Comentários 399 Visualizações
Variedades

Canela participa de seminário para IG do queijo colonial na serra gaúcha

Por Jonathan da Silva 01/08/2025
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Canela, por meio do Departamento de Agricultura, participou nesta terça-feira (29), em Carlos Barbosa, da primeira etapa do seminário Indicação Geográfica (IG) do Queijo Colonial na Serra Gaúcha. O encontro tem como objetivo criar uma marca de IG para o queijo colonial produzido na região, utilizando a certificação como ferramenta de desenvolvimento territorial.

O município foi representado pela veterinária do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Kaetillyn Araújo, e por Alexandre Meneguzzo, da Emater de Canela. O seminário reuniu representantes de diversas cidades da serra para discutir a viabilidade e os critérios para estabelecer a IG do produto.

Cenário das indicações geográficas

Atualmente, o Brasil conta com 139 indicações geográficas registradas, sendo 16 no Rio Grande do Sul. Entre as marcas já consolidadas estão a do Vale dos Vinhedos para vinhos, a da região dos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul e Planalto Sul Catarinense para o Queijo Artesanal Serrano, e a do Sudoeste do Paraná para o Queijo Colonial.

Organização do evento

O seminário é promovido pela Emater/RS, Sebrae Agro, Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul e Secretaria de Desenvolvimento Rural do estado, com o objetivo de fortalecer a identidade e o valor agregado do queijo colonial produzido na serra gaúcha.

Foto: Fernando Dias/SEAPDR/Divulgação | Fonte: Assessoria
01/08/2025 0 Comentários 266 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 307 | Jun 2026

Entrevista | Eduardo Ogawa mostra que a IA precisa de aplicação estratégica para gerar resultado

Pets | Medicação promete aumentar expectativa de vida dos cães em até um ano

Gastronomia | Grupo Gastromundi: um ecossistema gastronômico em Novo Hamburgo

Cultura | Nova Petrópolis lança o 53º Festival Internacional do Folclore

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Rissul inaugura nova unidade em Esteio no dia 2 de julho

  • 2

    Palestra orienta idosos sobre prevenção de quedas em São Leopoldo

  • 3

    Novo parque da Corsan deve ampliar cobertura de saneamento de 30% para 90% até 2033

  • 4

    Semicondutores impulsionam nova agenda de pesquisa, inovação e formação de talentos nas universidades gaúchas

  • 5

    Livro sobre culturas indígenas do Vale do Sinos é lançado em São Leopoldo

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO