Mais vistas
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Rissul inaugura nova unidade em Esteio no dia 2 de...
CIEE-RS inaugura nova unidade em Caxias do Sul
Com investimento de R$ 50 milhões, Marzoli Inc. aposta no...
Carne de búfalo identificada chega a açougues da Grande Porto...
Palestra orienta idosos sobre prevenção de quedas em São Leopoldo
Novo parque da Corsan deve ampliar cobertura de saneamento de...
Semicondutores impulsionam nova agenda de pesquisa, inovação e formação de...
Livro sobre culturas indígenas do Vale do Sinos é lançado...
OAB Novo Hamburgo fortalece educação para a cidadania com expansão...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

canela

Variedades

Grupo Dreams oferece opções de lazer em Gramado e Canela mesmo nos dias de chuva

Por Jonathan da Silva 09/09/2025
Por Jonathan da Silva

O Grupo Dreams, responsável por alguns dos principais atrativos turísticos de Gramado e Canela, oferece alternativas de lazer para visitantes da serra gaúcha mesmo em dias de chuva ou clima instável. Com parques indoor e espaços adaptados, a empresa garante experiências de entretenimento para diferentes públicos durante todo o ano.

Entre as opções em ambientes fechados, o Dreamland Museu de Cera apresenta esculturas hiper-realistas de celebridades, personagens do cinema e ídolos internacionais. Já o Selfie Gramado reúne cenários coloridos e interativos voltados para quem deseja registrar fotos criativas.

Para os admiradores de automóveis, o Hollywood Dream Cars expõe mais de 30 modelos raros, incluindo a maior coleção de Cadillacs da América Latina, em uma ambientação que remete às décadas de ouro do cinema americano. O Dreams Motor Show combina museu de motos customizadas com bar temático, oferecendo um espaço de lazer com foco em design e atmosfera diferenciada.

Atrações adaptadas em áreas externas

Mesmo em atrações ao ar livre, o grupo busca alternativas para que o mau tempo não prejudique a visitação. O Vale dos Dinossauros disponibiliza capas de chuva para que os visitantes circulem entre as réplicas dos animais pré-históricos. No Jardim do Amor, que reúne cenários floridos e românticos, há guarda-chuvas à disposição para manter a experiência completa.

Endereços e horários de funcionamento

  • Dreamland Museu de Cera – Av. das Hortênsias, 5507, Gramado | Aberto diariamente, das 8h às 18h30min
  • Selfie Gramado – Av. das Hortênsias, 5507, Gramado | Aberto diariamente, das 9h às 17h30min
  • Hollywood Dream Cars – Av. das Hortênsias, 4151, Gramado | Aberto diariamente, das 9h às 17h30min
  • Dreams Motor Show – Av. das Hortênsias, 5507, Gramado | Aberto diariamente, das 8h às 18h30min
  • Vale dos Dinossauros – Estr. do Caracol, 816, Canela | Aberto diariamente, das 9h às 17h30min
  • Jardim do Amor – Av. das Hortênsias, 765, Gramado | Aberto diariamente, das 9h às 17h30min

Mais detalhes estão disponíveis no site grupodreams.com.br.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
09/09/2025 0 Comentários 337 Visualizações
Cidades

Desfile de 7 de Setembro reúne milhares de pessoas em Canela

Por Jonathan da Silva 09/09/2025
Por Jonathan da Silva

O Desfile Cívico de 7 de Setembro reuniu milhares de pessoas na tarde deste domingo (7) no Centro de Canela. O evento, que celebrou a independência do Brasil, começou com a cerimônia de hasteamento das bandeiras, realizada pelo prefeito Gilberto Cezar (PSDB), que içou o pavilhão nacional; pelo presidente da Câmara de Vereadores, Felipe Caputo (PSDB), responsável pela bandeira do Rio Grande do Sul; e pelo vice-prefeito, Gilberto Tegner, que hasteou a bandeira do município.

A abertura contou ainda com um pronunciamento do prefeito Gilberto Cezar, que ressaltou a participação da comunidade escolar. “Os protagonistas são os professores e os estudantes, que são o futuro da nossa cidade. Vimos a força da educação, do civismo, do respeito à Pátria, vimos a diversidade das nossas escolas e instituições que, com orgulho das suas bandeiras, trouxeram para o desfile aquilo que cada um faz de melhor para fortalecer nossa cidade e nosso país”, declarou o chefe do executivo canelense.

No total, 56 alas participaram da programação, entre escolas e instituições. A Banda da Escola Estadual Neusa Mari Pacheco abriu e encerrou o desfile, que também contou com bandas de percussão das escolas municipais e suas balizas.

Presença de instituições e autoridades

Além das escolas, o desfile exibiu a frota de veículos da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Samu e Defesa Civil, além de entidades sociais como Lions Club, Rotary Club e grupos de escoteiros. Autoridades municipais acompanharam o ato cívico no palanque oficial, entre elas vereadores, secretários e representantes de entidades locais.

Encerramento e passagem do fogo simbólico

O encerramento foi marcado pela apresentação conjunta de todas as bandas participantes. Também ocorreu a cerimônia de passagem do fogo simbólico da Pátria, realizada pelo prefeito Gilberto Cezar ao capataz campeiro do CTG Querência, Germy Oliveira. O gesto formou a Chama Crioula, que marca o início oficial dos festejos da Semana Farroupilha no município.

Foto: Izaque Santos/Prefeitura de Canela/Divulgação | Fonte: Assessoria
09/09/2025 0 Comentários 321 Visualizações
Cidades

Prefeito de Canela participa da Expointer e apoia agroindústrias locais

Por Jonathan da Silva 08/09/2025
Por Jonathan da Silva

O prefeito de Canela, Gilberto Cezar (PSDB), esteve na 48ª edição da Expointer, em Esteio, na quarta-feira (3), quando acompanhou a assembleia de prefeitos da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), a reunião da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e visitou o pavilhão da Agricultura Familiar. Durante a agenda, o chefe do executivo canelense também participou do ato de assinatura da portaria que torna o Rio Grande do Sul estado-piloto do programa nacional de fortalecimento do turismo rural.

A iniciativa, desenvolvida pelo Governo Federal em parceria com o Governo do Estado, permitirá a inclusão de agricultores familiares no sistema nacional de prestadores de serviços turísticos do Ministério do Turismo. Para o prefeito, a medida terá impacto positivo no desenvolvimento econômico regional. “Como administrador de um município que enxerga no meio rural um caminho para desenvolver ainda mais a economia, vejo nesse programa um grande incentivo para os nossos agricultores e produtores familiares. Vai alavancar o turismo no RS e, Canela, por sua vez, também poderá colher frutos disso”, afirmou Gilberto Cezar.

Reuniões e articulações políticas

Na Casa Branca da Expointer, Gilberto também esteve reunido com secretários estaduais e deputados para tratar de pautas ligadas a investimentos e apoio a projetos e eventos de interesse de Canela.

Agroindústrias de Canela em destaque

Três agroindústrias do município participam da 48ª Expointer com exposição de seus produtos: Canela Sabor Rural, Queijaria Alvorada Missioneira e Sítio das Goiabeiras. O Sítio das Goiabeiras, localizado em Canastra, apresenta doces produzidos com pouco ou nenhum açúcar. A Queijaria Alvorada Missioneira expõe queijos artesanais premiados, como o Yamandu e o Haus, medalhistas no Prêmio Queijo Brasil. Já a Canela Sabor Rural, estreante no evento, leva massas frescas, pães, bolachas e cucas produzidas no Morro do Calçado.

O prefeito visitou os estandes e destacou a relevância da presença canelense. “Que outros empreendimentos da nossa cidade se inspirem para se qualificarem e também estarem aqui na Expointer nos próximos anos. O Poder Público valoriza e apoia os nossos pequenos produtores, que tanto contribuem com a economia da nossa cidade”, expressou Gilberto Cezar.

Apoio da Prefeitura

O Departamento de Agricultura da Prefeitura organizou excursão e estrutura para a participação das agroindústrias, além de prestar suporte durante o evento. O município atualmente conta com oito agroindústrias registradas e uma em fase de regularização. Entre as iniciativas em andamento está a articulação com o Governo do Estado para garantir o Selo Susaf, que permitirá a comercialização de produtos de origem animal em todo o território gaúcho.

Foto: André Fernandes/Prefeitura de Canela/Divulgação | Fonte: Assessoria
08/09/2025 0 Comentários 327 Visualizações
Cidades

Casa Vitória reforça apoio a mulheres vítimas de violência em Canela

Por Jonathan da Silva 05/09/2025
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Canela está destacando, neste Setembro Amarelo, o trabalho da Casa Vitória, espaço de acolhimento que atua na prevenção do suicídio e na recuperação da saúde mental de mulheres vítimas de violência doméstica. Desde sua criação, em setembro de 2021, até agosto deste ano, o local já realizou mais de 1.065 atendimentos, além de 79 abrigamentos, que envolveram também 61 crianças.

De acordo com o estudo “Mulheres Brasileiras e Gênero nos Espaços Públicos e Privados”, da Fundação Perseu e do Sesc, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), uma em cada cinco mulheres já sofreu algum tipo de violência cometida por homens, que são responsáveis por mais de 80% dos casos reportados no Brasil. Esses episódios não deixam apenas marcas físicas, mas são fatores de risco para depressão, ansiedade e ideação suicida.

A psicóloga da Casa Vitória, Denize Kochi, explica que grande parte das vítimas atendidas têm entre 18 e 22 anos e muitas chegam extremamente fragilizadas. “Ao chegar para o primeiro atendimento, essas jovens estão extremamente fragilizadas, muitas vezes sem conhecer sua própria identidade. Nosso trabalho é ajudá-las a ressignificar suas histórias e resgatar a esperança de viver”, afirmou Denize.

A psicóloga acrescenta que todas as formas de violência — física, psicológica, patrimonial, sexual e moral — afetam o psicológico das mulheres. Por isso, o acompanhamento contínuo é essencial. “Conforme ela nos conta sua história, buscamos mostrar o quanto ela já foi corajosa ao sobreviver à violência. Trabalhamos para que volte a sonhar e a acreditar que pode ter uma vida mais feliz e digna”, destacou Denize.

Como funciona o atendimento

O acesso à Casa Vitória pode ocorrer por encaminhamento do Judiciário, de serviços de saúde, assistência ou educação, ou de forma espontânea. No primeiro contato, a assistente social avalia as necessidades da vítima, como moradia temporária, proteção aos filhos ou solicitação de benefícios. Após essa etapa, começam os atendimentos psicológicos, voltados ao resgate de projetos de vida, incentivo ao autocuidado e fortalecimento da autoestima.

O espaço, estruturado em formato de residência, oferece um ambiente acolhedor para que as mulheres tenham condições de reconstruir suas vidas. Além da escuta especializada, é também um local de abrigo temporário até que seja possível retomar a rotina com segurança.

Rede de apoio em Canela

Em Canela, a rede pública de saúde e assistência oferece suporte às mulheres em situação de violência. As Unidades Básicas de Saúde (UBS), o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e a própria Casa Vitória são portas de entrada para o atendimento, além do apoio nacional disponibilizado pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo telefone 188.

Foto: Adriana Rabassa/Prefeitura de Canela/Divulgação | Fonte: Assessoria
05/09/2025 0 Comentários 347 Visualizações
Projetos especiais

Canela lança Startup Lab para empresas locais

Por Jonathan da Silva 04/09/2025
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Canela abriu inscrições até o dia 8 de setembro para o Startup Lab, programa que conecta desafios de empresas locais a soluções desenvolvidas por startups e instituições acadêmicas de todo o Brasil. A iniciativa é promovida por meio do Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação de Canela (Cidica), em parceria com a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Governo do Estado (SICT), e conta com apoio da Associação Comercial e Industrial de Canela (Acic).

Podem participar pequenas, médias e grandes empresas interessadas em adotar práticas de inovação aberta para ampliar competitividade e eficiência. O programa é gratuito, e as empresas poderão apresentar seus desafios internos para que startups proponham soluções.

Segundo o prefeito de Canela, Gilberto Cezar (PSDB), a proposta é aproximar negócios locais de novas práticas. “O programa é gratuito e as empresas interessadas em participar poderão apresentar suas dores e desafios internos, abrindo suas portas para startups, que poderão propor soluções. É uma ação pensada justamente para fomentar e apoiar empresas e empresários locais, ouvir e gerar oportunidades reais para os negócios”, afirmou o chefe do executivo canelense.

Programação

Os encontros do Startup Lab ocorrerão sempre às 17h, no Cidica, localizado na Rua São Francisco, 199, bairro Boeira, em Canela.

  • 11 de setembro – Ativação e Adesão: mobilização, apresentação do programa pelo Governo do Estado e cases de sucesso;
  • 25 de setembro – Workshop de Mapeamento;
  • 13 de novembro (prevista) – Aproximação: pitch day e rodadas de negócios com startups.
Foto: Freepik/Reprodução | Fonte: Assessoria
04/09/2025 0 Comentários 285 Visualizações
Cidades

Canela promove ações de saúde mental no Setembro Amarelo

Por Jonathan da Silva 04/09/2025
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Canela estará realizando durante todo este mês uma programação voltada à valorização da vida e ao cuidado com a saúde mental, em alusão ao Setembro Amarelo. As atividades incluem rodas de conversa em escolas e postos de saúde, além da Caminhada de Promoção à Vida, marcada para o dia 10 de setembro, em referência ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. O objetivo, segundo a administração canelense, é sensibilizar a população e divulgar os serviços gratuitos de atendimento psicológico oferecidos pela rede pública de saúde.

O tema também foi abordado no evento Cidica Talks, realizado em agosto no Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação de Canela. A gerente de Operações do Sesi/Encosta da Serra, Viviane Paloschi de Lima, destacou práticas que podem contribuir para ambientes corporativos psicologicamente mais saudáveis.
Segundo Viviane, observar as relações e o clima interno é fundamental para identificar sinais de sofrimento mental entre os trabalhadores. “Queda de produtividade e irritação podem ser alguns sinais de que aquele colega não está bem, e o líder precisa estar preparado para fazer uma autoavaliação e chamar essa pessoa para conversar, sem preconceitos”, afirmou a gerente.

Prevenção nas empresas

De acordo com a especialista na Gerência de Saúde Mental do Sesi/Fiergs, Graziela Alberici, o cuidado com a saúde psicológica no ambiente de trabalho se tornou ainda mais relevante com a entrada em vigor da Lei Federal nº 14.311/2022 e da Norma Regulamentadora nº 1, que exigem que empresas promovam espaços organizacionais saudáveis. Graziela cita dados do Ministério da Previdência Social que apontam mais de 472 mil licenças médicas concedidas no Brasil em 2023 por motivos psicológicos, representando um aumento de 68% em dez anos. “Existe um trabalho forte a ser feito nas empresas para que os trabalhadores entendam que é seguro falar de saúde mental com seus pares. Quanto mais cedo as pessoas entenderem que precisam de ajuda, menor o risco de se afastarem do trabalho, e assim todos ganham”, pontuou a especialista.

Orientações para o bem-estar

Entre as recomendações para preservar a saúde mental no trabalho estão: fazer pausas ao longo da rotina, limitar o uso de tecnologia em determinados momentos, praticar atividades físicas, manter momentos de lazer, observar a qualidade do sono e procurar ajuda profissional diante de dificuldades emocionais.

Programação em andamento

Além da Caminhada de Promoção à Vida, a programação do Setembro Amarelo em Canela prevê atividades distribuídas em diferentes espaços públicos até o final do mês. Mais detalhes podem ser conferidos no site da Prefeitura de Canela, em canela.rs.gov.br.

Foto: Izaque Santos/Prefeitura de Canela/Divulgação | Fonte: Assessoria
04/09/2025 0 Comentários 282 Visualizações
Cidades

Canela abre Semana da Pátria com hasteamento das bandeiras

Por Jonathan da Silva 02/09/2025
Por Jonathan da Silva

A Semana da Pátria começou oficialmente em Canela nesta segunda-feira (1º), com a cerimônia de hasteamento das bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Sul e do município. O ato, realizado pela manhã no Largo da Prefeitura, marcou a abertura da programação cívica que segue até o dia 7 de setembro, reunindo autoridades locais, servidores públicos, estudantes e a comunidade.

Na solenidade, a secretária de Educação, Esporte e Lazer de Canela, professora Maria Gorete Rodrigues da Silva, representou o município hasteando a bandeira nacional. O vereador Lucas Dias (PSDB) ergueu a bandeira gaúcha em nome do legislativo, enquanto o servidor público Marcelo Veeck foi responsável pela bandeira de Canela.

O prefeito Gilberto Cezar (PSDB) destacou a importância do respeito aos símbolos nacionais e da valorização dos momentos cívicos para a formação das novas gerações. “Temos muito orgulho de sermos brasileiros e de ter um país que desenvolve a cultura, mas que, sobretudo, tem muito potencial para o futuro, e isso é visto com as crianças e jovens aqui presentes. Daqui a poucos anos, quem estará aqui em nosso lugar serão vocês, que hoje são alunos das escolas municipais, e certamente tendo uma escola boa, como as que esta administração municipal busca deixar como legado, terão mais oportunidades no futuro através do estudo”, afirmou o chefe do executivo canelense.

Estudantes fazem apresentações

A cerimônia contou ainda com apresentações culturais. O aluno da Escola Ernesto Dornelles, Kauã Melo Licks, declamou a poesia “Meu chapéu”, de Dimas Costa, em alusão à Semana Farroupilha. Já os estudantes da Escola Zeferino José Lopes apresentaram ao violão a música “Querência Amada”, de Teixeirinha, e a Escola Santa Terezinha participou com um texto em homenagem aos festejos cívicos.

Entre os presentes estiveram o vice-prefeito Gilberto Tegner, a secretária de Turismo e Cultura, Kenia Jaeger, e o secretário de Trânsito, Transportes e Fiscalização, Adriel Buss.

Programação segue até o dia 7

Ao longo da semana, serão realizadas cerimônias diárias de hasteamento das bandeiras pela manhã e de arriamento à tarde, até sexta-feira, 5 de setembro. No domingo, 7 de setembro, está prevista nova cerimônia às 13h45min, na Praça João Corrêa, seguida do Desfile Cívico pela Rua Felisberto Soares e Avenida Osvaldo Aranha, a partir das 14h.

Foto: Izaque Santos/Prefeitura de Canela/Divulgação | Fonte: Assessoria
02/09/2025 0 Comentários 277 Visualizações
Cultura

Credenciamento para livreiros na Feira do Livro de Canela está aberto

Por Jonathan da Silva 01/09/2025
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Canela abriu nesta sexta-feira (29) o credenciamento para livreiros, editores e distribuidores interessados em participar da 24ª Feira do Livro “Josué Guimarães”, que será realizada de 12 a 20 de setembro, na Praça João Corrêa. As inscrições podem ser feitas até a próxima quarta-feira, 3 de setembro, mediante envio de documentação conforme previsto no edital nº 09/2025.

Para efetivar o credenciamento, os interessados devem enviar a documentação exigida em formato PDF para o e-mail [email protected]. No campo “assunto” da mensagem deve constar “Inscrição na 24ª Feira do Livro 2025” e, no corpo do e-mail, dados como telefone, endereço eletrônico e a declaração: “Li e concordo com todas as condições estabelecidas no Edital de Chamamento Público nº 09/2025 e no Termo de Referência da 24ª Feira do Livro de Canela”. O prazo para envio se encerra às 23h59min do dia 3 de setembro.

Dúvidas sobre o processo de credenciamento podem ser esclarecidas pelos telefones (54) 3282-5024, ramal 430, no horário das 8h às 11h e das 13h às 16h30min, ou pelos e-mails [email protected] e [email protected].

Foto: Prefeitura de Canela/Divulgação | Fonte: Assessoria
01/09/2025 0 Comentários 276 Visualizações
Cidades

Canela inicia Semana da Pátria na próxima segunda-feira

Por Jonathan da Silva 28/08/2025
Por Jonathan da Silva

A Semana da Pátria 2025 em Canela terá início na próxima segunda-feira, 1º de setembro, com a abertura oficial em frente à Prefeitura. A programação seguirá até o dia 7, feriado de Independência do Brasil, quando acontece o desfile cívico, previsto para começar às 14h, na Rua Felisberto Soares e Avenida Osvaldo Aranha.

Entre os dias 1º e 5 de setembro, haverá diariamente o hasteamento e arriamento das bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Sul e de Canela no Largo do Paço Municipal. No primeiro dia, o ato será conduzido por autoridades dos poderes executivo, legislativo e judiciário. Nos dias seguintes, duas secretarias municipais se revezarão na cerimônia.

Desfile cívico

No dia 7, as bandeiras serão hasteadas às 13h45min na Praça João Corrêa. Logo após, às 14h, terá início o desfile cívico, considerado o ponto alto da programação.

Encerramento

O encerramento da Semana da Pátria contará com o transporte de uma centelha do Fogo Simbólico por cavalarianos do CTG Querência. A chama dará início aos preparativos da Semana Farroupilha 2025, originando a Chama Crioula.

Alterações em caso de chuva

A organização informou que, em caso de mau tempo no dia do desfile, a atividade será transferida para 20 de setembro.

Programação

Segunda-feira, 1º de setembro
  • 9h – Solenidade de abertura oficial da Semana da Pátria de Canela no Largo da Prefeitura, com hasteamento das bandeiras. A bandeira do Brasil será hasteada pelo prefeito Gilberto Cezar (PSDB); a do Rio Grande do Sul, pelo presidente da Câmara de Vereadores; e a de Canela, por juiz da Comarca local.
  • 16h45 – Arriamento das bandeiras, sob responsabilidade da Secretaria de Governo.
Terça-feira, 2 de setembro
  • 8h30min – Hasteamento das bandeiras, sob responsabilidade da Secretaria da Fazenda e Desenvolvimento Econômico.
  • 16h45min – Arriamento das bandeiras, sob responsabilidade da Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação.
Quarta-feira, 3 de setembro
  • 8h30min – Hasteamento das bandeiras, sob responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo.
    16h45min – Arriamento das bandeiras, sob responsabilidade da Secretaria de Trânsito, Transportes e Fiscalização.
Quinta-feira, 4 de setembro
  • 8h30min – Hasteamento das bandeiras, sob responsabilidade da Secretaria de Gestão Pública.
  • 16h45min – Arriamento das bandeiras, sob responsabilidade da Secretaria de Saúde.
Sexta-feira, 5 de setembro
  • 8h30min – Hasteamento das bandeiras, sob responsabilidade das Secretarias de Obras, Serviços Urbanos e Agricultura e de Educação, Esporte e Lazer.
  • 16h45min – Arriamento das bandeiras, sob responsabilidade da Secretaria de Turismo e Cultura.
Domingo, 7 de setembro
  • 13h45min – Cerimônia de abertura oficial do Desfile Cívico, com hasteamento das bandeiras na Praça João Corrêa.
  • 14h – Desfile Cívico pela rua Felisberto Soares e avenida Osvaldo Aranha. Posteriormente acontece o encerramento da Semana da Pátria e transferência do Fogo Simbólico pelo CTG Querência, na Praça João Corrêa.
Foto: André Fernandes/Prefeitura de Canela/Divulgação | Fonte: Assessoria
28/08/2025 0 Comentários 272 Visualizações
Cidades

Rota Romântica define projeto para renovar a sinalização turística

Por Jonathan da Silva 28/08/2025
Por Jonathan da Silva

A Associação Rota Romântica reuniu prefeitos, secretários municipais e gestores de turismo nesta terça-feira (26), em Linha Nova, para discutir a atualização da sinalização viária da região. O projeto prevê a substituição de mais de 100 placas turísticas nas principais rodovias que integram o roteiro, com objetivo de modernizar a comunicação visual e facilitar o deslocamento dos visitantes.

Segundo a presidente da Associação Rota Romântica, Terezinha Marina Kuhn Haas, a maioria das placas atuais já não cumpre sua função. “Trata-se de um belo modelo de sinalização para as nossas rodovias, com o diferencial das placas identificadas com a folha de plátano. Mas infelizmente essa sinalização está defasada e precisamos providenciar a troca. Para tanto, temos um projeto técnico contratado junto a uma empresa de engenharia e aprovado pelo Dnit, Daer e ERG”, afirmou Terezinha.

Implementação até 2026

Durante a reunião, os gestores conheceram detalhes do projeto e discutiram formas de viabilizar a implantação. A previsão é que as novas placas estejam instaladas até abril de 2026, quando a Rota Romântica celebrará seus 30 anos de criação.

Participação dos municípios

O encontro contou com a presença do prefeito de Linha Nova, Guiomar Raul Wingert (PSB), e da vice-prefeita do município, Luciane Zimmermann Costa, além do prefeito de Dois Irmãos, Jerri Adriani Meneghetti (PP); do prefeito de Presidente Lucena, Luiz José Spaniol (PDT); do prefeito de Morro Reuter, Airton Bohn (PP); do prefeito de Nova Petrópolis, Daniel Carlos Michaelsen (Republicanos); e da vice-prefeita de São Leopoldo, Regina Caetano. Os demais municípios foram representados por secretários e diretores de turismo.

O que é a Rota Romântica

Formada por 14 municípios, a Rota Romântica é composta por São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Presidente Lucena, Morro Reuter, Picada Café, Linha Nova, Nova Petrópolis, Santa Maria do Herval, Gramado, Canela e São Francisco de Paula, considerada um dos principais roteiros turísticos do Brasil.

Foto: Francis Jonas Limberger/Rota Romântica/Divulgação | Fonte: Assessoria
28/08/2025 0 Comentários 284 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 307 | Jun 2026

Entrevista | Eduardo Ogawa mostra que a IA precisa de aplicação estratégica para gerar resultado

Pets | Medicação promete aumentar expectativa de vida dos cães em até um ano

Gastronomia | Grupo Gastromundi: um ecossistema gastronômico em Novo Hamburgo

Cultura | Nova Petrópolis lança o 53º Festival Internacional do Folclore

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 2

    Rissul inaugura nova unidade em Esteio no dia 2 de julho

  • 3

    CIEE-RS inaugura nova unidade em Caxias do Sul

  • 4

    Com investimento de R$ 50 milhões, Marzoli Inc. aposta no mercado residencial de alto padrão da Serra Gaúcha

  • 5

    Carne de búfalo identificada chega a açougues da Grande Porto Alegre

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO