Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

brasília

Business

Em Brasília, diretor da Higra destaca falta de apoio para novas tecnologias no Brasil

Por Jonathan da Silva 09/12/2024
Por Jonathan da Silva

O diretor da Higra, Alexsandro Geremia, afirmou que “não falta água ou energia no Brasil, falta apoio para novas tecnologias” durante sua participação no 2º Seminário de Política Industrial: Indústria Verde – Inovação e Sustentabilidade, realizado na quarta-feira (4), na Câmara dos Deputados, em Brasília. Geremia apresentou o case da empresa gaúcha especializada em soluções de bombas hidráulicas e defendeu maior suporte público ao setor empresarial.

Segundo Geremia, o setor enfrenta desafios relacionados ao chamado “Custo Brasil”, como alta carga tributária, dificuldades logísticas e burocracia. “Nós, empresários, só queremos que o governo não nos atrapalhe. Não deveria ser assim, deveríamos ser parceiros de políticas públicas para o país”, declarou o diretor.

Tecnologia e inovação em hidrogeração

Durante o evento, Geremia apresentou a Usina Compacta de Hidrogeração Anfíbia (UCHA), desenvolvida pela Higra. A tecnologia utiliza o Turbogerador Anfíbio (TGA) para gerar energia a partir do fluxo de água e potenciais hidráulicos disponíveis nas redes de abastecimento das cidades.

Segundo o diretor, todas as cidades utilizam válvulas redutoras de pressão (VRPs) no sistema de abastecimento, mas a UCHA permite que essas válvulas, tradicionalmente usadas apenas para regular a pressão, sejam adaptadas para também gerar energia. “Somente aqui em Brasília temos mais de 300 VRPs que poderiam estar gerando energia elétrica para a cidade”, afirmou Geremia, que destacou ainda que a tecnologia é sustentável e economicamente viável, otimizando dois processos em um único equipamento.

Casos concretos apresentados

Geremia compartilhou exemplos de projetos desenvolvidos pela Higra, como a parceria com a Sabesp, em São Paulo, onde dez UCHAs foram instaladas em diferentes bairros, incluindo Campo Belo, Mogi das Cruzes e Capão Redondo. A iniciativa gera 1,44 MW/h, o suficiente para abastecer mais de 5 mil residências.

Outro case destacado foi a parceria com Águas de Joinville, em Santa Catarina, que resultou na instalação de uma UCHA com capacidade de geração superior a 740 kW/h.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
09/12/2024 0 Comentários 426 Visualizações
Business

Bom Princípio Alimentos é reconhecida em Brasília por atuação no mercado internacional

Por Jonathan da Silva 05/12/2024
Por Jonathan da Silva

A Bom Princípio Alimentos, indústria gaúcha especializada em produtos como cremes de avelã, recheios de chocolate, doces de leite, geleias e conservas, recebeu o reconhecimento da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) pelo trabalho de internacionalização. A homenagem aconteceu no final de novembro, em Brasília, durante uma cerimônia com a presença do vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin.

A empresa, sediada em Tupandi, participa do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), iniciativa da ApexBrasil criada em 2008 para estimular a internacionalização de negócios brasileiros. Atualmente, a Bom Princípio Alimentos exporta seus produtos para países como Paraguai, Uruguai, Chile, Angola, Guiana, República Dominicana e Estados Unidos. Recentemente, expandiu sua atuação para o Panamá e a Guatemala, fortalecendo sua presença em mercados internacionais, especialmente nas Américas.

O coordenador de exportação da empresa, Vinícius Paiva Corrêa, destacou a importância do reconhecimento. “Estamos muito felizes, pois este reconhecimento consolida nosso trabalho e reflete o compromisso com a estratégia de internacionalização da companhia”, afirmou Corrêa.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
05/12/2024 0 Comentários 566 Visualizações
Política

Reitores intensificam mobilização pela regulamentação da Lei das Comunitárias

Por Jonathan da Silva 03/12/2024
Por Jonathan da Silva

Uma comitiva de reitores das 14 universidades do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) está em Brasília para reforçar a regulamentação da Lei 12.881, que prevê a integração das universidades comunitárias nas políticas públicas de educação superior no Brasil. O reitor da Universidade Feevale, José Paulo da Rosa, é um dos integrantes do grupo, que tem compromissos com a Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Comunitárias, além de reuniões com bancadas parlamentares e membros do governo federal.

As reuniões incluem encontros com o Conselho Nacional de Educação (CNE), parlamentares das bancadas gaúcha e catarinense, e ministros, com o objetivo de discutir a regulamentação da Lei das Instituições Comunitárias de Educação Superior (ICES). A legislação, aprovada em 2013, até hoje não foi efetivamente implementada, impedindo o acesso das universidades comunitárias aos recursos previstos para ensino, pesquisa e extensão.

Segundo José Paulo da Rosa, a situação afeta diretamente mais de 100 mil estudantes gaúchos. “A regulamentação é essencial para que as instituições comunitárias possam ampliar suas contribuições ao ensino superior e atender melhor as demandas da sociedade”, afirmou o reitor.

Em 2024, o Conselho Nacional de Educação aprovou uma resolução para regulamentar a Lei das ICES, mas ainda é necessária a publicação de um decreto pelo Governo Federal para sua aplicação. Atualmente, as instituições comunitárias só podem acessar recursos por meio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI) e da Capes, devido à ausência de uma rubrica orçamentária específica no Ministério da Educação ou no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

As agendas da comitiva em Brasília continuam até esta quarta-feira, 4 de novembro, com foco na obtenção de avanços concretos para garantir a implementação da lei e ampliar o acesso a recursos federais para as atividades das universidades comunitárias.

Foto: Universidade Feevale/Divulgação | Fonte: Assessoria
03/12/2024 0 Comentários 425 Visualizações
Projetos especiais

Empresa gaúcha Higra apresenta tecnologia de geração de energia limpa em seminário

Por Jonathan da Silva 02/12/2024
Por Jonathan da Silva

A Higra, empresa de tecnologia com sede em São Leopoldo, participará do 2º Seminário de Política Industrial: Indústria Verde – Inovação e Sustentabilidade, nesta quarta-feira, 4 de dezembro, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília. O evento, promovido pela Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara, discutirá inovações para transição energética e descarbonização.

O CEO da Higra, Alexsandro Geremia, apresentará o painel “Casos de sucesso no desenvolvimento de soluções verdes, transição energética e descarbonização”. O empresário detalhará a Usina Compacta de Hidrogeração Anfíbia (UCHA), uma tecnologia que utiliza o Turbogerador Anfíbio (TGA) para gerar energia elétrica limpa e renovável a partir do fluxo da água em redes de abastecimento urbano. “A água que passa pelo TGA, tecnologia patenteada pela Higra, gera energia elétrica de forma ambientalmente sustentável e economicamente vantajosa, reduzindo custos graças à praticidade de instalação e baixa manutenção”, explicou Geremia.

Durante o seminário, Geremia também apresentará resultados de uma parceria com a Sabesp, em São Paulo, que instalou dez UCHAs em bairros como Itaquera, Pinheiros e Capão Redondo. Essas usinas geram 1,44 MW/h, suficiente para abastecer mais de 5 mil residências. Outro caso destacado será a parceria com a Águas de Joinville, em Santa Catarina, onde uma UCHA instalada gera mais de 740 kW/h.

A Higra, que desenvolve produtos como bombas anfíbias, aeradores e misturadores para tratamento de efluentes, atualmente emprega 115 profissionais em sua sede. O seminário terá início às 9h, e as inscrições, gratuitas, estão abertas ao público.

Foto: Giovani Paim/Higra/Divulgação | Fonte: Assessoria
02/12/2024 0 Comentários 373 Visualizações
Cidades

São Leopoldo é representada em encontro nacional sobre segurança alimentar

Por Jonathan da Silva 19/11/2024
Por Jonathan da Silva

Representantes de São Leopoldo participaram do “1º Encontro Nacional do Programa Cozinha Solidária: uma política pública em construção” nos dias 12 e 13 de novembro, em Brasília. O evento reuniu organizações da sociedade civil, gestores públicos e o governo federal para discutir iniciativas voltadas ao combate à fome e à insegurança alimentar no Brasil. A programação incluiu mesas de discussão, oficinas temáticas, atividades culturais e trocas de experiências.

O município foi representado pela Associação Meninos e Meninas de Progresso (AMMEP) e pela Cozinha Social Arcanjo São Miguel. A AMMEP, entidade gestora do programa em São Leopoldo, foi selecionada para essa função por meio de edital do Governo Federal. As despesas da viagem foram custeadas pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e pela Fiocruz.

Segundo a coordenadora da AMMEP, Fabiane Bernardo da Silva, o encontro permitiu a troca de experiências com outros municípios e inspirou novas iniciativas locais. “Foi possível dialogar com diferentes representantes e pensar na criação de um Fórum das Cozinhas Solidárias em nosso município, fortalecendo as ações realizadas”, afirmou Fabiane.

Em São Leopoldo, o Programa Cozinha Solidária já é considerado uma peça importante no combate à insegurança alimentar. Das 86 cozinhas solidárias do Rio Grande do Sul, 11 estão no município, que também desenvolve programas locais, como o São Léo Mais Comida no Prato. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Assistência Social (SAS), distribui mensalmente mais de 20 mil refeições e já envolveu mais de 30 cozinhas sociais.

A chefe do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da SAS, Carolina Cerveira, destacou a importância do programa para o município. “O Programa Cozinha Solidária amplia recursos e qualifica o trabalho das cozinhas sociais, especialmente em períodos de calamidade pública, como a enchente que atingiu a cidade”, explicou Carolina.

Entre os avanços do programa está a possibilidade de destinar recursos diretamente às cozinhas, que podem utilizá-los conforme suas necessidades, incluindo compra de insumos, equipamentos e remuneração de voluntários. Para Fabiane, isso é essencial para a sustentabilidade das cozinhas. “Não é viável manter o serviço exclusivamente com trabalho voluntário. O apoio financeiro é fundamental para garantir a continuidade das atividades”, avaliou a coordenadora.

Após o encontro, o município planeja implementar as experiências adquiridas. Segundo Carolina, a intenção é otimizar formações, manter o diálogo com outras cozinhas solidárias e fortalecer parcerias com diferentes políticas públicas.

Cozinhas solidárias que ainda não participam do programa podem se inscrever por meio do site oficial do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, em gov.br.

Foto: MDS/Divulgação | Fonte: Assessoria
19/11/2024 0 Comentários 365 Visualizações
Cidades

Prefeito e futura vice-prefeita de Campo Bom buscam recursos em Brasília

Por Jonathan da Silva 12/11/2024
Por Jonathan da Silva

O prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi (PDT), e a vice-prefeita eleita, vereadora Gênifer Engers (PDT), estão em Brasília buscando recursos para o município, com foco em projetos de contenção de enchentes. Representando também a Câmara de Vereadores, a comitiva municipal inclui o procurador Fernando Luz Lehnen e a assessora de projetos e captação de recursos, Cleidiane Sanmartim.

Na terça-feira (12), o grupo participou de reuniões nos ministérios das Cidades e da Integração. No Ministério das Cidades, entregaram ao chefe de gabinete, Silvio Artur Pereira, um pedido para a liberação de recursos destinados à construção de galerias pluviais no bairro Barrinha, que será encaminhado ao ministro Jader Barbalho Filho. No Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, a comitiva encontrou-se com a ouvidora Paula Yida, com quem discutiram a liberação do Auxílio Reconstrução para moradores que aguardam o recurso.

Até quinta-feira, 14 de novembro, o grupo continuará com reuniões na Defesa Civil Nacional e no Ministério da Educação para reforçar as demandas de Campo Bom. “Estamos buscando recursos para dar continuidade principalmente às nossas ações de contenção das cheias, trabalho que já deu resultados significativos e certamente seguirá evoluindo com o nosso prefeito eleito, Giovani Feltes, junto com a Gênifer”, declarou o prefeito Orsi.

Foto: PMCB/Divulgação | Fonte: Assessoria
12/11/2024 0 Comentários 441 Visualizações
Política

Gramado apresenta projetos em Brasília para recuperar vias afetadas pelas chuvas

Por Jonathan da Silva 25/10/2024
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Gramado enviou uma equipe a Brasília nesta semana para tratar de projetos de recuperação de áreas danificadas pelas chuvas no município. Representada pelo secretário de Governança, Germano Junges, o engenheiro Luiz Bressani e o deputado estadual Joel Wilhelm (PP), a comitiva participou de reuniões com a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil para discutir ações e obter apoio federal para reparos.

Os encontros, realizados com o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wollf, e com o diretor do Departamento de Obras, Paulo Falcão, detalharam dois grandes projetos de recuperação. O primeiro deles visa a recuperação de encostas e vias, incluindo as ruas Emílio Leobet (bairro Av. Central), Gil (bairro Suíça), Roraima e Amazonas (bairro Dutra), além da Estrada da Santinha, abrangendo 9,5 hectares. O segundo projeto contempla a encosta do bairro Piratini Norte, englobando as ruas Guilherme Dal Ri, Henrique Bertolucci, Afonso Oberherr e Santo André, em uma área total de 2,5 hectares. A equipe municipal agora trabalha em complementações técnicas para os projetos, que serão encaminhadas nos próximos dias.

Gabinete de Retomada em atuação contínua

O prefeito de Gramado, Nestor Tissot (PP), agradeceu ao deputado Joel Wilhelm pelo apoio e ressaltou o trabalho do Gabinete de Retomada, responsável por coordenar as ações de recuperação. “Não paramos de trabalhar um dia sequer. Seguimos com obras em andamento aqui em Gramado e atuando paralelamente na captação de recursos junto a lideranças políticas. As respostas estão sendo dadas à nossa comunidade”, afirmou Tissot.

O secretário Wolnei Wollf comprometeu-se a acelerar os processos de aprovação e manifestou interesse em visitar Gramado em dezembro para avaliar pessoalmente as áreas afetadas.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
25/10/2024 0 Comentários 369 Visualizações
Cultura

Atleta da Feevale conquista bronze no atletismo nos Jogos Universitários Brasileiros

Por Jonathan da Silva 18/10/2024
Por Jonathan da Silva

A atleta Rayssa Caroline de Oliveira, do Programa Esporte Universitário da Universidade Feevale, conquistou a medalha de bronze na prova de 100 metros com barreiras durante os 72º Jogos Universitários Brasileiros (JUBs 2024). A competição, considerada a maior do esporte universitário no Brasil, ocorre até este sábado, 19 de outubro, em Brasília, e reúne aproximadamente sete mil atletas de 375 instituições de ensino superior de todo o país.

Rayssa, que fez sua estreia nos JUBs, avaliou positivamente sua participação com direito a pódio. “Fiquei muito feliz com a minha performance, mesmo não tendo competido no salto em distância como esperava. A prova dos 100 metros com barreiras, por outro lado, me surpreendeu. Saio desses JUBs com memórias inesquecíveis e com mais motivos para acreditar no meu potencial”, afirmou a atleta da Feevale.

Outra atleta da Feevale, Jéssica Renata Löser, participou pela última vez dos JUBs e também demonstrou satisfação com seu desempenho na natação, conquistando o 9º lugar nos 50 metros livre e o 10º posto nos 50 metros costas. “Estou muito feliz com os resultados. Representar a Universidade Feevale nos meus últimos JUBs foi especial, e encerro essa fase com sucesso”, afirmou a nadadora.

De acordo com o coordenador do Programa Esporte Universitário da Feevale, Jonas de Mello, o nível técnico das competições da edição de 2024 dos JUBs foi elevado pelo número recorde de participantes. “Tivemos a presença de atletas que estão entre os melhores do Brasil em suas categorias. Mesmo assim, estamos orgulhosos da nossa participação, com o bronze da Rayssa Oliveira e com outros bons resultados, como dois quartos lugares nas provas dos 400 metros com barreiras e no salto em distância”, destacou o coordenador.

A delegação da Feevale também contou com atletas de natação, tênis de mesa e atletismo, que participaram do primeiro bloco de competições. No atletismo, além de Rayssa Caroline de Oliveira, representaram a universidade Tamires Pohren e Valentina Boeno Machado. No tênis de mesa, competiu Thaís Azuçah Tanaka, e na natação, Jéssica Renata Löser, Levi Lauffer Glaser e Samuel de Souza Alves.

Os JUBs 2024 são organizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário e pela Federação do Esporte Universitário do Distrito Federal, com apoio do Governo Federal e da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Distrito Federal. A competição conta com a participação de atletas de todas as regiões do país, que competem em 31 modalidades.

Foto: Felipe Sóstenes/Divulgação | Fonte: Assessoria
18/10/2024 0 Comentários 471 Visualizações
Esporte

Atletas da Feevale disputam Jogos Universitários Brasileiros em Brasília

Por Jonathan da Silva 04/10/2024
Por Jonathan da Silva

Sete atletas e um integrante da comissão técnica do Programa Esporte Universitário da Feevale irão participar dos 72º Jogos Universitários Brasileiros (JUBs 2024), que acontecem de 8 a 19 de outubro em Brasília. A delegação da universidade embarca na próxima segunda-feira, dia 7, com destino ao Distrito Federal.

Duas atletas da Feevale garantiram vaga nos JUBs ao vencerem suas provas nos Jogos Universitários Gaúchos (JUGs 2024). Rayssa Caroline de Oliveira conquistou o primeiro lugar nas provas de 100 metros com barreiras e salto em distância, enquanto Thaís Azuçah Tanaka venceu no tênis de mesa. Além delas, outros cinco atletas se classificaram por índices obtidos em competições estaduais: os nadadores Jéssica Renata Löser, Samuel de Souza Alves e Levi Lauffer Glaser, e as atletas de atletismo Tamires Pohren e Valentina Boeno Machado.

O coordenador do Programa Esporte Universitário da Feevale, Jonas de Mello, que acompanhará a delegação, destaca que quatro dos sete atletas farão sua estreia na competição. “Desejamos sucesso a todos em suas disputas”, afirma de Mello.

A programação da equipe Feevale nos JUBs inclui provas de natação, atletismo e tênis de mesa. Entre os dias 9 e 12 de outubro, Jéssica Renata Löser competirá nas provas de 50 metros livre e costas, Levi Lauffer Glaser participará dos 50, 100 e 200 metros livre, além dos 50 metros borboleta, e Samuel de Souza Alves disputará os 50 e 100 metros livre, 50 metros borboleta e 200 metros medley. No atletismo, Rayssa Caroline de Oliveira competirá nos 100 metros com barreiras e no salto em distância, Tamires Pohren nos 400 metros com barreiras, e Valentina Boeno Machado no salto triplo. No tênis de mesa, Thaís Azuçah Tanaka competirá entre os dias 10 e 12 de outubro.

Os Jogos Universitários Brasileiros de 2024 contarão com cerca de sete mil atletas de 375 instituições de ensino superior de todos os estados e do Distrito Federal, disputando 31 modalidades. A cerimônia de abertura está marcada para 8 de outubro, às 19h30min, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).

Foto: Andrieli Siqueira/Universidade Feevale/Divulgação | Fonte: Assessoria
04/10/2024 0 Comentários 479 Visualizações
Variedades

Gramado é destaque em uma das principais feiras de turismo do Brasil

Por Jonathan da Silva 02/10/2024
Por Jonathan da Silva

A cidade de Gramado teve uma participação de destaque na 51ª edição da ABAV Expo, uma das principais feiras de turismo do Brasil, realizada em Brasília de 26 a 28 de setembro. O evento, que reuniu mais de 20 mil participantes, contou com uma significativa presença de visitantes de fora da capital federal, que representaram 50% do público.

Gramado marcou presença na feira com diversas empresas do setor turístico local, realizando negócios e fortalecendo o networking. A participação da cidade em eventos desse porte contribui para a criação de novas parcerias entre o município e agentes e operadores de viagens, além de reforçar o posicionamento do destino no mercado.

Durante a feira, Gramado recebeu uma Menção Honrosa na cerimônia do Prêmio Nacional ABBTUR Mérito e Talento e foi escolhido como Destino Patrono da premiação, que é um dos mais prestigiados do setor turístico no país. O secretário de Turismo de Gramado, Ricardo Bertolucci Reginato, destacou a relevância da participação da cidade na ABAV. “Participar da ABAV demonstra nossa força e também serve como vitrine para apresentarmos nossas novidades, atrativos e tudo o que faz de nossa cidade o desejo de muitos turistas”, afirmou Reginato.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
02/10/2024 0 Comentários 389 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 5

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO