A 13ª Conferência Municipal de Saúde de Canela será realizada no dia 1º de julho, das 13h às 18h, no Espaço Sicredi, com o objetivo de debater propostas para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e eleger os delegados que representarão o município na etapa estadual da Conferência de Saúde. Promovido pelo Conselho Municipal de Saúde de Canela em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, o encontro será aberto à participação da comunidade e reunirá usuários, trabalhadores da saúde, gestores e prestadores de serviços para discutir diretrizes voltadas às políticas públicas do setor.
Com o tema “Cuidar das Pessoas e Fortalecer o SUS”, a conferência integra o processo de construção das propostas que serão encaminhadas às etapas estadual e nacional do evento, contribuindo para a formulação de políticas públicas de saúde em diferentes esferas de governo.
Participação da comunidade
Segundo o secretário municipal de Saúde de Canela, Jean Spall, a conferência tem como objetivo ampliar a participação popular nas discussões sobre a saúde pública do município. “O evento possibilita a construção coletiva de estratégias e diretrizes para qualificar os serviços de saúde e ampliar o atendimento às necessidades da população”, destacou o titular da pasta.
A proposta é reunir diferentes segmentos envolvidos com o sistema de saúde para discutir demandas, prioridades e sugestões relacionadas ao atendimento prestado à população.
Encaminhamento de propostas
As propostas aprovadas durante a etapa municipal serão encaminhadas às fases seguintes da Conferência de Saúde. Os debates realizados em Canela servirão de base para a construção de diretrizes que poderão ser analisadas em âmbito estadual e nacional.
Eleição de delegados
Além dos debates e deliberações, a programação prevê a eleição dos delegados que representarão Canela na etapa estadual da Conferência de Saúde, programada para ocorrer entre janeiro e abril de 2027.
Os representantes escolhidos terão a responsabilidade de levar às próximas etapas as demandas, propostas e discussões construídas durante a conferência municipal, participando também do processo que poderá culminar na etapa nacional do evento.
Inscrições
As inscrições para participação são gratuitas e poderão ser realizadas no próprio local antes do início da programação.
Serviço
- O quê: 13ª Conferência Municipal de Saúde de Canela
- Quando: 1º de julho, das 13h às 18h
- Onde: Espaço Sicredi (Rua João Pessoa, nº 725, Canela)
- Quanto: Gratuito


