Mais vistas
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Fundação João Bosco promove feijoada solidária em Novo Hamburgo
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

trânsito

Cidades

Obras de revitalização da Avenida Vicente Prieto são iniciadas em Picada Café

Por Jonathan da Silva 26/05/2025
Por Jonathan da Silva

As obras de revitalização da Avenida Vicente Prieto, em andamento desde esta semana em Picada Café, começaram com a instalação de 18 novos postes para concentrar redes de energia elétrica, telefonia e internet. A intervenção é realizada pela empresa RGE em parceria com a Instaladora Mercúrio e tem previsão de conclusão em aproximadamente 90 dias, período necessário para o remanejamento total dos cabos para a nova estrutura.

De acordo com a administração municipal picadense, os serviços estão sendo executados de forma planejada para minimizar os impactos no cotidiano de moradores e empresários da região central da cidade. O projeto é uma iniciativa de médio a longo prazo, e a prefeitura trabalha para captar recursos externos, com o objetivo de reduzir os custos diretos aos cofres públicos.

Melhoria na mobilidade urbana é uma das prioridades

O prefeito Daniel Rückert (PP) afirmou que a retirada dos postes localizados no centro da pista resolverá a principal demanda da comunidade. “A principal demanda, que é a mobilidade urbana, será resolvida em breve, com a retirada dos postes que hoje estão no centro da pista. Seguiremos trabalhando com dedicação para entregar a nova avenida nos próximos anos”, declarou o chefe do executivo picadense.

Revitalização inclui calçadas, canteiros e repavimentação

O projeto prevê ainda a construção de novas calçadas, modernização dos canteiros centrais e a repavimentação completa da via. A proposta é melhorar as condições de segurança, acessibilidade e circulação tanto para pedestres quanto para veículos que transitam pela principal entrada do centro da cidade.

Foto: Marco Dieter/Assessoria de Comunicação/Divulgação | Fonte: Assessoria
26/05/2025 0 Comentários 364 Visualizações
Cidades

Rua Padre Orestes terá sentido alterado no bairro Santos Dumont em São Leopoldo

Por Jonathan da Silva 23/05/2025
Por Jonathan da Silva

A Rua Padre Orestes João Stragliotto, no bairro Santos Dumont, em São Leopoldo, terá o sentido de circulação alterado a partir da próxima segunda-feira, 26 de maio. A via deixará de ser mão dupla e passará a ter sentido único, com fluxo no sentido da Rua Manoel José Brás em direção à Rua Décio Freitas. A mudança foi anunciada pela Prefeitura de São Leopoldo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb), com o objetivo de melhorar a segurança e a fluidez no trânsito da região.

De acordo com a Semurb, a decisão foi tomada após análise técnica baseada em protocolo da Ouvidoria Municipal. A avaliação apontou que o grande fluxo de veículos, somado ao número de carros estacionados em frente à Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Padre Orestes, tornava inviável a circulação em mão dupla, especialmente nos horários de pico.

Apoio no trânsito

A Guarda Civil Municipal atuará durante a implementação da mudança para auxiliar na organização do trânsito e na orientação dos motoristas e da comunidade local.

Intervenções na sinalização

Além da alteração no sentido da via, serão realizadas mudanças na sinalização, incluindo:

  • Pintura de meio-fio em amarelo em frente à EMEF Padre Orestes;
  • Instalação de placa R-6a (Estacionamento proibido) com indicação complementar de “Permitido embarque e desembarque”;
  • Instalação de placas R-24a, que informam o novo sentido de circulação da rua.

Objetivo é aumentar segurança

Segundo a Diretoria de Mobilidade Urbana, a alteração tem como finalidade minimizar o risco de acidentes e melhorar a circulação no entorno da escola, beneficiando motoristas, estudantes e pedestres.

Foto: Semurb/PMSL/Divulgação | Fonte: Assessoria
23/05/2025 0 Comentários 343 Visualizações
Cidades

Acesso da BR-116 para a ERS-239 em Novo Hamburgo tem restrição neste fim de semana

Por Jonathan da Silva 16/05/2025
Por Jonathan da Silva

O acesso da BR-116/RS para a RS-239, em Novo Hamburgo, no sentido capital-interior, terá estreitamento de faixa neste sábado, 17 de maio, e domingo, dia 18, das 8h30min às 17h. A informação foi divulgada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que realiza obras de alargamento do pontilhão sobre o arroio Luís Rau no local.

As intervenções fazem parte do Lote 1 do projeto de melhorias operacionais e de segurança viária da BR-116/RS. Durante o período de obras, o Dnit recomenda que os motoristas redobrem a atenção e respeitem a sinalização.

Segundo o órgão, o objetivo é garantir a segurança dos usuários durante a execução dos trabalhos. Em caso de chuvas, os serviços serão adiados.

Foto: Aleksandarlittlewolf/Freepik/Reprodução | Fonte: Assessoria
16/05/2025 0 Comentários 446 Visualizações
Cidades

Maio Amarelo tem ações de conscientização no trânsito em Novo Hamburgo

Por Jonathan da Silva 15/05/2025
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Novo Hamburgo iniciou na terça-feira (13) as ações da campanha Maio Amarelo, com foco na conscientização sobre os riscos no trânsito. Coordenada pela Diretoria de Mobilidade Urbana da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Smopi), a campanha conta com o apoio de empresas da iniciativa privada e inclui a instalação de veículos sinistrados em pontos estratégicos da cidade e uma carreata prevista para esta sexta-feira, 16 de maio, às 9h, com saída da Pista de Eventos José Eli Teles da Silveira.

Os carros acidentados foram posicionados em locais de grande circulação com faixas contendo a frase: “Redobre os cuidados no trânsito, não espere o pior acontecer!”. As estruturas foram montadas, por exemplo, na rótula da Estrada da Integração Leopoldo Petry com a Avenida dos Municípios e próximo à rotatória da Rua José do Patrocínio com a Rua Boa Saúde.

Parceria com a iniciativa privada

As ações têm o apoio das empresas Auto Forte, CFC Novocentro e CFC Valderez, e outras parcerias estão em processo de articulação. O objetivo é envolver diferentes setores da sociedade na promoção de comportamentos seguros no trânsito.

Distribuição de materiais educativos

Estão previstas também a distribuição de panfletos informativos em parceria com escolas da rede municipal e a realização de uma barreira educativa com agentes da Guarda Municipal no centro da cidade. As datas dessas atividades ainda serão divulgadas.

Itinerário da carreata desta sexta, 16 de maio

  • Concentração na Pista de Eventos José Eli Teles da Silveira
  • Saída pela Rua Osvaldo Aranha
  • Avenida Pedro Adams Filho
  • Rua Lima
  • Avenida Montevidéu
  • Rua Valparaíso
  • Avenida Primeiro de Março
  • Avenida Nações Unidas (Rótula do Postaço)
  • Rua Joaquim Nabuco
  • Avenida Maurício Cardoso
  • Rua Guia Lopes
  • Rótula da Prefeitura
  • Rua Sapiranga
  • Rua Bartolomeu de Gusmão
  • Rua Guia Lopes (retorno)
  • Rótula da Prefeitura (retorno)
  • Avenida Coronel Travassos
  • Rua Alegrete
  • Rua Flores da Cunha
  • Finalização na Pista de Eventos

O que é o Maio Amarelo

As ações do Maio Amarelo visam alertar motoristas, ciclistas e pedestres sobre a importância de atitudes responsáveis no trânsito e reforçar a necessidade de redução de acidentes e mortes nas vias.

Foto: Smopi/Divulgação | Fonte: Assessoria
15/05/2025 0 Comentários 372 Visualizações
Cidades

Canela inicia campanha Maio Amarelo com palestra sobre segurança no trânsito

Por Jonathan da Silva 13/05/2025
Por Jonathan da Silva

Canela iniciou nesta segunda-feira (12) a programação da campanha Maio Amarelo, promovida pela Secretaria de Trânsito, Transportes e Fiscalização com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos no trânsito e incentivar a prevenção de acidentes. A abertura ocorreu no Espaço Sicredi com a palestra “Desacelere: Seu bem maior é a vida”, ministrada pelo engenheiro civil e especialista em Engenharia de Trânsito, Rui Voldinei Pires.

O vice-prefeito de Canela, Gilberto Tegner, representando o prefeito Gilberto Cezar (PSDB), participou do evento e destacou a presença dos estudantes da Escola Municipal Ernesto Dornelles. “É muito importante que os jovens tenham consciência do uso de cinto de segurança e de respeitar a velocidade estabelecida no trânsito. Para que ajudem também a conscientizar suas famílias, dessa forma, diminuindo o número de acidentes”, afirmou Tegner.

Riscos e medidas preventivas

Durante a cerimônia, o tenente Menuzzo, do Comando Rodoviário da Brigada Militar da região, e o tenente Luís Fernando Rezende, da Brigada Militar em Canela, fizeram pronunciamentos voltados à importância da segurança no trânsito.

A enfermeira e coordenadora do Samu, Patrícia Fontes Carvalho, também participou do evento, assim como o secretário de Trânsito de Canela, Adriel Buss. Segundo o secretário, já foram registradas cerca de 500 autuações de motoristas utilizando o celular enquanto dirigiam. “Essas autuações são de extrema importância para prevenção de acidentes no trânsito, tendo em vista que no Brasil, atualmente, 54 mil pessoas morrem em acidente de trânsito por ano”, destacou Buss.

A instrutora de aulas práticas e teóricas do CFC Freitas, Maguida Rushcel, e o secretário adjunto de Trânsito, Jair Remonti, também encerraram o evento com falas voltadas à educação no trânsito e à atuação dos profissionais da área.

Programação segue ao longo do mês

A campanha terá continuidade com ações em empresas e escolas. Nos dias 15 e 16 de maio, a empresa Uniserra/Ambev receberá palestras voltadas aos trabalhadores. Já no dia 19 de maio, será a vez da Escola Municipal de Educação Infantil Lucimara Basei, localizada no bairro São Lucas, receber as atividades da campanha.

Foto: Arthur Dias/Prefeitura de Canela/Divulgação | Fonte: Assessoria
13/05/2025 0 Comentários 304 Visualizações
Cidades

Ruas Presidente Lucena e Vicente Prieto são revitalizadas em Picada Café

Por Jonathan da Silva 12/05/2025
Por Jonathan da Silva

A Secretaria de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação de Picada Café concluiu as obras de revitalização nas ruas Presidente Lucena e Vicente Prieto na semana passada, com reparos no asfalto, nova pintura das faixas de sinalização e instalação de tachões refletivos para reforço da segurança viária. As intervenções ocorreram em duas das principais vias da cidade, responsáveis por conectar o município ao Vale do Sinos e ao bairro Joaneta, respectivamente.

As melhorias incluíram a correção de desníveis, buracos e fissuras por meio do recorte e recomposição do pavimento com material novo. Além disso, foi realizada a demarcação horizontal nas faixas centrais e laterais, com a inclusão de tachões refletivos em pontos considerados críticos para induzir a redução de velocidade.

Demanda acumulada

O secretário de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação de Picada Café, Éderson Wickert, afirmou que as ações fazem parte de uma estratégia para enfrentar uma demanda acumulada por manutenções viárias. “Neste início de gestão, nossa prioridade tem sido atender as vias de maior fluxo de veículos, como a Presidente Lucena e a Vicente Prieto, justamente por sua importância estratégica e pelo impacto direto na segurança de quem circula por elas”, afirmou o titular da pasta.

Segundo o secretário, a Rua Vicente Prieto não recebia nova pintura há mais de quatro anos. A revitalização total compreende mais de 10 quilômetros de pavimento.

Foto: Marco Dieter/Divulgação | Fonte: Assessoria
12/05/2025 0 Comentários 481 Visualizações
Cidades

Duplicação da Rua Rincão em Novo Hamburgo avança

Por Jonathan da Silva 05/05/2025
Por Jonathan da Silva

A obra de duplicação da Rua Rincão, entre as ruas França e Rússia, em Novo Hamburgo, avançou nesta sexta-feira (2) com a atuação de máquinas e operários na preparação da base da nova pista de rolamento e na instalação da rede pluvial. O projeto prevê a duplicação de um trecho de três quadras, no limite entre Novo Hamburgo e Estância Velha, com o objetivo de melhorar o fluxo de veículos na região. A previsão da Prefeitura hamburguense é de que a obra seja concluída em até cinco meses.

Segundo o diretor de Obras Públicas de Novo Hamburgo, Dalmar Verdade, a intervenção inclui na via a construção da segunda pista, a execução da drenagem pluvial, a construção de passeios públicos e a sinalização do trajeto alterado. “É um trecho de três quadras, onde faremos o posicionamento da segunda pista da rua. Vamos executar a drenagem pluvial, os passeios públicos e a sinalização de todo o trajeto que sofrerá alterações”, afirmou Verdade.

Investimento

O investimento total na obra é de R$ 1,13 milhão, sendo R$ 466 mil provenientes da Prefeitura de Novo Hamburgo e R$ 672 mil do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio do programa Pavimenta RS. A empresa responsável pela execução dos trabalhos é a Pavicon, que também realizou o recapeamento da Rua Joaquim Nabuco, no bairro Rio Branco. A conclusão da obra, prevista para até cinco meses, pode até ser antecipada caso as condições climáticas favoreçam o andamento dos trabalhos.

Foto: Weslei Fillmann/PMNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
05/05/2025 0 Comentários 610 Visualizações
Cidades

Obras da Corsan alteram trânsito na RS-235 a partir desta quarta na serra gaúcha

Por Jonathan da Silva 22/04/2025
Por Jonathan da Silva

A partir desta quarta-feira, 23 de abril, o trânsito na RS-235 (Avenida das Hortênsias), entre os municípios de Gramado e Canela, sofrerá alterações devido às obras de ampliação da nova adutora de água tratada executadas pela Corsan/Aegea. Os desvios ocorrerão no trecho entre o Hotel Galo Vermelho, na Rua Dartagnan Oliveira, e as imediações do Super Carros, na Rua Artur Reinheimer.

Durante as obras, o fluxo de veículos será reorganizado da seguinte forma: o tráfego leve utilizará a pista indicada por linha amarela no mapa da obra, enquanto o tráfego pesado usará a pista marcada em vermelho. O trânsito será concentrado nos dois sentidos na pista de rodagem original entre Gramado e Canela. Já os veículos pesados que trafegam no sentido Canela–Gramado utilizarão pista única do traçado original.

Horários e duração

Os trabalhos terão início às 7h e seguirão até as 18h diariamente, com possibilidade de extensão do horário em casos excepcionais. A previsão da Corsan/Aegea é de que as intervenções se estendam por aproximadamente 20 dias.

A empresa orienta que motoristas redobrem a atenção ao circular pelo trecho em obras e sigam a sinalização indicada.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
22/04/2025 0 Comentários 438 Visualizações
Cidades

Prefeito de Morro Reuter solicita melhorias na VRS-873 em reunião com o Daer

Por Jonathan da Silva 17/04/2025
Por Jonathan da Silva

O prefeito de Morro Reuter, Airton Bohn (PP), reuniu-se na manhã desta quarta-feira (16) com o diretor-presidente do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Luciano Faustino, para solicitar melhorias na VRS-873, rodovia que liga o município a outras localidades da região. A audiência foi intermediada pelo deputado estadual Issur Koch (PP).

Durante o encontro, o prefeito apresentou um relatório com as principais necessidades de manutenção da via. Entre as demandas, estão a atenção a pontos de desmoronamento, o desentupimento das galerias pluviais ao longo de toda a estrada e a correção de trechos em que o asfalto apresenta deterioração. “São problemas que afetam os moradores e colocam em risco quem trafega pela estrada, que é importante rota de desenvolvimento econômico e turístico”, afirmou Airton Bohn.

Recuperação definitiva

O diretor-presidente do Daer, Luciano Faustino, agradeceu a presença do prefeito e afirmou que a autarquia continuará atuando em parceria com o município. “Vamos continuar fazendo essa parceria para manutenção, principalmente nos pontos críticos para que a gente possa manter a rodovia trafegável nesses próximos meses”, declarou o chefe do órgão.

Faustino informou ainda que o Daer está em processo de contratação definitiva para a recuperação da rodovia com recursos do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs). Segundo o dirigente, a proposta já passou por análise técnica favorável e o processo deve ser concretizado nos próximos meses, o que permitirá a recuperação completa da VRS-873.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
17/04/2025 0 Comentários 442 Visualizações
Cidades

Governo estadual confirma regularização de acessos na duplicação da RSC-287

Por Jonathan da Silva 17/04/2025
Por Jonathan da Silva

O Governo do Estado confirmou, na tarde desta quarta-feira (16), que será responsável pela regularização dos cerca de 2,5 mil acessos na área da duplicação da RSC-287. A definição ocorreu durante audiência na Secretaria Estadual da Reconstrução Gaúcha, em Porto Alegre, solicitada pela Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp). A medida suspende as notificações anteriormente emitidas pela concessionária Rota de Santa Maria aos proprietários de lotes localizados ao longo do traçado da rodovia.

Durante o encontro, o secretário da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi, informou ao presidente da Amvarp e prefeito de Candelária, Nestor Ellwanger – Rim (PP), que o estado assumirá os custos da regularização, estimados em R$ 30 mil por acesso. O secretário também anunciou a prorrogação dos prazos anteriormente estabelecidos e a retirada das notificações do contrato de concessão.

Segundo o presidente da Amvarp, a principal preocupação dos prefeitos da região era com as notificações recebidas por proprietários, especialmente produtores rurais. “A grande questão que nos levou a essa agenda era a regularização dos acessos, especialmente dos produtores rurais. Queremos deixar bem claro que este problema não existe mais. O Governo do Estado assumiu esta responsabilidade junto com a concessionária. Saímos deste encontro muito satisfeitos com a recepção aqui do secretário Pedro Capeluppi”, afirmou Ellwanger.

Mudança no contrato de concessão

O tema havia sido debatido na assembleia geral da Amvarp em março e motivou a primeira agenda do novo presidente da associação junto ao governo estadual. Capeluppi confirmou que as notificações previstas no contrato com a concessionária Grupo Sacyr, responsável pela Rota de Santa Maria, serão suspensas. “É importante dizer também que este processo de regularização será gradual, na medida em que a duplicação irá avançar pela rodovia”, declarou o secretário.

Ainda conforme Ellwanger, o governo estadual garantiu que o contrato será alterado para transferir oficialmente a responsabilidade da regularização dos acessos unifamiliares ao Poder Executivo. “Um documento oficial será emitido nos próximos dias, para confirmar que essa atribuição à empresa concessionária, sob coordenação do governo do Rio Grande do Sul”, informou o presidente da entidade.

Autoridades presentes

Além do presidente da Amvarp, participaram da audiência os prefeitos de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa (PDT); de Vale do Sol, José Valtair dos Santos (prefeito, PP) e Alexandre da Mota (vice-prefeito); de Santa Cruz do Sul, Sérgio Moraes (PL); e de Vera Cruz, Gilson Becker (PSB), que também preside o Conselho de Usuários da Rodovia. Também estiveram presentes os deputados estaduais Kelly Moraes (PL) e Airton Artus (PDT), e o deputado federal Marcelo Moraes (PL).

Foto: Amvarp/Divulgação | Fonte: Assessoria
17/04/2025 0 Comentários 348 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 2

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 3

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO