Mais vistas
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Governo estadual reúne concessionárias para preparar ações diante dos impactos...
Circuito Malakoff recebe melhorias em sinalização e infraestrutura em Nova...
União Corinthians disputará LDB 2026 com sete atletas formados na...
Rio Grande do Sul – Gestores públicos de todo o...
CIEE-RS inaugura nova unidade em Caxias do Sul
Indústria de semicondutores do RS se destaca no SemiCon-LAC 2026
Quarteto Camélia é atração do Musicâmara em São Leopoldo nesta...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

trânsito

Cidades

Brigada Militar remove pedras e riscos nas ERS-446 e 118

Por Jonathan da Silva 18/06/2025
Por Jonathan da Silva

A Brigada Militar está atuando nesta quarta-feira (18) na sinalização para a retirada de pedras da ERS-446, no sentido serra-capital, em Bom Princípio. Paralelamente, em Viamão, equipes trabalham na remoção de riscos na ERS-118, no km 33.

Motoristas podem acompanhar a situação das rodovias em tempo real por meio do site do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), em crbm.rs.gov.br/bloqueios.

Foto: Brigada Militar-RS/Divulgação | Fonte: Assessoria
18/06/2025 0 Comentários 386 Visualizações
Cidades

Lomba Grande tem estrada bloqueada em função da chuva

Por Jonathan da Silva 18/06/2025
Por Jonathan da Silva

A Estrada Afonso Strack, na localidade de Santa Maria do Butiá, no bairro rural de Lomba Grande, em Novo Hamburgo, está com a passagem de veículos bloqueada devido ao acúmulo de água causado pelas chuvas. Segundo a Prefeitura, não há outros pontos da cidade com vias interrompidas no momento. As equipes seguem monitorando a situação.

Foto: Wirestock/Freepik/Reprodução | Fonte: Assessoria
18/06/2025 0 Comentários 432 Visualizações
Cidades

Mapa atualizado mostra bloqueios em rodovias do RS por causa da chuva

Por Jonathan da Silva 18/06/2025
Por Jonathan da Silva

As chuvas que atingem o Rio Grande do Sul provocaram, até a manhã desta quarta-feira (18), bloqueios parciais e totais em 22 rodovias estaduais, sendo 16 com bloqueio total e seis com interrupções parciais. Para informar a população, o Governo do Estado disponibilizou um mapa online com dados atualizados sobre a situação das rodovias estaduais, concedidas e federais.

A ferramenta reúne informações do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR). O mapa pode ser acessado online e apresenta a situação das estradas em tempo real, permitindo que a população consulte quais trechos estão interditados ou com o tráfego comprometido.

Sistema foi criado após enchentes de 2024

Desenvolvido em 2024 pelo governo estadual por meio do CRBM, o mapa surgiu após as enchentes de maio daquele ano como uma solução para centralizar as informações de tráfego durante emergências. Desde então, o sistema vem sendo utilizado para apoiar ações de resgate, deslocamento de equipes e planejamento de rotas seguras.

Orientações à população

O diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, afirmou que as equipes estão mobilizadas para realizar o desbloqueio das vias o mais rapidamente possível, além de monitorar os impactos. “Recomendamos que a população evite circular nas estradas, especialmente nas áreas com bloqueios totais ou parciais”, destacou Faustino.

O mapa com as atualizações pode ser acessado em crbm.rs.gov.br/bloqueios.

Foto: Reprodução | Fonte: Assessoria
18/06/2025 0 Comentários 882 Visualizações
Cidades

Trecho da BR-470 é interditado na serra gaúcha por risco de deslizamentos

Por Jonathan da Silva 18/06/2025
Por Jonathan da Silva

O trecho entre Veranópolis e Bento Gonçalves da BR-470 foi totalmente interditado desde as 19h desta terça-feira (17), na serra gaúcha, devido ao risco de deslizamentos provocados pela chuva intensa que atinge a região. A decisão foi tomada como medida de segurança diante das condições climáticas e da instabilidade do terreno, que apresenta possibilidade de escorregamentos. A interdição é preventiva e ocorre sem previsão de liberação.

As autoridades orientam que motoristas busquem rotas alternativas, uma vez que o trecho afetado permanecerá fechado até que seja possível garantir a segurança da via. A situação será reavaliada conforme as condições climáticas e o monitoramento do solo.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
18/06/2025 0 Comentários 419 Visualizações
Cidades

Convênio garante R$ 300 mil para melhorias em estradas rurais de Canela

Por Jonathan da Silva 17/06/2025
Por Jonathan da Silva

O prefeito de Canela, Gilberto Cezar (PSDB), assinou nesta semana um convênio com o Governo do Estado que assegura o repasse de R$ 300 mil ao município. O valor será destinado à recuperação e qualificação de estradas vicinais no interior de Canela, com foco em beneficiar agricultores e moradores das comunidades rurais.

O recurso foi viabilizado por meio da adesão do município ao programa estadual de apoio à infraestrutura rural. Com o Plano de Trabalho aprovado e a documentação regularizada, o repasse está garantido e poderá ser utilizado nas obras previstas.

Aplicação dos recursos

Segundo o prefeito Gilberto Cezar, o investimento representa um reforço no compromisso da gestão com o desenvolvimento rural. “Esse recurso será muito bem aplicado no interior de Canela, melhorando as condições das estradas e garantindo mais segurança e qualidade de vida para nossos agricultores e suas famílias. É mais um avanço que conseguimos por meio da parceria com o Governo do Estado”, afirmou o chefe do executivo canelense.

Início das obras

As intervenções devem começar nas próximas semanas, priorizando trechos definidos em conjunto com as comunidades beneficiadas. A meta da prefeitura é utilizar o valor para melhorar a infraestrutura de transporte nas áreas agrícolas, garantindo melhor acesso e escoamento da produção.

Foto: André Fernandes/Prefeitura de Canela/Divulgação | Fonte: Assessoria
17/06/2025 0 Comentários 306 Visualizações
Cidades

Governo estadual firma convênio com 39 municípios para recuperar estradas rurais

Por Jonathan da Silva 17/06/2025
Por Jonathan da Silva

O governo gaúcho assinou, nesta segunda-feira (16), convênios com mais 39 municípios para obras de recuperação de estradas rurais danificadas pelas enchentes de maio de 2024. A medida faz parte do programa estadual de recuperação de estradas vicinais, voltado a municípios em situação de emergência. O ato de anúncio ocorreu no auditório da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em Porto Alegre, com a presença do secretário da pasta, Edivilson Brum.

Os recursos são repassados por meio do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs) e totalizam quase R$ 107 milhões. Cada município poderá receber até R$ 300 mil. Com a assinatura dos novos convênios, 174 cidades das 356 inscritas no edital já foram contempladas. Os demais municípios seguem com a tramitação dos processos para posterior formalização.

As prefeituras beneficiadas enviaram projetos para recuperação da infraestrutura rural, o que inclui contratação de horas-máquinas para equipamentos como trator de esteira, escavadeira hidráulica, retroescavadeira, motoniveladora, pá carregadeira e caminhão prancha, além da aquisição de insumos como brita, saibro e cascalho.

Impacto local

O secretário Edivilson Brum agradeceu a presença dos gestores e orientou os prefeitos sobre o uso eficiente dos recursos. “Os recursos sejam aplicados com muita eficiência para que as melhorias cheguem aos nossos produtores rurais”, afirmou o titular da pasta.

Brum também mencionou o acompanhamento do programa por parte do governador Eduardo Leite (PSD) e do vice-governador Gabriel Souza (MDB), e divulgou o Programa Irriga+ RS. “O produtor rural ao acessar e enviar projeto de irrigação, o governo do Estado garante, por meio de uma subvenção, 20% do valor do projeto, limitado ao teto de R$ 100 mil por beneficiário”, explicou o secretário.

O prefeito de Canela, Gilberto Cezar (PSDB), destacou o alcance da medida. “Este recurso vem em boa hora, porque depois das enchentes nós tivemos muitos percalços no interior do município. Vai atingir entre quatro e cinco mil pessoas, sendo várias propriedades beneficiadas”, pontuou o chefe do executivo canelense.

Plano Rio Grande

As ações fazem parte do Plano Rio Grande, programa lançado pelo governo estadual durante a Expointer de 2023. A iniciativa tem como objetivo reconstruir o Rio Grande do Sul e preparar o estado para enfrentar futuros eventos climáticos. A estrutura do plano inclui o Conselho do Plano Rio Grande, formado por 182 representantes do poder público e da sociedade civil, incluindo pessoas atingidas pelas enchentes, além do Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática, com atribuições consultivas e propositivas.

Foto: Ascom Seapi/Divulgação | Fonte: Assessoria
17/06/2025 0 Comentários 343 Visualizações
Cidades

Ações lúdicas levam conscientização para ruas e escolas de Campo Bom

Por Jonathan da Silva 17/06/2025
Por Jonathan da Silva

A campanha “Educação no Trânsito, Cidadania em Movimento” iniciou suas ações nesta sexta-feira (13) em escolas e vias públicas de Campo Bom, com apresentações artísticas promovidas pela Secretaria de Segurança e Trânsito do município. A iniciativa conta com a participação do grupo Tribu di Arteiros, que realiza intervenções com música, poesia, brincadeiras e performances nas ruas e instituições de ensino da cidade para conscientizar sobre segurança no trânsito.

As primeiras atividades ocorreram na Escola Borges de Medeiros e na esquina da Avenida Brasil com a Rua José Arnoldo Klaus. No sábado (14), as ações aconteceram no entorno da Praça João Blos e, na segunda-feira (16), nas escolas Santos Dumont e Presidente Vargas. As intervenções incluem apresentações com pernas de pau, instrumentos musicais, bola de contato e elementos de palhaçaria.

O cronograma segue ao longo do mês com novas intervenções em outras escolas da rede municipal, sempre programadas para os horários de entrada e saída dos alunos. O objetivo é envolver estudantes, pais, motoristas e pedestres em geral nas mensagens de conscientização.

Conscientização e atitudes no trânsito

De acordo com o secretário de Segurança e Trânsito de Campo Bom, Fernando Lehnen, a campanha vai além do alerta sobre riscos e busca estimular comportamentos responsáveis. “Mais do que alertar para os riscos, a campanha visa despertar atitudes responsáveis no trânsito, como atravessar com segurança, respeitar a faixa de pedestres, evitar o uso do celular ao volante e sinalizar corretamente. Um dos focos é reforçar o gesto simples e eficaz de estender o braço para indicar a travessia na faixa”, afirma o titular da pasta.

Foto: PMCB/Divulgação | Fonte: Assessoria
17/06/2025 0 Comentários 348 Visualizações
Cidades

Ampliação do canteiro da José do Patrocínio deve terminar até julho em Novo Hamburgo

Por Jonathan da Silva 16/06/2025
Por Jonathan da Silva

A obra de ampliação do canteiro central da Rua José do Patrocínio, em Novo Hamburgo, entre a Avenida Nações Unidas e a alça de acesso à BR-116, deve ser concluída até o fim do mês de julho, conforme previsão da Prefeitura. Segundo a administração municipal, a intervenção, iniciada em abril, tem o objetivo de melhorar a iluminação e a segurança no trecho, com a instalação de postes e o plantio de vegetação rasteira.

O projeto prevê a ampliação do canteiro, que atualmente termina na Rua Borges de Medeiros, estendendo-o até a alça de acesso à rodovia, totalizando cerca de 600 metros. Segundo a Prefeitura, o objetivo principal é o paisagismo urbano, com o uso majoritário de mão de obra, equipamentos e materiais próprios da administração municipal.

Na quadra final, a partir da Rua Tupinambá, a execução será realizada pela Construtora e Pavimentadora Imberg, empresa que já possui contrato com o Município para recomposição do passeio público após reparos em tubulações e meios-fios.

Supressão de árvores

Para a continuidade das melhorias, foi necessária a remoção de algumas árvores localizadas nas calçadas. De acordo com a Prefeitura, as espécies eram exóticas e inadequadas ao espaço urbano, além de provocarem danos às calçadas e representarem risco de comprometer o asfalto e a rede elétrica. A administração também apontou que os galhos ofereciam risco aos pedestres e interferiam na circulação de veículos.

Foto: Smopi/Divulgação | Fonte: Assessoria
16/06/2025 0 Comentários 491 Visualizações
Cidades

Obra de duplicação da Rua Rincão, em Novo Hamburgo, entra na fase final

Por Jonathan da Silva 12/06/2025
Por Jonathan da Silva

A duplicação da Rua Rincão, em andamento desde abril, entrou na fase final nesta quarta-feira (11), com a conclusão da aplicação do asfalto no trecho entre as ruas Rússia e França. A obra, que representa um investimento de R$ 1,13 milhão oriundo do programa Pavimenta RS, do Governo do Estado, com contrapartida da Prefeitura de Novo Hamburgo, era aguardada pela comunidade há mais de 40 anos.

Segundo o engenheiro e fiscal da obra pela Prefeitura, André Lino, a última etapa será a instalação das sinalizações viárias, horizontal e vertical. “Estamos entrando na reta final da obra. Agora, faltará apenas a instalação das sinalizações viárias, horizontal e vertical, para liberação total da via. A ideia é concluir isso até o final do mês”, afirmou Lino.

Desapropriações fizeram parte da obra

Para a execução da duplicação, foram necessárias desapropriações de imóveis localizados no traçado da via. De acordo com a Prefeitura, todos os processos de desapropriação foram concluídos ou estão em fase final junto aos respectivos proprietários.

Parceria com Estância Velha

Como parte da obra afeta o limite territorial com Estância Velha, Novo Hamburgo está em contato com a administração da cidade vizinha para alinhar questões técnicas relativas à sinalização viária. A parceria foi estabelecida em janeiro, quando os prefeitos Gustavo Finck (PP, Novo Hamburgo) e Diego Francisco (PSDB, Estância Velha) visitaram o local para anunciar a obra.

Foto: Weslei Fillmann/PMNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
12/06/2025 0 Comentários 357 Visualizações
Cidades

Prefeito de Picada Café solicita melhorias na BR-116 durante reunião com o DNIT

Por Jonathan da Silva 12/06/2025
Por Jonathan da Silva

O prefeito de Picada Café, Daniel Rückert (PP), se reuniu com representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) nesta quarta-feira (11), em São Leopoldo, para solicitar melhorias na BR-116, principal via de acesso e circulação do município. Acompanhado do secretário de Planejamento, Éderson Wickert, e da vereadora Franciele Simon Diehl (PSD), o prefeito levou pedidos relacionados à segurança viária e à mobilidade urbana no trecho da rodovia que atravessa a cidade.

Durante o encontro, foram apresentados pedidos como a instalação de tachões nas proximidades do Corpo de Bombeiros, em um ponto conhecido por registros de ultrapassagens indevidas e excesso de velocidade. O grupo também propôs uma parceria com o DNIT para a desobstrução da drenagem da Rua Adolfo Michaelsen, que se conecta diretamente à rodovia.

Avaliação técnica em setembro

Na reunião, o supervisor do DNIT, Carlos Alberto Garcia Vieira, e o engenheiro João Paulo Araújo foram convidados a visitar Picada Café para avaliar in loco a situação da BR-116 no município. A proposta é discutir projetos para retornos e acessos entre o Curtume Ritter e o Parque Jorge Kuhn. “Reconhecemos o trabalho que o DNIT tem realizado na BR-116 e, agora, queremos avançar na mobilidade urbana, especialmente facilitando o acesso e a saída dos bairros”, afirmou o prefeito Rückert.

A visita técnica dos representantes do DNIT está prevista para ocorrer no mês de setembro.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
12/06/2025 0 Comentários 271 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 2

    Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça expansão nacional da marca Fritz&Frida

  • 3

    Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha traduzem a essência do voluntariado e da tradição

  • 4

    Governo estadual reúne concessionárias para preparar ações diante dos impactos do El Niño

  • 5

    Circuito Malakoff recebe melhorias em sinalização e infraestrutura em Nova Petrópolis

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO