Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

serra gaúcha

Cidades

Ninho das Águias é aberto para realização de eventos em Nova Petrópolis

Por Jonathan da Silva 19/05/2026
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Nova Petrópolis regulamentou o uso do Ninho das Águias para a realização de eventos particulares. O decreto foi publicado na sexta-feira (15) e permite que produtoras e empresas promovam atividades culturais, gastronômicas e de entretenimento no local. A medida foi anunciada pela administração municipal como forma de ampliar o uso turístico do espaço e atrair novos negócios ligados ao setor de eventos e experiências ao ar livre.

De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, a iniciativa acompanha a demanda crescente por experiências turísticas em ambientes naturais e com identidade local. Com a regulamentação, o Ninho das Águias poderá receber festivais gastronômicos, encontros de vinhos e espumantes, apresentações musicais e projetos culturais.

Uso do espaço

O prefeito de Nova Petrópolis, Daniel Carlos Michaelsen (Republicanos), afirmou que a proposta busca ampliar a movimentação econômica e turística do município. “O Ninho das Águias sempre foi um símbolo da nossa cidade. Agora, damos um passo importante ao permitir que ele também seja palco de grandes experiências, gerando movimento econômico e projetando ainda mais Nova Petrópolis no cenário turístico”, comentou o chefe do executivo nova-petropolitano.

O vice-prefeito Alexandre da Silva destacou a relação entre o potencial natural do local e o desenvolvimento do turismo. “Estamos criando oportunidades para atrair novos negócios e fortalecer o turismo de forma inteligente, valorizando um espaço que é único e que agora se projeta ainda mais”, afirmou Silva.

Experiências turísticas

O secretário municipal de Turismo e Cultura, Rodrigo Sangali, ressaltou que a regulamentação amplia as possibilidades de utilização do espaço para eventos ligados à natureza e à cultura. “Estamos abrindo uma vitrine extraordinária. O Ninho das Águias é um dos cenários mais impactantes do estado e agora passa a ser também um espaço para experiências únicas. Queremos atrair eventos que tenham identidade, que dialoguem com a natureza e que gerem conexão com as pessoas”, expressou o titular da pasta.

Como solicitar o espaço

De acordo com a Prefeitura de Nova Petrópolis, empresas interessadas em realizar eventos no Ninho das Águias devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura com antecedência mínima de 30 dias. O contato pode ser feito pelo telefone (54) 3281-8403.

As regras para utilização do espaço estão previstas no Decreto Municipal 069/2026, disponível no Diário Oficial do Município de Nova Petrópolis.

Foto: Marcelo Farinha/Divulgação | Fonte: Assessoria
19/05/2026 0 Comentários 117 Visualizações
Moda e beleza

Tricofest recebe mais de 21 mil visitantes no segundo fim de semana em Nova Petrópolis

Por Jonathan da Silva 19/05/2026
Por Jonathan da Silva

A Tricofest recebeu mais de 21 mil visitantes no segundo fim de semana de programação em Nova Petrópolis, entre os dias 15, 16 e 17 de maio, no Centro de Eventos do município. Consumidores, expositores e turistas foram ao evento em busca de lançamentos e tendências em malhas tricot. Impulsionada pelo clima de outono e pela divulgação dos primeiros dias da feira, a programação conta com mais de 70 expositores, praça de alimentação, espaço kids e atrações culturais.

Os visitantes encontraram opções de vestuário e acessórios voltados para a temporada de inverno, além de novidades apresentadas pelas malharias participantes. A programação segue até 21 de junho, sempre nos finais de semana.

Busca por tendências

A enfermeira Josiane Santos Rosa, de Caxias do Sul, esteve presente em mais uma edição da Tricofest. Frequentadora do evento há vários anos, ela afirmou que costuma pesquisar tendências de inverno antes de visitar a feira. “Eu vejo as revistas antes de vir para cá e sempre encontro as malhas que eu quero”, afirmou a visitante.

Turismo de compras

As amigas Carlota Vieira e Solange Salame, de Porto Alegre, participaram do evento por meio de uma excursão que também incluiu visitas a cidades da Rota Romântica. O passeio foi encerrado na tarde de domingo na Tricofest. “Eu já vim pensando nas malhas que queria comprar, especialmente um vestido”, comentou Solange. Carlota contou que não havia planejado as compras, mas decidiu adquirir uma blusa após ser atraída pelas cores da peça.

Programação continua

A programação da Tricofest terá continuidade nos dias 22, 23 e 24 de maio. Entre as atrações previstas estão os desfiles de tendências no Espaço Malha da Tricofest, programados para o domingo, às 14h e às 16h.

O evento ocorre no Centro de Eventos de Nova Petrópolis até 21 de junho, com funcionamento das 10h às 19h. A entrada e o estacionamento são gratuitos.

A Tricofest é realizada pela Associação das Malharias de Nova Petrópolis e Picada Café, com apoio da Prefeitura de Nova Petrópolis e patrocínio de Ave Serra, Sicredi, Banrisul e Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul.

Serviço

  • O quê: Tricofest – Nova Petrópolis
  • Quando: até 21 de junho, de sextas-feiras a domingos, além do feriado de Corpus Christi, em 4 de junho, das 10h às 19h
  • Onde: Centro de Eventos de Nova Petrópolis
  • Quanto: entrada e estacionamento gratuitos
Foto: Marcelo Farinha/Divulgação | Fonte: Assessoria
19/05/2026 0 Comentários 118 Visualizações
Variedades

Técnico da Snowland Academy participará de programa internacional nos Estados Unidos

Por Jonathan da Silva 14/05/2026
Por Jonathan da Silva

O técnico da Arts and Sports Snowland Academy, Eduardo Garcia, foi selecionado para participar do Impact Summit 2026, evento promovido pela U.S. Figure Skating que ocorrerá entre os dias 19 e 23 de maio, no Colorado, nos Estados Unidos. Considerado um dos principais encontros internacionais voltados à educação, liderança e desenvolvimento da patinação artística no gelo, o programa reunirá treinadores, atletas, árbitros, dirigentes, gestores de rinques, líderes de clubes, pais e voluntários. A participação do profissional brasileiro ocorre em razão do trabalho desenvolvido na formação de atletas e no fortalecimento da modalidade no Brasil e na América Latina.

O encontro será realizado na chamada “Olympic City USA” e contará com trilhas específicas para diferentes perfis de participantes. A programação inclui conteúdos sobre técnicas de saltos e piruetas, componentes de programa, desenvolvimento de atletas em longo prazo, atualização de regras, governança, gestão de clubes e práticas voltadas à segurança e ao bem-estar dos atletas.

Quem é Eduardo Garcia

Garcia iniciou sua trajetória na patinação artística como atleta e conquistou o título de campeão brasileiro em 1984. Posteriormente, atuou durante quase 30 anos como patinador profissional em produções internacionais, entre elas Holiday On Ice e Disney On Ice, onde também ocupou a função de diretor de Performance.

Desde 2017, Garcia atua integralmente como treinador da Arts and Sports Snowland Academy, projeto apoiado pela Gramado Parks. Além do treinamento de atletas, ele também é responsável pela supervisão dos espetáculos Snowland On Ice.

Sob sua orientação, atletas da academia conquistaram 43 títulos em competições nacionais e internacionais, incluindo campeonatos brasileiros, sul-americanos e latino-americanos. Os patinadores também participaram de competições como o ISU Junior Grand Prix e os Winter World University Games.

Reconhecimento internacional

Membro da Professional Skaters Association (PSA), Eduardo Garcia recebeu em 2023 o reconhecimento de “Melhor Técnico da América Latina”, concedido pela União Internacional de Patinação (ISU) durante um seminário internacional realizado no Brasil.

A diretora artística da Gramado Parks, Cris Garcia, afirmou que a participação do treinador no evento internacional representa um avanço para a modalidade no país. “Sua seleção reflete o reconhecimento internacional da qualidade do trabalho realizado na ASA, e está alinhada à necessidade de investir continuamente na formação de treinadores como base para uma estrutura mais sólida e sustentável da modalidade no país”, avalia Cris.

Segundo a executiva, a participação do técnico também fortalece o posicionamento da academia no cenário internacional da patinação artística. “A participação de Eduardo Garcia reforça o papel da Academia como referência na América Latina, ao unir espetáculos profissionais e a formação de atletas de alta performance, posicionando o Brasil de forma cada vez mais consistente no cenário internacional dos esportes no gelo”, finaliza Cris Garcia.

Foto: Arts and Sports Snowland Academy/Divulgação | Fonte: Assessoria
14/05/2026 0 Comentários 79 Visualizações
Cidades

Canela anuncia investimento de R$ 2,7 milhões na requalificação da Rua Adolfo Seibt

Por Jonathan da Silva 14/05/2026
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Canela anunciou um investimento de mais de R$ 2,7 milhões para a requalificação da Rua Adolfo Seibt, no bairro São José. A obra foi apresentada recentemente pelo prefeito Gilberto Cezar (PSD) e tem como objetivo melhorar o fluxo de veículos em um dos acessos ao município, além de desafogar o trânsito na ligação entre a Rodovia Don Luiz Guanella e os bairros São José e Santa Marta. Os recursos serão provenientes do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), contratado junto à Caixa Federal.

Segundo a administração municipal, o projeto de revitalização já foi concluído e o processo para licitação da obra deverá ser encaminhado nos próximos dias. A Rua Adolfo Seibt é considerada uma via alternativa importante para o tráfego urbano e, conforme a Prefeitura, enfrenta dificuldades de circulação há anos.

Obra prevê drenagem e pavimentação

De acordo com o setor de Projetos da Prefeitura, a intervenção incluirá obras de drenagem, preparação da base da pista, pavimentação em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) e implantação de sinalização viária.

O prefeito Gilberto Cezar afirmou que a estrutura da nova pavimentação foi planejada para suportar o fluxo de veículos da região. “A base será feita com 50cm de rachão e mais 20cm de brita, para que a pista tenha estrutura suficiente para receber o asfalto e se manter íntegra com o fluxo do trânsito”, detalhou o chefe do executivo canelense.

Segundo o prefeito, a necessidade de melhorias na Rua Adolfo Seibt é discutida há anos pela comunidade e pela administração municipal. “A boa notícia é que conseguimos concluir o projeto de requalificação e estamos encaminhando para licitar a obra o mais breve possível”, garantiu Gilberto Cezar.

Via é considerada alternativa para o acesso à cidade

A Rua Adolfo Seibt conecta a Rodovia Don Luiz Guanella, um dos principais acessos a Canela, aos bairros São José e Santa Marta. De acordo com a Prefeitura, a requalificação da via deverá contribuir para a distribuição do tráfego e para a redução do volume de veículos em outros pontos de entrada do município.

Foto: Júlio Dias/Prefeitura de Canela/Divulgação | Fonte: Assessoria
14/05/2026 0 Comentários 93 Visualizações
Projetos especiais

Caxias do Sul recebe semana de debates sobre saúde mental e luta antimanicomial

Por Jonathan da Silva 14/05/2026
Por Jonathan da Silva

Caxias do Sul sediará, entre os dias 16 e 23 de maio, a 5ª edição do Nós Louc@s e a 3ª edição do SUSpira, eventos voltados à promoção da saúde mental e ao debate sobre a luta antimanicomial. A programação ocorrerá em diferentes espaços da cidade, com atividades presenciais e virtuais organizadas pelo Fórum Gaúcho de Saúde Mental (FGSM) Núcleo Serra Gaúcha e pela Frente em Defesa da Saúde Mental da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. O objetivo é promover reflexões sobre cuidado em liberdade, fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), além de ampliar o debate público sobre políticas de saúde mental e combate ao estigma relacionado à loucura.

As atividades incluem palestras, mesas de debate, aulas abertas, manifestações artísticas e bate-papos, reunindo usuários da saúde mental, familiares, trabalhadores, estudantes, pesquisadores, coletivos culturais e integrantes da comunidade.

Debates sobre saúde mental e reforma psiquiátrica

A edição deste ano propõe discussões sobre os 25 anos da Lei 10.216, considerada marco da Reforma Psiquiátrica Brasileira, e os 40 anos da 8ª Conferência Nacional de Saúde, apontada como fundamental para a construção do SUS.

De acordo com a organização, as ações buscam reafirmar a saúde mental como um direito construído a partir do cuidado comunitário, do vínculo social e da liberdade.

A programação terá início no dia 16 de maio, com o Seminário de Apresentação de Pesquisas em Saúde Mental Coletiva, promovido pelo Curso de Especialização em Saúde Mental Coletiva da Universidade de Caxias do Sul (UCS). O encontro acontecerá às 8h30min, na Sala 404 do Bloco F da instituição.

O seminário reunirá pesquisas sobre temas como apoio matricial no SUS, luta antimanicomial, desigualdades sociais, saúde mental na infância, adolescência e velhice, práticas integrativas, institucionalização da pessoa idosa e prevenção ao suicídio.

Programação da semana

Na segunda-feira, 18 de maio, será exibido o programa Café com Letras, às 11h, pela TV Câmara e YouTube. No mesmo dia, às 18h30min, ocorrerá a abertura oficial do evento no Plenarinho da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, com contextualização histórica da luta antimanicomial.

Ainda na segunda-feira, a Livraria e Café Arco da Velha receberá uma edição da Órbita Literária com bate-papo conduzido pelo escritor e rearticulador do FGSM Serra, Roque Júnior. O encontro abordará a relação entre corridas de rua e saúde mental.

Na terça-feira, 19 de maio, o Centro de Cultura Ordovás sediará a 3ª edição do SUSpira Caxias, das 14h às 17h, com atividades voltadas a usuários e familiares da RAPS de Caxias do Sul.

Às 19h do mesmo dia, uma mesa virtual discutirá os 40 anos da 8ª Conferência Nacional de Saúde e os 25 anos da Lei 10.216, com participação de Károl Veiga Cabral e Elizabete Bertele.

A programação continua na sexta-feira, 22 de maio, com a atividade “RESpira o Cuidado em Liberdade”, aula aberta marcada para as 14h, na sala 501 do Bloco S da UCS. O encontro contará com a participação da profissional de saúde e militante da luta antimanicomial Margarete de David, do escritor e militante Roque JR e convidados.

No sábado, 23 de maio, será realizada uma atividade voltada à saúde mental das mulheres, mediada pelo coletivo “Nós, juntas”. O encontro ocorrerá às 14h30min, na ENCA — Entidade Assistência à Criança e Adolescente, no bairro Belo Horizonte.

A programação ainda poderá receber novas atividades e confirmações. As ações são gratuitas e abertas ao público interessado.

Por trás do evento

A Semana Municipal da Luta Antimanicomial foi instituída pela Lei nº 9.134 e passou a integrar o calendário oficial de Caxias do Sul em junho de 2024.

O evento conta com apoio da Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial (Renila), Associação Gaúcha de Usuários da Saúde Mental (AGUSM-RS), Câmara Municipal de Caxias do Sul, Órbita Literária, Do Arco da Velha Livraria e Café e Mental Tchê.

Criado em 2019, o Nós Louc@s foi inspirado em iniciativas históricas da luta antimanicomial no Rio Grande do Sul e propõe espaços de arte, cultura e participação social como forma de enfrentamento ao preconceito e às violências institucionais.

Já o SUSpira é promovido pela Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental em parceria com a Rede de Atenção Psicossocial, com foco na valorização do SUS e da saúde mental pública e comunitária.

Serviço

  • O quê: Semana Municipal da Luta Antimanicomial – 5º Nós Louc@s e 3º SUSpira
  • Quando: De 16 a 23 de maio
  • Onde: Caxias do Sul, com atividades presenciais e virtuais
  • Quanto: Gratuito
  • Mais detalhes: Instagram @fgsmserra
Foto: FGSM Serra/Divulgação | Fonte: Assessoria
14/05/2026 0 Comentários 145 Visualizações
Cidades

Canela recebe nota máxima do Sebrae em avaliação da rede hoteleira

Por Jonathan da Silva 13/05/2026
Por Jonathan da Silva

Canela recebeu nota máxima no quesito hotelaria em uma pesquisa do Radar Turístico, desenvolvida pelo Sebrae no Rio Grande do Sul. O resultado foi divulgado após um mapeamento e análise da estrutura de hotéis, pousadas e meios de hospedagem da cidade, tornando Canela o primeiro município gaúcho avaliado pelo estudo a alcançar conceito 5, classificação considerada de excelência. Os dados também serão utilizados na atualização do Plano Municipal de Turismo.

O levantamento analisou a infraestrutura turística da cidade a partir de entrevistas com representantes do poder público, iniciativa privada e sociedade civil, além de pesquisa de campo realizada nos atrativos e empreendimentos turísticos do município. Conforme o Sebrae, foram avaliados 100 critérios distribuídos em oito dimensões, incluindo hotelaria, gastronomia, economia, eventos, acesso, apoio ao turista, aspectos históricos e culturais e atrativos naturais.

Avaliação da hotelaria

De acordo com o relatório, fatores históricos contribuíram para o desempenho da cidade na avaliação. Entre eles estão a fundação do Grande Hotel Canela no início do século XX, a consolidação do Hotel Laje de Pedra nas décadas de 1980 e 1990 e a instalação da Escola de Hotelaria Castelli, apontados como elementos que ajudaram a estruturar o setor hoteleiro local.

A pesquisa também destacou a diversidade de opções de hospedagem disponíveis no município, atendendo diferentes perfis de visitantes e faixas de renda. Segundo o estudo, aspectos como limpeza, atendimento e infraestrutura de recepção oferecida pelos empreendimentos foram considerados diferenciais positivos.

Além da nota máxima em hotelaria, Canela recebeu conceito “muito bom” em infraestrutura e atrativos turísticos. Nos demais critérios avaliados, como gastronomia, apoio ao turista, conveniência e acesso, o município apresentou desempenho acima da média em comparação com cidades gaúchas de porte semelhante, como Santa Rosa, Vacaria e Venâncio Aires.

Planejamento turístico

O prefeito de Canela, Gilberto Cezar (PSD), afirmou que o reconhecimento ocorre em um momento de fortalecimento do turismo gaúcho. “Vivemos um momento importante de retomada e fortalecimento do turismo gaúcho, e Canela tem se destacado pela organização, pela qualidade dos serviços e pela capacidade de inovar. Receber essa nota máxima do Sebrae reforça a confiança no potencial do município e no trabalho sério realizado por toda a cadeia turística”, destacou o chefe do executivo canelense.

A diretora de Turismo da Prefeitura, Débora Toffoli, ressaltou os pontos apontados pela avaliação. “Na avaliação, destacaram-se especialmente os atrativos naturais e econômicos, com ênfase nos parques vinculados aos ativos de natureza e nos parques temáticos, responsáveis por atrair visitantes durante todo o ano”, afirmou Débora.

Com os resultados do estudo, a Secretaria de Turismo e Cultura de Canela pretende atualizar o Plano Municipal de Turismo em conjunto com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e o trade turístico local. O documento irá orientar as ações do setor para os próximos dez anos.

O secretário de Turismo de Canela, Athos Cunha, afirmou que o estudo servirá como base técnica para o planejamento do município. “Vamos trabalhar com base em evidências, facilitando a organização das ações e permitindo a construção de estratégias mais bem fundamentadas”, pontuou o titular da pasta.

O que é o Radar Turístico

O Radar Turístico é uma pesquisa desenvolvida pelo Sebrae para avaliar diferentes aspectos da atividade turística em municípios gaúchos. O estudo já foi aplicado em 97 cidades do Estado e, até então, nenhum município havia alcançado nota 5 em qualquer uma das áreas avaliadas, como ocorreu com Canela no quesito hotelaria.

Foto: Izaque Santos/Prefeitura de Canela/Divulgação | Fonte: Assessoria
13/05/2026 0 Comentários 102 Visualizações
Cidades

Gramado busca reconhecer pão com linguiça como patrimônio cultural imaterial

Por Jonathan da Silva 13/05/2026
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Gramado iniciou o processo para reconhecer o pão com linguiça como Patrimônio Cultural Imaterial do município. A primeira reunião técnica sobre o tema ocorreu nesta terça-feira (12), durante a programação da Festa da Colônia, e reuniu representantes das secretarias de Turismo, Cultura e Agricultura, além da Emater e de representantes dos fornos coloniais do Centro e da Várzea Grande. O objetivo é formalizar o registro do alimento como símbolo da identidade gastronômica e cultural da cidade.

Durante o encontro, foi estabelecida uma parceria intersetorial que ficará responsável pela condução das etapas do processo de patrimonialização. As equipes atuarão na realização de pesquisas históricas, coleta de depoimentos de produtores locais e elaboração de um dossiê técnico que será encaminhado aos órgãos responsáveis pelo reconhecimento oficial.

Levantamento histórico

Segundo os organizadores da iniciativa, o trabalho inclui o levantamento de informações sobre a presença do pão com linguiça na cultura local ao longo das décadas. O material reunirá registros sobre a produção artesanal, os modos de preparo e a relação do alimento com as famílias coloniais da região.

Também serão coletados relatos de produtores e representantes dos fornos coloniais que mantêm a tradição gastronômica em Gramado. O dossiê técnico servirá como base para análise do pedido de reconhecimento como patrimônio cultural imaterial.

Símbolo da cultura local

De acordo com os envolvidos no processo, o pão com linguiça é considerado um dos elementos mais presentes na identidade gastronômica do município. Comercializado em festas, feiras e espaços públicos da cidade, o alimento é associado ao saber-fazer das famílias coloniais e à tradição culinária local.

A proposta de patrimonialização busca preservar a prática cultural relacionada à produção e comercialização do pão com linguiça, além de reconhecer sua importância histórica e social para Gramado.

Integração entre órgãos e produtores

A reunião marcou o início formal da articulação entre poder público, entidades técnicas e produtores locais para a condução do processo. Participam da iniciativa representantes da Secretaria de Turismo, Secretaria de Cultura, Secretaria de Agricultura, Emater e responsáveis pelos fornos coloniais da cidade. O reconhecimento como patrimônio imaterial pretende contribuir para a valorização da cultura alimentar do município e para a preservação das tradições ligadas à imigração e à produção colonial em Gramado.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
13/05/2026 0 Comentários 92 Visualizações
Cidades

Canela ilumina prédios públicos em alusão ao Maio Laranja

Por Jonathan da Silva 12/05/2026
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Canela irá iluminar, na próxima semana, o Paço Municipal e a Catedral de Pedra em alusão ao “Maio Laranja” e à campanha nacional “Faça Bonito”, voltadas à conscientização sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A iniciativa é promovida pela rede municipal de saúde, educação e assistência social e integra uma programação especial que ocorrerá entre os dias 18 e 22 de maio, abordando também o Dia de Luta Antimanicomial.

A ação busca chamar a atenção da comunidade para a prevenção da violência contra crianças e adolescentes e para a importância das denúncias de casos de abuso e exploração sexual. Além da iluminação dos prédios públicos, a programação contará com seminário, caminhada e atividades institucionais no município.

Mobilização

A coordenadora da Saúde Mental da Prefeitura de Canela, Tânia Aguiar, afirmou que diferentes instituições do município estão mobilizadas para ampliar a conscientização sobre as campanhas. “O laranja faz referência a flor gérbera, escolhida como símbolo do Maio Laranja, representando a fragilidade da infância e a necessidade de cuidado”, detalhou a assistente social.

A iluminação da Catedral de Pedra contará com parceria da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e da Ilumina Canela Espetáculos. Já no Paço Municipal, a ação ocorre com apoio da Secretaria de Governo e do Gabinete do prefeito Gilberto Cezar.

Programação

No dia 18 de maio, próxima segunda-feira, serão realizadas três atividades organizadas pela rede de proteção infantojuvenil do município. Pela manhã, ocorre um seminário temático no auditório da Universidade de Caxias do Sul (UCS) – Campus Hortênsias. À tarde, uma caminhada de conscientização percorrerá ruas centrais da cidade. À noite, haverá manifestação do Conselho Tutelar durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores.

O cronograma completo das ações pode ser conferido no Instagram oficial do município. A comunidade também é convidada pela Prefeitura a participar das atividades promovidas durante a semana.

Campanhas

As campanhas “Faça Bonito” e “Maio Laranja” têm como objetivo incentivar ações educativas sobre violência sexual contra crianças e adolescentes, além de orientar a população sobre os sinais de abuso e os canais de denúncia.

Os casos podem ser denunciados gratuitamente e de forma anônima por meio do Disque 100.

Foto: Izaque Santos/Prefeitura de Canela/Divulgação | Fonte: Assessoria
12/05/2026 0 Comentários 109 Visualizações
Cultura

Festival de Folclore de Nova Petrópolis abre inscrições para monitores de grupos

Por Jonathan da Silva 12/05/2026
Por Jonathan da Silva

O 53º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis abriu as inscrições para monitores de grupos folclóricos que atuarão durante o evento, programado para ocorrer entre 16 de julho e 2 de agosto, na Rua Coberta e Praça das Flores. A atividade é remunerada e os interessados devem se inscrever até o dia 20 de maio pelo site oficial do festival. A seleção é destinada a moradores de Nova Petrópolis e de outras cidades brasileiras, com o objetivo de auxiliar na recepção, acompanhamento e suporte aos grupos participantes do evento.

Os candidatos devem preencher a ficha de inscrição disponível no site festivaldefolclore.com.br, na aba “Inscrições”, anexando dados pessoais, informações sobre domínio de idiomas, disponibilidade de tempo, experiências anteriores no festival e eventuais condições de saúde, alergias ou necessidade de medicamentos. Mais detalhes podem ser obtidos pelo WhatsApp (54) 99965-5804.

O que fazem os monitores

Os monitores selecionados receberão ajuda de custo de R$ 100 por dia de trabalho, além de almoço e jantar durante os dias de atividade no festival. As despesas com transporte até Nova Petrópolis serão de responsabilidade dos participantes.

Entre as funções previstas estão o acompanhamento dos grupos folclóricos durante a estadia no município, suporte logístico, orientação sobre a programação do evento e mediação da comunicação entre os participantes e a organização. Os monitores também deverão auxiliar no cumprimento dos horários das apresentações e garantir que os grupos estejam nos locais determinados com antecedência.

Quem será escolhido

De acordo com o regulamento do evento, não serão aceitas inscrições de gestantes ou lactantes, em razão das demandas físicas e emocionais da função. A divulgação dos selecionados será realizada diretamente por WhatsApp. A Comissão Organizadora será responsável pelos critérios de seleção, com preferência para candidatos residentes em Nova Petrópolis.

53ª edição

O 53º Festival Internacional de Folclore é realizado pela Prefeitura de Nova Petrópolis, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, e pela Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis (AGDFA-NP). Mais detalhes podem ser consultados no site oficial do evento e no perfil @festivaldefolclorenp no Instagram.

Foto: Mauro Stoffel/Divulgação | Fonte: Assessoria
12/05/2026 0 Comentários 107 Visualizações
Variedades

Legado Coop abre vendas para a edição de 2027

Por Jonathan da Silva 12/05/2026
Por Jonathan da Silva

O Legado Coop anunciou a abertura oficial das vendas para a edição de 2027 do evento, que será realizado entre os dias 12 e 14 de maio, em Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha. A próxima edição terá programação ampliada para três dias e reunirá lideranças, cooperativas e profissionais ligados à gestão, inovação e cooperativismo de diferentes regiões do país.

Consolidado como um encontro voltado à conexão entre lideranças e ao fortalecimento do cooperativismo, o evento ocorrerá em Nova Petrópolis, município reconhecido como Capital Nacional do Cooperativismo. A ampliação da programação é uma das novidades anunciadas pela organização para a edição de 2027.

Segundo a presidente da Casa Cooperativa, entidade realizadora do evento, Heloisa Helena Lopes, a proposta é aprofundar os conteúdos e ampliar as oportunidades de interação entre os participantes. “O Legado Coop é um movimento vivo, que começa muito antes do evento acontecer. A abertura das vendas é o momento em que convidamos o Brasil a construir essa próxima edição junto conosco. Estamos ampliando o tempo de imersão e a profundidade das discussões porque acreditamos no protagonismo estratégico do cooperativismo”, afirma Heloisa.

Resultados da edição anterior

A edição anterior do Legado Coop, realizada em 2025, reuniu mais de mil participantes. De acordo com a organização, o encontro contou com representantes de 260 cooperativas, lideranças de 13 estados brasileiros, além do Distrito Federal e de quatro países.

O evento também teve participação de dezenas de palestrantes e envolveu 210 voluntários da comunidade local. Conforme os dados divulgados pela organização, a edição de 2025 gerou impacto econômico estimado em R$ 2,5 milhões na região.

O Legado Coop é promovido pela Casa Cooperativa e tem como objetivo fortalecer o cooperativismo por meio da troca de conhecimento, da articulação entre lideranças e da geração de impacto econômico e social.

Foto: Legado Coop/Divulgação | Fonte: Assessoria
12/05/2026 0 Comentários 87 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 5

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO