Mais vistas
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Governo estadual reúne concessionárias para preparar ações diante dos impactos...
UBS de Santa Cruz do Sul passa a levar nome...
Gramado registra crescimento de 260% nas reservas de turistas internacionais
Professor da Feevale lança jogo que orienta comunicação com pessoas...
Circuito Malakoff recebe melhorias em sinalização e infraestrutura em Nova...
União Corinthians disputará LDB 2026 com sete atletas formados na...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

serra gaúcha

Cidades

McDonald’s terá unidade em Canela com previsão de abertura para o segundo semestre

Por Jonathan da Silva 05/06/2026
Por Jonathan da Silva

A rede internacional de fast food McDonald’s terá uma unidade em Canela, com inauguração prevista para o segundo semestre de 2026. As obras do empreendimento começaram na semana passada, após aprovação da Prefeitura, e serão realizadas em um terreno localizado na RS-235, na entrada do município. O projeto prevê a construção de um prédio de 257,68 metros quadrados e a geração de cerca de 50 empregos diretos.

O anúncio foi feito pelo prefeito Gilberto Cezar (PSD), que acompanha a implantação do empreendimento. A nova unidade contará com salão para atendimento ao público, sistema drive-thru e estacionamento, ampliando a oferta de serviços para moradores e turistas que circulam pela região.

Obras já começaram

Os trabalhos tiveram início com a demolição da estrutura anteriormente existente no terreno e com a realização de serviços de terraplanagem para preparação da área que receberá a nova construção.

O empreendimento será erguido em alvenaria e ficará localizado em um dos principais acessos à cidade, ponto que concentra fluxo de moradores e visitantes.

A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo informou que validou e autorizou o início das obras. Conforme o órgão, também serão realizadas intervenções viárias nas proximidades do local como condição para a liberação da construção.

Melhorias viárias

De acordo com a Prefeitura de Canela, as obras viárias serão executadas em conformidade com exigências da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) e do município. As intervenções ocorrerão nos acessos à cidade próximos ao futuro empreendimento.

A administração municipal considera que as adequações contribuirão para a organização do tráfego na região onde a unidade será instalada.

Impacto econômico

O prefeito Gilberto Cezar destacou a chegada do novo investimento ao município. “Canela já é reconhecida pela qualidade da sua gastronomia e pela diversidade de experiências que oferece aos moradores e visitantes. Atualmente, temos recebido novas marcas e investimentos de diferentes segmentos, o que demonstra a confiança dos empreendedores no potencial da nossa cidade. A chegada do McDonald’s reforça esse momento positivo e confirma Canela como um destino cada vez mais consolidado, atrativo e preparado para receber novos negócios”, comentou o chefe do executivo canelense.

Segundo os proprietários da futura operação em Canela, a expectativa é de criação de aproximadamente 50 postos de trabalho diretos quando a unidade entrar em funcionamento.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
05/06/2026 0 Comentários 114 Visualizações
Cultura

Confecção dos tapetes de Corpus Christi mobilizam comunidade em Canela nesta quinta

Por Jonathan da Silva 03/06/2026
Por Jonathan da Silva

A comunidade católica de Canela confeccionará os tradicionais tapetes de Corpus Christi no centro da cidade nesta quinta-feira, 4 de junho. A atividade será realizada pela Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, com apoio da comunidade, das pastorais da igreja e da Prefeitura de Canela, reunindo moradores e visitantes em uma programação religiosa que inclui a produção dos tapetes, missa e procissão. A iniciativa marca as celebrações de Corpus Christi e busca manter uma das tradições mais conhecidas da data no município.

A confecção dos tapetes terá início às 6h, em frente à Catedral de Pedra, seguindo pela Rua Felisberto Soares até a esquina com a Rua Júlio de Castilhos. O percurso será decorado com desenhos de temática religiosa elaborados com materiais recicláveis fornecidos pela própria paróquia.

Celebrações religiosas

Os tapetes servirão de passagem para a procissão de Corpus Christi, realizada após a missa das 10h na Catedral de Pedra. Durante a caminhada, os fiéis acompanham o sacerdote conduzindo o Santíssimo Sacramento pelas ruas decoradas.

Segundo a tradição católica, a celebração de Corpus Christi recorda a instituição da Eucaristia por Jesus Cristo durante a Última Ceia, quando compartilhou o pão e o vinho com seus discípulos. A solenidade é celebrada anualmente 60 dias após a Páscoa.

Apoio à realização

A ação conta com o apoio da Prefeitura de Canela, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Mobilidade e Fiscalização, que auxilia na organização da atividade e no suporte à realização da procissão.

Além da celebração principal da manhã, a programação religiosa também prevê uma segunda missa às 18h30min, na Igreja Matriz.

Programação

  • Às 6h – Início da confecção dos tapetes de Corpus Christi, em frente à Catedral de Pedra
  • Às 10h – Missa de Corpus Christi na Catedral de Pedra, seguida de procissão sobre os tapetes
  • Às 18h30min – Missa na Igreja Matriz de Canela
Foto: Arquivo/Prefeitura de Canela/Divulgação | Fonte: Assessoria
03/06/2026 0 Comentários 74 Visualizações
Política

Gramado articula por apoio do governo estadual ao Festival de Cultura e Gastronomia

Por Jonathan da Silva 03/06/2026
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Gramado e a Abrasel Hortênsias apresentaram ao Governo do Estado o planejamento do 18º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado durante uma agenda realizada na capital gaúcha. O encontro com o secretário estadual de Turismo, Raphael Ayub, teve como objetivo divulgar a proposta da edição de 2026 e buscar apoio institucional para a realização do evento, que acontecerá de 8 a 18 de outubro no Lago Joaquina Rita Bier.

Participaram da reunião o vice-prefeito de Gramado, Luia Barbacovi, o presidente da Abrasel Hortênsias, Marcelo Wazlawick, e a executiva da entidade, Gabriele Grespan. A agenda foi voltada à articulação de parcerias e ao fortalecimento do festival junto ao governo estadual.

Planejamento da edição de 2026

Neste ano, o festival terá como tema “Sabores que Florescem”. A proposta busca ampliar a conexão com a identidade local, valorizando saberes e tradições da região por meio da integração entre restaurantes, produtores locais e agroindústrias familiares.

O evento será realizado de 8 a 18 de outubro, no Lago Joaquina Rita Bier, e integra o calendário turístico de Gramado, reunindo atrações ligadas à gastronomia e à cultura regional.

Busca por apoio institucional

Durante o encontro, os representantes da Prefeitura de Gramado e da Abrasel Hortênsias apresentaram os detalhes da programação e discutiram formas de apoio por parte do Governo do Estado para a realização do festival. “Essa parceria com o estado é fundamental para fortalecermos ainda mais o nosso festival. O evento celebra a excelência da nossa culinária, atrai visitantes e valoriza diretamente a nossa produção agrícola familiar”, destacou o vice-prefeito Luia Barbacovi.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
03/06/2026 0 Comentários 74 Visualizações
Variedades

ADCE Caxias cria núcleo voltado à participação feminina

Por Jonathan da Silva 03/06/2026
Por Jonathan da Silva

A Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE) de Caxias do Sul anunciou a criação da ADCE Mulher, projeto destinado a ampliar a participação feminina na entidade por meio de ações de integração, acolhimento, espiritualidade e desenvolvimento. A iniciativa foi apresentada com o objetivo de fortalecer vínculos entre mulheres ligadas à associação, promover reencontros e estimular o protagonismo feminino alinhado aos princípios da Doutrina Social Cristã.

Segundo a entidade, o projeto surgiu a partir da proposta de reunir mulheres que participaram da trajetória da ADCE em diferentes momentos, criando um espaço voltado à troca de experiências, ao compartilhamento de conhecimentos e à construção de novas conexões.

Nova frente de atuação

A ADCE Mulher estará vinculada diretamente à ADCE Caxias e seguirá uma estrutura semelhante à da ADCE Jovem, núcleo lançado recentemente pela associação para incentivar a participação de jovens nas áreas empresarial e social.

De acordo com a presidente da ADCE Caxias, Lisandra De Bona, a criação do grupo busca valorizar a história da entidade e ampliar a participação feminina em suas atividades. “A ADCE Mulher nasce como um espaço de reencontro, escuta e fortalecimento. Queremos valorizar mulheres que ajudaram a construir a trajetória da nossa entidade e, ao mesmo tempo, abrir caminhos para novas conexões, novas lideranças e novas formas de servir. É um projeto que carrega cuidado, fé, propósito e o compromisso de contribuir para a transformação humana a partir dos valores cristãos”, afirma Lisandra.

Foco do núcleo

Conforme a associação, o foco do novo núcleo estará em ações relacionadas ao cuidado, à integração, à espiritualidade e ao protagonismo feminino. A proposta também prevê atividades voltadas à comunidade, ampliando a participação de mulheres além do quadro associativo.

Estrutura da ADCE Mulher

A coordenação da ADCE Mulher ficará sob responsabilidade de Maria de Lourdes Gianni, tendo Leane Casagrande como vice-coordenadora. Atualmente, o grupo conta com 18 integrantes e deverá promover encontros, ações de integração, momentos de espiritualidade e iniciativas voltadas à conexão entre diferentes gerações.

Integram atualmente a ADCE Mulher: Lisandra De Bona, Daiane De Toni, Leane Casagrande Adami, Mirian de Araújo Campos, Mari Fontana, Janete Buniatti, Maria Celecina Danieli, Rubia Paula Bamberg, Gilde Furlin, Marta Broliatto Basso, Susana Adami Modelski, Delourdes Giani, Joana Jaques Leite, Clarice Leite De Luca, Rélim Hahn, Vânia Lunardi Antunes, Cleusa Lorandi e Estanislawa Rudzewicz Guerra.

Primeira ação prevista

A primeira atividade idealizada pela ADCE Mulher será o projeto “Laços de Luz”, programado para ocorrer anualmente. A iniciativa prevê uma celebração voltada à bênção e renovação dos votos matrimoniais de casais ligados à entidade.

Segundo a presidente da ADCE Caxias, Lisandra De Bona, a proposta inclui a realização de uma missa na Catedral Diocesana, seguida de um momento de confraternização entre as famílias participantes. A ação tem como objetivo promover a integração entre os associados, fortalecer vínculos familiares e incentivar momentos de convivência entre diferentes gerações ligadas à história da entidade.

Foto: ADCE Caxias do Sul/Divulgação | Fonte: Assessoria
03/06/2026 0 Comentários 73 Visualizações
Cidades

Prefeitura de Nova Petrópolis autoriza início da pavimentação do Caminho Pomerano

Por Jonathan da Silva 03/06/2026
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Nova Petrópolis autorizou oficialmente o início das obras de pavimentação da Estrada Municipal Caminho Pomerano, considerada uma das principais intervenções de infraestrutura viária do município. A Ordem de Início foi entregue à empresa responsável pela execução do projeto nesta terça-feira (2), durante reunião no gabinete do prefeito. Com investimento de R$ 13,69 milhões provenientes de recursos estaduais, a obra prevê a pavimentação de aproximadamente 3,7 quilômetros da via, que servirá como alternativa à BR-116 e busca ampliar a mobilidade regional diante dos frequentes bloqueios na rodovia.

Participaram do ato o prefeito Daniel Carlos Michaelsen (Republicanos); a secretária de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação, Gabriela Tomazi; o engenheiro civil da pasta, Fabrício Bischoff; a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Denise Maltoni Bino; o secretário da Fazenda, Dionatan Pradella; e o representante legal e responsável técnico da empresa Ponto Obras Pavimentadora Ltda., Ricardo Niederauer da Cunda.

Detalhes da obra

A pavimentação será executada pela empresa Ponto Obras Pavimentadora Ltda., vencedora da Concorrência Eletrônica nº 09/2026. O prazo de execução previsto é de nove meses. O investimento total é de R$ 13.695.141,50, valor oriundo do Convênio FPE nº 2026/0106, firmado entre o município e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur), dentro do Programa Rotas de Resiliência. Segundo a administração municipal, o valor representa uma economia de R$ 804.772,93 em relação ao orçamento inicialmente previsto, de R$ 14.499.914,43. Não haverá contrapartida financeira do município.

O projeto contempla serviços de terraplenagem, drenagem pluvial, implantação de base e sub-base, pavimentação asfáltica em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), sinalização horizontal e vertical, instalação de dispositivos para passagem de fauna e ações de controle tecnológico dos materiais utilizados.

Mobilização para viabilizar o projeto

De acordo com a Prefeitura, a construção da Estrada Municipal Caminho Pomerano é resultado de um trabalho iniciado em 2025, quando a administração municipal passou a buscar alternativas para os problemas de mobilidade causados pelas interrupções da BR-116, principal ligação entre as regiões das Hortênsias, Uva e Vinho e Vale do Caí.

O prefeito Michaelsen afirmou que a execução da obra foi viabilizada por meio da articulação entre poder público, entidades representativas e iniciativa privada. “Tivemos ousadia e mobilizamos entidades e a iniciativa privada para unir forças e fazer essa obra acontecer. Assumimos essa responsabilidade e estamos deixando este grande legado à comunidade”, comentou o chefe do executivo nova-petropolitano.

Em outra manifestação, o prefeito ressaltou a mobilização coletiva em torno do projeto. “A Estrada Municipal Caminho Pomerano é fruto da união de muitas mãos. Poder Público, entidades, empresários, agricultores e lideranças trabalharam juntos para transformar um sonho antigo da comunidade em realidade. Hoje damos mais um passo concreto rumo à entrega desta importante via para Nova Petrópolis e para toda a região”, afirmou Michaelsen.

Impactos para mobilidade e economia

Segundo a administração municipal, a nova via deverá beneficiar o transporte escolar, o deslocamento de moradores, o acesso a serviços essenciais e o escoamento da produção agrícola, pecuária e leiteira das comunidades atendidas.

Além da função viária, a estrada também é apontada como um elemento de fortalecimento econômico e turístico, ao ampliar a integração entre as regiões das Hortênsias, Uva e Vinho e Vale do Caí. A expectativa é de que a obra contribua para a circulação de visitantes e para o desenvolvimento de roteiros culturais e históricos da região.

Próximo passo

Com a emissão da Ordem de Início, a Estrada Municipal Caminho Pomerano entra oficialmente na fase de execução, com previsão de conclusão em nove meses.

Foto: Kassandra Dorneles/Comunicação PMNP/Divulgação | Fonte: Assessoria
03/06/2026 0 Comentários 84 Visualizações
Cidades

Gramado retorna ao ranking dos dez destinos mais vendidos do país

Por Jonathan da Silva 03/06/2026
Por Jonathan da Silva

Gramado voltou a figurar entre os 10 destinos turísticos mais vendidos do Brasil pelas operadoras de turismo, conforme dados divulgados no Anuário Braztoa 2026. O levantamento reúne informações referentes ao desempenho das vendas realizadas em 2025 pelas operadoras associadas à Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa). O município da Serra Gaúcha aparece na 10ª posição do ranking nacional, retomando presença na lista após um período de desafios para o turismo gaúcho em decorrência dos impactos das enchentes de 2024.

Em 2024, Gramado enfrentou dificuldades operacionais que afetaram o fluxo de visitantes. Entre os principais fatores esteve o fechamento temporário do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, o que exigiu a utilização de aeroportos alternativos e tornou mais complexa a logística de acesso ao Rio Grande do Sul.

Apesar desse cenário, o município já havia sido reconhecido no Anuário Braztoa 2025 como um dos destinos emergentes do Brasil, integrando a lista dos cinco destinos nacionais com maior crescimento de interesse por parte dos viajantes.

Esforço da comunidade local

O prefeito de Gramado, Nestor Tissot (PP), atribuiu o resultado ao esforço conjunto da comunidade local. “O reconhecimento mostra nossa capacidade de recuperação mesmo diante das adversidades enfrentadas. Esse resultado pertence a cada gramadense que acorda cedo e trabalha com dedicação para encantar quem nos visita”, destacou o chefe do executivo gramadense.

Desempenho no setor turístico

Com a retomada da conectividade aérea e a normalização das operações turísticas, o destino voltou a registrar desempenho suficiente para retornar ao grupo dos mais comercializados pelas operadoras brasileiras.

Além da presença de Gramado no ranking nacional, um dos principais atrativos da cidade também foi destacado no levantamento. O parque temático Snowland alcançou a quarta posição entre as atrações turísticas mais vendidas pelas operadoras associadas à Braztoa.

Trabalho com operadoras

O secretário de Turismo de Gramado, Ricardo Bertolucci, afirmou que o resultado reflete o trabalho realizado junto ao mercado turístico nacional. “Estar entre os destinos mais vendidos do Brasil é um reconhecimento importante para Gramado e para toda a cadeia turística da cidade. Temos realizado um trabalho constante junto às operadoras, agentes de viagens e demais parceiros do setor para manter Gramado presente na prateleira dos principais vendedores de turismo do país. Esse resultado demonstra a força da nossa marca, a qualidade da experiência que oferecemos aos visitantes e o compromisso do trade local em inovar e entregar excelência”, explicou o titular da pasta.

Foto: Rafael Cavalli/Divulgação | Fonte: Assessoria
03/06/2026 0 Comentários 85 Visualizações
Esporte

NBA Park de Gramado terá transmissões especiais das Finais da NBA

Por Jonathan da Silva 03/06/2026
Por Jonathan da Silva

O NBA Park, em Gramado, promoverá a partir desta terça-feira, 3 de maio, o evento “Noite Americana”, uma programação especial voltada às transmissões das Finais da NBA 2026. A iniciativa ocorrerá durante os jogos decisivos da principal liga de basquete do mundo, reunindo a comunidade e turistas no parque temático. Além da exibição das partidas, o espaço contará com atrações inspiradas no entretenimento das arenas norte-americanas, buscando aproximar o público da cultura do basquete.

A proposta é transformar as noites de finais em uma experiência interativa, com atividades realizadas antes e durante os confrontos. Segundo o NBA Park, a ação busca consolidar o local como ponto de encontro para os fãs da modalidade durante a fase decisiva da temporada.

Experiência inspirada nas arenas da NBA

A programação terá abertura dos portões às 20h nos dias de jogos. As partidas começarão às 21h30min, seguindo o calendário oficial da liga.

Entre as atrações previstas estão as tradicionais Kiss Cam e Dance Cam, interações exibidas nos telões das arenas norte-americanas. O público também poderá participar de desafios em quadra com distribuição de brindes e premiações.

A programação contará ainda apresentações de mascotes, dançarinos e efeitos visuais e sonoros sincronizados com os momentos das partidas.

A gerente comercial e de marketing do NBA Park, Corália Mazzitelli, afirma que a proposta vai além da exibição dos jogos. “Não é apenas uma transmissão, queremos entregar a experiência de um espetáculo ao vivo”, destaca Corália.

Modalidades de ingresso

O evento contará com duas opções de acesso para o público. O setor Camarote (Premium) será instalado no restaurante do parque e oferecerá uma experiência voltada ao conforto, com sequência gastronômica temática, mesas com vista para os telões e interação com os mascotes oficiais. Já o setor Arquibancada (Entry) ficará localizado na quadra principal do complexo. A modalidade inclui ingresso para o evento e um combo de alimentação, permitindo que os visitantes acompanhem as atividades e participem das dinâmicas promovidas durante as transmissões.

Além dos ingressos, o parque disponibilizará para venda itens colecionáveis e copos temáticos exclusivos da temporada de 2026.

Datas das transmissões

As exibições das Finais da NBA estão programadas para os dias 3, 5, 8, 10, 13, 16 e 19 de junho, conforme a necessidade da continuidade ou não da série decisiva da competição.

Serviço

  • O quê: Noite Americana – NBA Finals 2026 Experience
  • Quando: 3, 5, 8, 10, 13, 16 e 19 de junho
  • Onde: NBA Park (Avenida das Hortênsias, 4795, Gramado)
  • Horários: abertura dos portões às 20h e início dos jogos às 21h30min
  • Ingressos: disponíveis nos canais oficiais do parque
  • Mais detalhes: ingressosnbaparkgramado.com.br
Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
03/06/2026 0 Comentários 90 Visualizações
Cidades

Novo sistema de transporte público de Gramado começa a operar em agosto

Por Jonathan da Silva 01/06/2026
Por Jonathan da Silva

Gramado passará a contar com um novo sistema de transporte público coletivo a partir do dia 1º de agosto. A operação será realizada pela empresa Gramado Transportes Públicos, vencedora da licitação para execução do serviço, e prevê ampliação de rotas, itinerários e horários, além da implantação de bilhetagem eletrônica e renovação da frota. Na sexta-feira (29), o prefeito Nestor Tissot (PP), o vice-prefeito Luia Barbacovi, vereadores e secretários municipais receberam dez novos ônibus que integrarão o sistema, todos zero quilômetro e equipados com ar-condicionado.

Renovação da frota

Os ônibus recebidos são do modelo Torino Mercedes-Benz Euro 6, além de um micro-ônibus Marcopolo Sênior Urbano. Os veículos vieram de Caxias do Sul em comboio, acompanhados pelo secretário de Segurança Pública, Trânsito, Transportes e Fiscalização, Tiago Procópio.

Antes de entrarem em operação, os veículos passarão pelos processos de emplacamento e instalação de equipamentos tecnológicos, incluindo câmeras e sistemas de GPS, que permitirão o monitoramento da frota em tempo real.

Ampliação do serviço

Segundo a administração municipal, a nova modelagem do transporte coletivo prevê a ampliação significativa da oferta de linhas e horários. O número de rotas passará de 14 para 24, incluindo novos percursos e horários noturnos.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Trânsito, Transportes e Fiscalização de Garmado, Tiago Procópio, bairros e localidades que atualmente não são contemplados pelo sistema passarão a receber atendimento. “A quilometragem mês saltará de 70 mil Km para 106 mil km. Enquanto que a projeção de passageiros por dia deve amentar de 3.300 para 4.500”, informou o titular da pasta.

Entre as localidades que passarão a ser atendidas estão Casagrande, Jardim, Carniel e Campestre do Tigre/Marcondes.

Redução da tarifa

Outra mudança anunciada pela Prefeitura é a redução do valor da passagem. A tarifa será reduzida de R$ 4,90 para R$ 4,00 quando o novo sistema entrar em operação.

Para o prefeito Tissot, a implantação da nova estrutura representa um marco para o município. “Um grande momento para nossa cidade! O usuário do transporte público ganhará agilidade, mais conforto e mais segurança. Seguimos trabalhando para proporcionar investimentos em diferentes áreas e estamos muito felizes com esta conquista histórica”, afirmou o chefe do executivo gramadense.

O prefeito também destacou que a renovação da frota continuará nos próximos anos. Conforme o planejamento apresentado, até 2028 o sistema contará com 24 veículos novos.

Definição das rotas

A formatação final das rotas, mapas, itinerários e horários está sendo concluída pela empresa Gramado Transportes Públicos em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública, Trânsito, Transportes e Fiscalização. A expectativa é que as informações sejam divulgadas antes do início da operação, previsto para 1º de agosto.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
01/06/2026 0 Comentários 70 Visualizações
Projetos especiais

Feijoada beneficente em Gramado arrecadará recursos para o ​Instituto Santíssima Trindade

Por Jonathan da Silva 01/06/2026
Por Jonathan da Silva

A Sociedade Ipiranga, no bairro Várzea Grande, em Gramado, receberá no dia 20 de junho a Santíssima Feijoada, evento beneficente promovido em apoio ao Instituto Santíssima Trindade. A iniciativa é organizada pelas madrinhas da instituição e tem como objetivo arrecadar recursos para a manutenção dos projetos sociais desenvolvidos pela entidade, que atende crianças, adolescentes, idosos e famílias em situação de vulnerabilidade social na Região das Hortênsias.

O almoço ocorrerá das 12h às 15h e reunirá gastronomia e atrações culturais em uma ação voltada ao fortalecimento das atividades da instituição. Os ingressos custam R$ 170 e incluem feijoada, refrigerante e água. A programação contará ainda com apresentação musical do Grupo Novos Tempos.

O que faz o Instituto Santíssima Trindade

Mantido pela Associação Evangélica Luterana de Beneficência, o Instituto Santíssima Trindade atua há décadas na divisa entre Gramado e Três Coroas. A entidade foi criada a partir da associação fundada em 1946 por um missionário alemão com a proposta de desenvolver ações de assistência social e acolhimento.

Atualmente, mais de 150 pessoas entre crianças, adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade são atendidas pela instituição. A estrutura é mantida por cerca de 60 funcionários e uma rede de voluntários.

A entidade desenvolve quatro frentes de atuação: o Acolhimento Institucional para crianças e adolescentes sob proteção judicial, o Lar de Idosos com atendimento permanente, o Projeto Florescer, voltado ao contraturno escolar, e uma escola de educação infantil e ensino fundamental.

Oito décadas de atuação

O Instituto Santíssima Trindade completará 80 anos de fundação em dezembro de 2026. A estrutura principal foi construída em Gramado na década de 1960 e, desde então, tornou-se referência regional no acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Segundo a instituição, um dos exemplos da trajetória do local é a história do pastor Tealmo Percheron, ex-interno que posteriormente dirigiu a entidade durante 30 anos.

Atualmente, o instituto é administrado por Werner Kuchenbecker, neto do fundador Augusto Gedrat.

Venda de ingressos

Os cartões para a Santíssima Feijoada são vendidos exclusivamente em formato digital. O pagamento deve ser realizado por Pix para a chave (51) 99760-5572. Após a transferência, os participantes devem encaminhar o comprovante para o mesmo número para confirmar a reserva e validar o acesso ao evento.

Serviço

  • O quê: Santíssima Feijoada beneficente em prol do Instituto Santíssima Trindade
  • Quando: 20 de junho, das 12h às 15h
  • Onde: Sociedade Ipiranga, bairro Várzea Grande, Gramado
  • Quanto: R$ 170 por pessoa, com almoço, refrigerante e água inclusos (estacionamento no local: R$ 20)
Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
01/06/2026 0 Comentários 83 Visualizações
Moda e beleza

Com recorde de excursões, Tricofest já soma 83 mil visitantes

Por Jonathan da Silva 01/06/2026
Por Jonathan da Silva

A Tricofest de Nova Petrópolis registrou mais um fim de semana de movimentação e segue acumulando números expressivos na edição de 2026. Realizada no Centro de Eventos do município, a feira recebeu 24 mil visitantes entre sexta-feira (29) e domingo (31), elevando o público total para 83 mil pessoas já recebidas. Além disso, o evento registrou recorde de excursões em um único fim de semana, com 53 grupos organizados, reforçando a atração de visitantes de diferentes regiões. A feira reúne expositores do setor de malhas, atrações culturais, gastronomia e atividades para toda a família.

Segundo dados preliminares da Associação das Malharias de Nova Petrópolis e Picada Café, cerca de 60% dos visitantes deste ano já haviam participado de edições anteriores. O índice de retorno dos frequentadores é apontado pela organização como um dos indicadores da consolidação do evento no calendário de outono e inverno da região.

Primeira visita

Entre os visitantes que conheceram a feira pela primeira vez está o casal de empresários Josiane de Melo Adão e Ronaldo dos Santos Adão, de Sapiranga. Eles estiveram no evento no domingo, 31 de maio, após saírem de Bento Gonçalves, onde estavam hospedados. “Viemos atraídos pelas malhas. Ouvimos dizer que vale muito a pena”, afirmou Josiane logo na chegada ao evento.

O casal iniciou a visita pela praça de alimentação antes de percorrer os estandes de malharias. “Deixamos para almoçar aqui”, comentou Ronaldo.

Ao visitar os espaços de exposição, os dois permaneceram cerca de uma hora na primeira malharia. “Temos três filhos, então viemos com uma alta demanda por malhas”, antecipou Josiane.

Após percorrer diferentes expositores, o casal deixou a feira com mais de 20 peças adquiridas. Josiane destacou a relação entre custo e qualidade dos produtos encontrados. Ronaldo relatou ter se surpreendido com a variedade disponível. “A gente não encontra isso em outros lugares”, enfatizou o visitante. “Eu era um que achava que malha é tudo igual, mas saio daqui com um pensamento completamente diferente”, concluiu Ronaldo.

Programação continua

A feira terá sequência durante o feriadão de Corpus Christi, de 4 a 7 de junho, e permanecerá em Nova Petrópolis por mais três finais de semana.

Entre as atrações previstas para os próximos dias está o retorno dos desfiles de tendências outono-inverno 2026, programados para o dia 7 de junho, às 14h e às 16h, na praça de alimentação.

A Tricofest é realizada pela Associação das Malharias de Nova Petrópolis e Picada Café, com apoio da Prefeitura de Nova Petrópolis e patrocínio de Ave Serra, Sicredi, Banrisul e da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul.

Serviço

  • O quê: Tricofest 2026 – Nova Petrópolis
  • Quando: Até 21 de junho; sextas-feiras a domingos e também no feriado de Corpus Christi (4 de junho), das 10h às 19h
  • Onde: Centro de Eventos de Nova Petrópolis
  • Quanto: Entrada e estacionamento gratuitos
Fotos: Marcelo Farinha/Especial/Divulgação | Fonte: Assessoria
01/06/2026 0 Comentários 103 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 2

    Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça expansão nacional da marca Fritz&Frida

  • 3

    Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha traduzem a essência do voluntariado e da tradição

  • 4

    Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de semana em Esteio

  • 5

    Governo estadual reúne concessionárias para preparar ações diante dos impactos do El Niño

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO