Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

Reforma

Cidades

Campo Bom é contemplada com R$ 700 mil para melhorias em quadras esportivas

Por Jonathan da Silva 03/12/2024
Por Jonathan da Silva

A cidade de Campo Bom foi contemplada com R$ 700 mil do programa Avançar Mais no Esporte, da Secretaria do Esporte e Lazer (SEL) do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Os projetos classificados, divulgados na semana passada, incluem investimentos nas categorias Infraestrutura Esportiva e Ilumina Esporte.

Na categoria Infraestrutura Esportiva, o município receberá R$ 500 mil para reformas e ampliações no Parcão. Os recursos serão destinados à revitalização de três quadras de concreto, reforma das quadras de areia e construção de duas novas quadras de areia no local.

Na categoria Ilumina Esporte, Campo Bom foi contemplada com R$ 200 mil para implantação de iluminação nas quadras de concreto, nas novas quadras de areia do Parcão, na pista de atletismo e na quadra de areia da Avenida Kennedy, no bairro Metzler.

O prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi (PDT), destacou a importância da captação de recursos para o município. “Ao longo dos oito anos da nossa gestão, sempre estivemos atentos à possibilidade de captação de recursos para os mais diversos segmentos. Assim, conseguimos melhorar e ampliar os espaços esportivos na cidade”, afirmou o chefe do executivo campo-bonense.

O programa Avançar Mais no Esporte dá continuidade à iniciativa Avançar no Esporte, lançada em 2021, que já financiou 272 obras. Liderado pelo governador Eduardo Leite (PSDB), o projeto é considerado o maior programa de infraestrutura esportiva da história do Rio Grande do Sul.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
03/12/2024 0 Comentários 471 Visualizações
Cidades

Reforma do Ginásio do Parque do Trabalhador em São Leopoldo entra na fase final

Por Jonathan da Silva 26/11/2024
Por Jonathan da Silva

A reforma do Ginásio Esportivo do Parque do Trabalhador, no Bairro Vicentina, em São Leopoldo, está na etapa de conclusão, com os trabalhos voltados para a finalização dos vestiários e instalação das traves esportivas. O espaço já recebeu um novo piso modular na quadra. Nesta segunda-feira (25), o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi (PT), esteve no local para acompanhar o andamento das obras.

É uma obra extremamente importante no ponto de vista de utilidade para a cidade. Hoje o Parque possui uma dimensão e importância estratégica para a região”, afirmou Ary Vanazzi.

A reforma é realizada com apoio da Caixa Econômica Federal e do Ministério do Esporte do Governo Federal. O investimento total é de R$ 418 mil, sendo R$ 238 mil oriundos de uma emenda parlamentar do ex-deputado federal e atual secretário de Comunicação do Governo Federal, Paulo Pimenta (PT). O restante, R$ 180 mil, é custeado pelo município.

Foto: Isabel Froehlich/Divulgação | Fonte: Assessoria
26/11/2024 0 Comentários 367 Visualizações
Saúde

Hospital Centenário de São Leopoldo recebe R$ 2,1 milhões do Programa Avançar Mais

Por Jonathan da Silva 01/11/2024
Por Jonathan da Silva

O Hospital Centenário de São Leopoldo será beneficiado com um investimento de R$ 2,1 milhões por meio do Programa Avançar Mais, destinado a reformas em seu bloco cirúrgico. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (31), em cerimônia no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Representando a instituição, estiveram presentes a presidente da Fundação Hospital Centenário, Gisele da Rosa Vieira, e a diretora-médica, Maria Salete Macedo.

De acordo com a presidente Gisele da Rosa Vieira, a verba será fundamental para aprimorar o atendimento aos pacientes e melhorar as condições de trabalho dos profissionais de saúde. “O recurso irá contribuir para essa importante reforma e, consequentemente, atendimento cada vez mais ágil e qualificado para os pacientes, além de melhorias para os nossos servidores”, afirmou Gisele.

O Programa Avançar Mais, lançado pelo estado em setembro de 2021, é uma extensão do Avançar na Saúde, que visa investir em obras e aquisição de equipamentos para fortalecer a rede hospitalar do Rio Grande do Sul. Nesta fase, o governo estadual destinou um total de R$ 128 milhões para 52 hospitais em 48 municípios.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
01/11/2024 0 Comentários 485 Visualizações
Saúde

Hospital Arcanjo São Miguel celebra 77 anos com inauguração de serviço próprio de imagem

Por Jonathan da Silva 29/10/2024
Por Jonathan da Silva

O Hospital Arcanjo São Miguel, em Gramado, comemorou seus 77 anos no sábado (26) com a inauguração de um novo serviço próprio de imagem, incluindo tomografia, raio-X e ecografia. A novidade contou com um investimento de R$ 1,5 milhões em equipamentos, mobiliário e reformas. Na cerimônia, autoridades confirmaram também o repasse de R$ 1,7 milhão pelo Governo do Estado para a reforma do centro cirúrgico da instituição.

Estiveram presentes no ato o interventor do hospital, Carlos Gober Libardi, o secretário da Saúde de Gramado, Jeferson Moschen, o vice-prefeito Luia Barbacovi, a coordenadora da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde, Tatiane Fiorio, o deputado estadual Joel Wilhelm (PP) e a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, que assinou a Portaria Nº 657/2024. Segundo a secretária, o estado também vai participar com recursos para instalar os equipamentos de hemodiálise. “Gramado é o nosso grande potencial na área do turismo e muitas pessoas que vêm para cá precisam realizar esse procedimento”, afirmou Arita.

Durante o evento, o hospital também recebeu o selo Platinum pela Iniciativa Angels, destacando-se na certificação de excelência internacional no tratamento de AVC, com a maior pontuação do Rio Grande do Sul. O vice-prefeito Luia Barbacovi comentou sobre a aquisição do hospital pelo município. “Até o final do ano, estaremos com o hospital completamente pago, sendo uma propriedade do município e da comunidade gramadense. Tenham certeza que o prefeito Nestor e a administração de Gramado vão continuar trabalhando e investindo para que a nossa saúde continue sendo referência na nossa região”, enfatizou Barbacovi.

Após a cerimônia, autoridades, convidados e imprensa participaram de uma visita guiada para conhecer as novas instalações e melhorias realizadas no Hospital Arcanjo São Miguel.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
29/10/2024 0 Comentários 459 Visualizações
Cidades

Prefeitura de Novo Hamburgo realiza reparos no dique do Santo Afonso

Por Jonathan da Silva 08/08/2024
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Novo Hamburgo está realizando obras de reparo no dique do bairro Santo Afonso. Os trabalhos no local incluem remoção da vegetação de toda a estrutura, além da recomposição da chamada berma, a faixa lateral. A ação acontece após o levantamento topográfico realizado pelo Exército e mesmo ainda sem o município ter recebido recursos federais.

A prefeita Fátima Daudt (MDB) tem abordado os problemas do dique e cobrado o Governo Federal por ações de reconstrução de todo o Sistema de Contenção de Cheias da Bacia do Rio dos Sinos. A chefe do executivo hamburguense providenciou com o Exército um relatório sobre as condições do dique durante a enchente, feito pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), e também o levantamento topográfico da estrutura, que foi realizado em meados do mês passado.

Além disso, avaliações dos técnicos da Prefeitura indicaram que o dique precisa ser redimensionado e reconstruído tendo como nova referência a enchente de maio. A administração municipal reforça que a avaliação e reconstrução definitiva do dique é de responsabilidade da União, que anunciou recursos para tal no dia 30 de julho, em Porto Alegre. A Prefeitura também já fez o levantamento de todas as casas que, ao longo dos últimos 20 anos anos, foram construídas em cima do dique. As famílias que vivem no local já foram cadastradas e serão removidas para um espaço seguro.

Desacordo com São Leopoldo

A Secretaria Municipal de Obras Públicas de Novo Hamburgo também esclarece que a erosão verificada, próxima à Travessa Vera Cruz, é uma das consequências do transbordamento do rio sobre o dique. Ainda de acordo com a pasta, o dano na estrutura foi agravada pelo trânsito de veículos pesados sobre a crista realizado pela Prefeitura de São Leopoldo para o conserto da parte solapada do dique no território leopoldense. Em reunião com o Ministério Público e representantes técnicos das prefeituras de Novo Hamburgo e São Leopoldo à época, a prefeita Fátima alertou para o perigo, propondo uma solução conjunta entre as duas cidades, mas teve a proposta recusada pelo município vizinho. Os rachões (pedras) foram colocados em vários pontos do dique, no lado de Novo Hamburgo, pela prefeitura leopoldense, medida não recomendada pelo relatório de vistoria do IME.

Fotos: Vinicius Soares/PMNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
08/08/2024 0 Comentários 560 Visualizações
Saúde

Hospital Moinhos de Vento inaugura andar para atendimento pediátrico

Por Jonathan da Silva 24/07/2024
Por Jonathan da Silva

Um andar para atendimento pediátrico foi inaugurado recentemente pelo Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre. Com investimento de R$ 9 milhões, a reforma trouxe 30 novos leitos ao espaço, em uma área de 900 m². O projeto foi pensado para oferecer mais conforto aos pequenos pacientes que vivem a jornada de internação, ao lado dos pais ou responsáveis.

Para o CEO do hospital, Mohamed Parrini, inovação e modernização estão no cerne da estratégia da instituição. “Essa entrega simboliza ainda mais conforto e qualidade no atendimento dos nossos pacientes pediátricos e suas famílias. Estamos sempre em busca do melhor para cumprir o nosso propósito de cuidar das pessoas”, ressalta Parrini.

O espaço também recebeu investimentos em tecnologia para oferecer mais autonomia aos pacientes e familiares. Os leitos possuem estrutura de acesso à internet e aos streamings por tablets e televisões smart, assim como um sistema integrado e digital para monitoramento dos pedidos feitos ao posto de enfermagem. “Também foi instalado o prontuário eletrônico, com display, ao lado das portas de entrada de cada quarto, garantindo que as equipes assistenciais tenham informações rápidas e precisas, otimizando o tempo de cuidado de cada paciente. Com essas melhorias, estamos utilizando a tecnologia para disponibilizar um atendimento mais humano e qualificado”, explica o gerente de Tecnologia da Informação do hospital, Tiago de Abreu.

Leito do novo espaço pediátrico do Hospital Moinhos

Segurança e cuidado

Com foco no bem-estar aliado ao cuidado em saúde, alguns dos leitos contam com uma antecâmara que garante as pressões adequadas de proteção e tratamento de casos de isolamentos, portanto, evita que o ar contaminado de outros ambientes entre na atmosfera daquele ambiente. O espaço é moderno, bem iluminado e conta com copa e recreação para os pequenos, além de um sistema moderno de climatização, em conformidade com as normas vigentes para qualidade do ar em ambientes de saúde.

O Hospital Moinhos de Vento está localizado na rua Ramiro Barcelos, 910, no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre.

Fotos: Leonardo Lenskij/Divulgação | Fonte: Assessoria
24/07/2024 0 Comentários 564 Visualizações
Projetos especiais

ACI apoia ampliação do Aeroporto Regional de Novo Hamburgo

Por Jonathan da Silva 24/07/2024
Por Jonathan da Silva

A ampliação do Aeroclube de Novo Hamburgo, que deverá passar a ser chamado de Aeroporto Regional Pedro Adams Neto, ganhou o apoio da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos (ACI-NH/CB/EV/DI) após reunião entre representantes da entidade e do aeroclube nesta semana para debater a utilização do local para transporte de passageiros e de cargas nos próximos anos. A ACI realizará estudos para a ampliação da infraestrutura do espaço, que necessita de R$ 14 milhões para asfaltar e iluminar a pista de 1.200 m localizada no bairro Canudos.

A reunião no aeroclube contou com a presença do presidente da entidade, Robinson Klein, do vice-presidente de Infraestrutura, Maicon Schaab, e do diretor Fauston Saraiva, além do presidente do Aeroclube de Novo Hamburgo, Alceu Feijó Filho.

A ACI pretende obter o apoio de empresários e políticos para viabilizar a obra no aeródromo, que é o único entre Porto Alegre e Igrejinha, considerado essencial para a atração de investimentos na região. “Com a ampliação, teremos uma estrutura logística mais adequada ao potencial econômico da região, permitindo, por exemplo, que aeronaves maiores possam pousar e decolar, conectando Novo Hamburgo aos principais aeroportos do estado”, enfatiza o presidente Klein. Para a entidade, o desenvolvimento econômico da região também será fomentado com melhores condições de operação, já que empresários e investidores terão mais facilidades de chegada a Novo Hamburgo com segurança e rapidez.

O presidente da entidade também recorda que durante as enchentes Novo Hamburgo ficou isolada, sem a possibilidade de chegada ou saída de equipamentos médicos e atendimento a casos de emergência. “Também haverá segurança logística para atender a eventuais necessidades em eventos climáticos, que têm sido mais intensos, e é preciso estar preparado para enfrentá-los”, acrescenta Klein.

Para que obras possam ser realizadas, são necessários a autorização do Conselho Regional de Engenheiros e Arquitetos (Crea) e o licenciamento ambiental junto à Secretaria do Meio Ambiente de Novo Hamburgo, bem como a autorização e a homologação da pista na Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e dos equipamentos no Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta).

Foto: ACI/Divulgação | Fonte: Assessoria
24/07/2024 1 Comentário 3,2K Visualizações
Cidades

São Leopoldo recebe equipamentos da Infraero para manutenção e reconstrução da cidade

Por Jonathan da Silva 09/07/2024
Por Jonathan da Silva

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) entregou materiais e doações para auxiliar na manutenção e reconstrução da infraestrutura de São Leopoldo na manhã desta terça-feira (9) para o prefeito Ary Vanazzi (PT). Foram enviados um trator, três torres de iluminação, três marteletes, três placas compactadoras, materiais hidráulicos, três geradores e um caminhão. Além dos equipamentos, foi recebida a doação de um carregamento de garrafas de água e agasalhos que serão destinados à Central de Arrecadação de Donativos (CAD), localizado no Macromix da Scharlau.

O prefeito Vanazzi agradeceu a entrega dos materiais e as operações que a Infraero realizou desde o começo das enchentes. “A Infraero nessa tragédia nos ajudou muito, fazendo diversas doações. Usamos esses caminhões aqui, para distribuir os mantimentos para a comunidade leopoldense. Queria agradecer muito a todos vocês, os funcionários que estão aqui, que vieram dirigir os caminhões, agradecer muito por esse apoio que fizeram nesse momento tão difícil”, afirmou o chefe do executivo leopoldense.

Um dos representantes da Infraero, Maurício Moromizato, enfatizou a importância destas contribuições. “A gente se mobilizou muito para fazer essas doações, a Infraero não mediu esforços para trazer esses equipamentos para São Leopoldo, tanto no início com ajuda humanitária e agora com essa contribuição de equipamentos para a infraestrutura. É de extrema importância essa movimentação que fizemos, por tudo que aconteceu, estamos sempre à disposição para qualquer ajuda que a cidade e a prefeitura precisar”, destacou Moromizato.

As três placas compactadoras, o trator e as três torres de iluminação ficarão com a Secretaria de Obras e Viação do município (Semov), sendo utilizados para nivelar o asfalto danificado pelas enchentes, realizar trabalhos noturnos de manutenção e outros serviços de infraestrutura na cidade. A cedência dos itens tem duração de seis meses.

Também estavam presentes na solenidade de entrega os secretários de Obras e Viação, Geraldo Passos, e de Cultura (Secult), Marcel Frison, o profissional de serviços aeroportuários, David Henrique, e outros funcionários da Infraero.

Foto: Thales Renato/Divulgação | Fonte: Assessoria
09/07/2024 0 Comentários 645 Visualizações
Cidades

Por causa da chuva, obra no sentido Canela/Gramado da RS-235 é transferida para quinta

Por Jonathan da Silva 26/06/2024
Por Jonathan da Silva

Foi adiada para a quinta-feira, 27 de junho, a obra de recuperação da encosta do km 36 da RS-235, no sentido Canela/Gramado, nas proximidades do Parque Knorr. Os trabalhos estavam previstos para acontecer na madrugada de quarta-feira (26) para quinta. No entanto, foi transferida para o dia seguinte em função das condições climáticas, já que uma chuva atinge Gramado, gerando instabilidade no solo e colocando em risco a presença de trabalhadores no local.

Com a alteração no cronograma, os trabalhos terão início às 8h30min da quinta, evitando o impacto no horário de pico do trânsito na rodovia durante as primeiras horas da manhã. A previsão é de que os serviços sigam até as 23 horas do mesmo dia. Neste período, os motoristas que transitarem pelo trecho deverão ter atenção redobrada na sinalização, próximo a rótula da Concessionária Fiat, seguindo em meia pista até o Centro de Gramado.

Uma alternativa para o deslocamento entre Canela e Gramado é a utilização da Rua Emílio Leobet (Estrada Velha), que segue liberada para o fluxo de veículos das 7h às 19h. A projeção é de que o trânsito esteja normalizado na RS-235 já na sexta-feira, 28 de junho, sem necessidade de novos bloqueios para continuidade das obras, que estão sendo realizadas por meio de uma parceria público-privada entre a Administração Municipal e a entidade Planta Gramado.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
26/06/2024 0 Comentários 461 Visualizações
Cidades

Inicia a instalação dos cabos de energia elétrica na rede subterrânea da rua Independência de São Leopoldo

Por Jonathan da Silva 22/04/2024
Por Jonathan da Silva

Após a finalização da obra estrutural de engenharia na primeira quadra da rua Independência, o Consórcio São Leopoldo, grupo de três empresas responsáveis pela obra, começou nesta sexta-feira (19) a instalação dos cabos de baixa tensão de energia elétrica na rede subterrânea da via pública. O serviço será realizado inicialmente na primeira quadra. São cabos de energia de 185 mm de diâmetro da rede de baixa tensão, que devem abastecer as redes domésticas e comerciais de pequeno porte.

A tensão de fornecimento doméstica e comercial de pequeno porte (127 Volts ou 220 Volts) passa por dutos enterrados sob a calçada nos dois lados da Rua Grande. Caixas de concreto enterradas irão permitir a conexão dos clientes que hoje são atendidos pela rede aérea e que vão passar a receber a energia pela infraestrutura subterrânea. “Os cabos que conectam as caixas principais permitem a distribuição da baixa tensão aos consumidores de pequenos comércios e residenciais. Na Independência, a maioria dos comércios são atendidos por rede de energia de baixa tensão. A única ressalva são os prédios de condomínios maiores que vão receber futuramente a rede de média tensão, que ainda não começou”, destacou o engenheiro eletricista da Secretaria Municipal de Obras e Viação, Frederico Petry.

Petry explica que nas caixas principiais de baixa tensão foram afixados os conectores dos cabos de energia elétrica, chamado de barramento múltiplo isolado, que contém uma entrada e cinco saídas de 127 volts ou de 220 volts (um neutro ou fase). Destas caixas, os cabos chegarão aos prédios por via subterrânea e ligados as redes domiciliares e comerciais, entrando por uma espécie de cano metálico em formato de bengala, que já estão sendo instalados nos prédios na primeira quadra. O serviço de instalação não terá nenhum custo aos consumidores.

A instalação

Média Tensão

A rede de média tensão (13 mil e 800 Volts) atende edifícios e condomínios especiais que demandam mais energia. Esta rede estará enterrada em dutos posicionados do lado direito ao longo de toda extensão da Independência e conta com caixas subterrâneas para distribuição. Estes clientes já tem dutos até o poste e serão conectados no subterrâneo. Não haverá nenhum custo para o consumidor.

Iluminação pública

De acordo com Frederico Petry, como não vão mais existir postes, a iluminação pública também precisa ser repensada. “Novos postes ornamentais de ferro galvanizado vão ser instalados em um dos lados da rua a cada 20 metros. Uma rede subterrânea exclusiva vai conduzir os cabos de energia”, diz o engenheiro eletricista.

Totens de Tomadas

Ao longo da rua Independência, serão instalados totens com tomadas para uso especial em eventos. “O dispositivo possui proteção e bloqueio com chave. Para alimentar estes totens e iluminação pública, será necessário instalar medidores de energia e painéis de comando. Estes ficarão em postes nas ruas transversais”, explicou Petry.

Redes de Telecomunicações

Os postes são muito utilizados para a distribuição das redes de telefonia, televisão e internet. O projeto de revitalização da Rua Grande oferece uma estrutura dimensionada para suportar a crescente demanda por este tipo de serviço. “A rede instalada tem 36 dutos e caixas de passagem em cada um dos lados da rua, oferecendo uma estrutura bastante robusta para as empresas de telecomunicações”, observa Frederico Petry.

Segurança

Redes exclusivas da prefeitura vão possibilitar a instalação de câmeras de segurança ao longo da rua. Caixas e redes de reserva ficam em espera para possibilitar instalação de equipamentos como semáforos ou painéis nas esquinas.

Vantagens das obras com redes subterrâneas

Apesar do investimento elevado para construção, as redes de distribuição subterrâneas apresentam muitas vantagens operacionais que se traduzem em menos desligamentos da rede de energia.

  • Diminui poluição visual
  • Galhos de árvores e caminhões não causam danos;
  • Dificulta ligações clandestinas;
  • Surtos eletromagnéticos causados por descargas elétricas (raios) não induzem nos cabos subterrâneos, eliminando os problemas de queima de equipamentos domésticos;
  • Rede nova, projetada para suportar o crescimento da cidade por 50 anos e evitar problemas de variações de energia;
  • Redes novas e reforçadas nas ruas adjacentes que permitem manobras da RGE em caso de problemas.

Desvantagens das obras com redes subterrâneas

  • Custos cerca de 4 vezes maior em comparação com rede aérea;
  • Obras causam mais transtornos;
  • Iluminação pública tem que ser independente e não goza do desconto na energia elétrica como acontece nos postes da concessionária.
Fotos: Lisandro Lorenzoni/Scom/PMSL/Divulgação | Fonte: Assessoria
22/04/2024 1 Comentário 1,K Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 5

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO