Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

Reforma

Cidades

Casa de Bombas do bairro Santo Afonso será reformada e terá nova bomba instalada

Por Jonathan da Silva 08/05/2025
Por Jonathan da Silva

A Casa de Bombas do bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo, passará por uma reforma completa nas próximas semanas. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (7), durante ação de limpeza da bacia de retenção do Arroio Gauchinho. A estrutura é considerada essencial para o escoamento das águas da chuva e do arroio, e receberá melhorias como pintura, reforço estrutural, cercamento, pavimentação e a instalação de uma sétima bomba.

Na tarde de quarta-feira, o prefeito Gustavo Finck (PP) acompanhou o serviço de retirada de resíduos da bacia de retenção. Segundo o chefe do executivo hamburguense, o objetivo é preparar a estrutura para eventuais períodos de chuva. “Nós vamos tirar daqui todo o lodo acumulado. Quando for necessário, essa bacia vai conseguir segurar as águas para que a Casa de Bombas possa fazer o seu trabalho e escoar a água para o Rio dos Sinos”, afirmou Finck.

A operação contou com 12 máquinas atuando no local: cinco caminhões, quatro retroescavadeiras e três escavadeiras hidráulicas. Dois veículos também trabalhavam na margem leopoldense do arroio. O material recolhido está sendo levado para um ponto de descarte adequado. O prefeito esteve no local acompanhado pelo secretário de Obras Públicas e Infraestrutura (Smopi), Eroni dos Santos.

Pintura e reforço estrutural

A partir da próxima segunda-feira, 12 de maio, será iniciada a pintura da estrutura. A ação será conduzida por uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMMADU), após a limpeza do prédio. A tinta utilizada foi doada pela empresa Tintas Killing.

Além da pintura, está em fase avançada um projeto de restauro completo da Casa de Bombas, com orçamento estimado em R$ 600 mil. Os recursos são provenientes da Defesa Civil Nacional e contemplam o cercamento do local, pavimentação com blocos de concreto ao redor do prédio, reforma e reforço estrutural da construção.

Nova bomba será incorporada ao sistema

A estrutura também será ampliada com a instalação de uma sétima bomba, que se integrará às outras seis já em funcionamento. O novo equipamento deve reforçar a capacidade de bombeamento do Arroio Gauchinho, e a previsão é de que a instalação seja concluída em até três meses.

Foto: Weslei Fillmann/PMNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
08/05/2025 0 Comentários 357 Visualizações
Cultura

Centro Cultural de São Leopoldo passa por avaliação para reforma estrutural

Por Jonathan da Silva 05/05/2025
Por Jonathan da Silva

A secretária de Cultura e Relações Internacionais de São Leopoldo, Lionella Goulart, acompanhou na terça-feira (29) uma visita técnica da equipe de engenheiros da empresa Ânimo Engenharia e Construção Ltda. ao Centro Cultural José Pedro Boéssio. A ação faz parte do processo de preparação para as obras de reforma e ampliação do prédio.

A visita teve como objetivo avaliar as condições atuais da estrutura e alinhar os próximos passos para o início da execução da obra. Segundo a Secretaria, o próximo encaminhamento será uma reunião com o Departamento de Projetos da Secretaria Geral de Governo, responsável pela fiscalização técnica das obras do município.

Reformas previstas abrangem diversos setores

O projeto prevê uma reforma geral no interior da Biblioteca do Centro Cultural, incluindo troca do piso, substituição do telhado, forro e madeiramento. Também estão previstas melhorias nas instalações elétricas, hidrossanitárias e estruturais, além da reconstrução de paredes e da implantação de uma nova rede pluvial. “Este é um espaço público de grande circulação e presença constante de pessoas. A Biblioteca, o Teatro e o Museu são locais de aprendizado, cultura e convivência. Investir em sua reestruturação é também valorizar as pessoas que frequentam o local, além da valorização da nossa identidade e simbolismo cultural”, ressaltou a secretária Lionella.

O que é o Centro Cultural José Pedro Boéssio

O Centro Cultural José Pedro Boéssio é considerado um dos principais equipamentos culturais de São Leopoldo, com atividades voltadas à pesquisa, formação e experiências nas artes. A visita técnica serviu também para levantar dados e avaliar as condições da estrutura atual para a execução do projeto.

A Secretaria informou que, após o alinhamento técnico entre a empresa responsável, a Secretaria Geral de Governo e a Secretaria de Cultura, será divulgado o cronograma com as datas de início das obras e o fluxo de funcionamento do espaço durante a reforma.

Foto: Patrian Matheus Gomes/Divulgação | Fonte: Assessoria
05/05/2025 0 Comentários 417 Visualizações
Cidades

Prefeitura de Gramado busca recursos estaduais para reforma do Expogramado

Por Jonathan da Silva 26/03/2025
Por Jonathan da Silva

O prefeito de Gramado, Nestor Tissot (PP), apresentou ao Governo do Estado, nesta segunda-feira (24), uma proposta para captação de recursos destinados à reforma do Centro de Eventos Expogramado. O investimento necessário para a revitalização do espaço turístico é estimado em R$ 25 milhões. A reunião entre o executivo municipal e o estadual ocorreu no Centro Administrativo do Estado, em Porto Alegre, com o secretário Estadual do Turismo, Ronaldo Santini, e posteriormente no Palácio Piratini, com o governador Eduardo Leite (PSDB).

Durante o encontro, Tissot discutiu o andamento da proposta, que segue em avaliação pelo Governo do Estado. O governador Eduardo Leite e o secretário Ronaldo Santini destacaram a relevância do Expogramado para o turismo e afirmaram que há otimismo em relação à viabilização do projeto.

Articulação para captação de recursos

O prefeito gramadense agradeceu o apoio do secretário Estadual de Comunicação, Caio Tomazelli, na articulação da proposta junto ao Governo do Estado. “A proposta está sendo avaliada e segue avançando. O Expogramado possui um grande potencial e sua revitalização proporcionará um crescimento significativo na captação de eventos para o nosso município”, afirmou Tissot.

Convite especial

Além da reforma do Expogramado, o prefeito entregou ao governador um convite oficial para a abertura da ChocoPáscoa Gramado 2025, que terá a abertura realizada nesta sexta-feira, 28 de março, na Rua Coberta, a partir das 15h.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
26/03/2025 0 Comentários 413 Visualizações
Ensino

Prefeito de Porto Alegre vistoria escola reformada e autoriza retomada das aulas

Por Jonathan da Silva 14/02/2025
Por Jonathan da Silva

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), e o secretário municipal de Educação, Leonardo Pascoal, vistoriaram nesta quinta-feira (13) a reforma da Escola Professora Leopolda Barnewitz, no bairro Cidade Baixa. A instituição, que foi atingida pela enchente de maio de 2024, passou por obras realizadas pelo Instituto Cultural Floresta (ICF) e está apta para retomar as aulas na próxima segunda-feira, 17 de fevereiro, com 188 estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

A escola sofreu danos estruturais causados pela enchente, com problemas na fiação elétrica, paredes descascadas, acúmulo de terra e mato alto. Os espaços mais afetados foram a cozinha, o refeitório, o ginásio e as salas de aula do térreo, que ficaram submersas em mais de um metro de água.

O presidente do Conselho Consultivo do ICF, Claudio Goldsztein, destacou o envolvimento da iniciativa privada na recuperação de instituições de ensino após o desastre. “Depois das enchentes, o Instituto Cultural Floresta já apoiou a recuperação de mais de 40 escolas públicas em Porto Alegre e na Região Metropolitana, com obras, reformas, entrega de móveis e doações de materiais. Usando menos recursos e trabalhando em ritmo acelerado, prerrogativa da iniciativa privada, conseguimos apoiar o poder público e impactamos positivamente diversas comunidades”, afirmou Goldsztein.

O prefeito Melo agradeceu a atuação do ICF no projeto. “Quero expressar gratidão ao Instituto Cultural Floresta e aos parceiros que têm ajudado Porto Alegre a retomar a plena normalidade. Se não fosse o Floresta, não teríamos aulas nesta escola a partir de segunda-feira”, declarou o chefe do executivo porto-alegrense.

O secretário Pascoal reforçou a importância das parcerias para a recuperação da rede de ensino. “As parcerias com entidades e empresários têm sido fundamentais para a recuperação das nossas escolas e serão ampliadas em nossos projetos futuros. Com o apoio do Instituto Cultural Floresta, estamos transformando a Leopolda Barnewitz, tornando-a mais bonita e segura. Aqui faremos um trabalho de excelência como nossos alunos precisam e merecem”, declarou o titular da pasta de educação.

Investimentos e próximas etapas

A primeira etapa das obras foi concluída em cerca de três semanas e incluiu a recuperação das salas de aula do ensino fundamental, do ginásio e do pátio. Na segunda fase, será reformado outro setor da escola, com a expectativa de abrir 100 novas vagas para a educação infantil.

O investimento total da reforma, incluindo as duas etapas, está estimado em R$ 2 milhões, com recursos provenientes de doações privadas ao Instituto Cultural Floresta. A revitalização inclui a reforma estrutural, pintura, revestimento do refeitório e da cozinha, além da recuperação do teto, do forro e da rede elétrica. Também foram adquiridos ventiladores, bebedouros e equipamentos esportivos para a escola.

Foto: Cesar Lopes/PMPA/Divulgação | Fonte: Assessoria
14/02/2025 0 Comentários 472 Visualizações
Cidades

Obras de revitalização de catedral em Santa Cruz do Sul já arrecadam R$ 2,7 milhões

Por Jonathan da Silva 12/02/2025
Por Jonathan da Silva

As obras de revitalização da Catedral São João Batista, em Santa Cruz do Sul, arrecadaram até o momento R$ 2.761.481,65, o que corresponde a 44,54% do valor total estimado do projeto, orçado em R$ 6,2 milhões. Os dados foram apresentados pelo presidente da Comissão de Reforma da Catedral, Paulo Habekost, ao ex-presidente da Câmara de Vereadores, Gerson Trevisan (PSDB). Os recursos são provenientes do projeto Abrace a Catedral, que busca viabilizar a revitalização do prédio, considerado um dos principais cartões postais do município.

Em 2024, foram investidos R$ 544.180,87, valor arrecadado por meio de doações da comunidade. Além disso, há um montante disponível em conta bancária no valor de R$ 2.217.300,78 para dar continuidade aos trabalhos.

O projeto Abrace a Catedral está dividido em duas frentes: a primeira abrange o restauro da pintura e superfícies, enquanto a segunda contempla a readequação do sistema elétrico. No restauro da pintura, já foram concluídas etapas como a restauração das portas internas e externas, das escadas de madeira de acesso ao coro do segundo piso e a impermeabilização das passarelas superiores em volta do telhado. Além disso, foram tratadas patologias estruturais e realizada a pintura do hall de entrada e do segundo piso.

Na parte elétrica, foram finalizados o projeto de subestação e a troca do transformador, além da instalação de dutos para rede elétrica, tomadas, quadros de disjuntores, sistema audiovisual e iluminação. As próximas etapas incluem a instalação da fiação elétrica, luminárias, sistema de iluminação interno e externo e outros ajustes.

Reconhecimento como patrimônio municipal

Durante a apresentação dos dados, Trevisan entregou a Habekost uma cópia da lei que declara o prédio da Catedral São João Batista como bem integrante do patrimônio religioso, histórico, cultural e turístico de Santa Cruz do Sul. “É de grande importância, tanto para a Diocese de Santa Cruz do Sul quanto para o próprio município, que o prédio da Catedral seja declarado como bem do patrimônio municipal. Isto vem atender reivindicação da Diocese de Santa Cruz do Sul, de modo especial por integrantes de uma comissão que está liderando a campanha Abrace a Catedral”, afirmou Trevisan.

Captação de recursos

A comissão responsável pela reforma está em parceria com uma produtora para captar recursos por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e da Lei Rouanet. Habekost explicou que houve atrasos devido à necessidade de alterações no estatuto da comissão e adequações no Cadastro Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) junto à Receita Federal. “Agora começamos a andar com o projeto para encaminhamento e análise para viabilizar a aprovação”, concluiu o presidente da comissão de reforma.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
12/02/2025 0 Comentários 354 Visualizações
Cidades

Deputado federal visita quadra reformada de escola estadual em Morro Reuter

Por Jonathan da Silva 29/01/2025
Por Jonathan da Silva

O deputado federal Pedro Westphalen (PP) visitou, nesta terça-feira (28), a quadra de esportes da Escola Estadual de Ensino Médio João Wagner, em Morro Reuter. O espaço passou recentemente por uma obra, na cobertura e na pintura, que foi realizada com R$ 150 mil repassados ao Círculo de Pais e Mestres (CPM) da escola por meio de emenda parlamentar solicitada pelo deputado estadual Issur Koch (PP) a Westphalen. Além disso, a Associação de Funcionários da Indústria de Calçados Wirth destinou R$ 250 mil para a melhoria do espaço.

O prefeito de Morro Reuter, Airton Bohn (PP), acompanhou a visita e destacou a importância da obra para a comunidade. Também esteve presente a vice-diretora da escola, Andréia Kich Dessian.

Durante a visita, o prefeito agradeceu o apoio na destinação dos recursos e ressaltou que a quadra está à disposição da comunidade para atividades esportivas. O espaço também é utilizado na Festa Nacional da Lavanda, evento tradicional do município.

Foto: Daniela Moraes/Prefeitura de Morro Reuter/Divulgação | Fonte: Assessoria
29/01/2025 0 Comentários 410 Visualizações
Cidades

Praça dos Imigrantes será revitalizada em São José do Hortêncio

Por Jonathan da Silva 24/01/2025
Por Jonathan da Silva

A Praça dos Imigrantes, localizada no centro de São José do Hortêncio, passará por uma revitalização com investimento de R$ 394.800,00, conforme anúncio da Prefeitura. A obra, que busca modernizar e reorganizar o espaço, será realizada pela empresa Recanto Construções e deverá ser concluída em dois meses, período em que a praça ficará fechada ao público.

A maior parte do financiamento, R$ 384.205,00, será proveniente de uma emenda parlamentar do deputado federal Luiz Carlos Busato (União Brasil), enquanto o restante será custeado pelo município. A execução do projeto está condicionada à autorização da Caixa Econômica Federal, responsável pelo controle dos recursos, com expectativa de liberação nos próximos dias.

Inaugurada em 2006, a Praça dos Imigrantes homenageia os primeiros moradores de São José do Hortêncio. Na semana passada, a equipe técnica da Recanto Construções esteve no local para realizar avaliações preliminares e definir detalhes sobre o início das atividades. Após a autorização da ordem de serviço, as obras começarão com o objetivo de transformar o espaço em um ambiente mais funcional e atrativo para a comunidade.

Fotos: Marco Dieter e ilustrativas/Divulgação | Fonte: Assessoria
24/01/2025 0 Comentários 378 Visualizações
Cidades

Começam as obras de reconstrução da ponte no bairro 25 de Julho, em Campo Bom

Por Jonathan da Silva 13/01/2025
Por Jonathan da Silva

As obras de reconstrução da ponte sobre o Arroio Schmidt, na Rua Presidente João Goulart, no bairro 25 de Julho, em Campo Bom, foram iniciadas nesta segunda-feira (13), com a chegada de maquinário e materiais ao local. A ponte, interditada em junho de 2023 após fortes chuvas, é considerada uma ligação importante entre os bairros 25 de Julho e Barrinha.

O prefeito Giovani Feltes (MDB), acompanhado do secretário municipal de Obras, Paulo Gomes, e do engenheiro e fiscal da obra, Diego Strack, acompanhou o início dos preparativos. “Essa semana iniciamos o preparo do local, com a chegada de maquinários e materiais, para que, na próxima segunda-feira, comecem as movimentações para a reconstrução dos gabiões que protegem a estrutura da ponte. Esta obra é uma grande reivindicação da comunidade”, destacou Feltes.

A obra será realizada com recursos federais disponibilizados pela Defesa Civil, totalizando um investimento de mais de R$ 1,3 milhão. A previsão é de que a ponte seja concluída e entregue à população em junho de 2025.

Foto: Shamchai Oliveira/PMCB/Divulgação | Fonte: Assessoria
13/01/2025 0 Comentários 426 Visualizações
Variedades

Fenac anuncia editais para reforma de pavilhões e leilão de bens inservíveis

Por Jonathan da Silva 16/12/2024
Por Jonathan da Silva

A Fenac Experiências Conectam lançou dois editais voltados à melhoria da infraestrutura de seu centro de eventos em Novo Hamburgo e à arrecadação de recursos. Um dos editais prevê a reforma dos pisos dos pavilhões 05 e 06, enquanto o outro refere-se ao leilão de bens considerados inservíveis para a empresa.

O edital de reforma dos pisos busca propostas para a execução de um piso industrial de alta resistência em uma área de 8.300 m². Empresas interessadas devem apresentar suas propostas no dia 19 de dezembro, às 14h, na sede da Fenac.

De acordo com o diretor-presidente da Fenac, Márcio Jung, a melhoria tem como objetivo qualificar a recepção de eventos no local. “O edital de reforma é um passo importante para oferecer uma infraestrutura cada vez melhor aos contratantes e visitantes. Nosso objetivo é que essa benfeitoria já possa ser usufruída pelo público durante a Fimec, em março de 2025”, afirmou Jung.

Leilão de bens inservíveis

O segundo edital trata do leilão de materiais e equipamentos que se tornaram ociosos, antieconômicos ou irrecuperáveis. Entre os itens disponíveis estão trator, betoneira, andaimes e eletrônicos. O leilão ocorrerá no dia 17 de janeiro, às 9h, na sede da Fenac, e está aberto para pessoas físicas e jurídicas, com lances verbais a partir dos preços mínimos estabelecidos no edital.

A visitação pública dos bens será permitida entre os dias 5 e 18 de dezembro, em dias úteis, das 8h às 11h30min e das 13h às 16h30min. Segundo Jung, o leilão contribuirá para a redução de custos e permitirá investimentos em novas melhorias. “Com o desfazimento desses bens, podemos angariar recursos para novas melhorias, além de possibilitar a redução de custos administrativos com manutenção dos bens inservíveis”, explicou o diretor-presidente.

Foto: André Macêdo/Divulgação | Fonte: Assessoria
16/12/2024 0 Comentários 401 Visualizações
Projetos especiais

Voluntários da Stihl ajudam a reformar Instituto Lenon em São Leopoldo

Por Jonathan da Silva 06/12/2024
Por Jonathan da Silva

Colaboradores da Stihl estão participando de um mutirão voluntário para reformar o Instituto Lenon Joel pela Paz, localizado no bairro São Miguel, em São Leopoldo. A ação, que ocorre entre os dias 2 e 6 de dezembro, visa recuperar espaços da entidade afetados pelas enchentes que atingiram a cidade, com a cheia do Rio dos Sinos, e o Rio Grande do Sul neste ano.

Cerca de 30 profissionais de diferentes áreas da empresa estão envolvidos nos trabalhos. As atividades incluem pintura, instalação de forro de PVC, manutenção de ares-condicionados, instalação de ventiladores e limpeza geral. Os materiais utilizados foram providenciados pela Stihl, com exceção das tintas, que foram doadas anteriormente.

O Instituto Lenon Joel pela Paz oferece oficinas de esporte, cultura e lazer para a comunidade local, com foco na promoção da cultura de paz. A parceria com a Stihl já existe há anos e foi reforçada após os danos causados pela catástrofe climática.

Foto: Stihl/Divulgação | Fonte: Assessoria
06/12/2024 0 Comentários 368 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 5

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO