Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

peru

Variedades

Feevale Techpark amplia parceria com instituição do Peru

Por Jonathan da Silva 26/05/2026
Por Jonathan da Silva

O Feevale Techpark ampliará sua atuação internacional a partir de junho com uma parceria com o Instituto de Educação Superior Privado Cibertec, do Peru. A iniciativa prevê a participação de estudantes peruanos em programas de empreendedorismo e inovação desenvolvidos pelo ecossistema da Universidade Feevale, além da integração de um projeto internacional ao próximo ciclo de pré-incubação do parque tecnológico. A proposta busca fortalecer a conexão entre instituições latino-americanas voltadas ao desenvolvimento de negócios inovadores e à formação empreendedora.

Entre as ações previstas na cooperação está a participação do projeto CliniSign Security, desenvolvido pela estudante peruana del Carmen. A iniciativa foi selecionada para integrar o processo de pré-incubação do Feevale Techpark, que terá início nos próximos meses e será realizado na modalidade online.

O projeto tem como foco a otimização do ciclo de vida de documentos em clínicas médicas e hospitais, com o objetivo de reduzir processos manuais que impactam no tempo de atendimento e na eficiência operacional das instituições de saúde. A proposta prevê atuação em países da América Latina.

Pré-incubação de negócios

O programa de pré-incubação do Feevale Techpark tem duração de quatro meses e é voltado ao desenvolvimento e estruturação de modelos de negócios inovadores. Durante o processo, os participantes recebem acompanhamento especializado em cinco eixos estratégicos: mercado, capital, empreendedor, gestão e tecnologia.

Segundo o parque tecnológico, a metodologia busca apoiar a validação das ideias, o amadurecimento dos negócios e a preparação dos projetos para inserção competitiva no mercado.

Além da participação no programa de pré-incubação, a parceria entre Feevale e Cibertec também contempla a realização da Trilha do Empreendedor com uma turma da instituição peruana. O programa ocorrerá de forma online e terá início em 1º de junho, sendo dividido em seis encontros ao longo de seis semanas.

Programa de empreendedorismo

A Trilha do Empreendedor é voltada ao estímulo da capacidade empreendedora e intraempreendedora de estudantes e professores. A iniciativa oferece suporte ao desenvolvimento de negócios inovadores por meio de conteúdos, mentorias e metodologias aplicadas.

De acordo com o Feevale Techpark, o programa proporciona experiências práticas relacionadas à identificação de oportunidades, validação de ideias e desenvolvimento de soluções inovadoras, incentivando a criação de projetos, produtos e serviços ao longo do semestre letivo.

O coordenador do Feevale Techpark, Matheus dos Santos Pereira, afirmou que a parceria fortalece a estratégia de internacionalização da Universidade Feevale e amplia a integração entre ecossistemas de inovação da América Latina.  “Essa colaboração marca um novo passo na conexão entre inovação, empreendedorismo e desenvolvimento de negócios na América Latina”, afirmou Pereira.

Foto: Universidade Feevale/Divulgação | Fonte: Assessoria
26/05/2026 0 Comentários 93 Visualizações
Esporte

Professor do Colégio Marista Conceição conquista ouro em torneio de atletismo no Peru

Por Jonathan da Silva 25/05/2026
Por Jonathan da Silva

O professor do Colégio Marista Conceição, Anderson Fell, conquistou a medalha de ouro no II Ibero-americano Master de Atletismo, realizado em Lima, no Peru. Representando o Brasil na competição disputada no Estádio Atlético de La Videna, o atleta passo-fundense venceu a prova de salto em altura ao alcançar a marca de 1,75 metro. O campeonato reuniu competidores das Américas e da Península Ibérica.

A conquista no Peru amplia a sequência de resultados recentes obtidos por Fell em competições internacionais. Antes do ouro em Lima, o professor havia conquistado o título do salto em altura no Open Master Games, realizado em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, ao atingir a marca de 1,80 metro, resultado que se tornou o melhor desempenho de sua trajetória na modalidade.

Momento importante na carreira

Segundo Anderson Fell, o resultado obtido no Peru representa um momento importante em sua carreira esportiva. “Conquistar a medalha de ouro representando o Brasil e levando o nome da nossa escola em uma competição desta magnitude é motivo de muito orgulho e realização. Estou vivendo uma fase de grande evolução no esporte, e subir ao lugar mais alto do pódio no Peru mostra que toda a dedicação aos treinos valeu a pena”, afirma Fell.

A relação do atleta com o esporte começou ainda na infância, inspirada pelo saltador cubano Javier Sotomayor. Durante a vida adulta, Fell interrompeu os treinamentos para priorizar a formação acadêmica e a carreira profissional. O retorno às competições ocorreu aos 37 anos, quando retomou a prática do atletismo.

Experiência compartilhada com estudantes

Além dos resultados esportivos, o professor destaca o impacto das competições internacionais em sua atuação junto aos alunos. “Mais do que a conquista em si, quero trazer essa experiência e essas histórias para compartilhar com os estudantes, mostrando que, com dedicação e paixão, podemos alcançar grandes resultados e transformar nossos dias em grandes vitórias”, completa Fell.

Foto: Arquivo pessoal/Divulgação | Fonte: Assessoria
25/05/2026 0 Comentários 111 Visualizações
Ensino

Feevale e Instituto Cibertec assinam acordo para intercâmbio acadêmico

Por Jonathan da Silva 17/03/2025
Por Jonathan da Silva

A Universidade Feevale e o Instituto de Educação Superior Privado Cibertec, do Peru, assinaram, nesta quarta-feira (12), um acordo de cooperação institucional para promover intercâmbios acadêmicos, programas de pós-graduação e atividades culturais entre Brasil e Peru. A parceria, válida até o final de 2027, tem o objetivo de fortalecer as relações entre as instituições e ampliar as oportunidades de desenvolvimento para alunos, docentes e graduados.

A assinatura do acordo contou com a participação de representantes das duas instituições. Pela Feevale, estiveram presentes o reitor José Paulo da Rosa, a pró-reitora de Ensino, Maria Cristina Bohnenberger, a diretora de Relações Internacionais e Institucionais, Paula Casari Cundari, a coordenadora dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Design de Interiores, Luciana Néri Martins, e o coordenador dos cursos de Fotografia e de Publicidade e Propaganda, Guilherme Theisen Schneider. Pelo Cibertec, participaram, de forma online, o diretor da Faculdade de Design, Jaime Muro Llosa, e a chefe corporativa de Empregabilidade e Internacionalização, Marcela Ortega del Solar.

Ações previstas

O acordo prevê a criação de vias de acesso para programas de pós-graduação, intercâmbios acadêmicos e duplas titulações. Além disso, a colaboração busca proporcionar experiências internacionais aos estudantes e docentes, promovendo o desenvolvimento de habilidades globais e aprimorando a formação acadêmica e profissional.

Entre as iniciativas previstas, estão o fortalecimento da empregabilidade dos graduados por meio de programas de estágios internacionais, desenvolvimento de habilidades transnacionais e participação em eventos culturais e acadêmicos conjuntos. Também estão programadas conferências, aulas espelho, feiras e master classes, com o objetivo de integrar alunos e docentes das duas instituições em atividades de impacto internacional.

Foto: Andrieli Siqueira/Universidade Feevale/Divulgação | Fonte: Assessoria
17/03/2025 0 Comentários 403 Visualizações
Variedades

Exportações brasileiras de carne de peru e pato somam US$ 165 milhões em 2024

Por Jonathan da Silva 13/01/2025
Por Jonathan da Silva

As exportações brasileiras de carne de peru e pato alcançaram US$ 165 milhões em 2024, conforme dados divulgados pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Enquanto o volume exportado de carne de peru registrou queda de 8,1%, as vendas de carne de pato apresentaram crescimento de 1,3% em relação ao ano anterior.

No caso da carne de peru, foram exportadas 64,1 mil toneladas ao longo do ano, representando uma redução de 8,1% em relação a 2023, quando o volume chegou a 69,8 mil toneladas. A receita desses embarques foi de US$ 153,9 milhões, 23,4% menor que o valor de US$ 201 milhões registrado no ano anterior. O México foi o principal destino, com 9,8 mil toneladas exportadas, uma redução de 39%. Também se destacaram a África do Sul (9,5 mil toneladas, -27%), os Países Baixos (8,6 mil toneladas, -20%), o Chile (7 mil toneladas, +56%) e o Peru (2,8 mil toneladas, -36%).

As exportações de carne de pato fecharam o ano com 3,5 mil toneladas, um crescimento de 1,3% em relação às 3,5 mil toneladas exportadas em 2023. A receita, entretanto, foi de US$ 11,9 milhões, uma queda de 12,7% frente aos US$ 13,7 milhões do ano anterior. Os principais destinos foram os Emirados Árabes Unidos, com 1,5 mil toneladas exportadas (+66%), seguidos por Arábia Saudita (893 toneladas, -9%), Catar (257 toneladas, -39%), Chile (195 toneladas, +94%) e Kuwait (179 toneladas, +18%).

Os dois setores avícolas somaram para o país US$ 165 milhões em receitas cambiais, e há boas expectativas com relação ao fluxo de embarques em 2025, especialmente para a Europa e Oriente Médio”, afirmou o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

Foto: Freepik/Divulgação | Fonte: Assessoria
13/01/2025 0 Comentários 465 Visualizações
Variedades

Peru Week Brasil oferece descontos em viagens e menus peruanos

Por Jonathan da Silva 18/11/2024
Por Jonathan da Silva

A campanha Peru Week Brasil 2024, promovida pela Comissão de Promoção do Peru para a Exportação e o Turismo (Promperú), acontece até 22 de novembro com promoções em pacotes de viagem para destinos peruanos e menus especiais em restaurantes de culinária peruana no Brasil. A ação acontece em Porto Alegre e diversas cidades brasileiras, e inclui ofertas para viagens a partir de janeiro de 2024, quando será retomado o voo direto entre a capital gaúcha e Lima.

Nesta edição, 49 restaurantes no Brasil participam da campanha, incluindo o Isoj Nikkei Drinks, em Porto Alegre, que oferece um menu fixo por R$ 99. O cardápio inclui entrada de Ceviche Clásico, Lomo Saltado como prato principal e Cruffins de doce de leite na sobremesa. Além disso, operadores turísticos e companhias aéreas estão oferecendo pacotes promocionais para destinos peruanos como Cusco, Arequipa, Lima e Puno, entre outros.

De acordo com a conselheira econômico-comercial da Promperú no Brasil, Silvia Seperack, o Peru é um dos principais destinos internacionais dos brasileiros. “O Peru encanta os brasileiros com atrativos para todos os tipos de viajantes e excelente conectividade. Temos mais de 200 voos diretos saindo de cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Porto Alegre”, afirmou Silvia.

Aumento no turismo brasileiro para o Peru

Entre janeiro e setembro de 2024, 141.630 turistas brasileiros visitaram o Peru, representando um aumento de 54% em relação ao mesmo período de 2023 e superando os números pré-pandemia de 2019. Atualmente, o Brasil ocupa o quinto lugar entre os países que mais enviam turistas ao Peru.

A edição anterior da Peru Week gerou mais de US$ 4,6 milhões em vendas de viagens, destacando o sucesso crescente da campanha desde seu início em 2013, quando contava com sete operadores e seis restaurantes participantes. Este ano, a iniciativa envolve 79 operadores turísticos, três agências consolidadoras, duas companhias aéreas e 49 restaurantes.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
18/11/2024 0 Comentários 653 Visualizações
Variedades

Festuris promove Gramado em eventos internacionais na América Latina

Por Jonathan da Silva 25/09/2024
Por Jonathan da Silva

Durante o mês de setembro, o Festuris Gramado tem realizado uma série de ações em eventos de turismo na América Latina para divulgar e fortalecer Gramado como um destino turístico. Representantes da feira visitam neste mês de setembro destinos como Punta del Este, no Uruguai, Buenos Aires, na Argentina, Lima, no Peru, e Brasília, para promover a 36ª edição do evento, que acontecerá em novembro.

Nos dias 26 e 27 de setembro, a CEO do Festuris, Marta Rossi, e sua equipe participarão da Gramado Summit em Punta del Este. A executiva está acompanhada da gerente de comunicação, Cibele Marcon, do executivo comercial Abimael Rodrigues, do brand designer Moisés Castilhos e do administrador Sérgio Prade. O outro CEO, Eduardo Zorzanello, viajou para o Uruguai ainda no domingo, junto de Juliana Zorzanello, com quem nesta segunda-feira (23), participou de reunião com o Ministério do Turismo do Uruguai.

Já entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro, a gerente de projetos especiais, Kênia Jaeger, estará em Buenos Aires para a Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT), onde o Brasil será o país homenageado. “A FIT sempre está no calendário do Festuris, pois encontramos muitas possibilidades de relacionamentos e prospecções, além dos principais destinos internacionais estarem lá. Estar lá é conectar o Festuris à FIT e principalmente levar um olhar às marcas de alto padrão. Lá teremos espaço para participar de rodadas de negócios e reuniões com o mercado internacional”, destaca Kênia.

Enquanto isso, a executiva comercial Endi Betin e o jornalista Fernando Gusen participarão da ABAV Expo em Brasília, entre 25 e 28 de setembro. Uma das reuniões previstas será com o ministro do Turismo, Celso Sabino.

No início do mês, representantes do Festuris também estiveram no Peru, onde participaram de encontros com a Promperú e operadoras de viagens, além de uma apresentação na Embaixada do Brasil em Lima. Na ocasião, foi confirmada a presença de um grupo de compradores peruanos na próxima edição do Festuris em Gramado.

A participação em eventos internacionais visa estabelecer parcerias e ampliar a rede de contatos, contribuindo para o desenvolvimento do turismo em Gramado e a projeção do Festuris como um evento de destaque no setor.

O Festuris

O Festuris – Feira Internacional de Turismo acontece em Gramado desde 1989. O evento aborda temas relevantes da atualidade e realiza uma feira de negócios, considerada a mais efetiva em resultados para os expositores. Em 2023, 2500 marcas, 15 mil participantes e 40 destinos internacionais estiveram na feira, que ocupou três pavilhões que totalizaram 27 mil m² de área. A edição deste ano ocorre de 7 a 10 de novembro.

Foto: Festuris/Divulgação | Fonte: Assessoria
25/09/2024 0 Comentários 485 Visualizações
Business

Feira peruana deve gerar R$ 5,5 milhões para empresas brasileiras

Por Jonathan da Silva 14/08/2024
Por Jonathan da Silva

Cerca de R$ 5,5 milhões (US$ 1,1 milhão) devem ser gerados para empresas brasileiras que participaram da feira peruana Expo Detalles, realizada de 7 a 9 de agosto em Lima com expositores de 22 países. A participação do Brasil foi promovida pelo Brazilian Materials, programa de apoio às exportações mantido pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O valor esperado contabiliza negócios feitos diretamente no feira calçadista, que totalizam R$ 825 mil (US$ 150 mil) para 15 marcas nacionais, além dos encaminhados durante o evento.

O gestor de Mercado Internacional da Assintecal, Luiz Ribas Júnior, destaca que a feira foi bastante positiva para os brasileiros, que receberam grande visitação não apenas de compradores locais, mas também de outras diversas partes da América Latina. “Foram contabilizados 230 contatos, a maior parte deles inéditos. As feiras do continente, como um todo, vem crescendo de importância para empresas que buscam expandir suas exportações sem necessitar grandes investimentos”, comenta Ribas Júnior. De acordo com o dirigente, os mercados locais buscam, sobretudo, novidades que unem preço competitivo e atributos de sustentabilidade, característica cada vez mais demandada nos mercados latino-americanos.

Participaram da Expo Detalles as empresas Biatex, Fibertex, Usicon, Usitec, Tecmec, Orisol, WS Metais, Primus Têxtil, Artecola, Rodamatrizes, Quimicolla, Maquetec, KSD Metais, Plastiuzzi e GP Matrizes.

Foto: Assintecal/Divulgação | Fonte: Assessoria
14/08/2024 0 Comentários 568 Visualizações
Business

Calçadistas promovem missão comercial no Peru

Por Gabrielle Pacheco 30/10/2019
Por Gabrielle Pacheco

Com o objetivo de incrementar as exportações para o Peru, um total de 29 marcas brasileiras de calçados participa da missão comercial ao país nos próximos dias 11 a 13 de novembro. O apoio é do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

A missão inicia com um seminário preparatório sobre o mercado peruano no dia 11, no Hotel Costa del Sol, em Lima. Com especialistas sobre o tema, o evento trará informações sobre o panorama atual do mercado, bem como as perspectivas econômicas do País, especificidades como os hábitos de consumo, os regramentos do comércio local, e o relacionamento mais efetivo com veículos da imprensa local, entre outros assuntos.

“A ideia deste primeiro encontro é trazer dados importantes que irão auxiliar as empresas no aproveitamento máximo não só da missão comercial, mas também de todas as ações futuras naquele mercado”, explica a coordenadora de Promoção de Imagem da Abicalçados, Alice Rodrigues. Após a agenda, serão realizadas visitas a importantes centros comerciais com o objetivo de conhecer o varejo local.

No dia 12, inicia o showroom de marcas, também no Hotel Costa del Sol. As rodadas de negócios foram marcadas pela metodologia matchmaking, quando as mesmas são pré-agendadas cruzando a demanda do importador com a oferta da marca, visando otimizar o relacionamento e potencializar as vendas. No mesmo dia será realizado o Photocall, evento que colocará frente a frente as marcas brasileiras e os jornalistas dos principais veículos do Peru.

O showroom de marcas segue até o dia 13. “A expectativa de negócios é positiva, mas mais importante do que a efetivação das vendas é esse primeiro relacionamento das marcas com o varejo peruano”, projeta a analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Paola Pontin, ressaltando que é a primeira ação do Brazilian Footwear no mercado peruano.

Foto: Reprodução | Fonte: Assessoria
30/10/2019 0 Comentários 639 Visualizações
Cidades

Prefeito de Nova Petrópolis recebe delegação peruana no Gabinete

Por Gabrielle Pacheco 16/09/2019
Por Gabrielle Pacheco

O prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn recebeu a delegação de Pozuzo, do Peru, nesta segunda-feira, 16 de setembro, no Gabinete Oficial. O secretário Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Paulo Roberto Staudt conheceu os representantes do município peruano durante o XVII CAAL – Encontro das Comunidades de Fala Alemã da América Latina, realizado em Treze Tílias, Santa Catarina, de 11 a 14 de setembro.

O assessor do Governo Regional de Pasco, Wilfredo Laura Contreras; a chefe de turismo do Município de Pozuzo, Nelcy Heidinger, e a gerente da agência de viagens Prusia Tours, Tula Schmidt Schuler são os representantes do Peru que participaram do evento em Santa Catarina. Os representantes da empresa GenealogiaRS, Nélio Jair Schmidt e Fernando Júlio Korndörfer também participaram do momento com o prefeito de Nova Petrópolis.

Cultura parecida

A cidade de Pozuzo foi colonizada por imigrantes alemães e compartilha dos costumes e tradições preservados também em Nova Petrópolis. Devido à similaridade entre as cidades, identificada quando o secretário Paulo Staudt apresentou o Município no evento em Santa Catarina, o grupo apresentou ao prefeito Regis Luiz Hahn a possibilidade de parceria para promoção de eventos que fomentam a língua alemã e a divulgação de Nova Petrópolis como destino turístico para peruanos.

Foto: Divulgação/Adriana Monteiro Arrial | Fonte: Assessoria
16/09/2019 0 Comentários 590 Visualizações
Cultura

Peruanos fazem intercâmbio na Faccat

Por Gabrielle Pacheco 06/06/2019
Por Gabrielle Pacheco

“Sempre quis cruzar horizontes, ampliar meus conhecimentos, adquirir novas experiências”, conta a estudante peruana Rosa Leon Leon, 21 anos, que junto com Cristopher Ruiz Azabache, 22, e Jorge Adam Zamora, 21, integram o corpo discente das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat).

Eles estão realizando um intercâmbio, que é fruto de uma parceria entre Faccat com a Universidad Católica Benedicto XVI de Trujillo, cidade de cerca de 900 mil habitantes, situada ao norte do Peru, junto à costa do Pacífico. Os três estão na reta final dos seus respectivos cursos: Rosa faz Engenharia de Produção, enquanto seus dois conterrâneos estão matriculados em Administração.

Aqui no Brasil, os jovens estrangeiros estão dando sequência normal aos seus cursos de graduação. Eles poderão aproveitar em seu país os créditos das disciplinas cursadas na Faccat. Para os três, é a primeira experiência no exterior e a oportunidade de um rico aprendizado em contato com uma cultura diferente daquela a que estão acostumados em sua pátria de origem.

“O Brasil passa a ideia de ter um povo mais liberal do que é nosso, que é mais reservado”, compara Jorge Adam Zamora.

Adquirir mais experiência e independência, conhecer novas culturas, agregar valor à formação pessoal e profissional são alguns dos objetivos dos estudantes peruanos com o intercâmbio na Faccat. Na opinião do acadêmico Cristopher Ruiz Azabache a organização administrativa da faculdade é muito bem distribuída.

“Aqui tem a possibilidade de alunos bolsistas desenvolverem atividades ligadas à futura profissão e a empatia dos brasileiros para com a cultura de seu país”, destaca.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
06/06/2019 0 Comentários 677 Visualizações

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 5

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO