Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

medicina

Saúde

Relação do médico com a Inteligência Artificial e Big Data será tema de evento online

Por Gabrielle Pacheco 14/08/2020
Por Gabrielle Pacheco

A relação do médico com as novas tecnologias tem despertado muita atenção e por conta disso será tema de um evento promovido pelo Departamento Universitário da AMRIGS. A palestra vai abordar a Inteligência Artificial e a Big Data que é a área do conhecimento que estuda como tratar, analisar e obter informações a partir de conjuntos de dados. O palestrante será Ives Cavalcante Passos, professor de Psiquiatria da UFRGS.

A palestra acontece no dia 15 de Agosto de 2020, às 16 horas, via Sympla Streaming. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na própria plataforma Sympla até o próximo sábado (15) às 14h. Haverá emissão de certificado. Outras informações podem ser obtidas através do link.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
14/08/2020 0 Comentários 725 Visualizações
Variedades

Feevale recebe inscrições para processo seletivo do curso de Medicina

Por Gabrielle Pacheco 29/07/2020
Por Gabrielle Pacheco

A Universidade Feevale está com inscrições abertas para ingresso extravestibular na Medicina. O processo seletivo é destinado a candidatos que estão vinculados ao curso em outras instituições de ensino no Brasil e desejam continuar seus estudos na Feevale, com ingresso no segundo semestre deste ano. É necessário ter cursado, com aprovação, no mínimo um componente curricular.

As inscrições podem ser realizadas até as 22h do dia 11 de agosto, pelo site. A lista de classificados será divulgada no dia 18 de agosto e as matrículas ocorrerão até as 22h do dia 21 de agosto. Outras informações, como os documentos necessários para as inscrições e matrículas, podem ser obtidas no mesmo site.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
29/07/2020 0 Comentários 603 Visualizações
Variedades

Inscrições para ingresso extravestibular no curso de Medicina da Feevale vão até o dia 13

Por Gabrielle Pacheco 09/07/2020
Por Gabrielle Pacheco

Termina às 22h da próxima segunda-feira, 13, o prazo de inscrições para ingresso extravestibular no curso de Medicina da Universidade Feevale. O processo seletivo é destinado a candidatos que estão vinculados ao curso em outras instituições de ensino no Brasil e desejam continuar seus estudos na Feevale, com ingresso no segundo semestre deste ano. É necessário ter cursado, com aprovação, no mínimo um componente curricular.

As inscrições podem ser realizadas pelo site. A lista de classificados será divulgada no dia 21 de julho e as matrículas ocorrerão até as 22h do dia 23 de julho. Outras informações, como os documentos necessários para as inscrições e matrículas, podem ser obtidas no mesmo site.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
09/07/2020 0 Comentários 660 Visualizações
Variedades

Bolsista de projeto social da Feevale é premiado em simpósio de universidade do Ceará

Por Gabrielle Pacheco 09/07/2020
Por Gabrielle Pacheco

O bolsista do projeto social Da Rua Para’nóia da Universidade Feevale, Maicon Williams Ferreira Zimmer, foi premiado no 1º Simpósio Caririense de Assistência ao Parto Normal. Com o trabalho Acompanhamento Pré-Natal para Mulheres em Situação de Rua, Zimmer foi agraciado com a terceira colocação no evento.  O resumo foi orientado pela professora do curso de Enfermagem da Instituição e coordenadora do projeto, Janifer Prestes. Ele também contou com a colaboração de Andrielli dos Santos, acadêmica do curso de Enfermagem e ex-integrante do projeto social Mãe-bebê: da gestação ao primeiro ano de vida.

O evento, que aconteceu de forma virtual, nos dias 3 e 4 de julho, é uma organização dos projetos de cultura Arte de Partejar e Observatório Caririense de Práticas Populares em Saúde da Universidade Federal do Cariri, no Ceará. O objetivo do evento foi realizar discussões e compartilhar experiências sobre a humanização na assistência ao parto e sobre a importância da assistência integral à saúde da mulher.

De acordo com o bolsista, o simpósio foi muito construtivo, pois o assunto é pouco debatido e não há muitas políticas públicas voltadas às gestantes, e, quando se trata da população em situação de rua, isso piora. “A situação de rua já não é um momento fácil, mas isso se agrava para as mulheres, principalmente no período gestacional. Além de trazermos visibilidade a essas questões, é fundamental a gestante ter toda a assistência médica que necessita”, explica Zimmer. Andrielli ainda destaca a importância do trabalho no âmbito da pesquisa. “Essa experiência durante a graduação é um incentivo para nos inserirmos cada vez mais na iniciação científica”, finaliza a acadêmica.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
09/07/2020 0 Comentários 678 Visualizações
feevale
Variedades

Feevale seleciona professores para cursos da área da saúde

Por Gabrielle Pacheco 26/06/2020
Por Gabrielle Pacheco

A Universidade Feevale está com inscrições abertas até segunda-feira (29) para o processo seletivo de docentes, para ingresso no segundo semestre deste ano. As áreas de conhecimento e os critérios da seleção podem ser acessados no site. Há vagas para os cursos de Medicina, Medicina Veterinária e Odontologia. No site estão especificadas as vagas, áreas e titulação necessária.

O processo acontecerá em duas etapas: eliminatória, que consiste na análise dos itens estabelecidos como requisitos para inscrição, e classificatória, com entrevista realizada virtualmente. O resultado final do processo seletivo será publicado até as 22h do dia 13 de julho, no mesmo site.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
26/06/2020 0 Comentários 840 Visualizações
Variedades

Feevale abre processo seletivo para ingresso no curso de Medicina

Por Gabrielle Pacheco 24/06/2020
Por Gabrielle Pacheco

A Universidade Feevale está com inscrições abertas para ingresso extravestibular na Medicina. O processo seletivo é destinado a candidatos que estão vinculados ao curso em outras instituições de ensino no Brasil e desejam continuar seus estudos na Feevale, com ingresso no segundo semestre deste ano. É necessário ter cursado, com aprovação, no mínimo um componente curricular.

As inscrições podem ser realizadas até as 22h do dia 13 de julho, pelo site. A lista de classificados será divulgada no dia 21 de julho e as matrículas ocorrerão até as 22h do dia 23 de julho. Outras informações, como os documentos necessários para as inscrições e matrículas, podem ser obtidas no mesmo site.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
24/06/2020 0 Comentários 617 Visualizações
Variedades

Política pública assegurada pela AGU permite formatura de estudantes de medicina

Por Gabrielle Pacheco 08/05/2020
Por Gabrielle Pacheco

Graças ao trabalho da Advocacia-Geral da União (AGU), a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) formou nesta semana a primeira turma do curso de Medicina. Vinte e nove estudantes concluíram o curso após a edição de um parecer pela Procuradoria-Geral Federal (PGF) garantindo a reserva de parte das vagas a moradores da região. Para garantir a segurança jurídica da política de inclusão regional aplicada na instituição, a AGU atuou nos âmbitos judicial e consultivo.

Mais de 80 municípios fazem parte da região, conhecida pela carência de recursos e serviços básicos, como saúde e educação. Criada em 2013, a UFOB era composta principalmente por universitários oriundos de outros locais do país. Os gestores da instituição perceberam que dentre os cursos mais concorridos  não havia alunos da região. Além disso, o nível de evasão era alto, já que vários universitários passavam em outro processo seletivo e abandonavam os cursos, impedindo que a vaga fosse ocupada por outra pessoa.

Diante do cenário, a universidade implementou, a partir de 2015, uma medida restringindo o número de vagas destinadas à ampla concorrência. A política, que reserva 30% das vagas para moradores da região, passou a ser alvo de questionamentos, o que fez com que a AGU fosse chamada a defender a UFOB.

Um aluno chegou a questionar a medida na Justiça e obter decisão favorável na primeira instância. Mas a AGU conseguiu reverter a liminar no Tribunal Regional Federal da 1ª Região. “O argumento principal levado aos autos foi de que a autonomia universitária possibilitava que a universidade criasse outros tipos de cotas que não somente a racial, referendada pelo Supremo Tribunal Federal. Importante lembrar que aquela medida de primeiro grau afetava todo o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em nível nacional, o que causaria grande prejuízo a todos alunos inscritos no sistema de 2016”, afirma Diego Pereira, Procurador Federal Chefe junto à Universidade Federal do Oeste da Bahia.

A medida também foi questionada no âmbito do Ministério Público Federal (MPF), onde alguns alunos solicitaram a abertura de procedimentos administrativos. Após reuniões mediadas pela reitoria e a Procuradoria Federal junto à universidade, os integrantes do MPF se convenceram que a medida era justa e necessária.

Para assegurar de modo definitivo a legalidade da medida, o assunto foi encaminhado à Câmara de Interesse das Universidades e Institutos Federais, que concordou em firmar, por meio de um parecer vinculante, assinado pelo Procurador-Geral Federal, a constitucionalidade da medida.

Parecer vinculante

Segundo Diego Pereira, a norma criada em 2017 define as regras para que a instituição educacional possa aplicar a reserva de vaga regional. É preciso que o órgão demonstre haver desigualdade na região e cumpra parâmetros estabelecidos pelo STF como razoabilidade, proporcionalidade e transitoriedade da medida.

Uma das conclusões do parecer é de que as instituições poderão adotar a política como medida de reparação social objetivando superar as mais diversas distorções socioeconômicas presentes em determinadas localidades do País. “O parecer vinculante traz segurança jurídica para todas universidades, porque contém os requisitos necessários para que elas, dentro da sua autonomia administrativa, possam estabelecer esse tipo de inclusão. A depender da região de onde se situa a universidade, ela pode estabelecer critérios objetivos que darão característica de constitucionalidade à medida e já estarão referendados no parecer”, elogia, considerando a edição do parecer como “grande vitória” para as políticas públicas de inclusão regional.

Formatura

A formatura dos primeiros médicos da UFOB foi antecipada devido às ações de enfrentamento à Covid-19. A recém-graduada Deyse Câmara, nascida no pequeno município de Cotegipe (BA), diz que realizou dois sonhos: o de ingressar no curso e retornar para perto da família, após uma temporada de estudos no estado de Goiás. Ela diz que pretende retribuir a chance dada e seguir o trabalho já desenvolvido nas unidades de saúde.

“O sentimento que prevalece, sem dúvidas, é o de gratidão. Por isso, pretendo trabalhar aqui, não apenas por ser filha da região e ter a oportunidade de conviver com todas as pessoas que eu amo, mas porque realmente precisamos de mais profissionais médicos, principalmente especialistas”, ressalta a médica, que já planeja a residência em 2020.

Atuaram no caso a Procuradoria Federal junto à UFOB, a Procuradoria Regional Federal da 1ª Região (PRF1) e a Câmara de Interesses das IFES, unidades da Procuradoria-Geral Federal.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
08/05/2020 0 Comentários 748 Visualizações
Variedades

Unisc altera regras do Vestibular de Inverno por conta da pandemia

Por Gabrielle Pacheco 06/05/2020
Por Gabrielle Pacheco

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) fez uma série de mudanças nas regras do Vestibular de Inverno 2020, que está com as inscrições abertas pelo site. A principal novidade está relacionada ao curso de Medicina, em que os alunos poderão ingressar por meio da nota do Enem (2015 a 2019), sem realizar a prova.

A prova de Proficiência em Língua Portuguesa será aplicada no campus onde o curso é ofertado. Para os cursos de Direito, Enfermagem e Psicologia o processo seletivo ocorre no dia 19 de junho, às 19 horas; e para os demais cursos a prova será realizada através de agendamento, sempre nas quartas-feiras, no período de 3 de junho a 12 de agosto, com início às 19 horas.

Durante a prova, as salas de aula serão adaptadas para receber capacidade reduzida de alunos, ficando estipuladas as seguintes medidas de prevenção: será verificada a temperatura corporal, sendo vedada a permanência do candidato que apresentar temperatura igual ou superior a 37,8 ºC; as mãos deverão ser higienizadas com álcool em gel 70%, disponibilizado no local; será obrigatório o uso de máscara de proteção respiratória; e deverá ser observado o distanciamento mínimo de dois metros entre os candidatos.

O prazo de inscrições para os cursos de Direito, Enfermagem e Psicologia se estende até o dia 14 de junho, e para os demais cursos vai até o dia 29 de maio, com a taxa de inscrição no valor de R$ 30,00, estando isento o candidato que utilizar a nota da redação do Enem (entre 2010 e 2019) ou do Vestibular da Unisc (entre 2016 e 2019). Já para o curso de Medicina as inscrições ocorrem até o dia 14 de junho, com a taxa no valor de R$ 100,00.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
06/05/2020 0 Comentários 611 Visualizações
Saúde

Simers combate o exercício ilegal da medicina

Por Gabrielle Pacheco 09/12/2019
Por Gabrielle Pacheco

O exercício ilegal da medicina é crime. Para evitar riscos e danos à saúde dos gaúchos, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) realiza ação para a conscientização da sociedade sobre o tema. O lançamento da campanha ocorreu nesta segunda-feira (9), na sede da entidade, com apresentação das peças publicitárias a convidados e jornalistas, seguida de entrevista coletiva para a imprensa. Com o mote “Somente médicos podem realizar procedimentos médicos”, o Simers busca informar a população em geral sobre os limites éticos e jurídicos das atividades dos profissionais da saúde.

De acordo com a Lei do Ato Médico (nº 12.842/13), diagnóstico, prescrição e execução de tratamentos são de competência exclusiva dos médicos. Não apenas as dúvidas quanto às atividades que tangenciam práticas médicas são focos desta legislação, mas a regulamentação contempla também situações de falsidade ideológica (falsos médicos). A pena para o descumprimento deste item do Código Penal pode chegar à detenção de 6 meses a 2 anos.

“Nosso o objetivo é evitar complicações na saúde de pacientes e até mortes que ocorrem por diagnósticos equivocados ou procedimentos invasivos realizados de forma ilegal por pessoas não habilitadas. Estes pacientes acabam parando nos consultórios médicos e hospitais, em situações, muitas vezes, irreversíveis”, destaca o presidente do Simers, Marcelo Matias.

“Estes pacientes acabam parando nos consultórios médicos e hospitais, em situações, muitas vezes, irreversíveis.”

Desde 1º de outubro, a entidade médica tem um canal de denúncias à disposição da sociedade por meio do seu site. Algumas destas notificações já foram encaminhadas às autoridades competentes para averiguação. A nova gestão do Simers implementou um núcleo que trabalha de forma ativa promovendo ações para inibir o exercício ilegal da medicina.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
09/12/2019 0 Comentários 549 Visualizações
Saúde

Brasileiro assume presidência da Associação Médica Mundial

Por Gabrielle Pacheco 01/11/2019
Por Gabrielle Pacheco

A comunidade médica no Brasil celebra mais uma conquista que eleva o patamar da saúde brasileira em nível mundial. O diretor da Associação Médica Brasileira (AMB), Miguel Jorge, assumiu a presidência efetiva da Associação Médica Mundial (WMA – World Medical Association). O evento de posse aconteceu na última sexta-feira (25), durante a Assembleia Geral Anual da WMA, realizada em Tbilisi, Geórgia.

Miguel Jorge já havia atuado por um ano como presidente eleito antes de assumir o cargo efetivo. O novo presidente, que possui Livre-Docência em Psiquiatria Clínica e tem longa trajetória no associativismo médico, ocupará o cargo da principal entidade médica do mundo no biênio 2019/2020, representando 10 milhões de médicos pelo mundo.

“Um bom médico precisa ser capaz de se colocar no lugar de seus pacientes, tentando sentir como eles se sentem, a fim de entender melhor suas necessidades e planejar fornecer o que eles mais precisam. Mas não é uma tarefa simples colocar-se no lugar de um paciente e, ao mesmo tempo, evitar se sentir tão desamparado quanto ele possa estar. Nos cuidados médicos, é tão essencial ter empatia quanto poder examinar o paciente de forma objetiva”, pontua o presidente da WMA.

“Nos cuidados médicos, é tão essencial ter empatia quanto poder examinar o paciente de forma objetiva.”

Professor Associado do Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina (EPM) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) desde 1986, ele já presidiu a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), foi diretor da Associação Mundial de Psiquiatria, diretor de Relações Internacionais da AMB e membro do Painel de Especialistas em Saúde Mental e Abuso de Substâncias da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
01/11/2019 0 Comentários 600 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 5

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO