Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

juventude

Projetos especiais

Startup Teens encerra edição com apresentação de projetos na Escola de Aplicação Feevale

Por Jonathan da Silva 26/05/2026
Por Jonathan da Silva

A Escola de Aplicação Feevale foi palco para o pitch final dos projetos desenvolvidos no programa Startup Teens, promovido pela Diretoria de Inovação da Universidade Feevale, por meio do Feevale Techpark e da própria escola. O evento, realizado neste sábado (23), marcou o encerramento de uma jornada formada por oito encontros voltados ao empreendedorismo, inovação e desenvolvimento de soluções para desafios do cotidiano.

Durante o programa, os estudantes participaram de atividades relacionadas à criatividade, inovação e construção de projetos com potencial de impacto social e tecnológico. No encerramento, os grupos apresentaram suas propostas para uma banca avaliadora composta pela diretora de Inovação da Feevale, Manuela Bruxel, pela assessora do Feevale Techpark e da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Ana Carolina Kayser, e pela analista de Inovação do Sicredi Caminho das Águas, Camila Costa.

Projetos premiados

O primeiro lugar foi conquistado pelo projeto SafetyGuard, plataforma de gestão automatizada e integrada voltada ao atendimento da norma NR-1 em empresas. A equipe vencedora foi formada pelos estudantes Rafael Follmann Baldauf, Eduardo Rossi, João Arthur Silva, Eduardo Garcia, Rafael Moutinho, Rayana de Sá Pereira, Isabella Lopes Fischer e Miguel Froehlich Mastrantonio.

A segunda colocação ficou com o projeto Localiza Kids, desenvolvido para auxiliar pais e responsáveis na localização de crianças em locais movimentados por meio de um rastreador adesivo integrado a um aplicativo de monitoramento em tempo real. Participaram da equipe Antonella Zeni, Laura Noer, Pietro Scarpini, Olivia Maia, Rafaela Ribeiro, Mel Rocha e Isabelly Vitória Rampanelli da Rosa.

Já o terceiro lugar foi para o projeto HidroGera, gerador de energia projetado para situações de emergência, como carregamento de celulares durante quedas de energia, abertura de portões e alimentação de sistemas de segurança. O grupo foi formado por Pedro Spilki, Henrique Martinez, Matheus Plochocki, Frederico Geremia, Arthur Regra e Natanael Steffen.

O programa também concedeu menção honrosa ao projeto Kapersmart, pulseira criada para auxiliar idosos no monitoramento de indicadores de saúde, como pressão arterial, batimentos cardíacos, temperatura corporal e sensor de convulsão. A equipe foi composta por Antonio Oliveira Watanabe, Raphael Mossmann Antunes, Pedro Henrique Backes, Kauã Bronzatto, Eduardo Ourique e Pedro Reginato.

O que é o Startup Teens

De acordo com a Feevale, o Startup Teens tem como objetivo estimular o protagonismo juvenil e aproximar estudantes do universo da inovação e do empreendedorismo, incentivando o desenvolvimento de soluções criativas para desafios da sociedade.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
26/05/2026 0 Comentários 99 Visualizações
Variedades

ADCE de Caxias do Sul cria núcleo jovem

Por Jonathan da Silva 23/04/2026
Por Jonathan da Silva

A Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE) de Caxias do Sul anunciou, neste mês de abril, a criação da ADCE Jovem, um projeto voltado à formação de novas lideranças. A iniciativa foi oficializada durante uma reunião com jovens integrantes da entidade, com o objetivo de ampliar a participação das novas gerações e promover o desenvolvimento alinhado aos valores da chamada Doutrina Social Cristã.

A nova estrutura já tem coordenação. A jovem Manoela Carneiro assume como coordenadora da ADCE Jovem, tendo Emanuele Campeol como vice-coordenadora. Também integram o núcleo Franco Luiz Buniatti, Paola Menegat Delazzeri e Lucas Martini.

Formação de lideranças

O projeto surge com a proposta de fortalecer a formação ética e incentivar o protagonismo dos jovens nas áreas empresarial e social. A entidade afirma que pretende, com a ação, ampliar o número de participantes e criar um ambiente voltado à troca de experiências, aprendizado e desenvolvimento de lideranças.

A criação da ADCE Jovem já estava prevista entre os objetivos estratégicos da gestão atual da entidade. A presidente da ADCE Caxias do Sul, Lisandra De Bona, destacou o papel da iniciativa no fortalecimento institucional. “A criação da ADCE Jovem representa um passo muito importante para o futuro da nossa entidade. Acreditamos que os mais jovens trazem novas ideias, energia e um olhar renovado, contribuindo para dar um novo fôlego à nossa atuação. Nosso compromisso é formar lideranças que sejam luz onde estiverem, unindo experiência e inovação em uma caminhada com propósito”, afirmou Lisandra.

O que é a ADCE

A ADCE de Caxias do Sul tem como missão a formação de lideranças éticas inspiradas na Doutrina Social Cristã. A entidade incentiva a atuação de seus membros em diferentes esferas, como ambiente de trabalho, sociedade, família e instituições religiosas, com foco em impacto social e atuação responsável.

Foto: ADCE Caxias do Sul/Divulgação | Fonte: Assessoria
23/04/2026 0 Comentários 121 Visualizações
Variedades

Nathalia Conoratto é a nova coordenadora do Sindijovem do Sindilojas Vale Germânico

Por Jonathan da Silva 16/04/2026
Por Jonathan da Silva

A empresária Nathalia Conoratto foi convidada nesta semana para coordenar o Sindijovem do Sindilojas Vale Germânico, entidade que atua nos municípios de Novo Hamburgo, Campo Bom, Sapiranga, Araricá e Nova Hartz. O convite foi feito pelo presidente da entidade, Gerson Müller. A nova coordenadora será responsável por estruturar e conduzir as ações do departamento até o final de 2029. A iniciativa busca fortalecer a participação de jovens empresários e incentivar o desenvolvimento do comércio varejista na região.

Nathalia Conoratto assume a função com o objetivo de reunir jovens empreendedores em torno de pautas comuns do setor. “Foi com alegria que recebo o convite e aceitei pelo desafio de reunir jovens empresários que focam o mesmo objetivo, que é o desenvolvimento do comércio varejista da nossa região”, comentou a nova coordenadora.

Lideranças jovens são estratégicas

De acordo com o presidente do Sindilojas Vale Germânico, Gerson Müller, a formação de novas lideranças é estratégica para o segmento. “Formar lideranças empresariais é uma missão que envolve tempo e só vamos colher o resultado quando estes jovens estiverem engajados nas causas varejistas”, destacou Müller.

Próximos passos

Nas próximas semanas, a nova coordenadora deve iniciar o processo de convite a jovens empresárias e empresários para compor o grupo. A partir da formação do núcleo, serão definidas as ações que o Sindijovem irá desenvolver ao longo do período de gestão.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
16/04/2026 0 Comentários 104 Visualizações
Política

Seminário sobre desenvolvimento social destaca políticas para juventude no RS

Por Jonathan da Silva 19/03/2026
Por Jonathan da Silva

As políticas públicas voltadas à juventude foram tema de painel apresentado nesta terça-feira (17), durante o III Seminário de Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul, realizado no Hotel Recanto Business Center, em Restinga Sêca. O evento reúne gestores públicos, técnicos e especialistas para discutir estratégias e avanços na área social. A participação da Demà, por meio da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi), teve como foco a apresentação dos resultados e impactos do Programa Partiu Futuro Reconstrução, voltado à inserção de jovens em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho.

Durante o painel “Políticas para a Juventude”, o gerente da Demà no Rio Grande do Sul, André Ricardo Andara, destacou a abrangência da iniciativa. Segundo o dirigente, a segunda edição do programa beneficia 2.785 jovens em 75 municípios gaúchos, sendo 1.840 atendidos pela Renapsi em 30 cidades. “O Partiu Futuro Reconstrução é mais do que uma porta de entrada para o mercado de trabalho. É uma política estruturante que oferece formação, renda e perspectiva de futuro para milhares de jovens que precisam dessa oportunidade para transformar suas trajetórias”, afirmou Andara.

O programa tem duração de um ano e prevê carga horária total de 1.040 horas por participante, o que representa mais de 1,9 milhão de horas de formação para cerca de 1.800 aprendizes atendidos pela Renapsi. Ao longo desse período, são destinados aproximadamente R$ 37 milhões, sendo R$ 25 milhões em salários e R$ 12 milhões em vale-alimentação.

Impacto das ações

Outro ponto apresentado foi uma pesquisa realizada pela Demà em parceria com a Nexus, com base em 120 mil participantes dos programas de qualificação entre 2013 e 2023. O levantamento indica que 90,9% dos jovens concluíram o ensino médio e 39,5% ingressaram no ensino superior. Ao final do ciclo formativo, 91,9% estavam empregados em dezembro de 2023. O estudo também aponta que sete em cada dez jovens têm como objetivo conquistar um emprego formal.

O painel contou ainda com a participação de jovens aprendizes do programa, que relataram suas experiências. Durante o evento, a Demà manteve um estande com orientações ao público e distribuição de materiais informativos.

Programa Partiu Futuro Reconstrução

O Programa Partiu Futuro Reconstrução é realizado pelo governo estadual, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, e tem como objetivo preparar jovens em situação de vulnerabilidade para o mercado de trabalho. A Renapsi é responsável pela coordenação da formação teórica e acompanhamento das atividades práticas em órgãos públicos.

A iniciativa é voltada a jovens de 14 a 22 anos, matriculados ou egressos da rede pública de ensino, inscritos no Cadastro Único e impactados pelas enchentes de maio de 2024 ou residentes em municípios integrados ao Programa RS Seguro.

Os participantes recebem bolsa-auxílio de R$ 894,52, correspondente a 50% do salário mínimo regional, para jornada de 20 horas semanais, além de vale-alimentação de R$ 550 e vale-transporte, quando necessário. Também têm acesso a direitos trabalhistas, acompanhamento psicológico, orientação jurídica, telemedicina e reforço escolar em língua portuguesa e matemática.

Foto: Carlos Macedo/Divulgação | Fonte: Assessoria
19/03/2026 0 Comentários 143 Visualizações
Variedades

Gravataí inaugura Centro de Referência para a Juventude

Por Jonathan da Silva 28/01/2026
Por Jonathan da Silva

O Governo do Estado e o Centro de Integração Empresa-Escola do Rio Grande do Sul (CIEE-RS) inauguraram, na tarde desta terça-feira (27) a unidade do Centro de Referência para a Juventude – Reconstrução (CRJ) de Gravataí. O espaço é voltado ao atendimento e à capacitação de cerca de mil jovens entre 15 e 29 anos inscritos no Cadastro Único, ao longo de 12 meses. O programa é realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), por meio do Departamento de Políticas para a Juventude (DPJ), com execução do CIEE-RS, responsável pela construção e pela estruturação do espaço.

De acordo com o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel, a iniciativa integra as ações estaduais voltadas à política pública de juventude. “O Centro de Referência para a Juventude em Gravataí integra o conjunto de ações do estado voltadas à reconstrução e ao fortalecimento da política pública de juventude. O equipamento foi estruturado para ampliar o acesso dos jovens a serviços, programas e ações intersetoriais, promovendo atendimento qualificado, articulação com a rede de proteção e o desenvolvimento de trajetórias mais seguras e autônomas”, destaca o titular da pasta.

Atividades oferecidas

Entre as atividades previstas estão reforço escolar, práticas esportivas, oficinas de música, dança e fotografia, além de 20 turmas de qualificação profissional, exposições culturais e apresentações artísticas. Os jovens também terão atendimento psicossocial para fortalecimento de vínculos e mediação de conflitos. Os participantes receberão lanche, vale-transporte e uniformes. Aqueles que realizarem cursos de desenvolvimento profissional terão auxílio de R$ 150.

Execução do programa

As ações serão conduzidas por equipes de educadores, pedagogos, assistentes sociais e psicólogos do CIEE-RS. Segundo o CEO do CIEE-RS, Lucas Baldisserotto, o projeto amplia o atendimento aos jovens da região. “Toda a estrutura oferecida para os mais de mil estudantes que poderão ser atendidos mostra o olhar atento do CIEE-RS para toda a região metropolitana. Preparar os jovens para o mercado de trabalho, mas também buscando o desenvolvimento psicossocial deles é uma responsabilidade muito grande, e uma ação que impacta positivamente cada família envolvida, por tudo que o programa representa”, salienta Baldisserotto.

A nova unidade

A unidade de Gravataí está localizada na Avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira, 5550, Parada 65, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. O programa integra o Plano Rio Grande, iniciativa do Governo do Estado liderada pelo governador Eduardo Leite (PSD) para apoiar a reconstrução e fortalecer o desenvolvimento social e econômico do Rio Grande do Sul.

Foto: Mauricio Souza Fotografia/Divulgação | Fonte: Assessoria
28/01/2026 0 Comentários 233 Visualizações
Cidades

Estado e CIEE-RS inauguram unidades do CRJ em Gravataí e Novo Hamburgo

Por Jonathan da Silva 26/01/2026
Por Jonathan da Silva

O Governo do Estado e o Centro de Integração Empresa Escola do Rio Grande do Sul (CIEE-RS) inauguram, nos dias 27 e 28 de janeiro, duas unidades do Centro de Referência para a Juventude – Reconstrução (CRJ) em Gravataí e Novo Hamburgo, com capacidade para atender cerca de mil jovens de 15 a 29 anos inscritos no Cadastro Único. Os espaços oferecerão reforço escolar, oficinas de qualificação profissional e atendimento psicossocial como parte das ações de reconstrução após as enchentes de 2024 no Rio Grande do Sul.

O programa é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e do Departamento de Políticas para a Juventude, com execução do CIEE-RS, responsável pela construção e equipagem das estruturas. O atendimento aos jovens terá duração de 12 meses.

Atividades oferecidas

As unidades funcionarão de segunda a sexta-feira, com oferta de reforço escolar, práticas esportivas, oficinas de música, dança e fotografia, além de 20 turmas de qualificação profissional. Também estão previstas exposições culturais e apresentações artísticas.

Os participantes terão atendimento psicossocial voltado ao fortalecimento de vínculos e à mediação de conflitos. Todos receberão lanche, vale-transporte e uniformes. Os jovens que participarem dos cursos de desenvolvimento profissional terão auxílio de R$ 150.

As atividades serão conduzidas por equipes formadas por educadores, pedagogos, assistentes sociais e psicólogos do CIEE-RS, com foco no desenvolvimento e na autonomia de jovens em situação de vulnerabilidade social.

Compromisso com a juventude

O secretário estadual de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel, comentou a iniciativa. “O Centro de Referência para a Juventude – Reconstrução reforça o compromisso do Estado com os jovens e com o futuro do Rio Grande do Sul. O espaço integra a política pública de geração de oportunidades, com foco no acesso à cultura, no fortalecimento do ensino, da aprendizagem e da qualificação profissional, estimulando o protagonismo da juventude na transformação da sociedade”, destacou o titular da pasta.

O CEO do CIEE-RS, Lucas Baldisserotto, também se manifestou sobre o projeto. “É uma entrega muito importante porque, agora, estamos com locais adequados para a preparação dos jovens, não só para o mercado de trabalho, na capacitação específica de módulos para diversos segmentos, mas também pelo acolhimento, o desenvolvimento psicossocial. Não somente para os que serão atendidos nas unidades, mas para a família também, que acaba impactada positivamente. Toda a parte estrutural foi pensada justamente para que tivesse condições perfeitas de receber e capacitar esses jovens”, projetou Baldisserotto.

Plano Rio Grande

O programa integra o Plano Rio Grande, iniciativa do Governo do Estado liderada pelo governador Eduardo Leite (PSD) para apoiar a reconstrução e fortalecer o desenvolvimento social e econômico do Rio Grande do Sul.

Quando serão as inaugurações

A inauguração da unidade de Gravataí ocorre nesta terça-feira, dia 27 de janeiro, às 14h30min, na Avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira, 5550, Parada 65.

Em Novo Hamburgo, a inauguração será na quarta-feira, 28 de janeiro, às 14h30min, na Rua Marcílio Dias, 851, bairro Rio Branco.

Foto: CIEE-RS/Divulgação | Fonte: Assessoria
26/01/2026 0 Comentários 357 Visualizações
Variedades

Congresso na capital debate saúde mental, imunizações e tecnologias na adolescência

Por Jonathan da Silva 19/09/2025
Por Jonathan da Silva

O 17º Congresso Brasileiro sobre Adolescência foi aberto nesta quinta-feira (18), em Porto Alegre, reunindo conferências internacionais, painéis e apresentações científicas para discutir temas como saúde mental, imunizações, violência e o uso seguro de tecnologias. O evento é promovido pela Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e prossegue até sábado, com foco na qualificação do atendimento aos adolescentes no Brasil.

Durante a solenidade de abertura, o presidente da SPRS, José Paulo Ferreira, destacou a importância do esforço coletivo para melhorar o cuidado com adolescentes. “Ver toda essa quantidade de profissionais reunidos para enfrentar uma tarefa tão desafiadora, que é trabalhar com adolescentes, é motivo de grande satisfação. Estamos empenhados em fortalecer o papel do pediatra nesse processo e contamos com o total apoio da SBP para avançarmos na capacitação e na qualidade do atendimento”, afirmou Ferreira.

A presidente do Congresso, Lilian Day Hagel, por sua vez, ressaltou os resultados da mobilização. “Conseguimos trazer profissionais qualificados e diferenciados, muitos deles tendo contato pela primeira vez com a nossa especialidade e percebendo quantos adolescentes atendemos e como atuamos”, expôs Lilian.

Apoio institucional

O presidente da SBP, Edson Ferreira Liberal, frisou o compromisso da entidade. “Quero agradecer a todos que se uniram nesta causa e destacar o empenho da Sociedade Brasileira de Pediatria em valorizar o adolescente. Esse compromisso reforça que investir na juventude é investir em um futuro mais justo, saudável e cheio de oportunidades para todos”, comentou Liberal.

A consultora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), Luisete Moraes Bandeira, destacou a parceria da instituição. “Fico honrada de participar desse trabalho que a Sociedade Brasileira de Pediatria realiza com tanta força e compromisso, não apenas no Congresso, mas em várias iniciativas. Contem conosco para fortalecer esse trabalho conjunto”, afirmou Luisete.

A chefe de Saúde e Nutrição da Unicef no Brasil, Luciana Phebo, também enfatizou a importância da integração. “A saúde do adolescente precisa ser trabalhada de forma multidisciplinar e intersetorial. Participar de um congresso como este é uma oportunidade de trocar experiências, aprender com o que os outros estão fazendo e, ao mesmo tempo, estar aberto a novos conhecimentos”, pontuou Luciana.

Voz dos adolescentes

A representante do Ministério da Saúde, Denise Campos, alertou para a necessidade de políticas públicas específicas. “Hoje temos mais adolescentes do que crianças no país, e isso não significa, de forma alguma, desvalorizar a infância — que continua sendo prioridade. Mas é preciso compreender que de nada adianta investir tanto na primeira década de vida para, depois, negligenciar a adolescência”, ponderou Denise.

Um dos momentos destacados da cerimônia foi a participação de cerca de 20 jovens da Fundação Pão dos Pobres, que leram uma carta reivindicando direitos e oportunidades para os adolescentes. A enfermeira da instituição, Kátia Lopes Inácio, destacou o trabalho de acolhimento e aprendizagem desenvolvido pela entidade.

Programação científica

A agenda do dia incluiu conferências e painéis com especialistas nacionais e internacionais. O médico norte-americano Michael Rich apresentou a conferência “The Mediatrician’s Guide: convivência saudável com a tecnologia”, enquanto o psiquiatra Luís Augusto Rodhe destacou a necessidade de maior atenção à saúde mental dos jovens. Também foram debatidos temas como violência, rastreio do uso de substâncias psicoativas, dermatoses prevalentes e imunizações na adolescência.

As atividades do congresso prosseguem nesta sexta-feira e sábado, 19 e 20 de setembro. A programação completa está disponível no site da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Foto: Marcelo Matusiak/Divulgação | Fonte: Assessoria
19/09/2025 1 Comentário 308 Visualizações
Cultura

Festival LABmais reúne jovens de 17 estados em Caxias do Sul

Por Jonathan da Silva 08/09/2025
Por Jonathan da Silva

O 1º Festival LABmais reuniu cerca de 300 jovens de 17 estados brasileiros em Caxias do Sul entre os dias 4 e 6 de setembro, com atividades no Parque dos Macaquinhos. Promovido pelo Departamento Nacional do Sesc em parceria com o Sistema Fecomércio-RS/Sesc, o evento teve oficinas, mostras, painéis de discussão e apresentações artísticas, encerrando a programação no sábado (6) com shows da rapper gaúcha Cristal e da cantora baiana Melly. Segundo a organização, o objetivo do festival foi valorizar a produção cultural feita pelas juventudes e estimular o protagonismo na economia criativa.

Além dos grupos do Rio Grande do Sul, participaram representantes de estados como Acre, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rondônia e Sergipe, em um intercâmbio de culturas e experiências. As atrações foram prestigiadas por cerca de 3 mil pessoas.

Repercussão

A gerente de Cultura do Sesc/RS, Luciana Stello, destacou o encontro como uma oportunidade de aprendizado coletivo. “Foi muito especial presenciar este encontro de jovens tão diversos e, ao mesmo tempo, com tanto em comum, todos empolgados e com brilho no olhar ao viver essa experiência”, comentou Luciana.

O analista de Cultura do Departamento Nacional do Sesc, Leonardo Moraes, lembrou que o LABmais surgiu para apoiar jovens na inserção cultural. “Nós acreditamos muito na potência das juventudes. Este festival foi uma grande celebração disso”, afirmou Moraes.

Entre os participantes esteve o maranhense Gabriel Roberto Pereira da Silva, o “O’Shoock”, de 24 anos, que participou da Mostra Audiovisual com o curta “Iroko: Caminhos que se (En)cruzam”. “Foi muito gratificante fazer conexões com irmãos do Nordeste, do Sul, do Centro-Oeste e de vários outros lugares do Brasil. É uma troca incrível de ideias e de conhecimento”, relatou Pereira da Silva.

Do Rio Grande do Norte, Tainah Lucena de Mendonça, também de 24 anos, vivenciou oficinas e destacou a importância da ancestralidade. “A cultura oportuniza que os jovens aprendam sobre a sua ancestralidade e como chegamos até aqui. A juventude está aí para criar conexões e valorizar a cultura regional e nacional”, avaliou Tainah.

A gaúcha Mikaella Amaral, de 26 anos, integrante do LABmais de Caxias do Sul, compartilhou sua trajetória. Premiada no Festival de Cinema de Gramado como Melhor Atriz, ela lembrou como o projeto foi fundamental em sua formação. “Profissionalmente, o LAB me formou dentro do audiovisual, me possibilitando trabalhar em diversas áreas. Além disso, pessoalmente falando, encontrei nele pessoas que quero levar para a vida inteira”, destacou Mikaella.

Foto: William Cabral/Off Photo/Divulgação | Fonte: Assessoria
08/09/2025 0 Comentários 466 Visualizações
Esporte

Juventude homenageia Gramado em jogo contra o Corinthians

Por Jonathan da Silva 14/08/2025
Por Jonathan da Silva

O Juventude prestou uma homenagem a Gramado na noite desta segunda-feira (11), durante a partida contra o Corinthians pelo Campeonato Brasileiro de futebol realizada no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. O jogo, que terminou com vitória do time gaúcho por 2 a 1, marcou a estreia do novo terceiro uniforme do clube, criado para celebrar a serra gaúcha, suas tradições e a ligação histórica da equipe com a região.

O novo modelo apresenta o escudo do Juventude com as letras E, C e J, acompanhadas da silhueta de uma montanha de três pontas, representando as regiões da Uva, das Hortênsias e dos Campos de Cima da Serra. Como parte da ação, cada camisa utilizada em campo recebeu o nome de uma das 44 cidades da serra gaúcha – entre elas, Gramado.

Nome de Gramado no manto

Gramado foi uma das cidades escolhidas para estampar o uniforme. A camisa exibiu a inscrição “Visite Gramado” logo abaixo do emblema do clube, reforçando a divulgação turística do município. “É com grande orgulho que vimos o nome de Gramado estampado no novo uniforme do Juventude. Essa homenagem reforça a parceria entre nosso município e o time de Caxias do Sul, e demonstra a importância da cidade e de toda a serra gaúcha para o clube”, declarou o secretário de Esporte e Lazer de Gramado, Lucas Roldo.

Foto: Fernando Alves/Juventude/Divulgação | Fonte: Assessoria
14/08/2025 0 Comentários 338 Visualizações
Política

Representante da juventude rural de Gramado pede políticas para permanência no campo

Por Jonathan da Silva 13/08/2025
Por Jonathan da Silva

A jovem agricultora Giovana Evelin Marcon utilizou a Tribuna do Povo da Câmara de Vereadores de Gramado nesta segunda-feira (11) para apresentar as demandas e preocupações da juventude rural do município serrano. A manifestação aconteceu durante a sessão em alusão ao Dia do Jovem Rural, celebrado em 15 de julho, data que destaca a importância dessa parcela da população para a economia e a preservação das tradições culturais. O objetivo da atividade, segundo a casa legislativa, foi reforçar a necessidade de políticas públicas que incentivem a permanência dos jovens no campo, diante do avanço do êxodo rural.

Em sua fala, Giovana ressaltou que entre 2012 e 2023 cerca de 25% dos jovens do meio rural deixaram o interior para viver nas cidades, o que impacta diretamente a produção de alimentos e enfraquece as atividades agrícolas. “Nós, jovens rurais, vivenciamos o meio rural não apenas como um local de produção de alimentos – que já é extremamente importante –, mas também como um lugar de vida, onde construímos relações sociais e de respeito à natureza. Nem todos entendem isso como nós entendemos”, afirmou a jovem.

Propostas para incentivar permanência

Entre as medidas sugeridas, a agricultora defendeu a criação de um Conselho Municipal da Juventude Rural, que funcionaria como espaço de protagonismo e articulação de políticas específicas para o campo. Giovana também propôs a realização de seminários, palestras e cursos para estimular o retorno de jovens às propriedades e a sucessão familiar nas atividades agrícolas.

Valorização e reconhecimento

Segundo a jovem, manter jovens no campo é fundamental para garantir a continuidade e a modernização das práticas agrícolas sem romper com a tradição. “Ser jovem no campo não é uma fase, é uma escolha. Queremos que nossas escolhas sejam ouvidas, valorizadas e respeitadas. Viva a juventude rural! Viva a agricultura familiar! Viva a organização sindical!”, enfatizou a manifestante.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
13/08/2025 0 Comentários 271 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 307 | Jun 2026

Entrevista | Eduardo Ogawa mostra que a IA precisa de aplicação estratégica para gerar resultado

Pets | Medicação promete aumentar expectativa de vida dos cães em até um ano

Gastronomia | Grupo Gastromundi: um ecossistema gastronômico em Novo Hamburgo

Cultura | Nova Petrópolis lança o 53º Festival Internacional do Folclore

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO