Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

internacional

Projetos especiais

Fundação do Internacional apresenta projetos sociais na Assembleia Legislativa

Por Jonathan da Silva 13/05/2026
Por Jonathan da Silva

A Fundação de Educação e Cultura do Sport Club Internacional (Feci) apresentou, nesta terça-feira (12), seus projetos sociais durante reunião da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), presidida pela deputada estadual Patrícia Alba (MDB). Prestes a completar 50 anos de atividade, a instituição destacou ações voltadas à promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes em Porto Alegre.

A apresentação foi conduzida pela diretora da Feci, Carla Zitto, que detalhou os programas desenvolvidos pela fundação, considerada uma das mais antigas do mundo mantidas por clubes de futebol. Também acompanharam a atividade o vice-presidente João Neves e o diretor administrativo Felipe Albarello.

Projetos sociais

Entre as iniciativas apresentadas está o Projeto Educação Integral, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre. O programa atende cerca de 450 estudantes da rede municipal de ensino por meio de oficinas e atividades multidisciplinares.

Outro projeto destacado foi o SCFV Interagir, voltado ao acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O programa oferece atividades esportivas, culturais e acompanhamento psicossocial.

A fundação também apresentou o Projeto Interabilita, que disponibiliza atendimento fisioterapêutico neurofuncional gratuito para crianças e adolescentes com condições como paralisia cerebral, síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista (TEA), entre outras.

Reconhecimento institucional

Durante a reunião, a deputada Patrícia Alba ressaltou a atuação da fundação junto às comunidades atendidas. “Instituições como essa têm papel essencial na sociedade e atuam especialmente onde o poder público não consegue alcançar”, afirmou a presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa.

Patrícia Alba também informou que a Feci será homenageada pela Assembleia Legislativa no próximo dia 23 de junho, em reconhecimento à trajetória da instituição e às ações desenvolvidas ao longo de quase cinco décadas.

Foto: Milena Nicolini/Divulgação | Fonte: Assessoria
13/05/2026 0 Comentários 122 Visualizações
Ensino

Pesquisa sobre genética indígena publicada na Nature tem participação gaúcha

Por Jonathan da Silva 13/05/2026
Por Jonathan da Silva

Um estudo internacional sobre a história evolutiva e a diversidade genética dos povos indígenas da América, publicado na capa da revista científica Nature em abril, apresentou novos dados sobre a origem e a evolução dessas populações. A pesquisa contou com a participação de pesquisadores vinculados e egressos do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular (PPGBM) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e analisou 128 genomas completos de alta cobertura, o maior conjunto já estudado desse tipo entre populações indígenas americanas. O trabalho identificou mais de 1,4 milhão de variantes genéticas inéditas e aponta uma complexidade maior na formação dos povos originários do continente.

O estudo, intitulado “The evolutionary history and unique genetic diversity of Indigenous Americans”, investiga processos de migração, adaptação biológica e ancestralidade genética das populações indígenas americanas. Segundo os pesquisadores, os resultados reforçam que a ocupação da América ocorreu há pelo menos 15 mil anos, a partir de populações que começaram a se diferenciar geneticamente há cerca de 25 mil anos na região da Beríngia, território que conectava Ásia e América durante a última era glacial.

Diversidade genética

De acordo com a pesquisa, os povos indígenas da América apresentam uma diversidade genética superior à anteriormente conhecida. Os dados também indicam múltiplas migrações para a América do Sul e adaptações biológicas a ambientes extremos ao longo do tempo.

Os pesquisadores identificaram marcas genéticas relacionadas à imunidade, metabolismo e reprodução, indicando a ação da seleção natural sobre essas populações. O estudo também encontrou sinais de ancestralidade arcaica, como neandertais e denisovanos, preservados ao longo das gerações e possivelmente associados a adaptações biológicas importantes.

Outro ponto destacado pela pesquisa é a identificação e ampliação da compreensão do componente ancestral Ypikuéra, termo de origem Tupi. Segundo os autores, esse sinal genético permanece presente há mais de 10 mil anos em populações indígenas americanas e pode refletir processos ligados à seleção natural.

Os resultados também indicam conexões genéticas entre esse componente ancestral e populações da Australásia, sugerindo uma história compartilhada mais profunda do que a anteriormente conhecida pela ciência.

Impactos para a medicina de precisão

Os pesquisadores afirmam que o estudo tem implicações para a medicina de precisão e para políticas públicas voltadas à saúde. Isso porque as populações indígenas americanas carregam variantes genéticas pouco representadas em pesquisas baseadas predominantemente em populações europeias.

Segundo o estudo, essas variantes podem influenciar tanto fatores de risco quanto mecanismos de proteção relacionados a doenças comuns. A incorporação dessa diversidade genética em pesquisas médicas pode contribuir para o desenvolvimento de diagnósticos e tratamentos mais específicos.

Participação da UFRGS

A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular da UFRGS, Maria Cátira Bortolini, que também é uma das autoras do estudo, destacou o alcance científico da publicação. “A publicação na Nature representa um avanço científico extraordinário. Resultado de um trabalho construído com rigor, colaboração e respeito às populações indígenas”, afirma Maria Cátira.

Segundo a pesquisadora, a expectativa é que os resultados contribuam para ampliar a valorização da diversidade genética humana e dos povos originários da América. “Espera-se que esse estudo estimule a valorização da diversidade genética humana e da nossa história evolutiva, valorizando os povos originários da América, e contribua para descentralizar visões historicamente eurocêntricas na ciência”, conclui Maria Cátira.

Foto: Evidência Press/Comunicação/Divulgação | Fonte: Assessoria
13/05/2026 0 Comentários 101 Visualizações
Cidades

Curta gaúcho estreia em festival de cinema feminino na Colômbia

Por Jonathan da Silva 07/05/2026
Por Jonathan da Silva

O curta-metragem “Zila”, dirigido pela cineasta gaúcha Kaya Rodrigues, terá sua estreia mundial na mostra competitiva do Mujeres Film Festival, realizado entre os dias 11 e 26 de maio, na cidade de Circasia, na Colômbia. Gravado em Santa Cruz do Sul, o filme aborda temas como memória, ancestralidade, Alzheimer e identidade negra, a partir de uma trama inspirada na mitologia bantu-moçambicana.

“Zila” integra a programação da sexta edição do Mujeres Film Festival, evento voltado à valorização de produções realizadas por mulheres de diferentes países. O curta marca a estreia solo de Kaya Rodrigues na direção.

A trama acompanha a personagem Zila, interpretada por Silvia Duarte, uma senhora negra que vive sozinha e enfrenta o avanço da perda de memória enquanto aguarda a visita de familiares. A chegada da neta Ana, interpretada por Cristal, desencadeia conflitos geracionais e leva a protagonista a buscar um ritual africano de esquecimento.

Experiências pessoais como base

Segundo Kaya Rodrigues, o roteiro foi desenvolvido a partir de experiências pessoais relacionadas ao Alzheimer. “No ano em que soube que minha avó estava com Alzheimer eu passei por um processo de negação”, relembra a diretora e roteirista. “Em parte por desconhecimento do que a doença realmente significava, mas também porque era doloroso demais aceitar que eu estaria perdendo as formas de relação construídas com alguém que eu amava tanto, porque a falta de memória significava que, em algum momento, ela esqueceria de mim também”, complementa Kaya.

Mitologia e ancestralidade

O filme utiliza elementos da mitologia bantu-moçambicana para relacionar o processo de perda de memória da personagem principal com um ritual ancestral ligado a uma árvore. A narrativa também alterna lembranças da infância de Zila com cenas em espaços rurais que destacam o trabalho de pessoas negras no campo.

A produção foi rodada em Santa Cruz do Sul e tem duração de 19 minutos. O curta foi financiado pela Lei Paulo Gustavo de Porto Alegre e representa o primeiro lançamento da produtora Filmes de Água Doce, em coprodução com a Verte Filmes.

Quem é Kaya Rodrigues

Kaya Rodrigues atua como multiartista, produtora, roteirista e arte-educadora. Formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a cineasta também desenvolve trabalhos nas áreas de música, teatro e carnaval.

Ela foi fundadora dos coletivos Criadoras Negras-RS e Macumba Lab, voltados à produção audiovisual de cineastas negros do Rio Grande do Sul. Como atriz, participou das séries “Necrópolis” e “Alce & Alice”, disponíveis em plataformas de streaming.

“Sou uma mulher negra no sul do Brasil, em um espaço em que a negritude muitas vezes é invisível, onde somente no primeiro semestre deste ano já foram registrados 26 casos de feminicídio. Portanto, estar em um festival construído por mulheres que lutam por um cinema mais equânime é de um valor, pra mim, inestimável”, ressalta Kaya.

Atualmente, a diretora também atua como curadora-geral do Festival Cinema Negro em Ação e trabalha na finalização do documentário “Ialode”, dirigido ao lado de Gabriel Faccini, sobre a música negra do Rio Grande do Sul.

Ficha técnica

  • Roteiro e Direção: Kaya Rodrigues
  • Produção: Gabriel Faccini
  • Elenco: Silvia Duarte, Cristal, Álvaro Rosacosta, Cássio Nascimento, Gabriel Faryas, Giselle Rocha, Bruno Kauer e Isadora Gabrielli
  • Direção de Fotografia: Eduardo Rosa
  • Direção de Arte: Bruna Giuliatti e Richard Tavares
  • Técnico de Som direto Fábio Baltar
  • Direção de Produção: Tamara Mancuso
  • 1ª Assistência de Direção: Carolina Silvestrin
  • 2ª Assistência de Direção: Fernanda Reis
  • Montagem: Joana Bernardes, edt.
  • Trilha Original: Renan Franzen
  • Acessibilidade: Néftali Filmes
  • Distribuição em Festivais: Fernanda Etzberger
  • Arte Gráfica: Vit Lisboa
  • Pós-produção de Imagem: Machina Filmes
  • Supervisão de Pós-produção de Imagem: Rafael Duarte
  • Correção de Cor: Rafael Duarte
  • Pós-produção de Som: KF Studios
  • Desenho de Som: Kiko Ferraz e Ricardo Costa
  • Produção Executiva: Ânderson Fragozo e Gabriel Faccini
Foto: Filmes de Água Doce/Divulgação | Fonte: Assessoria
07/05/2026 0 Comentários 99 Visualizações
Cultura

Concerto internacional será atração em São Leopoldo no dia 15

Por Jonathan da Silva 04/05/2026
Por Jonathan da Silva

A soprano brasileira Carla Maffioletti realizará uma apresentação única na Igreja de Cristo, conhecida como Igreja do Relógio, em São Leopoldo, no próximo dia 15 de maio, às 20h. O concerto integra o projeto Musicâmara, desenvolvido pela Presto Produções, e terá entrada gratuita. A iniciativa marca a passagem da artista pelo Rio Grande do Sul durante uma curta temporada no estado, reunindo repertório lírico com acompanhamento do pianista Eduardo Knob.

A apresentação é promovida pela Presto Produções, que celebra 20 anos de atividades culturais. A fundadora da produtora, Lúcia Passos, destacou a participação da artista na programação. “Estamos celebrando 20 anos de atividades em prol da cultura por meio da música e é uma honra ter Carla Maffioletti em nossa programação”, enfatizou Lúcia.

Quem é Carla Maffioletti

Natural de Porto Alegre e residente em Maastricht, na Holanda, Carla Maffioletti atua em palcos europeus como soprano, além de desenvolver trabalhos como violonista, compositora e produtora musical. Ela é fundadora do selo Almeh Music e tem projetos voltados à realização de turnês e lançamento de álbuns, como Bluebird, Sentimental, Almeh Luz Christmas e Les Chemins de L’amour.

A artista também participou de apresentações internacionais ao lado do violinista André Rieu, incluindo concertos em espaços como Radio City Hall, em Nova York, Forum, em Tóquio, Walt Disney Hall, em Los Angeles, O2 Arena, em Londres, Palácio de Schönbrunn, em Viena, e Praça Vrijthof, em Maastricht.

Nos palcos de ópera, integrou companhias como o Teatro de Lucerna, na Suíça, e o Stadttheater Gießen, na Alemanha, interpretando mais de 30 papéis. No Brasil, participou da ópera O Quatrilho, de Vagner Cunha, e de turnês com a Camerata Ontoarte.

Parcerias musicais

O concerto contará com a participação do pianista Eduardo Knob, natural de Porto Alegre. Ele atua como solista e camerista e integra, desde 2017, o Coro Sinfônico da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.

Formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Eduardo Knob possui mestrado em Performance Pianística pela University of Houston, nos Estados Unidos. Ao longo da carreira, apresentou-se em salas de concerto no Texas e participou de festivais e apresentações com orquestras brasileiras.

Em sua trajetória recente, interpretou a Fantasia Coral de Beethoven com a Ospa Jovem e o Concerto para dois pianos de Mendelssohn ao lado do pianista André Carrara, com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, sob regência do maestro Gustavo Fontana.

Serviço

  • O quê: Concerto Internacional – Musicâmara – Presto Produções
  • Quando: 15 de maio, às 20h
  • Onde: Igreja de Cristo – Igreja do Relógio (rua Osvaldo Aranha, 450, Centro, São Leopoldo)
  • Quanto: entrada gratuita
Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
04/05/2026 0 Comentários 160 Visualizações
Cidades

Gramado é finalista em prêmio internacional de turismo

Por Jonathan da Silva 17/04/2026
Por Jonathan da Silva

Gramado foi selecionada como finalista da 3ª edição do Prêmio Ibero-Americano Destinos Turísticos Inteligentes, com o programa Gramado do Amanhã. A premiação ocorrerá no dia 27 de abril, no Rio de Janeiro, durante a Feira Internacional de Destinos Inteligentes (FIDI). A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria de Turismo, concorre na categoria Governança Turística e busca orientar o planejamento do setor no município com base em participação coletiva e estratégias de desenvolvimento.

O prêmio reconhece iniciativas voltadas à inovação e sustentabilidade no turismo. Na edição anterior, Gramado conquistou o primeiro lugar com um projeto voltado à resposta aos impactos dos eventos climáticos de 2024, resultado de ações conjuntas entre o poder público e a iniciativa privada.

Programa Gramado do Amanhã

O programa Gramado do Amanhã foi elaborado com o objetivo de estruturar a identidade turística do município e definir diretrizes para o futuro. Durante o processo, foram promovidos encontros, oficinas e diálogos com moradores, entidades, representantes do setor turístico e visitantes, reunindo diferentes perspectivas sobre o destino.

A partir dessas contribuições, foi organizado um plano com ações práticas voltadas não apenas ao turismo, mas também ao desenvolvimento da cidade. Entre as medidas previstas está a criação de um comitê gestor, com participação do poder público e da sociedade civil, responsável por acompanhar a implementação das ações.

Longo prazo

De acordo com o secretário de Turismo de Gramado, Ricardo Bertolucci, o programa estabelece metas de longo prazo para o município. “Este programa projeta a cidade para os próximos 15 anos, com mais de 40 ações baseadas em economia criativa, turismo e economia verde, entendendo que a inspiração é o eixo central disso tudo. Estamos criando um novo posicionamento para Gramado a partir da sua própria singularidade, construindo com nossa comunidade e nossos visitantes o horizonte de onde queremos chegar”, afirmou o titular da pasta.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
17/04/2026 0 Comentários 170 Visualizações
Ensino

Pesquisa desenvolvida na Feevale analisa consumo de camisas de futebol no RS

Por Jonathan da Silva 06/04/2026
Por Jonathan da Silva

Um estudo desenvolvido no mestrado em Administração da Universidade Feevale investiga as motivações simbólicas por trás do consumo de camisas de futebol no Rio Grande do Sul, com base em pesquisa aplicada a torcedores da dupla Gre-Nal desde o primeiro semestre do ano passado. Conduzido pelo professor Marcelo Curth, o levantamento busca compreender como a identificação com clubes influencia decisões de compra e a percepção de valor dos produtos, incluindo itens oficiais e falsificados.

A pesquisa foi realizada de forma online e já soma cerca de 300 respondentes, alcançando torcedores de diferentes perfis sociodemográficos. O estudo analisou fatores como identificação com o time, qualidade percebida, atitudes em relação a produtos falsificados, intenção de compra, normas sociais e percepção de exclusividade.

Segundo o professor Marcelo Curth, o objetivo é compreender como elementos de branding, identidade e comportamento do consumidor se relacionam no contexto do futebol, especialmente diante da presença de produtos não oficiais no mercado.

Resultados já obtidos

Curth

De acordo com os dados obtidos, o consumo de camisas de futebol é fortemente influenciado por dimensões simbólicas. O professor Marcelo Curth afirma que a identificação com o clube tende a ser mais determinante do que a qualidade percebida dos produtos oficiais. “Quando o torcedor não percebe diferenciação clara, legitimidade ou valor adicional no produto original, a barreira simbólica contra a falsificação tende a diminuir. Nesse sentido, a decisão de consumo deixa de ser guiada pela autenticidade e passa a incorporar critérios como acessibilidade e custo-benefício”, ressalta o pesquisador.

O estudo também aponta que a identidade do torcedor está prioritariamente ligada ao clube ou seleção, enquanto a marca fornecedora do material esportivo aparece em segundo plano. Esse comportamento ajuda a explicar a continuidade do consumo de produtos falsificados, que, mesmo não sendo oficiais, mantêm a função de representar o vínculo com o time.

Fatores econômicos

Outro aspecto identificado é a influência do preço na decisão de compra. O alto custo das camisas oficiais aparece como fator relevante, especialmente entre torcedores de renda intermediária, funcionando como barreira de acesso e ampliando a procura por alternativas não oficiais.

Por outro lado, o professor Marcelo Curth destaca que a valorização da exclusividade e da autenticidade pode reduzir a adesão a produtos falsificados. “Quando a identidade e a percepção de exclusividade se tornam mais salientes, a tendência de recorrer a produtos falsificados diminui”, pontua o pesquisador. “Isso reforça o papel estratégico da exclusividade e da construção simbólica das marcas como mecanismos de proteção contra a falsificação”, salienta Curth.

Desdobramentos da pesquisa

Como continuidade, o estudo está sendo replicado em Portugal, com o objetivo de permitir comparações internacionais sobre o comportamento de consumo de produtos esportivos. Além disso, a pesquisa conta com dados em nível nacional que ainda estão em fase de análise e deverão ser divulgados posteriormente.

Fotos: Divulgação | Fonte: Assessoria
06/04/2026 0 Comentários 193 Visualizações
Saúde

Hospital Moinhos de Vento conquista certificação internacional em enfermagem

Por Jonathan da Silva 02/04/2026
Por Jonathan da Silva

O Hospital Moinhos de Vento conquistou a Certificação Magnet, reconhecimento internacional concedido pela American Nurses Credentialing Center (ANCC) voltado à excelência na prática da enfermagem. Com a certificação, a instituição passa a integrar um grupo de cerca de 650 hospitais no mundo com essa distinção, sendo o primeiro do Rio Grande do Sul, o segundo do Brasil e o terceiro da América Latina a alcançar o selo. A certificação reconhece práticas assistenciais, modelos de gestão e ambientes que promovem o desenvolvimento da enfermagem e impactam diretamente os resultados dos pacientes.

A certificação Magnet é baseada em pilares como liderança transformacional, empoderamento estrutural, prática profissional, inovação e resultados mensuráveis. Segundo a instituição, esses fundamentos orientam um modelo assistencial que busca qualificação contínua, participação ativa das equipes de enfermagem e aprimoramento dos processos de cuidado.

De acordo com a superintendente Assistencial e de Educação do hospital, Vania Rohsig, o reconhecimento está relacionado à forma como o cuidado é estruturado. “Essa conquista reafirma nosso compromisso com um cuidado seguro, humano e cada vez mais qualificado. O Magnet reconhece instituições que, além de resultados consistentes, colocam o paciente no centro de suas práticas e investem continuamente no desenvolvimento de suas equipes”, afirmou Vania.

Impactos na assistência

Segundo o hospital, a certificação está associada a melhorias em indicadores assistenciais, como segurança do paciente, redução de riscos e qualificação dos processos. O modelo também prevê maior autonomia e protagonismo das equipes de enfermagem na tomada de decisões.

O gerente de Enfermagem, Sidiclei Carvalho, destacou os efeitos da certificação para profissionais e pacientes. “O selo assegura que o paciente seja atendido por equipes qualificadas, engajadas e orientadas pelas melhores práticas disponíveis. Para os profissionais, representa valorização, desenvolvimento contínuo, autonomia e participação ativa nas decisões. É um reconhecimento que reforça pilares essenciais da enfermagem, como liderança, excelência na prática, inovação e geração de resultados”, comentou Carvalho.

Reconhecimento institucional

A gerente de Riscos, Segurança e Qualidade da instituição, Aline Brenner, afirmou que a certificação reflete um processo de evolução na área assistencial. “Isso reforça nosso posicionamento como uma organização que busca continuamente evoluir, qualificando processos, fortalecendo a prática baseada em evidências e promovendo um ambiente que valoriza as equipes”, ressaltou Aline.

O CEO do Hospital Moinhos de Vento, Mohamed Parrini, também comentou a conquista. “Essa certificação é fruto do trabalho, da dedicação e do comprometimento de todas as nossas equipes. A cada profissional que contribuiu para essa trajetória, o nosso reconhecimento e agradecimento. Seguiremos avançando, sempre com o propósito de Cuidar das Pessoas e gerar impacto positivo na vida de quem confia em nós”, afirmou Parrini.

Cenário internacional

Atualmente, cerca de 650 instituições de saúde no mundo possuem a designação Magnet, incluindo hospitais como Cleveland Clinic, Johns Hopkins Hospital e Mayo Clinic, o que posiciona o reconhecimento como um dos principais selos internacionais na área da enfermagem.

Foto: Leonardo Lenskij/Hospital Moinhos de Vento/Divulgação | Fonte: Assessoria
02/04/2026 0 Comentários 160 Visualizações
Esporte

OceanMan Cattolica 2026 deve reunir nadadores de diferentes países na Itália

Por Jonathan da Silva 19/03/2026
Por Jonathan da Silva

O OceanMan Cattolica Emilia-Romagna 2026 será realizado entre os dias 22 e 24 de maio na cidade de Cattolica, na região da Emília-Romanha, na Itália. A competição faz parte do circuito internacional OceanMan de natação em águas abertas e deve reunir atletas de diversos países, com diferentes idades e níveis competitivos. O evento ocorrerá no mar Adriático e tem como objetivo promover a modalidade, incentivar a participação internacional e impulsionar o turismo esportivo na região.

Realizada pela primeira vez em 2020, a etapa italiana passou a integrar o calendário do circuito global OceanMan, voltado a provas em ambientes naturais como mares, lagos e rios. A competição atrai nadadores amadores e profissionais, consolidando o caráter internacional e inclusivo da modalidade.

Impacto no turismo

Durante o último fim de semana de maio, a cidade de Cattolica deverá receber centenas de nadadores, além de familiares, treinadores e equipes de apoio. A movimentação contribui para o turismo esportivo na região da Emília-Romanha, acompanhando o crescimento da natação em águas abertas no cenário global.

Participação brasileira

Entre os divulgadores do evento está o coordenador do Projeto Nadando Pelos Cartões Postais, Francismar Siviero, de 70 anos. O nadador atua na promoção da natação em águas abertas como prática ligada à saúde, qualidade de vida e longevidade, com incentivo à participação de atletas masters e seniores. “O crescimento global da natação em águas abertas mostra que cada vez mais pessoas buscam desafios ligados à natureza, à saúde e ao bem-estar. É fundamental mostrar que o esporte não tem limite de idade e pode acompanhar as pessoas ao longo de toda a vida”, ressalta Siviero.

Segurança

A organização do evento prevê protocolos de segurança com equipes de apoio no mar, incluindo motos aquáticas e embarcações, além de suporte em terra durante toda a prova. Os participantes utilizam boias individuais de sinalização como medida adicional de segurança.

Parcerias

O Projeto Nadando Pelos Cartões Postais também incentiva a participação de nadadores brasileiros em competições internacionais como o OceanMan, promovendo a relação entre esporte, turismo e conscientização ambiental. O Ancora Hotel Residence & Bike Cattolica atua como hotel oficial do projeto, recebendo atletas, familiares e demais participantes durante o evento.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
19/03/2026 0 Comentários 167 Visualizações
Business

Grupo Noko amplia conexões no mercado do couro

Por Jonathan da Silva 17/03/2026
Por Jonathan da Silva

O Grupo Noko realizou, entre os dias 3 e 5 de março, um showroom em sua sede em Portão, que reuniu mais de 500 visitantes de oito países. Ao mesmo tempo, a marca participou da feira internacional Asia Pacific Leather Fair (APLF Leather), realizada entre 12 e 14 de março, em Hong Kong, na China. As ações envolveram clientes, parceiros e técnicos da empresa e integram a estratégia de fortalecimento das relações comerciais e acompanhamento de tendências globais do setor coureiro.

Durante o showroom, a empresa apresentou soluções voltadas às coleções da moda 2026/2027, ampliando conteúdos já exibidos anteriormente na Tecnomoda, em Ribeirão Preto, no interior paulista. O evento reuniu profissionais da cadeia produtiva do couro, incluindo representantes de empresas calçadistas e parceiros comerciais.

O técnico do Grupo Noko e gerente da unidade de Franca, Fabrício Henrich, avaliou o encontro. “Foram três dias de movimentação intensa na sede do Grupo Noko. Recebemos clientes de diferentes regiões do Brasil e de países da América Latina, apresentamos nossas soluções em tecnologia e pudemos conversar diretamente sobre as necessidades de cada um. Recebemos também representantes de grandes empresas calçadistas, isso também nos ajuda a desenvolver produtos cada vez mais alinhados às demandas do setor”, comentou Henrich.

O evento também contou com a presença de organizadores da Tecnomoda. O diretor do Grupo Noko, Ivo Schüller, destacou a importância da aproximação. “Recebemos com muita satisfação a visita dos organizadores da Tecnomoda em nosso Showroom. Tivemos a oportunidade de apresentar nossas coleções, trocar experiências sobre o setor coureiro e fortalecer ainda mais essa parceria. Momentos como esse ampliam o diálogo com o mercado e valorizam o desenvolvimento da indústria”, afirmou Schüller.

Presença internacional

Além das atividades no Brasil, técnicos das unidades Noko Química e NokoPiel, Osmar Graff e Ricardo Peres, participaram da Asia Pacific Leather Fair (APLF Leather), considerada uma das principais feiras do setor coureiro no mundo. O evento ocorreu entre os dias 12 e 14 de março, em Hong Kong.

A participação teve como foco a aproximação com clientes do mercado asiático e a ampliação da presença internacional da empresa, além do acompanhamento de tendências e demandas globais do setor.

Foto: Grupo Noko/Divulgação | Fonte: Assessoria
17/03/2026 0 Comentários 174 Visualizações
Ensino

Estudante de Nova Petrópolis é selecionado para programa internacional de matemática

Por Jonathan da Silva 12/03/2026
Por Jonathan da Silva

O estudante Victor Josué Arend dos Santos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bom Pastor, de Nova Petrópolis, foi selecionado para participar do Programa Especial de Treinamento Internacional da Olimpíada Brasileira de Matemática (PETI-OBM). A iniciativa reúne alunos de destaque em competições nacionais da área de exatas e promove, entre março e novembro, um ciclo intensivo de formação voltado à preparação para olimpíadas nacionais e internacionais de matemática.

A participação do estudante no programa ocorre após o desempenho obtido na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) de 2025, na qual conquistou medalha de ouro e alcançou o primeiro lugar entre alunos de escolas públicas do Rio Grande do Sul no Nível 1, categoria destinada a estudantes do 6º e 7º ano do ensino fundamental.

Desempenho em olimpíadas acadêmicas

Além do resultado na Obmep, Victor Josué Arend dos Santos também recebeu medalha de Honra ao Mérito na modalidade teórica da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) de 2025.

O desempenho em competições acadêmicas foi um dos critérios considerados para a seleção ao Programa Especial de Treinamento Internacional da Olimpíada Brasileira de Matemática.

Programa de treinamento

O PETI-OBM reúne 200 estudantes de diferentes regiões do Brasil em um processo de formação voltado ao aprofundamento de conteúdos de matemática. Durante o programa, os participantes recebem treinamento com foco em áreas como teoria dos números, combinatória, geometria e álgebra.

As atividades incluem aulas síncronas, acompanhamento semanal, listas de exercícios, simulados e encontros em grupo, com o objetivo de preparar os estudantes para futuras participações em olimpíadas nacionais e internacionais de matemática.

Foto: Emef Bom Pastor/Divulgação | Fonte: Assessoria
12/03/2026 0 Comentários 274 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 5

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO