Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

canela

Saúde

Canela inicia vacinação contra a dengue para adolescentes

Por Jonathan da Silva 09/02/2026
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Canela inicia a vacinação contra a dengue para adolescentes de 10 a 14 anos nesta terça-feira, 10 de fevereiro, em todas as salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde do município. A medida preventiva é adotada pela Secretaria Municipal de Saúde mesmo sem registro de casos da doença em 2026, seguindo orientação do Ministério da Saúde.

A vacina está disponível nas UBS Central, Canelinha, São Luiz, Leodoro de Azevedo e Santa Marta. O esquema vacinal prevê duas doses, com intervalo de três meses entre elas. As salas de vacina funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h e das 13h às 16h. Para receber a dose, os adolescentes devem estar acompanhados de um responsável e apresentar documento de identidade e a Carteira de Vacinas.

Situação epidemiológica

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o município não registra casos de dengue em 2026 e não possui focos do mosquito Aedes aegypti no momento. A adesão à campanha nacional ocorreu após o recebimento de remessa do imunizante no início da semana.

Conforme dados do sistema da Secretaria Estadual da Saúde, em 2025 Canela contabilizou três casos de dengue, sendo um contraído no próprio município e dois relacionados a infecções durante viagens para outras localidades.

Ações de monitoramento

Além da vacinação, a Vigilância Ambiental mantém ações de monitoramento em residências e áreas urbanas. As equipes realizam coleta de amostras quando identificam possíveis criadouros do mosquito, como recipientes com água parada.

O município não registra focos do Aedes aegypti desde abril de 2024. Como reforço, está sendo implantada uma nova metodologia de monitoramento com uso de armadilhas chamadas ovitrampas.

O coordenador da Vigilância Ambiental, Fábio Moura da Costa, orientou a população sobre a prevenção. “Estamos ampliando o controle com novas estratégias, mas a colaboração da população continua sendo fundamental”, afirmou Moura da Costa.

Foto: Adriana Rabassa/Prefeitura de Pelotas/Divulgação | Fonte: Assessoria
09/02/2026 0 Comentários 174 Visualizações
Projetos especiais

Hospital de Canela adota projeto de cuidado humanizado “Árvore da Vida” na maternidade

Por Jonathan da Silva 09/02/2026
Por Jonathan da Silva

O Hospital de Caridade de Canela (HCC) está oferecendo, de forma gratuita, a confecção da chamada “Árvore da Vida” na maternidade da instituição. A iniciativa é uma prática de humanização do parto realizada após o nascimento dos bebês, que utiliza a placenta para produzir um registro simbólico entregue às famílias. A ação foi adotada há cerca de dois anos como parte do cuidado prestado a gestantes atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), convênios e de forma particular.

A técnica consiste na impressão da placenta em papel de maior gramatura após o parto e o corte do cordão umbilical, formando uma imagem que remete ao desenho de uma árvore. A prática é conhecida em diferentes regiões do país e tem como objetivo tornar o momento do nascimento mais acolhedor, independentemente da via de parto, seja normal ou cesariana. Em muitas maternidades, o serviço é ofertado de forma particular, enquanto no HCC é disponibilizado sem custos às gestantes.

Implantação da prática

De acordo com a enfermeira obstetra e coordenadora da Maternidade do HCC, Fabiana Rodrigues, a confecção da Árvore da Vida começou a ser realizada na unidade por profissionais que já conheciam a técnica e passaram a oferecê-la às gestantes atendidas em Canela, sendo incorporada à rotina ao longo do tempo. “Hoje, a maioria das famílias demonstra interesse no registro. Muitas gestantes já solicitam o carimbo previamente, o que mostra a aceitação e a importância da iniciativa”, explica Fabiana.

Valorização das escolhas da gestante

A responsável técnica pela equipe de Enfermagem do hospital, Márcia Picolotto, afirma que a ação vem sendo fortalecida como parte do cuidado humanizado. “A iniciativa evidencia o respeito às escolhas da gestante e a valorização do nascimento, independentemente da forma como ocorreu. Registrar esse momento por meio da Árvore da Vida contribui para qualificar a experiência das famílias e reforça o cuidado prestado pela instituição”, afirma Márcia.

Como funciona o procedimento

O carimbo é realizado a partir do próprio órgão, ainda com o sangue presente, o que gera o desenho característico. Em alguns casos, podem ser adicionadas cores e informações como data e horário do nascimento, nome do recém-nascido e identificação da equipe que acompanhou o parto, conforme a preferência da família.

Significado da Árvore da Vida

A denominação da prática está relacionada à função da placenta durante a gestação, já que o órgão é responsável pelas trocas de nutrientes e oxigênio entre mãe e bebê ao longo dos nove meses.

Atendimento às gestantes

A equipe da maternidade do Hospital de Caridade de Canela informa que o serviço está disponível para todas as gestantes que optarem por realizar o parto na unidade. O carimbo da placenta é feito gratuitamente pelos profissionais que acompanham o nascimento, respeitando a decisão da família quanto à realização e aos detalhes do registro.

Foto: Izaque Santos/Prefeitura de Canela/Divulgação | Fonte: Assessoria
09/02/2026 0 Comentários 172 Visualizações
Variedades

Americanas abre 165 vagas temporárias no RS para a Páscoa

Por Jonathan da Silva 05/02/2026
Por Jonathan da Silva

A Americanas abriu 165 vagas temporárias no Rio Grande do Sul para reforçar a operação das lojas na Páscoa, com contratações previstas para o início de março e inscrições pela internet até 19 de fevereiro. As oportunidades são para o cargo de operador de loja e fazem parte de um total de 5 mil postos temporários em todo o país. As vagas são destinadas a lojas físicas da rede em diversas cidades gaúchas, com o objetivo de atender ao aumento da demanda no período sazonal.

No Rio Grande do Sul, os contratados poderão atuar em unidades localizadas em Porto Alegre, Gravataí, Caxias do Sul, Gramado, Lajeado, Canoas, Alegrete, Bagé, Bento Gonçalves, Canela, Cruz Alta, Esteio, Guaíba, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande, Santa Maria, São Borja, São Leopoldo, São Lourenço do Sul, Torres, Tramandaí, Triunfo, Uruguaiana e Vacaria, entre outras cidades.

O processo seletivo ocorre em etapas online e presenciais, com teste online e entrevista com a liderança. Os contratados recebem salário compatível com o mercado, vale-refeição, seguro de vida e acesso a cursos da plataforma de treinamentos Americanas Educa.

Requisitos

A empresa busca candidatos com 18 anos ou mais e ensino médio completo. As vagas não exigem experiência prévia e os selecionados devem ter disponibilidade para trabalhar até meados de abril, com possibilidade de efetivação. A companhia informa que incentiva a participação de pessoas de diferentes faixas etárias, incluindo profissionais com 50 anos ou mais.

Função

Entre as funções do operador de loja estão o atendimento ao cliente, a operação de caixa, a organização de produtos nas gôndolas e nas parreiras de ovos de Páscoa, além do suporte aos pedidos realizados pelo site e aplicativo da Americanas com retirada em loja. Após a contratação, os temporários passam por treinamentos, integração e ambientação nas unidades.

Referência em Páscoa

Segundo a gerente de Gente & Gestão da Americanas, Ana Paula Martins, a data representa um dos principais momentos do ano para a rede. “A Americanas é referência nacional no evento de Páscoa, tanto para quem quer comprar os ovos e chocolates, quanto para quem procura uma recolocação profissional ou quem deseja ingressar no mercado de trabalho”, afirmou Ana Paula.

Esse reforço na nossa operação é necessário para garantir a melhor experiência de compra para os nossos mais de 45 milhões de clientes, além de fortalecer nossa responsabilidade social como uma das grandes marcas empregadoras do Brasil”, enfatizou Ana Paula Martins.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
05/02/2026 0 Comentários 261 Visualizações
Cultura

Empório Canela promove Bazar de Vinil no Carnaval

Por Jonathan da Silva 05/02/2026
Por Jonathan da Silva

O Empório Canela realiza mais uma edição do Bazar de Vinil nos dias 14 e 15 de fevereiro, durante o feriado de Carnaval. O evento disponibilizará cerca de 1,2 mil discos de long play (LPs) ao público, das 11h30min às 18h. A atividade integra a programação fixa do espaço e é voltada a pessoas interessadas em discos de vinil, com venda de títulos variados e programação musical no local.

Durante os dois dias, os visitantes poderão adquirir discos e participar da programação musical com o DJ Foca. A curadoria do Bazar de Vinil é do comunicador e DJ Cagê Lisboa, responsável pela seleção dos títulos oferecidos ao público.

A proprietária do Empório Canela, Fernanda Chies, ressaltou a proposta do evento. “O Bazar de Vinil já se tornou um encontro afetivo anual. É um evento para desacelerar, conversar, ouvir boa música, adquirir relíquias e viver o Carnaval de um jeito diferente, mais próximo e cheio de significado”, afirmou Fernanda.

Outras atrações

Além dos discos, o Empório Canela também disponibiliza ao público uma seleção de livros, antiguidades, artesanato local e opções de alimentação do cardápio da casa durante o período do evento.

Serviço

  • O quê: Bazar de Vinil no Empório Canela
  • Quando: 14 e 15 de fevereiro, das 11h30min às 18h
  • Onde: Empório Canela (Rua Felisberto Soares, 258, Canela)
  • Quanto: Entrada gratuita
Foto: Cristiano Carniel/Divulgação | Fonte: Assessoria
05/02/2026 0 Comentários 148 Visualizações
Cidades

Prefeitura de Canela recebe representantes do Hospital Pompéia Pryme

Por Jonathan da Silva 05/02/2026
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Canela recebeu a CEO do Hospital Pompéia Pryme, Lara Vieira, nesta terça-feira (3). Lara esteve no município para apresentar oficialmente o novo diretor de Negócios do Pompéia Ecossistema de Saúde, Alexandre C. Escobar, responsável pela implantação da futura unidade local do hospital. O encontro ocorreu com a presença do prefeito em exercício de Canela, Gilberto Tegner, e da procuradora-geral do município, Anne Grahl Müller, como parte do diálogo entre o poder público e a iniciativa privada em torno da instalação de um hospital de alta complexidade na cidade.

O empreendimento prevê a construção de um hospital de alta complexidade no município, com inauguração estimada entre o final de 2027 e o primeiro trimestre de 2028. A proposta é atender a população da serra gaúcha e também atuar na área de turismo médico.

Estrutura prevista

A futura unidade deverá contar com atendimento de emergência 24 horas, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), centros de diagnóstico e diversas especialidades médicas. A ampliação da estrutura de saúde integra a proposta de expansão dos serviços hospitalares na região por meio da iniciativa privada.

Foto: Julio Dias/Prefeitura de Canela/Divulgação | Fonte: Assessoria
05/02/2026 0 Comentários 149 Visualizações
Cidades

Canela orienta comunidade a denunciar maus-tratos a animais comunitários

Por Jonathan da Silva 03/02/2026
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Canela publicou o Decreto Municipal nº 11.048 e passou a orientar a população a denunciar ao Centro de Proteção Animal (Cempra) casos de maus-tratos contra animais comunitários no município. A medida foi formalizada na semana passada com a assinatura do prefeito Gilberto Cezar (PSD) e do vice-prefeito, agora prefeito em exercício, Gilberto Tegner, com o objetivo de ampliar a proteção a cães, gatos, cavalos e outras espécies.

O decreto institui diretrizes para a proteção, o reconhecimento e o cuidado de animais comunitários. Entre as orientações está o encaminhamento ao Cempra de informações sobre agressões, violências, negligências e outros tipos de maus-tratos. As denúncias devem ser feitas por meio da Ouvidoria do Município, pelo telefone (54) 3282-5100 ou pelo e-mail [email protected].

Esse é um passo muito importante em direção ao cuidado e à proteção, pois essa nova legislação estabelece esse caminho de comunicação entre a comunidade e o Cempra, que faz um trabalho tão necessário”, ressaltou o prefeito Gilberto Cezar.

Novos lares

Segundo a Prefeitura, no ano passado o Cempra recolheu 215 animais das ruas e viabilizou um novo lar para 201 deles. O órgão também realizou 26 eventos de adoção no período.

Coleiras reflexivas

O Cempra também passou a distribuir coleiras reflexivas para identificar animais comunitários. De acordo com a coordenadora do Cempra, Ione Couto, a medida busca indicar quando o animal encontrado na rua é cuidado por moradores ou por trabalhadores de estabelecimentos comerciais. Inicialmente, foram confeccionadas 100 coleiras para cães e dez para gatos. “Temos muitos animais semi-domiciliados em Canela, e para eles criamos as coleiras, assim fica explícito que não estão abandonados, além de facilitar a identificação e prevenir atropelamentos”, destacou Ione.

As coleiras foram produzidas por meio de parceria com as empresas Phyna Joaquina, responsável pela mão de obra, e Imperium Tecidos, que doou os aviamentos para confecção. O Cempra informa que busca novos estabelecimentos parceiros para ampliar as ações de cuidado e proteção aos animais.

Banco de dados

O órgão também está desenvolvendo um banco de dados com informações sobre animais comunitários e solicita que pessoas que cuidam desses animais entrem em contato pelo número (54) 99903-3293. A iniciativa prevê acompanhamento, vacinação, atendimento clínico, além de acesso à castração e à microchipagem de identificação.

Foto: Arquivo/Prefeitura de Canela/Divulgação | Fonte: Assessoria
03/02/2026 0 Comentários 161 Visualizações
Política

Prefeito de Canela envia projeto à Câmara para custear transporte de estudantes

Por Jonathan da Silva 02/02/2026
Por Jonathan da Silva

O prefeito de Canela, Gilberto Cezar (PSD), anunciou o envio à Câmara de Vereadores do Projeto de Lei nº 006/2026, que prevê o custeio integral do transporte para estudantes de nível técnico e superior residentes no município. De acordo com o executivo canelense, o objetivo de garantir o deslocamento para instituições de ensino fora da cidade, por meio da atualização da Lei Municipal nº 4.845/2024.

A proposta estabelece novos critérios para a concessão do subsídio, com regras para a execução e a prestação de contas do benefício. Caso seja aprovada, a medida garante que o município arque com 100% do pagamento do transporte dos estudantes contemplados pelo programa.

Investimento no futuro

De acordo com o prefeito Gilberto Cezar, a iniciativa mantém uma política já adotada anteriormente. “Essa lei garante 100% do transporte para os nossos estudantes neste ano, assim como fizemos em 2025 pela primeira vez no município. É um investimento direto no futuro de Canela, construído com responsabilidade, diálogo e atenção às reais necessidades de quem estuda fora do município”, destacou o chefe do executivo canelense.

Ampliando oportunidades

O vice-prefeito e secretário de Educação de Canela, Gilberto Tegner, também comentou a proposta. “Garantir esse apoio integral é fortalecer a educação e ampliar oportunidades para os jovens e adultos de Canela”, afirmou Tegner.

Próximos passos

O projeto de lei segue agora para análise e votação na Câmara de Vereadores de Canela.

Foto: Prefeitura de Canela/Divulgação | Fonte: Assessoria
02/02/2026 0 Comentários 185 Visualizações
Política

Vice-prefeito Gilberto Tegner assume Prefeitura de Canela interinamente

Por Jonathan da Silva 02/02/2026
Por Jonathan da Silva

O vice-prefeito de Canela, Gilberto Tegner, assumiu interinamente a Prefeitura da cidade. Tegner fica à frente do executivo entre os dias 1º e 11 de fevereiro, durante o período de férias do prefeito Gilberto Cezar (PSD), conforme previsto na legislação municipal.

De acordo com a administração municipal, durante o período em que estiver à frente do executivo, o prefeito em exercício manterá a normalidade dos serviços públicos e o andamento das iniciativas da gestão. A condução temporária ocorre sem alterações no planejamento estabelecido pela Prefeitura.

Continuidade administrativa

A gestão interina seguirá alinhada ao planejamento estratégico da administração municipal. Segundo a Prefeitura de Canela, o objetivo é assegurar a sequência das demandas do município e a execução das políticas públicas já em curso.

Foto: Julio Dias/Prefeitura de Canela/Divulgação | Fonte: Assessoria
02/02/2026 0 Comentários 180 Visualizações
Variedades

Prefeitura de Gramado visita obra de complexo de saúde em Canela

Por Jonathan da Silva 29/01/2026
Por Jonathan da Silva

O vice-prefeito de Gramado, Luia Barbacovi, e o chefe de Gabinete da Prefeitura de Gramado, Rafael Ronsoni, realizaram na última semana uma visita técnica às obras do complexo de saúde Serra Life, em Canela. No local, as autoridades foram recebidas pelo empresário e diretor da Novalternativa Incorporadora, Fernando Bassani, para acompanhar o andamento do prédio Pompéia Pryme, que integrará a estrutura hospitalar do projeto.

Durante a visita, Bassani apresentou o primeiro prédio do complexo, que será destinado à área hospitalar, que será entregue ao Pompéia Ecossistema de Saúde no final deste ano. A partir de janeiro de 2027, terá início a instalação dos equipamentos, com previsão de que o serviço hospitalar comece a operar no segundo semestre daquele ano.

Estrutura hospitalar

Nesta etapa da obra, estão sendo erguidas as estruturas das torres do Pompéia Pryme. O espaço contará com 45 leitos privativos e 30 semi privativos, 10 leitos de UTI, seis salas para cirurgias, 10 salas de quimioterapia, quatro salas de ultrassom e duas salas de raio X, além de salas de ressonância, tomografia e mamografia. A previsão de entrega do prédio é para o primeiro trimestre de 2028.

Outros empreendimentos do complexo

A Novalternativa Incorporadora também anunciou o início das obras do Atrium by São Pietro Sênior para o primeiro semestre de 2026. O empreendimento residencial voltado a idosos será construído em uma área de 14 mil metros quadrados e terá 171 unidades.

O projeto Serra Life prevê ainda a implantação de hotel spa, edifícios residenciais, áreas comerciais e uma escola. Durante a visita, o vice-prefeito Luia Barbacovi afirmou que o surgimento do Pompéia Pryme vai beneficiar toda a região, evitando muitos deslocamentos para cidades como Caxias do Sul e Porto Alegre, tendo em vista que o novo hub de saúde terá mais de 70 especialidades médicas.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
29/01/2026 0 Comentários 199 Visualizações
Política

Prefeitura de Canela reúne gestores para planejar ações de 2026

Por Jonathan da Silva 29/01/2026
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Canela reuniu gestores de todas as secretarias municipais no Centro de Eventos Vale das Montanhas, na Linha São João, nesta quarta-feira (28), para alinhar o planejamento estratégico de 2026, apresentar indicadores do município, compartilhar metas para os próximos anos e detalhar projetos em execução. O objetivo, de acordo com a administração canelense, era organizar as ações da administração e integrar o trabalho das equipes.

O encontro foi conduzido pelo prefeito de Canela, Gilberto Cezar (PSD), e pelo vice-prefeito de Canela, Gilberto Tegner. Durante a atividade, os servidores acompanharam a apresentação de dados atuais do município e das metas estabelecidas pela gestão.

Importância dos servidores

Durante o evento, o prefeito Gilberto Cezar destacou o papel dos servidores na execução das políticas públicas. “O trabalho de cada servidor é de extrema importância para tirar as ideias do papel e transformar planejamento em ações concretas, sempre com foco na melhoria da qualidade de vida do cidadão canelense”, afirmou o chefe do executivo canelense. “Podemos contar com vocês?”, indagou o vice-prefeito Tegner, na sequência.

Exposição de dados

Os secretários municipais também participaram das apresentações. O secretário de Gestão Pública, Ismael Viezze, e o secretário-geral de Governo, Evandro de Jesus Cardoso, expuseram números e indicadores de suas áreas e abordaram a contribuição das equipes para a execução das ações planejadas.

Foto: Júlio Dias/Prefeitura de Canela/Divulgação | Fonte: Assessoria
29/01/2026 0 Comentários 155 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 5

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO