Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

brasília

Saúde

Fundador do Projeto Veranópolis é destaque em fórum nacional de medicina em Brasília

Por Jonathan da Silva 30/09/2025
Por Jonathan da Silva

O Conselho Federal de Medicina realizou em Brasília o I Fórum da Comissão de Saúde e Espiritualidade, com o tema “Construindo a diretriz clínica”. O encontro, que reuniu especialistas para discutir a integração da espiritualidade no cuidado em saúde, teve como destaque a participação do geriatra Emílio Moriguchi, membro do Instituto Moriguchi e fundador do Projeto Veranópolis. O médico contribuiu para alinhar evidências científicas e prática assistencial, reforçando a importância de incorporar a dimensão espiritual de forma ética e baseada em evidências.

O fórum inaugurou um ciclo de trabalhos que visa orientar, por meio de uma diretriz clínica nacional, como reconhecer e acolher a espiritualidade do paciente com segurança, respeito às crenças e foco em resultados. A agenda tratou de temas como o papel do perdão no processo de cura, critérios para anamnese espiritual e propostas de recomendações por especialidade, associando humanização, comunicação clínica e indicadores de benefício ao paciente.

Contribuições de Emílio Moriguchi

Durante o evento, o geriatra ressaltou os impactos da integração da espiritualidade na prática médica. “Integrar a dimensão espiritual de forma ética e baseada em evidências aprofunda a escuta, fortalece a aliança terapêutica e pode favorecer adesão ao tratamento e qualidade de vida”, afirmou Moriguchi. Para o médico, a iniciativa marca um avanço. “Este fórum é um passo concreto para transformar conhecimento em diretrizes úteis ao consultório e ao hospital, com respeito à autonomia do paciente”, enfatizou o geriatra.

Fundador do Projeto Veranópolis de Estudos de Envelhecimento e Longevidade com Saúde e Qualidade de Vida, o Dr. Emílio Moriguchi tem trajetória dedicada a unir ciência, prática clínica e ações comunitárias. No fórum, destacou formas de traduzir evidências em rotinas assistenciais, da escuta qualificada à comunicação com famílias, sempre sem proselitismo e com rigor técnico.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
30/09/2025 0 Comentários 381 Visualizações
Política

Prefeito de Morro Reuter busca recursos em Brasília

Por Jonathan da Silva 12/09/2025
Por Jonathan da Silva

O prefeito de Morro Reuter, Airton Bohn, e a secretária municipal de Governança, Planejamento, Gestão e Parcerias, Carla Chamorro, cumprem agenda em Brasília nesta semana em busca de recursos e investimentos para o município gaúcho. As visitas incluem idas a ministérios, além de encontros com senadores e deputados federais, com o objetivo de apresentar demandas locais e fortalecer projetos em andamento.

No Ministério da Saúde, o prefeito e a secretária trataram de questões ligadas à Estratégia Saúde da Família. Também participaram de reuniões com o senador Luis Carlos Heinze (PP) e os deputados federais Ubiratan Sanderson (PL), Heitor Schuch (PSB) e Pedro Westphalen (PP), além de assessores dos parlamentares Giovani Cherini (PL) e Daiana Santos (PCdoB).

Agricultura e infraestrutura

Na quinta-feira (11), a comitiva esteve no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em audiência com técnicos da pasta. O encontro abordou projetos cadastrados no Programa Nacional de Modernização e Apoio à Produção Agrícola (Promaq) e no Programa Nacional de Estradas Rurais (Proner), voltados a melhorias para produtores e comunidades do interior.

Contatos políticos

O prefeito e a secretária também foram recebidos por deputados federais de diferentes bancadas: Marcel van Hattem (NOVO), Franciane Bayer (Republicanos), Lucas Redecker (PSDB) e Afonso Motta (PDT). No Senado, o grupo esteve no gabinete de Hamilton Mourão (Republicanos), onde a reunião ocorreu com a chefe de gabinete, Liziane Bayer.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
12/09/2025 0 Comentários 326 Visualizações
Política

Prefeito de Gramado cumpre agenda em Brasília

Por Jonathan da Silva 10/09/2025
Por Jonathan da Silva

O prefeito de Gramado, Nestor Tissot, iniciou nesta segunda-feira (8) uma série de compromissos em Brasília, onde permanecerá até quinta-feira, 11 de setembro, acompanhado do secretário da Saúde do município serrano, Jeferson Moschen. A agenda do chefe do executivo gramadense na capital federal inclui reuniões com órgãos públicos e lideranças políticas para tratar de recursos e investimentos em diferentes áreas da cidade.

Na terça-feira (9), Tissot e Moschen foram recebidos pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo. No encontro, os representantes de Gramado agradeceram o apoio financeiro oferecido ao 53º Festival de Cinema de Gramado e solicitaram novo aporte para o 40º Natal Luz. “Também confirmamos a participação de Gramado na Fit Buenos Aires, que acontece no final deste mês, em uma parceria com a Embratur, para promover o nosso destino”, detalhou o prefeito.

Pautas de saúde e agricultura

Ainda na capital federal, o prefeito e o secretário se reuniram no Ministério da Agricultura com o chefe de gabinete do ministro Carlos Fávero, Irajá Lacerda, para tratar da aquisição de maquinário, incluindo uma retroescavadeira, uma escavadeira e um caminhão.

Na Câmara dos Deputados, os representantes de Gramado visitaram o gabinete do deputado federal Marcel van Hattem (NOVO), que confirmou a destinação de uma emenda parlamentar para a área da saúde. “Seguimos com uma agenda extensa amanhã e quinta, sempre em busca de mais recursos para investimentos na qualidade de vida dos gramadenses”, concluiu Tissot.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
10/09/2025 0 Comentários 331 Visualizações
Cidades

Gramado é destaque em evento nacional sobre turismo inteligente

Por Jonathan da Silva 03/09/2025
Por Jonathan da Silva

O município de Gramado foi apresentado como case nacional no Workshop de Destinos Turísticos Inteligentes, promovido nesta terça-feira (2) pelo Ministério do Turismo em parceria com o Instituto Cidades do Futuro, em Curitiba. O encontro reuniu gestores públicos, especialistas e representantes do setor turístico para discutir estratégias de inovação e sustentabilidade no turismo brasileiro.

Durante o evento, o secretário de Turismo de Gramado, Ricardo Bertolucci Reginato, destacou os avanços alcançados desde que a cidade aderiu ao programa de Destino Turístico Inteligente (DTI). “Mais do que receber milhões de turistas todos os anos, o município tem buscado se preparar para o futuro, com planejamento estratégico e ferramentas que tornam a cidade mais conectada, inclusiva e sustentável”, afirmou o titular da pasta.

Único destino gaúcho no programa

Gramado é atualmente o único município do Rio Grande do Sul a integrar a Estratégia Nacional de Destinos Turísticos Inteligentes, o que posiciona a cidade como protagonista no debate sobre inovação turística no Brasil.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
03/09/2025 0 Comentários 296 Visualizações
Política

Amprotabaco defende cadeia produtiva do tabaco em reunião da Conicq

Por Jonathan da Silva 03/09/2025
Por Jonathan da Silva

A Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco) defendeu a importância socioeconômica da produção legal de tabaco durante a Reunião Aberta da Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (Conicq) realizada nesta terça-feira (2), em Brasília. O encontro, realizado na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), integra as etapas preparatórias para a 11ª Conferência das Partes (COP-11), que ocorrerá em novembro, em Genebra, na Suíça.

A entidade foi representada pelo presidente Gilson Becker, pelo vice-presidente em Santa Catarina, Emerson Maas, e pelo secretário executivo, Vinícius Pegoraro. Em sua fala, o presidente destacou que a Amprotabaco cumpre o papel de dar visibilidade à cadeia produtiva. “Não defendemos o consumo de cigarros, mas sim a produção agrícola legal, a economia que dela resulta e a dignidade dos produtores rurais que têm no tabaco sua principal fonte de renda. Essa atividade representa oportunidades no campo, empregos nas indústrias, arrecadação nos municípios e desenvolvimento em diferentes níveis da sociedade”, afirmou Becker.

Segundo o líder da entidade, a cultura do tabaco sustenta mais de 500 municípios brasileiros e envolve diretamente mais de 130 mil famílias agricultoras.

Relevância econômica e social

Becker ressaltou que o tabaco brasileiro é produzido de forma regulada e ambientalmente controlada, assegurando renda estável e qualidade de vida. “Não se trata de apologia, mas de realidade: onde há produção de tabaco, há crescimento econômico e inclusão social. O Brasil precisa compreender a dimensão desse setor, que lidera mundialmente em exportações e mantém vivas regiões inteiras”, pontuou o dirigente.

O presidente também destacou que a atividade contribui para fixar jovens no campo e ampliar o acesso a serviços como educação e saúde em áreas rurais.

Compromisso da Amprotabaco

Ao final da reunião, Becker reiterou o compromisso da entidade em defender o setor nas discussões internacionais. “Seguiremos unidos para mostrar a verdade, valorizar o desenvolvimento regional e defender as pessoas que vivem da terra. É por elas que continuaremos lutando, com coragem e presença, para que essa cadeia seja respeitada e mantida viva para as próximas gerações. Onde há tabaco, há dignidade, há trabalho, há futuro”, destacou o líder da Amprotabaco.

A reunião contou com a presença da presidente da Conicq, doutora Vera Lúcia da Costa e Silva, além de outros membros da comissão.

O que é a COP-11

A Conferência das Partes (COP) é o órgão deliberativo máximo da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT), tratado internacional de saúde pública da Organização Mundial da Saúde (OMS). O Brasil, como signatário, participa do encontro para definir estratégias de implementação da convenção. A 11ª edição será realizada entre 17 e 22 de novembro de 2025, em Genebra, reunindo representantes de diversos países para debater medidas de controle e regulação do tabaco.

Foto: Amprotabaco/Divulgação | Fonte: Assessoria
03/09/2025 0 Comentários 278 Visualizações
Variedades

SindiTabaco participa de reunião da Conicq em Brasília nesta terça

Por Jonathan da Silva 02/09/2025
Por Jonathan da Silva

A Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro sobre Controle do Uso do Tabaco e de seus Protocolos (Conicq) realiza nesta terça-feira, 2 de setembro, em Brasília, uma reunião aberta para debater os documentos que serão discutidos na 11ª Sessão da Conferência das Partes da Convenção-Quadro sobre Controle do Uso do Tabaco (COP11) e na 4ª Reunião das Partes do Protocolo para Eliminar o Comércio Ilícito dos Produtos de Tabaco (MOP4), programadas para novembro, na Suíça. O Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) confirmou presença no encontro, que acontece a partir das 14h na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

O presidente do SindiTabaco, Valmor Thesing, destacou a importância de levar à Conicq os impactos sociais e econômicos da cadeia produtiva do tabaco. “Esperamos que o diálogo prevaleça e que a Conicq, que abrange representantes de 11 ministérios, da Casa Civil, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e da Fundação Oswaldo Cruz, considere não somente as questões de saúde, mas também a importância econômica e social do setor do tabaco para mais de 525 municípios e 138 mil produtores brasileiros, cumprindo com a declaração interpretativa assinada quando da ratificação da Convenção-Quadro”, afirmou o dirigente.

Produção e exportação

Dados da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) apontam que a safra 2024/2025 atingiu 720 mil toneladas, gerando cerca de R$ 14,58 bilhões aos produtores integrados. O Brasil ocupa a posição de segundo maior produtor mundial e lidera as exportações há mais de 30 anos, com 90% da produção destinada a mais de 100 países. A expectativa é encerrar 2025 com US$ 3 bilhões em divisas. Entre janeiro e julho, os embarques já somaram 270 mil toneladas, com divisas 20,8% superiores ao mesmo período do ano passado, alcançando US$ 1,74 bilhão. Na indústria, o setor gera mais de 44 mil empregos diretos no país e recolhe R$ 17 bilhões em impostos.

Temas em debate

Embora a pauta da COP11 ainda não esteja oficializada, alguns assuntos devem integrar as discussões em Genebra. Entre eles está a diversificação das atividades agrícolas. Segundo a Afubra, para obter a mesma renda de um hectare de tabaco, um produtor precisaria de 7,85 hectares de soja. Na safra 2024/2025, os produtores ligados ao setor alcançaram R$ 24,7 bilhões em produtos agropecuários, sendo 59% dessa renda proveniente do tabaco e 41% de outras culturas e pecuária.

Outro ponto é a regulamentação dos dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs). Para o SindiTabaco, a medida poderia atender à demanda da saúde pública, incentivar a inovação e criar novas oportunidades econômicas. Atualmente, o consumo desses produtos ilegais no Brasil cresceu de 500 mil consumidores, em 2018, para 3 milhões em 2023, segundo pesquisa do Ipec.

Também deve estar em pauta o combate ao mercado ilegal. A carga tributária dos cigarros no Brasil varia de 70% a 90%, enquanto no Paraguai é de 13%, fator que favorece o contrabando e a concorrência desleal.

O que é a Conicq

Criada em 1999, a Conicq tem como objetivo subsidiar a participação do Brasil em negociações internacionais de controle do uso de tabaco. Reestruturada em 2023, a comissão reúne representantes de diversos ministérios, da Casa Civil, da Anvisa e da Fiocruz.

Foto: Banco de imagens/SindiTabaco/Divulgação | Fonte: Assessoria
02/09/2025 0 Comentários 318 Visualizações
Cidades

Prefeito Tissot divulga potencial turístico de Gramado em Brasília

Por Jonathan da Silva 25/08/2025
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Gramado realizou na quinta-feira (21), em Brasília, o workshop “Gramado em todas as estações”, com o objetivo de promover o destino turístico e apresentar suas atrações ao longo do ano. O evento reuniu mais de 80 agentes e operadores de viagens para uma capacitação conduzida pelo prefeito Nestor Tissot (PP), acompanhado de representantes da Secretaria de Turismo e do trade turístico local.

O encontro contou com a participação das servidoras da Secretaria de Turismo de Gramado, Bárbara Konrath e Tainá Kraemer, além de empresas do setor, como Brocker Turismo, Hotel Canto Verde, Grupo Dreams, Laghetto, MMC Receptivo, NBA Park e Hotel Recanto da Serra. De acordo com a gestão gramadense, a ação buscou reforçar as parcerias estratégicas e fortalecer a divulgação do município em um mercado considerado importante para o turismo de Gramado.

Ampliação da visibilidade

Segundo o prefeito Tissot, a proximidade com agentes de viagem é essencial para ampliar a visibilidade do município serrano. “É fundamental estarmos presentes em mercados importantes como o de Brasília, onde podemos apresentar de forma direta e pessoal tudo o que Gramado tem a oferecer. Nossas atrações se renovam a cada estação, e é por isso que eventos como este são cruciais para capacitar os agentes e mostrar que somos um destino para o ano inteiro”, afirmou o chefe do executivo gramadense.

Mais divulgação

Além do workshop, o prefeito participou de entrevista na Rádio Sucesso FM Brasília, com o objetivo de divulgar as atrações do município a um público ainda mais amplo da capital federal.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
25/08/2025 0 Comentários 306 Visualizações
Variedades

Sebrae RS leva comitiva ao evento Transformar Juntos 2025 em Brasília

Por Jonathan da Silva 23/07/2025
Por Jonathan da Silva

Uma comitiva do Sebrae RS, formada por mais de 70 pessoas, está participando do evento nacional Transformar Juntos 2025, promovido pelo Sebrae Nacional entre os dias 23 e 25 de julho, no Royal Tulip, em Brasília. A delegação reúne prefeitos, secretários, servidores públicos de municípios participantes do Programa Cidade Empreendedora e parceiros da Redesim.

A edição de 2025 do evento discute temas como simplificação de processos para legalização de empresas, aumento da produtividade dos pequenos negócios, boas práticas em compras públicas e estratégias de desenvolvimento sustentável diante dos desafios climáticos. A programação também contempla a formação de coalizões para a solução de problemas públicos.

Participação estratégica

De acordo com o analista de Desenvolvimento Territorial e Educação Empreendedora do Sebrae RS, Márcio Benedusi, a participação é estratégica. “A presença do Rio Grande do Sul com uma delegação tão representativa demonstra o quanto o estado está engajado na construção de um ambiente mais favorável ao empreendedorismo. É um momento de aprendizado coletivo e de fortalecimento das redes de cooperação”, destaca Benedusi.

O Sebrae RS afirma que considera o evento uma oportunidade de fortalecer a articulação entre os gestores públicos parceiros do Programa Cidade Empreendedora e integrantes da Redesim. “Ao reunir nossos parceiros nesse ambiente, fortalecemos nossa atuação como agente de transformação nos territórios gaúchos, promovendo soluções que geram desenvolvimento econômico e social”, completa Benedusi.

Serviço

  • O quê: Participação do Sebrae RS no evento Transformar Juntos 2025
  • Quando: 23, 24 e 25 de julho
  • Onde: Royal Tulip Brasília Alvorada – Brasília
  • Quanto: Evento com participação institucional do Sebrae; mais detalhes no site transformarjuntos2025.com.br
Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
23/07/2025 0 Comentários 352 Visualizações
Política

Federação Varejista do RS envia manifesto a parlamentares gaúchos

Por Jonathan da Silva 21/07/2025
Por Jonathan da Silva

A Federação Varejista do Rio Grande do Sul encaminhou nesta sexta-feira (18) um manifesto em defesa da Constituição, da democracia e dos direitos e deveres dos cidadãos brasileiros a todos os 31 deputados federais e três senadores do Rio Grande do Sul. O documento foi enviado a representantes políticos em Brasília e manifesta apoio à atuação parlamentar diante do que a entidade classifica como desequilíbrio entre os poderes.

No texto, a federação afirma que os parlamentares foram eleitos “para nos representar nesta honrada Instituição, Câmara Federal e Senado Federal, com o objetivo de fazer o melhor possível pelo povo que representam”. O documento é assinado pelo presidente da entidade, Ivonei Miguel Pioner, e referendado pela diretoria.

Ainda segundo o manifesto, “não é momento de fraquejar” e, por isso, a entidade busca “deixar claro que vossas pautas também são nossas pautas. Vossa luta é também nossa luta”. A federação também declarou apoio à atuação da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo, destacando a importância do setor para a economia nacional.

Representação institucional

A Federação Varejista do RS representa institucionalmente as Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs), a CDL Jovem e o SPC Brasil no estado. O conjunto de entidades integra o Sistema CNDL, que congrega mais de duas mil entidades em todo o país, 500 mil empresas associadas e mais de 1 milhão de pontos de venda. Segundo o texto, o setor de comércio e serviços representa 73% do PIB nacional e é responsável por cerca de 27 milhões de empregos no Brasil.

Foto: Freepik/Reprodução | Fonte: Assessoria
21/07/2025 0 Comentários 343 Visualizações
Política

Prefeitura de Montenegro cobra repasse de R$ 30 milhões e aumento do Teto MAC

Por Jonathan da Silva 17/07/2025
Por Jonathan da Silva

O prefeito de Montenegro, Gustavo Zanatta (Republicanos), se reuniu com a assessoria parlamentar do Ministério da Saúde, em Brasília, nesta quarta-feira (16) para tratar da situação do Hospital Montenegro e solicitar mais recursos para o setor. A comitiva do município também foi composta pelo chefe de gabinete, Renan Boos, e pelo assessor especial, Rafael Cruz.

Durante a reunião, os representantes municipais cobraram a liberação de um aporte financeiro emergencial de R$ 30 milhões, solicitado pelo Hospital Montenegro ao governo federal em novembro de 2024. Além disso, pediram o aumento do Teto MAC (Média e Alta Complexidade), que define o limite financeiro repassado pelo Ministério da Saúde aos estados e municípios para custeio de serviços como exames, internações e cirurgias no Sistema Único de Saúde (SUS).

Melhoria dos serviços

O prefeito Zanatta avalia que a ampliação desse limite é fundamental para a sustentabilidade dos serviços. “O aumento desse limite vai permitir uma melhor remuneração dos serviços e a ampliação do número de atendimentos. É isso que defendemos”, afirma o chefe do executivo montenegrino.

Foto: Prefeitura de Montenegro/Divulgação | Fonte: Assessoria
17/07/2025 0 Comentários 317 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 5

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO