Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Marca com origem em Novo Hamburgo é a maior rede...
Porto Alegre recebe Semana do Centro Histórico, com programação cultural...
Dia dos Namorados: restaurantes de Novo Hamburgo apostam em menus...
Especialista orienta noivas sobre cuidados estéticos antes do casamento
Fórum de Vitivinicultura encerra com debate sobre precisão e avaliação...
Construarte 2026 supera expectativas e movimenta mais de R$ 52...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Nova fase da NR-1 amplia exigências sobre riscos psicossociais nas...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

articulação

Política

ACIs do Vale do Rio Pardo iniciam articulação regional para defender pautas comuns

Por Jonathan da Silva 11/06/2026
Por Jonathan da Silva

Representantes de associações comerciais e industriais de nove municípios do Vale do Rio Pardo participaram, na tarde desta terça-feira (9), de um encontro em Santa Cruz do Sul para iniciar uma articulação regional voltada à defesa de pautas comuns de desenvolvimento. A iniciativa é liderada pela Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul e busca integrar as entidades da região para construir uma agenda coletiva de demandas e ampliar a representatividade junto aos agentes políticos.

A reunião ocorreu na sede da ACI de Santa Cruz do Sul e reuniu presidentes e lideranças de associações comerciais de diferentes municípios do Vale do Rio Pardo. A proposta é promover a troca de experiências, identificar desafios comuns e consolidar reivindicações regionais em um documento unificado.

Integração regional

De acordo com o presidente da ACI de Santa Cruz do Sul, Marco Antonio Borba, a mobilização pretende fortalecer as entidades por meio da cooperação regional. “O Vale do Rio Pardo possui demandas urgentes e históricas. Através dessa união de forças, vamos consolidar um diagnóstico real das dificuldades enfrentadas por cada entidade e município, criando uma voz única e forte para apresentar diretamente às nossas forças políticas”, destaca Borba.

Segundo o dirigente, o grupo pretende compartilhar experiências entre as associações, identificar boas práticas e discutir soluções para problemas que afetam diferentes municípios da região.

Pautas para os parlamentares

Como encaminhamento inicial, as entidades planejam convidar deputados com atuação na região para uma reunião conjunta. O objetivo é apresentar aos parlamentares um conjunto de demandas consideradas prioritárias para o desenvolvimento regional.

A proposta prevê que cada associação contribua com informações sobre os principais entraves enfrentados em seu município. Posteriormente, essas pautas serão reunidas em um documento único para demonstrar os impactos regionais dos problemas identificados.

Entre os temas citados estão melhorias na infraestrutura e na logística de estradas, além da necessidade de ampliar a captação de recursos e emendas parlamentares para hospitais e para a estrutura de saúde da região.

Fortalecimento dos municípios menores

De acordo com os participantes, a atuação conjunta também pretende ampliar a visibilidade das demandas de municípios de menor porte, que muitas vezes encontram dificuldades para levar suas reivindicações às esferas estadual e federal.

A expectativa é que a construção de uma pauta regional fortaleça o poder de articulação das entidades junto aos representantes políticos e aos órgãos governamentais.

Próximos encontros

As lideranças definiram que as reuniões ocorrerão a cada três meses e de forma itinerante, passando pelas diferentes cidades participantes do grupo.

Segundo Marco Antonio Borba, a articulação regional surge da necessidade de acelerar o encaminhamento de pautas consideradas específicas do Vale do Rio Pardo. “Tradicionalmente, as demandas regionais são canalizadas via Federasul, em Porto Alegre. Contudo, pela amplitude da entidade estadual, as lideranças locais identificaram a necessidade de uma articulação direta e imediata. O Vale do Rio Pardo tem suas pendências e demandas específicas. Queremos cortar caminho e ter a nossa própria voz”, destacou o dirigente.

Participantes

Além do presidente da ACI de Santa Cruz do Sul, Marco Antonio Borba, participaram do encontro o presidente da Cacis de Sinimbu, Adair Mueller; o presidente da ACI de Pantano Grande, Mauri Vili Kuhn; os representantes da Acis de Rio Pardo, Regis Pivetta e Diego Dressler; a representante da Caciva de Venâncio Aires, Lisete Stertz; os representantes da Acic de Candelária, Fernando Lersch e Clairton Kleinert; o representante da Acisa de Vera Cruz, Marcos Machado; e o representante da Acevale de Vale do Sol, Arthur Hein.

Foto: Rodrigo Assmann/Divulgação | Fonte: Assessoria
11/06/2026 0 Comentários 58 Visualizações
Política

Vice-prefeito de Nova Petrópolis cumpre agenda em Brasília para buscar recursos federais

Por Jonathan da Silva 15/04/2026
Por Jonathan da Silva

O vice-prefeito de Nova Petrópolis, Alexandre da Silva, realizou uma viagem oficial a Brasília entre os dias 6 e 9 de abril, com o objetivo de captar investimentos e encaminhar projetos estratégicos para o município. A agenda institucional focou na articulação com o Governo Federal para garantir a continuidade de obras e o fortalecimento de serviços públicos essenciais.

Durante a permanência no Distrito Federal, Alexandre da Silva visitou a Câmara dos Deputados, o Senado Federal e pastas ministeriais. As pautas apresentadas pela comitiva abrangeram saúde, agricultura, infraestrutura e segurança pública, buscando a liberação de emendas parlamentares e a inclusão de Nova Petrópolis em programas federais.

Avaliação da agenda

O vice-prefeito afirmou que o saldo da viagem é positivo para o planejamento da administração municipal. “Retornamos com boas expectativas, especialmente em relação a programas federais e recursos indicados para o município. Já temos, inclusive, a confirmação de alguns desses recursos”, destacou Alexandre da Silva.

A comitiva contou também com a participação dos vereadores Maicon Knaak (PSB) e Arthur Schumann (PSD), reforçando a união de esforços na articulação política.

Foto: PMNP/Divulgação | Fonte: Assessoria
15/04/2026 0 Comentários 116 Visualizações
Política

Em Brasília, presidente da Gramadotur busca apoio para eventos

Por Jonathan da Silva 18/03/2026
Por Jonathan da Silva

A presidente da autarquia municipal Gramadotur, Rosa Helena Volk, cumpriu agenda oficial em Brasília na última semana para articular apoio do Governo Federal e de órgãos nacionais na captação de recursos para eventos públicos de Gramado. Durante a série de reuniões, a dirigente apresentou projetos e relatórios de impacto e tratou da participação de instituições federais em eventos do município, com o objetivo de ampliar investimentos e fortalecer a realização das programações culturais.

No Ministério do Turismo, a presidente da Gramadotur foi recebida pelo chefe de Gabinete, Gustavo Machado Pires, e pelo coordenador de projetos, José Ivo. Já no Ministério da Cultura, Rosa Helena participou de reunião com o gerente de projetos, Fabrício Antenor, e com o integrante da Diretoria de Fomento, Odecir Costa.

Na ocasião, foram apresentados dados do Relatório de Impacto do 40º Natal Luz, além do protocolo de um ofício solicitando a participação da Film Commission Nacional no Festival de Cinema deste ano. Durante o encontro, representantes do Governo Federal receberam uma bolsa produzida por artesãs do Coletivo Valentinas.

Articulação com órgãos nacionais

A agenda também incluiu reunião na Embratur com o gerente da Presidência, Tiago Prata, o coordenador da Gerência de Inovação, Christiano Lima Braga, e a supervisora da Gerência de Inovação, Allexia de Pinho. O encontro tratou da participação da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo no 54º Festival de Cinema de Gramado, programado para ocorrer entre 12 e 22 de agosto.

A presidente da Gramadotur também esteve na sede do Sebrae, onde foi recebida pela coordenadora Ana Clevia Gurerreiro, para tratar de ações de apoio e incentivo aos eventos locais.

Avaliação da agenda

De acordo com a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, as reuniões tiveram como foco a ampliação de parcerias institucionais. “Foi uma agenda muito importante para estreitar laços e reforçar a necessidade de incentivos para os eventos de Gramado. Ao apresentarmos números impactantes do 40º Natal Luz e o planejamento do 54º Festival de Cinema, demonstramos que os investimentos federais em nossos eventos possuem retorno garantido em visibilidade e desenvolvimento”, afirma Rosa Helena.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
18/03/2026 0 Comentários 118 Visualizações
Política

Gramado articula por novos ambulatórios para o Hospital São Miguel

Por Jonathan da Silva 27/02/2026
Por Jonathan da Silva

O secretário da Saúde de Gramado, Jeferson Moschen, realizou nos últimos dias uma série de agendas em municípios da serra gaúcha para articular, junto ao Governo do Estado, a instalação de novos ambulatórios no Hospital Arcanjo São Miguel (HASM). As tratativas ocorreram durante compromissos em Caxias do Sul e Farroupilha, com o objetivo de viabilizar a oferta de novas especialidades médicas no município.

Em Caxias do Sul, o secretário da Saúde de Gramado, Jeferson Moschen, participou do ato de entrega de equipamentos ao Hemocentro Regional, que contou com a presença do governador Eduardo Leite (PSD) e da secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann. Ainda na cidade, representando Gramado, o titular da pasta acompanhou o anúncio de repasse de recursos do Governo do Estado ao Hospital Geral.

Nas duas ocasiões, Jeferson tratou diretamente com a secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann, sobre a possibilidade de instalação de novos ambulatórios no Hospital Arcanjo São Miguel, com a finalidade de ampliar os serviços oferecidos à população.

Visita técnica em Farroupilha

Em Farroupilha, no Hospital São Carlos, o secretário da Saúde de Gramado esteve no Ambulatório de Feridas Crônicas para conhecer a estrutura e o funcionamento do serviço. A visita teve como objetivo avaliar experiências que possam subsidiar a implantação de novos atendimentos em Gramado.

Segundo Jeferson Moschen, o hospital municipal tem condições estruturais para ampliar a oferta de serviços. “Desde a compra do Hospital São Miguel, o poder público de Gramado vem realizando grandes investimentos em melhorias na infraestrutura, em novos equipamentos e ampliações da nossa casa de saúde. Com isso, atualmente temos condições físicas de ofertar novos serviços e ampliar atendimentos”, afirmou o titular da pasta.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
27/02/2026 0 Comentários 143 Visualizações
Política

Prefeito articula R$ 20 milhões para a saúde de Novo Hamburgo

Por Jonathan da Silva 11/12/2025
Por Jonathan da Silva

O prefeito de Novo Hamburgo, Gustavo Finck (PP), viajou a Brasília na terça-feira (9) para articular a destinação de R$ 20 milhões em recursos para a área da saúde do município. O montante, previsto por meio de financiamento junto ao BNDES com parte dos juros subsidiados pelo governo federal, está vinculado ao novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções e deverá ser submetido ao Legislativo municipal em regime de urgência.

Segundo o prefeito, o valor será destinado a adequações no Hospital Municipal de Novo Hamburgo (HMNH), à reforma de oito Unidades de Saúde da Família (USFs), à construção de duas novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) nos bairros Santo Afonso e Canudos e à aquisição de mobiliário. “São recursos muito importantes para ampliarmos o cuidado com a nossa gente. Sabemos que a Saúde precisa avançar e estamos trabalhando em várias frentes para proporcionarmos o melhor à população nesta área”, destacou Finck.

Aplicação dos recursos

A Prefeitura detalhou a aplicação prevista dos R$ 20 milhões: R$ 8 milhões para adequações e reformas estruturais no Hospital Municipal; R$ 4 milhões para a reforma de oito USFs; R$ 6 milhões para a construção das duas novas UBSs; e R$ 2 milhões para a aquisição de equipamentos e mobiliário para equipar as novas unidades de saúde.

Próximos passos

Para dar continuidade ao processo, o executivo deverá encaminhar um projeto de lei ao legislativo em regime de urgência. “Os vereadores têm sido sensíveis às pautas e causas importantes do Município”, complementou o prefeito Finck.

Além dos recursos para a saúde, o município também obteve a aprovação de projetos para receber mais de R$ 31 milhões destinados a obras e melhorias no Sistema de Abastecimento de Água (SAA), segundo informações da prefeitura.

Foto: PMNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
11/12/2025 0 Comentários 246 Visualizações
Política

Novo Hamburgo busca recursos para a saúde em reunião com o governo estadual

Por Jonathan da Silva 17/10/2025
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Novo Hamburgo apresentou as principais demandas da área da saúde ao Governo do Estado em reunião realizada nesta quinta-feira (16) entre a secretária municipal de Saúde, Betina Espindula, e o diretor da Assessoria de Gestão e Planejamento da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS), Péricles Stehmann Nunes, acompanhado de sua equipe técnica. O encontro tratou da articulação de recursos estaduais para obras, reformas e melhorias estruturais em unidades de saúde do município, com foco em entregas previstas para 2025.

Durante a reunião, foram apresentadas as prioridades locais e as solicitações de repasses financeiros necessários para a execução dos projetos. De acordo com a secretária Betina Espindula, o processo de análise dos pedidos é conduzido pela equipe estadual, que avalia o mérito e as necessidades de cada município. “A equipe estadual, que recebe as solicitações de recursos, avalia os projetos municipais para decidir sua inclusão no orçamento, levando em conta o mérito e as necessidades locais”, explicou a titular da pasta da saúde.

A secretária também ressaltou a importância de alinhar as ações municipais ao apoio do governo estadual. “É fundamental planejar iniciativas que possam ser executadas já em 2025 e também pensar em 2026, com foco em resultados rápidos para a comunidade”, afirmou Betina.

Visitas técnicas e andamento de obras

A agenda do encontro incluiu visitas à Secretaria Municipal de Saúde e ao Anexo 2 do Hospital Municipal. Betina informou que o investimento estadual destinado a essa obra é de R$ 10,6 milhões e que o projeto está atualmente em fase de análise documental para a licitação de uma nova empresa responsável pela execução.

Durante a visita, foram apresentados também o andamento das obras e as principais demandas do hospital, entre elas a reforma da Unidade Águia, que deve receber convênio estadual ainda em 2025. “A reunião foi voltada para encaminhamentos e planejamento”, concluiu a secretária.

Foto: Gustavo Steffens/PMNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
17/10/2025 0 Comentários 321 Visualizações
Política

Governador Leite e presidente Lula se reúnem para articular ações emergenciais no RS

Por Jonathan da Silva 02/05/2024
Por Jonathan da Silva

O governador Eduardo Leite (PSDB) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniram na manhã desta quinta-feira (2) na Base Aérea de Santa Maria, na região central do Rio Grande do Sul. Acompanhados de uma equipe de ministros, os chefes do executivo nacional e estadual articularam ações emergenciais para o estado diante da tragédia climática causada pelas chuvas intensas. Leite apresentou um panorama dos efeitos dos temporais e das ações de salvamento que estão em curso.

Durante o encontro, ficou decidida como medida emergencial a criação de uma Sala de Situação integrada sob coordenação do comandante militar do Sul, general Hertz Pires do Nascimento, para organizar as operações de resgate em todas as regiões atingidas. “Precisamos de todos os recursos técnicos e humanos para salvar vidas neste momento. Estamos testemunhando um desastre histórico, infelizmente. Os prejuízos materiais são gigantescos, mas nosso foco neste momento são os resgates. Ainda há pessoas aguardando o socorro”, declarou Leite, que destacou as dificuldades meteorológicas ainda existentes, que retardam as operações.

Acompanhado pelo secretário de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel, o governador também indicou a necessidade de suporte do governo federal para as operações de atendimento que serão realizadas quando as condições permitirem. “Vamos precisar de apoio logístico para chegar às comunidades com abastecimento e auxílio com comida e remédios”, detalhou Leite. “Os apelos que faço têm a ver com a angústia que sinto diante da situação do estado”, salientou o governador.

Estiveram presentes na reunião os ministros da Casa Civil, Rui Costa, dos Transportes, Renan Filho, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, das Cidades, Jader Filho, e da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta.

Foto: Maurício Tonetto/Secom/Divulgação | Fonte: Assessoria
02/05/2024 0 Comentários 451 Visualizações
Saúde

Prefeito de São Leopoldo protocola pedido de liberação de vacinas a contra dengue para o RS

Por Jonathan da Silva 12/04/2024
Por Jonathan da Silva

O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi (PT), protocolou na manhã da quarta-feira (10) um ofício no Ministério da Saúde do Governo Federal pedindo a mudança na portaria e nos critérios para que liberem a distribuição de vacinas contra a dengue no Estado do Rio Grande do Sul. O prefeito reforçou que São Leopoldo é uma das cidades com o maior número de casos e óbitos (11) no estado.

Vanazzi ressaltou que o tema é de extrema seriedade. “Estamos numa grande peleia, viemos aqui hoje no Ministério da Saúde protocolar em nome da nossa comunidade, mas em nome de todo o povo gaúcho, suplicar pela vinda das vacinas para o nosso estado, já dobramos o atendimento, qualificamos nossos espaços de hidratação nos postos de saúde, porém os municípios não estão dando conta sozinhos da proliferação do vírus da dengue”, pontuou.

O prefeito leopoldense, que também preside a Associação Brasileira de Municípios (ABM), se propõe a dialogar com outros prefeitos da região e busca o apoio de deputados federais para consolidar a articulação com o Governo Federal. “Agora nós estamos abrindo uma negociação em nível estadual, tentando conversar com outros prefeitos e deputados para fortalecer esse movimento, sabemos que há uma escassez da vacina, o volume de produção é muito menor que o necessário, mas estamos aqui para fazer esse apelo e lutar pela vacina o mais rápido possível para as nossas comunidades”, afirmou.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
12/04/2024 0 Comentários 547 Visualizações

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Marca com origem em Novo Hamburgo é a maior rede de aluguel de trajes do país

  • 3

    Porto Alegre recebe Semana do Centro Histórico, com programação cultural gratuita

  • 4

    Dia dos Namorados: restaurantes de Novo Hamburgo apostam em menus exclusivos e experiências românticas

  • 5

    Especialista orienta noivas sobre cuidados estéticos antes do casamento

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO