Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

america latina

Variedades

Declaração de Porto Alegre cria bloco regional para setor de semicondutores

Por Jonathan da Silva 22/06/2026
Por Jonathan da Silva

Representantes de governos, universidades, centros de pesquisa e empresas da América Latina e do Caribe formalizaram, na quinta-feira (18), a criação do SemiCon-LAC, uma comunidade permanente de cooperação voltada ao desenvolvimento do setor de semicondutores na região. A iniciativa foi oficializada por meio da assinatura da Declaração de Porto Alegre, durante o SemiCon-LAC 2026, realizado no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), em Porto Alegre. O objetivo é ampliar a integração regional, fortalecer capacidades científicas e industriais e posicionar os países latino-americanos e caribenhos na cadeia global de produção de chips, em um contexto de reconfiguração geopolítica do setor.

A Declaração de Porto Alegre estabelece um mecanismo permanente de cooperação entre os participantes e designa o Tecnopuc como responsável pelo primeiro mandato da secretaria executiva da iniciativa. A função inclui a coordenação das ações previstas e a articulação entre os diferentes atores envolvidos para garantir a continuidade dos trabalhos após a realização do simpósio.

Contexto global

A criação do SemiCon-LAC ocorre em meio ao movimento internacional de descentralização da produção de semicondutores, atualmente concentrada principalmente em países do Pacífico Leste, como Taiwan, Coreia do Sul e China. A proposta busca integrar capacidades científicas, técnicas e industriais da América Latina e do Caribe para ampliar a competitividade regional e fortalecer as cadeias de suprimentos.

O cenário é impulsionado pelo crescimento da demanda por semicondutores voltados à Inteligência Artificial. Segundo dados apresentados durante o evento, a receita global do setor alcançou US$ 793 bilhões em 2025, representando crescimento de 21% em relação ao ano anterior. Os chips destinados a aplicações de IA respondem por quase um terço das vendas mundiais.

As projeções indicam que os investimentos globais em infraestrutura de Inteligência Artificial devem ultrapassar US$ 1,3 trilhão em 2026. A expectativa é que os semicondutores voltados para IA representem mais de 50% das vendas totais do setor até 2029.

Articulação regional

O professor da Escola Politécnica da PUCRS e chair do SemiCon-LAC 2026, Adão Villaverde, destacou que a iniciativa surge em um momento de reorganização da cadeia produtiva global. “O evento no Brasil ocorre em um período de reestruturação global para desconcentrar a produção de semicondutores do Pacífico Leste. Este é um setor que demanda capital humano, investimentos, parcerias e um diálogo permanente entre empresários, especialistas, gestores públicos e agências de financiamento com foco em business. Assim, o SemiCon-LAC surge como uma articulação público-privada para transferência de conhecimento e geração de valor, tendo como meta reforçar o Rio Grande do Sul como um hub de semicondutores em nosso país, América Latina e Caribe. E também buscando a nossa soberania científica, técnica, comercial e geopolítica”, afirmou Villaverde.

Pilares da declaração

O documento estabelece quatro eixos principais para orientar a atuação do bloco regional.

O primeiro é a Cooperação Regional e Internacional, que prevê a criação de uma comunidade permanente para promover o diálogo e o desenvolvimento de iniciativas conjuntas entre governos, universidades, centros de pesquisa e empresas. Embora tenha foco na América Latina e no Caribe, a estrutura está aberta à participação de instituições de outras regiões do mundo.

O segundo pilar trata do Fortalecimento de Capacidades, com incentivo à integração entre academia e indústria para estimular pesquisa aplicada, inovação tecnológica e formação de profissionais qualificados.

O terceiro eixo é a Autonomia e Resiliência, com foco na ampliação da autonomia tecnológica regional e na redução de riscos relacionados ao abastecimento de componentes estratégicos.

O quarto pilar prevê a criação de um Mecanismo Permanente de Gestão. Nesse modelo, o Tecnopuc assume a coordenação inicial da Secretaria Executiva, responsável por acompanhar a implementação da agenda de cooperação estabelecida pela declaração.

Encerramento do evento

A programação de encerramento do SemiCon-LAC 2026, realizada em 19 de junho, incluiu visitas técnicas a instituições e empresas ligadas ao setor de semicondutores no Rio Grande do Sul. Entre os locais visitados estão o Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), o Tecnosinos e empresas instaladas em parques tecnológicos, como Impinj, EnSilica, HT Micron e itt CHIP.

O SemiCon-LAC 2026 foi organizado pelo Tecnopuc e coorganizado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SICT-RS), com participação de instituições públicas, entidades empresariais, universidades, agências de fomento e organizações ligadas ao setor de tecnologia e inovação.

Foto: Maurício Porton/Divulgação | Fonte: Assessoria
22/06/2026 0 Comentários 55 Visualizações
Variedades

Rio Grande do Sul sediará encontro das Câmaras Italianas da América Latina em 2028

Por Jonathan da Silva 17/06/2026
Por Jonathan da Silva

O Rio Grande do Sul foi confirmado como sede do Encontro das Câmaras de Comércio Italianas da América Latina (Área Latam) em 2028, uma das principais agendas de integração da rede de câmaras italianas no exterior. O anúncio foi realizado durante a 35ª Convenção Mundial das Câmaras de Comércio Italianas no Exterior, promovida entre os dias 13 e 15 de junho, em Gênova, na Itália. A candidatura gaúcha foi apresentada pela Câmara de Comércio Italiana do Rio Grande do Sul (CCIRS) e recebeu apoio da rede internacional. O evento deverá ocorrer em Porto Alegre ou em municípios da Serra Gaúcha, cuja definição será feita nos próximos meses.

Para o presidente da Câmara de Comércio Italiana do Rio Grande do Sul, Erasmo Carlos Battistella, a escolha representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela entidade na aproximação entre Brasil e Itália. “Recebemos com muita satisfação esta confirmação. Será uma grande oportunidade para apresentar o potencial econômico do nosso Estado, ampliar conexões internacionais e fortalecer ainda mais os laços entre o Brasil, a Itália e toda a rede de câmaras italianas da América Latina. Voltamos muito animados com as oportunidades que se abrem e com o reconhecimento que a Câmara vem conquistando no cenário global”, afirma Battistella.

Convenção reuniu representantes de 63 países

A confirmação ocorreu durante a 35ª Convenção Mundial das Câmaras de Comércio Italianas no Exterior, que reuniu cerca de 200 representantes das 86 câmaras italianas presentes em 63 países. O encontro também contou com a participação de autoridades italianas, empresários e lideranças institucionais.

Entre os destaques da programação estiveram a presença da prefeita de Gênova, Silvia Salis, e as participações remotas do ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, e do ministro das Empresas e do Made in Italy, Adolfo Urso.

Debates sobre comércio e competitividade

Além da definição do Rio Grande do Sul como sede do encontro latino-americano de 2028, a convenção debateu estratégias voltadas ao fortalecimento da competitividade das empresas italianas no exterior, à ampliação do comércio internacional e ao aumento da presença dos negócios italianos nos mercados globais por meio da atuação integrada da rede mundial de câmaras.

A programação incluiu ainda encontros de negócios, rodadas de relacionamento institucional e reuniões entre representantes das diferentes câmaras, criando oportunidades para novas parcerias, investimentos e cooperação entre empresas e instituições de diversos países.

Encaminhamentos da convenção

Entre as deliberações do evento esteve a reeleição de Mario Pozza para mais um mandato à frente da Assocamerestero, entidade responsável pela coordenação da rede mundial das câmaras italianas no exterior.

Também foi confirmada a eleição de Claudio Farabola, secretário-geral da Câmara Italiana na Argentina, como representante dos secretários-gerais no Conselho Geral da organização para o triênio 2026-2029.

Foto: CCIRS/Divulgação | Fonte: Assessoria
17/06/2026 0 Comentários 68 Visualizações
Cidades

Nova Petrópolis reforça promoção turística na WTM Latin America em São Paulo

Por Jonathan da Silva 20/04/2026
Por Jonathan da Silva

Nova Petrópolis participou da WTM Latin America, uma das maiores feiras de turismo da América Latina, realizada em São Paulo de 14 a 16 de abril, para prospectar visitantes para a temporada de inverno. O evento contou com a presença da secretária adjunta de Turismo e Cultura, Mayara Senna dos Reis, que integrou o espaço do estado do Rio Grande do Sul ao lado de outros municípios gaúchos. A presença na feira teve como foco apresentar o destino ao principal mercado emissor de turistas do Brasil.

A cidade levou ao mercado nacional os atrativos, experiências e o calendário da temporada de inverno, período em que Nova Petrópolis se transforma em um dos destinos mais procurados da Serra Gaúcha. A participação no evento busca fortalecer a imagem do município e gerar oportunidades de negócios.

Ampliando a competitividade

O secretário de Turismo e Cultura de Nova Petrópolis, Rodrigo Barbieri Sangali, destacou a importância da presença no evento para ampliar a competitividade do município no mercado nacional. “Precisamos ser vistos e apresentados ao mercado. Nossa participação em grandes feiras como a WTM é estratégica para posicionar Nova Petrópolis, fortalecer nossa temporada de inverno e ampliar nossa presença junto aos principais canais de comercialização do turismo brasileiro”, comentou o titular da pasta.

Vitrine do turismo latino-americano

Reconhecida como uma das principais vitrines do turismo latino-americano, a WTM reuniu operadores, agências, companhias aéreas, destinos e profissionais do setor, criando oportunidades estratégicas para geração de negócios e fortalecimento da imagem dos destinos participantes.

Foto: Turismo PMNP/Divulgação | Fonte: Assessoria
20/04/2026 0 Comentários 130 Visualizações
Variedades

Artecola expande sustentabilidade na América Latina

Por Jonathan da Silva 04/11/2025
Por Jonathan da Silva

A Artecola lançou seu Relatório de Sustentabilidade 2024, que consolida as práticas e resultados ESG das operações no Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru. A publicação, divulgada no padrão GRI (Global Reporting Initiative), destaca a ampliação do conceito sustentável da companhia em toda a América Latina, com avanços em eficiência energética, economia circular e ações sociais. Segundo o presidente executivo da Artecola, Eduardo Kunst, o compromisso com o desenvolvimento sustentável está presente desde a fundação da empresa e segue como pilar estratégico.

O relatório detalha as ações realizadas em 2024, divididas em três eixos: Química da Inovação Sustentável, Química que Une e Desenvolve Pessoas e Química Multilatina e Catalisadora da Transformação. Em cada país, as unidades apresentaram conquistas específicas. No Chile, houve redução de 50% no consumo de eletricidade e implantação de um plano de sustentabilidade. Na Colômbia, a empresa estruturou um sistema interno de indicadores ESG e promoveu voluntariado em bancos de alimentos. Já no México, 100% das sobras industriais da planta de León foram recicladas, e está em andamento o projeto para autossuficiência em energia solar até 2026.

Avanços no Brasil e no Peru

No Peru, a certificação ISO 45001 marcou o ano, junto à ampliação de tecnologias limpas e à parceria com comunidades locais para ações de reciclagem. No Brasil, duas das três unidades passaram a operar com 100% de energia de fontes renováveis, além de melhorias estruturais e novos projetos sociais e internos. O país também foi palco do lançamento da Cultura Meta, iniciativa que será expandida para todas as unidades da América Latina.

Resultados globais

Entre 2021 e 2024, a Artecola utilizou 19.149 toneladas de materiais recicláveis, sendo 4.511 toneladas apenas no último ano. Em 2024, os produtos sustentáveis representaram 73,4% da receita líquida total da companhia, alcançando a meta corporativa. Um dos exemplos é o contraforte Artedur ECO, desenvolvido dentro do conceito de economia circular, que já é utilizado por mais de 60% do setor de calçados de segurança e evitou o descarte de cerca de 50 toneladas de resíduos em seu primeiro ano.

Diversidade e inclusão

O programa “Somos Multiculturais” foi estendido para todos os países em 2024, com foco na promoção da diversidade e da inclusão nas equipes. “Respeitando as particularidades locais e ao mesmo tempo alinhando-se aos objetivos globais da companhia, cada unidade registrou importante participação para que a sustentabilidade se torne cada vez mais uma marca da Artecola Multilatina”, afirmou o presidente executivo Eduardo Kunst.

O Relatório de Sustentabilidade 2024 está disponível em português e espanhol no site artecolaquimica.com.br, na aba Sustentabilidade. Fundada em 1948, a Artecola atua nos setores agro, automotivo, de papel e embalagem, moveleiro e construção civil, com soluções adesivas e chapas termomoldáveis sustentáveis.

Foto: Marcos Quintana/Divulgação | Fonte: Assessoria
04/11/2025 0 Comentários 251 Visualizações
Cidades

Gramado participa de feira internacional de turismo no Paraguai

Por Jonathan da Silva 13/10/2025
Por Jonathan da Silva

Gramado participou da Feira Internacional de Turismo do Paraguai (Fitpar 2025), realizada de 10 a 12 de outubro, em Assunção, com o objetivo de ampliar sua presença no mercado paraguaio e fortalecer sua imagem como destino turístico. A Secretaria de Turismo representou o município no evento, considerado um dos mais importantes do setor na América Latina, buscando novas conexões comerciais e promovendo os principais atrativos da cidade.

Gramado contou com um balcão próprio no estande da Embratur, onde as servidoras Bárbara Konrath e Franciele Berti realizaram atendimentos e reuniões com agentes de viagem e operadores turísticos. A participação incluiu também ações de divulgação junto ao público final, oferecendo informações sobre lazer, cultura, gastronomia e eventos locais.

Durante os três dias de feira, a equipe participou de capacitações para agentes de viagem, bate-papos no espaço de influenciadores, rodadas de negócios e sorteios promovidos no estande. Além disso, a Secretaria de Turismo integrou ações conjuntas com a Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (Setur/RS), também presente no espaço da Embratur, ampliando a visibilidade do destino gaúcho no mercado internacional.

Mercado paraguaio em expansão

O secretário de Turismo de Gramado, Ricardo Bertolucci, destacou o potencial do Paraguai como emissor de visitantes para a cidade. “O Paraguai é um mercado com grande potencial para Gramado, e eventos como a Fitpar são essenciais para consolidarmos nossa presença e fortalecer os laços com os profissionais do setor. O foco dessa participação foi estabelecer conexões estratégicas com os agentes de viagem, que desempenham um papel importante na promoção do destino e no aumento do fluxo de turistas paraguaios para nossa cidade”, afirmou o titular da pasta.

Capacitação em espanhol para o setor turístico

Com o aumento do número de visitantes latino-americanos, a Secretaria de Turismo de Gramado lançou recentemente o Programa Municipal de Capacitação Turística, voltado à qualificação dos profissionais do setor. O programa iniciou com cursos de espanhol, com o objetivo de aprimorar o atendimento aos turistas estrangeiros e oferecer uma experiência mais acolhedora e eficiente.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
13/10/2025 0 Comentários 285 Visualizações
Variedades

Gaúcha foi única representante da América Latina em conselho sobre vitiligo em Paris

Por Jonathan da Silva 18/09/2025
Por Jonathan da Silva

A presidente da Psoríase Brasil, a gaúcha Gladis Lima, foi a única representante da América Latina a participar da 2ª edição do Vitiligo Patient Advocacy Group Leaders Council (Conselho Global de Lideranças de Pacientes com Vitiligo, em português), realizada nesta terça-feira (17), em Paris, durante o congresso anual da European Academy of Dermatology and Venereology (EADV). A entidade, sediada em Porto Alegre, atua nacionalmente na defesa dos direitos e no acesso a diagnóstico e tratamento de pessoas com doenças crônicas de pele e, a partir do encontro, passou a representar o Brasil no fórum internacional.

No país, ainda não há tratamento disponível para vitiligo no Sistema Único de Saúde (SUS). A doença não possui Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) aprovado nem medicamentos registrados pela Anvisa. A ausência de políticas públicas e de terapias regulamentadas deixa pacientes sem acesso a cuidado adequado, o que torna a participação brasileira no encontro internacional um marco para o movimento de pacientes.

Prioridades globais discutidas

O conselho reuniu lideranças de associações de países como Alemanha, Itália, Canadá, Espanha e Países Baixos. Entre os pontos debatidos, estiveram as principais necessidades não atendidas na jornada do paciente com vitiligo — como diagnóstico precoce, acesso a terapias eficazes e suporte psicológico — e estratégias para aplicação da resolução aprovada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em sua 78ª Reunião Anual, que reconhece as doenças de pele como prioridade global de saúde pública. A proposta é que as discussões resultem em políticas concretas e em um plano de ação global envolvendo governos, profissionais de saúde, pesquisadores e sociedade civil.

Representatividade brasileira

Para a presidente da Psoríase Brasil, a participação inédita no conselho internacional amplia as perspectivas para os pacientes no país. “Estar nesse grupo global é uma oportunidade única de levar a perspectiva do Brasil, um país que enfrenta desafios semelhantes aos de outros países latino-americanos, onde o acesso a diagnóstico e tratamento ainda é limitado, e contribuir para a construção de políticas mais equitativas e inclusivas para as pessoas com vitiligo no mundo todo. Esperamos que essa participação abra caminhos para que os pacientes brasileiros finalmente tenham acesso a tratamentos eficazes e reconhecidos pelo SUS”, afirmou Gladis Lima.

Foto: Bruna Sampaio/Divulgação | Fonte: Assessoria
18/09/2025 0 Comentários 279 Visualizações
Cidades

Gramado amplia ações de internacionalização na Argentina

Por Jonathan da Silva 09/09/2025
Por Jonathan da Silva

Gramado tem intensificado sua estratégia de internacionalização em setembro ao consolidar presença oficial na Argentina. Desde agosto, a cidade conta com representação exclusiva no país por meio de parceria com a Aviareps, empresa de marketing e promoção turística. A executiva contratada atua em Buenos Aires e região, com foco em aproximar o destino de operadores e agentes de viagens, promovendo treinamentos e reuniões mensais.

Workshop em Buenos Aires

No dia 26 de setembro, Gramado promoverá um workshop na Embaixada do Brasil em Buenos Aires. O encontro reunirá mais de 70 agentes de viagens e terá a presença do trade turístico gramadense, que apresentará atrativos e experiências da cidade.

Participação na FIT

Outra ação prevista é a participação na Feira Internacional de Turismo (FIT), entre 27 e 30 de setembro, na capital argentina. O evento, considerado o maior do setor na América Latina, reúne público final e profissionais qualificados. Gramado marcará presença tanto no estande da Embratur quanto no espaço da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul.

Parceria com Uruguaiana

A estratégia inclui ainda a cooperação com o município de Uruguaiana, porta de entrada de turistas argentinos no Estado. Mais de 1 milhão de visitantes do país vizinho ingressaram no Brasil pela cidade apenas neste ano. A parceria prevê que Gramado tenha um espaço de divulgação em Uruguaiana, enquanto o município também será promovido em Gramado.

Público argentino em crescimento

O secretário de Turismo de Gramado, Ricardo Bertolucci Reginato, destacou a relevância do mercado argentino. “O público argentino é extremamente importante para nós. Em comparação com o ano passado, registramos um aumento de 167% na chegada desses visitantes ao nosso destino. Temos a convicção de que ações como essas fortalecerão ainda mais nossa presença e manterão Gramado em evidência internacionalmente”, afirmou o titular da pasta.

Foto: Rafael Cavalli/Divulgação | Fonte: Assessoria
09/09/2025 0 Comentários 342 Visualizações
Variedades

Sicredi é eleito uma das melhores empresas para trabalhar na América Latina

Por Jonathan da Silva 25/08/2025
Por Jonathan da Silva

O Sicredi foi reconhecido como uma das 25 Melhores Empresas para Trabalhar na América Latina em 2025 pelo ranking GPTW Latam, do reconhecido Great Place To Work. A premiação, que foi realizada na noite desta quinta-feira (21) em Buenos Aires, na Argentina, destacou organizações de toda a região do planeta e marcou a estreia da instituição financeira cooperativa no ranking latino-americano, após já ter sido líder no GPTW Brasil 2024.

Com mais de 9 milhões de associados e presença em todo o país, o Sicredi se junta ao grupo de 200 empresas de mais de 30 países da América Latina e Caribe que participaram desta edição do GPTW Latam. A cerimônia contemplou organizações de diferentes portes e segmentos, como grandes, pequenas, médias e multinacionais.

A diretora executiva de Pessoas e Cultura do Sicredi, Daniele Schmidt, representou a instituição no evento ao lado de gestores da área. Daniele destacou que o prêmio reflete os valores da cooperativa. “Ser reconhecido como uma das melhores empresas para trabalhar na América Latina é mais do que uma validação externa, é o reflexo direto do nosso propósito e valores, a nossa identidade viva em cada atitude e decisão. Esse resultado reforça nosso compromisso com a construção de um ambiente em que as pessoas se sintam acolhidas, engajadas e conectadas ao propósito”, afirmou a executiva.

Cultura organizacional e certificação

O destaque internacional consolida a conquista já obtida no Brasil em 2024, quando o Sicredi ficou em primeiro lugar no ranking GPTW na categoria Empresas Gigantes, com ênfase em Saúde Emocional. Além disso, na segunda-feira (18), a instituição recebeu pela quinta vez consecutiva a certificação nacional de excelente lugar para trabalhar, alcançando taxa de adesão de 90% na pesquisa de clima organizacional.

De acordo com o Sicredi, o resultado é fruto da atuação conjunta entre o Centro Administrativo Sicredi (CAS), as centrais e as cooperativas, com foco no desenvolvimento humano, no bem-estar dos colaboradores e na entrega de valor para a sociedade e os associados.

Ranking ampliado

O GPTW Latam é realizado pela consultoria global Great Place to Work e chegou em 2025 à sua 22ª edição. Este ano, a lista de empresas vencedoras foi ampliada de 125 para 200, aumentando a representatividade da América Latina e do Caribe no reconhecimento de boas práticas em gestão de pessoas.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
25/08/2025 0 Comentários 357 Visualizações
Esporte

Gaúcho Rafael Matos é bicampeão do torneio de tênis mais importante da América Latina

Por Jonathan da Silva 24/02/2025
Por Jonathan da Silva

O tenista gaúcho Rafael Matos conquistou neste sábado (24) seu segundo título consecutivo de duplas no Rio Open, principal torneio da modalidade na América Latina, ao lado do ex-número 1 do mundo Marcelo Melo. A dupla brasileira venceu os espanhóis Pedro Martínez e Jaume Munar por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 7/5, em 1h37min de partida, no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro.

Com o resultado, o porto-alegrense Rafael Matos se tornou o primeiro tenista a defender um título de duplas no torneio e entrou para a lista dos maiores campeões da competição, ao lado dos colombianos Juan Sebastian Cabal e Robert Farah e do argentino Maximo Gonzalez.

Primeira dupla 100% brasileira campeã do Rio Open

A conquista marcou a primeira vez na história do torneio que uma dupla formada apenas por brasileiros levou o título. Para Marcelo Melo, o título representou um marco em sua carreira. “Faz mais ou menos 18 anos que eu jogo duplas. Eu fui número 1 do mundo, ganhei Roland Garros, Wimbledon, mas igual isso aqui não tem jeito. A gente escuta muita coisa, espero que não pareça, mas eu tenho 41, é um título que todo mundo ao meu redor sabia o quanto eu queria ganhar. Fui muito esperto de ter escolhido o Rafa para mostrar o caminho das pedras”, afirmou o tenista.

Matos destacou a parceria e a importância do título. “Foi ainda mais especial esse ano. O Marcelo é um cara inspirador dentro e fora da quadra, ter essa dupla 100% brasileira representando o país no Rio Open, maior torneio que a gente tem, é difícil de explicar o sentimento. Muito feliz de ter conquistado o título do lado dele aqui no Rio. Difícil colocar em palavras, mas é um sentimento muito forte, a quadra estava incrível hoje, lotada, o pessoal ficou até tarde para apoiar, uma energia incrível”, declarou o gaúcho.

Gaúcho Rafael Matos venceu o Rio Open pela segunda vez

Ranking mundial

Com o título, Matos e Melo subiram na classificação da temporada e agora ocupam a sexta posição na corrida para o ATP Finals, torneio que reúne as oito melhores duplas da temporada em Turim, na Itália, ao final do ano.

Presença ilustre

Após assistir a semifinal de duplas na sexta-feira (21), na Quadra 1, o tenista João Fonseca esteve novamente presente na Quadra Guga Kuerten para acompanhar Melo e Matos na final do torneio. Principal promessa do tênis mundial, Fonseca foi recentemente campeão do ATP 250 de Buenos Aires, está entre os 70 melhores colocados do ranking mundial e já é o número 1 do Brasil aos 18 anos de idade.

Fenômeno João Fonseca acompanhou o título dos compatriotas

Fotos: Fotojump/Divulgação | Fonte: Assessoria
24/02/2025 0 Comentários 507 Visualizações
Business

BFShow se consolida como a principal feira calçadista da América Latina

Por Jonathan da Silva 16/12/2024
Por Jonathan da Silva

A BFShow, feira organizada pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e pela NürnbergMesse Brasil, encerrou sua terceira edição consolidando-se como o maior evento do setor calçadista na América Latina. Realizada no Distrito Anhembi, em São Paulo, entre os dias 11 e 13 de novembro, a feira reuniu expositores e visitantes de diversos países, reafirmando sua relevância no mercado internacional.

O evento contou com 330 marcas e 238 expositores, ocupando 11.611 m² de área expositiva em um espaço total de 25.000 m². Durante os três dias, 10.495 visitantes passaram pela feira, sendo 1.130 estrangeiros vindos de 51 países, como Argentina, Israel, Moçambique, Portugal e Suíça. De acordo com a gerente de Negócios e Relacionamento da Abicalçados, Letícia Sperb Masselli, a BFShow reflete o crescimento projetado para o setor. “A BFShow confirmou as projeções do setor calçadista brasileiro, que é de crescer mais de 3% em 2024 e mais 2% em 2025. Foi uma vitrine do calçado brasileiro para o mundo e seguirá assim, sendo um termômetro de uma atividade tão relevante para o Brasil”, destacou Letícia.

O Programa Comprador, realizado em parceria com a Abicalçados, a ApexBrasil e a NürnbergMesse Brasil, foi outro destaque da feira, reunindo 638 compradores, sendo 478 nacionais e 160 internacionais. Segundo o Head de Novos Negócios da NürnbergMesse Brasil, Rico Azeredo, a escolha de São Paulo como sede fortaleceu a feira. “A vinda para São Paulo foi estratégica para fomentar ainda mais os negócios e facilitar a presença de expositores e visitantes”, avaliou Azeredo.

A próxima edição da BFShow está marcada para os dias 19 a 21 de maio de 2025, novamente no Distrito Anhembi. Mais detalhes estão disponíveis no site oficial do evento, em bfshow.com.br.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
16/12/2024 0 Comentários 429 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 5

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO