Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

adolescentes

Projetos especiais

Projeto em Dom Pedrito promove autonomia a jovens autistas por meio da culinária

Por Jonathan da Silva 18/09/2024
Por Jonathan da Silva

O projeto “Pedacinho do Céu”, de Dom Pedrito, está promovendo o desenvolvimento autonomia para jovens autistas por meio de oficinas de culinária criativa, com receitas simples e interativas. A iniciativa atende a cerca de 20 crianças e adolescentes autistas, assistidos pela Associação de Pais e Amigos dos Autistas (APAA) do município.

O Pedacinho do Ceu promove encontros quinzenais na Casa de Cursos – Francisco Alves Dias, onde os jovens produzem diferentes pratos doces e salgados. O projeto é coordenado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social de Dom Pedrito, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica). As aulas são ministradas por profissionais do Senac.

Para complementar o aprendizado das aulas, um livro de receitas foi criado à mão, com todos os ingredientes necessários para a produção dos quitutes, com desenhos que facilitam compreensão. “As atividades desenvolvidas visam estimular habilidades motoras, sensoriais e cognitivas dos nossos jovens autistas. Nosso objetivo principal é dar mais independência para eles e proporcionar momentos de interação”, destaca a secretária da pasta, Marcelle Lehr.

Fotos: Divulgação | Fonte: Assessoria
18/09/2024 0 Comentários 455 Visualizações
Ensino

Semana da Ciência e Tecnologia de Campo Bom tem programação até a quinta-feira

Por Jonathan da Silva 20/08/2024
Por Jonathan da Silva

A 10ª Semana da Ciência e Tecnologia de Campo Bom teve a abertura oficial realizada nesta terça-feira (20). O evento que reúne os principais projetos de escolas municipais, estaduais e particulares da cidade, além da Apae, tem programação até esta quinta-feira, 22 de agosto, no Ginásio do Cei. Ao todo, serão apresentados 88 trabalhos que envolvem 265 alunos pesquisadores e 129 professores da educação infantil ao ensino médio.

Para o prefeito Luciano Orsi (PDT) e a secretária de educação, Simone Schneider, é um orgulho participar da Semana da Ciência e Tecnologia, evento que foi incluído no calendário anual do município em 2021. “Nós acreditamos que incentivar o pensamento científico e criativo é a chave para formar cidadãos que possam ajudar a resolver os problemas da sociedade, construindo assim um futuro melhor, e é isso que nós estamos fazendo”, afirma Orsi.

Na terça e na quarta, dias 20 e 21, participam os alunos do ensino fundamental e médio. Na quinta, o espaço é da educação infantil. Os projetos vencedores serão credenciados para a Mostratec e Mostratec Júnior 2024 (três da educação infantil, cinco do fundamental e um do médio. O evento também premiará os ganhadores na modalidade Voto Popular, cuja votação ocorre no link docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdX_0wWo1KZAXuiCPz0wjiM-htDU7JdxxPJ7aNudeiB6Ymvcg/viewform.

Em paralelo à programação oficial da mostra de projetos, acontecem sessões no Planetário Urânia, trilhas guiadas com o Cemea no arroio Schimidt e palestras com a ACI e a Feevale com o objetivo de fomentar ainda mais o pensamento crítico dos estudantes.

Horários de visitação ao público

  • Terça-feira, 20 de agosto – 8h30min às 10h30min, 13h30min às 15h e 18h às 19h.
  • Quarta-feira, 21 de agosto – 8h30min às 10h30min e 13h30min às 15h30min. Premiação às 18h.
  • Quinta-feira, 22 de agosto – 14h às 16h. Premiação às 18h.
Fotos: Emerson Santos/PMCB/Divulgação | Fonte: Assessoria
20/08/2024 0 Comentários 699 Visualizações
Ensino

Cerca de 400 alunos de Santa Cruz participam da II Mostra Integrada da Educação

Por Jonathan da Silva 19/08/2024
Por Jonathan da Silva

Com a presença de cerca de 400 alunos de 55 instituições de ensino da rede municipal de Santa Cruz do Sul, a II Mostra Integrada foi realizada pela Secretaria de Educação do município na manhã deste sábado nos pavilhões 2 e 3 do Parque da Oktoberfest. Foram mais de 120 projetos expostos por estudantes da educação infantil, conveniadas, ensino fundamental e educação de Jovens e Adulto da cidade do Vale do Rio Pardo. Neste ano, a exposição teve Sustentabilidade e Bicentenário da Imigração Alemã como temas.

A programação iniciou com a solenidade de abertura, que contou com apresentações artísticas das Emefs Vidal de Negreiros, de Cerro Alegre Baixo, Dona Leopoldina, de Linha João Alves, e Félix Hoppe, de Linha Nova. Além da exibição das bandas e orquestras dos educandários, a dança germânica e a declamação de poesia também tiveram protagonismo. Durante a cerimônia, o casal Fritz e Frida e o mascote Bento, do projeto de prevenção à violência Pacto Santa Cruz pela Paz, também subiram ao palco para animar o público presente.

Em seu pronunciamento, o secretário municipal de Educação, Mario Colombo Filho, saudou o público e reconheceu o empenho dos educadores. “Sejam todos bem-vindos a mais esta mostra de projetos. Agradeço pelo envolvimento e comprometimento de todos. Meu cumprimento aos professores e equipes diretivas, pois este evento não seria este sucesso se não fosse o empenho de todos vocês, e fica aqui meu reconhecimento também pela colaboração de outras secretarias do município. Que este dia seja realmente de troca de conhecimento, de compartilhamento de ideias, e é uma forma também de a comunidade conhecer e ver de perto o trabalho maravilhoso que é realizado nas nossas escolas”, declarou Colombo Filho.

O coordenador da Comissão Organizadora dos 175 anos da Imigração Alemã em Santa Cruz e do Bicentenário no RS, Paulo Trinks, também se manifestou. “Primeiro, quero parabenizar por escolherem o tema da imigração para esta mostra. O que estamos vendo aqui, o resultado do trabalho de professores e alunos, nos emociona. Em nome da comissão organizadora dos festejos, meu muito obrigado. Continuem assim, preservando o que fez de Santa Cruz um município como é hoje, de desenvolvimento, e que reconhece o trabalho dos nossos imigrantes”, afirmou Trinks.

Com o objetivo de aliar a imigração alemã, a sustentabilidade e o que aprenderam nas aulas de robótica, os estudantes da Escola Municipal José Ferrugem construíram no pavilhão 2 do parque um navio que simula a vinda dos alemães ao Brasil. A aluna Renata da Silva, de 14 anos, do 9º ano do ensino fundamental, destacou-se satisfeita com a oportunidade. “Toda a turma se empenhou muito e ficamos muito satisfeitos com o resultado, e é muito bom poder contar a história da imigração de maneira prática”, afirmou a estudante, que estava acompanhada dos colegas Matheus de Oliveira de Brito, de 12 anos, e Alícia da Costa, de 13.

Da Escola Dona Leopoldina, de Linha João Alves, a estudante Milena Luísa Müller, de 14 anos, levou para a exposição uma máquina de costura trazida da Alemanha, guardada pela avó, Leonita Konzen. “Meus pais sempre me falaram muito da cultura e das tradições, e agora com o que aprendi pelo projeto, posso contar para outras pessoas, e isso faz a gente entender melhor a história dos nossos antepassados”, contou a jovem.

Já no pavilhão 3, o tema sustentabilidade foi abordado através da mostra de trabalhos criativos no reaproveitamento dos materiais recicláveis. A Emei Paraíso Infantil, do Bairro Bom Jesus, montou uma tenda com as produções dos pequenos. Com apenas 3 aninhos, Ana Clara Tavares de Oliveira estava lá com a mãe, Claudia, exibindo o que aprendeu na atividade da professora Andrielli Poletto. “Um dia ela levou para a escola alguns rolinhos de papel higiênico, e ela ficou feliz que a ‘profe’ utilizou o material para fazer um trabalho”, contou a mãe.

Os projetos apresentados durante a II Mostra Integrada foram avaliados por uma equipe de consultores, e as exposições que se destacaram receberam uma premiação.

Fotos: Elemir Polese/Divulgação | Fonte: Assessoria
19/08/2024 0 Comentários 577 Visualizações
Variedades

Alunos do Instituto Vida Solidária visitam Museu de Ciências e Tecnologias da PUCRS

Por Jonathan da Silva 19/08/2024
Por Jonathan da Silva

Alunos do Instituto Vida Solidária, de Porto Alegre, realizaram uma visita ao Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS nesta sexta-feira (16). A tarde no espaço proporcionou conhecimento e entretenimento para as crianças e adolescentes, que puderam explorar diversos equipamentos tecnológicos disponíveis.

Os alunos puderam usufruir de diversas experiências, como o experimento do ouvido aguçado, que mede o tempo de reação, portanto, o período que um estímulo sonoro ou visual leva para chegar ao encéfalo, ser processado e provocar a ação motora correspondente. Outra prática foi o desafio do equilíbrio, no qual os participantes devem subir na base móvel, retirar as mãos da barra e tentar se equilibrar. Além disso, os estudantes observaram animais sob o microscópio, como o escorpião-vinagre, que vive em troncos de árvores e cavidades, e a aranha-marrom, comum em residências, que pode se esconder em calçados e roupas penduradas junto às paredes. Outra atração foi a “dança dos objetos”, na qual apertaram um botão para fazer a mesa girar e, em seguida, rolavam sobre ela os objetos disponíveis no equipamento. Quando o objeto se movimenta sobre a mesa giratória, seu movimento é alterado devido à força centrífuga.

Para Rihanna Sofia de Lima Silva, de 10 anos, a visita foi extremamente divertida. “Meu equipamento preferido foi a mesa giratória, que a gente joga a bola para outra pessoa enquanto a mesa está em movimento. Ela mostrava como se fosse o caminho de um avião voando de uma cidade para outra”, destacou Rihanna. Para Miguel Assis, de 10 anos, a experiência também foi positiva. “Achei muito bom e o que eu mais gostei foi o giroscópio humano”, relatou o garoto. O acessório é uma versão simplificada do equipamento criado pela NASA para treinamento de astronautas.

Crianças se divertiram e aprenderam em visita ao museu

Para o educador social do IVS, Christian Jallas, a visita foi essencial para ampliar a visão de mundo dos alunos. “Eles puderam aprender na prática o que estão estudando em sala de aula. Estimular a imaginação e a criatividade por meio da história dos dinossauros e dos navios, por exemplo, abre um leque de oportunidades e aprendizados. Esse passeio é fundamental para incentivar a busca por conhecimento, pois alguns precisam de um estímulo, um pequeno empurrão para descobrir o que gostam. São essas novas experiências, as lembranças, as memórias que nos ajudam a crescer, a desenvolver caráter e adquirir experiência de vida, compondo nossa história”, destacou Jallas.

O Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS está localizado na Av. Ipiranga, 5109, no bairro Partenon, Porto Alegre.

Fotos: Gabriela Dalmas/Divulgação | Fonte: Assessoria
19/08/2024 0 Comentários 653 Visualizações
Ensino

Escolas municipais de Dois Irmãos recebem kits de robótica

Por Jonathan da Silva 14/02/2024
Por Jonathan da Silva

A Administração Municipal de Dois Irmãos entregou kits de robótica e computação criativa para as escolas municipais na quarta-feira (7). A ideia do município é estimular o desenvolvimento da compreensão da computação como uma área de conhecimento capaz de explicar o mundo atual, reconhecer o impacto da tecnologia e incentivar a resolução de problemas, o raciocínio lógico, a criatividade, o trabalho em equipe e a concentração dos estudantes, além de promover a cultura maker.

A entrega ocorreu ao final da reunião da Secretaria Municipal de Educação (Smedi) com as equipes diretivas das escolas do município e contou com a participação do prefeito Jerri Meneghetti (PP), do vice-prefeito Juarez Stein, da secretária de Educação, Denise Maria Maldaner, e da coordenadora de Tecnologia Educacional, Raquel Machado Leite. “Estamos muito felizes em realizar mais esta entrega para a educação, em especial, por ser resultado de um estudo que contou com a participação das escolas na configuração dos kits e, principalmente, por acreditamos que será uma ferramenta adequada para nossos professores e para o dia a dia dos nossos estudantes”, ressalta o prefeito.

Denise Maldaner destacou que a aquisição faz parte da ação da Secretaria de Municipal para impulsionar a construção da computação na educação básica, pensando no desenvolvimento integral dos estudantes.

Já a coordenadora de Tecnologia Educacional, Raquel Machado Leite, lembra que os novos kits irão somar a outros recursos tecnológicos já disponíveis nas escolas municipais, como chromebooks, laboratórios de informática, lab maker e impressora 3D. “Essa diversidade de recursos certamente contribuirá para um ambiente de aprendizado mais criativo e dinâmico”, explica Raquel.

Foram entregues dois modelos de kits: um de Robótica Educacional, específico para educação infantil e anos iniciais, e outro de Computação Criativa, para os anos finais. Oito escolas receberam dois kits educacionais.

Os kits de robótica educacional contêm 2 robôs, 5 tapetes pedagógicos, carregadores e livro de atividades. Os kits de computação criativa contêm 74 itens, entre eles Arduíno, Micro:bit, protoboard e sensor ultrassônico. Os itens dos kits são embalados em bolsas e caixas que protegem e facilitam o deslocamento. Além dos kits, a Secretaria contratou oito horas de formação presencial para os professores de Computação do município, que irão trabalhar com os kits.

O investimento para a aquisição dos kits de robótica e formação foi de R$ 96.820,00, com recursos próprios do município.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
14/02/2024 0 Comentários 563 Visualizações
Projetos especiais

Instituto Ascendendo Mentes promove pré-lançamento do jantar beneficente 2024

Por Marcel Vogt 31/10/2023
Por Marcel Vogt

No dia em que comemorou três anos de atuação, segunda-feira (30), em prol dos adolescentes em situação de vulnerabilidade do Morro da Polícia, em Porto Alegre, o Instituto Ascendendo Mentes (IAM) promoveu um café da manhã na Casa Vetro, para brindar as conquistas alcançadas pela ONG esse ano e fazer o pré-lançamento do jantar beneficente a ser realizado no dia 23 de maio de 2024, na Casa NTX. A instituição tem capacidade para atender 200 adolescentes e trabalha com educação, cidadania, reintegração, ingresso no mercado de trabalho, entre outras frentes de desenvolvimento humano e social.

O jantar solidário realizado em maio deste ano na NTX teve a presença de 600 pessoas e arrecadou R$ 148 mil. Conforme destacou a presidente do Instituto Nina Cardoso, com o valor proveniente da ação solidária de dezenas de pessoas e empresas, o IAM pode complementar o orçamento do ano, contratar consultoria para elaboração de projetos incentivados pelas Lei Rouanet e do Esporte e contratar profissionais para o quadro permanente de colaboradores para atendimento aos jovens. “Nosso trabalho iniciou como um sonho em 2019 e, a partir de 2020, passamos a ter uma sede e atender de forma oficial. Buscamos preparar os jovens — e quando falo preparar os jovens, falo em desenvolver pessoas”, sintetiza.

No café da manhã, três adolescentes de 16 anos que viraram jovens aprendizes em empresas, a partir do trabalho do IAM, Eduarda Guedes, Wesley Felipe e Theylor Farias dos Santos, deram seus depoimentos sobre as oportunidades proporcionadas às suas vidas. Eles ressaltaram a importância das capacitações socioemocionais, a bolsa auxílio mensal, no valor de R$ 100,00, os programas profissionalizantes, entre outros. “Como a gente ouve no IAM: não importa de onde a gente vem, mas para onde a gente pode ir”, ressaltou Theylor dos Santos, que a partir do IAM, venceu uma batalha de startups e hoje, é jovem aprendiz na Ventiur Aceleradora.

O IAM está integrado à rede de ONGs Gerando Falcões e, embora ainda tenha pouco tempo de fundação institucionalizada, avançou em sua profissionalização e conquistas aos jovens atendidos. O Instituto se move com profissionalismo e solidariedade, contando com um grupo de conselheiros, apoiadores e patrocinadores.

Foto: Ana Paula Dixon/Divulgação | Fonte: Assessoria
31/10/2023 0 Comentários 640 Visualizações
Projetos especiais

PEI reforça a importância das atividades esportivas para crianças e adolescentes

Por Marcel Vogt 26/10/2023
Por Marcel Vogt

Com 35 anos de atividades, o Programa Esporte Integral (PEI) da Unisinos atende crianças de 7 a 17 anos que moram em São Leopoldo com oferta de atividades esportivas e de lazer. Voltado principalmente a jovens em situação de vulnerabilidade social, o projeto atende comunidades próximas ao campus da Unisinos e conta ainda com parcerias com escolas públicas do município. Entre as atividades esportivas oferecidas estão o futebol, o atletismo e o hóquei na grama.

Neste ano, o PEI completa 35 anos de atividades. O coordenador Augusto Dotto explica que a mobilização das comunidades atendidas reforça a importância do PEI. “Sempre teve um caráter de formação. O próprio fato de estar na universidade é uma quebra ou ruptura para essas crianças que pensam que isso não está ao alcance delas”, explica. Além disso, o fato de o PEI oferecer serviços que não são realizados pelo Poder Público é um destaque. “O acesso ao esporte e lazer está na Constituição, porém não é algo que o poder público consiga dar conta”, relata.

 

Hoje, o PEI é uma das ações mais longevas voltadas ao esporte e lazer em território nacional, sendo inspiração para inúmeras ações vinculadas ao terceiro setor e as políticas públicas. O Programa ultrapassou as fronteiras e teve representantes participando e organizando eventos e formações em diversos países. É, inclusive, um dos fundadores do Movimento de Futebol Callejero, organização que reúne diversas entidades que atuam com esporte como ferramenta de mobilização e desenvolvimento social. 

 

Em alusão aos 35 anos, o PEI preparou diversas atividades comemorativas. No sábado, 28, será realizado um torneio de futsal, que reunirá ex-participantes, educadores e familiares. O evento é aberto ao público. Já quarta-feira, dia 1°, será realizada uma comemoração especial para as crianças e adolescentes dos núcleos de atendimento do PEI. E, ainda, em dezembro, será realizado um happy hour na sede da AABB São Leopoldo, com recepção a parceiros do programa. 

 

Torneio de futsal: PEI 35 anos
Data: sábado (28), a partir das 8h
Local: Centro de Esporte e Lazer da Unisinos São Leopoldo
Público: educandos (as), ex- educando(as), familiares, educadores e ex-educadores do PEI

 

Comemoração de aniversário

Quando: 1º de novembro, das 14h às 16h
Local: Pista Atlética do Centro de Esporte e Lazer da Unisinos São Leopoldo

Público: participantes do PEI unisinos e AABB Comunidade, parceiros e autoridades convidadas

 

Happy Hour: PEI 35 anos

Quando: 7 de dezembro, a partir das 18h30

Local: AABB São Leopoldo

Público: convidados e público geral

Foto: Rodrigo W Blum/Divulgação | Fonte: Assessoria
26/10/2023 0 Comentários 515 Visualizações
Projetos especiais

Evento Criança Cidadã ocorrerá dia 21 de outubro

Por Marcel Vogt 06/10/2023
Por Marcel Vogt

A ação, que visa celebrar o Mês da Criança e valorizar os órgãos e os agentes públicos que atuam incansavelmente pela Segurança Pública, será realizada na Escola de Ensino Fundamental Dilza Flores, no Bairro Cohab-Feitoria, para cerca de duas mil crianças e adolescentes

Nesse dia, eles poderão fazer interações lúdicas com a estrutura disponibilizada pelos Órgãos de Segurança Pública, como a escada do caminhão do Corpo de Bombeiros, interação com os cães treinados da Brigada Militar e da Polícia Civil, e também, claro, com muitas brincadeiras, prática de esportes e um lanche especialmente preparado para eles.

A atividade será realizada nas dependências externas da Escola Municipal Dilza Flores e está sendo organizada pela Acist São Leopoldo por meio do Projeto Criança Cidadã, que visa estimular as noções de cidadania e de valores junto ao público jovem.

O diretor de Segurança Pública da Acist-SL, Rogério Daniel da Silva, destaca ainda a pronta adesão de todas as instituições que estão envolvidas no projeto. “Haverá uma grande corrente do bem que, com certeza, ficará na memória das crianças”. Ele acrescenta que toda a ação será executada por voluntários e que, pessoas que desejam auxiliar, podem entrar em contato.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
06/10/2023 0 Comentários 553 Visualizações
Saúde

AMO Criança realiza ações especiais pelo Setembro Dourado

Por Marcel Vogt 19/09/2023
Por Marcel Vogt

Setembro é o mês da prevenção do câncer infantil. E, para contribuir nesse processo de conscientização e enfrentamento da doença, a Associação de Assistência em Oncopediatria (AMO Criança) realiza ações aos sábados deste mês, na Praça do Imigrante, em Novo Hamburgo. Sábado passado (16), das 9 horas às 11h30, houve divulgação de sinais e sintomas do câncer infantil, musicoterapia, cadastro e coleta para possíveis doadores de medula, em parceria com o Laboratório Exame. Até o super-herói, Homem Aranha, apareceu no local e fez o cadastro como doador de medula óssea.

No dia 23, haverá atividades da pedagoga com pintura de rostos e jogos, enquanto que no dia 30 será realizada fisioterapia com trabalho motor e respiratório. Em caso de chuva, as atividades são canceladas.

As ações fazem parte da campanha Setembro Dourado, que é um movimento para chamar a atenção da população sobre o câncer em crianças e adolescentes e a importância do diagnóstico precoce para aumentar as chances de cura da doença.

Segundo artigo publicado por Marceli de Oliveira Santos, Fernanda Cristina da Silva de Lima, Luís Felipe Leite Martins, Julio Fernando Pinto Oliveira, Liz Maria de Almeida e Marianna de Camargo Cancela, do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a projeção para 2023 é de que o câncer infantojuvenil (de 0 a 19 anos) representará 7,9 mil casos, com discreto predomínio no sexo masculino com 4,2 mil (53,2%) casos novos e 3,7 mil (46,8%) no sexo feminino.

Sobre a AMO Criança

A Associação de Assistência em Oncopediatria (AMO Criança) é uma entidade sem fins lucrativos que presta apoio a crianças e adolescentes com câncer com a finalidade de proporcionar a melhoria da saúde física psíquica e social, resultando em qualidade de vida. Os atendimentos oferecidos beneficiam atualmente cerca de 35 famílias de Novo Hamburgo, São Leopoldo, Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha e Portão. A AMO Criança presta serviços de oncopediatria, serviço social, psicologia, fisioterapia, nutrição, pedagogia, arteterapia e musicoterapia, além de oficinas e grupos para fortalecer vínculos e a integração social.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
19/09/2023 0 Comentários 492 Visualizações
Variedades

jornalistas, radialistas e Influencers aderem a Campanha da Nota Fiscal Gaúcha em prol da Asbem

Por Marcel Vogt 11/09/2023
Por Marcel Vogt

 A Asbem (Associação do Bem Estar da Criança e do Adolescente) de Novo Hamburgo envolve comunicadores locais no evento de lançamento da Campanha Asbem de Adesão à Nota Fiscal Gaúcha, que acontece nesta próxima terça-feira, 12, às 19h, na Fundação Scheffel, localizada na Av. General Daltro Filho, 911, bairro Hamburgo Velho.

Os jornalistas, radialistas e digital influencers: Alejandro Malo, Jornal NH e Band TV; Chico Ferraz, Rádio Alegria; Cláudio Alves, Vale TV; Débora de Oliveira, Rádio ABC; Dudu News, Rádio ABC; Gui Castro, Rádio 88.7 FM; Herta Klein, Vale TV; Jô Maino, Jornal NH; Rodrigo Giacomet, Rádio União FM; e Sérgio Jost, Revista Expansão, participam como divulgadores da campanha para engajarem seus públicos, a fim de beneficiar a entidade no programa Nota Fiscal Gaúcha.

A Asbem possibilita que jovens e adolescentes em vulnerabilidade social possam ingressar no mercado de trabalho ministrando Cursos da Lei de Aprendizagem Jovem Aprendiz.  Atualmente 49 empresas da região são parceiras da Asbem e responsáveis pelo pagamento de meio salário mínimo e vale transporte ao estudante. Ao todo, a instituição forma em média 270 alunos por ano, contando também com as oficinas. Mesmo assim, ainda os jovens não têm garantia de emprego, sendo que somente 7,5% são efetivados após o término do contrato de aprendizagem, de acordo com pesquisa realizada em maio deste ano, com 160 jovens que se formaram no Curso de Aprendizagem em Comércio e Serviços nos anos de 2021 e 2022.

Para a publicitária Ana Conti, presidente da Asbem, esta realidade pode mudar. “A nossa grande missão é preparar os nossos jovens para enfrentar problemas como este no mercado de trabalho. O importante é dar suporte técnico na qualificação profissional e fortalecer a autoestima para eles continuarem a caminhada mesmo diante de alguns “nãos”.  E, assim colhemos alguns frutos, pois a contratação de nossos alunos por outras empresas tem um percentual bem mais elevado, estando em um patamar de 58,1%”, aponta Ana Conti. Para finalizar, ela salienta que estes números podem evidenciar que o mundo corporativo tende a oferecer mais oportunidades para jovens que são preparados na entidade, pois além do currículo profissional agregam também uma visão organizacional com todos os seus atributos.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
11/09/2023 0 Comentários 612 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 5

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO