Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Categoria

Cultura

Cultura

FeMusiK abre inscrições e confirma edição completa em Novo Hamburgo

Por Jonathan da Silva 09/04/2026
Por Jonathan da Silva

O Festival Internacional de Música de Novo Hamburgo (FeMusiK) abriu as inscrições para músicos interessados em participar da edição de 2026, que será realizada entre os dias 18 e 26 de julho, em Novo Hamburgo. O prazo para inscrição segue até 20 de abril. O evento marca o retorno ao formato completo e reunirá professores nacionais e internacionais, com uma programação que contará com atividades formativas e apresentações abertas ao público.

Ao longo de nove dias, o festival terá concertos, recitais e apresentações distribuídas em diferentes espaços culturais da cidade. A programação prevê a participação de mais de 30 professores, sendo 15 estrangeiros, além de uma equipe superior a 50 profissionais envolvidos nas atividades.

O FeMusiK nasce do desejo de criar oportunidades reais para quem quer viver a música de forma profunda. É um encontro que transforma a cidade e a vida de quem participa”, ressalta o diretor artístico do festival, Linus Lerner.

Programação

O FeMusiK combina atividades pedagógicas com apresentações artísticas. Estão previstas aulas, masterclasses e práticas em conjunto, além de concertos diários com participação de músicos convidados e grupos formados durante o próprio evento.

Também serão realizadas a segunda edição do Concurso de Composição e do Concurso Jovens Solistas, ampliando as oportunidades para novos talentos.

Retomada

O festival retoma suas atividades após dois anos desde sua primeira edição oficial, realizada em 2023. Nas edições anteriores, o FeMusiK reuniu mais de 500 inscritos e consolidou sua proposta como espaço de formação e difusão da música erudita.

Parcerias

Para viabilizar a realização da edição de 2026, o Instituto Arlindo Ruggeri busca apoio de empresas interessadas em patrocinar o festival, por meio de investimento direto ou leis de incentivo à cultura. “O apoio da iniciativa privada é fundamental para garantir a continuidade e o crescimento do festival. É uma construção coletiva, que beneficia toda a comunidade”, ressalta Lerner.

Mais detalhes sobre inscrições e formas de apoio estão disponíveis no site do evento, em femusik.com, e pelo e-mail [email protected].

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
09/04/2026 0 Comentários 154 Visualizações
Cultura

Multipalco Eva Sopher terá programação com mais de 45 atrações até dezembro

Por Jonathan da Silva 08/04/2026
Por Jonathan da Silva

O Multipalco Eva Sopher, em Porto Alegre, inicia nesta quinta-feira, dia 9 de abril uma programação especial com mais de 45 atrações culturais, entre espetáculos, shows e atividades formativas. A agenda ocorre ao longo de 2026, com eventos distribuídos em diferentes espaços do complexo cultural e ingressos gratuitos ou a preços populares. A iniciativa é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio master da Shell, e tem como objetivo ampliar o acesso à cultura e fortalecer a produção artística local e nacional.

A abertura da programação será com o espetáculo “Medea”, de Sêneca, com direção de Gabriel Villela e participação da atriz Walderez de Barros. A montagem terá três apresentações, entre os dias 9 e 11 de abril, no Teatro Simões Lopes Neto, marcando o início da temporada cultural.

Programação cultural

Ao longo do ano, o projeto prevê mais de 20 apresentações de artes cênicas, cinco apresentações musicais gratuitas e uma mostra de teatro voltada a crianças e adolescentes, com foco em escolas e instituições públicas. Também estão previstas dez ações formativas nas áreas de teatro, dança e circo.

A programação inclui ainda dez visitas mediadas pelo complexo cultural, abordando a história do Theatro São Pedro e do próprio Multipalco Eva Sopher, além da criação de um livreto ilustrado voltado ao público infantojuvenil.

Primeiros espetáculos

Após a estreia com “Medea”, a agenda segue no dia 12 de abril com o espetáculo “Instinto”, do Coletivo Gompa, com apresentação gratuita no Teatro Simões Lopes Neto. A montagem adapta uma obra de Henrik Ibsen para o contexto contemporâneo e combina teatro, dança, música e artes visuais.

Nos meses seguintes, estão previstas apresentações de produções gaúchas. Entre os dias 12 e 14 de junho, será encenado “Geppetto”, com texto de Nelson Diniz e atuação de Fábio Cuelli, no Teatro Oficina Olga Reverbel. Já entre 7 e 9 de agosto, será apresentado “A Vingança é um Jardim Selvagem”, solo de Priscilla Colombi, com direção de Patricia Fagundes.

Acessibilidade

Todos os espetáculos terão sessões com recursos de acessibilidade, incluindo tradução em Libras e audiodescrição em datas específicas. Também serão disponibilizados kits de acolhimento sensorial para pessoas neurodivergentes.

Ingressos disponíveis

Os ingressos para “Medea” estão à venda pelo site do Theatro São Pedro. Para o espetáculo “Instinto”, a distribuição será gratuita no dia da apresentação, a partir das 17h, na bilheteria do Multipalco. As demais atrações terão vendas abertas posteriormente.

Plano Bianual

A programação integra o Plano Bianual do Theatro São Pedro e resulta de parceria iniciada em 2025 com a Shell. “A Shell reconhece o poder transformador de cada parceria que fazemos. Mais do que apoiar, caminhamos juntos e construímos um legado que permanece — para as comunidades, para os territórios, para a sociedade e para nós. Por meio do nosso patrocínio ao Multipalco Eva Sopher, celebramos a vitalidade deste complexo cultural, dono de uma programação que valoriza a produção local e nacional, além de preservar a memória e o patrimônio artístico do Rio Grande do Sul”, ressaltou o gerente executivo de Comunicação e Marca da Shell Brasil, Glauco Paiva.

O presidente da Fundação Theatro São Pedro, Luciano Alabarse, destacou o papel da iniciativa na manutenção das atividades culturais. “Nosso compromisso é simples: fazer do Multipalco Eva Sopher um lugar vivo – aberto à criação, aos artistas e ao diálogo com o mundo, com foco na excelência e na diversidade de linguagens artísticas. A programação do plano anual patrocinado pela Shell é fundamental para isso, pois garante a continuidade do calendário artístico e formativo do complexo cultural, possibilitando ainda que sejam desenvolvidas diversas sessões com acessibilidade e atividades de valorização da memória cultural”, ressaltou Alabarse.

Multipalco Eva Sopher

O Multipalco Eva Sopher integra o complexo do Theatro São Pedro, localizado no Centro Histórico de Porto Alegre. O espaço reúne diferentes ambientes voltados às artes cênicas e atividades culturais, somando cerca de 25 mil metros quadrados.

Serviço

  • O quê: programação cultural do Multipalco Eva Sopher
  • Quando: a partir de 9 de abril, ao longo do ano
  • Onde: Multipalco Eva Sopher (Rua Riachuelo, 1089 – Centro Histórico, Porto Alegre)
  • Quanto: ingressos gratuitos ou a preços populares, conforme a atração
Foto: João Caldas/Divulgação | Fonte: Assessoria
08/04/2026 0 Comentários 138 Visualizações
Cultura

Espetáculo “Da Cruz à Luz” retrata Via-crúcis no Centro de Canela

Por Jonathan da Silva 08/04/2026
Por Jonathan da Silva

O espetáculo “Da Cruz à Luz” foi apresentado na noite deste sábado (4), no Centro de Canela, reunindo moradores e visitantes em uma encenação em formato de procissão que retratou a trajetória de Jesus Cristo. A atividade integrou a programação da Páscoa em Canela 2026 e ocorreu ao longo do percurso entre a Praça João Corrêa e a Catedral de Pedra. A proposta foi conduzir o público por uma experiência de fé e reflexão, utilizando diferentes linguagens artísticas para representar a Via-crúcis e resgatar o significado da data.

Durante o trajeto, o público acompanhou as cenas em silêncio, intercalando momentos de contemplação e comoção. Cada parada da Via-crúcis foi encenada ao longo do percurso, transformando as ruas em espaço cênico. A apresentação contou com cerca de 50 participantes, entre atores, cantores, bailarinos, estudantes e equipe técnica.

Interrupção por condições climáticas

A chuva durante o evento impediu a realização da cena final, que representaria a ressurreição, por questões de segurança. Mesmo com a interrupção, o público permaneceu acompanhando a encenação até o fim do percurso, assistindo às etapas da caminhada de Jesus até a crucificação.

Participação da comunidade

A primeira encenação ocorreu na esquina da Rua Felisberto Soares com a Avenida Júlio de Castilhos, com participação de alunos da banda de percussão da Escola Municipal Severino Travi, que contribuíram com a trilha sonora utilizando bumbos e matracas. Assistidos da Apae também integraram o cortejo.

O prefeito de Canela, Gilberto Cezar (PSD), acompanhou a apresentação. “Ver a comunidade reunida em um momento tão significativo, que resgata a fé e a essência da Páscoa, é algo que nos emociona e reforça nosso compromisso em valorizar manifestações culturais e religiosas”, comentou o chefe do executivo canelense.

Proposta do espetáculo

Criado pela Secretaria de Turismo e Cultura de Canela para a edição de 2026, “Da Cruz à Luz” foi concebido como um percurso simbólico que conduz o público pela trajetória de dor, entrega e redenção de Cristo. O formato busca promover uma imersão por meio da integração entre teatro, música e efeitos cênicos.

Com direção de Carla Reis, da Faces Produções, o espetáculo integrou diferentes linguagens artísticas para representar os últimos momentos de Cristo. “Buscamos uma experiência sensível, conectando fé, emoção e arte”, afirmou a diretora.

Programação segue até 19 de abril

A programação da Páscoa em Canela 2026 segue até o dia 19 de abril, com atividades gratuitas promovidas pela Prefeitura de Canela, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura. A agenda inclui atrações culturais e pode ser conferida pelo Instagram @pascoaemcanela.

Foto: Adriana Rabassa/Prefeitura de Canela/Divulgação | Fonte: Assessoria
08/04/2026 0 Comentários 121 Visualizações
Cultura

Lions Clube Novo Hamburgo Centro promove evento beneficente para celebrar 70 anos

Por Jonathan da Silva 08/04/2026
Por Jonathan da Silva

O Lions Clube Novo Hamburgo Centro realiza um evento cultural beneficente neste sábado, dia 11 de abril, em comemoração aos seus 70 anos de atuação. A programação ocorre das 19h30min às 21h30min, no DTG Camboatá, no bairro Rondônia, reunindo apresentações artísticas abertas ao público. A iniciativa celebra a trajetória da entidade e busca marcar a data com atividades culturais adaptadas ao momento festivo.

O evento contará com apresentação do Grupo Folclórico DTG Camboatá, com danças típicas preparadas especialmente para a comemoração. A proposta é integrar a comunidade por meio da cultura, destacando elementos tradicionais em uma programação voltada ao público em geral.

Programação cultural

As apresentações serão realizadas ao longo da noite, com foco em danças tradicionais. O grupo responsável pelas performances organiza um repertório adaptado à celebração dos 70 anos do Lions Clube Novo Hamburgo Centro.

Ingressos

O acesso ao evento será por meio de convite individual, no valor de R$ 50. Crianças de até 7 anos têm entrada isenta, enquanto crianças de 8 a 12 anos pagam meia-entrada. Conforme a organização, o valor não inclui alimentação e bebidas.

Serviço

  • O quê: evento cultural beneficente dos 70 anos do Lions Clube Novo Hamburgo Centro
  • Quando: 11 de abril, das 19h30 às 21h30
  • Onde: DTG Camboatá, em Novo Hamburgo
  • Quanto: R$ 50 (crianças até 7 anos isentas; de 8 a 12 anos pagam meia-entrada)
Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
08/04/2026 0 Comentários 146 Visualizações
Cultura

Camerata Presto apresenta concertos de Páscoa em São Leopoldo e Novo Hamburgo

Por Jonathan da Silva 08/04/2026
Por Jonathan da Silva

A Camerata Presto realiza dois concertos especiais de Páscoa em São Leopoldo e Novo Hamburgo no domingo, dia 12 de abril, com entrada franca. As apresentações serão conduzidas pelo quinteto de cordas da Camerata Presto e pelo Madrigal Presto, sob regência do maestro João Paulo Sefrin. A proposta integra a programação cultural do período pascal e busca oferecer ao público momentos de contemplação por meio da música.

De acordo com a diretora e preparadora vocal da Presto Produções, Lucia Passos, a iniciativa está alinhada ao significado da data. “O período pascal nos estimula à contemplação e a música contribui para estes momentos”, afirma Lucia.

Repertório

O programa inclui a execução da obra completa Gloria, de Antonio Vivaldi, com participação das solistas, as sopranos Lucia Passos e Carine Fick, e a mezzo-soprano Mayara Faria.

Além disso, o repertório reúne composições de Johann Sebastian Bach, como Herzlibster Jesu, O Haupt voll Blut und Wunden e Jesu meine Freude; de Marco Frisina, com Anima Christie; de Gyorgy Deak-Bardos, com Eli, Eli; e de Wolfgang Amadeus Mozart, com Lacrimosa e Ave Verum.

Palcos

O primeiro concerto ocorre às 11h, no Centro de Espiritualidade Cristo Rei, em São Leopoldo, integrando a programação do evento Domingo no Cecrei, que promove atividades ao longo do dia voltadas à integração da comunidade.

A segunda apresentação será às 18h, na Fundação Scheffel, em Novo Hamburgo. Neste caso, apesar da entrada gratuita, será necessária inscrição antecipada devido à limitação de espaço.

Realização

A iniciativa é do Programa Camerata Presto, com patrocínio de Banrisul, Sicredi, Frontec e Unique. O projeto conta com apoio do Centro de Espiritualidade Cristo Rei, do Centro Medianeira e da Fundação Scheffel.

A Presto Produções completa 20 anos de atuação em 2026, com atividades voltadas à música, incluindo oficinas, aulas, recitais, seminários e concertos, além de projetos culturais realizados em diferentes regiões do Estado.

Serviço

  • O quê: concertos de Páscoa da Camerata Presto
  • Quando: 12 de abril, às 11h e às 18h
  • Onde: Centro de Espiritualidade Cristo Rei, em São Leopoldo, e Fundação Scheffel, em Novo Hamburgo
  • Quanto: gratuito (com inscrição antecipada para apresentação em Novo Hamburgo)
Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
08/04/2026 0 Comentários 168 Visualizações
Cultura

Concerto da Orquestra Jovem do RS em Porto Alegre na quarta-feira recebe cantora Loma

Por Jonathan da Silva 07/04/2026
Por Jonathan da Silva

A Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul realiza o concerto “Notas Ancestrais” nesta quarta-feira, 8 de abril, às 19h, no Auditório Osvaldo Stefanello, no Palácio da Justiça, no Centro Histórico de Porto Alegre. A apresentação integra a temporada Sinfonia Pampa 2026 e contará com a participação especial da cantora Loma Solaris. O espetáculo propõe a aproximação entre repertório erudito e obras de identidade cultural brasileira e regional, reunindo diferentes linguagens musicais em um mesmo programa.

O concerto será regido pelo maestro Telmo Jaconi, ao lado do maestro Davi Coelho. Segundo Jaconi, a participação da cantora convidada marca um momento relevante para a apresentação. “É uma honra muito grande e uma emoção enorme poder estar fazendo música com a Loma, uma das vozes mais tradicionais na nossa música no Rio Grande do Sul. Espero que todos nos encontrem lá para participar desse momento”, afirma o maestro.

Programa mistura música clássica e repertório popular

A abertura do concerto será com o final do quarto movimento da 5ª Sinfonia, de Ludwig van Beethoven. Em seguida, será apresentado o primeiro movimento do Concerto para Violoncelo em Dó Maior, de Joseph Haydn, com solo do violoncelista Brayan Gonçalves, aluno da Orquestra Jovem do RS.

Na segunda parte, o programa passa a destacar sonoridades brasileiras e latino-americanas. Entre as obras previstas estão Batuque, de Lorenzo Fernandez, além de composições como Céu, Sol, Sul, do cantor Leonardo; Cantigas de Mar, de Ivo Ladislau; Lugarejo, de Giba-Giba; Valsa dos Vagalumes, de Adriano e Cristian Sperandir e Nilton Júnior; e Desgarrados, de Mário Barbará.

A proposta do concerto, segundo a organização, é valorizar a ancestralidade, a memória e os encontros entre diferentes expressões musicais, conectando o repertório sinfônico tradicional a obras populares.

Financiamento e apoios

A Orquestra Jovem do RS é mantida por meio de mecanismos de incentivo à cultura, como a Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LIC) e o Funcriança. As atividades também dependem de patrocínios e doações via Imposto de Renda de pessoas físicas e jurídicas.

O projeto conta com patrocínio de empresas como Vero, Banrisul, Unimed Porto Alegre, BRDE, CEEE Grupo Equatorial, Icatu Seguros, Rio Grande Seguros, Wilson Sons, Rissul, Senior Sistemas, Macromix Atacado, Rede Buffon, Sidersul, Da Colônia Alimentos e DLL. Há ainda apoio da Fundação O Pão dos Pobres e do Tribunal de Justiça do RS, com realização do Ministério da Cultura.

Serviço

  • O quê: concerto Notas Ancestrais, da Orquestra Jovem do RS
  • Quando: 8 de abril, às 19h
  • Onde: Auditório Osvaldo Stefanello, Palácio da Justiça (Praça Marechal Deodoro, 55, 6º andar, Centro Histórico de Porto Alegre)
Foto: Isaias Mattos/Divulgação | Fonte: Assessoria
07/04/2026 0 Comentários 131 Visualizações
Cultura

Monólogo sobre Helena Blavatsky volta a Porto Alegre em maio

Por Jonathan da Silva 07/04/2026
Por Jonathan da Silva

O monólogo “Helena Blavatsky, a voz do silêncio” retorna a Porto Alegre para duas apresentações nos dias 8 e 9 de maio, no Teatro da Amrigs. Estrelado pela atriz Beth Zalcman, sob a direção de Luiz Antonio Rocha, e com texto da filósofa e poetisa Lucia Helena Galvão, o espetáculo já foi visto por mais de 100 mil espectadores em todo o Brasil. A montagem instiga uma reflexão sobre a busca do homem pelo conhecimento filosófico, espiritual e místico. Após cada sessão, haverá um bate-papo com a equipe de criação.

A peça estreou virtualmente em 2020 e, depois do sucesso na primeira passagem pela capital gaúcha no ano passado, retorna ao público de Porto Alegre. Helena Petrovna Blavatsky, pensadora russa do século 19, é considerada uma figura notável para o pensamento moderno. Sua vida e obra inspiraram este texto teatral, que é o primeiro da carreira de Lucia Helena Galvão, cujas palestras na internet são acompanhadas por milhões de admiradores.

Considerando que vivemos num período de caos mundial, no qual o fundamentalismo, as tecnologias e as crises políticas e climáticas do planeta invadem nossa dignidade com tanta violência, resgatar os pensamentos de Blavatsky é de extrema importância”, destaca o diretor Luiz Antonio Rocha.

A autora Lucia Helena Galvão é professora voluntária de filosofia na organização Nova Acrópole do Brasil há mais de 30 anos. “Desde o início da minha busca pelo conhecimento através da filosofia, me deparei com pensadores que dedicaram suas vidas a buscar, compilar e transmitir ideias que entrelaçam nossas vidas e compõe parte do que somos. Esta peça é uma forma comovida e contundente para homenagear esta mulher tão especial”, comentou Lucia Helena.

Interpretar Helena Petrovna Blavatsky é mergulhar no improvável, no intangível. Nada mais desafiador para uma atriz realizar um texto que demanda extrema sensibilidade, concentração e imaginação, e transporta a plateia para um universo de possibilidades”, ressalta a atriz Beth Zalcman.

Sinopse

A luz da vela ilumina o cenário e revela um lugar simples no frio de Londres no final do séc. 19. É um recorte do quarto de Helena Blavatsky, que se encontra sozinha, no seu último dia de vida. Ela revisita suas memórias, seu vasto conhecimento adquirido pelos quatro cantos do mundo, se depara com a força do comprometimento com sua missão de vida e as consequências de suas escolhas. Relembra sua forte ligação com a Índia e seu encontro, em Londres, com Gandhi. “Helena Blavatsky, a voz do silêncio” é um mergulho no universo que existe dentro de nós.

Ficha técnica

  • Texto original: Lucia Helena Galvão
  • Interpretação: Beth Zalcman
  • Encenação: Luiz Antônio Rocha
  • Cenário e Figurino: Eduardo Albini
  • Iluminação: Ricardo Fujii
  • Assistente de Direção: Ilona Wirth
  • Visagismo: Mona Magalhães
  • Fotos: Daniel Castro
  • Consultoria de movimento (gestos): Toninho Lobo
  • Operador Técnico: Toninho Lobo
  • Operador de luz: Gabriel Oliveira
  • Marketing Digital: Reação Web
  • Idealização e Produção: Beth Zalcman e Luiz Antônio Rocha
  • Parceria: Organização Internacional Nova Acrópole do Brasil
  • Realização: Teatro em Conserva / Espaço Cênico Produções Artísticas e Mímica em Trânsito Produções Artísticas.
  • Produção local: Gana&Voga
  • Assessoria de imprensa local:Grazieli Binkowski
  • Instagram: @helenablavatskyavozdosilencio

Serviço

  • O quê: Monólogo “Helena Blavatsky, a voz do silêncio”
  • Quando: 8 e 9 de maio, às 20h30min
  • Onde: Teatro da Amrigs (Avenida Ipiranga, 5311, Porto Alegre)
  • Quanto: ingressos inteiro R$ 160, meia-entrada R$ 80, desconto de 15% para Nova Acrópole. Venda online em tri.rs/event/blavatsky-13489b e na bilheteria do teatro no dia.
  • Classificação etária: 12 anos
  • Duração: 60 minutos
  • Gênero: biográfico e filosófico
Foto: Isadora Quintana/Divulgação | Fonte: Assessoria
07/04/2026 1 Comentário 189 Visualizações
Cultura

Lvcas apresenta show da turnê “Abatido Mas Não Derrotado” em Porto Alegre no domingo

Por Jonathan da Silva 07/04/2026
Por Jonathan da Silva

O músico Lvcas se apresenta neste domingo, 12 de abril, no Bar Opinião, em Porto Alegre, com a turnê “Abatido Mas Não Derrotado”. O show faz parte da terceira turnê nacional do artista e marca sua quarta passagem pela capital gaúcha, após estreia com ingressos esgotados em São Paulo. O repertório é centrado no nu metal, subgênero que combina rimas do rap, batidas do hip hop e guitarra ritmada, e será executado com banda completa.

Nos últimos dois anos, Lvcas percorreu mais de 40 cidades, realizou 65 apresentações e encerrou a primeira turnê no Espaço Unimed, em São Paulo, para cerca de 8 mil pessoas. O músico é a identidade artística de Lucas Vinícius, que integra a geração clássica de youtubers e ficou conhecido na internet pelo Canal Inutilismo. Atualmente, concentra sua atuação na música ao vivo, convertendo uma base de mais de 12 milhões de seguidores em público nos shows, com plateias que acompanham o repertório autoral e participam ativamente da apresentação.

Repertório do show

A nova turnê apresenta o EP “Abatido Mas Não Derrotado”, lançado em 2026. As faixas “Mea Culpa”, “Bico do Corvo”, “Refém”, “E Se?” e “Uroboros” organizam o repertório em torno de temas como relações, autocrítica e esgotamento emocional. A base musical parte do metal, com elementos rítmicos do rock contemporâneo e do hip hop, mantendo uma estrutura acessível e orientada pela execução ao vivo.

No palco, o show tem duração de cerca de duas horas e combina músicas inéditas com faixas já conhecidas, como “Tão Perto”, “Inabalável” e “No Foco”. Lvcas (vocal) se apresenta com Isadora Sartor (guitarra), Gabriel Bruce (bateria), Ronan Tárrega (pick-ups) e Marcelo Braga (baixo). Após Porto Alegre, a turnê segue por outras capitais ao longo do ano.

Esta é a quarta passagem do artista por Porto Alegre. As apresentações anteriores, com “Minha Playlist de Funk” (2023), no Auditório Araújo Vianna, e “Humanamente” (2025), no Bar Opinião, contribuíram para a formação de público local.

Quem é Lvcas

Multi-instrumentista (guitarra, baixo e violão), compositor e produtor, Lvcas desenvolveu sua trajetória de forma progressiva. Antes dos palcos, acumulava milhões de visualizações com vídeos musicais no YouTube, com as retrospectivas “20XX [ano] na música” e a série “Minha Playlist de Funk”, consolidando sua capacidade de leitura e execução musical. A virada para o ao vivo veio com essa última série, que saiu da internet e se tornou turnê nacional de releituras, entre 2023 e 2024. O encerramento marcou também a estreia autoral com “Odisseia”. A faixa integra o álbum “Humanamente” (2024), que deu origem à segunda turnê e consolidou o artista no circuito ao vivo com repertório próprio.

Serviço

  • O quê: Lvcas – Turnê “Abatido Mas Não Derrotado” em Porto Alegre
  • Quando: domingo, 12 de abril, com abertura dos portões às 18h30min e show às 20h
  • Onde: Opinião (Rua José do Patrocínio, 834, Cidade Baixa, Porto Alegre)
  • Quanto: ingressos a partir de R$ 90, disponíveis online em bileto.sympla.com.br/event/115803 e na bilheteria oficial (Loja Planeta Surf Bourbon Wallig, Avenida Assis Brasil, 2611), de segunda a sábado, das 14h às 21h
  • Classificação indicativa: 18 anos (14+ acompanhado)
  • Realização: Skip Music
Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
07/04/2026 0 Comentários 142 Visualizações
Cultura

Swan Novo Hamburgo recebe talk e vernissage gratuitos nesta quinta-feira

Por Jonathan da Silva 07/04/2026
Por Jonathan da Silva

O Swan Novo Hamburgo realiza mais uma edição do projeto Swan Cultura nesta quinta-feira, 9 de abril, das 19h às 21h30min, com entrada gratuita e convite aberto à comunidade. O evento ocorre no Piano Bar do hotel, localizado na Avenida Dr. Maurício Cardoso, 303, no bairro Hamburgo Velho, em Novo Hamburgo. A programação inclui um talk sobre óculos como expressão pessoal e uma vernissage de arte clássica com performance ao vivo de piano, reunindo arte, conversa e música em uma noite cultural.

Às 19h, acontece o talk “Óculos: ver e ser visto”, com a consultora de imagem e linguagem visual Dallen Fragoso. A apresentação, inédita, propõe um novo olhar sobre os óculos como parte da expressão pessoal.

Às 19h30min, a programação continua com a vernissage “Luzes e Sombras”, da artista Anne Bomm. A abertura da exposição conta com performance ao vivo da pianista Márcia Cristina Hernandez, criando uma harmonia sutil entre os sentidos, conforme descreve a organização.

Serviço

  • O quê: Projeto Swan Cultura com talk “Óculos: ver e ser visto” e vernissage “Luzes e Sombras”
  • Quando: Quinta-feira, 9 de abril, das 19h às 21h30min
  • Onde: Piano Bar do Swan Novo Hamburgo (Av. Dr. Maurício Cardoso, 303 – Hamburgo Velho, Novo Hamburgo)
  • Quanto: entrada gratuita
Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
07/04/2026 0 Comentários 154 Visualizações
Cultura

Lendária banda Cheiro de Vida faz sessão extra nesta quarta-feira no Sgt Peppers

Por Marina Klein Telles 06/04/2026
Por Marina Klein Telles

Nesta quarta (8) e quinta (9), Porto Alegre terá reencontra a banda Cheiro de Vida no palco do Sgt Peppers. Um dos grupos mais importantes da música instrumental brasileira, formado por Alexandre Fonseca (bateria), André Gomes (baixo e sitar) e Carlos Martau (guitarra), contará com a participação especial do guitarrista Frank Solari. No repertório, os clássicos África, Levada, Funk Indiano, Vox Popoli e Na Pressão, entre outros, além da apresentação de quatro músicas inéditas: Madrugada, Atitude, Balada e Hora do Rush.

O Cheiro de Vida nasceu em 1978, em Porto Alegre, e se tornou referência nacional com sua fusão de jazz e rock progressivo. Na década de 80 foram para o Rio de Janeiro e, rapidamente, chamaram a atenção de nomes famosos do cenário musical do Brasil e desenvolveram trabalhos com artistas como Diana Pequeno, Pepeu Gomes, Marina Lima, Djavan, Nico Assumpção, entre outros.

Nessa trajetória, muitas histórias: tours no exterior, participações especiais em estúdio e shows com artistas renomados e a fábrica de instrumentos de Martau (ele foi ‘convidado’ para fazer reparos nos instrumentos de cordas dos Titãs, totalmente desregulados por conta de seu uso incessante em turnê).

Como grupo, o trio gravou dois álbuns históricos. O primeiro, em 1984, contou com participações de Paulo Supekóvia, Pedro Tagliani, Renato Alscher e Augusto Licks. O segundo álbum ao vivo (1988) contou com Dudu Trentin, que participou do grupo por um período. Eles seguem sendo altamente requisitados em estúdios e em shows por todo o país.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
06/04/2026 0 Comentários 160 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 5

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO