Cultura
A exposição coletiva “A arte de colecionar: Memórias, Legado, História, Identidade” abrirá a programação de 2026 da Casa CDL, em Novo Hamburgo. A mostra, que reúne colecionadores e seus acervos pessoais, terá sua abertura no dia 27 de abril, a partir das 17h, e permanecerá em cartaz até 30 de abril, com visitação das 16h às 18h.
Sob coordenação de Maria Helena Rodrigues e com participação das embaixadoras Denise Engel Richter, Patrícia Scossi, Carla Araújo e Simone Fleck, a exposição observa o ato de colecionar como expressão de experiências acumuladas ao longo do tempo, reforçando a valorização de narrativas pessoais e do patrimônio simbólico construído individualmente.
O que estará exposto
O projeto reúne diferentes coleções que revelam percursos, interesses e vínculos afetivos desenvolvidos em diferentes décadas. Entre os acervos estão camisetas de futebol do Dr. Ronaldo Brum, facas de Adriano Nunes, óculos de Aline Floriani, máscaras e miniaturas de viagens de Maria Helena Rodrigues, vinis autografados de Karla Mombach, itens diversos de Paulo Coelho (moedas, itens da Coca-Cola, câmeras fotográficas, relógios de bolso, telefones antigos e uma geladeira Frigidaire), Kens de Bernardo Guedes, brinquedos dos anos 70 e 80 de Mara Dias, camisetas do Grêmio de Bernardo Zagury Rodrigues, Barbies de Stephany Foscarini, pratos ornamentais pintados à mão de Poli Lopes, dedais de Aline Cândido Rocha, cartões de orelhão e telefone de Márcia Schuch, e papéis e cartas de Andressa Pulz.
Serviço
- O quê: Exposição “A arte de colecionar: Memórias, Legado, História, Identidade”
- Quando: 27 de abril a 30 de abril, das 16h às 18h
- Onde: Casa CDL (Rua Domingos de Almeida, 708, Centro, Novo Hamburgo)
Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
Mais uma edição do Dia do Churrasco & Chimarrão será realizada na Praça da Bandeira, em Santa Cruz do Sul, no dia 26 de abril, um domingo. O evento celebra o Dia do Churrasco, lembrado anualmente em 24 de abril, e convida a comunidade a levar churrasqueira, carne e chimarrão para compartilhar. A ação é promovida pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) em parceria com a Associação Tradicionalista Santa-Cruzense (ATS).
A programação contará com uma apresentação musical tradicionalista com Nicholas Oliveira e Grupo ao meio-dia, além de opções de artesanato local e cervejarias.
Foco no público
O secretário municipal de Cultura de Santa Cruz do Sul, Douglas Albers, afirmou que a escolha da data foi pensada para ampliar a participação do público. “Como neste ano o Dia do Churrasco cai em uma sexta-feira, a decisão foi levar a comemoração para o domingo, permitindo que mais pessoas possam prestigiar e aproveitar o evento com tranquilidade”, ressaltou o titular da pasta.
Albers destacou ainda que, durante a Semana Farroupilha de 2025, a comunidade pediu mais atividades na praça valorizando as tradições gaúchas. “A ideia é justamente essa, ocupar os espaços públicos com cultura, identidade e pertencimento”, acrescentou o secretário.
Serviço
- O quê: Dia do Churrasco & Chimarrão
- Quando: Domingo, 26 de abril
- Onde: Praça da Bandeira, em Santa Cruz do Sul
Foto: Elemir Polese/Divulgação | Fonte: Assessoria
O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), instituição da Secretaria da Cultura (Sedac), apresenta a exposição “José Verá – Mbya Nhenhandu Reko: a essência da sabedoria Guarani”. A inauguração ocorre no dia 18 de abril (sábado), às 10h, simultaneamente à abertura da mostra “MAHKU – Vende tela, compra terra”, compondo um ciclo de exposições que dão uma mostra da produção artística indígena contemporânea brasileira. O evento contará com a presença do artista José Verá e de sua família, que também estarão comercializando sua produção no foyer do Museu. A exposição segue em exibição até 5 de julho, com entrada gratuita.
José Verá (1951) é contador de histórias que transmitem as tradições e as memórias da cultura Mbya Guarani, compartilhando os ensinamentos de sua cosmologia e saberes, que inspiram os seus trabalhos artísticos em desenho e em narrativas. Autodidata, utiliza lápis de cor e hidrocor para desenhar sobre a criação do mundo e da natureza.
A exposição apresenta uma seleção de 28 desenhos de Verá que elucidam aspectos centrais da cosmovisão Guarani. O conjunto oferece uma amostra da produção desenvolvida pelo artista nos últimos 30 anos, tendo agora sua estreia em contexto institucional, nessa que é sua primeira exposição individual em um museu de arte. Ao mesmo tempo, a realização da mostra assinala um marco na história do MARGS, que, em seus 71 anos de existência, apresenta pela primeira vez uma exposição individual dedicada a um artista Guarani.
Missão espiritual
Os desenhos de Verá se configuram como desdobramentos de uma missão espiritual, assumida pelo artista a partir de um chamado de “Nhanderu” (deus criador), orientando uma prática contínua de tradução e transmissão de saberes ancestrais. Para o artista, sua produção é voltada aos mais jovens, tanto indígenas quanto os “juruás” (não indígenas), para que, ao escutarem suas histórias e conhecerem seus desenhos, compreendam a trajetória coletiva da humanidade na Terra e a relação simbiótica com a natureza.
O projeto é o ponto de culminância da relação estabelecida desde 2022 entre o MARGS e o artista, que vive na Aldeia Campo Molhado, ou Aldeia Serra Bonita, a Tekoa Yvyty Porã, situada na Terra Indígena Barra do Ouro, entre os municípios de Riozinho e Maquiné, no litoral norte do Rio Grande do Sul. A aldeia constitui hoje a maior terra indígena guarani demarcada no Estado. A partir daquele ano, o Núcleo Educativo do Museu procurou estabelecer uma relação de envolvimento e confiança com Verá e sua família, iniciando um movimento recíproco de deslocamentos entre a instituição e a aldeia, ao longo do qual foram compartilhados materiais, realizadas feiras de arte e promovidas conversas, oficinas e trocas. Nesse processo, José Verá conheceu as instalações do Museu e o modelo de guarda e conservação de seu acervo, reconhecendo ali um espaço capaz de acolher e preservar suas histórias e desenhos. Assim, em 2024, o MARGS adquiriu sete obras de Verá para o Acervo Artístico.
Organizada pelo MARGS, “José Verá – Mbya Nhenhandu Reko: a essência da sabedoria Guarani” tem curadoria compartilhada entre a curadora-assistente do MARGS, Cristina Barros, a coordenadora do Núcleo Educativo do Museu, Tatiana Funghetti, e o sobrinho de Verá e responsável pela transcrição e tradução para o português, Francisco Moreira Alves. No MARGS, a mostra dá sequência a dois programas expositivos interligados: “Poéticas do agora”, voltado à produção de artistas com pesquisas recentes em poéticas visuais, e “Histórias ausentes”, dirigido a projetos de resgate, memória e reconsideração histórica.
Serviço
Inauguração da exposição “José Verá — Mbya Nhenhandu Reko: a essência da sabedoria Guarani”
Quando: 18 de abril (sábado), às 10h, em evento com comercialização de arte Mbya Guarani
Onde: 1º andar expositivo do MARGS (Praça da Alfândega, s/n°, Centro Histórico, Porto Alegre)
Visitação: Terça-feira a domingo, das 10h às 19h (último acesso às 18h), até 5 de julho
Entrada gratuita
Visitas mediadas para grupos e escolas devem ser agendadas pelo e-mail [email protected]
Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
A expectativa toma conta de Igrejinha e região para um dos momentos mais simbólicos da programação da Oktoberfest. Neste sábado (18), o Kerb das Soberanas definirá a rainha e as princesas da 37ª edição da festa. O evento acontecerá no Parque da Oktoberfest, com abertura dos portões às 18 horas, reunindo tradição e torcida para uma noite que representa o pontapé oficial do ciclo da maior festa comunitária do Brasil neste ano, reunindo a comunidade para uma noite de celebração.
O ponto alto da noite será o desfile das candidatas, marcado para as 20h30, quando o público poderá acompanhar de perto a performance das jovens que disputam os títulos de rainha e princesas. O resultado será revelado à 0h30 e, a partir de então, a corte eleita terá a missão de representar a Oktoberfest de Igrejinha ao longo do ano, levando o nome da festa para diferentes regiões através da participação em eventos e compromissos oficiais.
Neste ano, oito candidatas participam da disputa: Ana Kaline Vingert (21 anos), Camile Kunz Melo de Oliveira (23 anos), Jhenifer Fais (21 anos), Luize Fassbinder (23 anos), Maria Clara Hartz Pletsch (24 anos), Rafaela Eduarda Dillenburg Rodrigues (20 anos), Rafaela Robinson Werb (22 anos) e Tainara de Conto Nunes (28 anos). Desde o início da preparação, elas estão vivendo a programação intensiva do Workshop der Kandidatinnen, com oficinas sobre comunicação, postura, cultura e história local, além de atividades voltadas à desenvoltura em público e relacionamento com a imprensa.
Para a presidente da 37ª Oktoberfest de Igrejinha, Aline Hess, o Kerb é um dos momentos de maior engajamento da comunidade. Ela destaca que a escolha das soberanas representa o espírito da festa. “O Kerb, por si só, já gera um grande envolvimento e expectativa da comunidade, com todos em torcida por sua candidata favorita. É quando conhecemos quem terá a responsabilidade de levar o nome da Oktoberfest para diversos lugares, representando nossa cultura e tradição”, afirma.
Para este ano, o Kerb das Soberanas manterá o formato com o tradicional baile e desfile no ginásio. As principais novidades estão relacionadas à parte externa, junto à Vila Germânica, onde teremos um novo ponto de alimentação e a abertura da Casa Multissensorial, reforçando o compromisso da festa com a inclusão”, complementa Aline.
A nova corte substituirá a atual, formada pela rainha Isadora Schilling Lauck e pelas princesas Isadora Celine Roth e Andressa Knobloch Boff, dando sequência ao trabalho de representação da festa até a realização da 37ª Oktoberfest de Igrejinha, que está confirmada para acontecer de 9 a 18 de outubro de 2026.
Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
A Biblioteca Comunitária Sabiá do Saibro Sábio será agraciada com o prêmio “Biblioteca do Ano 2025”, concedido pela Câmara Rio-Grandense do Livro, no dia 28 de abril. Localizada na Praça Carlos Santa Helena, no bairro Belém Novo, em Porto Alegre, o espaço é premiado mesmo com apenas 76 dias de funcionamento em 2025.
A premiação integra as celebrações do Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor e, desde 1991, reconhece iniciativas, profissionais e instituições que se destacam na promoção da leitura e no fortalecimento da cultura literária no estado.
Como funciona a biblioteca
Fruto da parceria entre WimBelemDon e o Instituto Jama, a biblioteca rompe com modelos tradicionais ao se apresentar como um espaço aberto, acessível e integrado ao território. Sua estrutura, construída a partir de contêineres navais reaproveitados e abastecida por energia solar, reforça o compromisso com a sustentabilidade e a inovação. Aberta todos os dias da semana, amplia o acesso ao livro e à cultura em uma região historicamente marcada pela escassez de equipamentos culturais.
O local também adota o conceito de “biblioteca das coisas”, permitindo o empréstimo não apenas de livros, mas também de materiais e equipamentos esportivos e de lazer. Em seus primeiros meses de operação, a biblioteca já apresenta resultados expressivos em leitores cadastrados, empréstimos e ações culturais, evidenciando a demanda reprimida por espaços culturais na região.
Foto: Julie Pellin Correa/Divulgação | Fonte: Assessoria
A Universidade Feevale está representando Novo Hamburgo na mostra que celebra os 30 anos da Rota Romântica, proposta pelo deputado Elton Weber (PSB), no Espaço Deputado Carlos Santos da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. A exposição reúne peças da coleção Stravaganza do Museu Nacional do Calçado (MNC), com materiais que representam 14 cidades.
A abertura oficial ocorre nesta terça-feira, dia 14, às 13h, e a visitação pode ser feita até o dia 17 de abril, das 8h30min às 18h30min. A coleção apresenta calçados inspirados em arte, estilistas, arquitetos e natureza.
Inspirando calçados únicos
De acordo com a diretora do museu, Ida Thön, um exemplo desse encontro é a moda de Elsa Schiaparelli e a arte de Pablo Picasso – as luvas com unhas (1935) – que podem ter sido o ponto de partida para o calçado de Daisi de Paula (1990), uma das peças em exposição. “A extravagância surge quando a imaginação anda de mãos dadas com os sonhos, se transformando, assim, em arte e inspirando calçados únicos”, definiu Ida.
Foto: Universidade Feevale/Divulgação | Fonte: Assessoria
A Prefeitura de Igrejinha anunciou o patrono da 23ª edição da Feira do Livro do município: o escolhido é o professor Thiago Willian Felicio Lacerda. A definição foi divulgada pela Secretaria Municipal de Educação, responsável pela organização do evento.
Segundo a administração municipal, a escolha do patrono busca valorizar a atuação de profissionais ligados à educação e à promoção da leitura, reforçando a importância da feira como espaço de incentivo à literatura e à formação de leitores.
Programação em breve
A programação completa da 23ª Feira do Livro de Igrejinha ainda deve ser divulgada.
Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
O Espaço Cultural Castellan, em São Leopoldo, realiza a abertura da exposição Território-Cicatriz na terça-feira, dia 14 de abril, às 18h30min. A mostra propõe reflexões sobre as marcas da violência contra a mulher.
A mostra conta com a presença da artista Aglaé Freitas e aborda, por meio de obras, aspectos visíveis e invisíveis da violência de gênero. Após a abertura, às 19h, será realizada uma roda de conversa sobre o tema, com participação da professora Raquel F. Sparemberger, coordenadora de grupo de pesquisa na FMP, e do inspetor Antônio Carlos P. da Silva.
A programação inclui ainda, às 19h45min, apresentação musical com Dida Larruscain e Vini Ceratti, com curadoria de Carlos Rodriguez.
Realização
A iniciativa é promovida pelo Espaço Cultural Castellan, vinculado ao 1º Tabelionato de Notas e Protestos e Registros Especiais de São Leopoldo, com idealização da tabeliã Jenifer Castellan de Oliveira e curadoria da Genuínaobra. O evento é aberto ao público e busca fomentar o debate e a reflexão por meio da arte.
Serviço
- O quê: Abertura da exposição “Território-Cicatriz”
- Quando: Terça-feira, 14 de abril
- Horário:
– 18h30min – Visitação com a presença da artista Aglaé Freitas
– 19h – Roda de conversa
– 19h45min – Pocket show com Dida Larruscain e Vini Ceratti - Onde: Espaço Cultural Castellan (Rua Osvaldo Aranha, 503, sala 102 – Centro, São Leopoldo)
- Quanto: Entrada gratuita
- Realização: Castellan – 1º Tabelionato de Notas e Protestos e Registros Especiais de São Leopoldo
Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) apresenta o espetáculo “Quadressências” nos dias 18 e 19 de abril, às 17h, no Complexo Cultural Casa da Ospa, em Porto Alegre. A montagem reúne a orquestra e a Companhia de Dança Carol Dalmolin, com música do violonista e compositor Daniel Wolff, regência de Manfredo Schmiedt e direção cênica e coreográfica de Carol Dalmolin. A proposta do evento é integrar música e dança em uma obra inspirada nos elementos da natureza. Os ingressos estão disponíveis entre R$ 15 e R$ 70, e a apresentação do dia 19 terá transmissão ao vivo pelo canal da Ospa no YouTube.
O espetáculo apresenta o balé “Quadressências”, composto por Daniel Wolff e organizado em cinco partes: uma introdução e quatro movimentos que representam fogo, ar, água e terra. Segundo o compositor, a criação foi baseada em sons e referências ligadas à natureza. “Busquei inspiração tanto nos sons que os elementos naturalmente produzem quanto em referências literárias”, afirma o compositor. Wolff cita elementos como labaredas, estalos da lenha, movimento dos córregos e chuvas como base para os movimentos “Fogo” e “Água”. Já em “Ar”, predominam instrumentos de sopro, enquanto “Terra” faz referência ao sertão nordestino com o ritmo baião.
História por trás da obra
Daniel Wolff, que também criou os cursos de Mestrado e Doutorado em Violão da UFRGS, compôs “Quadressências” por encomenda do maestro e diretor artístico da Ospa, Manfredo Schmiedt. A obra foi apresentada inicialmente pela Orquestra Sinfônica da UCS em parceria com a Companhia Municipal de Dança de Caxias do Sul. Em 2014, teve quatro sessões com público de 2,5 mil pessoas no UCS Teatro. Em 2015, ganhou nova temporada com três apresentações e público de 1,5 mil, quando foi gravado o DVD “Quadressências”.
Integração entre música e dança
Na apresentação em Porto Alegre, o espetáculo contará com 22 bailarinos e será novamente regido por Manfredo Schmiedt. O maestro destacou o objetivo de promover o diálogo entre áreas artísticas. “Quando propus esta ideia, ainda para a Orquestra Sinfônica da UCS e a Companhia Municipal de Dança de Caxias do Sul, o objetivo principal era estimular essas duas áreas [composição e balé] que, muitas vezes, acabam ficando um pouco esquecidas. No passado, era frequente e frutífero um compositor dialogar diretamente com companhias de dança e coreógrafos. A história da arte está repleta dessas parcerias lendárias”, afirmou Schmiedt.
É uma obra riquíssima em sonoridades que são, de fato, a mola propulsora desse espetáculo”, ressaltou o maestro Manfredo Schmiedt.
Nova coreografia
A montagem em Porto Alegre terá nova coreografia e cenários criados pela coreógrafa e diretora cênica Carol Dalmolin. Segundo ela, o trabalho partiu da compreensão da proposta musical. “Eu primeiro me inteirei sobre o que o compositor da obra queria passar para o público, o que ele tinha pensado sobre cada detalhe, em cada parte da partitura, e tentei trabalhar nisso”, ressaltou Carol. A coreografia combina elementos do balé clássico e da dança contemporânea, com uso de figurinos e recursos cênicos que fazem referência aos elementos da natureza.
Serviço
- O quê: espetáculo “Quadressências”, com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e a Companhia de Dança Carol Dalmolin
- Quando: 18 e 19 de abril, às 17h
- Onde: Complexo Cultural Casa da Ospa (Caff – Av. Borges de Medeiros, 1.501, em Porto Alegre)
- Quanto: ingressos de R$ 15 a R$ 70, com descontos previstos; venda pela plataforma Sympla e na bilheteria no dia do evento

