Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Autor

Caren Souza

Caren Souza

Business

Empresas residentes no Feevale Techpark participarão da Batalha de Startups no Gramado Summit

Por Caren Souza 05/05/2021
Por Caren Souza

As empresas SolucioneRH e 2metric, residentes no Hub One Porto Alegre, unidade do Feevale Techpark, foram selecionadas para a Batalha de Startups no Gramado Summit 2021, conhecido como o maior evento da área da Inovação Digital no Sul do Brasil. Cada empresa apresentará seu pitch para uma banca de jurados e, no último dia do evento, as três melhores ideias serão as finalistas. A empresa vencedora receberá um aporte de até R$ 200 mil da Ventiur, aceleradora de startups, com possibilidade de chegar em R$ 1 milhão por meio de coinvestimento.

O Gramado Summit, que começa nesta quarta-feira (5) e vai até sexta-feira, 7, acontecerá no Serra Park, em Gramado (Rua Henrique Belotto, Três Pinheiros). Mais informações sobre o evento podem ser adquiridas pelo site www.gramadosummit.com.

Sobre as empresas

SolucioneRH: é uma ferramenta de recrutamento e seleção com foco na construção de processos seletivos baseados nas atitudes e valores importantes para o negócio.

2metric: é uma empresa que desenvolve um dispositivo que identifica contaminação em água e monitora a qualidade dela em tempo real, alertando o cliente no momento exato que ocorre uma contaminação.

Fonte: Assessoria
05/05/2021 0 Comentários 611 Visualizações
Business

Sustentabilidade na cadeia calçadista é pauta de webinar

Por Caren Souza 05/05/2021
Por Caren Souza

A sustentabilidade já não é um diferencial das empresas, é um conceito de primeira necessidade para a sobrevivência no mundo dos negócios. E é por isso que a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) se uniram para criar o programa Origem Sustentável, que, lançado em 2013, passa por uma atualização com o intuito de ser ainda mais assertivo na certificação da sustentabilidade. Para apresentar essa iniciativa, as entidades promovem, no próximo dia 12 de maio, um webinar voltado a gestores que desejam ter seus processos certificados nesta que é a única certificação do cadeia calçadista brasileira.

A sustentabilidade é a palavra de ordem no mundo empresarial.

Destacando que sustentabilidade não é um conceito apenas ambiental, mas que leva em consideração as dimensões econômica, social e cultural, o presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira frisa que a maior parte dos grandes grupos de investimentos internacionais já têm na sustentabilidade o centro estratégico para alocação de ativos. “As empresas que não investirem em sustentabilidade certamente ficarão para trás em um mundo cada vez mais competitivo, tanto no que diz respeito aos investimentos quanto ao comportamento do consumidor. Mas, além de trabalhar o conceito, é importante divulgá-lo. Por isso estamos reformulando o Origem Sustentável, que a única certificação de sustentabilidade da cadeia calçadista no Brasil”, comenta o dirigente.

A superintendente da Assintecal, Silvana Dilly, frisa que a sustentabilidade é vista como um dos pilares estratégicos da entidade que representa os fornecedores do setor calçadista nacional. “A sustentabilidade é a palavra de ordem no mundo empresarial, as empresas precisam mais do que nunca terem um propósito, os consumidores querem comprar produtos de marcas que trabalhem dentro de um capitalismo consciente, que são empresas que possuem uma razão de existir e geram lucros através das suas ações com uma preocupação em gerar valores para todas os seus stakeholders”, ressalta a superintendente, destacando a importância da união de todos os elos da cadeia coureiro-calçadista.

Origem Sustentável

O Programa, que já tem nomes como Vulcabras, Piccadilly, Bibi e Cipatex certificadas, e outras tantas gigantes brasileiras em processo de implementação, caso da Arezzo, Usaflex, Ramarim, Beira Rio e Bebecê, tem o objetivo de ser referência em negócios sustentáveis. Com auditorias credenciadas pela SGS e Senai, a certificação conta com quatro níveis de evolução: Bronze (para empresas que cumpram o mínimo de 20% a 30% dos indicadores propostos), Prata (40%), Ouro (60%) e Diamante (80%).

As inscrições para o webinar, exclusivo para empresas de calçados e componentes, estão disponíveis em https://lp.abicalcados.com.br/webinar-origem-sustentavel .

Fonte: Assessoria
05/05/2021 0 Comentários 661 Visualizações
Cidades

Hospital Moinhos de Vento inicia entrega de 5 mil cestas básicas da campanha Prato Cheio de Solidariedade

Por Caren Souza 05/05/2021
Por Caren Souza

O Hospital Moinhos de Vento iniciou nesta terça-feira (4) a entrega de cestas básicas para 450 famílias do Loteamento Santa Terezinha ligadas à Associação de Reciclagem da Vila dos Papeleiros. A ação foi realizada no Ginásio do Centro Social Marista. Nesta primeira etapa da campanha Prato Cheio de Solidariedade, também serão beneficiados moradores da região das Ilhas e atendidas pelo Pão dos Pobres.

Com uma questão tão latente como a fome, é imprescindível nos mobilizarmos e mobilizar quem está ao nosso entorno.

A campanha foi lançada na última semana e é uma resposta diante do prolongamento da pandemia. Muitas famílias enfrentam a instabilidade financeira e estão vivendo um quadro de insegurança alimentar. Em 5 dias, foram arrecadados R$ 11 mil. Até 31 de maio, corpo clínico, colaboradores e público externo estão convidados a fazer doações financeiras que serão revertidas em cestas básicas para a população mais vulnerável.

A cada 1 quilo de alimento adquirido com o valor das doações, o Hospital Moinhos de Vento doará outro quilo, até o valor de R$ 50 mil por parte da instituição. O recurso destinado pelo Moinhos para as duas etapas da campanha Prato Cheio de Solidariedade chegará a R$ 200 mil.

O CEO do Hospital Moinhos de Vento, Mohamed Parrini, enfatiza que as organizações têm o compromisso de usar suas forças institucionais para combater problemas que a sociedade possa estar enfrentando. “Entendemos que um país só cresce e se desenvolve a partir do bem estar de todos os seus cidadãos. Com uma questão tão latente como a fome, é imprescindível nos mobilizarmos e mobilizar quem está ao nosso entorno, contribuindo com as famílias que estão passando por dificuldades neste momento”, destaca Parrini.

“Nossa intenção é arrecadar mais de 60 toneladas de alimentos. Todos os anos, fazemos campanhas de arrecadação de alimentos mas, desta vez, precisamos de mais empenho. Sabemos que as forças estão escasseando diante do prolongamento da pandemia. Queremos criar uma rede do bem”, explica o superintendente de Responsabilidade Social do Hospital Moinhos de Vento, Luis Eduardo Ramos Mariath.

As doações em dinheiro poderão ser feitas pelo site da Responsabilidade Social do Hospital Moinhos de Vento, no campo “Quero Ajudar”. Para garantir a segurança e evitar aglomerações, o Hospital não disponibilizará pontos físicos para entrega de alimentos.

Fonte: Assessoria
05/05/2021 0 Comentários 642 Visualizações
Saúde

Avança a vacinação dos metroviários da Trensurb

Por Caren Souza 04/05/2021
Por Caren Souza

Nesta terça (4) e quarta-feira, 58 agentes da segurança metroviária da Trensurb devem receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19. As doses estão sendo disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre como parte da vacinação do grupo prioritário de profissionais da segurança pública.

Claro que precisamos que os demais profissionais da linha de frente também sejam vacinados.

Diretor de Operações da Trensurb, Luis Eduardo Fidell afirma que, desde o início do planejamento da imunização no país, a empresa buscou articular-se pela inclusão dos metroviários nos grupos prioritários de vacinação. “Além de ser um serviço essencial, nossos colegas estão na linha de frente e vêm prestando um serviço de excelência para a população desde o início da pandemia. Dessa forma, temos a necessidade de proteger esses profissionais”, afirma o diretor.

Os metroviários foram, de fato, incluídos entre os grupos prioritários, porém a fila da priorização é extensa. Por isso, a Direção da Trensurb seguiu buscando possibilitar a imunização do maior número de empregados o mais cedo possível. “Quando fomos informados que os profissionais da segurança pública do estado teriam a vacinação antecipada, enviamos uma solicitação para que nossos seguranças também fossem enquadrados nessa categoria”, relata Fidell.

Hoje, a Trensurb foi informada a respeito da disponibilização das 58 doses. O grupo que será vacinado prioriza empregados com comorbidades e até 59 anos – afinal os maiores de 60 já estão contemplados em grupo prioritário específico. “Claro que precisamos que os demais profissionais da linha de frente também sejam vacinados”, afirma o diretor de Operações.

No entanto, ele pondera que a vacinação chegando aos 60 anos no estado já abrange 30% dos empregados da Trensurb. “Seguiremos lutando para que a vacinação atinja 100% dos empregados da Trensurb, afinal de contas nosso serviço não pode parar e, para isso, precisamos garantir a segurança e a tranquilidade para que nossos colegas consigam exercer suas funções e atender à mobilidade da população”, destaca.

Fonte: Assessoria
04/05/2021 0 Comentários 650 Visualizações
Business

CDL POA aponta um cenário de esperança para as vendas de Dia das Mães

Por Caren Souza 04/05/2021
Por Caren Souza

A pandemia provocada pelo novo coronavírus permanece viva no mundo todo, mas já é possível visualizar um cenário de melhora. Pessoas dos grupos de risco estão sendo vacinadas, e um futuro otimista e de retomada desponta, quadro distinto do ocorrido em 2020. Com a certeza de que a crise não durará para sempre e de que os consumidores nunca mais serão os mesmos, a CDL POA apresenta o seu Guia para o Dia das Mães 2021, criado a partir das principais pesquisas mercadológicas, de entrevistas qualitativas e de uma análise própria da situação econômica atual.

Este Guia tem o propósito de auxiliar lojistas a melhor desempenhar suas vendas.

O Guia “Dia das Mães – uma esperança para a retomada” – disponível gratuitamente para download no site da CDL POA – reúne insights de renomados institutos de pesquisas e mostra dados relevantes como o percentual de brasileiros que pretendem dar presentes no Dia das Mães. A análise dos dados mostra que 58,6% dos brasileiros pretendem ir às compras e que 65,2% deles optarão por vestuário, calçado e adereços. Um cenário não muito diferente dos anos anteriores. Entretanto, a jornada do consumidor começa hoje majoritariamente online com buscas de informações sobre o produto desejado. O estudo mostra, ainda, que a relação com o comércio local também mudou, pois 71% dos consumidores afirmam que comprarão mais de negócios locais porque querem que permaneçam abertos.

Em relação ao cenário econômico, elaborado pelo economista-chefe da CDL POA, Oscar Frank, o Índice do Banco Central (IBC) mostra que já existe um processo de retomada econômica no País. No primeiro trimestre de 2021, a renda da população aumentou, e hoje é 3% superior a janeiro de 2020. No entanto, é preciso avaliar que há diferenças imensas entre os setores. A indústria foi a que melhor se beneficiou da realocação de recursos das famílias durante a pandemia.

O varejo, comércio e serviços, que dependem da interação humana, seguem com limitações. O varejo pós-Covid-19 também mostrou grande variação. Na comparação, produtos essenciais exibiram resiliência enquanto vestuário, tecidos e calçados sofreram grave retração. O estudo mostra que o e-commerce está sendo uma importante válvula de escape para alavancar as vendas desses setores mais vulnerabilizados pela crise. Ao todo, o incremento real desse canal foi de +41,2% ao longo do ano passado, segundo dados da Receita Federal.

Entretanto, alerta o economista, o quadro sanitário ainda constitui um entrave sério. Em março, por influência do crescimento do número de casos e da letalidade do coronavírus e das restrições adicionais ao funcionamento dos negócios, o Índice de Confiança dos Consumidores apresentou enorme queda. Cabe lembrar que quanto pior é o diagnóstico sobre o momento atual e o que se espera para o futuro, menor é a propensão de gastos.

Para o presidente da CDL POA, Irio Piva, o Dia das Mães oferece muitas oportunidades para o comércio e, com isso, traz esperança de recuperação do varejo e do consumo. “O contexto de confiança no retorno à ‘normalidade’ eleva as expectativas dos varejistas, mas é necessário estar atento às principais medidas de oferecer um ambiente seguro em sua loja, bem como entender o comportamento do consumidor neste momento”, destaca o dirigente. “Este Guia tem o propósito de auxiliar lojistas a melhor desempenhar suas vendas. Queremos estimular o Círculo Virtuoso da Esperança nesta data comemorativa e vê-lo impulsionar um futuro próximo de retomada”, finaliza Piva.

A partir de uma apuração qualitativa, a CDL POA finaliza seu estudo mostrando que as pessoas se sentem gratas por terem suas mães com saúde, e que este Dia das Mães possui um novo significado. “Este dia das mães, para mim, é um momento de celebrar. Minha mãe chegou até aqui com saúde e feliz por ver que em breve se vacinará. Assim, poderemos comemorar juntas”, relata entrevistado de 30 anos. A análise também aponta uma melhora no sentimento de segurança para voltar a frequentar lugares de consumo na data comemorativa: “a maioria das lojas está respeitando as regras”, “me sinto segura e quero consumir”.

Os lojistas consultados também apresentam grau positivo de otimismo. “Sempre haverá esperança nos empresários. Está no seu DNA acreditar que as coisas podem dar certo. Por outro lado, temos que pensar na esperança no sentido de esperançar, de ir atrás, de agir”, detalha empreendedor do setor de alimentação de Porto Alegre. Em geral, os consultados afirmam que a esperança será impulsionada pelo afeto que a data gera nas famílias, e será acompanhada de forte estratégia de venda, foco em operações digitais e em atendimento personalizado.

Acesse o guia em http://www.cdlpoa.com.br/wp-content/uploads/2021/05/Guia-Dia-das-Maes.pdf

Fonte: Assessoria
04/05/2021 0 Comentários 538 Visualizações
Variedades

Feevale integra rede internacional de pesquisa sobre o tratamento de água

Por Caren Souza 04/05/2021
Por Caren Souza

A Universidade Feevale firmou convênio de cooperação com a Universidade de Buenos Aires (UBA). O acordo é resultado de uma pesquisa liderada pelo professor Marco Antônio Siqueira Rodrigues, coordenador do Programa de Pós-graduação em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais da Feevale, e pela docente Graziela González, da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais da UBA.

O desenvolvimento desse tipo de rede de pesquisa possibilita aos alunos do programa a interação direta com pesquisadores de outros países.

O estudo está inserido em uma rede de pesquisa internacional chamada Processos de membranas como melhores técnicas disponíveis para reuso de água e de insumos – Aquamemtec, que busca criar uma cooperação internacional no tema de reaproveitamento e tratamento de água. Rodrigues explica que a pesquisa explora os processos de separação por membranas, que são avaliados para casos específicos de efluentes e águas residuais. “O objetivo é estabelecer linhas de tratamento híbrido, que apliquem um ou mais processos de tratamento, visando alcançar a maior taxa de recuperação de água possível”, afirma.

Além da Feevale e da UBA, a rede é composta por sete grupos de pesquisa de universidades ibero-americanas, que têm seus projetos financiados pelo Programa Ibero-Americano de Ciências e Tecnologia para o Desenvolvimento (Cyted). A rede ainda conta com 10 empresas para que a temática seja balizada na perspectiva de demanda e pela busca de soluções viáveis no campo econômico e tecnológico.

Para o professor, aprovar o projeto em um edital internacional de financiamento de projetos de pesquisa junto ao Cyted demonstra a maturidade científica do programa de pós-graduação da Feevale. “O desenvolvimento desse tipo de rede de pesquisa possibilita aos alunos do programa a interação direta com pesquisadores de outros países, bem como a possibilidade de realização de estadias de pesquisa nas universidades participantes do projeto”, enfatiza.

Além de fortalecer a cooperação acadêmica da Universidade com instituições de países vizinhos, a parceria entre a Feevale e a UBA permite o intercâmbio de professores e docentes nas duas universidades, com o propósito de realizar conferências, pesquisas em colaboração e participação em cursos de graduação e de pós-graduação. Além disso, possibilita a realização conjunta e o fomento de estudos e projetos científicos em temas de interesse comum, a promoção de eventos científicos e culturais e, ainda, a coorientação de dissertações de mestrado e teses de doutorado.

Fonte: Assessoria
04/05/2021 0 Comentários 729 Visualizações
Variedades

Mais de um terço das mães porto-alegrenses tiveram redução salarial durante a pandemia

Por Caren Souza 04/05/2021
Por Caren Souza

Não é de hoje que as mulheres que exercem o papel de mãe se desdobram para dar conta de todas as responsabilidades e demandas familiares. Mas com a chegada da pandemia, essas questões se intensificaram, e muitas passaram a fazer ainda mais do que acreditavam que podiam. No e-book “Mães Multivalentes”, desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre, é possível compreender um pouco mais dessas mudanças, quais são os impactos gerados e como tudo isso altera também o comportamento e as prioridades de consumo desse grupo de mulheres. O conteúdo é embasado por estudos e pesquisa com uma amostra representativa dos porto-alegrenses.

Além dessas e de diversas outras informações relevantes, o material traz dicas para os lojistas que atuam com esse público, como também para aqueles que querem começar a pensar suas estratégias de venda para as mães, seja com foco no segundo domingo de maio ou em produtos específicos disponíveis na loja. O e-book está disponível para download gratuito no site www.sindilojaspoa.com.br.

Confira alguns dados abordados no e-book

-83,8% das mães sentiram-se sobrecarregadas com os cuidados com os filhos durante a pandemia (Fonte: UFMS)

-72% das mulheres afirmaram que aumentou a necessidade de monitoramento e companhia, seja de crianças, idosos ou pessoas com deficiência (Fonte: SOF)

-7 milhões de mulheres deixaram o mercado de trabalho com a chegada da pandemia, em março de 2020 (Fonte: IBGE)

-31,4% das mães porto-alegrenses são empreendedoras ou trabalham como consultoras, autônomas ou freelancer (Fonte: Núcleo de Pesquisa Sindilojas POA)

-36,6% das mães porto-alegrenses tiveram redução salarial durante a pandemia, sendo que 22% delas permaneceram com somente um quarto da renda, 41,5% com metade do salário e 36,6% com três quartos do total (Fonte: Núcleo de Pesquisa Sindilojas POA)

-53,3% das mães porto-alegrenses foram desligadas do emprego durante a pandemia (Fonte: Núcleo de Pesquisa Sindilojas POA)

-71,6% das mães porto-alegrenses acham a vida financeira mais difícil ou muito mais difícil e desafiadora no momento atual (Fonte: Núcleo de Pesquisa Sindilojas POA)

-74,8% das mães porto-alegrenses desejam realizar reuniões com amigos e familiares após a pandemia e 49,6% querem viajar (Fonte: Núcleo de Pesquisa Sindilojas POA)

Fonte: Assessoria
04/05/2021 0 Comentários 601 Visualizações
Cidades

Santa Cruz do Sul aprova subsídio tarifário para o transporte coletivo

Por Caren Souza 04/05/2021
Por Caren Souza

O Legislativo de Santa Cruz do Sul autorizou o Executivo a conceder um subsídio tarifário para o transporte coletivo municipal. O projeto foi aprovado, apenas com abstenção do vereador Leonel Garibaldi (NOVO). Uma reunião informal foi realizada no plenário antes da sessão ordinária, com a presença de representantes do Executivo, do Consórcio TCS, Ministério Público, para detalhar a situação.

O projeto de lei tem o objetivo de garantir a manutenção da prestação do servido público de transporte coletivo urbano no âmbito do Município de Santa Cruz do Sul, sem que ocorra elevação no valor da tarifa pelos próximos seis meses, lapso temporal este em que serão estudadas medidas capazes recompor a auto-sustentabilidade do sistema de transporte coletivo urbano.

“É de conhecimento público as dificuldades que o sistema de transporte coletivo urbano vem enfrentando em todo o País, haja vista a significativa diminuição no número de usuários do sistema, situação essa que já havia sido identificada nos últimos anos e que foi potencializada pelas restrições decorrentes das medidas de combate à pandemia, culminando em pedido de reequilíbrio econômico-financeiro do contrato apresentado pela atual Concessionária do serviço público”, diz a justificativa do projeto.

Assim, diante da essencialidade do serviço e da necessidade de realização de um amplo estudo de readequação do sistema, atualmente a única alternativa capaz de manter a continuidade do serviço e a modicidade da tarifa é a concessão de subsídio tarifário temporário, mediante contrapartidas por parte da Concessionária, nos termos do presente projeto.

Fonte: Assessoria
04/05/2021 0 Comentários 634 Visualizações
Variedades

Nova Petrópolis é contemplada com mais uma emenda de R$ 400 mil

Por Caren Souza 04/05/2021
Por Caren Souza

O Município de Nova Petrópolis acaba de ser contemplado com mais uma emenda parlamentar no valor de R$ 400 mil. Os recursos foram destinados pela deputada federal Liziane Bayer. Eles são oriundos do Ministério do Turismo e serão empregados na reforma completa do Centro de Eventos.  A confirmação da emenda parlamentar aconteceu na sexta-feira (30), em Porto Alegre, durante reunião da deputada com o secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Rodrigo Santos.

Recebemos esta notícia com imensa alegria e gratidão.

“Recebemos esta notícia com imensa alegria e gratidão. Em nosso município, as emendas parlamentares são muito bem-vindas em todas as áreas. Mas quando um valor expressivo é destinado à infraestrutura turística, ficamos ainda mais certos de que a nossa cidade está diante de grades avanços nesta área”, afirmou o secretário Rodrigo Santos.

De acordo com o secretário, a reforma do Centro de Eventos envolverá a parte elétrica, restauração do auditório e telhados e outras ações, conforme os orçamentos. Em abril, a Secretaria de Turismo já realizou alguns reparos no telhado do Centro de Eventos. Estas obras foram custeadas com recursos próprios do Município.

“O telhado do Centro de Eventos está com vários problemas. Já fizemos alguns consertos pontuais, já que em breve a Câmara de Vereadores passará a usar algumas salas daquele espaço. Mas com a emenda parlamentar, conseguiremos fazer os reparos completos e definitivos”, observa o titular do Turismo.

Ainda conforme Santos, embora tenha salas da ala administrativa cedidas à Acinp e à Câmara de Vereadores, o propósito original do Centro de Eventos será mantido. “Queremos potencializar o que já existe e atrair cada vez mais eventos a Nova Petrópolis. Para isso, é fundamental que o nosso Centro de Eventos esteja em suas melhores condições”.

Fonte: Assessoria
04/05/2021 0 Comentários 455 Visualizações
Cidades

Noia completa 110 anos de história

Por Caren Souza 04/05/2021
Por Caren Souza

O Esporte Clube Novo Hamburgo comemorou 110 anos de sua fundação no último sábado, dia 1º de maio. Para marcar a data, o vereador Ricardo Ritter (PSDB) visitou o Estádio do Vale dois dias antes e entregou em nome da Câmara uma placa alusiva ao aniversário da agremiação. Nesta segunda-feira (3), os parlamentares dedicaram parte da sessão plenária para um momento de celebração e homenagem à história do clube.

Antes de sua manifestação, Ica solicitou a reprodução de um vídeo com depoimentos de dirigentes e torcedores sobre o amor e o envolvimento com o Novo Hamburgo. Depois, contou sobre sua relação com o Noia e convocou os demais vereadores a se associarem à instituição. “Lembro os tempos do estádio Santa Rosa, quando, ainda jovens, acompanhávamos os duelos contra a Dupla Grenal. O Novo Hamburgo é um clube que representa a cidade e precisa ter um pouco mais de apoio da comunidade. A diretoria sempre pede isso”, ressaltou o parlamentar, que fez questão de mencionar as pessoas que se dedicam voluntariamente pela sobrevivência do Anilado. “Não é fácil fazer futebol e gerir um clube”, solidarizou-se.

Como se tornou comum durante a pandemia, Gerson Peteffi (MDB) subiu à tribuna utilizando uma máscara protetora com o escudo do Novo Hamburgo. O vereador, sócio do clube há mais de cinco anos, lembrou ter sido monitor das divisões de base do Anilado no final da década de 1980. “Fui monitor das escolinhas por quatro ou cinco anos. Fomos à Argentina disputar torneios e fomos campeões na categoria dos nascidos em 1975. O Novo Hamburgo trouxe a essa gurizada o respeito e o amor à camisa do Noia. O clube está dentro do nosso dia a dia. Sempre que há jogos aqui, faço-me presente nas arquibancadas”, revelou o vice-presidente da Câmara.

Anilado

Fundado antes mesmo da emancipação política da cidade que lhe dá o nome, o Esporte Clube Novo Hamburgo iniciou sua trajetória no dia 1º de maio de 1911. Criado por um grupo de funcionários e diretores da extinta fábrica de calçados Adams, o Anilado se consolidaria ao longo das décadas seguintes como uma das principais instituições esportivas do interior gaúcho.

Em 1942, por imposição das medidas nacionalistas adotadas durante a Segunda Guerra Mundial, o Noia precisou mudar de nome. Assim, coube ao Esporte Clube Floriano representar a cidade até o retorno ao nome original em 1968. O sucesso esportivo do clube permaneceu. O Anilado é a terceira equipe que mais disputou o Campeonato Gaúcho, atrás apenas da Dupla Grenal. Também participou do Brasileirão de 1979 e de quatro edições da Copa do Brasil (2006, 2014, 2018 e 2020).

A maior glória do clube, porém, foi a conquista do Campeonato Gaúcho de 2017. Em campanha irretocável, o Noia se tornou o único time do interior a vencer o certame no século 21 – e o terceiro desde 1954. Também foi a única equipe a eliminar Grêmio e Internacional em etapas de mata-mata para se sagrar campeão. O título foi celebrado em sessão solene na própria Câmara de Vereadores.

Fonte: Assessoria
04/05/2021 0 Comentários 657 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 307 | Jun 2026

Entrevista | Eduardo Ogawa mostra que a IA precisa de aplicação estratégica para gerar resultado

Pets | Medicação promete aumentar expectativa de vida dos cães em até um ano

Gastronomia | Grupo Gastromundi: um ecossistema gastronômico em Novo Hamburgo

Cultura | Nova Petrópolis lança o 53º Festival Internacional do Folclore

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO