Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Autor

Caren Souza

Caren Souza

Variedades

No Dia Mundial da Reciclagem, Pró-Sinos alerta sobre a importância da coleta

Por Caren Souza 18/05/2021
Por Caren Souza

Criado pela Unesco, o Dia Mundial da Reciclagem é celebrado em 17 de maio. A data é uma oportunidade para estimular a população a refletir sobre a importância de fazer o descarte correto dos resíduos. Aos governos também cabe a missão de priorizar o tema, garantindo economia de recursos naturais e geração de renda. No país, 35% de todo o lixo produzido pode ser reciclado, mas apenas 2,2% desse total chegam a ter destinação adequada.

A educação ambiental tem papel fundamental na sensibilização da população sobre a importância de reduzir o volume de resíduos.

Diante deste cenário, o Consórcio Pró-Sinos tem o desafio de ampliar a gestão correta e integrada dos resíduos nos municípios da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos. “A educação ambiental tem papel fundamental na sensibilização da população sobre a importância de reduzir o volume de resíduos encaminhados ao aterro sanitário, por meio de programas de coleta seletiva. Esses resíduos retornam à cadeia produtiva, contribuindo com a preservação ambiental e a geração de trabalho e renda”, esclarece a coordenadora de Educação Ambiental do Pró-Sinos, Daniela Tomaz.

Atualmente, os entre os municípios consorciados, Cachoeirinha, Campo Bom, Canela, Canoas, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Gramado, Glorinha, Igrejinha, Ivoti, Novo Hamburgo, Parobé, Portão, Rolante, Santo Antônio da Patrulha, São Leopoldo, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Taquara, Três Coroas já contam com sistema de coleta seletiva. Os demais estão em estudos para implantação, processo de licitação, em fase de projeto de lei ou implantação do serviço.

O exemplo de Dois Irmãos

Há 27 anos, o município de Dois Irmãos dispõe de um sistema de coleta seletiva. De acordo com a bióloga Ivana Soligo Collet, coordenadora de Educação Ambiental do município, o processo de implantação levou cerca de dois anos. Além da aquisição de caminhões e equipamentos para a usina de reciclagem (esteira, prensas, picador e lavador de plásticos) a educação ambiental foi fundamental para sensibilizar e preparar a população a separar os resíduos.

Atualmente, sete em cada dez pessoas separam os materiais. “Hoje, 100% das famílias são visitadas pelo caminhão da coleta seletiva. O desafio não é a implantação, mas a manutenção dos índices de separação. Por isso, é fundamental a população estar educada”, observa.

Desde a implantação da coleta seletiva, o município tem contrato com a Cooperativa dos Recicladores de Dois Irmãos. Os caminhões são da prefeitura, e os motoristas, servidores municipais. Já os garis são da cooperativa. O lixo reciclável é destinado à usina, e o lucro gerado com a venda fica com a cooperativa. O restante dos resíduos é coletado em outro caminhão e destinado a um aterro em São Leopoldo.

A coleta é feita três vezes por semana nos bairros, e de segunda a sábado, no centro da cidade. “O fato de os resíduos irem para lugares distintos humaniza o trabalho dos cooperados. O que chega à usina é matéria-prima. É sustento das famílias. Além da questão ambiental, tem a valorização das pessoas”, destaca a coordenadora da Educação Ambiental. Ivana cita o exemplo de um tipo de material que, reciclado, gerou benefício real ao meio ambiente: de 1995 a 2020, foram reciclados no município mais de 12,6 mil toneladas de papel — o que poupou o corte de 253 mil árvores.

Na avaliação da bióloga, o sucesso da coleta seletiva há quase três décadas está ligado a dois fatores. O primeiro deles é a vontade política e o entendimento de que esse tema é importante e merece destinação de recursos. Somado a isso está o trabalho permanente de educação ambiental à população – são entregues panfletos, realizadas palestras, passagem de carro de som com informações relevantes, lixeiras adequadas para separação dos resíduos nas escolas e nos eventos, entre outras práticas – além de uma dose de ousadia.

O chefe do Departamento de Serviços Públicos, Jonas Pinheiro, ressalta o comprometimento dos servidores e da cooperativa de recicladores para o resultado positivo. “O trabalho de sensibilização nas escolas reflete diretamente no convívio familiar. Sempre podemos aprimorar nossos serviços contando com o apoio da Administração Municipal e da população”, acrescenta Jonas.

Para Daniela, exemplos como o de Dois Irmãos demonstram que é possível fazer mais e melhor nesse segmento. “De maneira qualificada, além da triagem, beneficiam o material que já sai pronto para a comercialização e transformação em novos produtos. Este modelo de sustentabilidade econômica demonstra para os municípios que ainda não fazem a coleta seletiva que, sem reciclagem, estão literalmente jogando dinheiro no lixo”, finaliza a coordenadora de Educação Ambiental do Pró-Sinos.

Fonte: Assessoria
18/05/2021 0 Comentários 906 Visualizações
Cidades

Prefeitura de Sapiranga alerta sobre a poda drástica de árvores

Por Caren Souza 18/05/2021
Por Caren Souza

A Prefeitura Municipal de Sapiranga, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Preservação Ecológica (Semape), alerta sobre a realização de podas drásticas em árvores. Com a proximidade do inverno, época de dormência dos vegetais, torna-se mais comum a necessidade de poda de árvores em pátios e passeios públicos.

Considera-se poda drástica, a eliminação total das ramificações terciárias, secundárias ou primárias de qualquer espécie arbórea, ou seja, a poda de mais de 30% da copa da árvore. É uma prática cultural que prejudica o desenvolvimento da árvore, podendo até mesmo causar a sua morte.

A Semape orienta que a poda de qualquer exemplar arbóreo, nativo ou exótico, presente em passeio ou área pública, deve ser solicitada junto à Prefeitura de Sapiranga, através de protocolo. A poda depende de autorização da Semape, após análise técnica, e é realizada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas e Serviços Urbanos.

Em caso de dúvidas na hora de realizar uma poda, a população pode entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente e Preservação Ecológica, através do telefone 3599 9500, ramal 223.

Sobre a poda

Existem diferentes tipos de poda, de acordo com a necessidade de cada exemplar arbóreo. A poda drástica, além de não ser recomendada, é proibida, e constitui infração ambiental passível de multa (e de compensação ambiental em caso de morte dos exemplares), de acordo com o Art. 90 da Lei Municipal Nº 6706/2021 – Política de Meio Ambiente.

Quanto à poda em lote privado, não é necessário solicitar autorização da Semape, exceto nos casos de espécies ameaçadas de extinção ou imunes ao corte. Dentro do lote privado a realização da poda é de responsabilidade do proprietário. Lembrando que no lote privado a poda drástica também é proibida.

Fonte: Assessoria
18/05/2021 0 Comentários 686 Visualizações
Cidades

Guarda Municipal de Canoas recebe treinamento de tiro da Polícia Civil

Por Caren Souza 18/05/2021
Por Caren Souza

A Guarda Municipal de Canoas iniciou um treinamento para manuseio de armas de fogo na manhã desta segunda-feira (17). O curso está sendo realizado por instrutores de tiro da Academia da Polícia Civil (Acadepol) do Rio Grande do Sul, no espaço de treinamentos do 15º Batalhão da Brigada Militar (15º BPM).

Nosso objetivo é qualificar e valorizar cada vez mais os nossos guardas municipais.

Nos primeiros dias, os guardas receberão instruções teóricas, como abordagem de pessoas e veículos, ingresso em ambiente hostil, gerenciamento de crise, uso progressivo da força, decisão de tiro e trabalho em equipe. Em seguida, participarão das aulas práticas de tiro, com revólver e pistola, considerando vários cenários relativos à atividade do dia a dia.

Ao todo, serão 60 agentes que passarão pela qualificação, divididos em três turmas. A diretora da Divisão de Ensino da Acadepol, delegada Clarissa Lopes Castilhos, afirma que o curso é decorrente de um termo de convênio firmado entre a Polícia Civil e a Prefeitura de Canoas.

“Visamos o aperfeiçoamento dos alunos na área do tiro, em que revisarão as regras de segurança e exercícios práticos com arma de fogo num total de 80 horas. Essa é a primeira turma e está prevista para mais duas ainda neste ano”, explica. Ela ainda pontua que, conforme a legislação Federal, as guardas municipais devem passar por, no mínimo, 80 horas de curso de aperfeiçoamento a cada dois anos, com o mínimo de 65% aulas práticas e 35% teóricas.

O secretário de Segurança Pública, delegado Emerson Wendt, ressalta que a Guarda Municipal de Canoas é uma das mais equipadas e preparadas do Rio Grande do Sul e é referência para muitas cidades. “Nosso objetivo é qualificar e valorizar cada vez mais os nossos guardas municipais, por isso ampliamos a sua atuação neste ano. Com o trabalho integrado com as demais forças de segurança do município, como Brigada Militar e Polícia Civil, a Guarda Municipal tem um papel fundamental na proteção da população e na garantia da segurança dos canoenses”, destaca o delegado Emerson.

A abertura do curso ainda contou com a presença do Diretor da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), Bolívar Lhantada, do secretário adjunto de Segurança Pública, tenente-coronel Marcelo Pitta, e do diretor da Guarda Municipal, Eder Martini.

Qualificação da Guarda Municipal

Desde o início deste ano, a Guarda Municipal conta com um Núcleo de Treinamento que é responsável por formatar cursos e treinamentos de qualificação aos agentes. A iniciativa faz parte das metas da Secretaria de Segurança Pública na ampliação da atuação e na constante valorização da Guarda Municipal através da qualificação profissional.

Em março, os agentes receberam um curso de Preservação de Local de Crime, ministrado por peritos do Instituto Geral de Perícias (IGP-RS), cujo objetivo foi qualificar a corporação para manter a integridade dos vestígios nas ocorrências e auxiliar o trabalho dos peritos criminais na investigação.

De acordo com o Martini, ainda estão previstos para este ano outros cursos, como policiamento com motos, capacitação em armas longas, curso de operador de embarcações de pequeno porte com a Marinha do Brasil, nivelamento de escolta, armas menos letais, entre outros.

Fonte: Assessoria
18/05/2021 0 Comentários 753 Visualizações
Saúde

Novo Hamburgo amplia estratégias para público que aguarda vacina da Coronavac

Por Caren Souza 18/05/2021
Por Caren Souza

A Secretaria Municipal de Saúde de Novo Hamburgo está ampliando estratégias de atendimento ao público que ainda aguarda pela segunda dose da vacina Coronavac. Além do trabalho das unidades de saúde, que retomaram a vacinação no sábado, com a chegada de 3.150 doses, sempre por meio de agendamentos, a secretaria está adotando novas medidas, entre elas drive-thrus para segunda dose.

O primeiro drive-thru exclusivo para segunda dose será na quarta-feira, das 9 horas às 16 horas, na Fenac, destinado a pessoas acima de 60 anos e que receberam a primeira dose até o dia 31 de março. O público estimado deste grupo é de 2.700 pessoas.

A documentação necessária são o comprovante de vacinação da primeira dose e um documento com foto. Quem perdeu o comprovante da primeira dose não será atendido na Fenac, mas deve procurar uma unidade de saúde. À medida que chegarem mais doses, novos drives serão anunciados.

Outra medida é a criação de um grupo de atendentes por telefone para esclarecer dúvidas dos hamburguenses que aguardam a segunda dose da Coronavac, como lista de espera ou até agendamentos quando possível. Este grupo entra em operação nesta terça-feira, dia 18.

“Estou orientando a criação dese grupo justamente para acolher os hamburguenses e esclarecer as muitas dúvidas que surgem neste momento de falta de vacina provocada pelo Ministério da Saúde”, enfatiza a prefeita Fátima Daudt.

A Secretaria de Saúde alerta que não são utilizados whats nem e-mails para comunicados de agendamentos ou esclarecimentos sobre a vacinação. “Infelizmente, algumas pessoas têm aproveitado para disseminar fakenews. Por isso, nossa orientação é que as pessoas sempre consultem os canais oficiais da Prefeitura”, completa o secretário municipal de Saúde, Naasom Luciano.

Telefones

O atendimento para esclarecer dúvidas será diário, sempre das 9 horas às 17 horas. A Secretaria de Saúde está colocando à disposição da comunidade dez números de celulares. A comunidade poderá ligar para qualquer um deles: 99533-6195, 9983-66321, 98012-7154, 99589-6769, 98014-4664, 99842-0580, 99586-8664, 99814-8586, 99509-3717 e 99595-2606, todos com DDD 51.

Este grupo também poderá esclarecer outras dúvidas, como comorbidades abrangidas na primeira dose e documentação necessária, além de locais de vacinação e datas de drive-thrus na Fenac. “A falta de vacina da Coronavac é um problema comum em várias cidades gaúchas e outros Estados, pois seguimos a orientação do Ministério da Saúde de não segurar doses para a segunda imunização”, explica Naasom.

O secretário destaca que as pessoas não devem se deslocar até as unidades de saúde para a segunda dose. “Não adianta ir sem o contato da unidade”, enfatiza. Novo Hamburgo hoje tem 15.510 pessoas aguardando a segunda dose da vacina e essas 3.150 doses são poucas para atender a demanda.

“Infelizmente este é um problema que não foi causado por nós e tem nos angustiado muito”, completa a prefeita.  É importante que todos se tranquilizem porque a Secretaria de Saúde tem realizado o atendimento conforme chegam as doses ao município, sempre priorizando os mais antigos.

Fonte: Assessoria
18/05/2021 0 Comentários 635 Visualizações
Ensino

Novo Hamburgo avalia como muito produtiva primeira semana de aula presencial na rede municipal

Por Caren Souza 18/05/2021
Por Caren Souza

A Secretaria Municipal de Educação (SMED) avalia a primeira semana de aulas presenciais na rede municipal de ensino como muito positiva. Apesar de ter sido interrompida na quinta-feira e sexta-feira, por conta do feriado de Ascenção, as atividades realizadas entre segunda e quarta-feira foram muito produtivas.

Nossa expectativa é que a adesão dos pais para atividades presenciais cresça ainda mais.

A chamada greve sanitária convocada pelo Sindicato dos Professores, que se manifestou contra as aulas presenciais, teve pouca adesão. Dos 2 mil professores do quadro municipal, apenas 42 aderiram ao movimento. Os professores que não comparecerem às atividades terão o dia descontado do salário.  A rede municipal hamburguense conta com um total de 24 mil alunos e 89 escolas.

A decisão sobre a participação presencial das crianças na escola é tomada pelas famílias e registrada a partir da assinatura do Termo de Responsabilidade. Conforme levantamento da Secretaria de Educação, cerca de 60% dos responsáveis indicaram o retorno dos filhos já na primeira semana de aulas. Mesmo após a assinatura do documento, os pais podem mudar a decisão e solicitar novo termo na escola em que a criança está matriculada.

Cuidados

“Nossa expectativa é que a adesão dos pais para atividades presenciais cresça ainda mais”, destaca a secretária municipal de Educação, Maristela Guasselli. Detalhes sobre os procedimentos de saúde adotados em cada escola foram definidos no Plano de Contingência.

O documento, aprovado pelo Centro de Operações de Emergência Municipal Covid-19 (Coem Covid-19), descreve os protocolos sanitários e cuidados seguidos no ambiente escolar. Além do plano, cada escola possui seu Centro de Operações de Emergência Local, grupo formado por pessoas de diferentes segmentos e responsável por acompanhar o cumprimento das medidas apresentadas no documento.

Quanto aos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e materiais para reforçar os cuidados de higienização, conforme orientação dos órgãos de saúde, as escolas contam com os seguintes ítens encaminhados pela SMED: máscaras de tecido adulto e infantil, dispensadores de álcool em gel, álcool 70% líquido, álcool 70% em gel, desinfetante, sabonete líquido, termômetro para aferição de temperatura, tapete sanitizante, viseiras, propé (EMEIs), totem com pedal, papel toalha, equipamento de oxi-sanitização e purificação de ambientes.

Fonte: Assessoria
18/05/2021 0 Comentários 920 Visualizações
Saúde

Depois de imunizar 1.239 educadores, Campo Bom aplicou mais 1390 doses no sábado

Por Caren Souza 17/05/2021
Por Caren Souza

Quarta, quinta e sexta-feira (12, 13 e 14) foram dias especiais para os profissionais da educação de Campo Bom, pois nesses três dias, todos os estabelecimentos de ensino do município (municipais, estaduais e particulares) foram visitados por equipes volantes de vacinação. No total, 1.239 profissionais da área foram imunizados com a primeira dose da Astrazeneca/Fiocruz. A ação vai ficar marcada, pois o município foi o primeiro da região a realizar essa etapa (vacinar os profissionais da educação) seguindo o PNI – Programa Nacional de Imunizações.

O prefeito Luciano Orsi comemorou o feito, ressaltando que a vacinação desse grupo era algo muito aguardado, e que foi possível graças ao planejamento e agilidade das equipes de vacinação. “Estávamos ansiosos por essa retomada. Lugar de professor e aluno é na escola. E queríamos garantir essa proteção o quanto antes, que além de dar mais segurança aos profissionais, tranquiliza os alunos e os pais”, disse Luciano Orsi, logo após o primeiro professor ser imunizado.

Assim, depois do sucesso com os educadores, o trabalho dos vacinadores campo-bonenses seguiu intenso e ágil neste sábado (15), com dois turnos, no drive-thru do Complexo do CEI e, para quem estava a pé, no Ginásio do CEI. Pela manhã, foram aplicadas 814 segundas doses da CoronaVac/Butantan em pessoas que haviam feito a primeira dose até 31 de março. E à tarde, foram mais 576 vacinas, primeira dose da Astrazeneca/Fiocruz, para pessoas acima de 60 anos, pessoas com comorbidades e deficientes físicos.

Campo Bom, agora, aguarda a vinda de novas doses para retomar a vacinação. Enquanto isso não acontece, o secretário da Saúde, João Paulo Berkembrock, recomenda às pessoas que ainda não receberam a segunda dose da CoronaVac/Butantan que façam o cadastro cujo formulário está disponível no site da Prefeitura e responda a todos os questionamentos ou, ainda, envie mensagem para o WhatsApp (51) 9 9675 5968.

Crédito: Fernando Santos | Fonte: Assessoria
17/05/2021 0 Comentários 589 Visualizações
Saúde

Prefeitura investe em tomografias com contraste no Hospital Lauro Reus

Por Caren Souza 17/05/2021
Por Caren Souza

O Hospital Lauro Reus, de Campo Bom, segue se modernizando e ampliando o atendimento. A casa de saúde ganhou um novo equipamento médico para trazer mais comodidade aos pacientes, principalmente àqueles em estado grave. Trata-se de uma bomba de infusão destinada à realização da angiotomografia, popularmente chamada de tomografia com contraste.

E é um investimento que, a longo prazo, trará economia aos cofres públicos e, acima de tudo, segurança aos pacientes e maior oferta de atendimento

O exame permite a visualização das veias e artérias do corpo, podendo diagnosticar problemas em todo o sistema circulatório, como aneurismas e obstruções dos vasos sanguíneos, conforme explica o secretário municipal da Saúde, João Paulo Berkembrock.

“Atualmente, todo paciente do Lauro Reus que necessita da tomografia com contraste precisa ser transportado para outros municípios, e além do gasto com transporte, há todo o transtorno e o risco de locomover pacientes em estado grave. O novo aparelho vai agilizar o atendimento e trazer mais segurança para todos que fizerem a angiotomografia”, aponta João Paulo.

Seu Aristides Augusto Ferreira, de 62 anos, foi um dos primeiros a fazer o exame. “É importante para a gente ter mais informações sobre a nossa saúde, poder tratar logo e ficar bem, para viver mais, com minha família, amigos e com fé. Fico muito agradecido pelo trabalho e atendimento da Prefeitura e do hospital, eles fazem muito pela gente”, disse o paciente.

O prefeito Luciano Orsi afirma que o equipamento é um ganho imensurável para o hospital e para toda a cidade. “Foram cerca de R$ 96 mil investidos na saúde do campo-bonense com este aparelho. E é um investimento que, a longo prazo, trará economia aos cofres públicos e, acima de tudo, segurança aos pacientes e maior oferta de atendimento”, considera o prefeito, que acrescenta que os profissionais receberam capacitação para operar o novo equipamento.

Fonte: Assessoria
17/05/2021 0 Comentários 645 Visualizações
Variedades

Confira os bastidores da 1ª Oktoberfest Digital

Por Caren Souza 17/05/2021
Por Caren Souza

A tradicional Oktoberfest de Santa Cruz do Sul terá sua primeira edição digital. O evento ocorrerá entre 19 e 29 de maio. As transmissões ao vivo, que vão mobilizar, além de músicos e dançarinos, profissionais contratados de diversas áreas, serão feitas pelos perfis oficiais da Festa no Facebook e canal do YouTube, nos dias 19, 20, 21, 22, 26, 27, 28 e 29 de maio, das 20 às 22 horas.

As atividades da Oktoberfest Digital contarão com o envolvimento de um número restrito de profissionais, observando as regras sanitárias e cuidados necessários durante a pandemia. As principais atrações musicais da Oktoberfest Digital são as bandas locais Munich, Feliz em Festa, Ghermania, Scala, Nowa, Som Livre, Magia, Heilige, Os Colonos, Santa Cruz e Estrela de Ouro.

Também integram a programação os Jogos Germânicos, o Baile Virtual para a Maturidade Ativa e a Oficina de Gastronomia do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Fritz, Frida, Max e Milli, bonecos símbolo da Festa da Alegria, estarão presentes no evento, como de costume.

“Estamos fechando a programação com diversas atrações artísticas e culturais e mobilizando todos os artistas, sejam músicos ou dançarinos, para que as oito noites de lives sejam animadas e divertidas para o público de casa”, destaca o presidente da Assemp, Fábio Costa de Borba.

De acordo com ele, o objetivo principal é manter viva a tradição da festa e proporcionar momentos de descontração para quem está com saudade do evento. Na edição digital, a entidade optou pela realização em um estúdio, onde as condições técnicas para transmissão são melhores.

Neste sentido, a Película Vídeo, que trabalha há 14 anos com a transmissão da Oktoberfest, também está se reinventando para transmitir o evento digital. O estúdio do terceiro andar da sede da empresa está sendo adaptado para receber os participantes das bandinhas e grupos de dança, que possuem em torno de oito integrantes cada uma.

“Na questão das bandinhas, primeiro vamos descer com uma para poder subir com a outra. Então, eles nem vão se ‘cruzar’”, explica Rodrigo Stülp, sócio-administrador da Película Vídeo.  Apenas quatro profissionais estarão trabalhando presencialmente nas transmissões ao vivo, com o auxílio de câmeras robóticas dentro dos cenários em chroma key montados pela empresa (foto1). “É uma câmera ou duas no máximo para trabalhar os detalhes e outra o cenário aberto. Até as movimentações de câmeras estão dentro do cenário virtual”, relata Stülp.

A 1ª Oktoberfest Digital é promovida pela Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), com financiamento da Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, via Pró-Cultura RS, e patrocínio da Stock Med.

Uma prévia da festa já está circulando nas páginas do Facebook e do Instagram da Oktoberfest com vídeos dos músicos convidando a população a participar da festa digital. Demais informações como horários e links de acesso também estão disponíveis nas redes sociais da Oktoberfest (#oktoberfestdigital) e no site oficial (https://www.oktoberfestsantacruz.com.br) .

Fonte: Assessoria
17/05/2021 0 Comentários 673 Visualizações
Ensino

Equipe hamburguense conquista prêmios na maior competição de robótica educacional

Por Caren Souza 17/05/2021
Por Caren Souza

A equipe de Robótica do Marista Pio XII, Under Control, conquistou pela 5ª vez o prêmio de maior prestígio da FIRST Robotics Competition (FRC), a maior competição de robótica para Ensino Médio no mundo. O Chairman’s Award homenageia o time que melhor representa um modelo para as outras equipes, reconhecendo os seus esforços e dedicação em espalhar a mensagem da FIRST e inspirar os jovens a se tornarem líderes em ciência e tecnologia. A Under Control também recebeu os prêmios Industrial Design Award, pelo design do robô, e Woodie Flowers Award Finalist, para o mentor Bruno Toso, reconhecendo seu trabalho com os jovens.

Neste ano, em virtude da pandemia, a FIRST, que ocorre anualmente nos Estados Unidos, foi realizada de forma virtual. A equipe hamburguense superou os desafios e se reinventou para participar pelo 19º ano consecutivo da competição. Seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19, que incluem uso de máscara, higienização frequente das mãos e objetos, distanciamento, entre outros, os estudantes iniciaram a temporada em janeiro, trabalhando no Corsair, robô construído para o desafio Infinite Recharge, um jogo futurista em que o protótipo precisa pegar e lançar cinco bolas. O trabalho da equipe foi realizado de forma hibrida.

A competição entre os robôs, que ocorria em uma arena, com seis equipes, ao mesmo tempo, foi adaptada para desafios individuais, por videos. Cada time construiu a estrutura necessária e gravou vídeos do robô executando as tarefas dentro do tempo estabelecido. Os estudantes também participaram de dois momentos de videoconferências com os jurados, quando apresentaram o Corsair e todo o trabalho desenvolvido pela equipe com a comunidade.

Chairman’s Award

Um dos princípios da Robótica Educacional é mudar o mundo com Robótica, Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, e para isso é necessário ser exemplo e inspiração para outros jovens. Por meio de ações sociais, projetos de inovação, mentoria e auxílio a outras equipes, a Under Control, leva o espírito da FIRST para diversas cidades do Brasil e de outros países.

Neste ano, 15 equipes novas surgiram no Brasil e participaram da FIRST. Todas elas recebem mentoria da Under Control por meio de videoconferências periódicas. Essa dedicação da equipe foi reconhecida pela 5ª vez com o prêmio Chairman’s Award, sendo a 4ª vez consecutiva.

“Esse prêmio sempre gera muita expectativa e cada vez que ganhamos é uma surpresa, pois é um reconhecimento muito grande. O Chairman’s avalia os últimos três anos de trabalho da equipe, e isso mostra a consistência da Under”, relata Toso.

Etapa mundial

Agora a Under Control se prepara para participar do mundial da FIRST, etapa em que também tem uma trajetória de prestígio, com participações em seis anos consecutivos, chegando até as quartas de final em 2015 e 2018, melhor posição que uma equipe brasileira avançou na última década. Neste ano, a competição será virtual, em junho. Os estudantes apresentarão o trabalho da equipe para os jurados, concorrendo ao Chairman’s Award mundial. O mentor Bruno Toso também concorrerá ao prêmio Woodie Flowers Award com candidatos de todo o mundo.

“São os estudantes que escrevem uma carta falando sobre o seu mentor e os vencedores do Woodie Flowers que avaliam os candidatos, então é um grande reconhecimento”, declara Toso.

Fonte: Assessoria
17/05/2021 0 Comentários 901 Visualizações
Cidades

Santa Cruz do Sul: membros do Conselho Municipal da Diversidade tomam posse

Por Caren Souza 17/05/2021
Por Caren Souza

Foram empossados pela prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, na manhã desta segunda-feira, 17, no Centro Integrado de Segurança Pública e Cidadania (CISP), os membros do Conselho Municipal da Diversidade (Comudi). Criado pela Lei 8.395, o órgão, vinculado à Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte (Sehase), é composto por membros efetivos e suplentes indicados pelo Poder Público Municipal e representantes eleitos pela sociedade civil – ONG Desafios e Instituto Palavração.

O problema não é do indivíduo, é de toda a sociedade.

O Comudi tem como propósito combater a discriminação e o preconceito, bem como garantir todos os direitos previstos na Constituição Federal nos aspectos econômico, financeiro, social, político, religiosos e cultural. O dia da posse foi escolhido, em razão de ser o 17 de maio, uma data histórica para o Movimento LGBTQIap+.

No ano de 1990, a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou o termo homossexualismo da lista de distúrbios mentais do Código Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID).
A criação do conselho, na visão do presidente da ONG Desafios, Rubem Quintana, que tomou posse como conselheiro titular pela sociedade civil, é um passo importante que Santa Cruz do Sul dá na direção de propor políticas públicas antidiscriminação e reconhecimento da diversidade.

Segundo ele, a pandemia também afetou de forma muito forte a comunidade LGBT, que vem sofrendo efeitos econômicos e psicológicos, como perda de emprego, desestruturação familiar, entre outros.
Rubem ressalta que o preconceito com relação à opção sexual ainda é muito grande e o que mudou foi apenas a forma como ele se manifesta.

“O problema não é do indivíduo, é de toda a sociedade. Quando uma pessoa resolve assumir sua condição ou se descobre gay, a família toda fica abalada”, afirmou. Ele frisa que o preconceito hoje é velado, mas existe. “As pessoas não contratam homossexuais, elas demitem homossexuais, ninguém quer um professor gay, uma babá ou uma empregada trans. Temos uma caminhada longa pela frente, precisamos conscientizar as pessoas, ter um núcleo de apoio para toda a sociedade e especialmente para essas famílias que hoje estão desestruturadas”, ressalta.

Ao discursar a prefeita Helena Hermany lembrou que durante anos acompanhou a luta e a vontade persistente do movimento LGBT para instituir o Conselho da Diversidade. Ela disse que espera que cada conselheiro demonstre o compromisso com a causa e dê o máximo de si.

A cerimônia de posse foi prestigiada também pela diretora de Desenvolvimento Social da Sehase, Priscila Froemming, pela chefe dos conselhos municipais da Sehase, Camila Quadros, e pela assessora executiva de gestão da Secretaria Municipal de Planejamento e Orçamento (Spor), Orilete Raminelli, na ocasião representando o vice-prefeito Elstor Desbessell.

Composição do Comudi

Entre os membros eleitos pela sociedade civil, são titulares Ruben Quintana da Costa Filho,  Neri da Costa,  Angélica Maria Silva da Fonseca, Gabriela Pires, Roberto Nascimento Oliveira, Emanuele Mantovani. Os suplentes são Analídia Rodolpho, Bruna Heinen,  Valentin Ourives de Vargas,  Lucas Otesbelgue Henes,  Eduardo Pedra e Bruna Vargas Gomes.

Já os membros indicados pelo poder público municipal estão divididos por secretarias. Da Secretaria de Educação, a titular é Maria Liane do Nascimento e, como suplente, Sandra Regina Haas da Fontoura.

Da Secretaria Municipal de Segurança, Transportes e Mobilidade Urbana, Gerson Miguel Machado
é o titular, que tem como suplente Evandir Mello. Já na Secretaria Municipal de Saúde, Maria Cristina da Rosa Afonso ocupa o posto de titular, enquanto Anelise dos Santos Aprato é a suplente.

Na Secretaria Municipal de Cultura, Liane Dittberner fica como titular, enquanto Gabriela Jacques fica como suplente. Na Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte , a titular é Márcia Weber e a suplente é Ana Patrícia Gomes.

Já na 6ª Coordenadoria Regional de Educação, a titular é Mariluci Prestes Moraes Trinks e a suplente é Graziela Maria Lazzari.

Crédito: Luiz Fernando Bertuol | Fonte: Assessoria
17/05/2021 0 Comentários 1,2K Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 5

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO