Mais vistas
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Fundação João Bosco promove feijoada solidária em Novo Hamburgo
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Autor

Caren Souza

Caren Souza

Cidades

Campanha do Agasalho 2021 começa neste mês em Sapiranga

Por Caren Souza 19/05/2021
Por Caren Souza

A campanha do agasalho deste ano em Sapiranga terá início na próxima segunda-feira, 24, e traz o tema: “Em tempos de pandemia, doe com alegria”, que tem como objetivo garantir que famílias carentes não sofram com o clima frio, na época do inverno. As doações podem ser feitas na Secretaria Municipal de Assistência Social, na Avenida 20 de Setembro, 3066, de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h30.

A distribuição para a população ocorrerá a partir de 7 de junho, através do atendimento e encaminhamento das equipes técnicas das unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Amaral Ribeiro e São Luiz e do serviço de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) do Município, Centro.

Doações

Como o frio rigoroso do Rio Grande do Sul, a Secretaria de Assistência Social solicita doações de roupas de inverno, em especial, masculinas e infantis, além de blusões, calças, meias, calçados fechados e cobertores.

Agasalhos em boas condições

Um dos problemas das campanhas é o grande número de roupas e calçados sem condições de uso. Tênis e sapatos com solados sem conserto, roupas rasgadas ou até mofadas ou cheias de tinta ou com manchas de sujeira não removíveis são depositados nos pontos de receptação da campanha dificultando a vida de quem precisa do agasalho. Por isso a importância da doação de roupas e calçados em bom estado.

Fonte: Assessoria
19/05/2021 0 Comentários 551 Visualizações
Business

Sicredi Vale do Rio Pardo lança linha de crédito para equipamentos de informática

Por Caren Souza 19/05/2021
Por Caren Souza

A Sicredi Vale do Rio Pardo lançou, na tarde da última sexta-feira (14), a linha de crédito especial Mais Conectividade Sicredi, durante encontro realizado na Prefeitura de Herveiras. O financiamento específico – criado com o pensamento voltado ao cenário atual, principalmente para facilitar a vida dos associados e proporcionar mais qualidade no trabalho ou estudos remotos – tem como intuito fornecer condições exclusivas para o investimento em computadores, smartphones e outros equipamentos de informática.

O crédito é voltado a tudo que for necessário para as pessoas se conectarem e estará à disposição em nossa rede de agências.

De acordo com o presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry, o lançamento do crédito em Herveiras aconteceu devido às demandas que surgiram junto à agência local, assim como uma forma de prestigiar o município e contribuir com aquilo que a população solicita. Entretanto, a modalidade se estende também aos demais municípios de abrangência da Cooperativa. “O crédito é voltado a tudo que for necessário para as pessoas se conectarem e estará à disposição em nossa rede de agências”, destacou.

O presidente ainda falou sobre a importância das pessoas comprarem os equipamentos no comércio local, que vai ao encontro do movimento do Sicredi: Eu Coopero Com a Economia Local. “Precisamos valorizar aquilo que está perto, muitas vezes é isso que nos sustenta por outras vias, com o fortalecimento da economia local”, salientou Petry.

Além do presidente, no encontro estavam o prefeito Nazario Rubi Kuentzer, a vice-prefeita e secretária Municipal de Saúde e Assistência Social, Rosuita Carla da Silveira, o secretário Municipal de Administração e Turismo, Finanças e Planejamento, Sandro Luis da Silveira, a secretária Municipal de Educação, Desporto e Cultura, Fernanda Büchle Machado, bem como o conselheiro de Administração da Sicredi Vale do Rio Pardo, Coraldino Calmes da Silveira, e o gerente da agência local, Fábio Mahle.

Na oportunidade, o prefeito agradeceu o contato da equipe da Cooperativa com a administração pública para apresentar o financiamento que vai contemplar a população.

Financiamento – A linha de financiamento Mais Conectividade Sicredi é um crédito de fácil acesso e que atende pessoa física. Para solicitar a nova modalidade, o associado deve apresentar o orçamento da compra na sua agência. A linha de crédito possui taxa de juros CDI + 0,5% ao mês, bem como o prazo de pagamento é de até 36 meses, com parcelas mensais ou anuais. Mais informações podem ser obtidas junto às agências Sicredi dos municípios de Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Vera Cruz, Rio Pardo, Passo do Sobrado, Vale Verde, General Câmara, Sinimbu e Herveiras.

Fonte: Assessoria

 

19/05/2021 0 Comentários 766 Visualizações
Variedades

Classificado: União Corinthians está no Final Four do Brasileirão

Por Caren Souza 19/05/2021
Por Caren Souza

A Stock Med/União Corinthians está classificada para a fase decisiva – Final Four – do Campeonato Brasileiro de Clubes de Basquete, organizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB). A vitória sobre o ARADEFE/Brusque na noite desta terça-feira, 18, no Ginásio Arena Multiuso Brusque (SC), pelo placar de 84 a 67, encerrou a série de quartas de final por 2 a 0.

Os destaques da equipe foram o ala/armador Ícaro Parisotto com 16 pontos e 8 assistências e o ala/pivô Rafael Paulichi com 11 pontos, 5 rebotes e 5 assistências, escolhido o melhor em quadra.

Ao contrário do primeiro jogo, o quarto inicial foi dominado pelos ataques. Com alto volume para ambos lados, o período se encerrou com 23 a 20 para a equipe gaúcha. Destaque para o ala Lelê, que teve 10 pontos e 2 rebotes. Baseado em dois pilares, a pontuação dos reservas (12) e o aproveitamento nas cestas de 3 (43%, 10/22), o União Corinthians foi para o intervalo vencendo por 50 a 35.

Com dificuldades ofensivas, o União Corinthians viu sua vantagem cair para apenas 4 pontos ao perder o terceiro período por 22 a 11. Comandados pelos armadores Enzo Cafferata e Ícaro Parisotto, a equipe gaúcha voltou a controlar a partida, vencendo por 84 a 67. “Estamos felizes, pois foi um passo muito importante para o nosso projeto. A equipe está de parabéns pela classificação, mas agora é focar no próximo confronto. Seguimos fortes, com um grande apoio da nossa torcida”, enfatiza o técnico Athos Calderaro.

Classificado – Com a vitória, a Stock Med/U. Corinthians está classificada para o Final Four do torneio. A equipe se junta ao Basket Osasco e espera os confrontos remanescentes para a definição dos quatro times que fecharão a fase decisiva. Os confrontos estão marcados para os dias 21 e 22 de maio, sexta-feira e sábado, respectivamente, no Ginásio Arena Multiuso Brusque (SC).

Novidade – Os duelos decisivos do Final Four terão transmissão no canal por assinatura Band Sports em parceria com a TVN Sports e a CBB TV. Com isso, os torcedores vão ter outra alternativa para assistir aos jogos que encerram o Campeonato Brasileiro de Basquete.

Crédito: Diego Maranhão | Fonte: Assessoria
19/05/2021 0 Comentários 722 Visualizações
Cidades

Santa Cruz do Sul institui oficialmente o Comitê Municipal de Prevenção ao Suicídio

Por Caren Souza 19/05/2021
Por Caren Souza

Criado em 2015, o Comitê Municipal de Prevenção ao Suicídio de Santa Cruz do Sul foi oficialmente instituído na manhã desta terça-feira (18) pela prefeita Helena Hermany, em ato no Salão Nobre do Palacinho. Com a decisão, as ações realizadas pelo grupo poderão receber investimentos da prefeitura, e uma servidora estará dez horas por semana dedicada a potencializar o trabalho de prevenção.

As ações de prevenção são mais eficientes e geram menos custos.

“As ações de prevenção são mais eficientes e geram menos custos. Por isso, estamos agora dando mais força e visibilidade para o comitê com a sua oficialização. Eu imagino o desespero, a dor e o sofrimento que uma pessoa passa para tomar uma atitude como o suicídio, e é nossa função dar toda a assistência para que isso não ocorra”, afirmou a prefeita Helena Hermany.

Em 2020, Santa Cruz do Sul registrou 15 casos de suicídio, quatro a menos que no ano anterior. Apesar da diminuição, o número é considerado alto. Outras 146 pessoas tentaram tirar a vida. Conforme a presidente do comitê, a psicóloga Marliza Schwingel, é fundamental amarrar e aproximar ainda mais a rede de cuidado, formada por serviços de saúde, secretarias municipais, organizações e entidades da sociedade civil, para que menos vidas sejam perdidas.

“Os 15 suicídios registrados no ano passado foram por enforcamento, e essas pessoas não passaram pela nossa rede. Já as tentativas estão recebendo acompanhamento. Por isso, quanto mais a rede estiver conectada e próxima, mais vidas conseguiremos salvar. A sociedade precisa estar sempre alerta. Com o comitê agora empoderado, vamos baixar os índices”, disse Marliza.

A promotora de Justiça Cível em Santa Cruz, Nádia Baron Ricachenevsky, elogiou a decisão da prefeita e afirmou estar vivendo um momento positivo e um dia feliz. “Gratidão a Deus por estar dando essa contribuição para algo muito significativo. Temos ainda muito trabalho pela frente, mas a atuação do comitê é madura e com um grande envolvimento. São vidas e famílias esfaceladas que merecem o nosso cuidado”, destaca.

Coordenadora Regional de Saúde, Mariluci Reis destacou que Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Candelária estão entre os municípios com os maiores índices de suicídio no Estado. “Por isso reconheço o empenho da prefeitura em dar poder para esse comitê agir. É nosso desafio baixar os números”, frisa.

A diretora de Ações e Programas em Saúde, Anelise dos Santos Aprato, agradeceu a prefeita por valorizar um tema tão importante. “Toda a sociedade precisa estar mobilizada e atenta para o problema, que é muito grave. Agora o comitê existe de fato e direito, o que trará ainda mais visibilidade”, aponta. O encontro desta manhã também foi acompanhado pelo vice-prefeito Elstor Desbessell, pela secretária municipal de Saúde, Daniela Dumke, além de diretores e servidores da pasta.

Integram o Comitê Municipal de Prevenção ao Suicídio: a presidente Marliza Schwingel (Caps II), Sandra da Fontoura (Secretaria Municipal de Educação), Daniela Gruendling (Capsia), Reinaldo Kuchanski (Emater), Patrícia Fagundes (Cerest), Rosângela Machado (estudante de Psicologia), Marcelo Ferreira (Ambulatório do Diabético e Hipertenso), Salete Maria Kirst (6ª CRE), Michele Maschio (Caps AD), Hedi Jacobs (Política Pública do Idoso), Maria Alice Ferreira (Programa Saúde na Escola), Salete Faber (Sindicato Rural), Naira Zanette (Centro de Valorização da Vida – CVV), Carlos Stawisky (Unisc), Mariluza Bender (Hospital Santa Cruz) e Bárbara Esteves (Hospital Ana Nery).

Crédito: Luiz Fernando Bertuol | Fonte: Assessoria
19/05/2021 0 Comentários 951 Visualizações
Saúde

Moradores de rua começam a ser vacinados contra a Covid-19 em Canoas

Por Caren Souza 19/05/2021
Por Caren Souza

A Prefeitura de Canoas começou a vacinar, nesta terça-feira (18), pessoas em situação de rua acima de 18 anos, público que integra os grupos prioritários definidos no Plano Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde. Uma sala de imunização foi montada no Albergue Municipal no início da noite para imunizar o grupo que pernoita no local. A vacinação segue, durante a semana, no Consultório na Rua, localizado no Centro, e por meio de equipes volantes.

Joel Medeiros, 57 anos, foi um dos primeiros a serem vacinados. “Estou muito feliz. Não via o momento de ser vacinado”, contou emocionado. Gilmar Falcão, 55 anos, também aproveitou para receber a primeira dose. “Estava na expectativa, achava que eu iria me vacinar só daqui alguns meses por causa da idade”, afirmou.

A expectativa da Secretaria Municipal da Saúde é vacinar em torno de 200 pessoas em situação de rua. Para atingir essa meta, as equipes volantes do Consultório na Rua levarão a vacina até essa população em diferentes pontos da cidade.

Crédito: Gustavo Garbino | Fonte: Assessoria
19/05/2021 0 Comentários 477 Visualizações
Variedades

Porto Alegre se destaca no radar de produtoras nacionais de audiovisual com adaptações na pandemia

Por Caren Souza 18/05/2021
Por Caren Souza

O setor audiovisual foi mais um entre aqueles que se viram obrigados a uma reinvenção com a pandemia. A gravação de conteúdos publicitários e institucionais é um desses exemplos, levando as produtoras a buscarem alternativas com melhor custo-benefício fora do eixo Rio-São Paulo, que concentra a maior parte desses trabalhos no país. Porto Alegre, por outro lado, tem se mostrado atrativa e com soluções criativas e espaços inovadores para o setor seguir produzindo.

O Rio Grande do Sul é sem dúvida um núcleo audiovisual e tem uma estrutura que já vem de outras épocas positivas.

Com os desafios desde o último ano, as produtoras audiovisuais priorizam cada vez mais dois fatores na escolha da locação: segurança para manter os protocolos de higiene e ambientes multiusos. Essa mudança foi observada pelo Nau Live Spaces, espaço de coworking e hub de negócios em Porto Alegre que criou um novo serviço para atender a demanda.

“O Nau tem uma arquitetura e design pensados para causar um impacto positivo tanto no trabalho e produtividade quanto na apresentação visual. A procura cresceu tanto no 2º semestre de 2020 que criamos um serviço específico para o setor”, destaca Camila Borelli, CEO do Nau.

Nos primeiros meses de 2021, o Nau foi cenário para comerciais que estão sendo veiculados em rede nacional de marcas como Dorflex, Vitaminas Addera e Doctor Clean. Rafael Zanchi, Produtor de Locações da FULL TIME Produções, trabalha há mais de 20 anos com produtoras do Brasil e do exterior, e destaca que Porto Alegre tem se beneficiado no contexto nacional.

“O Rio Grande do Sul é sem dúvida um núcleo audiovisual e tem uma estrutura que já vem de outras épocas positivas. A facilidade de deslocamento e o custo mais vantajoso de profissionais e locações é muito atrativo”, destaca ele, que trabalhou no comercial da Dorflex gravado no Nau Live Spaces. “No Nau, o destaque é ser um ambiente multiuso e ter flexibilidade, pois muitas vezes gravamos fora de horário comercial e aos finais de semana”, explica.

Segurança e protocolos rígidos

Gravações em meio à pandemia exige também um protocolo rígido de segurança para evitar o contágio da Covid-19 entre as equipes. Além de diminuir o número de pessoas trabalhando, as produtoras estão buscando espaços mais amplos e que já contam com os seus próprios protocolos.

A CEO do Nau conta que acompanhou algumas gravações e se surpreendeu com o rigor das medidas: testagem das equipes envolvidas via PCR antes do início do trabalho, uso de máscaras PFF2 ou N95 trocadas ao longo do dia, distribuição de álcool em gel e a presença de um profissional chamado de “Fiscal do COVID” – um bombeiro que monta o espaço de triagem na entrada da locação para acompanhar todos os profissionais.

No caso do Nau, a infraestrutura se alia com a segurança, pois o empreendimento recebeu recentemente a certificação de “Escritório mais seguro”, emitida em conjunto pela BeerOrCoffee (maior plataforma de escritórios flexíveis do país) e Sercon (empresa de referência em saúde e segurança no trabalho). “Se precisamos que adaptar nosso espaço e ter mais segurança, faremos sempre isso. É dessa forma que estamos atraindo parte das produtoras de audiovisual que visam Porto Alegre”, salienta Camila Borelli.

A versatilidade dos espaços do Nau está sendo uma vantagem. O local conta com controle de acesso integrado e digital, segurança, 400 metros quadrados de áreas comuns, vestiário com chuveiros, cabines telefônicas, estrutura de copa e uma comunidade ativa e engajada em todos os projetos criados no espaço, além de estar localizado no 4º Distrito de Porto Alegre, considerado o “Distrito Criativo” da cidade.

“As gravações envolvem muita pesquisa, planejamento e a liberação de todas as licenças necessárias junto aos órgãos públicos. É uma dinâmica muito intensa e Porto Alegre está se destacando graças a espaços como o Nau, que nos oferece toda agilidade, estética e possibilidades que precisamos”, salienta Rafael Zanchi.

Fonte: Assessoria
18/05/2021 0 Comentários 677 Visualizações
Cidades

MDR autoriza liberação de R$ 3,7 milhões para obras de saneamento no Rio Grande do Sul

Por Caren Souza 18/05/2021
Por Caren Souza

O Governo Federal anunciou nesta sexta-feira (14) a liberação de R$ 3,7 milhões para obras de saneamento no Rio Grande do Sul. O principal aporte, de R$ 2,5 milhões, será para a ampliação do sistema de macrodrenagem da bacia do Arroio da Areia e do sistema de esgotamento sanitária da Zona Sul de Porto Alegre.

A cidade de Canoas também está na lista do repasse, com a liberação de R$ 1,2 milhão. O investimento servirá para custear ações de drenagem urbana sustentável na região conhecida como Vala da Curitiba. O anúncio foi feito pelo ministro Rogério Marinho, que salientou a importância da conclusão de obras em andamento para a melhoria da qualidade de vida da população.

“Não há tapa maior na cara do pagador de impostos do Brasil do que desperdiçar recursos públicos iniciando uma obra e deixando ela parada no tempo. Esse é um prejuízo para a sociedade, para o País e para as gerações futuras”, destacou Marinho.

“Temos um presidente que sempre se preocupou com isso e a orientação que ele tem nos dado é uma só: as obras pertencem ao povo. O esforço que temos que fazer é de terminá-las e entregá-las, para que a população possa ser beneficiada”, reforçou.

Outros estados

Ao todo, o MDR anunciou nesta sexta-feira a autorização de pagamentos que somam R$ 62 milhões para a continuidade de 18 obras de saneamento básico. Nesta etapa, oito estados brasileiros tiveram o repasse autorizado: Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Rondônia e Santa Catarina, além do Rio Grande do Sul.

Em abril, o Governo Federal já havia anunciado a autorização de pagamentos de R$ 72,7 milhões para a continuidade de 42 obras e projetos de saneamento básico em 14 estados do País e no Distrito Federal. Os repasses atenderam empreendimentos nos estados do Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo, além do Distrito Federal.

Fonte: Assessoria
18/05/2021 0 Comentários 597 Visualizações
Cidades

Estância Velha: ginásio, viatura e fuzil para a Polícia Civil são garantidos por emendas

Por Caren Souza 18/05/2021
Por Caren Souza

O deputado federal Lucas Redecker (PSDB) oficializou o envio de quase R$ 700 mil para Estância Velha, nesta segunda-feira (17). O valor corresponde a duas emendas parlamentares destinadas para a construção de um ginásio de esportes e para a compra de uma viatura semi blindada e de um fuzil à Polícia Civil. Para o ginásio, o deputado destinou R$ 500 mil. Para melhorar o aparelhamento da polícia foram R$ 190 mil.

Para nós, policiais, esse incentivo diz muito sobre a importância que o governo municipal dá às forças de segurança.

O prefeito Diego Francisco vibrou ao receber os ofícios assinados pelo deputado confirmando o envio do recurso. O chefe do Executivo destaca que, somente nestes cinco primeiros meses do ano, Redecker destinou a Estância Velha cerca de R$ 1 milhão. “Além dos quase R$ 700 mil de hoje, o deputado também nos enviou uma emenda de R$ 300 mil em março, para a compra de uma ambulância zero-quilômetro para o Corpo de Bombeiros”, enumera Diego.

Para celebrar as conquistas, o prefeito Diego Francisco, acompanhado do secretário de Administração e Segurança, José Dresch, chamou os vereadores João Gabriel Dilkin, Beti Griebeler e Douglas Bitencourt, do PSDB, e foram até a Delegacia de Polícia para contar a novidade ao delegado Rafael Sauthier e aos agentes.

Na oportunidade, o prefeito aproveitou para confirmar o encaminhamento de um projeto de lei que permitirá o pagamento de um auxílio aos policiais estancienses como forma de incentivo para que permaneçam trabalhando no município. O delegado tratou de valorizar a iniciativa. “Para nós, policiais, esse incentivo diz muito sobre a importância que o governo municipal dá às forças de segurança. Em nome da nossa instituição, só tenho a agradecer”, disse.

Fonte: Assessoria
18/05/2021 0 Comentários 798 Visualizações
Variedades

Stock Med/União Corinthians abre quartas de final com vitória

Por Caren Souza 18/05/2021
Por Caren Souza

A Stock Med/União Corinthians, de Santa Cruz do Sul, saiu na frente na série de quartas de final do Campeonato Brasileiro de Clubes de Basquete contra o ARADEFE/Brusque. Em partida disputada na noite desta segunda-feira (17), no Ginásio Arena Multiuso Brusque, em Santa Catarina, a equipe santa-cruzense venceu pelo placar de 88 a 58.

Os destaques do confronto foram o pivô Ralfi Ansaloni (que ficou com o troféu de melhor em quadra), com 18 pontos e 13 rebotes, e o ala/armador Ícaro Parisotto com 13 pontos, 7 rebotes e 4 assistências.

O primeiro quarto foi marcado pelo equilíbrio. Com baixo aproveitamento para ambos os lados – 29% para o Brusque e 40% para o União Corinthians -, o início do jogo foi dominado pelas defesas, encerrando com 14 a 12 para a equipe gaúcha. Impulsionados pelo apoio dos reservas – foram 15 pontos do banco com destaque para André Luis e Vinicius Malachias com 6 e 4 pontos, respectivamente – o clube santa-cruzense venceu o segundo quarto por 24 a 15 e foi para o intervalo com 11 pontos de vantagem.

Com uma arrancada de 10-0 nos primeiros minutos do terceiro período, o União Corinthians abriu uma vantagem sólida para controlar o restante da partida. Confirmando sua consistência no torneio, terminando a etapa com 27 a 12. A partir da liderança na casa dos 20 pontos, os gaúchos administraram o restante da partida e venceram por 88 a 58.

O próximo confronto é nesta terça-feira, 18, às 20 horas, contra o mesmo ARADEFE /Brusque pelo Jogo 2 (melhor de três) das quartas de final. Com uma nova vitória, a Stock Med/União Corinthians estará classificada para a Final Four, dias 21 e 22 de maio, em Brusque.

Crédito: Diego Maranhão | Fonte: Assessoria
18/05/2021 0 Comentários 586 Visualizações
Variedades

Alta dos alimentos: confira algumas soluções para economizar na cozinha

Por Caren Souza 18/05/2021
Por Caren Souza

De acordo com levantamento divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em março, desde o início da pandemia o preço dos alimentos subiu 15% no país, quase o triplo da taxa oficial de inflação do período, que ficou em 5,20%.

O alto preço dos alimentos atingiu em cheio o consumidor que continua enfrentando sérias dificuldades devido ao período de isolamento, como a perda de renda provocada pelo fechamento de negócios e o aumento do desemprego. Para reduzir gastos na alimentação, muitas pessoas tentam substituir produtos por opções mais em conta, além de repensar maneiras de economizar no custo da refeição.

“A crise transformou os hábitos alimentares e chamou ainda mais atenção para a necessidade de evitar desperdícios e de preservar a durabilidade da comida ao máximo”, diz Alessandra Zambaldi, diretora de comércio exterior e marketing da Alpfilm®.

“A pandemia afetou a rotina em diversos aspectos. Hoje vivemos em um momento delicado e uma das soluções para reduzir os impactos dos altos preços dos alimentos é preparar a comida em casa com maior planejamento e responsabilidade a fim de evitar gastos exorbitantes. Assim, é possível economizar tanto financeiramente quanto no tempo investido trabalhando nas refeições”, explica a diretora.

Confira cinco formas de  economizar tempo e dinheiro na cozinha

Planeje: Antes de ir às compras, é ideal pensar no cardápio dos próximos dias, assim é possível pegar de prontidão os itens que necessita para as refeições. Depois, é importante checar a despensa e fazer uma lista com os itens que estão em falta. “Esse hábito vai reduzir o tempo que caminhamos no mercado e também ajudar a adquirir apenas o necessário. Uma boa dica para esse momento é certificar-se de ter ‘ingredientes-chave’ disponíveis em casa, como o arroz, feijão, ovos, farinha, macarrão, manteiga, cebola, tomate e outros itens que fazem parte da rotina”, adverte Alessandra.

Além disso, fazer compras esporádicas pode aumentar — e muito — as contas no final do mês. Por isso, o ideal é dar um espaço de, no mínimo, uma semana entre uma ida ao mercado e outra.

Reduza o desperdício: Alguns cuidados com o armazenamento são importantes para prolongar a vida útil dos alimentos e ajudar a poupar dinheiro. Uma das alternativas é utilizar o plástico filme Alpfilm® para envolver diversos alimentos, dentre eles frutas e legumes, por exemplo, o que permite que se mantenham conservados por mais tempo em comparação com outros plásticos.

Para ajudar o manter os alimentos frescos por um período maior e, simultaneamente, combater diversos patógenos como vírus e bactérias, inclusive o Sars Cov-2, a empresa de plástico filme desenvolveu o Alpfilm Protect®, plástico filme com um material específico na formulação que inativa o novo vírus.

Para comprovar a eficácia, o plástico foi testado e teve a eficiência comprovada através da empresa QuasarBio, referência em ensaios com SARS-Cov-2 que tem laudos protocolados pelo Professor Lucio de Freitas, especialista no assunto. Além disso, os ensaios foram realizados no laboratório Nível de Biossegurança 3 (NB3) – especializado na manipulação de microrganismos com alto grau de patogenicidade.

“O produto, que já contava com propriedades antifúngicas e bactericidas – graças à presença de micropartículas de prata – passou por uma série de estudos para adequações em sua composição com o objetivo de assegurar sua eficácia antiviral, em especial contra o novo coronavírus. O resultado foi um produto que apresenta respostas positivas que chegam a cerca de 80% de inativação nos primeiros três minutos, chegando a 99,99% de eficácia em até 15 minutos”, afirma a diretora.

Além disso, também há o Alpfilm Protect Trilho® que possui um sistema de corte do plástico, facilitando embalar o alimento e diminuindo o desperdício do produto, gerando economia.

Já as hortaliças podem ser higienizadas e levadas à geladeira dentro de sacos Zip Lock, a fim de preservar os nutrientes. O mesmo pode ser feito para manter as ervas frescas — deixando entrar um pouco de ar dentro das embalagens para conservar o alimento.

Reaproveite os alimentos: Consumir os alimentos integralmente é um dos segredos para economizar tempo e dinheiro. “Nós precisamos, urgentemente, mudar o cardápio e trazer o reaproveitamento de alimentos no dia a dia. Os benefícios são diversos e incluem consumir mais nutrientes – presentes em cascas de frutas, talos de verduras e legumes- além de gerar menos acúmulo de lixo no meio ambiente. E, ainda, descartar partes que servem de alimento também impacta diretamente nas contas do mês. A alternativa de reaproveitamento é a solução para usar a criatividade e desenvolver novas receitas!”, explica a empresária.

Fique de olho nos preços: Outra dica de economia é ter atenção à safra de cada alimento. Em cada época do ano, diferentes frutas, verduras e legumes são encontrados em maior quantidade e qualidade. Isso significa que eles estarão disponíveis por um preço mais baixo, já que terá mais oferta. Por isso, é ideal pesquisar antes de preparar o prato desejado.

Cozinhar “em lotes”: A técnica é uma expressão popular que significa preparar de uma única vez uma quantidade de comida suficiente para vários dias. Para isso, é necessário reservar algumas horas — do final de semana ou de um dia mais tranquilo — para fazer as refeições semanais.

Uma das dicas é evitar variar muito o cardápio para poupar tempo de preparo. “O segredo para não enjoar da pouca variedade é planejar diferentes receitas com os mesmos ingredientes e sempre investir nos temperos”. Depois de prontos, é necessário levar ao congelador em recipientes com tampas ou muito bem vedado com o uso do plástico filme de PVC”, finaliza Alessandra.

Fonte: Assessoria

18/05/2021 0 Comentários 1,8K Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 2

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 3

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO