Mais vistas
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Fundação João Bosco promove feijoada solidária em Novo Hamburgo
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

Valorização da cultura

Cultura

Governador participa de atividades do Dia Estadual do Patrimônio Cultural

Por Marina Klein Telles 21/08/2023
Por Marina Klein Telles

No Dia Estadual do Patrimônio Cultural, celebrado no domingo (20), o governador Eduardo Leite aproveitou a tarde e o início da noite para visitar equipamentos culturais do Estado e prestigiar apresentações e atividades artísticas na Capital. O evento comemorativo é uma iniciativa do Estado realizada por meio da Secretaria da Cultura desde 2019. Com o tema “Cultura e Cidadania”, esta quinta edição contou com mais de 270 atividades – incluindo apresentações artísticas, oficinas, palestras, visitas a prédios históricos e ações de educação patrimonial – em 118 municípios do Rio Grande do Sul ao longo dos dias 19 e 20 de agosto.

O governador ressaltou a importância da iniciativa como forma de valorização da cultura e democratização do acesso aos aparelhos e espaços culturais. “É muito bom poder ver as pessoas aproveitando o patrimônio cultural, tanto o que é edificado quanto aquele que se expressa em manifestações artísticas. Que bom viver em um Estado que tem tanto patrimônio e podermos apoiar e evidenciar isso ao mesmo tempo em que vemos a população vibrando e curtindo junto toda essa cultura”, disse Leite.

Acompanhado da secretária da Cultura, Beatriz Araújo, o governador iniciou as atividades deste domingo no bairro IAPI, na zona norte de Porto Alegre, com uma visita à Biblioteca Pública Romano Reif. O local passou recentemente por uma reforma geral viabilizada por recursos do Estado. O investimento foi de R$264 mil do programa Avançar na Cultura.

Leite conheceu as instalações e aproveitou para conferir a exposição “Elis volta para casa”. A mostra levou parte do acervo da reserva técnica Casa de Cultura Mário Quintana sobre a cantora Elis Regina para a biblioteca pública no IAPI, bairro onde ela cresceu e viveu até os 18 anos. Documentação, discos, imagens e recordações da artista foram reunidos na sala multiuso do local, onde permanecerão expostos até outubro.

A diretora da biblioteca, Ana Maria de Souza, disse que, com a reforma, a biblioteca passou a atrair mais o público e que a exposição aproximou ainda mais a comunidade do espaço. “Já tivemos muitas visitas. A população do bairro, os moradores, se motivaram a visitar mais a biblioteca e têm se emocionado muito com a exposição porque se identificam. Entendemos que Elis também é um patrimônio cultural do IAPI”, disse Ana Maria.

Logo depois, o governador e a secretária visitaram a sede do Instituto Estadual do Livro, que fica em um casarão no bairro Independência. O local também recebeu recursos do programa Avançar. Foram R$ 475 mil para a recuperação da edificação.

No Centro Histórico, Leite e Beatriz participaram, no fim da tarde, da saída do cortejo que celebrou o Dia do Patrimônio. A fanfarra Bate & Sopra deu o tom do momento. O cortejo partiu do Teatro de Arena, na avenida Borges de Medeiros, e foi levando junto quem cruzava com o grupo animado, parando em frente aos espaços culturais e históricos, como o Museu Júlio de Castilhos e o Palácio Piratini. Na sede do governo gaúcho, que também estava de portas abertas aos visitantes, Leite se despediu do grupo após muitas fotos, abraços e manifestações de carinho.

Foto: Gustavo Mansur/divulgação | Fonte: Assessoria
21/08/2023 0 Comentários 461 Visualizações

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 2

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 3

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO