Mais vistas
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

tempo integral

Ensino

Campo Bom é reconhecida como referência em educação em tempo integral no país

Por Jonathan da Silva 17/06/2026
Por Jonathan da Silva

A Rede Municipal de Ensino de Campo Bom foi selecionada entre as experiências inspiradoras de gestão e de projetos pedagógicos de educação em tempo integral do Brasil. O reconhecimento integra uma iniciativa do Programa Escola em Tempo Integral, do Ministério da Educação (MEC), que recebeu 893 inscrições de todo o país e escolheu 75 experiências para compor uma rede nacional de intercâmbio formativo. A seleção permitirá a participação do município em visitas técnicas e webinários voltados ao compartilhamento de práticas educacionais, com o objetivo de fortalecer políticas públicas na área da educação integral.

Nesta edição, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) inscreveu a experiência de Campo Bom no eixo Diversidade, Inclusão e Equidade. O trabalho apresentado destacou ações desenvolvidas junto às escolas e centros vinculados à rede municipal, com foco na Educação para as Relações Étnico-Raciais.

Foram incluídas iniciativas promovidas pelo Centro Municipal de Atendimento ao Deficiente (Cemade), Centro Municipal de Educação Ambiental (Cemea), Centro de Educação Unificada (CEU), Biblioteca Pública Municipal, Escola de Arte e Espaço Cultural Dr. Liberato.

Formação continuada

Entre as ações voltadas à formação continuada dos profissionais da educação, a SMEC apontou a Afroteca, implantada na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Amarelinha, como um dos resultados práticos do trabalho desenvolvido junto às equipes escolares.

Segundo a secretaria, a iniciativa é fruto de um processo de formação voltado à qualificação das práticas pedagógicas relacionadas à temática das relações étnico-raciais.

Intercâmbio de experiências

Como parte da programação da rede de experiências inspiradoras, a coordenadora do Setor Pedagógico da Educação Infantil de Campo Bom, Darjela Cima, e a diretora da EMEI Amarelinha, Daniela Torres, participarão de um intercâmbio formativo em Carazinho.

Nos dias 4 e 5 de agosto, elas irão compartilhar experiências, ações e movimentos desenvolvidos nos dois municípios, promovendo a troca de conhecimentos entre as redes de ensino.

Reconhecimento nacional

A secretária municipal de Educação e Cultura de Campo Bom, Mara Daubermann, avaliou que a seleção reflete o trabalho realizado pela administração municipal na área educacional. “Estar entre os melhores projetos pedagógicos de educação em tempo integral mostra o compromisso da administração municipal com uma educação pública de qualidade, baseada em planejamento, acompanhamento pedagógico, valorização da gestão escolar e uso responsável dos dados para melhorar a aprendizagem dos estudantes”, expressou a titular da pasta.

O que é o Programa Escola em Tempo Integral

O Programa Escola em Tempo Integral é coordenado pela Coordenação-Geral de Educação Integral e Tempo Integral, vinculada à Diretoria de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação. A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e tem como objetivo identificar, valorizar e disseminar experiências de referência na oferta da educação integral em todo o país.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
17/06/2026 0 Comentários 62 Visualizações
Ensino

Novo Hamburgo tem projeto de educação integral selecionado pelo MEC

Por Jonathan da Silva 28/05/2026
Por Jonathan da Silva

Novo Hamburgo teve um projeto da Secretaria Municipal de Educação (Smed) selecionado pelo Ministério da Educação (MEC) no edital Experiências Inspiradoras de Gestão e de Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral. A iniciativa “Escolas Sementeiras: Trajetórias Negras e Educação Antirracista em Novo Hamburgo” passa a integrar um mapa nacional de boas práticas em educação pública, reunindo experiências desenvolvidas em diferentes regiões do país. A seleção reconhece projetos voltados à promoção da inclusão, da diversidade e da equidade no ambiente escolar.

O projeto hamburguense foi escolhido no Eixo 4 – Diversidade, Inclusão e Equidade, categoria que contempla ações ligadas ao enfrentamento das desigualdades e à valorização das diferenças culturais, sociais e humanas dentro das escolas.

Reconhecimento nacional

Com a seleção, o projeto da Smed será divulgado nacionalmente por meio de um Mapa Interativo, de um Caderno de Narrativas e de uma Rede de Trocas entre redes e instituições de ensino de diferentes estados brasileiros.

A coordenadora do Projeto Sementeiras, Fernanda Duarte de Oliveira, afirmou que o reconhecimento é resultado do trabalho desenvolvido coletivamente nas escolas e comunidades envolvidas. “A seleção representa o reconhecimento de um trabalho construído coletivamente nas escolas e nos territórios”, destacou Fernanda.

Educação integral

A gerente de Educação Integral da pasta, Vanessa Boeira, afirmou que a participação entre as experiências selecionadas reforça o compromisso do município com políticas educacionais voltadas à inclusão e à cidadania. “É uma conquista que valoriza as práticas desenvolvidas nas escolas municipais e evidencia o potencial da educação como ferramenta de inclusão, pertencimento e cidadania”, ressaltou Vanessa.

O edital do MEC reúne iniciativas consideradas referências em educação integral em tempo integral, com foco em experiências pedagógicas e de gestão que ampliem a participação dos estudantes e fortaleçam vínculos entre escola, território e comunidade.

Foto: Smed/PMNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
28/05/2026 0 Comentários 94 Visualizações
Ensino

Novo Hamburgo amplia educação integral em duas escolas

Por Jonathan da Silva 20/02/2026
Por Jonathan da Silva

A rede municipal de ensino de Novo Hamburgo ampliou a oferta de educação em tempo integral para o ano letivo de 2026 com a inclusão da Escola Municipal de Educação Básica Presidente Washington Luiz, em Lomba Grande, no regime integral pela primeira vez, e a ampliação do atendimento da Escola Municipal de Educação Básica Presidente Floriano Peixoto, no bairro São Jorge, que passa a atender todas as turmas em turno integral. As atividades tiveram início nesta quarta-feira (18), juntamente com as demais escolas da rede, incluindo o período de adaptação das crianças e estudantes à nova rotina.

Ampliação na EMEB Presidente Floriano Peixoto

Na EMEB Presidente Floriano Peixoto, a implantação ocorreu de forma progressiva. Em 2025, o tempo integral atendia turmas da faixa etária 4 ao 2º ano. Em 2026, a ampliação contempla também estudantes do 3º ao 5º ano, tornando a escola integral em sua totalidade.

O número de alunos atendidos passou de 93 para 180.

Implantação na EMEB Presidente Washington Luiz

Na EMEB Presidente Washington Luiz, o regime de tempo integral foi implantado pela primeira vez. A escola atende 90 crianças e estudantes da faixa etária de 4 anos ao 5º ano, que permanecem na instituição durante todo o dia.

A proposta inclui currículo planejado conforme cada etapa de ensino, quatro refeições diárias e atividades pedagógicas diversificadas.

Política municipal

De acordo com a gerente de Educação Integral de Novo Hamburgo, Vanessa Boeira, a iniciativa integra um processo contínuo no município. “A educação integral no município de Novo Hamburgo consolida-se como uma política em permanente construção, sustentada pelo compromisso de ampliar oportunidades educativas e promover o desenvolvimento integral das crianças e estudantes da rede municipal”, afirma Vanessa.

Segundo a gerente, a manutenção e o aperfeiçoamento dos programas existentes, aliados ao investimento em infraestrutura, formação e acompanhamento pedagógico, reforçam a prioridade dada ao direito à educação em tempo integral. A gerente destaca que a proposta considera as dimensões intelectual, física, emocional, social e cultural e reconhece as especificidades de cada etapa da educação básica.

O secretário municipal de Educação de Novo Hamburgo, André Luis da Silva, ressalta que a ampliação fortalece o compromisso da rede com o ensino. “Estamos ampliando o tempo e qualificando as oportunidades de aprendizagem. Educação integral não é apenas mais horas na escola, são mais possibilidades de desenvolvimento”, pontua o titular da pasta. Para o secretário, a expansão resulta de planejamento articulado entre gestão, escolas e comunidade e ocorre com investimentos e organização pedagógica.

Atualmente, o município conta com cinco escolas em turno integral, atendendo mais de 600 crianças e estudantes da rede municipal.

Foto: Ramon Belmonte/PMNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
20/02/2026 0 Comentários 172 Visualizações
Ensino

Novo Hamburgo apresenta modelo de educação integral a São Leopoldo

Por Jonathan da Silva 20/02/2026
Por Jonathan da Silva

A Secretaria Municipal de Educação de Novo Hamburgo apresentou o modelo de educação integral adotado na rede municipal para uma comitiva da Secretaria de Educação de São Leopoldo nesta quinta-feira (19), no Centro de Inovação e Tecnologia (CIT). A ação hamburguense teve o objetivo de compartilhar práticas e experiências sobre o ensino em tempo integral com a cidade vizinha.

A recepção foi conduzida pelo secretário municipal de Educação de Novo Hamburgo, André Luís da Silva, que destacou a importância da integração entre municípios na formulação de políticas públicas. “Quando os municípios dialogam e compartilham experiências, todos avançam. A educação integral exige planejamento, formação e compromisso com o desenvolvimento pleno das nossas crianças e estudantes. Ficamos muito satisfeitos em poder apresentar o que estamos construindo em Novo Hamburgo”, afirmou o titular da pasta.

Visita técnica

Após o encontro no CIT, a comitiva realizou visita técnica à Escola Municipal de Educação Básica Presidente Hermes da Fonseca, no bairro Liberdade. No local, os representantes acompanharam a organização das atividades, a metodologia aplicada e a proposta pedagógica que orienta o ensino em tempo integral na rede municipal.

Foto: Ramon Belmonte/PMNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
20/02/2026 0 Comentários 157 Visualizações
Ensino

Novo Hamburgo amplia em 26% as vagas em creches de tempo integral

Por Jonathan da Silva 23/10/2025
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Novo Hamburgo ampliou em 26% o número de vagas de educação infantil em tempo integral em 2025, totalizando 504 novos atendimentos nas creches municipais. O aumento elevou o número de crianças em turno integral de 1.951, em outubro de 2024, para 2.455 neste ano. Com isso, o índice de cobertura em período integral passou de 56,1% para 68,1%, consolidando o município como referência regional em políticas públicas de educação infantil.

Segundo o prefeito Gustavo Finck (PP), o avanço reforça o compromisso da gestão com o apoio às famílias e a qualidade da educação desde os primeiros anos de vida. “Esse resultado traduz nossa prioridade: apoiar as famílias e assegurar às crianças um ambiente de aprendizagem e acolhimento durante todo o dia”, afirmou o chefe do executivo hamburguense.

O secretário de Educação, André Luís da Silva de Novo Hamburgo, destacou, por sua vez, que o crescimento foi possível graças a uma reorganização da rede. “A ampliação do tempo integral nas creches foi uma decisão estratégica, que visa garantir desde cedo uma educação de qualidade e equidade”, explicou o titular da pasta. André da Silva acrescenta que a secretaria conseguiu expandir o atendimento sem necessidade de grandes ampliações físicas. “Implementamos uma gestão mais eficiente de espaços, readequação de turmas e planejamento pedagógico integrado”, complementou o secretário.

Avanço por faixa etária

O aumento foi maior entre os bebês e crianças menores. As turmas de 0 ano (berçário) mais do que dobraram o número de atendimentos integrais, passando de 181 para 386 — um incremento de 113%. Também houve crescimento nas faixas de 1, 2 e 3 anos, que juntas somaram 2.069 matrículas em turno integral.  “Quando ampliamos o atendimento integral, estamos garantindo não apenas mais tempo de permanência na escola, mas também mais oportunidades de desenvolvimento cognitivo, social e emocional”, afirmou André da Silva.

Mesmo com aumento de apenas 3,7% no total de alunos das creches municipais — de 3.476 para 3.604 —, o município ampliou a oferta de vagas integrais. O percentual de atendimento em turno único caiu de 43,9% para 31,8%. “O ideal seria termos todas as crianças em turno integral, mas muitas famílias ainda preferem um turno único”, ponderou o secretário.

Compromisso com o futuro

De acordo com o secretário André da Silva, os novos números mostram que o município está no caminho certo para ampliar o acesso à educação integral e fortalecer as políticas de acolhimento infantil. “Nosso foco é garantir que cada criança tenha um ambiente seguro, estimulante e acolhedor. É assim que construímos uma cidade que cuida das pessoas desde os primeiros anos de vida”, concluiu o titular da pasta.

Foto: Ramon Belmonte/PMNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
23/10/2025 0 Comentários 235 Visualizações
Saúde

Centro de Saúde Feitoria recebe raio-X, farmácia em tempo integral e coleta de sangue

Por Jonathan da Silva 07/08/2025
Por Jonathan da Silva

O Centro de Saúde Feitoria (CSF), em São Leopoldo, passou a contar, desde esta quarta-feira (6), com serviço de raio-X, farmácia com horário estendido e coleta de sangue para urgência e emergência. As melhorias atendem a uma demanda antiga dos cerca de 33 mil moradores do bairro e devem beneficiar também a região leste da cidade, reorganizando os fluxos de atendimento de saúde.

O aparelho de raio-X, instalado por meio de locação ao custo mensal de R$ 10 mil, funcionará como referência para uma população estimada em 50 mil pessoas.

Descentralização do atendimento

Segundo a secretária da Saúde de São Leopoldo, Kelbe Gonçalves, a ampliação visa descentralizar o atendimento. “Uma parcela expressiva da nossa população vive na região leste. A instalação do raio-X é mais uma ação para reforçar o atendimento e dar opções de qualidade num lugar próximo de sua casa, evitando assim a superlotação do Hospital Centenário”, afirmou a titular da pasta.

Demanda antiga

Durante visita técnica ao local, o prefeito Heliomar Franco (PL) ressaltou o tempo de espera da comunidade pelo serviço. “Não queremos as pessoas se deslocando desnecessariamente pela cidade. O equipamento vai beneficiar 50 mil pessoas de toda a região. Parabéns a todos que lutaram por isso. Tem raio-X na Scharlau, no hospital, agora tem no Centro de Saúde Feitoria. Isso era um compromisso que tínhamos com a comunidade”, enfatizou o chefe do executivo leopoldense.

Demais novidades

Além do novo equipamento, a Farmácia Distrital, que antes funcionava apenas pela manhã, passará a atender das 8h às 17h. Também foi iniciada a coleta de sangue, em parceria com laboratórios, para casos urgentes. A primeira-dama Simone Dutra lembrou que a solicitação foi feita por moradores e profissionais em março. “Naquele momento, no mês da mulher, tivemos aqui e nos foi passada essa demanda. Nos comprometemos a solucionar essa questão. Hoje estamos aqui fazendo a entrega. É uma vitória para toda a população”, destacou Simone.

Foto: Pedro Selistre/Divulgação | Fonte: Assessoria
07/08/2025 0 Comentários 296 Visualizações

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 2

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 3

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO