Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

Simpósio Saúde Mental em Tempos de Pós-pandemia

Saúde

Aumento de 300% na busca de atendimentos psicológicos após COVID-19

Por Marina Klein Telles 28/04/2023
Por Marina Klein Telles

O sentimento que mais ficou conhecido nos momentos críticos da pandemia era de que tudo aquilo iria passar. Agora que passou, como estamos? Essa indagação resume a importância do assunto abordado no Simpósio Saúde Mental em Tempos de Pós-pandemia, realizado na tarde de quinta-feira (27) no auditório da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs).

A associação trouxe o simpósio como forma de conscientizar sobre o impacto psicológico da pandemia no ambiente de trabalho, com aumento dos casos de burnout, na saúde mental da pessoa idosa e também em alusão ao bem-estar e a busca pela felicidade. “A Amrigs se sente muito feliz em sediar este evento. A pandemia nos trouxe muitos problemas e o agravamento deles precisa ser discutido. É uma tomada de conhecimento e consciência da nossa população”, afirmou o diretor de Finanças da Amrigs, Dr. Breno José Acauan Filho.

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, falou da importância do evento para a cidade. “É um tema desafiador. Houve perdas muito significativas, mas também lições e o Sistema Único de Saúde (SUS) mostrou-se como um caminho. O grande desafio, agora, é diminuir a fila por atendimentos. Isso acontece porque a pandemia não foi só algo que afetou a saúde, mas também atingiu muita gente no lado social. As pessoas enfrentaram dificuldades e saíram de planos de saúde privados, indo buscar atendimento no setor público”, disse.

O impacto na saúde mental

Na primeira palestra da tarde, a psicóloga Clínica e Organizacional; diretora fundadora do Instituto de Desenvolvimento Global (IDG), Zeila Bedin, destacou o quanto a sociedade foi impactada pelo cenário da pandemia. “A pandemia foi a maior descompensação ocorrida nos últimos cem anos. Só damos atenção à saúde mental quando se adoece e infelizmente foi isso que aconteceu. Nunca passamos por algo tão crítico e devastador”, disse.

Burnout nos processos de trabalho

O burnout teve acentuados casos no cenário da pandemia. Com moderação da Dra. Clara Ester Trahtman, médica psiquiatra da Associação de Psiquiatra do Rio Grande do Sul (APRS), o bloco seguinte abordou a síndrome que resulta do estresse crônico no ambiente de trabalho, caracterizada por exaustão emocional. O tema foi abordado pelo convidado Alceu Gomes, médico psiquiatra.

Em sua abordagem, destacou não apenas os desafios clínicos, mas também os práticos. No Brasil, a doença custa cerca de 80 bilhões de dólares ao ano para os empregadores e, nos Estados Unidos, ela totaliza um montante de 300 bilhões de dólares. “O burnout pode acentuar um transtorno emocional pré existente. Há um processo de negação inicial e casos de pessoas mais intelectualizadas, o corpo acaba apresentando reações como humor depressivo ou humor ansioso”, relatou.

Saúde mental da pessoa idosa

Uma das faixas etárias mais atingidas pelo cenário pandêmico foi a terceira idade. A palestra com moderação de Clesia Zieman, coordenadora da Saúde do Idoso na Secretaria Municipal da Saúde (SMS), teve como convidado o médico Roberto Bigarella, psiquiatra e geriatra. “Coisas banais como ir ao supermercado viraram uma aventura. Passamos a usar máscaras e diminuímos o contato com a família. Veio a incerteza e a ansiedade em relação ao futuro. Entre os idosos, então, foi ainda mais complicado “, relatou.

Simpósio de Saúde Mental em Tempos de Pós-pandemia

A realização foi da Frente Parlamentar da Saúde Mental da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, da Prefeitura de Porto Alegre através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (SMAP), e da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs). O simpósio também teve o apoio da Associação de Psiquiatra do Rio Grande do Sul (APRS), da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – Rio Grande do Sul (SBGG-RS), da ONG Via Vida e da Editora Grupo A.

A iniciativa contou com a participação de profissionais, estudantes e professores das áreas da saúde, educação, assistência social e setor judiciário. Outros dois simpósios serão realizados até o final do ano com a temática da saúde mental. 

O próximo encontro está marcado para o dia 6 de julho, às 10h30min, com a abordagem voltada para Dependência Química: prevenção, tratamento e ressocialização. No dia 14 de setembro, a partir das 13h30min, será realizada edição com a temática Além da Dor: compreendendo a relação entre autolesão, depressão e suicídio. Outras informações sobre os eventos podem ser obtidas no site oficial.

Foto: Marcelo Matusiak/divulgação | Fonte: Assessoria
28/04/2023 0 Comentários 1,K Visualizações

Edição 307 | Jun 2026

Entrevista | Eduardo Ogawa mostra que a IA precisa de aplicação estratégica para gerar resultado

Pets | Medicação promete aumentar expectativa de vida dos cães em até um ano

Gastronomia | Grupo Gastromundi: um ecossistema gastronômico em Novo Hamburgo

Cultura | Nova Petrópolis lança o 53º Festival Internacional do Folclore

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO