Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Marca com origem em Novo Hamburgo é a maior rede...
Dia dos Namorados: restaurantes de Novo Hamburgo apostam em menus...
Porto Alegre recebe Semana do Centro Histórico, com programação cultural...
Especialista orienta noivas sobre cuidados estéticos antes do casamento
Fórum de Vitivinicultura encerra com debate sobre precisão e avaliação...
Construarte 2026 supera expectativas e movimenta mais de R$ 52...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Nova fase da NR-1 amplia exigências sobre riscos psicossociais nas...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

rio grande do sul

Variedades

CIEE-RS inaugura nova unidade em Caxias do Sul

Por Jonathan da Silva 17/06/2026
Por Jonathan da Silva

O Centro de Integração Empresa Escola do Rio Grande do Sul (CIEE-RS) inaugurou uma nova unidade em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, na noite desta terça-feira (16). A estrutura, localizada na Rua Olavo Bilac, 454, amplia a capacidade de atendimento da instituição e reforça iniciativas voltadas à educação, empregabilidade, inovação e desenvolvimento regional. A cerimônia reuniu autoridades, representantes do setor produtivo, instituições de ensino, parceiros e lideranças da região, marcando mais uma etapa do plano de expansão do CIEE-RS no estado.

Com cinco andares, o novo espaço foi projetado para atender jovens, empresas, instituições de ensino e a comunidade. A unidade passou de cinco para 13 salas de aprendizagem destinadas às atividades formativas, ampliando significativamente sua capacidade operacional e criando condições para o desenvolvimento de novos projetos.

Atualmente, a regional do CIEE-RS em Caxias do Sul atende cerca de 2 mil jovens nos programas de estágio e aprendizagem, sendo aproximadamente metade desse público do próprio município.

O CEO do CIEE-RS, Lucas Baldisserotto, destacou a ampliação do escopo de atuação da instituição. “O CIEE-RS vive uma nova fase da sua história. Seguimos ampliando oportunidades por meio do estágio e da aprendizagem, mas também fortalecendo nossa atuação em áreas como educação, inovação social e desenvolvimento humano. Esta inauguração representa mais um passo nessa evolução e reafirma nosso compromisso com o crescimento sustentável, a inclusão produtiva e a transformação de realidades”, afirmou Baldisserotto.

Expansão no estado

A inauguração faz parte da estratégia de modernização e expansão do CIEE-RS no Rio Grande do Sul. Sete novas estruturas foram entregues no último ano, enquanto outras oito estão em fase de obras. O gerente regional do CIEE-RS em Caxias do Sul, José Flores, ressaltou o impacto da nova sede para a região. “Esta nova unidade representa um passo importante para o fortalecimento da presença do CIEE-RS na Serra Gaúcha. Além da ampliação da estrutura física, este espaço simboliza nosso compromisso com a educação, a inovação e a geração de oportunidades para toda a região”, expressou Flores.

Ecossistema de inovação

A nova unidade também servirá de base para a expansão das iniciativas do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação Social (ICT-S), iniciativa vinculada ao CIEE-RS. O objetivo é fortalecer a articulação entre empresas, instituições de ensino, poder público e organizações da sociedade civil para o desenvolvimento de soluções voltadas aos desafios sociais e econômicos da Serra Gaúcha.

Com 57 anos de atuação, o CIEE-RS é uma organização sem fins lucrativos dedicada ao desenvolvimento humano, social e profissional. A instituição atua por meio de programas de estágio, aprendizagem, projetos socioeducacionais, ações nas áreas de educação, saúde e inovação social, atendendo jovens em diferentes regiões do Rio Grande do Sul.

Foto: CIEE-RS/Divulgação | Fonte: Assessoria
17/06/2026 0 Comentários 35 Visualizações
Variedades

Rio Grande do Sul sediará encontro das Câmaras Italianas da América Latina em 2028

Por Jonathan da Silva 17/06/2026
Por Jonathan da Silva

O Rio Grande do Sul foi confirmado como sede do Encontro das Câmaras de Comércio Italianas da América Latina (Área Latam) em 2028, uma das principais agendas de integração da rede de câmaras italianas no exterior. O anúncio foi realizado durante a 35ª Convenção Mundial das Câmaras de Comércio Italianas no Exterior, promovida entre os dias 13 e 15 de junho, em Gênova, na Itália. A candidatura gaúcha foi apresentada pela Câmara de Comércio Italiana do Rio Grande do Sul (CCIRS) e recebeu apoio da rede internacional. O evento deverá ocorrer em Porto Alegre ou em municípios da Serra Gaúcha, cuja definição será feita nos próximos meses.

Para o presidente da Câmara de Comércio Italiana do Rio Grande do Sul, Erasmo Carlos Battistella, a escolha representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela entidade na aproximação entre Brasil e Itália. “Recebemos com muita satisfação esta confirmação. Será uma grande oportunidade para apresentar o potencial econômico do nosso Estado, ampliar conexões internacionais e fortalecer ainda mais os laços entre o Brasil, a Itália e toda a rede de câmaras italianas da América Latina. Voltamos muito animados com as oportunidades que se abrem e com o reconhecimento que a Câmara vem conquistando no cenário global”, afirma Battistella.

Convenção reuniu representantes de 63 países

A confirmação ocorreu durante a 35ª Convenção Mundial das Câmaras de Comércio Italianas no Exterior, que reuniu cerca de 200 representantes das 86 câmaras italianas presentes em 63 países. O encontro também contou com a participação de autoridades italianas, empresários e lideranças institucionais.

Entre os destaques da programação estiveram a presença da prefeita de Gênova, Silvia Salis, e as participações remotas do ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, e do ministro das Empresas e do Made in Italy, Adolfo Urso.

Debates sobre comércio e competitividade

Além da definição do Rio Grande do Sul como sede do encontro latino-americano de 2028, a convenção debateu estratégias voltadas ao fortalecimento da competitividade das empresas italianas no exterior, à ampliação do comércio internacional e ao aumento da presença dos negócios italianos nos mercados globais por meio da atuação integrada da rede mundial de câmaras.

A programação incluiu ainda encontros de negócios, rodadas de relacionamento institucional e reuniões entre representantes das diferentes câmaras, criando oportunidades para novas parcerias, investimentos e cooperação entre empresas e instituições de diversos países.

Encaminhamentos da convenção

Entre as deliberações do evento esteve a reeleição de Mario Pozza para mais um mandato à frente da Assocamerestero, entidade responsável pela coordenação da rede mundial das câmaras italianas no exterior.

Também foi confirmada a eleição de Claudio Farabola, secretário-geral da Câmara Italiana na Argentina, como representante dos secretários-gerais no Conselho Geral da organização para o triênio 2026-2029.

Foto: CCIRS/Divulgação | Fonte: Assessoria
17/06/2026 0 Comentários 34 Visualizações
Variedades

Sindilojas Vale Germânico realiza visita técnica à Fecomércio-RS com lojistas da região

Por Jonathan da Silva 16/06/2026
Por Jonathan da Silva

Cerca de 40 empresários do segmento varejista de Novo Hamburgo e região participaram de uma visita técnica à sede da Fecomércio-RS, em Porto Alegre, nesta terça-feira (16). Organizada pelo Sindilojas Vale Germânico, a missão teve como objetivo apresentar aos lojistas a atuação da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Sul e os serviços disponibilizados pelas instituições vinculadas à entidade. Durante a programação, os participantes conheceram setores voltados à qualificação profissional, ao bem-estar e à representação institucional do comércio.

Ao longo da visita, os empresários realizaram um tour pelo prédio da Fecomércio-RS, localizado na zona norte da capital, e receberam informações sobre o papel desempenhado pela entidade no desenvolvimento do setor econômico por meio de sua atuação institucional.

A programação contou com apresentações sobre o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), instituições ligadas à Federação. Os participantes conheceram iniciativas desenvolvidas pelo Sesc nas áreas de lazer, cultura, esporte, bem-estar e saúde, além das possibilidades de formação oferecidas pelo Senac.

Qualificação profissional

Durante o encontro, foram detalhadas as modalidades de ensino disponibilizadas pelo Senac, incluindo cursos presenciais, ensino a distância e graduações de nível superior voltadas à qualificação profissional. A proposta foi aproximar os empresários dos serviços oferecidos pelo sistema, ampliando o conhecimento sobre ferramentas e oportunidades disponíveis ao setor varejista.

Representação junto ao poder público

Outro tema abordado foi o Representa+, departamento responsável pela interlocução entre a Fecomércio-RS e os poderes executivo e legislativo. O setor atua no monitoramento de pautas de interesse do segmento produtivo, acompanhando projetos em tramitação e mantendo relacionamento institucional com representantes públicos.

Tecnologia aplicada aos negócios

Os participantes também conheceram o Lab Experience, hub de tecnologia voltado ao desenvolvimento de soluções para aplicação no ambiente empresarial. O espaço apresenta iniciativas com foco na geração de resultados práticos para os negócios.

O presidente do Sindilojas Vale Germânico, Gerson Müller, destacou o propósito da iniciativa. “Esse é o nosso papel como entidade representativa do segmento varejista. Assim como defendemos os interesses do setor, proporcionamos momentos de conhecimento. É importante mostrar o que faz a Federação, o que oferecem o Sesc e o Senac, que são retornos na forma de lazer, cultura, esporte, bem-estar e, acima de tudo, qualificação”, ressaltou o presidente.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
16/06/2026 0 Comentários 32 Visualizações
Esporte

Colégio Mauá retorna ao estadual de ginástica rítmica com pódio

Por Jonathan da Silva 16/06/2026
Por Jonathan da Silva

A nova geração da equipe de Ginástica Rítmica do Colégio Mauá, de Santa Cruz do Sul, estreou com destaque na 1ª Etapa do Campeonato e Torneio Estadual de Ginástica Rítmica 2026, realizada nos dias 13 e 14 de junho, no Ginásio Estação Cidadania, em Canoas. Após um ano sem participar da competição estadual, a instituição voltou ao torneio organizado pela Federação de Ginástica do Rio Grande do Sul com uma delegação de 14 atletas e conquistou um feito inédito: ocupar as quatro primeiras colocações da categoria Pré Infantil 10 anos Nível 3.

O diretor-geral do Colégio Mauá, Nestor Raschen, relacionou o desempenho das atletas ao trabalho desenvolvido pela instituição e aos investimentos na estrutura esportiva. “Para o Colégio Mauá, a conquista das ginastas no Campeonato Estadual reforça a importância do investimento no novo Ginásio, que já está com as obras em andamento”, enfatizou Raschen.

Segundo o técnico da equipe, professor Rafael Luz, o fim de 2024 marcou o encerramento de uma etapa da Ginástica Rítmica do colégio com a despedida das atletas de alto rendimento Milena Bartz e Melissa Forgiarini, que concluíram o Ensino Médio. Em 2025, a nova geração seguiu em preparação para o retorno à competição estadual. “Ver uma nova geração de ginastas brilhar em quadra honra a história e tradição da GR do Colégio Mauá. É nosso presente e a certeza de um futuro promissor”, destacou Luz.

Pódio inédito

O técnico explicou que 16 ginastas gaúchas disputaram a categoria Pré Infantil 10 anos Nível 3, considerada a base da modalidade. O Colégio Mauá participou com quatro atletas, que conquistaram as quatro primeiras posições do pódio. “Estou extremamente impactado pelo que a gente viveu. Não imaginava que os frutos viriam de forma tão imediata nesta reestreia, embora tenhamos trabalhado muito para ser um retorno sólido”, frisou Rafael Luz.

Ao avaliar o desempenho geral da delegação, o treinador ressaltou o número de atletas inscritas e os resultados obtidos. “Uma delegação muito significativa. O que eu não esperava era o resultado histórico na categoria de 10 anos. Sabemos que temos muito que caminhar, mas seguimos sabendo que estamos no caminho certo”, concluiu Luz.

Formação da equipe

A técnica Bruna Martins destacou a importância da competição para o desenvolvimento do grupo. “Foi a estreia de uma nova geração de atletas com excelentes resultados. Estou muito contente e orgulhosa, pois estamos formando um time de ótimas profissionais para seguir construindo a história da GR no Colégio Mauá”, pontuou Bruna.

Além dos técnicos Rafael Luz e Bruna Martins, a equipe conta com o trabalho da professora de ballet Gabriele Bredow e da professora e técnica Thaís Cremonese. A ex-aluna e atleta do Colégio Mauá Melissa Forgiarini, que recentemente realizou curso de arbitragem, integrou a banca do evento como árbitra da Federação de Ginástica do Rio Grande do Sul.

Resultados do Colégio Mauá

Categoria Pré Infantil 10 anos Nível 3
  • 1º lugar: Lara da Silva
  • 2º lugar: Rafaela Kuster
  • 3º lugar: Rafaela Silva
  • 4º lugar: Aurora Hoffmann
Categoria Pré Infantil 11 anos Nível 3
  • 1º lugar: Valentina Swarowsky
  • 2º lugar: Isabella Henn
  • 4º lugar: Alice Meinhardt
Categoria Infantil 12 anos Nível 3
  • 2º lugar: Melissa Gehres
  • 4º lugar: Maia Seitenfus
  • 5º lugar: Manuela Machado
  • 6º lugar: Lya Araujo
Categoria Juvenil Nível 3
  • 5º lugar: Yohanna Linck
  • 15º lugar: Martina Rech
Categoria Juvenil Nível 1
  • 5º lugar: Isadora Baierle
Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
16/06/2026 0 Comentários 32 Visualizações
Variedades

Rio Grande do Sul sediará Fórum de Geoparques de Língua Portuguesa

Por Jonathan da Silva 16/06/2026
Por Jonathan da Silva

O Rio Grande do Sul foi escolhido para sediar, em 2028, a segunda edição do Fórum de Geoparques Mundiais da Unesco da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O anúncio e a assinatura do termo que oficializaram a decisão ocorreram em Arouca, Portugal. O evento internacional será realizado na região da Quarta Colônia e deverá reunir gestores, pesquisadores, instituições e lideranças dos países lusófonos para debater temas relacionados à preservação do patrimônio natural, educação, fortalecimento das comunidades locais e turismo de experiência. A escolha é resultado de uma articulação conduzida pelo Comitê Estadual de Geoparques, coordenado pela Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (Setur-RS), com o objetivo de ampliar a projeção internacional do Estado e fortalecer estratégias de desenvolvimento territorial sustentável.

A candidatura gaúcha foi construída em conjunto pelo Comitê Estadual de Geoparques, pelos prefeitos da região da Quarta Colônia e pelos coordenadores dos geoparques do Estado. Segundo a Setur-RS, a proposta recebeu aprovação unânime da comunidade internacional ligada à iniciativa.

A definição pela Quarta Colônia teve como objetivo descentralizar o turismo no Rio Grande do Sul e valorizar o Geoparque Mundial da Unesco localizado na região, evidenciando a capacidade do interior gaúcho de receber eventos de alcance global.

Reconhecimento internacional

De acordo com a Secretaria de Turismo, a escolha do Estado representa o reconhecimento de um trabalho voltado ao desenvolvimento territorial sustentável e reforça a presença do Rio Grande do Sul em agendas internacionais ligadas à gestão de áreas reconhecidas pela Unesco.

O anúncio se junta ao histórico recente do estado na área dos geoparques. Anteriormente, o Rio Grande do Sul sediou, no município de Torres, o GeoLAC, Fórum de Geoparques Mundiais da Unesco da América Latina e do Caribe.

Impactos para o turismo

A realização do fórum em 2028 deverá ampliar a visibilidade internacional dos destinos gaúchos associados à Unesco e criar oportunidades para diferentes segmentos da cadeia turística. Segundo a Setur-RS, destinos reconhecidos pelo organismo internacional costumam atrair visitantes interessados em sustentabilidade, cultura, patrimônio natural e gastronomia vinculada aos territórios locais.

A expectativa é que o calendário internacional estimule investimentos em infraestrutura turística, receptivo, meios de hospedagem e produtos integrados voltados ao atendimento da demanda internacional.

Oportunidades de negócios

Durante o Connection Experience, a Secretaria de Turismo do Estado destacou que investidores, operadoras e empreendedores podem buscar informações junto à equipe técnica da pasta sobre formas de posicionamento estratégico diante da realização do evento em 2028. A orientação é que empresas interessadas utilizem o ambiente de networking para conhecer possibilidades de inserção nas ações relacionadas ao calendário internacional que antecederá o fórum.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
16/06/2026 0 Comentários 52 Visualizações
Variedades

Corriedale amplia uso de dados genéticos na seleção da raça

Por Jonathan da Silva 16/06/2026
Por Jonathan da Silva

A Associação Brasileira de Criadores de Corriedale (ABCC) iniciou uma agenda de trabalho para ampliar o uso de dados produtivos e genéticos nos processos de seleção da raça. Entre as ações já em andamento está uma prova de desempenho realizada em Hulha Negra, na região da Campanha gaúcha, que reúne 41 reprodutores oriundos de cabanhas do Rio Grande do Sul. A iniciativa busca gerar informações técnicas que auxiliem criadores na escolha de reprodutores, nas decisões de acasalamento e na evolução dos plantéis, com foco no fortalecimento da produção de carne sem desconsiderar a tradição da raça na ovinocultura.

Reconhecida pela dupla aptidão para produção de lã e carne, a raça Corriedale possui presença histórica na ovinocultura do Rio Grande do Sul. Segundo a ABCC, o objetivo é aproximar essa trajetória de ferramentas capazes de medir desempenho, comparar resultados e oferecer parâmetros objetivos aos produtores.

A entidade avalia que a seleção da raça passa cada vez mais pela combinação entre observação visual, conhecimento acumulado nas propriedades e dados aplicados ao campo, permitindo identificar animais com melhor desempenho produtivo.

Foco na produção de carne

O presidente da ABCC, Gustavo Velloso, afirma que a entidade pretende ampliar as ações voltadas à valorização da carne produzida pela raça. “Queremos trabalhar bastante a questão da carne e da marca da carne Corriedale. A raça representa cerca de 60% do rebanho ovino gaúcho, e esse é um fator muito importante. Por isso também estamos realizando esse primeiro teste de desempenho, com candidatos voltados à produção de carne em sistema de pastagem”, destaca Velloso.

Prova de desempenho em Hulha Negra

Uma das iniciativas acompanhadas pela associação teve início na última semana no Centro de Pesquisas da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em Hulha Negra. A avaliação reúne 41 ovinos reprodutores da raça Corriedale, provenientes de cabanhas gaúchas, em uma prova de desempenho voltada à geração de dados produtivos e genéticos.

Durante o período de avaliação, os animais permanecem em sistema pastoril, submetidos a manejo padronizado, com alimentação predominantemente baseada em pastagem de azevém e suplementação mineral.

Critérios avaliados

Entre os indicadores analisados está o Ganho Médio Diário (GMD), que mede quanto peso o animal ganha por dia. Também são avaliadas a Área de Olho de Lombo (AOL), utilizada para mensurar o volume de músculo na carcaça, e a Espessura de Gordura Subcutânea (EGS), que indica a cobertura de gordura do animal.

De acordo com a ABCC, os dados obtidos deverão contribuir para a identificação de reprodutores com maior capacidade de produzir cordeiros com bom desenvolvimento, melhor rendimento de carcaça e carne de qualidade, oferecendo subsídios técnicos para a tomada de decisão dentro das cabanhas.

Foto: ABCC/Divulgação | Fonte: Assessoria
16/06/2026 0 Comentários 42 Visualizações
Variedades

BM e MPRS promovem capacitação integrada para qualificar atuação criminal

Por Jonathan da Silva 16/06/2026
Por Jonathan da Silva

A Brigada Militar e o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) realizaram uma capacitação integrada voltada à qualificação da atuação dos profissionais de segurança pública na persecução criminal nesta segunda-feira (15), na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo. Promovido pelo Comando Regional de Polícia Militar Vale do Rio dos Sinos (CRPM-VRS), em parceria com o MPRS, o encontro reuniu policiais militares que atuam nas fases iniciais das investigações para discutir procedimentos relacionados à produção de provas e ao controle de legalidade das ações policiais, com o objetivo de fortalecer a integração institucional e ampliar a segurança jurídica no sistema de justiça criminal.

Durante o evento, foi apresentado o projeto Fundadas Razões, iniciativa do Ministério Público lançada em 2023 e idealizada pela subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Alessandra Moura Bastian da Cunha. Responsável pela palestra principal da capacitação, Alessandra abordou os objetivos da proposta, que busca qualificar a produção da prova penal, fortalecer a legalidade e a legitimidade da atuação estatal e aprimorar os procedimentos relacionados à atividade probatória.

Temas abordados

A atividade foi direcionada a policiais militares que atuam diretamente nas etapas iniciais da investigação criminal. Entre os temas discutidos estiveram abordagens policiais, ingresso em domicílio, cadeia de custódia, reconhecimento pessoal e outros aspectos ligados à obtenção e preservação de provas no âmbito do sistema de justiça.

Participaram do encontro integrantes do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), do 25º Batalhão de Polícia Militar (25º BPM) e do 32º Batalhão de Polícia Militar (32º BPM), responsáveis pelo atendimento nos 16 municípios que integram a região do Vale do Rio dos Sinos.

Autoridades presentes

Também estiveram presentes diversas autoridades civis e militares, entre elas o comandante do CRPM-VRS, coronel PM André Lima da Silva, e o diretor da 3ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana, delegado Eduardo Augusto de Moraes Hartz, além de representantes da Brigada Militar, do Ministério Público e da Polícia Civil.

O comandante do CRPM-VRS, coronel PM André Lima da Silva, destacou a relevância do tema para a rotina dos profissionais da segurança pública. “A temática é fundamental para a atividade policial, pois fortalece o controle de legalidade das ações desenvolvidas diariamente, contribuindo para uma atuação mais eficiente, segura e em conformidade com o devido processo legal”, afirmou Lima da Silva.

Além da subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Alessandra Moura Bastian da Cunha, participaram da programação a coordenadora do Centro de Apoio Operacional Criminal e de Segurança Pública (CAOCRIM), Lisiane Veríssimo; a promotora de Justiça Cristina Schmitt Rosa, da Promotoria de Justiça de São Leopoldo; e os promotores de Justiça Neidemar José Fachinetto e Gustavo Schneider de Medeiros, integrantes do Núcleo de Gestão Estratégica do Sistema Prisional (NUGESP).

Foto: Comunicação Social do CRPM-VRS/Divulgação | Fonte: Assessoria
16/06/2026 0 Comentários 41 Visualizações
Cidades

Visac-RS entrega cinco novos ônibus para o transporte coletivo de Novo Hamburgo

Por Jonathan da Silva 16/06/2026
Por Jonathan da Silva

O transporte público de Novo Hamburgo recebeu cinco novos ônibus nesta segunda-feira (15), como parte do processo de renovação da frota operada pela Visac-RS. Os veículos substituirão ônibus que atingiram o limite de 15 anos de uso, conforme as regras do sistema. O investimento realizado pela concessionária foi de aproximadamente R$ 3,9 milhões, com o objetivo de manter a atualização da frota utilizada no atendimento aos passageiros do município.

Os novos coletivos possuem chassis Volkswagen e carrocerias Marcopolo. A entrega foi acompanhada pelo secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Novo Hamburgo, Anderson Bertotti, e pelo diretor de Transporte da Prefeitura, Eliseu Raimundo, que estiveram na sede da empresa para receber os veículos.

Renovação da frota

Esta foi a segunda entrega de ônibus novos realizada pela Visac-RS em 2026 para a operação em Novo Hamburgo. Em março, outros cinco veículos já haviam sido incorporados ao sistema, também com investimento próximo de R$ 4 milhões.

Segundo o diretor da Visac-RS, Rodrigo Corleto Hoelzl, a substituição dos ônibus integra o compromisso da empresa com a prestação do serviço de transporte coletivo no município. “É nosso compromisso com o sistema”, enfatizou Hoelzl.

Atualmente, a frota utilizada pela Visac-RS em Novo Hamburgo é composta por 76 veículos, sendo 69 destinados à operação diária e sete mantidos como reserva técnica.

Conforme a empresa, todos os ônibus contam com recursos de acessibilidade para atender passageiros com deficiência ou mobilidade reduzida. Além disso, 50% da frota dispõe de sistema de ar-condicionado.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
16/06/2026 0 Comentários 51 Visualizações
Cidades

Governo estadual reúne concessionárias para preparar ações diante dos impactos do El Niño

Por Jonathan da Silva 15/06/2026
Por Jonathan da Silva

O governo estadual reuniu representantes de concessionárias de serviços públicos essenciais na sexta-feira (12) para alinhar medidas de enfrentamento aos possíveis impactos do fenômeno El Niño nos próximos meses. O encontro ocorreu no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre, e faz parte de uma série de ações do executivo estadual voltadas à preparação para eventos climáticos. Participaram da reunião integrantes do governo estadual, da Defesa Civil e representantes de empresas dos setores de energia, saneamento e telecomunicações.

A reunião foi conduzida pelo secretário extraordinário Geral de Governo, Artur Lemos, e teve a participação de representantes da Defesa Civil Estadual, das secretarias estaduais do Meio Ambiente e Infraestrutura e de Comunicação. Entre as concessionárias presentes estavam CEEE Equatorial, RGE, CPFL, Corsan, Vivo, TIM e Claro.

Alinhamento entre governo e concessionárias

Durante o encontro, foram compartilhadas informações sobre as ações que vêm sendo desenvolvidas pelo Estado e pelas concessionárias para reduzir impactos e ampliar a capacidade de resposta em situações de emergência.

Segundo o secretário extraordinário Geral de Governo, Artur Lemos, o trabalho busca fortalecer a articulação entre os diferentes setores envolvidos. “O Rio Grande do Sul está, sem dúvida, mais preparado. Avançamos muito nos últimos anos. Agora, estamos dialogando sobre o que cada ente está fazendo para continuarmos atuando com estratégia e alinhamento. Essa cooperação é fundamental para agirmos com agilidade”, afirmou Lemos.

Defesa Civil apresenta planejamento

A Defesa Civil Estadual apresentou aos participantes projeções climáticas para os próximos meses, além de informações sobre a reestruturação do órgão após os eventos meteorológicos extremos registrados em 2024. Também foram detalhadas medidas já implementadas para reduzir riscos e fortalecer a atuação dos municípios diante de possíveis ocorrências relacionadas ao El Niño.

De acordo com o subchefe de Proteção e Defesa Civil, coronel Santiago Soares Dias de Castro, o planejamento estadual vem sendo desenvolvido desde o ano passado. “Desde 2024, o Governo do Estado vem passando por uma constante preparação e pela reestruturação de todo o seu aparato, não apenas a partir de seus órgãos e secretarias, mas também buscando implementar, em conjunto com a sociedade civil, uma nova cultura de gestão integrada de desastres. A Defesa Civil está traçando um planejamento para fazer frente a possíveis desafios climáticos. E contamos com parceiros nessa jornada, a exemplo das concessionárias de serviços públicos”, destacou Dias de Castro.

Próximas etapas

Antes da reunião com as concessionárias, o governo estadual já havia realizado dois encontros internos para acompanhar a execução das medidas de preparação e definir estratégias para os próximos meses.

A próxima etapa ocorrerá na quarta-feira, 17 de junho, quando será realizado um seminário voltado aos 70 municípios que integram a Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil (Crepdec) da Região Metropolitana. Posteriormente, o governo promoverá encontros regionalizados com outros municípios considerados mais vulneráveis aos impactos de eventos meteorológicos extremos.

Foto: Joao Pedro Rodrigues/Secom/Divulgação | Fonte: Assessoria
15/06/2026 0 Comentários 70 Visualizações
Projetos especiais

Instituto Crescer Legal utiliza aprendizagem profissional para prevenir trabalho infantil

Por Jonathan da Silva 12/06/2026
Por Jonathan da Silva

O Instituto Crescer Legal tem enfatizado a aprendizagem profissional rural como uma estratégia de combate ao trabalho infantil entre adolescentes do campo. No Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho, a instituição apresenta os resultados de um modelo desenvolvido há 11 anos nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A iniciativa consiste na contratação de filhos de produtores rurais como jovens aprendizes para participarem do curso de Gestão Rural e Empreendedorismo no turno oposto ao das aulas regulares, mantendo-os vinculados à escola e em atividades formativas, conforme previsto na legislação.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 4,3% das crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos estavam em situação de trabalho infantil em 2024, o equivalente a 1,65 milhão de pessoas. Entre adolescentes de 16 e 17 anos, o índice chegou a 15,3%.

Atuação em três estados

Criado em 2015, o Instituto Crescer Legal já formou 1.220 jovens nos três estados do sul do Brasil. Em 2026, mais de 170 adolescentes participam do Programa de Aprendizagem Profissional Rural, com conclusão prevista para dezembro.

Segundo a gerente do Instituto Crescer Legal, Nádia Fengler Solf, a atuação da entidade alcança atualmente 25 municípios. “Em todas as localidades beneficiadas, ouvimos relatos sobre as transformações proporcionadas pelas ações do Instituto. São benefícios que vão além da ampliação de horizontes para os jovens, estendendo-se também às famílias e comunidades”, ressalta Nádia.

Pesquisa aponta impactos

De acordo com o instituto, uma pesquisa de impacto social realizada pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) em 2025 identificou maior conscientização sobre o trabalho infantil entre os participantes do programa.

O levantamento também apontou que a manutenção dos adolescentes em atividades formativas no contraturno escolar e a exigência de matrícula regular nas escolas contribuem para a redução de situações relacionadas ao trabalho infantil.

Outros programas desenvolvidos

Além do Programa de Aprendizagem Profissional Rural, o Instituto Crescer Legal mantém iniciativas voltadas à formação e ao desenvolvimento de jovens do meio rural.

Entre elas está o Programa de Acompanhamento de Egressos, criado para ampliar oportunidades de aprendizado e conexões após a conclusão da formação inicial.

Outra ação é o Programa Nós por Elas – A Voz Feminina do Campo, desenvolvido em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em nove edições, a iniciativa já atendeu 70 meninas do meio rural, com foco em comunicação e produção de conteúdos para rádio.

A instituição também promove o Programa Boas Práticas de Empreendedorismo para a Educação, que compartilha metodologias utilizadas no programa de aprendizagem com professores de escolas rurais. Até 2025, a iniciativa certificou 93 professores de 52 escolas. Em 2026, uma nova turma interestadual está em andamento.

Modelo apoiado pelo setor do tabaco

O Instituto Crescer Legal é uma iniciativa do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e de empresas associadas ao setor. O modelo permite que as empresas direcionem suas cotas previstas na Lei da Aprendizagem para a contratação de jovens aprendizes que frequentam o curso de Gestão Rural e Empreendedorismo, sem a realização de atividades práticas nas indústrias.

Segundo o diretor-presidente do Instituto Crescer Legal, Valmor Thesing, a proposta busca garantir qualificação e proteção aos adolescentes do meio rural. “Assim, o Instituto Crescer Legal proporciona aos filhos de produtores de tabaco, com idades entre 14 e 17 anos, a oportunidade de desenvolvimento e qualificação, ao mesmo tempo em que garante que permaneçam afastados de atividades impróprias para sua faixa etária”, destaca Thesing.

Esse formato é validado pelo Ministério do Trabalho e se traduz em uma ação altamente eficiente no combate ao trabalho infantil”, enfatiza Valmor Thesing.

Dia de Combate ao Trabalho Infantil

O Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002 e oficializado no Brasil pela Lei nº 11.542/2007. A data tem como objetivo promover a conscientização sobre os impactos do trabalho precoce e reforçar os direitos de crianças e adolescentes à educação, ao lazer e ao desenvolvimento integral.

Foto: Junio Nunes/Divulgação | Fonte: Assessoria
12/06/2026 0 Comentários 37 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Marca com origem em Novo Hamburgo é a maior rede de aluguel de trajes do país

  • 3

    Dia dos Namorados: restaurantes de Novo Hamburgo apostam em menus exclusivos e experiências românticas

  • 4

    Porto Alegre recebe Semana do Centro Histórico, com programação cultural gratuita

  • 5

    Especialista orienta noivas sobre cuidados estéticos antes do casamento

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO