Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

resíduos

Cidades

Nova Petrópolis destina corretamente quase 8 toneladas de resíduos em ações ambientais

Por Jonathan da Silva 24/06/2026
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Nova Petrópolis destinou corretamente 7.950,08 kg de resíduos durante ações de coleta realizadas ao longo do mês de junho. As iniciativas, promovidas pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente no interior do município e no estacionamento da Prefeitura, envolveram produtores rurais e a comunidade em geral, com o objetivo de incentivar o descarte adequado de materiais e integrar as atividades do projeto “Eu Cuido Nova Petrópolis” e do 3º Mês do Meio Ambiente.

A primeira ação ocorreu no dia 2 de junho, quando a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente promoveu a coleta de embalagens de agrotóxicos no interior de Nova Petrópolis. A iniciativa resultou no recolhimento de 1.100,18 kg de material e contou com a participação de aproximadamente 122 produtores rurais.

A destinação final das embalagens ficou sob responsabilidade das empresas Agrimar, Vaccaro, Santa Clara e Agrosul, parceiras do município na realização da ação.

Lixo eletrônico, vidro, óleo e latas de tinta

Nos dias 12 e 13 de junho, o estacionamento da Prefeitura recebeu mais uma edição da Coleta de Lixo Eletrônico, Óleo de Cozinha, Vidro e Latas de Tinta vazias. Ao todo, foram recolhidos 6.849,9 kg de resíduos, além de 400 litros de óleo de cozinha.

Do total coletado, 1.843,9 kg correspondiam a lixo eletrônico, 4.596 kg a vidro e 410 kg a latas de tinta vazias. Os materiais receberam destinação ecologicamente adequada por meio do apoio de empresas parceiras.

O lixo eletrônico e o vidro ficaram sob responsabilidade da empresa Ambe – Gerenciamento de Resíduos Tecnológicos. O óleo de cozinha foi encaminhado para a empresa Óleos Pedroni, enquanto as latas de tinta vazias tiveram o descarte realizado pela empresa JPL Comércio de Sucata.

Foto: Jordana Kiekow/Comunicação/PMNP/Divulgação | Fonte: Assessoria
24/06/2026 0 Comentários 10 Visualizações
Política

Municípios do Cisvale avaliam adesão a projeto regional para gestão de resíduos sólidos

Por Jonathan da Silva 23/06/2026
Por Jonathan da Silva

Representantes dos 25 municípios consorciados ao Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) participaram de uma assembleia para discutir a adesão a uma proposta de estruturação regional da gestão de resíduos sólidos nesta segunda-feira (22), em Santa Cruz do Sul. O encontro reuniu integrantes do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e marcou uma nova etapa de um projeto desenvolvido pelo consórcio desde 2013. A iniciativa poderá resultar na implantação de uma parceria público-privada (PPP) voltada à gestão regional dos resíduos, com base em estudos técnicos e no Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

Durante a assembleia, os municípios receberam orientações sobre o processo de adesão ao programa e os procedimentos necessários para a continuidade da proposta. A definição encaminhada ao final da reunião prevê que os municípios do Vale do Rio Pardo e do G8 realizem avaliações internas e informem formalmente, até 10 de julho, se pretendem aderir ao projeto.

Nova etapa do planejamento regional

O presidente do Cisvale, Gilson Becker, afirmou que a região chega a um momento decisivo após mais de uma década de estudos e planejamento voltados à construção de uma solução conjunta para o setor. “Caso definirmos avançar nesta linha da parceria público-privada, teremos que passar o projeto pelas câmaras de vereadores de nossos municípios”, afirmou o dirigente.

Segundo Becker, a eventual adesão exigirá manifestação formal dos prefeitos e posterior aprovação legislativa em cada município participante. O presidente da entidade ressaltou que os estudos realizados ao longo dos anos apontam a necessidade de uma alternativa regional capaz de oferecer maior eficiência operacional, sustentabilidade ambiental e segurança jurídica para a gestão dos resíduos sólidos.

Avaliação do Governo Federal

Representando o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, o diretor do Departamento de Parcerias com o Setor Privado, Denilson Campelo, destacou o estágio de desenvolvimento do projeto apresentado pelo Cisvale. “O projeto aqui apresentado é muito robusto e é um dos melhores que já vimos, até porque também está sendo conduzido em parceria com a universidade e a comunidade”, afirmou Campelo.

O representante federal também ressaltou os impactos da gestão adequada dos resíduos sólidos sobre a saúde pública. “Trabalhar com resíduos sólidos é trabalhar com a saúde, pois há uma série de doenças que um aterro sanitário que não é cuidado tem efeito nocivo no meio ambiente e na vida das pessoas”, pontuou Campelo.

Participação dos órgãos de controle

O encontro contou com a participação do promotor de Justiça de Santa Cruz do Sul, Érico Barin, que destacou a relevância do debate para os municípios da região. “Este tipo de fala precisaria ser gravada e repetida de tempos em tempos, para que todos nós lembremos da importância deste assunto”, expressou Barin.

Representantes do Tribunal de Contas do estado também participaram das discussões, acompanhando os procedimentos relacionados à estruturação do modelo e aos mecanismos de controle e fiscalização necessários para eventual contratação futura.

Mais de uma década em pauta

A diretora executiva do Cisvale, Léa Vargas, relembrou que as discussões sobre uma solução regional para os resíduos sólidos tiveram início em 2013, a partir de deliberações realizadas durante conferências municipais.

Segundo a dirigente, o consórcio estruturou estudos que resultaram, em 2018, em um diagnóstico envolvendo 16 municípios. Atualmente, estão sendo atualizados os planos municipais de saneamento e os diagnósticos socioambientais, em trabalho conduzido pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Modelo de parceria público-privada

A proposta apresentada pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional integra o Programa Parcerias Brasil, criado para apoiar estados, municípios e consórcios na estruturação de concessões e parcerias público-privadas.

O processo prevê uma etapa inicial de cadastramento e pré-análise da demanda, seguida pela avaliação técnica de um fundo especializado responsável pela elaboração dos estudos necessários. Após essa fase, o projeto passa por auditorias e avaliações dos órgãos de controle, incluindo Tribunal de Contas da União, Ministério Público e tribunais de contas competentes, antes da realização de licitação na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo.

O coordenador nacional do programa, Washington Soares, informou que o fundo dispõe de aproximadamente R$ 1,3 bilhão para apoiar projetos de infraestrutura em todo o país e foi criado para reduzir riscos de interrupção durante a fase de estudos.

Diagnóstico regional

Os estudos técnicos atualizados pela Unisc apontam a dimensão do desafio enfrentado pelos municípios da região. O levantamento realizado em 16 municípios identificou uma população superior a 381 mil habitantes, responsável pela geração anual de mais de 78 mil toneladas de resíduos sólidos.

Os custos com a destinação final dos materiais ultrapassam R$ 41 milhões por ano. O diagnóstico também indica potencial para ampliação da reciclagem, da compostagem e de outras formas de valorização dos resíduos, reduzindo a quantidade encaminhada aos aterros sanitários.

Programa de compostagem

Paralelamente à discussão sobre a parceria público-privada, o Cisvale desenvolve o programa “Composteiras Amigas do Meio Ambiente”, previsto na Agenda Ambiental 2030 do consórcio.

A iniciativa pretende estimular a compostagem em escolas e residências, promovendo o reaproveitamento da matéria orgânica, ações de educação ambiental e a redução do volume de resíduos destinados aos aterros sanitários.

Segundo a diretora executiva do Cisvale, Léa Vargas, existem diferentes possibilidades de financiamento para a proposta. “Há, pelo menos, duas formas do Consórcio participar. Uma por meio do Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão de Resíduos Sólidos (Sinir) – lei de incentivo à reciclagem. Já a segunda forma pode se dar por meio do edital do Ministério Público, do Fundo para Recuperação de Bens Lesados (FRBL)”, esclareceu Léa.

De acordo com a diretora, o projeto de compostagem tem potencial para se tornar uma política permanente do consórcio e poderá contar também com participação da iniciativa privada.

Foto: Bruno Pedry/Nascimento MKT/Divulgação | Fonte: Assessoria
23/06/2026 0 Comentários 32 Visualizações
Variedades

Comusa promove palestra sobre gestão de resíduos sólidos para servidores

Por Jonathan da Silva 11/06/2026
Por Jonathan da Silva

A Comusa realizou, nos dias 10 e 11 de junho, uma palestra sobre gestão de resíduos sólidos urbanos para servidores da autarquia, em Novo Hamburgo. A atividade fez parte da programação da Semana do Meio Ambiente e foi realizada no Auditório do Parque Floresta Imperial. O objetivo foi ampliar o conhecimento dos participantes sobre o gerenciamento de resíduos, promover a reflexão sobre os desafios ambientais relacionados ao tema e incentivar a adoção de práticas mais conscientes no ambiente de trabalho e no cotidiano.

Intitulada “Resíduo Sólido Urbano (RSU) = Nosso Lixo”, a palestra reuniu servidores em dois encontros voltados à troca de experiências, ao debate sobre a destinação adequada dos resíduos e à discussão de alternativas para aprimorar os processos internos da autarquia.

Desafios da gestão de resíduos

A atividade foi conduzida pela bióloga Francine Schulz, uma das responsáveis técnicas pelo Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) da Comusa. Durante a apresentação, ela abordou conceitos relacionados aos resíduos sólidos urbanos e explicou os desafios enfrentados pela autarquia na gestão desses materiais.

Segundo a bióloga, a discussão sobre o tema é necessária diante do cenário ambiental atual. “Um dos maiores problemas do planeta hoje é a geração e o acúmulo de resíduos sólidos”, destacou Francine.

Além da exposição técnica, os encontros abriram espaço para que os servidores compartilhassem percepções e sugestões voltadas ao aprimoramento das práticas adotadas pela Comusa.

Separação correta dos resíduos

Durante a palestra, Francine enfatizou a importância da separação adequada dos resíduos como uma ferramenta para reduzir impactos ambientais e aumentar a eficiência dos processos de reciclagem e destinação final.

De acordo com ela, atitudes cotidianas podem contribuir para diminuir o volume de materiais encaminhados aos aterros sanitários.

A responsável técnica pelo PGRS também destacou o papel dos servidores na busca por soluções para os desafios enfrentados pela autarquia. “Como Comusa, temos desafios a enfrentar. Momentos como esse permitem refletir sobre os pontos que precisam ser aprimorados e pensar em soluções sustentáveis para o futuro”, afirmou a especialista.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
11/06/2026 0 Comentários 77 Visualizações
Cidades

Prefeitura instala câmeras para coibir descarte irregular em Estância Velha

Por Jonathan da Silva 06/05/2026
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Estância Velha passou a utilizar câmeras de vigilância para coibir o descarte irregular de resíduos no município. Os equipamentos foram instalados recentemente em pontos estratégicos da Avenida 1º de Maio, nas esquinas com as ruas Henrique Konrad Filho e Arsilda Trein, além de um totem nas proximidades do Ecoponto. A medida busca ampliar o controle e a segurança em áreas que registravam recorrência de descartes inadequados, utilizando tecnologia de monitoramento para identificar infratores e prevenir novos casos.

Os novos equipamentos possuem estrutura de aproximadamente quatro metros de altura, permitindo maior alcance de visualização, inclusive das cargas transportadas em veículos. O sistema conta com giroflex luminoso na parte superior, com caráter ostensivo, e inclui tecnologia para identificação de materiais transportados e leitura de placas, o que possibilita rastreamento e apoio em investigações.

Segundo a secretária de Meio Ambiente, Pecuária e Agricultura de Estância Velha, Viviane Diogo, o descarte irregular pode ser enquadrado como crime ambiental. “Ter uma cidade limpa é uma tarefa de todos nós”, afirmou a titular da pasta.

O investimento total na aquisição e instalação das câmeras foi de R$ 12.918,00. De acordo com a secretária, a iniciativa busca inibir práticas ilegais e estimular o uso correto do Ecoponto e dos espaços públicos. “Queremos inibir práticas ilegais, proteger o meio ambiente e promover o uso adequado do Ecoponto e dos nossos espaços públicos, contribuindo para uma cidade mais organizada e sustentável”, reforçou Viviane.

Flagrantes e penalidades

Desde a instalação, os equipamentos já registraram dois flagrantes de descarte irregular, com identificação dos responsáveis. Segundo o integrante da Guarda Especial Ambiental, Everton Morschel, os dados coletados são encaminhados ao setor de fiscalização. “A identificação dos veículos é encaminhada ao setor de fiscalização que executa as medidas legais”, informou Morschel.

As penalidades variam conforme o tipo de resíduo e os danos causados. Segundo a fiscal de Meio Ambiente da Semapa, Cláudia Peixoto, as multas podem variar de R$ 324,00 a R$ 12.981, com base na legislação municipal vigente.

Foto: Robson Nunes/Decom-EV/Divulgação | Fonte: Assessoria
06/05/2026 0 Comentários 127 Visualizações
Cidades

Secretaria de Obras de Santa Cruz do Sul realiza limpeza de tubulação às margens da BR-471

Por Jonathan da Silva 23/04/2026
Por Jonathan da Silva

Equipes da Secretaria de Obras e Infraestrutura de Santa Cruz do Sul realizam, nesta quinta-feira (23), a desobstrução de bueiros às margens da BR-471, na altura do CTG Estância Alegre, com o objetivo de reduzir alagamentos registrados no bairro Schulz. A ação ocorre após identificação de bloqueios na tubulação, causados pelo acúmulo de resíduos, e deve ser concluída ainda hoje. O trabalho também inclui a limpeza de outro ponto da via, no trevo do Bairro Bom Jesus, onde há descarte irregular de lixo e entulho.

Os alagamentos têm sido registrados em trechos das ruas Alegrete, Salvador e Henrique Wieckert. De acordo com a Secretaria, a obstrução da rede de drenagem compromete o escoamento da água, agravando os problemas nas vias durante períodos de chuva.

Obstrução da tubulação

O subsecretário de Obras e Infraestrutura, Dilson de Siqueira, acompanhou os trabalhos no local. Segundo ele, a tubulação, com cerca de um metro de diâmetro, estava comprometida devido ao acúmulo de materiais diversos.

Durante a limpeza, foram encontrados pneus, roupas, restos de mobílias e até animais mortos dentro da estrutura, o que impedia a passagem da água.

Limpeza em outros pontos

Além da intervenção nas proximidades do CTG Estância Alegre, equipes atuam no trevo de acesso ao município de Vera Cruz, no Bairro Bom Jesus. No local, é realizada a retirada de lixo e entulho descartados de forma irregular às margens da via.

A Secretaria informa que a ação busca restabelecer o funcionamento da drenagem pluvial e minimizar os impactos causados pelos alagamentos nas áreas afetadas.

Foto: Elemir Polese/Divulgação | Fonte: Assessoria
23/04/2026 0 Comentários 92 Visualizações
Cidades

Canela realiza Bota-Fora de resíduos volumosos no próximo sábado em quatro bairros

Por Jonathan da Silva 13/04/2026
Por Jonathan da Silva

Mais uma edição do Bota-Fora de resíduos volumosos será realizado pela Prefeitura de Canela no próximo sábado, 18 de abril, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo. A ação contemplará os bairros Caracol, Luíza, Serrano e Celulose.

De acordo com o Departamento de Coleta Seletiva, poderão ser descartados resíduos volumosos como móveis, eletrodomésticos e eletrônicos. Materiais como pneus, telhas, cerâmicas e tijolos não são recolhidos, por serem de responsabilidade do gerador. Os itens devem ser colocados na calçada, em frente às residências, exclusivamente no dia do recolhimento.

Como será a coleta

Os resíduos serão coletados com o apoio da Secretaria de Obras, Limpeza Urbana e Agricultura e encaminhados à Central de Triagem do município, garantindo a destinação ambientalmente adequada.

Moradores que não puderem participar da ação no sábado também podem levar os materiais à Central de Triagem, localizada na Rua Radial Sul, nº 130, no Distrito Industrial, às terças e quintas-feiras, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

Quais serão os locais atendidos

  • Bairro Caracol: Rodovia ERS-466, Rua Waldemar Wasen;
  • Bairro Luíza: Rua Altenor Teles de Souza, Rua Getúlio Vargas, Rua Tenente Manoel Corrêa, Rua Nagibe Galdino da Rosa, Rua Governador Walter Jobim, Rua Governador Flores da Cunha, Rua José Salvador, Rua Gilberto Ignácio da Silva, Rua Nilo Eugênio Zanatta, Rua Manoel Jacques de Oliveira, Rua José Galdino da Rosa, Rua Antônio Oppitz Filho, Rua Governador Ildo Meneghetti, Rua João Wender, Rua João Baldasso;
  • Bairro Serrano: Rua Jahyr da Silva Veiga, Rua Paul Harris, Rua General Ernesto Dornelles;
  • Bairro Celulose: Rua Doutor Ruy Vianna Rocha, Rua Marechal Castelo Branco, Rua Patrício Zini Sobrinho, Rua Luiz Brasil, Rua Paulino Zini, Rua Fernando Ferrari, Rua Antônio Adam.
Foto: Izaque Santos/Prefeitura de Canela/Divulgação | Fonte: Assessoria
13/04/2026 0 Comentários 122 Visualizações
Cidades

Ecoponto de Estância Velha deixa de receber resíduos da construção civil

Por Jonathan da Silva 25/02/2026
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Estância Velha informou que o Ecoponto do município deixou de receber resíduos de construção civil, medida que passa a valer imediatamente. Segundo a administração estanciense, a iniciativa busca garantir a destinação ambientalmente adequada desses materiais e reforçar a responsabilidade quanto ao descarte.

Criado pela Secretaria de Meio Ambiente, Pecuária e Agricultura (Semapa) e administrado em parceria com a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (SEOSU), o Ecoponto é destinado ao recebimento de materiais que não são recolhidos pela coleta seletiva.

Com a nova orientação, resíduos de construção, como sobras de obras em grande volume e materiais que exigem tratamento específico, devem ser encaminhados a locais licenciados e apropriados, sendo do gerador a responsabilidade pela destinação correta.

Descarte irregular

A administração estanciense alerta que o descarte irregular em vias públicas, terrenos baldios, margens de arroios ou áreas verdes pode causar impactos ambientais, favorecer a proliferação de vetores, como os associados à dengue, e gerar penalidades.

Conforme informado, construir ou reformar implica assumir o compromisso com a destinação correta dos resíduos, responsabilidade compartilhada entre moradores, profissionais da construção e empresas contratadas.

Como funciona o Ecoponto

O Ecoponto segue em funcionamento para o recebimento de materiais permitidos, como móveis, podas e restos de jardinagem. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, na Avenida Primeiro de Maio, 1001, no bairro Rincão da Saudade. Para realizar o descarte, é necessário apresentar comprovante de residência e preencher ficha no local.

Descarte de eletrônicos

O descarte de resíduos eletrônicos continua sendo realizado em ponto específico junto à Secretaria de Obras, na Rua Monteiro Lobato, nº 75, no Centro, também de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. São aceitos equipamentos de informática, eletrodomésticos, televisores e lâmpadas de LED, entre outros itens. Não são permitidas pilhas alcalinas, baterias recarregáveis nem lâmpadas comuns ou fluorescentes.

Em caso de dúvidas, a Secretaria de Meio Ambiente, Pecuária e Agricultura pode ser contatada pelo telefone 3561-4050.

Foto: Arquivo/PMEV/Divulgação | Fonte: Assessoria
25/02/2026 0 Comentários 244 Visualizações
Cidades

Bota-Fora no Centro de Canela recolhe cerca de 10 toneladas de resíduos

Por Jonathan da Silva 24/02/2026
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Canela recolheu cerca de 10 toneladas de resíduos volumosos durante a primeira ação de Bota-Fora de 2026, realizada no sábado (21), no Centro da cidade. A ação foi realizada pelas secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo e de Obras, Limpeza Urbana e Agricultura.

As equipes percorreram ruas da região central, iniciando pela Rua Rodolfo Schlieper, e coletaram pouco mais de quatro caçambas de materiais inservíveis, como restos de móveis, eletrodomésticos e eletrônicos, deixados pelos moradores em frente às residências no início da manhã.

Encaminhamento dos materiais

De acordo com a coordenadora do Departamento de Coleta Seletiva, Laci Gross, os resíduos recolhidos são destinados à Central de Triagem. “O material coletado é encaminhado à Central de Triagem, ao invés de ser descartado irregularmente na rua. É uma ação de cidadania e de saúde também”, afirma Laci.

Segundo a coordenadora, as ações de Bota-Fora começaram no segundo semestre do ano passado e contam com a adesão da comunidade.

Próximas etapas

As próximas regiões a receber a iniciativa são os bairros Eugênio Ferreira e Jardim das Fontes, no dia 21 de março, penúltimo sábado do mês. A Prefeitura informa que outras localidades também serão atendidas até o final do ano.

Outras opções de descarte

A Secretaria de Meio Ambiente orienta que bairros atendidos no final do ano passado e que tenham nova demanda podem solicitar recolhimento extra pelo WhatsApp (54) 99119-6412, junto ao Departamento de Coleta Seletiva, ou por meio da associação de bairro.

Moradores que não conseguirem descartar os materiais nas datas do Bota-Fora podem levar os resíduos até a Central de Triagem, localizada na Rua Radial Sul, nº 130, no Distrito Industrial. O atendimento ocorre às terças e quintas-feiras, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

Foto: Izaque Santos/Prefeitura de Canela/Divulgação | Fonte: Assessoria
24/02/2026 0 Comentários 147 Visualizações
Política

Câmara de Gramado recebe representantes de cooperativa de resíduos em formação

Por Jonathan da Silva 04/02/2026
Por Jonathan da Silva

O presidente da Câmara de Vereadores de Gramado, Neri Nascimento (PP), recebeu representantes da Cooperativa de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e Economia Circular de Gramado na manhã desta quarta-feira (4), na Sala VIP do Gabinete da Presidência. A iniciativa, que está em fase de formação, se apresentou oficialmente ao poder legislativo gramadense e debateu possíveis estratégias de parceria com a casa.

Durante o encontro, os integrantes detalharam a proposta de atuação da cooperativa, que busca se tornar parceira do município na gestão de resíduos sólidos, com foco na organização dos processos e na destinação adequada dos materiais. A entidade também prevê o desenvolvimento de ações permanentes de educação ambiental em escolas e bairros de Gramado, com o objetivo de ampliar a informação e estimular o envolvimento da comunidade com práticas relacionadas ao manejo de resíduos.

Origem da iniciativa

A cooperativa é apadrinhada pela Comissão Temporária de Desenvolvimento Sustentável de Gramado. A criação da entidade teve origem em debates promovidos pela comissão ao longo do ano passado, quando vereadores e técnicos discutiram o modelo de gestão de resíduos do município. Entre as atividades realizadas no período esteve uma visita institucional à empresa Braskem, no município de Triunfo.

Fundadores e articulações

A cooperativa está sendo fundada por Elisandra Chaves, Cledson Pereira, Marina Prinstrop, Nicholas Michel e Rafael Chaves. O grupo já iniciou visitas a estabelecimentos e instituições de Gramado para apresentar a proposta e buscar apoios para a estruturação das atividades.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
04/02/2026 0 Comentários 196 Visualizações
Cidades

Campo Bom reforça orientações sobre descarte irregular de resíduos

Por Jonathan da Silva 06/10/2025
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Campo Bom concluiu recentemente um mutirão de recolhimento de resíduos em diferentes pontos da cidade, mas novos focos de acúmulo continuam sendo registrados. A situação levou o município a reforçar, nesta semana, as orientações à comunidade sobre a importância do descarte correto e os riscos de infração ambiental, conforme a Lei Federal nº 9.605/1998, artigo 54, que classifica o descarte irregular como crime sujeito à reclusão.

Segundo a administração municipal, a colaboração da população é fundamental para manter a cidade limpa e evitar danos ambientais. As denúncias de descarte irregular podem ser encaminhadas à Secretaria de Meio Ambiente pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3598-8643. Em casos de flagrante, o contato deve ser feito com a Guarda Municipal pelo número 153, com possibilidade de envio anônimo de fotos e vídeos.

Locais corretos de descarte

Para facilitar o descarte adequado, a Prefeitura divulgou uma lista de pontos de entrega e formas de encaminhamento de diferentes tipos de resíduos. Restos de jardinagem, como grama e folhas, devem ser levados à Horta Comunitária do bairro Aurora, na Rua Três Passos, nº 1895, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 14h30min às 17h30min. Móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos podem ser entregues ao programa Caco Treco, mediante agendamento pelo telefone 3598-8643.

Remédios vencidos devem ser levados à Farmácia Municipal, enquanto pilhas e lâmpadas podem ser descartadas nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) disponíveis na Prefeitura, Cemea, Cempra e algumas escolas. Já os materiais de construção civil, como portas e tijolos, devem ser recolhidos por meio de serviço de tele entulho contratado pelo responsável.

Os vidros podem ser entregues nos PEVs da empresa Verallia, e as latas de tinta devem retornar ao estabelecimento onde foram adquiridas. Latas vazias podem ser colocadas no lixo seco. O óleo de cozinha deve ser embalado em garrafa plástica bem fechada e também descartado junto ao lixo seco. Podas de árvores, como galhos, devem ser levadas à Usina de Reciclagem, localizada no bairro Mônaco. Lâminas de raio X devem ser descartadas nos hospitais ou no local onde o exame foi realizado.

Foto: PMCB/Divulgação | Fonte: Assessoria
06/10/2025 0 Comentários 430 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 5

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO