Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

região metropolitana

Cidades

Fórum da Granpal debate alfabetização e expansão do ensino integral

Por Jonathan da Silva 10/06/2026
Por Jonathan da Silva

O Fórum de Educação do Consórcio Granpal discutiu, nesta terça-feira (9), a ampliação do ensino integral nas redes públicas de ensino e os resultados do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers). O encontro reuniu secretários municipais de Educação da Região Metropolitana de Porto Alegre para avaliar indicadores educacionais, compartilhar experiências e debater estratégias voltadas à melhoria da alfabetização e à expansão da escola em tempo integral. A iniciativa ocorre em meio às metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação, que prevê a ampliação do atendimento em tempo integral para pelo menos 35% dos estudantes da educação básica nos próximos anos.

Entre os temas abordados esteve o Programa Escola em Tempo Integral, instituído pelo Ministério da Educação (MEC), que prevê repasses de recursos e assistência técnica para estados e municípios estruturarem suas redes de ensino. A expectativa é que o programa contribua para ampliar a oferta da modalidade nos municípios que integram a Granpal.

O encontro marcou também a primeira reunião conduzida pelo novo coordenador do Fórum de Educação da Granpal, o secretário municipal de Educação de Alvorada, Ítalo Mainieri. Segundo ele, a atividade serviu como espaço para troca de experiências entre os gestores da área. “Pela primeira vez estou presidindo esse fórum. Foi um momento de escuta dos outros secretários de diferentes municípios. Falamos bastante em relação a temas importantes, como a avaliação do SAERS de 2025”, afirmou o dirigente.

Resultados da alfabetização

Durante a análise dos dados do Saers, os participantes identificaram diferenças significativas nos índices de alfabetização entre os municípios da Região Metropolitana. A partir desse diagnóstico, o grupo pretende desenvolver ações conjuntas para qualificar os resultados educacionais antes da próxima avaliação prevista para o final do ano.

Ensino integral em pauta

A expansão da educação em tempo integral foi outro tema central da reunião. A meta nacional prevê o aumento gradual da oferta dessa modalidade nas redes públicas, ampliando o tempo de permanência dos estudantes na escola e diversificando as atividades pedagógicas oferecidas.

Nesse contexto, o Programa Escola em Tempo Integral foi apresentado como uma ferramenta de apoio para estados e municípios ampliarem suas estruturas e implementarem novas vagas, com suporte financeiro e técnico do governo federal.

Compromisso regional

Ao final do encontro, a Granpal reafirmou o compromisso de apoiar os municípios da Região Metropolitana na busca pela melhoria dos índices educacionais, especialmente na alfabetização, e no avanço das políticas voltadas à ampliação do ensino integral.

Foto: Lívia Bonfiglio/Divulgação | Fonte: Assessoria
10/06/2026 0 Comentários 59 Visualizações
Cidades

Fórum da Causa Animal debate distribuição de medicamento para a região metropolitana

Por Jonathan da Silva 29/05/2026
Por Jonathan da Silva

Integrantes do Fórum da Causa Animal da Granpal discutiram, nesta quinta-feira (28), alternativas para ampliar o tratamento de animais diagnosticados com esporotricose nos municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre. O encontro abordou principalmente o fornecimento de itraconazol, medicamento antifúngico utilizado no tratamento da doença, que afeta principalmente gatos, mas também pode ser transmitida para cães e humanos. A reunião também contou com a apresentação de ações desenvolvidas pelos municípios e palestra sobre manejo de animais em vida livre.

A discussão deu continuidade ao tema tratado no encontro anterior do fórum e debateu a criação de um projeto piloto do governo estadual para distribuição de medicamentos. A proposta prevê a escolha de cinco municípios participantes do fórum, definidos a partir do número de casos registrados da doença, para receberem o itraconazol destinado ao tratamento dos animais contaminados.

Preocupação com animais em situação de rua

A coordenadora técnica do Gabinete da Causa Animal de Porto Alegre, Brunna de Souza Barni, destacou a preocupação com a proliferação da doença entre animais em situação de rua. Segundo ela, a falta de isolamento favorece a transmissão da esporotricose. “Temos visto vários casos de animais de rua, pois na falta de isolamento, se tornam mais predispostos a se contaminar com esporotricose. Vemos muito isso nos municípios da nossa região”, afirmou Brunna.

Durante o encontro, representantes municipais também apresentaram experiências locais relacionadas ao atendimento de animais contaminados e ao manejo de animais ferais em vida livre. As iniciativas compartilhadas buscaram discutir estratégias de controle, tratamento e prevenção da doença nos municípios da Região Metropolitana.

Troca de experiências entre municípios

Além da discussão sobre medicamentos, o fórum promoveu a troca de informações entre equipes ligadas à causa animal nos municípios participantes da Granpal. O debate incluiu medidas adotadas pelas cidades para atendimento veterinário, controle populacional e acompanhamento de casos de esporotricose.

A palestra sobre o estudo de caso da doutora Brunna também abordou práticas voltadas ao tratamento e manejo de animais em vida livre, tema que tem sido acompanhado pelos gestores municipais diante do aumento dos registros da doença na região.

Foto: Livia Bonfiglio/Divulgação | Fonte: Assessoria
29/05/2026 0 Comentários 79 Visualizações
Cidades

Granpal debate criação de consórcio para ampliar comércio de produtos de origem animal

Por Jonathan da Silva 29/05/2026
Por Jonathan da Silva

Gestores públicos da área de desenvolvimento rural discutiram, nesta quarta-feira (27), a criação de um consórcio intermunicipal voltado à inspeção e comercialização de produtos de origem animal durante o Fórum de Agricultura da Granpal, realizado no Instituto Caldeira, em Porto Alegre. A proposta busca permitir que pequenos produtores possam comercializar seus produtos em municípios participantes do consórcio, ampliando o alcance do comércio regional sem depender de adesão aos sistemas estadual ou federal de inspeção.

O debate reuniu representantes municipais da Região Metropolitana de Porto Alegre e tratou de atualizações no sistema de fiscalização municipal de produtos de origem animal.

Ampliação do comércio regional

A proposta prevê a formação de um grupo de trabalho, com apoio da assessoria jurídica da Granpal, para desenvolver o modelo do consórcio. A iniciativa contempla produtores de laticínios, embutidos, ovos, pescado, piscicultura e outros segmentos ligados à produção animal.

Na prática, o modelo permitiria que produtores comercializassem seus produtos em diferentes municípios integrantes do consórcio. Um produtor de Porto Alegre, por exemplo, poderia vender mercadorias em cidades como Alvorada e Guaíba sem necessidade de habilitação estadual ou federal.

O secretário de Governança Cidadã e Desenvolvimento Rural de Porto Alegre e coordenador do Fórum de Agricultura da Granpal, Cássio Trogildo, explicou que atualmente o Sistema de Inspeção Municipal (SIM) restringe a comercialização aos limites territoriais de cada município. “O Sistema de Inspeção Municipal (SIM) atual autoriza apenas o comércio dentro dos limites da própria cidade, e o consórcio habilitaria o produtor a vender seus produtos com um maior alcance territorial sem depender de autorização no sistema estadual (SUSAF) ou federal (SISB)”, detalhou o dirigente.

Segundo Trogildo, existe ainda a possibilidade de integração parcial ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISB). “Isso ampliaria e incluiria aos produtores a possibilidade de comercializar nacionalmente”, acrescentou o secretário.

Atualização de dados da produção rural

Outro tema discutido durante o encontro foi a necessidade de atualização de dados sobre a produção rural da Região Metropolitana de Porto Alegre.

Conforme os participantes do fórum, o censo agropecuário atualmente utilizado é de 2017, o que motivou a identificação da necessidade de um novo levantamento consolidado sobre a produção alimentícia nos municípios da região.

A proposta é reunir informações atualizadas que auxiliem no planejamento de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento rural e à fiscalização sanitária dos produtos comercializados.

Foto: Livia Bonfiglio/Divulgação | Fonte: Assessoria
29/05/2026 0 Comentários 78 Visualizações
Cidades

Granpal debate preparação para impacto do El Niño

Por Jonathan da Silva 26/05/2026
Por Jonathan da Silva

A Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre realizou o Encontro Metropolitano da Defesa Civil nesta segunda-feira (25), em Alvorada, para discutir ações integradas de prevenção, resposta e reconstrução diante dos próximos desafios climáticos no Rio Grande do Sul. Durante o evento, a climatologista Natalia Pereira alertou para a possibilidade de um fenômeno El Niño de forte intensidade entre o final da primavera, o verão e o início do outono de 2027, com previsão de chuvas acima da média no estado.

O encontro foi conduzido pelo prefeito de Alvorada e presidente da Granpal, Douglas Martello (PL), e reuniu prefeitos da região metropolitana, representantes municipais da Defesa Civil, integrantes da Defesa Civil do Estado e da Secretaria da Reconstrução Gaúcha. O objetivo foi alinhar estratégias conjuntas para prevenção e mitigação de danos provocados por eventos climáticos extremos.

Monitoramento climático

Segundo Natalia Pereira, a previsão meteorológica é acompanhada semanalmente para avaliar o comportamento do fenômeno climático e seus possíveis impactos no estado. “Temos a previsão de um El Niño mais forte e chuvas acima da média no Rio Grande do Sul. Precisamos seguir fazendo o acompanhamento para sabermos se as chuvas serão mais distribuídas ou concentradas em um período menor como em 2023 e 2024”, explicou a diretora da Catavento Meteorologia e Meio Ambiente.

Durante a reunião, Douglas Martello informou que a Granpal encaminhou duas propostas: a criação de um sistema de monitoramento metropolitano para compartilhamento de informações climáticas e a elaboração de um protocolo conjunto entre os municípios para redução de danos e ampliação das ações de proteção.

A associação também está formalizando um sistema de monitoramento climático para os municípios da região metropolitana. Segundo Martello, atualmente apenas Porto Alegre, Canoas e Guaíba possuem acesso estruturado a esse tipo de ferramenta.

Reconstrução e prevenção

Durante o encontro, Douglas Martello também defendeu a prorrogação do pagamento da dívida do estado com o Governo Federal e sugeriu que os municípios e o governo estadual estruturem decretos preventivos voltados a situações climáticas extremas.

A secretária adjunta da Reconstrução Gaúcha, Angela de Oliveira, afirmou que o estado possui atualmente uma estrutura mais preparada para enfrentar períodos de chuvas intensas em comparação ao cenário registrado em 2024, durante as enchentes históricas no Rio Grande do Sul. “O Governo do Estado tem uma série de ações dentro do Plano Rio Grande. Hoje são mais de 200 ações que estão em andamento e que vão nos dar uma melhor condição de resposta no enfrentamento das chuvas”, pontuou Angela.

O Plano Rio Grande foi criado pelo governo estadual após as enchentes recentes e reúne ações voltadas à reconstrução, adaptação e resiliência climática.

Angela de Oliveira também destacou a importância da articulação entre os municípios da região metropolitana e o governo estadual. “A coordenação da instância estadual com os municípios, especialmente na Granpal, reunindo cerca de 40% da população gaúcha, é extremamente relevante”, concluiu a representante do governo estadual.

Foto: Uffizicom/Divulgação | Fonte: Assessoria
26/05/2026 0 Comentários 95 Visualizações
Política

Fórum de Saúde da Granpal debate redução da judicialização no SUS

Por Jonathan da Silva 21/05/2026
Por Jonathan da Silva

Gestores públicos da área da saúde da Região Metropolitana participaram de um Fórum de Saúde promovido pelo Consórcio da Associação de Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) nesta quinta-feira (21), no Instituto Caldeira, em Porto Alegre. O encontro discutiu alternativas para reduzir a judicialização no Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente em demandas relacionadas a medicamentos, procedimentos cirúrgicos e demais atendimentos garantidos pelo sistema público. A iniciativa reuniu representantes municipais para debater soluções administrativas e ampliar a cooperação entre as cidades da região.

Segundo o coordenador do Fórum de Saúde da Granpal e secretário de Saúde de Nova Santa Rita, Brayan William de Freitas, o aumento das ações judiciais tem impactado diretamente os orçamentos municipais e a gestão dos serviços públicos. “Conseguimos discutir soluções para gerar menos bloqueios judiciais aos municípios, também gerando menor custo para as cidades”, afirmou Freitas.

Debate sobre inclusão

Além da judicialização, o encontro também abriu espaço para discussões relacionadas à inclusão em diferentes áreas da gestão pública. Durante o fórum, os participantes acordaram a proposta de criação de um fórum conjunto entre as áreas de saúde e educação para tratar do tema de forma integrada.

De acordo com Freitas, a intenção é construir estratégias coletivas entre os municípios metropolitanos. “Queremos construir alternativas coletivas para que possamos ter uma resolutividade maior no tema da inclusão. Hoje a inclusão é um assunto que afeta a realidade de todos os municípios da região metropolitana”, explicou o dirigente.

Articulação entre municípios

Os fóruns temáticos promovidos pela Granpal funcionam como espaços de articulação política e cooperação técnica entre os municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre. A proposta é ampliar a troca de experiências entre gestores públicos e discutir alternativas voltadas ao interesse público.

A criação de um fórum conjunto entre saúde e educação deverá integrar as próximas agendas da entidade, com foco em debates relacionados à inclusão e à organização dos serviços públicos municipais.

Foto: UffiziCom/Divulgação | Fonte: Assessoria
21/05/2026 0 Comentários 78 Visualizações
Política

Fórum da Defesa Civil da Granpal debate alinhamento regional sobre eventos climáticos

Por Jonathan da Silva 15/05/2026
Por Jonathan da Silva

O Fórum da Defesa Civil da Granpal reuniu gestores públicos nesta quinta-feira (14), durante a 5ª Multifeira de Esteio, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, para discutir ações conjuntas voltadas à prevenção e resposta a eventos climáticos na Região Metropolitana. O encontro teve como foco o alinhamento entre os municípios e o Governo do Estado diante de desafios relacionados à infraestrutura, enchentes e preparação das Defesas Civis para os impactos do fenômeno El Niño.

Durante a reunião, os participantes debateram medidas consideradas prioritárias para as cidades da região, incluindo o desassoreamento do Rio Guaíba e a obra de proteção do Aeroporto Salgado Filho, anunciada recentemente.

Alinhamento regional

O secretário municipal de Defesa Civil e Resiliência Climática de Canoas e coordenador do fórum, Vanderlei Marcos, afirmou que o próximo encontro do grupo ocorrerá no dia 25, em Alvorada, com o objetivo de fortalecer a articulação entre os municípios e os órgãos estaduais.

Segundo Vanderlei Marcos, a proposta é ampliar a troca de informações e construir ações integradas voltadas às demandas da população das cidades da Região Metropolitana. “O objetivo da reunião, que acontece no próximo dia 25, em Alvorada, é responder aos anseios das populações das nossas cidades, reunindo informações e buscando fortalecimento”, destacou o coordenador do fórum.

Principais temas debatidos

Entre os principais temas debatidos esteve o desassoreamento do Rio Guaíba, processo que consiste na remoção de sedimentos acumulados no leito do rio. A pauta é considerada estratégica para a prevenção de enchentes e melhoria da drenagem na região.

Os gestores também discutiram a necessidade de acompanhamento das obras de proteção do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, diante dos impactos causados por eventos climáticos extremos no estado.

Outro ponto abordado foi a preparação das Defesas Civis municipais diante da chegada do fenômeno El Niño, caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico e associado ao aumento do volume de chuvas no Rio Grande do Sul.

De acordo com os participantes do fórum, a situação exige integração entre as Defesas Civis e as instituições de segurança pública para planejamento de ações preventivas e respostas emergenciais.

Foto: UffiziCom/Divulgação | Fonte: Assessoria
15/05/2026 0 Comentários 94 Visualizações
Política

Fórum da Granpal debate cooperação regional na educação

Por Jonathan da Silva 15/05/2026
Por Jonathan da Silva

Secretários municipais de Educação da Região Metropolitana participaram de um encontro do Fórum de Educação da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) na manhã desta terça-feira (12), no Instituto Caldeira, em Porto Alegre. A reunião teve como foco principal o fortalecimento da cooperação entre os municípios e o estado para o desenvolvimento de políticas públicas e estratégias conjuntas na área da educação.

Durante o encontro, Ítalo Mainieri foi eleito novo coordenador do Fórum de Educação da Granpal. Para ele, a troca de experiências entre os municípios contribui para enfrentar desafios comuns nas redes de ensino. “Muitas vezes, a angústia de um prefeito é a angústia do outro, e compartilhando a experiência, conseguimos levar boas práticas para a rede municipal”, afirmou Mainieri.

Integração entre municípios

O fórum também discutiu formas de ampliar o alinhamento entre as administrações municipais e a rede estadual de ensino. Entre as propostas debatidas está o envolvimento da Secretaria Estadual de Educação nos próximos encontros, com o objetivo de aproximar o diálogo sobre dificuldades, particularidades e demandas comuns das redes públicas.

Além da articulação institucional, os participantes abordaram a necessidade de aperfeiçoar metodologias para levantamento de dados educacionais, incluindo indicadores relacionados à alfabetização no Rio Grande do Sul.

Continuidade das ações

Segundo o novo coordenador, o trabalho realizado pelo fórum terá continuidade a partir das ações desenvolvidas no ano anterior. A proposta é manter o fortalecimento da associação por meio de debates conjuntos sobre educação, levando em consideração as diferentes realidades dos municípios da Região Metropolitana.

O encontro reuniu representantes das secretarias municipais da região e teve como pauta o desenvolvimento de estratégias de cooperação para qualificação da gestão educacional e compartilhamento de boas práticas entre os municípios.

Foto: UffiziCom/Divulgação | Fonte: Assessoria
15/05/2026 0 Comentários 86 Visualizações
Política

Associação e Consórcio Granpal passam a ter novos presidentes

Por Jonathan da Silva 01/04/2026
Por Jonathan da Silva

A Associação dos Municípios da Região Metropolitana e o Consórcio Granpal passaram a ter novos presidentes nesta terça-feira (31), com a posse dos prefeitos de Alvorada e Esteio. O prefeito de Alvorada, Douglas Martello (PL), assumiu a presidência da associação, enquanto o prefeito de Esteio, Felipe Costella (PL), passou a comandar o consórcio. A cerimônia de posse foi realizada no Instituto Caldeira, em Porto Alegre. A mudança ocorre como parte da organização institucional das entidades, que atuam na articulação de demandas regionais junto aos governos estadual e federal.

Na Associação, Martello será responsável pela condução política da entidade, encaminhando demandas das administrações municipais da região metropolitana aos demais níveis de governo. Já no Consórcio, Costella ficará à frente da elaboração de editais que viabilizam compras conjuntas de itens e contratação de serviços pelos municípios participantes.

Desafios da gestão

Entre os temas apontados para a gestão de Martello estão a integração do transporte metropolitano, a aplicação de 12% dos recursos do governo em saúde e a construção de um sistema de proteção contra cheias. Também estão na pauta o acompanhamento dos impactos econômicos da reforma tributária e ações voltadas à destinação de resíduos sólidos. “Assumo a presidência da Associação com o compromisso de fortalecer o municipalismo e avançar em pautas estratégicas que impactam diretamente a vida da população – não apenas na região metropolitana, mas em todo o Rio Grande do Sul, articulando junto com os governos estaduais, com os federais ou com empresas”, afirmou o prefeito de Alvorada.

Vamos buscar alternativas concretas para desenvolver a região e melhorar, de forma real, a qualidade de vida da nossa população”, destacou Douglas Martello.

Ao assumir a presidência do Consórcio, Costella destacou a importância da integração entre os municípios da Região Metropolitana para enfrentar desafios comuns. Segundo ele, a proposta é ampliar o diálogo com os governos estadual e federal e fortalecer a atuação conjunta dos prefeitos em áreas como mobilidade urbana, saúde, segurança e desenvolvimento econômico. “Precisamos pensar a Grande Porto Alegre como um território único, com planejamento conjunto e decisões que gerem impacto real na vida da população”, afirmou o prefeito de Esteio.

Foto: Marcos Ozanan/Divulgação | Fonte: Assessoria
01/04/2026 0 Comentários 133 Visualizações
Cidades

Granpal discute impactos do El Niño e medidas de preparação na região metropolitana

Por Jonathan da Silva 27/03/2026
Por Jonathan da Silva

O Consórcio Granpal debateu os possíveis impactos do fenômeno El Niño na região metropolitana do Rio Grande do Sul durante Assembleia Geral Ordinária, realizada nesta quinta-feira (26). O encontro reuniu prefeitos e representantes municipais, com apresentação técnica da empresa Catavento, que levou especialistas para analisar cenários climáticos e orientar ações de preparação diante da possibilidade de eventos extremos, como aumento de chuvas e alterações nos ventos.

A reunião abordou dados históricos do fenômeno, analisados pela empresa desde 1998, e discutiu estratégias para antecipar medidas de prevenção. O cenário apresentado foi considerado preocupante, com possibilidade de repetição de situações semelhantes às registradas em 2023, quando houve aquecimento de quase dois graus na superfície do Oceano Atlântico Sul.

Planejamento necessário

O presidente do Consórcio Granpal e prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata (PSDB), afirmou que há expectativa de recorrência de eventos climáticos recentes e destacou a necessidade de planejamento por parte dos municípios. “Cabe a nós, prefeitos, juntamente ao Fórum de Defesa Civil, preparar a região metropolitana para esse evento”, afirmou o líder da entidade.

A assembleia também discutiu a articulação entre municípios e órgãos públicos para aprimorar a organização no enfrentamento de episódios climáticos, com apoio das Defesas Civis locais.

Prorrogação do Funrigs

Durante o encontro, foi debatida a prorrogação do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs), criado para centralizar recursos destinados ao enfrentamento das consequências sociais, econômicas e ambientais dos eventos climáticos extremos de 2023 e 2024. A entidade deve encaminhar carta ao deputado federal Afonso Hamm (PP), coordenador da Bancada Gaúcha no Congresso Nacional, solicitando apoio à proposta.

Segundo Marcelo Maranata, a ampliação do prazo do fundo é considerada necessária para garantir a efetividade das ações. “As cidades no mundo que projetaram uma proteção, fizeram em pelo menos uma década. Então a prorrogação desses recursos, previstos para apenas três anos, é essencial”, explicou o presidente da entidade.

Articulação regional

A partir dos diagnósticos apresentados, o consórcio pretende intensificar o trabalho conjunto com as Defesas Civis municipais, com foco na organização e na adoção de medidas preventivas frente aos possíveis impactos do El Niño na região.

Foto: UffiziCom/Divulgação | Fonte: Assessoria
27/03/2026 0 Comentários 177 Visualizações
Cidades

Novo Hamburgo sedia curso de drones para Defesas Civis da região

Por Jonathan da Silva 24/03/2026
Por Jonathan da Silva

Novo Hamburgo sediou um curso de operação de drones voltado a agentes das Defesas Civis da Região Metropolitana nesta segunda-feira (23). A capacitação ocorreu na sede da Guarda Municipal e reuniu representantes de diferentes municípios, com o objetivo de qualificar o monitoramento de áreas de risco e fortalecer a atuação integrada em situações de emergência.

A iniciativa foi organizada pela Defesa Civil de Novo Hamburgo, em parceria com a Guarda Municipal, a partir de um acordo firmado por meio da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal).

Participaram agentes das Defesas Civis de Alvorada, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Canoas e Novo Hamburgo, além da Defesa Civil regional metropolitana.

Como foi a capacitação

O curso foi ministrado pelo operador de drone da Guarda Municipal de Estância Velha, Marcos Batista, e dividido em etapas teóricas e práticas. Pela manhã, os participantes receberam instruções técnicas, enquanto à tarde realizaram atividades de voo.

De acordo com o diretor da Defesa Civil de Novo Hamburgo, Gilson do Amaral, cerca de 15 integrantes participaram da primeira etapa da formação. “A formação também tem como objetivo garantir suporte entre os municípios em momentos de necessidade, fortalecendo o atendimento à população e a capacidade de resposta regional”, destaca Amaral.

A capacitação tratou do uso de drones para mapeamento de áreas de risco e monitoramento contínuo, ampliando a capacidade de prevenção e acompanhamento de cenários que possam oferecer perigo à população.

Durante as atividades práticas, o instrutor Marcos Batista destacou a aplicação da tecnologia em situações de difícil acesso. “O drone veio para servir a Defesa Civil e a segurança pública”, pontuou Batista. Segundo ele, o treinamento abrange desde o primeiro contato com os equipamentos até orientações sobre boas práticas de operação.

Foto: Ramon Belmonte/PMNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
24/03/2026 0 Comentários 157 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 5

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO