Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Festa Concreto Rosa encerra Semana do Centro Histórico em Porto...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

pórtico de entrada

Cidades

Morro Reuter terá receptivo turístico junto à BR-116

Por Ester Ellwanger 27/01/2022
Por Ester Ellwanger

Apostando cada vez mais em seu potencial turístico, Morro Reuter prepara-se para ganhar seu primeiro receptivo turístico. Desde 2017 a prefeita Carla Chamorro está em tratativas com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), para conseguir a autorização para a construção de uma central de informações turísticas, junto ao Belvedere, na BR-116.

A resposta positiva foi comemorada pela administração, que contará com apoio da Sicredi Pioneira. Por meio dessa parceria, já foi iniciado projeto para atender à demanda. Para isso, o arquiteto Maiquel Scherer, contratado pela Sicredi, organizou recentemente uma reunião com representantes da comunidade e da Prefeitura, para debaterem sobre alternativas para o espaço, que receberá moradores e também visitantes que chegarem ao município, com muita informação sobre os pontos turísticos e gastronômicos.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
27/01/2022 0 Comentários 775 Visualizações
Cidades

Em novembro, Prefeitura de Estância Velha fechará cruzamento onde ocorrem acidentes

Por Stephany Foscarini 27/09/2021
Por Stephany Foscarini

O cruzamento junto ao pórtico de entrada de Estância Velha, onde acidentes de trânsito são corriqueiros, está com os dias contados. O prefeito Diego Francisco confirmou, na última sexta-feira (24), que o local será fechado, definitivamente, na primeira semana de novembro. A decisão foi tomada após o registro de mais uma colisão grave entre carros no ponto. No dia seguinte, sábado, outro acidente foi registrado no local e endossa a necessidade de fechamento da travessia.

“Quando anunciamos fechar o cruzamento alguns opinaram de forma contrária, ressaltando que seria necessário apenas maior atenção e tudo estaria resolvido. Mas observamos que não, pois os acidentes seguem numerosos. Já temos autorização para fechar”, pontua. O prefeito explica que se somará ao fechamento do cruzamento o projeto de revitalização do pórtico e a melhoria da rede de iluminação do local. “Estamos finalizando o projeto de melhorias na entrada de nossa cidade”, avisa.

Diego explica que só não fecha o cruzamento antes, pois tem um acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de que iria comunicar com 30 dias de antecedência sobre a decisão. É que o fechamento do referido ponto resultará em pequenas modificações no trânsito para quem trafega pela BR-116, sentido Estância Velha-Novo Hamburgo, e que pretende ingressar à RS-239, em direção a Novo Hamburgo-Sapiranga.

Nesta semana, o prefeito e sua equipe irão comunicar formalmente a PRF e o DNIT sobre a decisão. Além disso, neste período a Secretaria de Administração e Segurança, por meio do Departamento de Trânsito, ficará incumbida de promover o planejamento da referida modificação no tráfego.

Mudança

O motorista que quiser fazer este caminho deverá, a partir de novembro, seguir pela BR e, logo após o principal viaduto de acesso a Estância Velha, ingressar à rua lateral da rodovia, até o viaduto sobre a rua Rincão. Ali, o condutor deverá fazer o retorno para chegar à RS-239, ingressando na primeira alça de acesso existente junto ao viaduto do pórtico.

Essa mudança não afetará o trânsito da BR-116, tampouco impactará de forma significativa a vida dos motoristas. O trecho que deverá ser percorrido a mais é de somente 2,8 quilômetros, entre ida até o viaduto da Rincão e volta. “Nas grandes cidades, muitas vezes, os motoristas que transitam por rodovias parecidas com a BR-119 precisam percorrer trechos muito mais superiores caso queiram realizar qualquer retorno. Aqui, o percurso é curto e rápido de se fazer”, explica Diego.

O motorista que não quiser fazer o retorno indicado, poderá entrar em Estância Velha e, automaticamente, será remetido para o interior do bairro Rincão dos Ilhéus, o que pode aumentar o trajeto.

EGR já deu aval para fechar

A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) já deu aval para a Prefeitura de Estância Velha fechar o referido cruzamento ainda na segunda quinzena de maio deste ano, após diversas reuniões e pedidos protocolados junto ao Governo do Estado, inclusive com documentos entregues em mãos ao governador do Estado, Eduardo Leite. “O que aconteceu é que EGR e DNIT não se entendiam de quem era o responsável pelo trecho. Chegou um ponto em que disse que tomaria a frente para fazer o que entendesse melhor, já que os órgãos não se posicionavam”, relembra Diego Francisco.

O aval veio somente depois que uma reunião com representantes do DNIT e EGR ocorreu in loco, em abril. Cerca de um mês depois, o secretário de Logística e Transporte do Governo do Estado, Juvir Costella, entrou em contato com o prefeito Diego Francisco para informar a novidade em primeira mão. Logo após o contato entre ambas autoridades, a Prefeitura recebeu o ofício assinado pelo presidente da EGR, Marcelo Gazen, e pelo diretor técnico da estatal, Luis Fernando Pereira Vanacor, permitindo a intervenção no cruzamento.

“Essa é mais uma vitória do nosso governo nestes primeiros meses de mandato. Desde o início do mandato, lutava para encontrar uma solução para o problema na entrada do município”, concluiu o chefe do Executivo.

Foto: Isaías Rheinheimer/Divulgação | Fonte: Assessoria
27/09/2021 0 Comentários 649 Visualizações

Edição 307 | Jun 2026

Entrevista | Eduardo Ogawa mostra que a IA precisa de aplicação estratégica para gerar resultado

Pets | Medicação promete aumentar expectativa de vida dos cães em até um ano

Gastronomia | Grupo Gastromundi: um ecossistema gastronômico em Novo Hamburgo

Cultura | Nova Petrópolis lança o 53º Festival Internacional do Folclore

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO