Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

política

Variedades

Jornalistas discutem economia e democracia na Feira do Livro de Porto Alegre

Por Jonathan da Silva 06/11/2025
Por Jonathan da Silva

Três nomes de destaque do jornalismo brasileiro participam da mesa “O Brasil pode voar? Conversa sobre economia e democracia” nesta quinta-feira, 6 de novembro, às 17h30min, na 71ª Feira do Livro de Porto Alegre. O encontro ocorre no Auditório Erico Verissimo, no Clube do Comércio, e reúne a jornalista econômica Juliana Rosa e o jornalista político Fernando Mitre, com mediação do âncora da BandNews TV, Felipe Vieira. O debate antecede o lançamento dos novos livros dos convidados, que tratam dos desafios do crescimento econômico e da trajetória democrática brasileira.

Juliana Rosa lança seu livro de estreia “De galinha a gavião: como impulsionar o voo da economia brasileira” (Editora Nova Fronteira), resultado de mais de 25 anos de experiência no jornalismo econômico. A autora analisa temas como juros, sistema tributário, infraestrutura e comércio internacional, com base em depoimentos de figuras centrais da economia nacional, como o presidente do Banco Central e o ex-ministro da Fazenda.

“Por que a economia brasileira voa alto por algum tempo e depois volta para o chão?”, questiona Juliana, explicando que essa foi a pergunta que inspirou a obra. “O país tem feito voos de galinha desde a década de 1980, o que tem nos privado de uma qualidade de vida melhor”, afirma a jornalista, que fará sessão de autógrafos logo após o debate, na Praça da Alfândega.

Democracia e bastidores da televisão

Também participante da mesa, o jornalista Fernando Mitre apresenta o livro “Debate na veia: nos bastidores da TV – a democracia no centro do jogo” (Kotter Editorial), que reúne histórias de mais de 60 anos de atuação no jornalismo político. Mitre acompanhou a redemocratização do país e produziu os principais debates eleitorais da televisão brasileira. “Assisti ao renascimento da democracia e assisti participando. Da primeira até a última página tem informação”, afirma o jornalista.

Serviço

  • O quê: Mesa “O Brasil pode voar? Conversa sobre economia e democracia”
  • Quando: Quinta-feira, 6 de novembro, às 17h30min
  • Onde: Auditório Erico Verissimo (Clube do Comércio) – Rua dos Andradas, 1085, 2º andar, Centro Histórico, Porto Alegre
  • Quanto: Entrada gratuita
Sessões de autógrafos
  • De galinha a gavião: como impulsionar o voo da economia brasileira – Juliana Rosa (Editora Nova Fronteira)

  • Debate na veia: nos bastidores da TV – a democracia no centro do jogo – Fernando Mitre (Kotter Editorial)
    Data: Quinta-feira, 6 de novembro
    Horário: 19h
    Local: Praça de Autógrafos da 71ª Feira do Livro de Porto Alegre, Praça da Alfândega

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
06/11/2025 0 Comentários 334 Visualizações
Variedades

Ex-goleiro do Internacional é presenteado com bandeira de Estância Velha

Por Jonathan da Silva 30/10/2025
Por Jonathan da Silva

O goleiro Emerson Júnior, atleta oriundo de Estância Velha que atualmente defende o Guarani de Campinas, foi recebido na tarde desta quarta-feira (29), pelo prefeito Diego Francisco (PSD). Durante a visita à Prefeitura, o jogador recebeu uma bandeira do município das mãos do chefe do executivo, em reconhecimento à sua trajetória no futebol e à representação da cidade em competições nacionais.

Ao entregar a homenagem, o prefeito Diego Francisco ressaltou a importância de valorizar os talentos que levam o nome de Estância Velha além das fronteiras do estado e comentou o simbolismo do presente entregue. “Para que ele continue levando e elevando o nome de nossa cidade para onde quer que vá”, enfatizou o chefe do executivo estanciense.

Quem é Emerson Júnior

Emerson Júnior iniciou sua trajetória nas categorias de base do Internacional, onde conquistou o título da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2020, em uma final histórica contra o rival Grêmio. No Guarani, clube em que atua agora, o goleiro foi titular em cinco partidas pela Copa Paulista deste ano. O atleta também teve passagens por clubes tradicionais como Figueirense e Atlético Goianiense.

Foto: Cleberton Baruffi/Decom/PMEV/Divulgação | Fonte: Assessoria
30/10/2025 0 Comentários 308 Visualizações
Projetos especiais

Jovens estudantes assumem gestão de Picada Café de forma simbólica

Por Jonathan da Silva 28/10/2025
Por Jonathan da Silva

Dez estudantes do quarto ano das escolas municipais de Picada Café assumiram, na terça-feira (21) e na quarta-feira (22), funções simbólicas na administração pública municipal, como parte da edição 2025 do Concurso Prefeito por um Dia. A atividade ocorreu na Câmara de Vereadores e nas dependências da Prefeitura, permitindo que os alunos conhecessem de perto o funcionamento da gestão pública e a rotina das autoridades locais.

Posse na Câmara de Vereadores

A sessão de posse ocorreu na noite de terça-feira (21), na Câmara de Vereadores. A estudante Emília Nienow, da EMEF Santa Joana Francisca, assumiu o cargo de prefeita mirim. Carolina Riegel, da EMEF 25 de Julho, ficou como vice-prefeita, e Dafne Wiest Schaab, também da Santa Joana Francisca, assumiu a presidência da Câmara de Vereadores mirim. Durante o ato, todos os nomeados receberam certificados e foram oficialmente empossados.

Atividades junto ao executivo

No dia seguinte, os dez estudantes acompanharam o prefeito Daniel Rückert (PP), o vice-prefeito Max Mallmann e secretários municipais em atividades da administração. A prefeita Emília e o secretário mirim de Planejamento, Gustavo Henrique Heylmann, tiveram a oportunidade de participar de uma audiência em Porto Alegre, na Assembleia Legislativa, ao lado do deputado estadual Joel Wilhelm (PP).

Ao final do dia, os estudantes retornaram ao gabinete do prefeito para um momento de conversa e avaliação da experiência. A secretária de Educação e Cultura de Picada Café, Cristina Bennemann, destacou a importância do contato direto das crianças com a gestão pública. “A visão das crianças sobre as coisas nos faz refletir sob novos prismas as questões que envolvem a gestão pública”, afirmou a titular da pasta.

Como lembrança da participação, cada uma das autoridades mirins recebeu uma xícara personalizada com o nome e o cargo exercido.

Quem foram as autoridades mirins de 2025

  • Prefeita: Emília Nienow (EMEF Santa Joana Francisca)
  • Vice-prefeita: Carolina Riegel (EMEF 25 de Julho)
  • Presidente da Câmara: Dafne Wiest Schaab (EMEF Santa Joana Francisca)
  • Secretário de Educação e Cultura: Davi Backes Klauck (EMEF Santa Joana Francisca)
  • Secretário de Saúde e Assistência Social: Felipe Broemstrup (EMEF 25 de Julho)
  • Secretário de Obras e Serviços Públicos: Kadu Mor (EMEF Santa Joana Francisca)
  • Secretária de Administração e Fazenda: Alice Borba Eisermann (EMEF Santa Joana Francisca)
  • Secretário de Agricultura e Meio Ambiente: Caio Hoffmann Kehl (EMEF 25 de Julho)
  • Secretária de Turismo, Indústria e Comércio: Taila de Freitas Vitt (EMEF 25 de Julho)
  • Secretário de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação: Gustavo Henrique Heylmann (EMEIEF Amiguinho)
Foto: Marco Dieter e colaboradores/Divulgação | Fonte: Assessoria
28/10/2025 0 Comentários 248 Visualizações
Projetos especiais

Emília Nienow é escolhida “Prefeita por um Dia” em Picada Café

Por Jonathan da Silva 13/10/2025
Por Jonathan da Silva

A estudante Emília Nienow, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Joana Francisca, foi escolhida “Prefeita por um Dia 2025” em Picada Café. O resultado do tradicional concurso foi divulgado na manhã desta segunda-feira (13), durante visitas às escolas Santa Joana Francisca, 25 de Julho e Amiguinho. O anúncio foi feito pelo assessor da Secretaria de Educação e Cultura, professor Marcelo Marin, e pela secretária municipal de Educação e Cultura, Cristina Bennemann.

Realizado anualmente, o programa Prefeito por um Dia desafia os alunos do 4º ano das escolas municipais a estudarem sobre Picada Café — sua história, cultura, política e características locais — e aplicarem esse aprendizado em uma prova com questões objetivas e uma redação dissertativa. O concurso busca incentivar o envolvimento das crianças com o município e reconhecer o empenho de cada estudante.

Neste ano, o tema da redação foi “Se você fosse o prefeito de Picada Café e precisasse falar do município em um programa de televisão, o que diria?”

Cerimônia de posse será em 21 de outubro

A cerimônia de posse das dez autoridades mirins ocorrerá no dia 21 de outubro, durante uma sessão especial da Câmara de Vereadores. Nessa ocasião, a presidente mirim do legislativo exercerá suas funções. Já as autoridades do executivo mirim — incluindo a prefeita e seus secretários — assumirão simbolicamente seus cargos no dia 22 de outubro.

Trecho da redação vencedora

Na redação vencedora, Emília destacou os atrativos turísticos e a qualidade de vida em Picada Café:

Hoje vou falar sobre Picada Café. Picada Café é um município que possui vários pontos turísticos, podendo destacar o Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn e o Morro do Vento. No Parque Jorge Kuhn acontecem vários eventos, como a Feira do Livro, a Tricofest, a Festa do Café, Cuca e Linguiça e vários outros. Já o Morro do Vento tem mais natureza. É um lugar mais calmo para você ir em um final de semana com sua família, contando também com café colonial. Podemos falar também do Mirante Edgar Michaelsen, com uma bela vista lá do alto. Picada Café tem ótimas escolas, ótimos profissionais e um respeito único. Então convido vocês a conhecerem a cidade de Picada Café.”

Autoridades mirins de 2025

  • Prefeita: Emília Nienow – EMEF Santa Joana Francisca
  • Vice-prefeita: Carolina Riegel – EMEF 25 de Julho
  • Presidente da Câmara: Dafne Wiest Schaab – EMEF Santa Joana Francisca
  • Secretário de Educação e Cultura: Davi Backes Klauck – EMEF Santa Joana Francisca
  • Secretário de Saúde e Assistência Social: Felipe Broemstrup – EMEF 25 de Julho
  • Secretário de Obras e Serviços Públicos: Kadu Mor – EMEF Santa Joana Francisca
  • Secretária de Administração e Fazenda: Alice Borba Eisermann – EMEF Santa Joana Francisca
  • Secretário de Agricultura e Meio Ambiente: Caio Hoffmann Kehl – EMEF 25 de Julho
  • Secretária de Turismo, Indústria e Comércio: Taila de Freitas Vitt – EMEF 25 de Julho
  • Secretário de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação: Gustavo Henrique Heylmann – EMEIEF Amiguinho
Foto: Marco Dieter/Comunicação/Prefeitura de Picada Café/Divulgação | Fonte: Assessoria
13/10/2025 0 Comentários 317 Visualizações
Cidades

Vereador Ike Koetz assume a Prefeitura de Gramado por dois dias

Por Jonathan da Silva 13/10/2025
Por Jonathan da Silva

O presidente da Câmara de Vereadores de Gramado, Ike Koetz (PP), assume o cargo de prefeito em exercício nesta terça e quarta-feira, dias 14 e 15 de outubro, devido às férias do prefeito Nestor Tissot (PP) e à ausência temporária do vice-prefeito Luia Barbacovi. A transição, prevista pelo executivo municipal, visa garantir a continuidade administrativa durante o curto período de afastamento das principais lideranças do governo.

Antes de assumir a função, Koetz participou de uma reunião com o prefeito Tissot e o vice Barbacovi para alinhar pautas e demandas prioritárias da comunidade. O objetivo, segundo as lideranças, foi assegurar que os projetos em andamento mantenham o ritmo previsto.

O prefeito Tissot destacou a confiança no trabalho do presidente do legislativo. “Trabalhamos diariamente pelo progresso e pelo desenvolvimento da nossa cidade, sempre com diálogo e muita transparência”, afirmou o chefe do executivo gramadense, que ressaltou ainda que os dois poderes atuam com independência, mas de forma harmônica, seguindo o plano de governo aprovado pela população gramadense.

Compromisso com a gestão pública

Koetz afirma que encara o momento como uma missão de grande responsabilidade. “Como gramadense, é um orgulho e uma responsabilidade enorme ser Prefeito em Exercício da minha amada Gramado, mesmo que por um curto período. Vou honrar a confiança do prefeito Nestor e do vice Luia, dando continuidade nesta administração progressista que fez de Gramado uma referência nacional e internacional em gestão pública”, afirmou o vereador.

Quem é Ike Koetz

Ike Koetz foi eleito vereador em 2020 e reeleito em 2024, assumindo em 2025 a presidência da Câmara de Gramado, no início da 16ª Legislatura. Ex-secretário de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais (gestão 2021–2024), ele é reconhecido por sua atuação em projetos voltados ao fortalecimento do empreendedorismo e da inovação.

Entre as iniciativas que coordenou estão o Programa de Apoio ao Pequeno Empreendedor (Pape), o Selo Feito em Gramado, a Lei de Inovação e Tecnologia e a modernização do Prodese. Também esteve à frente da maior edição da Feira Feito em Gramado, da criação da Vila da Moda e da articulação para implantação do campus do IFRS em Gramado, ampliando oportunidades de desenvolvimento econômico e educacional no município.

Além da trajetória política, Ike Koetz é empreendedor e líder comunitário, conhecido por seu envolvimento em ações voltadas ao desenvolvimento local. Atualmente, conduz o Legislativo municipal com foco em inovação, diálogo e integração entre os poderes.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
13/10/2025 0 Comentários 227 Visualizações
Variedades

ESG e Reforma Tributária estiveram em pauta no segundo dia da TranspoSul

Por Jonathan da Silva 25/09/2025
Por Jonathan da Silva

Os debates do segundo dia da 24ª TranspoSul, realizados nesta quarta-feira (24), no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre, tiveram como foco central a sustentabilidade e as mudanças no sistema fiscal. Empresários, autoridades e especialistas do setor de transporte discutiram temas que vão de questões regulatórias e tributárias até estratégias de inovação tecnológica, sempre alinhados aos pilares do evento: gestão, ESG, inteligência artificial e vendas.

A programação iniciou com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que reuniu transportadores para tratar de multas recorrentes no setor, como piso mínimo do frete, vale-pedágio obrigatório, excesso de peso e falhas em documentação. O diretor substituto da Agência, José Aires Amaral Filho, destacou a importância da aproximação. “Esse diálogo direto entre a ANTT e os transportadores é fundamental para esclarecer dúvidas sensíveis e orientar o setor em direção às melhores práticas do mercado”, expôs Amaral Filho.

Cenário político e competitividade

O assessor político do Setcergs, Ricardo Gomes, abordou a instabilidade política e os reflexos sobre a competitividade das empresas. Ele reforçou que a falta de previsibilidade prejudica o planejamento das companhias. “No longo prazo, eu tenho clareza de onde o país vai estar; no médio prazo, consigo desenhar cenários. Mas, no curto prazo, a incerteza é total: não sei o que pode acontecer amanhã, muito menos na próxima semana”, comentou Gomes.

Tecnologia e conectividade

Leandro Brito, gerente de Desenvolvimento de Serviços da Volvo Trucks América Latina, apresentou a evolução da conectividade no transporte. Ele mostrou como sensores eletrônicos e inteligência artificial transformaram a gestão de frotas. “Os dados nos dão sinais antes que o problema aconteça. Esse é o foco do nosso trabalho: avançar cada vez mais na predição para tornar o transporte mais eficiente e seguro”, afirmou Brito.

Impactos da Reforma Tributária

As mudanças no sistema fiscal também foram discutidas. José Salvador Ramos de Oliveira e Daniele Basilio de Almeida, da Baker Tilly, alertaram para os impactos da Reforma Tributária em contratos, renovação de frotas e custos do transporte. “A TranspoSul busca trazer temas estratégicos, e a Reforma Tributária é um deles, pois terá grande impacto nas empresas e desafios durante a transição. No setor de cargas, que representa 60% da logística, a preparação estratégica é fundamental para se antecipar em meio à complexidade das mudanças”, reforçou Daniele Basilio.

Liderança e sustentabilidade

O diretor comercial da DAF Caminhões Brasil, Luis Gambim, tratou da necessidade de preparar lideranças para o futuro do setor, com veículos sustentáveis e conectados. “Nossa frota circulante cresce continuamente, e nossa rede será ampliada para mais de 100 concessionários nos próximos anos, garantindo suporte e expansão sustentável”, destacou Gambin.

Encerrando o dia, Sérgio Pugliese, diretor de Vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus, apresentou a palestra “Jornada ESG”, ressaltando o papel da responsabilidade socioambiental. “ESG não se resume a desligar a luz ou pagar contas em dia; trata-se de um ecossistema completo, que precisa ser respeitado para que a marca seja reconhecida por seu compromisso”, afirmou Pugliese.

Programação segue

O Congresso da 24ª TranspoSul segue com novos debates sobre inteligência artificial, gestão e sustentabilidade. Realizado pelo Setcergs, o evento conta com o patrocínio de empresas do setor e apoio de entidades parceiras, consolidando-se como espaço estratégico de discussão para a logística nacional.

Foto: Equipe William Cardoso fotografias/Divulgação | Fonte: Assessoria
25/09/2025 2 Comentários 344 Visualizações
Business

Empresários gaúchos debatem impactos das tarifas dos EUA em evento em São Leopoldo

Por Jonathan da Silva 12/09/2025
Por Jonathan da Silva

Empresários e entidades do Rio Grande do Sul se reuniram nesta quarta-feira (10) no Centro das Indústrias, em São Leopoldo, para discutir os efeitos das tarifas adicionais impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. O evento “Impacto das Tarifas dos EUA: como superar este desafio?” foi promovido com o apoio de sindicatos e organizações empresariais e teve como objetivo apresentar estratégias para enfrentar as dificuldades no comércio exterior.

Na abertura, o presidente do Sinmaqsinos e do Conselho Executivo The South Base, Marlos Davi Schmidt, ressaltou a importância da receptividade da indústria local. “Um ambiente que acolhe muito bem as indústrias, associações e sindicatos que trabalham pelo coletivo”, afirmou Schmidt. Segundo o dirigente, a diversidade de atores envolvidos “pode servir de inspiração e promoção de uma nova iniciativa, de um setor ou empresa, quem sabe uma solução, para enfrentar esse momento tão desafiador”.

Palestras sobre cenário internacional

O encontro contou com palestras de Igor Morais, sócio e economista da Vokin Investimentos e integrante do Simecs; Aderbal de Lima, coordenador do Conselho de Comércio Exterior da Fiergs; e Haroldo Ferreira, presidente executivo da Abicalçados. Igor Morais avaliou que “o poder econômico é usado para atingir objetivos políticos. E o exemplo mais recente tem sido a imposição de tarifas e as sanções diplomáticas por parte do EUA. Mas esse processo não teve início agora”.

Já Aderbal de Lima declarou que o problema é político e geopolítico e não tarifário. “A Fiergs tem feito um trabalho incansável com relação a esse tema, mas que até o momento segue infrutífero. A frustração está em todos nós. Entre os setores mais afetados estão o tabaco, calçados, madeira e o eletroeletrônico”, expressou o coordenador.

Haroldo Ferreira alertou para os impactos no setor calçadista. “No mês de agosto, as exportações brasileiras de calçados para os EUA sofreram queda de 17,9%, mesmo com o movimento de antecipação de embarques antes da vigência da tarifa adicional”, pontuou o dirigente. Ferreira acrescentou que, no Rio Grande do Sul, “as exportações cresceram 17,2% e 10,7% em dólares e pares”, mas advertiu que os próximos meses devem refletir uma queda mais expressiva.

Repercussão entre os empresários

Um painel mediado por Thômaz Nunnenkamp, presidente do Sindicis, reuniu representantes de empresas impactadas. A sócia-administradora da Fercorte, Caroline Goulart Costella Foerth, relatou a suspensão de pedidos em julho e as medidas adotadas para conter os efeitos da crise. “Tomamos medidas de imediato, como a suspensão de pedidos com fornecedores, uma reprogramação. Também foram concedidas férias emergenciais, para evitar as demissões. Precisamos reduzir o quadro de funcionários, adequar a empresa aos novos volumes de pedidos”, afirmou Caroline.

O vice-presidente de Administração e Finanças da Stihl, Cleomar Prunzel, destacou que a empresa enfrenta dificuldades diante das tarifas. “O nosso produto principal, que exportamos para os Estados Unidos, são os cilindros. A empresa trouxe essa demanda para a Stihl, que contabiliza cerca de 30 anos de desenvolvimento e tecnologia. Mudar isso é praticamente impossível num curto espaço de tempo. Sabemos que a demanda irá reduzir e com isso a produção”, comentou Prunzel.

Já o diretor da Tramontina Multi S.A, Nestor Giordani, avaliou que será necessário redimensionar a empresa. “Certamente, as vendas irão cair. Olhando para o futuro, entendemos que a empresa terá que encolher, para um novo tamanho de mercado. O primeiro setor que será reduzido será a produção”, expôs Giordani.

Encaminhamentos

Ao final do evento, os participantes aprovaram o envio de um Manifesto Institucional ao governo federal, solicitando a reversão das tarifas impostas pelos Estados Unidos. O documento também critica a insuficiência das medidas de crédito e apoio anunciadas até o momento e reforça a necessidade de negociações para preservar a competitividade das empresas brasileiras, as cadeias produtivas e os empregos no Rio Grande do Sul.

Foto: Neusa Medeiros/Divulgação | Fonte: Assessoria
12/09/2025 0 Comentários 349 Visualizações
Variedades

Sistema Ocergs expõe demandas do cooperativismo a ministros na Expointer

Por Jonathan da Silva 08/09/2025
Por Jonathan da Silva

O Sistema Ocergs recebeu os ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, nesta sexta-feira (5), na Casa do Cooperativismo da 48ª Expointer, em Esteio, para um almoço com lideranças do setor e uma reunião sobre a renegociação das dívidas dos produtores rurais. O encontro ocorreu após a abertura oficial da feira e reuniu representantes de cooperativas, entidades do agronegócio e instituições financeiras.

Na mesma manhã, o governo federal divulgou um pacote de R$ 12 bilhões para apoiar agricultores endividados que tiveram perdas de safra devido a eventos climáticos. O financiamento será viabilizado pelo Tesouro Nacional, com repasses a bancos públicos, privados e cooperativas de crédito, e contará também com cerca de R$ 20 bilhões em recursos próprios das instituições financeiras, incentivados por benefícios tributários.

O ministro Fávaro informou que novas reuniões serão realizadas para garantir a implementação das medidas, incluindo um encontro com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Reivindicações do cooperativismo

O presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, destacou a importância da rápida aplicação das medidas e reforçou a necessidade de ampliar o alcance do pacote. “Reconhecemos o esforço do governo, que buscou fazer o máximo possível. Agora, o fundamental é aplicar rapidamente as medidas já anunciadas, que serão enquadradas em linhas para pequenos, médios e grandes produtores. Posteriormente, buscaremos a ampliação desses recursos, para contemplar todos os produtores. Sabemos que o volume necessário é maior, mas já contamos com o compromisso dos dois ministros para que trabalhem junto conosco num projeto de ampliação”, afirmou o dirigente.

Hartmann também ressaltou a necessidade de algumas cooperativas obterem alongamento de passivos. “O ministro Fávaro foi receptivo às demandas das cooperativas e garantiu que existe espaço para avançarmos. Esse é um trabalho muito importante que faremos a partir de agora”, acrescentou o presidente do Sistema Ocergs.

Presenças no encontro

Além dos ministros, participaram da reunião o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, o secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul, Edivilson Brum, e representantes de entidades como Fecoagro/RS, Farsul, Fetag-RS, Simers e Fiergs. Também estiveram presentes cooperativas de crédito como Sicredi, Sicoob e Cresol, além da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banrisul.

Foto: Sistema Ocergs/Divulgação | Fonte: Assessoria
08/09/2025 0 Comentários 330 Visualizações
Cidades

Prefeito de Igrejinha recebe título de Prefeito Inovador 2025

Por Jonathan da Silva 05/09/2025
Por Jonathan da Silva

O prefeito de Igrejinha, Leandro Hörlle (PP), recebeu o título de Prefeito Inovador 2025 durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região Metropolitana de Porto Alegre, realizado nesta quinta-feira (4) em Gravataí. A homenagem foi concedida pela Rede Cidade Digital, em reconhecimento ao projeto “Cercamento Digital”, implantado no município em 2023 como estratégia para reforçar a segurança pública.

A Rede Cidade Digital destaca que o título tem caráter institucional e busca valorizar administrações que investem em tecnologia e inovação na gestão pública. O processo de escolha levou em conta as iniciativas divulgadas pelas próprias prefeituras, priorizando aquelas que apresentam impacto positivo para os cidadãos, com foco em sustentabilidade e inclusão social.

Projeto de Cercamento Digital

O “Cercamento Digital” funciona por meio de câmeras que realizam a leitura de placas de veículos, enviando os dados para análise em um banco integrado. Em casos de irregularidades, como roubo ou furto, um alerta é emitido às forças policiais, permitindo o deslocamento imediato das equipes mais próximas para atender a ocorrência. Em Igrejinha, além da atuação preventiva, o sistema também tem sido utilizado para auxiliar investigações policiais.

Avanços para Igrejinha

A implantação do sistema em 2023 foi apontada como um marco no fortalecimento da segurança pública da cidade. Na avaliação da Prefeitura, a iniciativa foi um dos fatores determinantes para o reconhecimento da gestão de Leandro Hörlle com o título de Prefeito Inovador 2025.

Foto: Rafaela Robinson/PMI/Divulgação | Fonte: Assessoria
05/09/2025 0 Comentários 320 Visualizações
Variedades

Professor da Feevale lança livro sobre democracia no século XXI

Por Jonathan da Silva 29/08/2025
Por Jonathan da Silva

O professor da Universidade Feevale e cientista político Everton Rodrigo Santos lança o livro “A Fragilidade da Democracia: sombras do autoritarismo no século XXI” na próxima quarta-feira, 3 de setembro, às 19h30min, no auditório do prédio Azul do Câmpus II da instituição, em Novo Hamburgo. A obra, organizada em parceria com Fábio Hoffmann e Paulo Roberto dos Santos Mendonça, será apresentada em evento gratuito e aberto à comunidade.

O livro reúne análises que discutem as ameaças que marcam as democracias contemporâneas e convoca o leitor à vigilância e à reflexão crítica. Segundo o professor, o cenário global exige atenção. “A democracia vive um de seus momentos mais críticos: segundo o V-Dem (Varieties of Democracy – iniciativa global que conceitua e mensura a democracia pelo mundo), 72% da população mundial já está sob regimes autocráticos, em um cenário semelhante ao de 1986. Crise de representatividade, precarização do trabalho, judicialização da política, novas formas de circulação da informação e queda da confiança institucional alimentam esse processo”, afirmou Everton Rodrigo Santos.

Disponibilidade da obra

Com 152 páginas, A Fragilidade da Democracia foi publicado em formato digital pela editora do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (Claec). O livro poderá ser baixado gratuitamente pelo site da instituição, no endereço claec.org.

Serviço

  • O quê: Lançamento do livro A Fragilidade da Democracia: sombras do autoritarismo no século XXI
  • Quando: Quarta-feira, 3 de setembro, às 19h30min
  • Onde: Auditório do prédio Azul, Câmpus II da Universidade Feevale (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo)
  • Quanto: Atividade gratuita e aberta à comunidade
Fotos: Andrieli Siqueira/Universidade Feevale e Divulgação | Fonte: Assessoria
29/08/2025 0 Comentários 321 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 307 | Jun 2026

Entrevista | Eduardo Ogawa mostra que a IA precisa de aplicação estratégica para gerar resultado

Pets | Medicação promete aumentar expectativa de vida dos cães em até um ano

Gastronomia | Grupo Gastromundi: um ecossistema gastronômico em Novo Hamburgo

Cultura | Nova Petrópolis lança o 53º Festival Internacional do Folclore

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO