Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

paulo ziulkoski

Política

Helena Hermany participa da Marcha dos Prefeitos

Por Marcel Vogt 29/03/2023
Por Marcel Vogt

Do dia 28 ao dia 30 de março ocorre a Marcha de Prefeitos de 2023 em Brasília. Esse evento ocorre desde março de 1998, com o objetivo de apresentar as demandas dos municípios. Esse evento é o maior da América Latina em números de autoridades.

A prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, prestigiou a 24ª Marcha dos Prefeitos em Brasília, que ocorre até a próxima quinta-feira, 30. Organizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), o encontro tem como principal objetivo debater a reforma tributária. Na abertura do evento, que ocorreu na manhã de terça-feira (28), o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, enalteceu a evolução do movimento e das Marchas. Segundo ele, as mobilizações dos municípios já resultaram em um ganho de R$ 1,4 bilhão aos cofres municipais, além de evitar a perda de R$ 8 bilhões no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), por conseguirem evitar a dedução do aumento da Cofins no IPI.

A expectativa, segundo Ziulkoski, é também a de garantir parecer favorável do Supremo Tribunal Federal (STF) para a redistribuição do ISS dos serviços do sistema financeiro. Outras pautas como a evolução das emendas constitucionais, que agora têm pagamento obrigatório, além da possibilidade de garantir verba para a manutenção da frota de ônibus escolar, também serão discutidas. Entre hoje e amanhã, a prefeita Helena Hermany se encontrará com ministros e deputados federais para apresentar demandas.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
29/03/2023 0 Comentários 523 Visualizações
Cidades

Gaúcho Paulo Ziulkoski assume gestão CNM até 2024

Por Caren Souza 01/06/2021
Por Caren Souza

Com homenagem às mais de 460 mil vítimas da Covid-19 no Brasil e reconhecendo a importância de mais participação de mulheres na política, o presidente de honra da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o gaúcho Paulo Ziulkoski, ex-prefeito de Mariana Pimentel (RS), assumiu o próximo triênio da entidade nesta segunda-feira (31). A nova diretoria empossada estará à frente da gestão 2021-2024.

Na posse, Ziulkoski relembrou o histórico da CNM e o quanto o movimento municipalista avançou em representatividade e conquistas. “Não podemos partir para o futuro sem conhecer a nossa história. E essa luta vem de décadas, mais precisamente de 1981, com a Proclamação da República. Isso vai, talvez, mais cem anos”, afirmou, referindo-se à regulamentação do pacto federativo, uma das principais demandas da entidade.

A luta pela distribuição dos royalties de petróleo, que aguarda deliberação do Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), assim como o 1% adicional de setembro no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que espera apenas aprovação em 2º turno na Câmara dos Deputados, foram listadas como prioridades para o início da nova gestão.

Também entre as iniciativas sugeridas pela CNM que serão foco da atuação municipalista, o presidente da Confederação elencou proposta que sugere uma emenda constitucioanl proibindo o o governo e o Congresso Nacional de criarem atribuições sem indicar fonte para pagá-las.

“Vamos enfrentar esta luta, temos ânimo e vontade de tocar esse trabalho. Esse é o compromisso de nossa liderança. Quando há comprometimento, quando estamos engajados em uma luta, nós conseguimos”, resumiu Ziulkoski.

O então presidente da CNM Glademir Aroldi deixa a liderança do movimento municipalista após o triênio 2018-2021 com conquistas importantes, que somaram R$ 200 bilhões para os Entes locais. Ziulkoski agradeceu o empenho e os resultados da gestão que se encerra.

Perfil

Paulo Ziulkoski, ex-prefeito de Mariana Pimentel (RS), foi idealizador da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios e líder da CNM por mais de duas décadas. Gaúcho, advogado e aguerrido combatente na luta municipalista, Ziulkoski tem 75 anos.

Em uma das dezenas de mobilizações que liderou em Brasília em prol dos Municípios, em 1998 viveu um momento emblemático, quando ele e cerca de mil líderes municipalistas e apoiadores foram recebidos pelas forças de seguranças com cachorros no Palácio do Planalto em Brasília. Outro momento marcante foi a primeira mobilização a favor do aumento do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), em 2003, quando Ziulkoski reuniu mais de 10 mil municipalistas na Esplanada dos Ministérios.

Tem destaque na sua história ainda a luta por mudanças na partilha dos royalties e por justiça na distribuição do Imposto Sobre Serviços (ISS) entre os Municípios, a previdência própria dos Municípios, entre outros. Em maio de 2017, inaugurou a sede própria da CNM, um marco no fortalecimento do municipalismo brasileiro. O espaço foi construído com recursos próprios seguindo a premissa defendida por Ziulkoski de uma entidade apartidária e com independência financeira.

Fonte: Assessoria
01/06/2021 0 Comentários 718 Visualizações

Edição 307 | Jun 2026

Entrevista | Eduardo Ogawa mostra que a IA precisa de aplicação estratégica para gerar resultado

Pets | Medicação promete aumentar expectativa de vida dos cães em até um ano

Gastronomia | Grupo Gastromundi: um ecossistema gastronômico em Novo Hamburgo

Cultura | Nova Petrópolis lança o 53º Festival Internacional do Folclore

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 5

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO