Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

oficina

Cultura

Abertas as inscrições para a 4ª Oficina de Música de Três Coroas

Por Jonathan da Silva 05/06/2026
Por Jonathan da Silva

Estão abertas as inscrições para a 4ª Oficina de Música de Três Coroas, que será realizada entre os dias 15 e 19 de julho no município. O evento reunirá estudantes, profissionais e professores da área da música de concerto em uma programação voltada ao aperfeiçoamento técnico e à troca de experiências. As atividades incluem aulas, masterclasses, práticas de conjunto, recitais e concertos abertos à comunidade, com a participação de músicos convidados do Brasil e do exterior.

Promovida pela Orquestra Municipal Huberto Schmitt Müller em parceria com a Associação Desportiva e Cultural de Três Coroas, a oficina conta com apoio da Câmara Municipal e da Prefeitura de Três Coroas, por meio da Secretaria de Educação. As inscrições custam R$ 30 e podem ser realizadas pelo site oficial do evento, onde também está disponível a programação completa e a relação dos professores convidados.

Programação reúne formação e apresentações

A maior parte das atividades ocorrerá no Centro de Cultura Remitto René Haack. Além das ações concentradas no espaço, a programação também contará com atividades descentralizadas em diferentes pontos da cidade.

Ao longo dos cinco dias de evento, os participantes poderão acompanhar apresentações de orquestras, quartetos, recitais e concertos, além de participar de atividades de formação voltadas a diferentes níveis de experiência musical.

Segundo o diretor artístico e maestro da 4ª Oficina de Música, João Antônio Borba, a proposta contempla tanto músicos iniciantes quanto profissionais. “Nossos professores têm o know-how de atender tanto alunos avançados, profissionais, como alunos iniciantes também. Teremos uma camerata para alunos iniciantes e intermediários que possam ter prática de orquestra, mas também uma orquestra avançada para atender músicos profissionais que estejam em busca de aperfeiçoamento”, afirma Borba.

Professores convidados

Entre os nomes confirmados para esta edição estão o professor Paulo Bosísio, reconhecido pelo trabalho no ensino do violino e das cordas friccionadas, além do argentino Juan Sebastián Barbero, do violinista Rael Gobatto, do violoncelista Tácio César Vieira e de Israel Mello, chefe do naipe de violas da Orquestra Sinfônica de Lubbock, no Texas.

De acordo com João Antônio Borba, a seleção dos professores buscou reunir profissionais com experiência em formação e performance musical. “São professores selecionados a dedo. É uma oportunidade para os músicos concertistas aprenderem com grandes nomes e trocar com seus pares. O valor é simbólico e a oportunidade é valiosíssima”, conclui o maestro.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
05/06/2026 0 Comentários 92 Visualizações
Projetos especiais

Cia Entre Linhas promove oficina gratuita de teatro para mulheres em Novo Hamburgo

Por Jonathan da Silva 05/06/2026
Por Jonathan da Silva

Uma oficina de teatro de sombras gratuita voltada para mulheres será realizada em Novo Hamburgo neste sábado, 6 de junho, pela Cia. de Teatro Entre Linhas. A atividade ocorrerá às 15h, na Praça CEU, localizada na Rua do Bosque, e faz parte do projeto “Eu Vejo Você”, iniciativa que busca compartilhar técnicas artísticas de teatro com a comunidade por meio de ações formativas e culturais.

A oficina integra uma série de atividades desenvolvidas pela companhia dentro de uma pesquisa sobre bonecos híbridos que resultou na montagem teatral “Eu Vejo Você”. O projeto foi contemplado por edital público e conta com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).

Projeto promove formação artística

A Oficina de Teatro de Sombras dá sequência às ações do projeto, que já realizou duas edições da Oficina de Construção de Bonecos de Jornal direcionadas ao público infantil na semana anterior. Segundo a organização, o objetivo das atividades é ampliar o acesso da população a conhecimentos sobre diferentes técnicas teatrais, promovendo experiências de formação artística para públicos diversos.

O projeto “Eu Vejo Você” foi desenvolvido com apoio da Secretaria Municipal da Cultura de Novo Hamburgo e recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Lei Federal nº 14.399/2022), por meio do Chamamento Público Cultural nº 06/2024 – Edital de Fomento à Execução de Ações Culturais (PNAB). A execução ocorre em parceria com o Núcleo Cenotécnico do Vale do Sinos.

O que é a Cia. de Teatro Entre Linhas

A Cia. de Teatro Entre Linhas desenvolve pesquisas e projetos teatrais em diferentes formatos, além de participar de festivais, oficinas e workshops no Brasil e no exterior.

A diretora Alice Ribeiro completa 40 anos de atividades artísticas e culturais em 2026. Ao longo da trajetória, atua como atriz, produtora, diretora e pesquisadora de técnicas teatrais.

Serviço

  • O quê: Oficina de Teatro de Sombras para mulheres
  • Quando: Sábado, 6 de junho, às 15h
  • Onde: Praça CEU (Rua do Bosque), em Novo Hamburgo
  • Quanto: Gratuito
Foto: Mariana Ribeiro/Divulgação | Fonte: Assessoria
05/06/2026 0 Comentários 89 Visualizações
Cultura

Lúcia Passos ministra técnica vocal na Oficina de Música de Curitiba

Por Jonathan da Silva 16/01/2026
Por Jonathan da Silva

A fundadora da Presto Produções, Lúcia Passos, está ministrando aulas de técnica vocal durante a 43ª Oficina de Música de Curitiba, que ocorre de 7 a 18 de janeiro, na capital paranaense. O objetivo da ação é preparar 26 regentes e um grande coro para a apresentação de encerramento do evento, marcada para este domingo, dia 18, no Teatro Guaíra.

A 43ª Oficina de Música de Curitiba é promovida pela Prefeitura de Curitiba e pela Fundação Cultural de Curitiba, com realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura. A programação reúne atividades como shows, oficinas, concertos e sessões de cinema, envolvendo música popular e erudita do Brasil e do exterior.

Preparação do coro

Durante a oficina, Lúcia Passos atua na preparação vocal de 26 regentes e de um grande coro formado por 260 cantores. De acordo com a professora, o trabalho dá continuidade a uma trajetória de duas décadas. “Há vinte anos que tenho a satisfação de oferecer o meu trabalho para tantos cantores”, afirma Lúcia.

O repertório trabalhado com os regentes inclui obras de compositores estrangeiros como Rodolfo Halfter, Passereau, Gyorgy Bárdos e Carlos Alberto Pinto Fonseca. Já o Grande Coro participa das óperas Carmen, Cavalleria Rusticana e Nabuco, que integram a programação de encerramento, acompanhadas pela Orquestra Sinfônica da 43ª Oficina de Música de Curitiba. “Os integrantes são de Curitiba, de vários estados do Brasil e também do exterior”, ressalta Lúcia Passos.

Concerto de encerramento

O encerramento da oficina ocorre com o Concerto da Orquestra e do Coro Sinfônico, sob regência de Abel Rocha, com um programa que inclui obras de Brahms e coros de óperas de Verdi, Mascagni e Bizet. “Orgulho em levar o nome da Presto para este evento que faz parte da agenda internacional da cultura”, conclui Lúcia Passos.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
16/01/2026 0 Comentários 218 Visualizações
Cultura

Projeto Murais do Sul realiza oficina gratuita de arte em Novo Hamburgo neste sábado

Por Jonathan da Silva 12/12/2025
Por Jonathan da Silva

O projeto Murais do Sul promoverá uma oficina presencial gratuita sobre arte urbana em Novo Hamburgo neste sábado, 13 de dezembro, como parte de um circuito formativo que percorre nove cidades gaúchas. A atividade, que ocorrerá na na Casa da Cultura Dalilla Sperb, tem como objetivo fortalecer a cadeia produtiva do setor, abordando curadoria, financiamento, técnicas de pintura mural e transformação urbana, enquanto apresenta a plataforma digital colaborativa do projeto para mapear a arte urbana do Rio Grande do Sul.

A oficina em Novo Hamburgo é a última etapa do circuito “Como Potencializar a Arte Urbana no RS?”, que já passou por Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Uruguaiana, Santa Maria, Passo Fundo, Ijuí, Pelotas e Capão da Canoa. O encontro terá duração de um dia, com atividades das 10h às 12h e das 14h às 17h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site muraisdosul.com.br/oficinas ou pelo perfil @muraisdosul no Instagram.

Conteúdo e ministrantes

As atividades serão conduzidas por cinco profissionais. O artista visual, curador e gestor cultural André Venzon ministrará a oficina “Catalogar é Preciso!”, sobre formação de acervo e curadoria. O artista visual e muralista Tio Trampo abordará “Os Desafios do Artista Urbano na Pintura de Grandes Murais”, com foco em gestão de tempo e segurança. A gestora cultural Juliana Brondani conduzirá “Financiamento através das Leis de Incentivo e Editais”, com fundamentos de gestão de projetos. Os integrantes do coletivo TransLAB.URB, Leonardo Marquez e Isa Scopel, apresentarão “Arte Pública, Urbanismo e Transformação Social”. O produtor cultural e criador do projeto, Vinicius Amorim, falará sobre “O Poder Transformador da Arte Urbana”.

O que é a plataforma Murais do Sul

O circuito de oficinas é uma das ações do projeto Murais do Sul, que também lançou uma plataforma digital colaborativa. O criador do projeto, Vinicius Amorim, descreveu a iniciativa. “A ideia é formar um acervo vivo, em constante expansão, que reflita a potência criativa das ruas gaúchas”, afirmou Amorim. A plataforma, disponível em muraisdosul.com.br, funciona como um banco de dados para cadastro de murais, grafites e outras intervenções urbanas por artistas e comunidades.

Próximas etapas do projeto

Após o circuito formativo, o projeto seguirá com uma convocatória aberta para artistas urbanos em dezembro de 2025. O resultado será a pintura de nove novos murais, um em cada cidade visitada, entre janeiro e fevereiro de 2026. “O Murais do Sul percorre mais de 4.000 km conectando pessoas, ideias e territórios. Em cada cidade, o projeto promove trocas entre artistas, produtores e comunidades”, comentou Amorim.

Realização e apoio

O projeto Murais do Sul é apresentado pelo Ministério da Cultura e pela Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, através de edital da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). A produção é da Pólen Arte em Movimento, com financiamento do Pró-Cultura RS e apoio das prefeituras das nove cidades participantes do circuito.

Serviço

  • O quê: Oficina presencial gratuita “Como Potencializar a Arte Urbana no RS?”
  • Quando: Sábado, 13 de dezembro de 2025, das 10h às 12h e das 14h às 17h
  • Onde: Casa da Cultura Dalilla Sperb (Av. Dr. Maurício Cardoso, 132, Novo Hamburgo)
  • Quanto: Gratuito, com inscrições pelo site muraisdosul.com.br/oficinas ou Instagram @muraisdosul.
Foto: Fábio Alt/Divulgação | Fonte: Assessoria
12/12/2025 0 Comentários 236 Visualizações
Projetos especiais

Igrejinha capacita alunos no programa Agente Mirim

Por Jonathan da Silva 10/12/2025
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Igrejinha, por meio da Defesa Civil Municipal, realizou mais uma etapa do programa Agente Mirim na Escola, que tem como propósito capacitar estudantes da rede municipal para atuarem em situações de emergência. Durante a atividade, os alunos participaram de práticas orientadas que incluíram manobras básicas de auxílio, noções de primeiros atendimentos e procedimentos essenciais para agir com responsabilidade em cenários de risco.

A iniciativa busca desenvolver a consciência preventiva, o senso de responsabilidade e a capacidade de resposta dos jovens. O programa integra um conjunto de ações promovidas em alinhamento com a Oficina Regional de Defesa Civil (ORDC), uma organização não governamental, voluntária, apolítica e apartidária.

Parceria com a Oficina Regional de Defesa Civil

A Oficina Regional de Defesa Civil (ORDC) foi criada para fortalecer a cooperação entre autoridades, instituições e a comunidade. Sua finalidade é integrar ações, promover a capacitação em gestão de risco e gerenciamento de desastres, e estimular a construção de ambientes seguros voltados à prevenção e mitigação de impactos de eventos naturais ou causados pelo homem.

Contribuição para a cultura de prevenção

Por meio do desenvolvimento de uma cultura de percepção de risco e resiliência, a ORDC e as formações oferecidas nas escolas têm como objetivo contribuir para que crianças, jovens e suas comunidades estejam mais preparadas para lidar com situações adversas. A ação visa promover uma região mais segura e consciente.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
10/12/2025 0 Comentários 194 Visualizações
Cultura

Projeto cultural leva teatro e oficinas a Sapiranga

Por Jonathan da Silva 18/11/2025
Por Jonathan da Silva

O projeto Palhaços em Circula-Ação chega a Sapiranga nesta quarta-feira, 19 de novembro, com apresentações teatrais e uma oficina gratuita, promovidas pela Cia. de Teatro Entre Linhas, de Novo Hamburgo, em escolas e espaços culturais do município. A ação é parte de uma iniciativa selecionada pelo Edital Sedac nº 26/2024 PNAB RS – Artes Cênicas, que busca ampliar o acesso à cultura e à palhaçaria em regiões menos atendidas. As ações ocorrem na EMEB Oscar Felix da Silva e no Centro Municipal de Cultura Lucio Fleck.

A primeira atividade será o espetáculo Todo Lugar é um Circo, da Cia. Circo Nós, que une circo-teatro e arte de rua. Serão duas sessões nesta quarta-feira, às 10h e às 13h30min, na EMEB Oscar Felix da Silva, uma delas com tradução simultânea em Libras. Os artistas Márcio Fulber e Paulo Stümer conduzirão as apresentações, seguidas de um bate-papo com o público, no qual serão discutidos aspectos do processo de criação e particularidades do trabalho.

Oficina de iluminação cênica

A segunda atividade ocorre no dia 24 de novembro, com a Oficina de Iluminação Cênica ministrada pela especialista Nara Maia. A formação é gratuita, aberta ao público e será realizada das 19h às 22h, no Centro Municipal de Cultura Lucio Fleck. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 51 99892 7355.

Objetivos e abrangência

A diretora da Cia. de Teatro Entre Linhas, Alice Ribeiro, afirma que o Palhaços em Circula-Ação reúne arte, inclusão e acessibilidade. “É um projeto artístico pensado para alcançar comunidades que passaram ou enfrentam alguma situação de vulnerabilidade. E promovemos inclusão em vários aspectos: ao abrir espaço para outros artistas, ao priorizar regiões menos atendidas por iniciativas culturais, ao levar os temas da acessibilidade e do capacitismo para as cidades visitadas, ao oferecer Libras nas atividades e ao difundir a importância de envolver todas as pessoas em qualquer tipo de ação”, destacou Alice.

O projeto prevê 27 atividades gratuitas em oito cidades do Rio Grande do Sul, incluindo 10 apresentações de três espetáculos teatrais, rodas de conversa, oficinas e ações de formação. Sapiranga recebe uma parte da programação antes da última etapa em Novo Hamburgo, no bairro Lomba Grande. Entre as atrações gerais estão ainda os espetáculos Duí e a Cristalinda, Junto e a oficina Descubra Seu Palhaço.

O que é a Cia. de Teatro Entre Linhas

A Cia. de Teatro Entre Linhas atua desde 1986 com pesquisa e produção teatral, participando de festivais e oferecendo workshops no Brasil e no exterior. A diretora Alice Ribeiro construiu trajetória como atriz, produtora e pesquisadora de técnicas de atuação. Mais detalhes podem ser consultados no perfil oficial da companhia nas redes sociais ou pelo telefone (51) 99998-3388.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
18/11/2025 0 Comentários 237 Visualizações
Cultura

Centro de Cultura Ordovás recebe jornada formativa em audiovisual nesta sexta, em Caxias

Por Jonathan da Silva 25/09/2025
Por Jonathan da Silva

O Centro de Cultura Ordovás, em Caxias do Sul, será palco da atividade “Da poesia à imagem em movimento”, uma imersão gratuita de seis horas dedicada à formação em audiovisual nesta sexta-feira, 26 de setembro. A programação ocorre das 8h às 14h, na Sala de Cinema Ulysses Geremia, e busca estimular a criação artística, a inclusão e o desenvolvimento de novas vozes em um setor em expansão.

O percurso formativo é dividido em três momentos. Das 8h às 10h, o rapper e multiartista Chapahall conduz a oficina “Poesia Urbana, Rap e Hip-Hop”, compartilhando sua experiência na cena musical e na oralidade. Em seguida, das 10h às 12h, o escritor e roteirista Pedro Nora aborda a construção narrativa em “Roteiro para Audiovisual”. O encerramento será das 12h às 14h, com o videomaker Pedro Gelatti, que discute aspectos técnicos e criativos da produção de vídeo.

Formação acessível e inclusiva

Aberto a iniciantes e também a quem já atua na área, formalmente ou não, o encontro propõe uma jornada criativa que conecta a palavra falada à escrita de roteiros e à produção de imagens em movimento. De acordo com a organização, o objetivo é incentivar a participação de jovens, artistas independentes e estudantes, ampliando o acesso à criação audiovisual tanto como expressão pessoal quanto como oportunidade profissional.

Integração cultural

A atividade integra o Projeto Ello – Escrita de Série, viabilizado pelo programa municipal Financiarte, reforçando o papel da arte e da educação cultural como instrumentos de inclusão e transformação social.

Foto: Freepik/Reprodução | Fonte: Assessoria
25/09/2025 0 Comentários 260 Visualizações
Cultura

Oficina gratuita de roteiro será realizada em Caxias do Sul neste sábado

Por Jonathan da Silva 10/09/2025
Por Jonathan da Silva

O Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, em Caxias do Sul, receberá a terceira edição da Oficina Escrita de Série: Ello neste sábado, dia 13 de setembro, das 9h às 11h. A atividade é gratuita, aberta à comunidade e integra o Projeto Ello, que busca aproximar o público do mercado audiovisual por meio de encontros formativos.

De acordo com a organização, a oficina tem como objetivo explorar o desenvolvimento de personagens, a construção de narrativas e a relação da cultura local, em especial o Hip Hop, com a criação de uma série audiovisual. A iniciativa também busca valorizar vozes periféricas e ampliar o acesso a processos criativos que, muitas vezes, ficam restritos ao mercado profissional.

Condução da atividade

Assim como nas edições anteriores, a oficina será conduzida pelos cineastas Pedro Nora e Pedro Gelatti, que compartilham experiências e ferramentas voltadas à tradução de ideias em roteiros. A proposta incentiva o pensamento crítico, a criatividade e a inclusão de diferentes perspectivas na criação de histórias.

Último encontro da série

Esta é a última das três oficinas previstas pelo projeto. O encontro é voltado tanto a quem já participou das edições anteriores e deseja aprofundar o aprendizado quanto a novos interessados. Não há necessidade de inscrição prévia ou conhecimento técnico, bastando comparecer ao local.

O Projeto Ello é realizado com financiamento do Financiarte.

Serviço

  • O quê: Terceira Oficina de Roteiro – Escrita de Série: Ello
  • Quando: Sábado, 13 de setembro, das 9h às 11h
  • Onde: Sala de Cinema Ulysses Geremia – Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho (Rua Luiz Antunes, 312 – Panazzolo, Caxias do Sul)
  • Quanto: Gratuito, participação livre
  • Detalhes: WhatsApp (54) 9 9920.3626 (Pedro Nora)
Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
10/09/2025 0 Comentários 303 Visualizações
Ensino

Ex-ministro Carlos Marun ministra oficina de oratória na Ulbra

Por Jonathan da Silva 27/08/2025
Por Jonathan da Silva

Os estudantes do curso de Direito da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) participaram, na noite desta segunda-feira (25), no campus de Canoas, de uma oficina de oratória conduzida pelo advogado e ex-ministro chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República Carlos Marun. De acordo com a instituição, a atividade buscou desenvolver a segurança, a clareza e a confiança na comunicação em público, com foco no crescimento acadêmico e profissional dos alunos.

Durante a oficina, Marun compartilhou experiências pessoais, ressaltando a importância da oratória em sua trajetória. “São necessários para o sucesso profissional diferenciais, e eu penso que a oratória pode ser um diferencial determinante na vida de vocês, como foi na minha. A minha vida pode ser considerada uma vida de sucesso, e ela tem como fator determinante a disposição em falar”, afirmou o ex-ministro.

O advogado também destacou a relevância da habilidade de se expressar diante das transformações do mercado. “O medo não é ruim, ele produz responsabilidade. O orador tem que adquirir a confiança de que superará este medo. Três dicas para isso: respirar fundo, estar preparado e praticar”, aconselhou Marun.

Entre as orientações práticas, o palestrante destacou a necessidade de se preparar para imprevistos, “falar de improviso sem improvisar”, controlar o tempo da fala — lembrando que a atenção da plateia tende a se dispersar após 12 minutos — e evitar vícios de linguagem, como o uso de expressões repetitivas.

Importância de traçar metas

Na abertura do evento, o reitor da Ulbra, Adriano Chiarani da Silva, reforçou a relevância de traçar metas para o desenvolvimento pessoal e acadêmico. “Um objetivo traçado gera uma ação a ser tomada. Quando fomos convidados a vir até esse auditório, fomos instigados por uma proposta: falar em público, ter o dom da oratória. Um objetivo e uma ação. Precisamos ter em mente essas duas palavras, pois falar bem em público só será possível quando definirmos esse objetivo e traçarmos ações. Os alunos que aqui estão tiveram a oportunidade de prestigiar essa aula com um mestre na arte de falar. Essa noite teve o propósito de inspirar para saírem daqui com um objetivo”, expôs Chiarani da Silva.

Foto: Bruna Santos/Divulgação | Fonte: Assessoria
27/08/2025 0 Comentários 244 Visualizações
Cidades

São José do Hortêncio participa de oficina sobre assistência social em desastres

Por Jonathan da Silva 24/07/2025
Por Jonathan da Silva

Representantes do município de São José do Hortêncio participaram nos dias 21 e 22 de julho da “Oficina Suas – Cenários de Desastres”, realizada em São Sebastião do Caí. O encontro teve como objetivo prestar assessoria técnica para a construção do Protocolo de Atuação da Assistência Social em situações de desastres, com foco no fortalecimento da capacidade de resposta dos municípios frente a emergências.

A atividade foi promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado do Rio Grande do Sul (Sedes), em parceria com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), reunindo profissionais da área social de diversos municípios da região.

Participação de Hortêncio

O município de São José do Hortêncio foi representado pela assistente social do Cras Novo Horizonte, Marjorie Alana Huve, pela psicóloga do Cras, Diana Flores Vogt, e pelo coordenador da Defesa Civil, Diogo Ricaldi.

Segundo os organizadores, o foco da oficina foi contribuir para que as equipes municipais estejam preparadas para atender famílias em situação de vulnerabilidade agravada por eventos climáticos e desastres naturais, com base nos princípios do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
24/07/2025 0 Comentários 292 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 307 | Jun 2026

Entrevista | Eduardo Ogawa mostra que a IA precisa de aplicação estratégica para gerar resultado

Pets | Medicação promete aumentar expectativa de vida dos cães em até um ano

Gastronomia | Grupo Gastromundi: um ecossistema gastronômico em Novo Hamburgo

Cultura | Nova Petrópolis lança o 53º Festival Internacional do Folclore

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO