Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

Núcleo de Orquestras Jovens de Novo Hamburgo

Cultura

Doações via Imposto de Renda fortalecem Núcleo de Orquestras Jovens de Novo Hamburgo

Por Jonathan da Silva 12/05/2026
Por Jonathan da Silva

O Núcleo de Orquestras Jovens de Novo Hamburgo (NOJ), mantido pelo Instituto Arlindo Ruggeri (IAR), está apto a receber doações por meio do Imposto de Renda para financiar aulas gratuitas de música destinadas a crianças e adolescentes da rede pública de ensino. O projeto atende mais de 400 estudantes e pode receber os recursos direcionados ao Conselho da Criança e do Adolescente, mecanismo que permite a destinação de até 3% do imposto devido.

Os detalhes sobre o processo de doação estão disponíveis no site do Instituto Arlindo Ruggeri.

Transformando vidas

O diretor-geral do Núcleo de Orquestras Jovens, Gustavo Müller, destaca a importância do apoio da comunidade para a continuidade das atividades. “Esse é um projeto que transforma vidas e que só existe com o apoio da comunidade. Cada doação representa mais oportunidades para os nossos alunos e para o futuro da música na cidade”, afirma Müller.

Projetos aprovados para captação

Além das contribuições feitas por pessoas físicas, o Instituto Arlindo Ruggeri também possui projetos aprovados para captação de recursos por meio de leis de incentivo fiscal voltadas às empresas.

Entre as iniciativas aptas a receber investimentos estão o Festival Internacional de Música de Novo Hamburgo (FeMusiK), os Núcleos de Orquestras Jovens (NOJ) e a Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo (OSNH).

Empresas tributadas pelo lucro real podem destinar parte do Imposto de Renda devido aos projetos culturais sem custo adicional. A proposta busca ampliar o investimento privado em iniciativas culturais com impacto social e artístico.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
12/05/2026 0 Comentários 114 Visualizações
Cultura

Jovem de Novo Hamburgo é selecionado para orquestra do Theatro São Pedro

Por Jonathan da Silva 05/07/2025
Por Jonathan da Silva

O estudante Mikael Machado, de 18 anos, foi selecionado para integrar a Orquestra Jovem do Theatro São Pedro, de Porto Alegre. O jovem aprendeu a tocar viola no Núcleo de Orquestras Jovens de Novo Hamburgo, projeto que atende estudantes da rede pública e é liderado pelo Instituto Arlindo Ruggeri.

Mikael começou a estudar música há dois anos, no polo da Escola Estadual 25 de Julho. Antes disso, não tinha contato com a viola ou com repertório de música clássica. Após um ano, foi encaminhado ao núcleo avançado da iniciativa. “Fiquei muito feliz com a notícia. Para mim é a prova do meu esforço e dedicação e também do sucesso do projeto”, destacou o estudante.

O contato com a viola se tornou um caminho profissional para Mikael, que afirma sonhar em cursar a faculdade de música na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). “O papel do projeto foi oportunizar o estudo da música, as experiências, lugares e pessoas que conhecemos. E com certeza quem marcou esse caminho foram os professores, coordenadores. Mesmo não tendo aulas com todos, pude conversar e aprender com eles”, ressaltou o jovem.

O que é o Núcleo de Orquestras Jovens de Novo Hamburgo

O Núcleo de Orquestras Jovens de Novo Hamburgo funciona em 27 pontos na cidade, oferecendo aulas de violino, saxofone, viola, flauta e outros instrumentos. Os estudantes recebem o instrumento por empréstimo, podendo levá-lo para casa. A cada ano, parte dos participantes passa para núcleos avançados, que atendem aqueles com maior progresso no aprendizado.

Realizada em parceria com a Secretaria de Educação e com recursos da Lei Rouanet, a iniciativa promove apresentações periódicas. “Nossa busca é por formar cidadãos melhores através da música, mas sabemos que alguns dos nossos alunos têm o potencial de se tornarem músicos profissionais”, afirmou o diretor geral do projeto, Gustavo Müller.

Foto: Amanda Ferreira/IAR/Divulgação | Fonte: Assessoria
05/07/2025 0 Comentários 380 Visualizações
Cultura

Aula inaugural do Núcleo de Orquestras Jovens de Novo Hamburgo acontece no Teatro Feevale

Por Jonathan da Silva 12/04/2024
Por Jonathan da Silva

A aula inaugural do Núcleo de Orquestras Jovens de Novo Hamburgo na temporada de 2024 acontecerá no Teatro Feevale no dia 23 de abril, às 19h30min. O núcleo soma seis anos de existência e 25 polos ativos na cidade.

Durante o encontro, a Polo Avançado do projeto se apresentará gratuitamente para os convidados. O evento aberto foi planejado para receber os integrantes do Núcleo, familiares, patrocinadores, apoiadores e demais autoridades envolvidas na construção do programa. Os interessados devem realizar a reserva de ingressos no site do Teatro Feevale.

Para o secretário da Cultura de Novo Hamburgo, Ralfe Cardoso, o momento é de celebração e inspiração para os integrantes do projeto. “Essa aula marca o novo ciclo de uma iniciativa que demonstra, ano após ano, seu sucesso por meio do ensino da arte e da democratização do acesso à cultura na cidade”, afirma. Nesse ano, são 625 vagas para jovens de 9 a 25 anos. “A apresentação da turma avançada vai incentivar a gurizada do Núcleo de Orquestras Jovens, criando possibilidades e perspectivas para os alunos e as alunas, além de continuar a revelar talentos locais”, completa Cardoso.

O projeto

O Núcleo de Orquestras Jovens de Novo Hamburgo é um projeto da Secretaria da Cultura e da Secretaria de Educação do município, que tem o objetivo de colocar a cidade entre as principais promotoras de educação musical da América Latina. Nascido em setembro de 2018, o programa conta com a parceria do Instituto Arlindo Ruggeri, oferecendo aos estudantes de escolas do município aulas de instrumento, teoria, percepção musical e prática de conjunto coletivo. O projeto é implantar as atividades em 54 locais, entre escolas do município e espaços públicos, que receberão instrumentos (divididos entre violinos, violas, violoncelos e contrabaixos) para as aulas práticas.

Polo Avançado

O Polo Avançado tem a finalidade de aperfeiçoar a técnica de integrantes do projeto, que foram selecionados por meio de audições realizadas dentro dos diversos núcleos municipais que compõem o Núcleo de Orquestras Jovens. Nele, os estudantes têm um segundo momento, além dos encontros semanais, de estudo e prática para desenvolverem seus talentos.

Serviço

O quê: Aula inaugural do Núcleo de Orquestras Jovens de Novo Hamburgo
Quando: 23 de abril, terça-feira, às 19h30min
Onde: Teatro Feevale (ERS-239, 2755 – Câmpus II da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo)
Ingressos: gratuitos, em teatrofeevale.com.br
Classificação: Livre

Foto: Davi R. Borges/Divulgação | Fonte: Assessoria
12/04/2024 0 Comentários 517 Visualizações
Cultura

Uma orquestra com 264 jovens sobe ao palco no Natal dos Sinos

Por Marina Klein Telles 13/12/2023
Por Marina Klein Telles

Ao som de violinos, violas, violoncelos e contrabaixos, a Praça do Imigrante em Novo Hamburgo será palco do maior espetáculo simultâneo de jovens instrumentistas do Sul do País. O Núcleo de Orquestras Jovens de Novo Hamburgo vai reunir seus 264 jovens participantes no palco da praça no próximo sábado, dia 16, para encantar o público do Natal dos Sinos. “Este projeto está revelando muitos talentos e transformando a vida de jovens e suas famílias em nossa cidade. É emocionante ver a alegria desta gurizada com os instrumentos clássicos”, destaca a prefeita Fátima Daudt.

Nos dois primeiros fins de semana de programação, houve apresentações de quatro polos do Núcleo. A apresentação que ocorre no próximo fim de semana terá a participação de todos os integrantes. “Pela experiência que tivemos nos concertos anteriores, temos certeza que será emocionante”, completa o secretário de Cultura, Ralfe Cardoso.

No Concerto Especial, os musicistas vão tocar canções natalinas e outras melodias em mais de uma hora de apresentação. A atividade se inicia às 18 horas, e a comunidade está convidada a levar sua cadeira, seu chimarrão e assistir gratuitamente. O Natal dos Sinos é uma realização da Câmara de Dirigentes Lojistas, Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria da Cultura, e Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. E conta com patrocínio da Sicredi Pioneira e da Calçados Beira Rio.

Sobre o Núcleo de Orquestras Jovens

O Núcleo de Orquestras Jovens de Novo Hamburgo é um programa das secretarias municipais da Cultura e da Educação, que pretende colocar a cidade entre as principais iniciativas de educação musical da América Latina. Nascido em setembro de 2018, o programa conta com a parceria do Instituto Arlindo Ruggeri, oferecendo aos alunos de escolas municipais, aulas de instrumento, teoria, percepção musical e prática de conjunto coletivo.

Atualmente, a iniciativa contempla 264 jovens de escolas das redes municipal, estadual e particular da cidade. Durante a participação, eles recebem o instrumento, a apostila e a estante de partitura, que podem levar para casa para os ensaios. Ao todo, são 15 polos de atividades, que contemplam faixas etárias e aulas diferentes. Os matriculados têm duas aulas semanais: uma de instrumento e outra de teoria musical/prática de conjunto.

Até o fim de 2024, o objetivo é ampliar o programa, alcançando 1.350 estudantes. Todos os instrumentos já foram adquiridos com recursos captados junto ao Ministério da Educação, em 2018. O Núcleo de Orquestras Jovens conta com financiamento da Prefeitura de Novo Hamburgo e da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
13/12/2023 0 Comentários 538 Visualizações

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 5

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO