Mais vistas
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

natureza

Variedades

Mulheres em destaque na preservação da biodiversidade do Brasil

Por Jonathan da Silva 08/03/2024
Por Jonathan da Silva

A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza conta com 2.271 mulheres nas equipes dos mais de 1,6 mil projetos que apoia. Delas, 665 (28%) atuam como líderes das iniciativas. A presença feminina é destacada pela entidade em um meio de predominância masculina ao longo da história.

No mês em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, as trajetórias dessas mulheres se destacam à frente de pesquisas, iniciativas de conservação da natureza, inovação e negócios de impacto socioambiental positivo. Cada uma à sua maneira encontrou na relação com a natureza a inspiração e o incentivo para novas ideias. Passaram a atuar como instrumento de transformação e busca por soluções em prol do meio ambiente. Com as atividades que desenvolvem, colaboram ainda, direta ou indiretamente, com o desenvolvimento econômico e social nas regiões onde atuam.

A diretora executiva da Fundação Grupo Boticário, engenheira florestal e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN), Malu Nunes, fala sobre a presença feminina em um meio historicamente dominado por homens. “Em um meio com predominância masculina, muitas mulheres têm encontrado espaço e trilhado trajetórias brilhantes e inspiradoras. São ambientalistas e cientistas notáveis, além de grandes defensoras do meio ambiente. Todas com relevantes contribuições para a conservação da natureza em suas respectivas áreas de atuação. O caminho para a igualdade de oportunidades é longo, mas estamos na direção certa”, aponta.

Mulheres em defesa do meio ambiente

Malu Nunes, diretora-executiva da Fundação Grupo Boticário e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN)

Formada em Engenharia Florestal e especialista em Manejo de Áreas Protegidas, Malu Nunes tem dedicado a vida e a carreira à temática da conservação da natureza. O contato com a natureza durante a infância foi determinante para a escolha da profissão e da causa ambientalista. No início da profissão, Malu se deparou com um mercado de trabalho predominantemente masculino e com poucas oportunidades para mulheres. Ainda assim, não desistiu do sonho de abraçar a causa ambiental como objetivo maior. Na Fundação Grupo Boticário desde 1991, Malu Nunes é diretora-executiva da instituição. Foi responsável pela Sustentabilidade do Grupo Boticário entre 2008 e 2019 e também diretora-executiva do Instituto Grupo Boticário.

Neiva Guedes, membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN), presidente do Instituto Arara Azul, doutora em Biologia e professora da pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional na Universidade Anhanguera-Uniderp

Neiva trabalha há 34 anos para salvar a arara-azul. A espécie, que já esteve ameaçada de extinção, saiu da lista de animais em perigo graças aos resultados das pesquisas realizadas por ela e sua equipe. As principais ações de pesquisa ocorrem no Pantanal, onde está localizada a maior parte da população de araras-azuis no Brasil. São diversos os prêmios e condecorações conquistados pela bióloga ao longo dos anos, como o Prêmio Pieter Oyens, da WWF; o Grand Master of the Order of the Golden Ark; e o Prêmio Ambiental Von Martius.

Maria Fernanda Bastos, engenheira civil e mestre em recursos hídricos, sócia-fundadora do negócio de impacto socioambiental Redinha

Baseado na economia circular, o negócio criado por Maria Fernanda contribui para a despoluição da Baía de Guanabara, em Niterói-RJ, e impulsiona a geração de renda para artesãs e pescadores. A Redinha produz bolsas a partir de redes de pesca que seriam descartadas, ajudando a reduzir a poluição de plástico nos oceanos. A proposta surgiu do incômodo com o lixo na região. Originalmente, as “redinhas” foram criadas para substituir as sacolas de uso único dos hortifrutis, mas logo ganharam outras funções e novos modelos. A capacitação das artesãs que produzem as bolsas é outra vertente do trabalho, já que as profissionais menos experientes recebem treinamento gratuito. A iniciativa foi premiada, em 2021, no programa de aceleração Natureza Empreendedora, realizado pela Fundação Grupo Boticário.

Paula Rascão, turismóloga, CEO e fundadora da plataforma eTrilhas

Paula Rascão aproveitou sua ligação com a natureza para empreender no ecoturismo. Tudo começou com a produção de conteúdo audiovisual para divulgar trilhas do Rio de Janeiro, em parceria com um amigo. O projeto evoluiu até se tornar uma empresa focada em promover as trilhas ecológicas de todo país. A plataforma eTrilhas promove o turismo responsável em áreas naturais e o desenvolvimento regional, a partir da conexão entre turistas, guias turísticos, gestores de unidades de conservação e prestadores de serviços, com o objetivo de impulsionar a visitação em áreas naturais. Também gera visibilidade para serviços e produtos oferecidos pela comunidade local, contribuindo com o desenvolvimento no entorno dos atrativos turísticos, além de auxiliar gestores com dados estatísticos e fornecer ferramentas de gestão e comunicação com os usuários. Desde 2022, o eTrilhas é o aplicativo oficial da Rede Brasileira de Trilhas. A plataforma está em constante desenvolvimento e, recentemente, lançou novas funcionalidades como a navegação offline e o passaporte digital. O negócio foi um dos selecionados, em 2020, pela iniciativa Teia de Soluções, para receber apoio financeiro da Fundação Grupo Boticário.

Foto: Drazen Zigic/Freepik/Divulgação | Fonte: Assessoria
08/03/2024 0 Comentários 591 Visualizações
Cidades

Com lei, Gramado lança Programa de Conscientização e Redução do Plástico

Por Jonathan da Silva 01/03/2024
Por Jonathan da Silva

Já está em vigor em Gramado a Lei Municipal nº 3.808/2020, que visa reduzir o impacto ambiental do plástico e incentivar o consumo consciente através da proibição da distribuição de sacolas plásticas gratuitas aos consumidores. A lei foi sancionada em 2020 e passou por duas alterações, que ampliaram a proibição para as sacolas biodegradáveis e estabeleceram um prazo de adequação para os comerciantes. Como forma de orientar e sensibilizar a população e os empreendedores sobre a importância da medida, a Secretaria do Meio Ambiente do município desenvolveu um material informativo sobre a lei, o Programa Municipal de Conscientização e Redução do Plástico.

A lei tem como objetivo promover uma mudança de hábito na sociedade e estimular o uso de sacolas reutilizáveis, confeccionadas com material resistente e durável, já que o plástico é um dos principais poluentes do meio ambiente e a diminuição do seu uso contribui para a preservação dos recursos naturais e da biodiversidade. A adoção do hábito de carregar sua própria sacola é uma atitude sustentável que ajuda a economizar os recursos naturais e impacta na qualidade de vida das pessoas.

A lei também instituiu o Programa Municipal de Conscientização e Redução do Plástico, que prevê o controle e restrição quanto à distribuição gratuita de sacolas plásticas em todos os estabelecimentos comerciais no município de Gramado. O programa pode ser acessado em Programa Redução de Plástico.

Fotos: Divulgação | Fonte: Assessoria
01/03/2024 0 Comentários 714 Visualizações
Cidades

Nova Petrópolis oferece roteiro para quem busca tranquilidade no Carnaval

Por Jonathan da Silva 06/02/2024
Por Jonathan da Silva

Gaúchos que procuram fugir da folia no Carnaval têm a oportunidade perfeita para escapar da agitação e explorar as belezas de Nova Petrópolis, um destino que harmoniza tradição e natureza. Durante o período da folia, a cidade da serra gaúcha oferece uma experiência única para aqueles que desejam aproveitar a festividade de maneira mais serena. O roteiro abrange uma variedade de opções pensadas tanto para curtir em família quanto para passeios a dois.

Com suas paisagens, o município oferece oportunidades para caminhadas contemplativas em trilhas cercadas pela natureza local, em parques e jardins bem cuidados. Destaque para o Labirinto Verde, um cenário encantador que oferece não apenas beleza, mas também uma experiência lúdica para todas as idades.

Para os aventureiros, destacam-se as trilhas da paisagem montanhosa de Nova Petrópolis. Descubra mirantes espetaculares e respire ar puro enquanto percorre caminhos que revelam a magnífica biodiversidade local. O Morro Malakoff é uma destas opções, com trajeto que pode ser realizado a pé, de bicicleta ou carro.

Além disso, os parques oferecem uma imersão cultural nas origens germânicas do Jardim da Serra Gaúcha, como o Parque Aldeia do Imigrante, Esculturas Parque Pedras do Silêncio, bem como Ninho das Águias com um belo espaço de contemplação do alto da região serrana e do Vale do Caí.

Para repor as energias ao longo ou após o roteiro de visitação, os turistas também encontram opções variadas em gastronomia local como o restaurante Torquês, que une cultura e gastronomia. Para um café da tarde tipicamente alemão, a Petrópolis Boulangerie oferece opções de padaria e confeitaria, incluindo a famosa iguaria alemã, a cuca.

Há ainda as tradicionais cervejarias artesanais. Nova Petrópolis é lar de diversas, como Edelbrau, Traum e La Birra que além dos seus produtos, proporcionam experiências, inclusive sensoriais, atraindo públicos que vão além do cervejeiro.

Ao escolher Nova Petrópolis, os visitantes têm a oportunidade de explorar e se maravilhar com os tesouros naturais e atrativos que tornam esta cidade um destino completo para quem busca uma experiência única em meio à beleza natural.

Fotos: Divulgação | Fonte: Assessoria
06/02/2024 0 Comentários 853 Visualizações
Cidades

Extremosas transformam Dois Irmãos em jardim vibrante

Por Jonathan da Silva 31/01/2024
Por Jonathan da Silva

O calor do verão trouxe um espetáculo de cores para Dois Irmãos, as Extremosas (Lagerstroemia indica), que se espalham por diversos pontos da cidade. Nestes dias ensolarados, as árvores se tornam verdadeiras artistas, pintando a paisagem urbana com sua floração exuberante.

Originárias da Índia, as Extremosas desabrocham em um festival de flores coloridas, adornando parques, jardins e ruas. Sua presença não apenas embeleza, mas também destaca-se como uma escolha ideal para a ornamentação, graças à sua intensa floração, perfeita para criar ambientes paisagísticos encantadores.

Enquanto no outono as árvores passaram por uma metamorfose, perdendo suas folhas, agora, no verão, elas passam por um renascimento colorido.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
31/01/2024 0 Comentários 483 Visualizações
Variedades

Viva o RS vai mapear o turismo de gastronomia e natureza no Rio Grande do Sul

Por Marina Klein Telles 01/11/2023
Por Marina Klein Telles

O Viva o RS foi criado há três anos com o objetivo de explorar e promover o turismo no Rio Grande do Sul, apresentando experiências para fugir do óbvio e locais ainda pouco conhecidos pelo público. E na nova versão a ênfase é compartilhar lugares, experiências e conteúdos relacionados à gastronomia local e às maravilhas naturais que o Rio Grande do Sul oferece.

Nessa nova fase os estabelecimentos com melhor desempenho nas últimas edições e que tiverem conexão direta com as temáticas serão convidados para integrarem o conteúdo do Viva o RS além é claro de um canal direto de cadastro para possíveis interessados que ainda não fizeram parte anteriormente e podem entrar nesta edição.

O Viva também está apresentando estratégias de vendas para os parceiros que não possuem ferramentas de vendas e e-commerce. A criação de conexões diretas com os principais players que atuam na venda de hospedagem, transporte e reservas visa simplificar tanto a vida dos turistas quanto a dos nossos parceiros.

“O Viva o RS é uma plataforma completa com conteúdo, dicas e experiências selecionadas. Além disso, é um potente canal para acelerar vendas das empresas para os consumidores finais. Todos ganham, o turismo do RS, sendo apresentado com qualidade e de acordo com o mapa de comportamento, e as empresas participantes, que ganham um canal de vendas C2C com o apoio do Sebrae e que participam, também, de uma jornada qualificação constante, onde o turista tem acesso a conteúdo com curadoria do turismo fora do óbvio do RS”. explica Amanda Paim, Especialista de Competitividade Setorial do Sebrae RS.

A parceria dessa nova edição é uma correalização Wine Locals e Sebrae RS, onde em conjunto irão desbravar os melhores conteúdos de cada região e temática, juntamente com influenciadores que serão selecionados como embaixadores da marca.

No primeiro ano do Viva o RS, devido a pandemia, seu público foi principalmente o gaúcho que buscava novas experiências e escapadas (viagens curtas, de final de semana) dentro do Rio Grande do Sul. Em 2022 a Viva chegou a sua terceira edição, com apoio do Sebrae RS e Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul, em um formato de feira virtual de turismo.

Durante esse período, mais de 500 experiências foram divulgadas (150 nas duas primeiras edições e mais de 300 na última), gerando mais de 20 mil intenções de compra junto aos parceiros que participaram do projeto. O time estratégico viajou por várias regiões do estado apresentando o Mapa de Comportamento do Turista Gaúcho e realizou 11 workshops para uma melhor compreensão do comportamento do consumidor local e de potenciais turistas do Brasil e do mundo.

Essa pesquisa possibilitou a identificação das principais áreas do turismo que se destacam no estado: a gastronomia e a natureza. Assim lançamos essa nova fase, focada em apresentar o estado do Rio Grande do Sul em formato de Guias de turismo gastronômico e natureza, trazendo a peculiaridade, personas e comportamentos buscados por esses dois públicos potencial do estado.

O intuito do Viva o RS é que a marca seja reconhecida como principal fonte de informação e guia para futuras viagens dos turistas regionais, nacionais e internacionais que busquem conhecer o que melhor o Rio Grande do Sul tem para oferecer na gastronomia e na natureza.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
01/11/2023 0 Comentários 700 Visualizações
Cidades

Novo Parcão começa a tomar forma com avanço da obra em Campo Bom

Por Marina Klein Telles 12/05/2023
Por Marina Klein Telles

Quem passa pela Avenida dos Estados, no encontro com a Avenida Brasil, já percebe o avanço no trabalho realizado pelos maquinários na área que, em poucos meses, vai abrigar o Novo Parcão de Campo Bom. Vão ser 17,5 mil m² de puro lazer e diversão, com locais especiais para rodas de chimarrão, tabuleiros de xadrez gigantes e chafariz.

O prefeito Luciano Orsi comenta que “antes, esse local era apenas um espaço vazio, utilizado para descarte irregular de lixo. Agora, é mais um dos grandes investimentos em obras que estamos realizando em todas as áreas pela cidade desde que assumimos. Além de trazer mais beleza para essa região, o Novo Parcão vai aumentar as opções de lazer e de atividades esportivas disponíveis para os campo-bonenses, como tênis, padel e futebol”.

Além destas opções, haverá vários bancos para que as famílias e amigos possam se reunir para tomar um chimarrão, com um estoque de água quente garantido pelo chimarródromo, já incluso no projeto. As crianças também foram lembradas no projeto, as quais vão poder se divertir em um playground infantil.

Responsável pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, o secretário Henrique Scholz destaca a representatividade que o município já possui. “Campo Bom já é muito conhecido por seus parques e praças. O Novo Parcão vai aumentar as opções de entretenimento da comunidade local e dos visitantes de toda a região que buscam locais agradáveis e com boa estrutura”.

Fotos: Lucas Unser/divulgação | Fonte: Assessoria
12/05/2023 0 Comentários 691 Visualizações
Business

Recanto Tropical: Inovação tecnológica no paisagismo

Por Marina Klein Telles 04/05/2023
Por Marina Klein Telles

Assim como a natureza é regida por ciclos, a Recanto Tropical também está em fase de renovação, para consolidar seu já prestigiado conceito no segmento que concilia paisagismo com arte. O novo momento da empresa integra um aconchegante showroom com ambientes cuidadosamente pensados e preparados para que o cliente vivencie uma singular experiência de paisagismo, onde a natureza encontra o design, proporcionando momentos de bem-estar e bem-viver.

A diretora Bianca Bauer salienta a importância desta nova fase, na qual a empresa passa a focar em plantas de grande porte, com um acervo vivo próprio. Além disso, o rebranding e a nova identidade visual também marcam esta nova etapa – desenvolvidos pela BVZ Agência – assim como o manifesto, que exalta a natureza em conexão com a arte, a beleza viva e autêntica de cada detalhe que traduz uma verdadeira experiência sensorial.

A Recanto Tropical executa projetos de renomados arquitetos e designers, bem como possui uma staff especializada no suporte das obras, desde sua concepção até o acompanhamento personalizado na entrega. Fazem parte do portfólio da Recanto Tropical, projetos executados em empresas, sítios, parques, praças, residências e condomínios, tanto na região metropolitana, quanto no litoral e na serra gaúcha.

Um dos diferenciais da Recanto é dispor de um acervo vivo próprio, com diversidade de estoque, além de plantas de grande porte – nativas e exóticas, originárias de diversas regiões do Brasil e do exterior, assim como de uma coleção de vasos vietnamitas (importados do Vietnã) e de pedras decorativas (procedentes das falésias do Nordeste).

“Ao longo destes 22 anos, formamos uma rede de parceiros e fornecedores que trabalham com produtos de alta qualidade e tecnologia, origem e procedência idôneos e regras de conduta e procedimentos similares aos nossos valores éticos”, salienta Bianca. Além disso, a busca por atualizações é constante. Toda a equipe está em contínuo aperfeiçoamento, através de cursos, feiras e eventos pertinentes à área de atuação, tanto na gestão quanto no desenvolvimento de produtos e pessoas.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
04/05/2023 0 Comentários 731 Visualizações
Cidades

Cemeam de Sapiranga agora conta com trilha de acessibilidade em meio à natureza

Por Stephany Foscarini 10/05/2022
Por Stephany Foscarini

Iniciativa pioneira na região, o Centro Municipal de Estudos Ambientais (Cemeam) de Sapiranga, fez a construção de uma trilha de acessibilidade em meio à natureza. Visando facilitar as visitas de campo das pessoas com dificuldades de mobilidade, a trilha foi oficialmente inaugurada na última sexta-feira (6), pelos estudantes do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Rubaldo Emílio Saenger, que acompanhados da prefeita Carina Nath, e da secretária Municipal de Educação, Cláudia Kichler, desfrutaram da experiência da inserção em um ambiente de preservação.

Na educação ambiental, para que uma pessoa preserve um bem natural é necessário que ela conheça, se sensibilize e entenda a importância dele. Por isso, o Cemeam planejou esta trilha de acessibilidade, que permitirá a todas as pessoas, com ou sem deficiências físicas, o acesso ao ambiente natural”.

A construção da trilha de acessibilidade, que liga o portão de acesso do Centro ao arroio presente no local, faz parte das metas a serem cumpridas pelo Centro Ambiental, que participa da elaboração e execução do Projeto VerdeSinos – Etapa 4, com o financiamento do Fundo VerdeSinos, e em parceria com o Comitesinos. Trata-se de um caminho de 135 metros, construído com bloquetos de concreto e que permite o acesso seguro de cadeirantes. “Na educação ambiental, para que uma pessoa preserve um bem natural é necessário que ela conheça, se sensibilize e entenda a importância dele. Por isso, o Cemeam planejou esta trilha de acessibilidade, que permitirá a todas as pessoas, com ou sem deficiências físicas, o acesso ao ambiente natural”, destaca a diretora do Cemeam, Fabiana Haubert, que lembra que as visitações ao Cemeam acontecem com o objetivo de sensibilizar quanto à conservação e preservação do Meio Ambiente.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
10/05/2022 0 Comentários 721 Visualizações
Variedades

Sesc/RS amplia projeto Partiu Natureza em 2022

Por Ester Ellwanger 26/01/2022
Por Ester Ellwanger

Proporcionar o contato com a natureza, a atividade física e a integração entre pessoas que gostam de estar ao ar livre é a proposta do projeto Partiu Natureza do Sesc/RS. Em 2021, foram realizados cerca de 40 passeios e, para 2022, a proposta é ampliar para mais de 100 ações com saídas a partir de 24 cidades gaúchas.

Em geral, as atividades incluem caminhadas por trilhas e estradas rurais, visitas a cachoeiras e atrações locais. O projeto também busca valorizar a vocação das regiões onde é realizado com uma programação que contemple a cultura, a gastronomia e a tradição. Por ser uma atividade ao ar livre que pode ser praticada com distanciamento, o projeto foi uma das primeiras ações presenciais a serem retomadas pelo Sesc/RS em 2021.

Devido à aceitação do público, foram realizadas versões adaptadas às crianças, em Montenegro, e passeios de bicicleta em várias cidades. Novas ações já estão sendo planejadas para os próximos meses, como atividades de canoagem. É possível acompanhar a programação do Partiu Natureza e efetuar inscrições pelo site do Sesc/RS.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
26/01/2022 0 Comentários 737 Visualizações
Moda e beleza

A natureza é a grande protagonista na nova campanha da Modare Ultraconforto

Por Stephany Foscarini 04/12/2021
Por Stephany Foscarini

A nova campanha da Modare Ultraconforto tem como mote uma vida mais natural, em sintonia com os novos hábitos adotados pelas mulheres e por um consumo mais consciente. E tem ainda como inspiração o Caring Economy (economia do cuidado) – conceito em que a atividade de cuidar do planeta e das pessoas, incluindo o autocuidado, assumiu papel relevante na sociedade, ocupando posição fundamental para o bem-estar.

Composta de fotos e do fashion film, a nova produção mostra um reset no lifestyle e privilegia maior qualidade de vida, com a inclusão de rotinas mais saudáveis, representadas por novos meios de locomoção, como a bicicleta. A marca destacou ainda a presença das flores, símbolo de bem-estar e de exuberância em formato de cores, formas e perfumes, ativando nossos sentidos. Com beleza única, elas têm significado de harmonia, amor, amizade e outros, além de deixarem o ambiente mais aconchegante.

Toda a atmosfera positiva e natural é representada ainda na campanha por momentos como uma caminhada em um dia ensolarado e o vento batendo no rosto. Um incrível e intenso universo de sensações, proporcionadas diariamente também pela sensorialidade da Modare Ultraconforto, aplicada por meio das tecnologias de conforto em palmilhas especiais e detalhes macios nos solados e cabedais.

Alinhado com todo esse mood, o styling foi marcado por sofisticação e conforto, na presença de itens como macacão, breezy dresses e blusas com manga bufante. E na composição, lançamentos que estão em evidência na temporada – slides, tênis, coturnos, ankle boots, bolsas, anabelas, flats, scarpins – na companhia de detalhes puffer, texturas naturais, pedrarias e elásticos.

A novidade da marca coincide com a certificação diamante do Selo de Origem Sustentável que a Calçados Beira Rio, fabricante da Modare Ultraconforto, recebeu em 2021. A empresa, que já tem uma série de medidas ecoresponsáveis, vem adotando diversas outras ações, como tornar toda sua cadeia de fornecedores sustentáveis até 2025, além de investimento em energia limpa, para uso próprio, concebida por sistema de pirólise e alimentada com resíduos gerados na produção dos calçados.

Foto: Eduardo Carneiro/Divulgação | Fonte: Assessoria
04/12/2021 0 Comentários 750 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 2

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 5

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO