A Secretaria do Meio Ambiente (SMMA) de Gramado realizou a primeira atividade do Projeto Aves no Parque, iniciativa que integra o Programa Aves de Gramado, na manhã do domingo (21). A ação ocorreu no Parque Municipal dos Pinheiros e reuniu interessados em conhecer e observar a biodiversidade local. Lançado durante a programação da 22ª Semana do Meio Ambiente, o programa tem como objetivo aproximar a comunidade da fauna do município e incentivar a valorização e a conservação das espécies nativas por meio de atividades que terão continuidade ao longo do ano.
Nesta edição de estreia, 13 participantes acompanharam a atividade guiada por técnicas da Secretaria do Meio Ambiente. Antes da saída a campo, o grupo recebeu orientações teóricas sobre a história do Parque Municipal dos Pinheiros, os diferentes usos do espaço, a importância da observação de aves e dicas práticas para a realização da atividade.
A proposta do projeto é estimular a educação ambiental por meio da experiência direta com a natureza, promovendo o conhecimento sobre a diversidade de espécies presentes no município.
Mais de 30 espécies registradas
Durante a observação, os participantes registraram mais de 30 espécies de aves distribuídas entre ambientes florestais, aquáticos e áreas abertas existentes no parque.
Entre os destaques da atividade estiveram registros do papagaio-do-peito-roxo, do inhambuguaçu e do tangará, espécies que utilizam o Parque dos Pinheiros como área de abrigo e alimentação.
Programa terá continuidade
De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, o Projeto Aves no Parque representa o início das ações do Programa Aves de Gramado, que seguirá com novas atividades ao longo do ano.

