Os grupos de Prática de Orquestra do Núcleo de Orquestras Jovens de Novo Hamburgo se apresentarão pela primeira vez em um concerto aberto ao público neste sábado, 27 de junho. O espetáculo acontecerá às 19h, no Teatro Paschoal Carlos Magno, com entrada gratuita. A apresentação marcará o encerramento de um ciclo de atividades desenvolvidas ao longo do semestre e permitirá que familiares, amigos e a comunidade acompanhem o trabalho realizado pelos jovens músicos.
No palco, os alunos apresentarão parte do repertório trabalhado durante os ensaios e atividades promovidos pelo Núcleo de Orquestras Jovens. O concerto contará com estudantes que já concluíram as etapas iniciais de aprendizado e passaram a integrar os grupos de Prática de Orquestra, voltados à experiência do fazer musical coletivo.
O que é o Núcleo de Orquestras Jovens
O Núcleo de Orquestras Jovens de Novo Hamburgo oferece formação musical gratuita para crianças e adolescentes da rede pública de ensino. Atualmente, o projeto atende mais de 400 estudantes distribuídos em dezenas de polos localizados em diferentes regiões do município.
Além do ensino musical, a iniciativa utiliza a música como instrumento de educação, desenvolvimento pessoal e inclusão social. O concerto também busca aproximar a comunidade da produção musical desenvolvida pelos participantes do projeto.
Experiência de palco
De acordo com o diretor-geral do Núcleo de Orquestras Jovens de Novo Hamburgo, Gustavo Müller, a apresentação representa uma etapa importante no processo de formação dos estudantes. “Cada apresentação é uma conquista para os alunos. O palco permite que eles compartilhem com a comunidade tudo aquilo que vêm construindo nos ensaios, desenvolvendo não apenas habilidades musicais, mas também disciplina, convivência e confiança”, destaca Müller.
Comunidade poderá acompanhar apresentação
Com entrada franca, o concerto será aberto à participação da comunidade. Familiares, amigos e demais interessados poderão conhecer o trabalho desenvolvido pelos alunos ao longo dos últimos meses.
Serviço
- O quê: Concerto Práticas de Orquestra – Núcleo de Orquestras Jovens de Novo Hamburgo
- Quando: Sábado, 27 de junho, às 19h
- Onde: Teatro Paschoal Carlos Magno (Rua Engenheiro Ignácio Christiano Plangg, 66, no Centro de Novo Hamburgo)
- Quanto: Entrada gratuita

