Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

Litoral Norte

Cidades

Municípios do Litoral Norte devem acompanhar decreto estadual sobre uso de máscaras ao ar livre

Por Stephany Foscarini 17/03/2022
Por Stephany Foscarini

A Associação dos Municípios do Litoral Norte – Amlinorte, em reunião virtual realizada na terça-feira (15), decidiu por unanimidade desobrigar o uso de máscaras em ambientes abertos, acompanhando a decisão do Gabinete de Crise do Governo do Estado. A decisão acolhe nota técnica do Comitê Científico e do Centro de Operações Emergenciais de Saúde (COE) estadual, que defendeu a desobrigação da máscara em espaços abertos onde haja possibilidade de distanciamento.

Também se baseia nos indicadores epidemiológicos atuais de redução de internações e a progressão da vacinação no Estado. “No litoral Norte estamos bem avançados na vacinação, com vários municípios realizando mutirão e ações de busca ativa para vacinados”, defendeu o presidente da Amlinorte, prefeito Affonso Flávio Angst (Bolão), de Arroio do Sal. A medida entrará em vigor assim que houver a publicação do decreto estadual que prevê a mudança da norma, liberando o uso de máscaras em ambientes abertos.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
17/03/2022 0 Comentários 651 Visualizações
Cidades

Turismo e saúde foram temas em reunião da Amlinorte

Por Ester Ellwanger 07/12/2021
Por Ester Ellwanger

Os prefeitos da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte)Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) se encontraram, nos dias 3 e 4 de dezembro, em Torres para a última reunião do ano. Desta vez de forma presencial e com a confraternização de Natal.

No encontro, a diretoria do hospital LifePlus Litoral Norte, fez uma apresentação da nova unidade, localizada em Xangri-lá, com uma estrutura hospitalar completa, de diagnóstico, tratamento e centro clínico, integrados no mesmo complexo de saúde privado. “Consideramos de extrema importância para a região os investimentos realizados nesta nova estrutura de saúde, que deverá ampliar os atendimentos para a população, sem a necessidade de se deslocar a Capital”, destacou o presidente da Amlinorte, prefeito Flori Werb, de Itati.


Estiveram presentes no encontro os sócios diretores do LifePlus, Claudio Seferin e Daniel Coelho, acompanhados da diretora administrativa, Maria Seloi, do diretor médico, Francisco Lammerhirt, e de Andresa Forti, Diretora de Projetos.
Na sequência do encontro, o ex-prefeito de Cambará do Sul, Schamberlaen José Silvestre, que atualmente ocupa o cargo de diretor executivo do Consórcio Intermunicipal de Infraestrutura Urbana e Rural (Cidirur) falou sobre turismo. Destacou aos prefeitos os projetos que estão sendo alavancados através deste consórcio, que reúne seis municípios da região norte do litoral, e que já vem apresentando resultados positivos em divulgação e em recursos capitaneados em Brasília.


O prefeito de Torres, Carlos Souza, também usou a palavra para apresentar as ações do projeto Geoparque Caminho dos Canions do Sul. É uma iniciativa formada por sete municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, criado para trabalhar de forma integrada pelo desenvolvimento sustentável deste território e em busca do reconhecimento como um Geoparque Mundial da Unesco.

Conversa com Secretário de Articulação

Durante a reunião o Secretário de Estado de Articulação e Apoio aos Municípios, Luiz Carlos Busato, passou informações aos prefeitos sobre o Programa Pavimenta, que tem por objetivo fazer as análises técnicas para futuras parcerias entre o Estado e os municípios para a realização de determinadas obras de infraestrutura, por meio da pavimentação de qualidade. “Seja de pedras irregulares, seja asfáltica, o programa proporciona níveis satisfatórios de segurança, velocidade e economia na circulação e no transporte de mercadorias e pessoas, inclusive no acesso a serviços públicos”, explicou o secretário.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria

07/12/2021 0 Comentários 693 Visualizações
Variedades

Amlinorte promove reunião com SSP para tratar sobre verão 2022

Por Stephany Foscarini 02/12/2021
Por Stephany Foscarini

Em reunião virtual realizada na manhã de terça-feira, (30), os prefeitos da Amlinorte contaram com a participação do secretário adjunto da Segurança Pública, cel. Marcelo Frota, para tratar da Operação Verão 2022, que terá início no Litoral Norte a partir do dia 18 de dezembro de 2021. No encontro, o secretário adjunto deu a palavra aos dirigentes das forças policiais no Estado, que incluem a Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Instituto Geral de Perícias (IGP) e Detran RS.

Todos foram unânimes em confirmar que esse verão deverá atrair grande número de turistas e veranistas para o Litoral Norte, uma vez que os índices da pandemia têm se mostrado estáveis, assim como o avanço da vacinação. Sendo assim, o planejamento da SSP prevê um reforço no policiamento na região, cujo efetivo dos guarda vidas civil já estão em treinamento no litoral e o policiamento ostensivo deverá chegar no dia 17 de dezembro.

O presidente da Amlinorte, prefeito Flori Werb, de Itati, destacou a importância de observar o aumento populacional da região nos últimos dois anos, por conta da pandemia, cujas estimativas demonstram uma população fixa em torno de 700 mil pessoas. O secretário Adjunto, cel. Marcelo Frota, informou que o Estado compreende essa migração e está fazendo investimentos na área da segurança pública a fim de suprir a demanda de serviços. Uma nova reunião deverá ser realizada entre os prefeitos da região e a área da segurança pública na primeira quinzena de janeiro de 2022, a fim de avaliar o andamento e as necessidades de trabalho nesta área.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
02/12/2021 0 Comentários 506 Visualizações
Saúde

Hospital LifePlus será inaugurado em Xangri-lá no verão

Por Ester Ellwanger 01/12/2021
Por Ester Ellwanger

Moradores e frequentadores do Litoral Norte vão contar com um moderno e inovador complexo de saúde já a partir deste verão. Em fase de acabamento, o Hospital LifePlus está situado no município de Xangri-lá e foi idealizado para atender as necessidades da comunidade da região e reduzir deslocamentos para a Grande Porto Alegre na busca de tratamentos de saúde.

Com fácil acesso a todas as cidades da região via Estrada do Mar, o projeto está mobilizando para o litoral um investimento de mais de R$ 100 milhões em recursos privados para construção civil, aquisição de equipamentos, instalações e serviços.

Em uma área de mais de 14 mil metros, o complexo também contará com um centro clínico, com 70 consultórios. O Hospital terá 50 leitos, seis modernas salas cirúrgicas e um renomado corpo clínico formado por mais de 150 médicos de 25 especialidades. Vai gerar mais de 500 empregos, incluindo parceiros e prestadores de serviço. O atendimento será particular, por convênios de saúde e parcerias público-privadas.

O novo complexo de saúde integra o projeto concebido e estruturado pela Seferin & Coelho de formação de uma nova rede de hospitais no RS que se propõe a reforçar os serviços de saúde no Litoral Norte, Serra Gaúcha e Grande Porto Alegre. O Grupo possui ampla experiência em gestão de empreendimentos e serviços voltados à saúde e ao bem-estar. “Queremos fazer parte das soluções dos desafios da área da saúde no nosso estado e ser o Hospital referência das comunidades dos municípios em que estivermos presentes”, afirma Dr. Claudio Seferin, médico com mais de 40 anos de experiência na gestão de instituições públicas e privadas da saúde, entre as quais o Grupo Hospitalar Conceição, Complexo Hospitalar Santa Casa e Sistema de Saúde Mãe de Deus.

A fim de levar para a região litorânea novos serviços na área de diagnóstico e tratamento, o Hospital LifePlus contará com equipamentos de última geração para a realização de exames e outros procedimentos. A telemedicina também irá integrar o conjunto de soluções da rede, conectando as equipes a grandes centros especializados de saúde.

Com foco total na resolução dos casos dos seus pacientes, o Hospital está acertando parcerias com outras instituições para situações em que houver necessidade de atendimento complementar. “Nossa intenção é unir forças com serviços já em operação para oferecer um atendimento ainda melhor nas regiões em que estivermos presentes”, afirma Daniel Coelho, com experiência de mais de 35 anos em gestão na área da saúde e em operadoras de planos.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
01/12/2021 3 Comentários 5,8K Visualizações
Cidades

Prefeitos do Litoral Norte debatem sobre privatização da Corsan

Por Ester Ellwanger 16/11/2021
Por Ester Ellwanger

Em reunião presencial realizada na manhã de sexta-feira, 12 de novembro, na Câmara de Vereadores de Osório, os prefeitos da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) ampliaram o debate sobre a situação da privatização da Corsan. Os municípios têm até o dia 17 de dezembro para assinar um aditivo com a Corsan, que estabelece um compromisso com a companhia de saneamento por mais 40 anos de contrato.

A situação dos municípios ainda se agrava pela exigência do governo federal de que todos os municípios tenham definido, até março de 2022, o plano e metas de saneamento básico, como prevê o novo Marco Legal do Saneamento Básico. Desta forma, manter o contrato com a Corsan é uma alternativa permitida em lei, mas os gestores questionam se a companhia cumprirá com as promessas feitas de que a privatização oportunizará a universalização do saneamento básico e os investimentos necessários nos municípios.


O assessor jurídico da Amlinorte, dr. Gladimir Chieli, da CDP consultoria Jurídica, esclareceu que caso o município opte por não assinar o aditivo, a Corsan deverá manter os serviços, porém na forma jurídica de contrato precário. Defendeu que os municípios devem avaliar a situação, assim como submeter o termo aditivo ao crivo do legislativo municipal, uma vez que amarra o município com um novo contrato por muitos anos. A mesma posição foi defendida pelo presidente do Sindiáguas, Arilson Wunsch, que apresentou números e dados que, segundo ele, demonstram a liquidez da Corsan.

O encontro dos prefeitos contou ainda com a participação do promotor público da Defesa Comunitária de Osório, dr. Leonardo Chim Lopes, que defendeu o diálogo e ampliação do debate para qualquer tomada de decisão. Os trabalhos foram conduzidos pela prefeita de Balneário Pinhal, Márcia Rosane Tedesco de Oliveira, membro da diretoria da Amlinorte, que destacou a difícil situação dos prefeitos municipais, em todo o Estado, frente a necessidade de tomada de decisão em tempo exíguo. Os prefeitos decidiram em conjunto ouvir os gestores dos municípios de Uruguaiana e São Gabriel, numa reunião que deverá ser agendada pela Amlinorte, já que ambos os municípios romperam contrato com a Corsan e licitaram com outras empresas o fornecimento de água tratada e saneamento básico em seus municípios.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
16/11/2021 0 Comentários 855 Visualizações
Cidades

Prefeitos da Amlinorte realizam primeira reunião presencial do ano

Por Ester Ellwanger 29/09/2021
Por Ester Ellwanger

A Associação dos Municípios do Litoral Norte – Amlinorte realizou no último sábado sua primeira reunião presencial do ano de 2021, uma vez que as reuniões têm sido realizadas no sistema de videoconferência, por causa da pandemia. O encontro foi realizado no Acqua Lokos Parque Hotel, onde os prefeitos aproveitaram para relatar as medidas adotadas nos piores momentos da pandemia do Covid-19, além das estratégias criadas para o sistema de saúde. Os prefeitos agora estão empenhados em garantir a permanência dos leitos de UTI na região, sobretudo no Hospital de Osório, já que o Ministério da Saúde anunciou o descredenciamento de leitos do sistema SUS.

A ideia é conversar com o governo do Estado, através do governador, para solicitar a manutenção do credenciamento desses leitos na região, uma vez que são fundamentais para o atendimento da população local e visitantes. A Amlinorte também deverá solicitar ao governo do Estado quais as previsões para a temporada de Verão 2022, levando em consideração o aumento populacional que a região vai receber, assim como a evolução da vacinação em todo Estado. O Litoral Norte do RS já alcançou 50% da população com as duas doses da vacina, considerado o sistema vacinal completo, medida que deverá alterar as estratégias sanitárias de combate a pandemia do Covid-19, com a retomada de algumas atividades.

Na reunião, os prefeitos também receberam a visita de um empresário local que fez uma breve explanação de um novo projeto turístico e de desenvolvimento para a região, a ser lançado junto com o governo do Estado do RS.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
29/09/2021 0 Comentários 548 Visualizações
Cidades

Prefeitos do Litoral Norte autorizam eventos em espaços privados

Por Milena Costa 08/07/2021
Por Milena Costa

Após mais de 40 dias sem alteração no Plano Regional de Enfrentamento e Combate a Pandemia de Covid-19 no Litoral Norte, os prefeitos da Amlinorte decidiram modificar a atividade de Eventos Sociais e o horário de funcionamento dos restaurantes na região.

Em assembleia realizada nesta segunda-feira (5), os prefeitos avaliaram a situação do contágio do vírus e taxas de internação, que vem se mantendo estáveis na região no último mês de junho. Desta forma, decidiram alterar o regramento permitindo a realização de eventos sociais, organizados por empresas privadas, com protocolos específicos para o funcionamento.

Os restaurantes, bares, sorveterias e similares poderão funcionar com fechamento do recinto à 1h da madrugada e encerramento total das atividades às 2h da madrugada, sem público no interior do estabelecimento. A permissão passou a vigorar a partir desta quarta-feira (7), para todos os 23 municípios do Litoral Norte do RS.

As demais atividades permanecem sem alteração, sendo mantida a vedação para organização de competições esportivas, torneios e similares. O futebol amador, ordenado e sem público, pode acontecer somente em campos ou ginásios privados, com termo de responsabilidade assinado pelos proprietários, se comprometendo no cumprimento das medidas sanitárias previstas pela Secretaria Estadual de Saúde.

Os eventos sociais como aniversários e festas de casamento poderão acontecer em estabelecimentos privados, como casas de festas, clubes e restaurantes, com limite máximo de 150 pessoas, respeitando a capacidade total do PPCI do local, vedada a pista e atividades de dança e com regramento de distanciamento, uso de máscaras e álcool gel.

O proprietário do estabelecimento também terá que assinar um termo de responsabilidade junto a prefeitura, se comprometendo em cumprir com o regramento sanitário exigido. As novas medidas serão analisadas semanalmente pelos prefeitos da Amlinorte, como vem ocorrendo desde o início do Plano Regional, podendo ser revogadas a qualquer momento.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
08/07/2021 0 Comentários 992 Visualizações
Business

Mercado imobiliário do litoral norte tem se tornado alvo de grandes investimentos

Por Milena Costa 22/06/2021
Por Milena Costa

Desde 2020 o litoral norte do estado tem sido alvo de uma crescente e inédita onda de investimentos imobiliários. Enquanto a maior parte dos setores da economia tentavam criar novas estratégias de atuação para driblar a crise gerada pela Covid-19, o número de moradores nas praias gaúchas aqueceu o mercado, gerando um aumento de 50% na procura por compra de imóveis. O dado é superior, se comparado ao de consumidores que planejam adquirir um imóvel nos próximos dois anos (35%) no sul do país, de acordo com a Brain Inteligência Estratégica

Neste ano, os dados mantêm o cenário otimista de expansão com a previsão de novos empreendimentos de alto padrão. Em maio, o edifício Allure Beach Condo teve todos os lotes reservados em menos de 20 minutos. Outros quatro lançamentos devem ser realizados pela Imobiliária Casaqui até o mês de dezembro nas praias de Atlântida e Xangri-lá, com três condomínios loteados e um de sobrados já concluídos.

De acordo com o último levantamento realizado pela imobiliária, a valorização dos imóveis deve ser superior ao ano passado. Entre os prováveis estímulos para a aceleração no crescimento estão os novos formatos e vínculos de trabalho como a popularização do home office, e a busca por espaços maiores, distantes do caos das grandes cidades. – A praia está se preparando para ser a capital dos investimentos imobiliários e para receber aqueles que almejam qualidade de vida, contato com a natureza, sentimento de segurança e liberdade – garante Eron Valim, CEO da Imobiliária Casaqui.

Foto: Fernando Pitol/Divulgação | Fonte: Assessoria
22/06/2021 0 Comentários 1,1K Visualizações
Business

Entrada da Omega Urbanismo no litoral norte é case de sucesso

Por Milena Costa 27/05/2021
Por Milena Costa

O pré-lançamento do Allure Beach Condo, da Omega Construtora e Incorporadora, em Xangri-lá, foi um sucesso total de pré-vendas. Em apenas 20 minutos, foram reservados os 363 terrenos e 370 pessoas ficaram na fila de espera para compra. O produto “derreteu”, como se fala no jargão do mercado imobiliário. O empreendimento é um condomínio de terrenos com toda a infraestrutura de lazer, inspirado em hotéis de design, com estilo cosmopolita e visando moradores que buscam vivacidade.

Assim, a estreia da Omega Construtora e Incorporadora no litoral norte marcou história no mercado imobiliário. A empresa, que já tem trajetória no mercado da construção civil há 14 anos em Lajeado, no Vale do Taquari, com mais de 15 obras entregues de empreendimentos residenciais e comerciais de alto padrão e um loteamento industrial (+ de 273.000 m² entregues), aproveitou o aquecimento do mercado imobiliário para sua expansão ao litoral. “Gosto de desafios e sempre tive o sonho de construir no litoral e levar o nome da Omega a outras partes do estado. Além disso, é um mercado em franca expansão com investimento seguro e garantia de rentabilidade e liquidez em curto prazo, já que as pessoas estão optando cada vez mais em residir em cidades que oferecem qualidade de vida e bem-estar aliados à estrutura de grandes centros urbanos. E, a região litorânea une tudo isso”, comenta Ricardo Althaus proprietário da Omega sobre o novo empreendimento.

O ousado projeto do Allure Beach Condo tem VGV de aproximadamente R$ 75 milhões, será construído numa área de 183.802 m² entre as praias de Remanso e Xangri-lá na altura do Km 25 da Estrada do Mar e terá 363 lotes que vão de 240,00m² a 409,81m². São 18 quadras com terrenos e um grande lago que circula boa parte do empreendimento, tendo lotes na sua margem e outros em área seca, mas com fácil acesso ao lago. O projeto do condomínio fechado de alto padrão visa atrair o público mais jovem e para isso foi desenvolvido um produto imobiliário que conta com infraestrutura inovadora, seguindo a segurança das áreas residenciais privadas e acesso limitado por guarita blindada.

A 2day Consultoria desenvolveu a concepção do produto imobiliário, a gestão do lançamento, os times de paisagismo, projeto de interiores, arquitetura e urbanismo, comunicação e vendas. Quando pensamos na essência do produto buscamos levar um pouco da vida dinâmica, urbana e cosmopolita das jovens famílias às suas casas de praia, assim surgiu o “Beach Condo”.

“Será um condomínio com infraestrutura completa de lazer, num clima de energia, design, impacto visual e atmosfera vibrante e única ainda no litoral. Os valores convidativos, a partir de R$ 159.900,00 o terreno, e o produto nos fizeram ter esta performance de vendas”, avalia Patrícia Longhi sócia-diretora da 2day.

Quem assina o paisagismo e projeto de interiores é o Grupo Sólido, que traz em seu DNA empreendimentos conceituais, e os projetos de arquitetura e urbanização são do escritório Vortex Arquitetura e Urbanismo.

Para o Allure Beach Condo, juntos, os times desenharam um produto imobiliário “animado, porém sofisticado”. Apostando em opções de lazer ao público-alvo do condomínio, como um rooftop com vista 360º integrado a um espaço gourmet no Clubhouse para a realização de festas, espaços para relax no por do sol, uma prainha com quadra de beach tennis junto ao lago e ao Clubhouse. A piscina terá um design impactante para dar aquele clima de resort de luxo e contará com uma extensão de água e espaço para banho de sol. Além disso, eles criaram espaços “instagramáveis”, área para instalação de conveniências que atendam as necessidades diárias dos moradores.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
27/05/2021 0 Comentários 824 Visualizações
Cidades

Litoral Norte segue protocolos da bandeira preta do Estado

Por Caren Souza 10/03/2021
Por Caren Souza

Em reunião realizada na tarde desta terça-feira (9), os prefeitos da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) avaliaram as medidas restritivas aplicadas no último final de semana, dias 6 e 7 de março, onde todos os municípios mantiveram abertas somente as atividades essenciais nos 23 municípios da região.

Na análise conjunta, as medidas restritivas foram importantes, porém geraram alvoroço e aglomerações, principalmente nos supermercados. Os prefeitos também analisaram o Decreto Estadual número 55.782 de 5 de março de 2021, considerado muito restritivo, e decidiram seguir os protocolos da bandeira preta na região, sem outras restrições específicas.

Com esta decisão, serão aplicadas diariamente todas as restrições previstas no protocolo de bandeira preta, com tele entrega, pague e leve ou drive-thru para restaurantes sem auto-serviço, lanchonetes, lancherias, bares e sorveterias. Já os supermercados, açougues, fruteiras, padarias e similares poderão operar com atendimento presencial restrito, tele entrega, pague e leve ou drive-thru, observando a capacidade de lotação (trabalhadores + clientes) 1 pessoa com máscara, para 8 metros quadrados de área útil de circulação. O comércio varejista não essencial continua operando com atendimento exclusivo por tele entrega, sendo proibido atendimento na porta.

Postos de combustíveis permanecerão em funcionamento, sendo vedada aglomeração e consumo de alimentos e bebidas. As farmácias também poderão funcionar com atendimento ao público, respeitando o regramento do teto de operação da bandeira preta. Os locais públicos como parques, praças, faixa de areia, mar, lagoas e rios continuam proibidos a permanência, assim como o banho e prática de esportes náuticos, permitido apenas a circulação. As equipes de fiscalização dos municípios deverão continuar com o trabalho de vigilância e os municípios poderão ainda ser mais restritivos em alguma atividade específica, se assim desejarem.

Fonte: Assessoria
10/03/2021 0 Comentários 617 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 5

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO