Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

jazz

Cultura

Cambará Jazz Festival reúne mais de 3 mil pessoas e lota rede hoteleira local

Por Jonathan da Silva 09/06/2026
Por Jonathan da Silva

A primeira edição do Cambará Jazz Festival reuniu mais de 3 mil pessoas nos dias 5 e 6 de junho, em Cambará do Sul. Realizado na Rua Coberta, o evento contou com sete apresentações gratuitas de jazz, blues e choro, reunindo artistas do Brasil, França, Honduras e Estados Unidos. Além da programação musical, o festival gerou impacto na economia local, com ocupação total da rede hoteleira e aumento nas vendas de comerciantes e expositores da cidade.

Segundo a Prefeitura de Cambará do Sul, hotéis e pousadas registraram 100% de ocupação durante o período do festival. Nas bancas instaladas no entorno do evento para comercialização de bebidas, gastronomia e produtos regionais, diversos expositores alcançaram vendas recordes e esgotaram seus estoques ao longo da programação.

Impacto do evento

O curador e produtor do Cambará Jazz Festival, Carlos Branco, ressaltou como a primeira edição registrou forte adesão do público e movimentação na cidade. “Estamos muito contentes com os resultados desta primeira edição. Moradores, comerciantes e visitantes destacaram que o festival reuniu um dos maiores públicos vistos em Cambará do Sul nos últimos anos. Essa movimentação intensa reforça o potencial da cidade para receber eventos culturais de grande porte, ampliando o fluxo turístico da região”, destacou Branco.

A realização do evento acrescenta uma nova atividade ao calendário turístico do município, conhecido pelo turismo de aventura, pelos cânions e pela gastronomia.

Programação musical

Durante os dois dias de festival, passaram pelo palco atrações nacionais e internacionais ligadas à música instrumental.

Na sexta-feira (5), a programação contou com apresentações do duo francês NoSax NoClar, do grupo gaúcho M7 Trio, da cantora hondurenha radicada no Brasil Indiana Nomma e do espetáculo Miles + Coltrane 100 Anos, liderado pelo pianista porto-alegrense Ras Vicente.

No sábado (6), as apresentações ficaram por conta do Wil Bordieri Organ Trio, de São Paulo, do trio liderado pelo gaiteiro gaúcho Renato Borghetti e do guitarrista norte-americano Kirk Fletcher, que encerrou o festival acompanhado pela Bruno Marques Band.

Avaliação dos organizadores

O curador e produtor do festival, Mathias Behrends Pinto, avaliou os resultados da primeira edição e a repercussão do evento no município. “Com essa estreia marcada por grande adesão de público, forte movimentação econômica e apresentações de alto nível artístico, acreditamos que o Cambará Jazz Festival deixa um legado muito positivo para a cidade, já se consolidando como uma das novas atrações culturais dos Campos de Cima da Serra”, expressou Pinto.

O Cambará Jazz Festival teve patrocínio da Rio Grande Seguros e Previdência por meio da Lei Rouanet, apoio da Prefeitura Municipal de Cambará do Sul e realização da Branco Produções, Som Brasil Produtora e Ministério da Cultura/Governo Federal.

Foto: Yasmin Silva/Divulgação | Fonte: Assessoria
09/06/2026 0 Comentários 72 Visualizações
Cultura

OSNH apresenta concerto com clássicos do jazz no domingo em Novo Hamburgo

Por Jonathan da Silva 14/05/2026
Por Jonathan da Silva

A Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo (OSNH) apresentará o concerto “Era do Jazz” no domingo, dia 17 de maio, no Teatro Paschoal Carlos Magno, em Novo Hamburgo. A apresentação terá entrada solidária mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível e reunirá interpretações de clássicos das chamadas big bands americanas e do repertório conhecido como “Great American Songbook”. O espetáculo contará com regência do maestro Lincoln da Gama Lobo e participação dos solistas Laura Dalmás, no canto, e Cristian Sperandir, no piano.

O concerto terá a participação dos 34 músicos da OSNH em um repertório composto por obras que marcaram a música norte-americana do século XX. Entre as canções programadas estão “Blue Moon”, “Unforgettable”, “Someone to Watch Over Me”, “A String of Pearls” e “Spain”.

Esse concerto celebra uma linguagem musical que ajudou a moldar a música popular contemporânea. São obras que atravessaram gerações e continuam emocionando públicos no mundo inteiro”, afirmou o diretor artístico da OSNH, Gustavo Müller.

Repertório reúne clássicos do jazz

Segundo a organização, o programa alterna composições românticas e temas ligados ao swing das grandes orquestras americanas, além de trazer influências do jazz fusion e da música latina. O repertório apresenta arranjos assinados por músicos reconhecidos na escrita para bandas e orquestras, como Sammy Nestico, Toshio Mashima, Stephen Bulla, Warren Barker e Naohiro Iwai.

Um dos destaques da apresentação será “A Tribute to Count Basie Orchestra”, homenagem à big band liderada por William “Count” Basie, nome ligado à história do jazz norte-americano.

História da OSNH

Reconhecida como patrimônio histórico, artístico e cultural de Novo Hamburgo desde 2008, a Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo foi fundada em 1952 pelo maestro Arlindo Ruggeri, inicialmente como Banda Municipal. Ao longo das décadas, o grupo passou a atuar em repertórios eruditos e populares, se consolidando como uma das formações orquestrais mais antigas do Rio Grande do Sul.

Serviço

  • O quê: Concerto Era do Jazz – Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo
  • Quando: Domingo, 17 de maio, às 19h
  • Onde: Teatro Paschoal Carlos Magno (Rua Engenheiro Ignácio Christiano Plangg, 66 – Centro, Novo Hamburgo)
  • Quanto: Entrada solidária com doação de 1 kg de alimento não perecível
Foto: Marina Bastos/OSNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
14/05/2026 0 Comentários 88 Visualizações
Cultura

Quinteto mineiro Mambo Jazz se apresenta no Instituto Ling, em Porto Alegre

Por Jonathan da Silva 25/08/2025
Por Jonathan da Silva

O quinteto mineiro Mambo Jazz subirá ao palco do Instituto Ling, em Porto Alegre, nesta quinta-feira, 28 de agosto, às 20h, para apresentar um show que mescla ritmos latinos, brasileiros e norte-americanos. O grupo interpreta obras de compositores como Chucho Valdés, Pixinguinha, Milton Nascimento e Toninho Horta, além de standards do jazz, em arranjos que unem sonoridades cubanas e brasileiras.

O Mambo Jazz é formado pelo baterista e fundador Marcos Tinti, pela clarinetista Thamiris Cunha, pelo baixista Felipe Menezes, pelo pianista Bruno Malaguti e pelo percussionista chileno Camilo Bernarles. Juntos, reinterpretam clássicos conhecidos do público, trazendo novas roupagens e experimentações musicais.

Trajetória do grupo

Criado em 2022 por Marcos Tinti em parceria com a produtora Fabiana Pinheiro, o quinteto já se apresentou em eventos como o Festival Som Clube, a Virada Cultural de Belo Horizonte e o Festival Tudo é Jazz. Nesses primeiros anos de carreira, a marca do grupo é a mistura de estilos e a liberdade criativa nos arranjos instrumentais.

Realização e patrocínio

A apresentação em Porto Alegre é uma realização do Instituto Ling e do Ministério da Cultura, com patrocínio da Crown Embalagens e curadoria e produção da Branco Produções.

Quem são os integrantes do Mambo Jazz

O baterista Marcos Tinti, fundador do grupo, é mestrando em Performance Musical pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e discípulo do professor cubano Santiago Reyther. A clarinetista Thamiris Cunha tem trajetória ligada ao choro, bandas de carnaval e samba, além de ter sido vencedora do BDMG Instrumental 2024 na categoria Melhor Instrumentista. O pianista Bruno Malaguti atua também como compositor e arranjador, com experiência em grupos de música latina como Unión Latina e Brascubazz.  O baixista Felipe “Jamaica” Menezes é também violonista e compositor, graduado em Música Popular pela UFMG, com atuação em diferentes bandas e artistas, como Habana Vieja e Funk Diablo.
Já o percussionista chileno Camilo Bernarles é multi-instrumentista, compositor, produtor e pesquisador da cultura popular afro-latina.

Serviço

  • O quê: Show do Mambo Jazz – fusão de ritmos latinos e brasileiros com jazz
  • Quando: Quinta-feira, 28 de agosto, às 20h
  • Onde: Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre)
  • Quanto: R$ 60 (inteiro) / R$ 30 (meia-entrada)
  • Ingressos: à venda no site institutoling.org.br ou na recepção do centro cultural (segunda a sábado, das 10h30min às 20h)
  • Acessibilidade: deficientes visuais podem acessar o local antes do início da apresentação para tocar nos instrumentos, mediante agendamento prévio pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (51) 99528-2738
Foto: Amanda Dias/Divulgação | Fonte: Assessoria
25/08/2025 0 Comentários 326 Visualizações
Variedades

Alunos do Programa de Artes Pedro Henrique Benetti celebram formatura no Natal Luz

Por Jonathan da Silva 31/10/2024
Por Jonathan da Silva

O Programa de Artes Pedro Henrique Benetti, voltado para capacitação artística em Gramado, celebrou a formatura de 35 alunos na noite desta terça-feira (29), com o espetáculo “Encanto”, em duas sessões gratuitas na Rua Coberta. O evento, organizado pela Gramadotur, integrou a programação do 39º Natal Luz, atraindo o público para as apresentações às 19h e às 20h30min.

O espetáculo de formatura, coordenado por Grasiela Gil, incluiu também a participação de alunos dos ciclos iniciais, que continuarão no programa em 2025, totalizando 150 artistas em cena. O tema “Encanto” foi explorado por meio de diferentes modalidades oferecidas ao longo das 240 horas de formação, como técnica vocal, malabares, acrobacia, teatro, ballet, sapateado, jazz, tecido e lira. “Essa noite foi a culminância do processo de ensino e aprendizagem artístico desses alunos, que trabalharam orientados pelos educadores com muita dedicação”, afirmou Grasiela, que também celebrou o crescimento dos alunos. “É um privilégio ver o encantamento pela arte ao ponto de muitos já terem sido contratados para o ofício de artista”, enfatizou a coordenadora.

O vice-prefeito de Gramado, Luia Barbacovi, também presente, destacou o alcance do programa, que hoje beneficia cerca de 150 alunos, em sua maioria adolescentes. “Isso é muito importante, pois eles aprendem a convivência com seus pares, o respeito aos professores e saem preparados, muitos deles, para ensinar também”, ressaltou Barbacovi, afirmando que “é fundamental que o projeto continue” devido à sua relevância social e cultural.

A presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, apontou que o Programa de Artes cumpre seu papel de formar artistas locais para espetáculos públicos e para a iniciativa privada, e agradeceu o apoio das famílias dos alunos. “É uma honra e uma alegria muito grande estar aqui, e quero agradecer a cada um que confiou seus filhos ao nosso trabalho”, destacou Rosa.

Ex-alunos do programa retornam como professores, como é o caso de Júlia Marschner, 20 anos, que hoje ensina tecido e lira acrobáticos no projeto. “Eu comecei no programa aos seis anos e agora estou aqui ensinando”, relatou Júlia, que participa do Natal Luz desde que iniciou sua formação. A formanda Maria Eduarda da Silva, 22 anos, que já participa de projetos artísticos na cidade, também compartilhou seu entusiasmo. “Eu quero ir o mais longe que conseguir, desde que a arte faça sentido para mim e me faça sentir”, comentou Maria.

Emilly Marya, 16 anos, formada em teatro, descreveu sua satisfação com a conclusão do curso e com suas participações no Natal Luz desde 2019. “Eu me sinto feliz e completa quando estou no palco atuando e dançando, é uma coisa que eu amo fazer”, enfatizou Emilly.

Os familiares dos formandos demonstraram orgulho pela trajetória dos filhos, destacando o impacto positivo do programa em suas vidas.

Programação dos próximos dias de Natal Luz

Quinta-feira, 31 de outubro
  • 16h: Christmas Academy – Vila de Natal (Natal Luz Para Todos)
  • 18h: Astrid Goddoy – Rua Coberta (Natal Luz Para Todos)
  • 20h: Acendimento das Luzes – Avenida das Hortênsias, na Rua dos Arcos (Natal Luz Para Todos)
  • 20h: Nativitaten – Serra Park (atração mediante ingresso)
 Sexta-feira, 1º de novembro
  • 16h: O Primeiro Natal – Vila de Natal (Natal Luz Para Todos)
  • 18h: Orquestra de Violões – Rua Coberta (Natal Luz Para Todos)
  • 20h: Acendimento das Luzes (Avenida das Hortênsias, na Rua dos Arcos) seguido de O Grande Desfile de Natal (atração mediante ingresso)
Sábado, 2 de novembro
  • 11h: O Encanto Mágico de Natal – Rua Coberta (Natal Luz Para Todos)
  • 16h: Christimas Academy – Vila de Natal (Natal Luz Para Todos)
  • 18h: Ataliba – Rua Coberta (Natal Luz Para Todos)
  • 20h: Acendimento das Luzes – Avenida das Hortênsias, na Rua dos Arcos (Natal Luz Para Todos)
  • 20h: Nativitaten – Serra Park (atração mediante ingresso)
Domingo, 3 de novembro
  • 11h: O Encanto Mágico de Natal – Rua Coberta (Natal Luz Para Todos)
  • 16h: Show de Mágica – Vila de Natal (Natal Luz Para Todos)
  • 18h: Swing and Bells – Rua Coberta (Natal Luz Para Todos)
  • 20h: Acendimento das Luzes (Avenida das Hortênsias, na Rua dos Arcos) seguido de O Grande Desfile de Natal (atração mediante ingresso)
Foto: Cleiton Thiele/Divulgação | Fonte: Assessoria
31/10/2024 0 Comentários 464 Visualizações
Cultura

Casa CDL recebe mais uma edição do Jazzenhando em Novo Hamburgo

Por Jonathan da Silva 21/10/2024
Por Jonathan da Silva

O evento Jazzenhando foi atração para a comunidade de Novo Hamburgo na noite desta quinta-feira (17) com apresentações musicais e artísticas na Casa CDL. Voltado para os apreciadores de jazz e música brasileira, o evento teve início às 19h, com show principal às 20h, protagonizado pelos guitarristas Matheus Wendt e Gustavo Virissimo, que interpretaram clássicos do jazz e da música brasileira, além de composições próprias.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDL-NH), Leonardo Lessa, abriu o evento agradecendo a presença dos participantes e destacando a tradição do Jazzenhando, que acontece mensalmente há seis anos. “É uma alegria e honra receber os músicos de hoje,” saudou Lessa.

O diretor de Cultura da CDL-NH, Rodrigo Duarte, também falou aos presentes, enfatizando a importância da produção artística local. “Que vocês se deleitem com música boa e a produção artística feita por vocês hoje. A Casa é de vocês”, enfatizou Duarte.

O evento também contou com degustações de chope da Baita Bier e pizzas da Massa Fina, proporcionando um ambiente agradável para os participantes. O Jazzenhando segue promovendo a cultura em Novo Hamburgo, conectando a comunidade através da música.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
21/10/2024 0 Comentários 439 Visualizações
Cultura

Casa CDL de Novo Hamburgo realiza mais um Jazzenhando no dia 17

Por Jonathan da Silva 09/10/2024
Por Jonathan da Silva

Novo Hamburgo será palco de um evento voltado para os apreciadores de música e arte na próxima quinta-feira, 17 de outubro. O evento “Jazzenhando” oferecerá uma noite de jazz e música brasileira na Casa CDL, localizada na Rua Domingos de Almeida, 708, no Centro da cidade.

A programação começa às 19h, com a apresentação musical marcada para as 20h. O destaque da noite será o duo de guitarras formado por Matheus Wendt e Gustavo Virissimo, que trará interpretações de clássicos do jazz e da música brasileira, além de composições originais. O repertório inclui arranjos próprios de compositores como Thelonious Monk, Wayne Shorter, Dominguinhos e Toninho Horta.

Durante o evento, os participantes poderão desfrutar de chope da Baita Bier e pizzas da Massa Fina.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
09/10/2024 0 Comentários 335 Visualizações
Cultura

2º Santa Cruz Jazz and Blues é encerrado com avaliação positiva

Por Jonathan da Silva 03/09/2024
Por Jonathan da Silva

A segunda edição do Santa Cruz Jazz and Blues foi encerrada na noite deste domingo (1º), com apresentação de Nei Lisboa e banda, com repertório montado especialmente para a ocasião, com standards do jazz e blues, além de clássicos autorais do repertório do artista gaúcho. A organização do evento avalia de forma positiva sua realização, com julgamento de satisfação do público e consolidação entre os eventos culturais de Santa Cruz do Sul. Foram três dias de programação desde a sexta-feira (30). A terceira edição já está confirmada para 2025.

Nei Lisboa teve sua apresentação precedida pelo Paulinho Fagundes Trio, com números instrumentais de brasilidade e influência sul-americana. A noite foi aberta com o power trio instrumental do guitarrista Rafael Sehn, com riffs autorais e versões para clássicos do rock n’roll de Led Zeppelin e Pink Floyd.

No sábado (31), o público compareceu ao evento mesmo sob chuva. Sob o lonão, a plateia cantou e dançou com o show “As Vozes Supremas do Blues”, da cantora Camila Toledo, acompanhada pelo trio do pianista e tecladista Luciano Leães. O grupo permaneceu no palco e, acrescido pela guitarra do bluesman gaúcho Solon Fishbone, tocou clássicos do gênero. O lineup da noite foi encerrado pela cantora americana J. J. Thames, que manteve o acompanhamento da banda de Luciano Leães.

Avaliação do público

Entre o público, os comentários foram de aprovação à programação. Com boas memórias do primeiro festival, a médica veterinária Tamara Moraes decidiu prestigiar a edição de 2024 e não se arrependeu. Para ela, a iniciativa, que classificou como maravilhosa, está contribuindo muito para o fortalecimento da cultura no município. “O que a Prefeitura tem feito nesta área está colaborando para o desenvolvimento da cidade”, afirma Tamara.

O engenheiro civil Luciano de Medeiros compareceu à última noite de shows. Ele, que já havia assistido a apresentações da primeira edição, considera a iniciativa relevante para a cidade e para a valorização dos músicos locais na cena artística. “Um festival muito importante para a manutenção das vertentes do jazz, do blues e do rock and roll, músicas que fizeram parte da história”, avalia. Conforme Medeiros, outro aspecto que merece destaque foi o aproveitamento da rua Galvão Costa e da Praça da Cultura como sede da programação. “Ficou um espaço legal, em uma região importante da cidade”, conclui o engenheiro civil.

O secretário de Cultura de Santa Cruz, Dinho Barbosa, fez uma avaliação bastante positiva do evento. O titular da pasta estima que, ao longo das três noites, cerca de 10 mil pessoas tenham circulado pelo festival. Segundo ele, isso demonstrou que o Santa Cruz Jazz and Blues também conseguiu transmitir uma sensação de segurança a seus frequentadores. “Tivemos um bom engajamento das pessoas e foi muito legal ver as famílias participando com pais, avós e filhos, crianças e bebês”, comenta Barbosa.

De acordo com o secretário, em breve já devem ser iniciadas as tratativas para a organização da terceira edição do festival, em 2025, já pensando em melhorias que possam aprimorar a experiência trazida ao público. Neste ano, Barbosa salienta como inovações a inclusão de recursos de acessibilidade no evento, como a audiodescrição para cegos e intérpretes de libras. “O Festival Jazz and Blues já está marcado e abraçado pela comunidade de Santa Cruz”, afirma o titular da pasta de Cultura.

Foto: Luis Augusto Koppe Filho/Divulgação | Fonte: Assessoria
03/09/2024 0 Comentários 491 Visualizações
Cultura

Casa CDL traz jazz e desenho em mais um Jazzenhando daqui a duas semanas

Por Jonathan da Silva 25/04/2024
Por Jonathan da Silva

Mais uma edição do Jazzenhando será realizada na Casa CDL, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDL-NH), no próximo dia 9 de maio, a partir das 19h. O evento com entrada gratuita contará com música ao vivo das atrações Tiago D’Andrea (piano e teclado) e Urânio Laureano (saxofone). O duo de músicos preparou um repertório que privilegiará os grandes clássicos mundiais do jazz e blues. O show começará às 20h.

Na parte gastronômica do Jazzenhando, o Pastifício Francesca estará presente com suas empanadas uruguaias. A cerveja ficará a cargo da Baita Bier. O evento é ainda uma oportunidade para visitação à exposição “Quem me Habita”, do artista Wilson Cavalcante (Cava).

A CDL-NH está localizada na Rua Domingos de Almeida, 708, no Centro de Novo Hamburgo.

Fotos: Divulgação | Fonte: Assessoria
25/04/2024 0 Comentários 473 Visualizações
Cultura

Guitarrista de Norah Jones, Jim Campilongo realiza shows em Porto Alegre na quinta

Por Jonathan da Silva 18/03/2024
Por Jonathan da Silva

Integrante da banda The Little Willies, de Norah Jones, o guitarrista norte-americano Jim Campilongo fará sua estreia em Porto Alegre com duas apresentações no dia 21 de março, próxima quinta-feira, no Instituto Ling. Acompanhado pelos instrumentistas argentinos Mariano Otero, no baixo elétrico, e Sergio Verdinelli, na bateria, o músico apresentará clássicos de sua carreira que incorporam elementos de blues, country, jazz e rock em composições como Jim’s Blues, Monkey in a Movie, The Prettiest Girl in NY e Heaven is Creepy.

Os ingressos para o primeiro show, às 20h, foram esgotados e, para atender a demanda de público, uma apresentação extra foi adicionada para o mesmo dia, às 22h. Ainda há tickets à venda para o segundo encontro no site www.institutoling.org.br e na recepção do centro cultural (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras), com preços de R$ 60 no valor inteiro e R$ 30 a meia-entrada.

Campilongo conta com 14 álbuns lançados e participações especiais em dezenas de gravações, desde sua contribuição no disco Prolonging the Magic, da banda Cake, que vendeu um milhão de cópias, até a guitarra solo em sua banda com Norah Jones. O músico tocou também com nomes como JJ Cale, Al Anderson, Gillian Welch, David Rawlings, Charlie Hunter, Peter Rowan, Nels Cline, Martha Wainwright, Bright Eyes, Steve Cardenas, Teddy Thompson e Burning Spear.

O guitarrista já ganhou dois discos de ouro e escreveu músicas para anúncios de marcas como National Grid, Volkswagen, SBC, Michelin e Jack Daniel’s. Lançamentos dos últimos anos, como os discos Jim Campilongo with Chris Morrissey and Josh Dion Live at Rockwood Music Hall NYC (2018) e Two Guitars (2021), com Luca Benedetti, foram considerados destaques por mídias especializadas como a Guitar Moderne e a Guitarist.

De acordo com a revista Time Out New York, “O que não falta em Nova Iorque são heróis da guitarra, mas poucos abrangem tantas nuances quanto Jim, que revela uma amplitude que vai desde o sedutor country-swing até o jazz atmosférico e muito mais”. Já a The New Yorker comenta: “Lá estava ele novamente – os agudos pungentes, os tons assustadores, as cordas estalando e ressoando sob suas mãos, o som de uma Telecaster sendo tocada tão hábil e exuberantemente quanto possível, parecendo diferente de qualquer outra coisa, e cada vez mais parecendo Jim Campilongo.”

As apresentações em Porto Alegre têm realização do Instituto Ling e do Ministério da Cultura/Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens e curadoria e produção Branco Produções.

Serviço

O quê: Jim Campilongo Trio
Com: Jim Campilongo (guitarra), Mariano Otero (baixo elétrico) e Sergio Verdinelli (bateria)
Quando: 21 de março, quinta-feira, às 20h e às 22h
Onde: Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre)
Ingressos: (esgotados para o show das 20h e ainda à venda para a apresentação das 22h); R$ 30,00 meia-entrada, R$ 60,00 inteira
Pontos de venda: Site www.institutoling.org.br e recepção do Instituto Ling, de segunda a sábado, das 10h30min às 20h

Foto: George Ellsworth/Divulgação | Fonte: Assessoria
18/03/2024 0 Comentários 581 Visualizações
Cultura

Nelson Faria, Carlos Malta e Guto Wirtti apresentam show inédito em Porto Alegre

Por Marina Klein Telles 16/02/2024
Por Marina Klein Telles

O Instituto Ling recebe no dia 22 de fevereiro, quinta-feira, às 20h, uma apresentação inédita em Porto Alegre do trio formado pelo guitarrista mineiro Nelson Faria, o flautista e saxofonista carioca Carlos Malta e o baixista gaúcho Guto Wirtti. Amigos de longa data, os três grandes nomes do jazz e da música instrumental brasileira subirão ao palco para interpretar composições autorais, além de releituras de canções conhecidas da MPB, como Vera Cruz, de Milton Nascimento e Márcio Borges; Vento Brabo, de Edu Lobo; Estamos aí, de Maurício Einhorn; e O Barquinho, de Roberto Menescal.

Os ingressos para o show custam R$ 60 no valor inteiro e R$ 30 para quem tem direito a meia-entrada. Os bilhetes podem ser adquiridos no site www.institutoling.org.br e na recepção do centro cultural (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras). A apresentação é uma realização do Instituto Ling e do Ministério da Cultura/Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens e curadoria e produção Branco Produções.

Mais sobre os músicos

Carlos Malta é multi-instrumentista, arranjador, compositor e educador. Mestre dos sopros, domina a família completa de saxofones e flautas, clarinete baixo, além de instrumentos étnicos como o pife brasileiro, o shakuhachi japonês e a di-zi chinesa. Com 40 anos de atuação, iniciou sua trajetória acompanhando Johnny Alf, Antônio Carlos & Jocafi e Maria Creuza, entre outros. Aos 20 anos, juntou-se ao grupo de Hermeto Pascoal, onde permaneceu por 12 anos. A partir de 1993, iniciou carreira solo como bandleader e instrumentista em shows e gravações de artistas como Edu Lobo, Aldir Blanc, Ivan Lins, Lenine, Caetano Veloso, Paralamas do Sucesso, Paulinho Moska, Guinga, Rosa Passos e Gal Costa. Criou o grupo de música instrumental brasileira Pife Muderno, que segue em plena atividade, tendo se apresentado em diversos festivais no Brasil e no exterior. Já dividiu palco com nomes como Dave Matthews Band, Snarky Puppy, Michel Legrand, Bob Mc Ferryn, Chucho Valdéz, Roberto Carlos e Caetano Veloso no tributo a Tom Jobim.

Nelson Faria possui 12 discos gravados e oito livros editados, dois deles com edições nos EUA, Japão e Itália. Além disso, contribuiu como músico, arranjador ou produtor em mais de 200 álbuns, colaborando com artistas nacionais e internacionais. Atualmente, é professor na Universidade de Örebro, na Suécia, e trabalha ao lado das mais importantes big bands da Europa e dos EUA como arranjador e solista convidado.

Guto Wirtti, aos 13 anos, já se apresentava em concertos e festivais. Em 2003, a convite de Yamandú Costa, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde passou a trabalhar em duo com o violonista, apresentando-se em eventos como o Melbourne Jazz Festival, na Austrália. Em 2012, ao lado de Nicolas Krassik, participou do disco Lida, de Yamandú, gravado apenas pelo trio violão, contrabaixo e violino. Em 2014, Wirtti e Yamandú lançaram seu primeiro disco em duo, Bailongo, repetindo a dose em 2021, com Caballeros. Como baixista e arranjador, colaborou em shows e gravações com Léo Gandelman, Celso Fonseca, Ed Motta, Luiz Melodia, Wilson das Neves, Milton Nascimento, Mart’nália, Gabriel Grossi, Nicolas Krassik, entre outros. Atualmente, é baixista do quarteto de João Bosco.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
16/02/2024 0 Comentários 695 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 5

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO