Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

internet

Cidades

Polícia Civil cria núcleo especializado contra crimes virtuais em Rio Grande

Por Jonathan da Silva 03/06/2026
Por Jonathan da Silva

A Polícia Civil colocou em funcionamento um núcleo especializado para investigação de crimes cibernéticos em Rio Grande. Vinculada à Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), a nova estrutura realizou sua primeira operação nesta terça-feira (2) e passa a concentrar apurações relacionadas a golpes virtuais, extorsões pela internet e outros delitos praticados no ambiente digital. A iniciativa foi criada para ampliar a especialização das investigações e padronizar os procedimentos adotados pela corporação diante do aumento desse tipo de crime.

A estreia operacional da unidade teve como foco a investigação de extorsões praticadas por meio de aplicativos de mensagens. Durante a ação, foram cumpridos mandados de busca em Rio Grande e também na Penitenciária Estadual do município.

Crescimento dos crimes digitais

De acordo com a Polícia Civil, a criação do núcleo ocorre em um contexto de crescimento dos crimes praticados pela internet, especialmente os casos de estelionato digital registrados nos últimos anos.

Entre as fraudes mais frequentes identificadas na região está o golpe do falso advogado, modalidade em que criminosos se passam por profissionais da área jurídica para solicitar pagamentos indevidos às vítimas.

Outro crime recorrente é a extorsão por mensagens, situação em que suspeitos fingem integrar facções criminosas para intimidar comerciantes e exigir transferências de dinheiro.

Investigações especializadas

Conforme a Polícia Civil, o novo núcleo tem investido na capacitação de agentes, no aprimoramento de técnicas investigativas e na utilização de ferramentas tecnológicas específicas para a apuração de delitos cibernéticos.

A expectativa é de que a centralização das investigações permita maior eficiência na identificação dos autores e no enfrentamento de crimes praticados em ambientes digitais, que frequentemente envolvem atuação remota e uso de tecnologias para ocultação de identidade.

Orientação à população

A Polícia Civil orienta moradores e comerciantes que recebam mensagens suspeitas, pedidos de dinheiro ou tentativas de extorsão a interromper imediatamente qualquer contato com os suspeitos.

A recomendação também é preservar provas, como conversas, áudios, imagens e comprovantes de transferências bancárias, materiais que podem auxiliar nas investigações.

O registro de ocorrência pode ser realizado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) ou diretamente na Draco. Após a comunicação do caso, as vítimas poderão contar com o apoio da equipe especializada para auxiliar na apuração dos fatos.

Foto: Polícia Civil/Divulgação | Fonte: Assessoria
03/06/2026 0 Comentários 75 Visualizações
Cidades

Gramado recebe encontro nacional de provedores de internet

Por Jonathan da Silva 26/08/2025
Por Jonathan da Silva

Gramado será sede nesta semana, nos dias 28 e 29 de agosto, do LinkISP, evento promovido pela Associação dos Provedores de Serviços e Informações da Internet (InternetSul) que reunirá mais de 50 palestrantes e especialistas da área de tecnologia e telecomunicações, além de feira de negócios com mais de 100 expositores, no Centro de Eventos Serra Park. A expectativa da organização é reunir mais de 4 mil participantes, consolidando o encontro como um dos principais voltados à qualificação de provedores de internet do país.

Na manhã desta segunda-feira (25), o prefeito de Gramado, Nestor Tissot (PP), recebeu em seu gabinete o diretor de Marketing da InternetSul, Alexandro Schuck, e o diretor técnico da associação, Narciso Flesch, que também representam a empresa RBT Internet, responsável pelo atendimento na região. Durante a visita, os representantes entregaram o convite oficial para a participação do chefe do Executivo no evento. “Ficamos muito felizes com a escolha de Gramado para ser sede do LinkISP. A InternetSul é uma entidade com grande representatividade no país e tenho certeza que este evento vai agregar valores significativos para a economia da nossa cidade”, destacou Tissot.

Expectativa de público

De acordo com o diretor de Marketing da InternetSul, a 5ª edição deve alcançar números expressivos. “Esta edição de 2025 está sendo uma das que realmente pode trazer a maior quantidade de público”, afirmou Alexandro Schuck. O encontro será realizado ao longo de dois dias e terá programação técnica, palestras e oportunidades de negócios para empresas do setor.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
26/08/2025 0 Comentários 369 Visualizações
Variedades

Alexandre Mello assume presidência da Assespro-RS

Por Jonathan da Silva 18/03/2025
Por Jonathan da Silva

Alexandre Mello tomou posse como novo presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet – Regional do Rio Grande do Sul (Assespro-RS) na noite de segunda-feira (17). Mello assume a entidade para o biênio 2025-2026 com a proposta de fortalecer a representação das empresas de tecnologia do estado, promover capacitação em temas atuais e incentivar a conexão de negócios entre os associados. A cerimônia contou com a presença da secretária de Inovação do estado, Simone Stülp, e da vice-prefeita de Porto Alegre, Betina Worm.

Mello atua há mais de 30 anos como advogado especializado em tecnologia. Graduado e mestre em Direito pela PUCRS e doutor pela UFRGS, ele também é professor e palestrante, além de sócio e conselheiro jurídico da Ventiur Aceleradora. Em sua trajetória profissional, ocupou cargos como advogado-chefe do Conselho Regional de Administração do RS, membro da Comissão Nacional de Direito para Startups da OAB Nacional e coordenador do Grupo de Estudos de Direito e Startup da ESA-OABRS. Também atuou na aceleração de mais de 100 startups.

Objetivos da gestão

Em seu discurso de posse, Mello afirmou que sua gestão será baseada em três pilares: representatividade, conexão de negócios e capacitação. “Assumir a presidência desta instituição representa não apenas um privilégio pessoal, mas principalmente um compromisso com o futuro digital do nosso estado. Nosso objetivo é fortalecer o diálogo entre o setor tecnológico e os órgãos governamentais, ampliando as políticas públicas de inovação e empreendedorismo”, declarou o presidente.

Nova diretoria

Durante a cerimônia, foram nomeados os diretores que acompanharão Mello na gestão da Assespro-RS:

Diretores Vice-presidentes
  • Jorge Krug – Articulação Política
  • Rogério Negruni – Finanças e Sustentabilidade
  • Leandro Ceccato – Marketing e Eventos
  • Rosana Akie Takeda – Planejamento e Governança
  • Carlos Barrios – Relações Internacionais
  • Renato Turk Faria – Jurídico
  • Fernando Nachtigall – Comunicação
Diretoria nominativa
  • André Mazeron – Segurança da Informação e Operações de TI
  • Thaís Garziera – Recursos Humanos
  • Ricardo Formighieri de Bem – Integração de Ecossistemas
  • Vinícius Sossella – Comercial

A Assespro-RS

Fundada há mais de 45 anos, a Assespro-RS representa e fomenta o desenvolvimento das empresas de tecnologia da informação, software e internet no Rio Grande do Sul. A entidade conta com cerca de 150 empresas associadas e tem foco na representação do setor, na conexão de negócios e na capacitação profissional, visando contribuir para o crescimento econômico do estado.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
18/03/2025 0 Comentários 415 Visualizações
Variedades

Novo presidente da Assespro RS toma posse na próxima segunda-feira

Por Jonathan da Silva 13/03/2025
Por Jonathan da Silva

A cerimônia de posse do novo presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet – Regional do Rio Grande do Sul (Assespro RS) será realizada na próxima segunda-feira, 17 de março, às 18h. O evento será realizado na Arena CMPC, localizada no prédio 99A do Tecnopuc, em Porto Alegre. O advogado Alexandre Mello assume a gestão da entidade para o biênio 2025-2026.

Doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mello é professor, sócio da Ventiur Aceleradora e possui mais de 30 anos de experiência na advocacia. Atualmente, ele também ocupa o cargo de advogado chefe do Conselho Regional de Administração do RS, é membro da Comissão Nacional de Direito para Startups da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e coordenador do Grupo de Estudos de Direito e Startup da Escola Superior de Advocacia da OAB-RS. Também é vice-presidente da Comissão de Direito Bancário da OAB-RS. Em sua trajetória profissional, atuou na aceleração de mais de 100 startups.

Mello assume a gestão com o objetivo de ampliar a representação das empresas de tecnologia do Rio Grande do Sul, promover capacitação sobre temas atuais e fomentar conexões de negócios entre os associados.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
13/03/2025 0 Comentários 486 Visualizações
Variedades

Porto Alegre sedia o Prêmio Ibest pela primeira vez

Por Jonathan da Silva 07/02/2025
Por Jonathan da Silva

Porto Alegre sediará pela primeira vez o Prêmio Ibest, evento nacional que reconhece os principais nomes da internet no Brasil. A premiação ocorrerá nos dias 13 e 14 de fevereiro, quinta e sexta-feira da semana que vem, no Teatro do Bourbon Country. O evento premiará mais de cem categorias, contemplando canais, plataformas digitais, produtores de conteúdo, apresentadores, personalidades da mídia e ações sociais.

Tradicionalmente realizado no eixo central do país, o Prêmio Ibest terá sua edição deste ano na capital gaúcha como forma de destacar a relevância do Rio Grande do Sul e de Porto Alegre no cenário digital. Segundo os organizadores, a escolha da cidade também busca ressaltar o impacto da comunidade local na internet, especialmente no contexto de recuperação após a enchente de maio.

A realização do evento nacional na capital gaúcha conta com apoio da Prefeitura de Porto Alegre e do Governo do Estado.

Foto: Filipe Karam/PMPA/Divulgação | Fonte: Assessoria
07/02/2025 0 Comentários 465 Visualizações
Projetos especiais

Mercado Público de Porto Alegre passa a oferecer wi-fi gratuito aos visitantes

Por Jonathan da Silva 16/12/2024
Por Jonathan da Silva

O Mercado Público de Porto Alegre passou recentemente a oferecer internet wi-fi gratuita aos visitantes, uma iniciativa realizada pela Procempa em parceria com a Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio. A novidade beneficia cerca de 15 mil pessoas que passam diariamente pelo local.

Segundo o prefeito Sebastião Melo (MDB), o serviço integra as ações de revitalização do Mercado Público realizadas pela atual gestão municipal. “Mais um extraordinário serviço que já está em funcionamento na alma do Centro Histórico. Se você quer chamar um Uber, um táxi, passar um Pix, pagar mais rápido as compras que você vai fazer, é isso que melhora e facilita a vida dos cidadãos”, afirmou Melo.

A presidente da Procempa, Letícia Batistela, destacou a importância do projeto para a inclusão digital em Porto Alegre. “O wi-fi livre e público no mercado reforça o compromisso da Procempa com a inclusão digital em Porto Alegre”, destacou Letícia, mencionando o impacto da conectividade em um dos principais pontos turísticos da cidade.

Além dos visitantes, cerca de mil trabalhadores que atuam no Mercado Público também serão beneficiados. O secretário de Administração e Patrimônio, André Barbosa, enfatizou a relevância da iniciativa. “A internet gratuita no Mercado Público, além de promover a inclusão digital, será mais um atrativo para conectar ainda mais pessoas à nossa história e cultura”, pontuou Barbosa.

Inclusão digital em Porto Alegre

A ação faz parte do Programa de Inclusão Digital da Procempa, alinhado a oito dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O programa já levou internet gratuita a áreas como oito quilombos, 168 relógios digitais, 100% das escolas municipais, o Trecho 3 da Orla do Guaíba e agora ao Mercado Público. O projeto Territórios Inovadores, uma extensão do programa, também oferece conectividade a comunidades como Morro da Cruz, Vila Planetário, Restinga, Mário Quintana, Bom Jesus, Cruzeiro, Ilha dos Marinheiros e Ilha da Pintada.

Foto: Luan Furtado/PMPA/Divulgação | Fonte: Assessoria
16/12/2024 0 Comentários 488 Visualizações
Cidades

Rua Independência de São Leopoldo terá bloqueios a partir da segunda

Por Jonathan da Silva 06/12/2024
Por Jonathan da Silva

A Rua Independência, em São Leopoldo, terá bloqueios de trânsito a partir da próxima segunda-feira, 9 de dezembro, para a retirada de postes e fiações, após a transposição das redes aéreas para dutos subterrâneos nas três primeiras quadras. O trabalho faz parte das obras de revitalização da via, coordenadas pelo Consórcio São Leopoldo.

O consórcio concluiu a estrutura subterrânea dessas quadras em agosto, e a responsabilidade pela migração das redes de telecomunicação foi transferida para as empresas de internet e telefonia. Essas companhias têm até este domingo, dia 8, para finalizar as instalações e transposições, incluindo as travessias nas Ruas Brasil e Osvaldo Aranha.

Os bloqueios ao tráfego de veículos ocorrerão de forma gradual, quadra por quadra, e apenas o lado oeste da via estará acessível para pedestres durante os serviços. A retirada dos postes começará na quadra onde está localizada a Câmara de Vereadores.

Foto: Jeniffer Christ/Divulgação | Fonte: Assessoria
06/12/2024 0 Comentários 562 Visualizações
Projetos especiais

Empresa gaúcha Netfive lança campanha para conscientizar sobre cibersegurança e IA

Por Jonathan da Silva 18/10/2024
Por Jonathan da Silva

A empresa gaúcha Netfive, especializada em segurança da informação, lançou a campanha “Sua Missão na Era da Inteligência Artificial”, em comemoração ao Mês da Cibersegurança, celebrado em outubro. A iniciativa, que está em sua terceira edição, tem como objetivo educar o público sobre os riscos do mau uso da tecnologia e promover boas práticas de segurança na internet por meio de um quiz interativo.

A campanha deste ano, com o tema “Conscientização é proteção. Fortaleça suas defesas digitais”, aborda tópicos como deep fakes, cyberbullying, spear phishing e a segurança no uso de assistentes virtuais e automações inteligentes. A participação no quiz acontece através do site da campanha, onde os usuários são desafiados a “conquistar cinco planetas”, cada um representando um dos temas centrais. Ao final dos desafios, os participantes recebem um certificado de “Almirante da Navegação Segura na Internet” e concorrem a prêmios como uma assistente virtual Alexa.

Entre os temas explorados, a campanha destaca os deep fakes, que envolvem a manipulação de áudios e imagens para criar arquivos falsos; o cyberbullying, que utiliza dispositivos digitais para intimidação e humilhação; e o spear phishing, um ataque personalizado que usa IA para enganar indivíduos. A campanha também chama a atenção para a necessidade de configurar com segurança automações e assistentes virtuais.

A campanha é mais uma iniciativa da Netfive para conscientizar o público sobre os riscos da era digital, reforçando a importância da cibersegurança no uso da tecnologia.

Fotos: Divulgação | Fonte: Assessoria
18/10/2024 0 Comentários 404 Visualizações
Ensino

Feevale oferece pós-graduação em cibersegurança

Por Jonathan da Silva 16/07/2024
Por Jonathan da Silva

A Universidade Feevale está com inscrições abertas para a especialização em Cibersegurança Cisco-Feevale, pós-graduação destinada a formados em Computação, Engenharia ou em cursos que possuem relação com internet. As aulas, que serão online e síncronas, se iniciam no dia 17 de agosto, e acontecerão às sextas-feiras, das 18h30min às 22h30min, e aos sábados, das 9h às 13h e das 14h às 18h.

O objetivo da pós-graduação é formar profissionais com as habilidades necessárias para monitorar, detectar, investigar, analisar e responder a eventos de segurança, protegendo sistemas e organizações de eventuais riscos, ameaças e vulnerabilidades cibernéticas. Assim, o curso contribui para a crescente procura por esses especialistas, que atuam na manutenção da integridade, confidencialidade e disponibilidade de dados e dispositivos.

Estão inclusos, na programação da pós, três cursos de cibersegurança da Academia Cisco. O aluno receberá certificados de aproveitamento da Academia Cisco-Feevale nos seguintes treinamentos:

  • Cybersecurity Essentials (que corresponde à disciplina de Fundamentos da Segurança Cibernética)
  • CyberOps Associate (que corresponde às disciplinas de Operações de Cibersegurança I e II)
  • Network Security (que corresponde às disciplinas de Segurança de Rede I e II)

Interessados na especialização, que tem coordenação do professor Vandersilvio da Silva, devem se inscrever em pos.feevale.br, mesmo endereço onde estão disponíveis mais detalhes, como os valores.

Estrutura curricular

  • Fundamentos da Segurança Cibernética
  • Fundamentos de Switching e Routing
  • Operações de Cibersegurança I
  • Operações de Cibersegurança II
  • Segurança de Rede I
  • Segurança de Rede II
  • Segurança de Nuvem
  • Tópicos Avançados de Cibersegurança I
  • Tópicos Avançados de Cibersegurança II
Foto: Pixabay/Divulgação | Fonte: Assessoria
16/07/2024 0 Comentários 523 Visualizações
Variedades

Rio Grande do Sul recebe mil antenas de internet via satélite

Por Jonathan da Silva 09/05/2024
Por Jonathan da Silva

O Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), receberá mil antenas de internet via satélite da Starlink, já incluindo o serviço de internet ilimitado durante o período que perdurar a calamidade no estado. Cem unidades serão entregues no próximo fim de semana, para ajudar a restabelecer a comunicação em ações da Defesa Civil, das forças de segurança pública, de saúde e serviços públicos críticos.

A operação foi viabilizada pela Starlink, que tem o empresário Elon Musk como controlador, por meio do seu parceiro global Skylink Participações, uma empresa brasileira.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
09/05/2024 0 Comentários 628 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 307 | Jun 2026

Entrevista | Eduardo Ogawa mostra que a IA precisa de aplicação estratégica para gerar resultado

Pets | Medicação promete aumentar expectativa de vida dos cães em até um ano

Gastronomia | Grupo Gastromundi: um ecossistema gastronômico em Novo Hamburgo

Cultura | Nova Petrópolis lança o 53º Festival Internacional do Folclore

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO